ID do Material: G517-8902-00
1.0 Sobre este Release
1.1 O Que Há de Novo neste Release
2.0 Informações sobre Instalação
2.1 Requisitos de Hardware
2.2 Requisitos de Software
3.0 Limitações, Problemas e Soluções Alternativas Conhecidos
4.0 Suporte de Software IBM WebSphere
5.0 Avisos e Marcas Registradas
O IBM® WebSphere® Development Studio Client (Development Studio Client) Advanced Edition for iSeries inclui todas as funções do Rational Application Developer, além de recursos avançados do i5/OS, como o suporte para conexão única.
Desenvolvido no Eclipse
3.2.1, uma plataforma extensível para construir e integrar de ferramentas de
desenvolvimento de software, o WebSphere Development Studio Client Advanced Edition
for iSeries inclui o Rational Application Developer e faz parte da série de
produtos da Plataforma Rational Software Development.
O WebSphere Development Studio Client Advanced Edition for iSeries, Versão 7.0 contém novos recursos, aprimoramentos e correções para os releases da Versão 6.x.
A versão mais recente deste documento está disponível em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/awdtools/wdscae/v7/70/documents/readme/readme.html.
Esse arquivo está disponível nos seguintes idiomas:
Português do Brasil
Italiano Francês
Alemão
Japonês
Coreano
Chinês Simplificado
Espanhol
Chinês Tradicional
Esse release do WebSphere Development Studio Client Advanced Edition for iSeries inclui o Rational Application Developer e contém aprimoramentos para releases da versão 6.x e novos recursos, incluindo:
- Explorador de Sistema Remoto
- Introdução ao iSeries RSE: Essa nova visualização apresenta uma introdução rápida ao Explorador de Sistema Remoto.
- PDM e SEU: Guia de Transição: Esse guia revisado o informa sobre as tarefas desempenhadas mais freqüentemente no sistema iSeries utilizando o RSE e o Editor LPEX dos Sistemas Remotos e por quê você deve adotar essas ferramentas em vez do PDM e SEU. Visite as Primeiras Etapas na visualização de Boas Vindas para consultar esse guia.
- Componente do Diagrama de Aplicativos: Essa nova ferramenta permite que você construa uma visão geral gráfica do aplicativo i5/OS.
- Visualização Tabela de Dados do iSeries: Essa nova visualização mostra o conteúdo dos arquivos físicos de dados.
- Designer de Tela: Essa visualização de tecnologia possibilita projetar e modificar graficamente arquivos de exibição DDS ao fazer modificações diretas no código-fonte.
- Editor LPEX de Sistemas Remotos
- ILE RPG SQL: Esse novo tipo de analisador aceita instruções de SQL. É possível definir tipos de membro de origem que serão associados a esse analisador.
- Membros de origem associados ao tipo de analisador do ILE RPG SQL:
- Suporte para Token de Instruções SQL incorporadas.
- Suporte para Letra Maiúscula, Indentação e Formatação das Instruções SQL em ILE RPG de formato livre.
- Modelos comumente utilizados para ajudar na edição de instruções SQL em ILE RPG de formato livre.
- Locais do modelo de idioma: Os modelos estão agrupados por idioma.
- Visualização de Esboço: As informações de CL agora são mostradas na Visualização de Esboço.
- Depurador Integrado do iSeries
- Suporte para conectar-se a um job encerrado de forma anormal
- Suporte para pontos de interrupção de origem em programas de serviço de limite
- Projetos iSeries
- Criar uma folha de dicas de aplicativos baseada no Projeto iSeries no menu Ajuda: Essa nova folha de dicas ajuda na criação de um aplicativo baseado em um Projeto iSeries.
- Rotular Decorações: Agora é possível se certificar de que todas as decorações ativadas, incluindo as decorações do iSeries, serão mostradas na visualização do Navegador iSeries.
- Colocar números e datas seqüenciais: Incluir ou remover números e dados seqüenciais para membros em Projetos iSeries.
- Salvar arquivos e Projetos iSeries: Incluir arquivos salvos em projetos iSeries a partir de conexões RSE e remanejar arquivos salvos de projetos iSeries locais para o host.
- Seleção do método de Remanejamento durante a compilação: Selecionar qual método de remanejamento deve ser utilizado durante uma operação de compilação/conexão na página de Construção e Compilação das preferências dos Projetos iSeries.
- Ferramenta WebFacing
- Migração de projeto: A migração de projetos WebFacing existentes para V7.0 foi simplificada utilizando-se o novo assistente de Migração WebFacing. Projetos não-migrados agora são diferenciados com ícones exclusivos.
- Aplicativos HATS/WebFacing vinculados: A Ferramenta IBM WebFacing entrega extensões para permitir que aplicativos da Web ativados criados com a Ferramenta WebFacing interoperam com aplicativos HATS em um navegador. Agora é possível construir aplicativos HATS e WebFacing mesclados e customizá-los para que tenham as mesmas características.
- Alteração da Licença do WDHT: Os aplicativos WebFacing, HATS e HATS/WebFacing vinculados utilizam a licença do IBM WebFacing Deployment Tool for WDHT (WebSphere Development Studio com Tecnologia HATS) V7.0 para a ativação dos respectivos tempos de execução da implantação da produção (caso contrário, os aplicativos ficam limitados a duas conexões de usuário com propósitos de teste).
- Assistente de Projeto da Web WebFacing e assistente de Projeto de Portlet WebFacing reprojetados: Os assistentes de Projeto da Web WebFacing e de Projeto de Portlet WebFacing foram alterados. Os novos assistentes fornecem usabilidade aprimorada e maiores recursos de customização. Dois novos estilos foram incluídos no assistente de Projeto da Web WebFacing para ajudar no desenvolvimento de aplicativos WebFacing e HATS mesclados.
- Folhas de dicas do WebFacing no menu Ajuda: Duas novas folhas de dicas o ajudam a criar um aplicativo da Web do Webfacing ou um aplicativo de portlet do WebFacing.
- Função do WebFacing Developer incluída na Visualização de Boas Vindas: Essa função permite que você ative ou desative as visualizações e ferramentas na perspectiva WebFacing. Por padrão, essa função está ativada.
- Ferramentas HATS: As ferramentas HATS e a documentação estão disponíveis em um CD separado no pacote do produto.
- Ferramentas da Web e Java
- Assistente do Bean de Chamada do Programa: Esse assistente agora gera beans de Java que podem ser utilizados para criar aplicativos JavaServer Faces.
- Assistente de iSeries Web Interaction e iSeries Web Component Tag Library: Foram reprovados na Versão 7.0. Utilize o JWL (JSF Widget Library) que implementa o JSF (Java Server Faces) padrão.
- Assistentes de Serviços da Web e de Projeto da Web: Esses assistentes foram alterados. Os novos assistentes fornecem usabilidade aprimorada e maiores recursos de customização.
- Assistente de Serviços da Web: Você deve utilizar esse assistente para criar Serviços da Web do Programa iSeries de Baixo para Cima.
- JavaServer Faces, Designer de sites e Designer de páginas
- Novo suporte a AJAX na estrutura do JavaServer Faces: Novas ferramentas facilitam o desenvolvimento de aplicativos Ajax na estrutura do Faces. Novos componentes do Ajax incluem:
- inputTypeAhead
- ajaxRefreshRequest
- ajaxSubmitRequest
- ajaxExternalRequest
- Suporte para modo JSF padrão apenas: Agora é possível projetar páginas que utilizem apenas tags e recursos padrão do JavaServer Faces. No modo JSF padrão, os componentes da IBM não são utilizados.
- Novos componentes de JSF: Agora é possível aproveitar vários novos componentes do JSF, incluindo os seguintes:
- requestLink
- requestRowAction
- selectOneColor
- progressBar
- panelFormBox
- inputMiniCalendat
- panelSection
- panelMenu
- dataIterator
- panelDialog
- Suporte para tags JSF de terceiros na JSP: As tags JSF de terceiros agora são reconhecidas pela visualização Propriedades e o Validador JSF. As ferramentas tentam renderizar sua aparência em tempo de execução.
- Modelos de página dinâmicos: Agora é possível criar páginas com modelos aplicados dinamicamente no servidor. Você pode criar as páginas de instância e modelo com assistentes, além de editar as áreas de conteúdo no editor.
- Ferramentas de Struts:
- Ferramentas Struts atualizadas para trabalhar com o novo Editor de Diagramas da Web.
- Suporte ao Struts versão 1.1.
- Aprimoramentos na área de cobertura da memória e no desempenho.
- Ferramentas de segurança da Web aprimoradas: Um conjunto de ferramentas significativo para segurança J2EE facilita criar, designar, integrar e testar os requisitos de segurança do aplicativo.
- Editor de Diagramas da Web Aprimorado: Permite criar rapidamente aplicativos da Web pela diagramação de páginas da Web e seus links e lógica de fluxo automatizada associados. É possível integrar dados relacionais e serviços da Web às páginas da Web arrastando e soltando. Agora, é possível manipular diretamente artefatos, como a criação e a renomeação de páginas da Web e a atualização de arquivos de configuração relevantes. A ferramenta gera automaticamente o conteúdo da página com base nos links ou nos comandos da página, permitindo produzir rapidamente aplicativos para realização de protótipo.
- Nova aparência e comportamento:
- Interface com o usuário mais intuitiva e útil
- Aparência e comportamento baseados em GMF mais consistente
- Aprimoramentos de utilidade
- Layout automático e roteamento de conexões aprimorados
- Manipulação direta de artefatos subjacentes: À medida que você trabalha no Editor de Diagramas da Web, o editor agora mantém os artefatos do aplicativo da Web (páginas da Web, arquivos de configuração, etc.) sincronizados com o Diagrama da Web.
- Nós mais informativos: O Editor de Diagramas da Web agora exibe parte da estrutura interna significativa dos nós. Por exemplo, uma página da Web mostra os links que ela contém e os dados que ela acessa.
- Integração de dados:
- No Editor de Diagramas da Web, agora é possível criar aplicativos da Web que consultam e manipulam objetos de dados e listas de dados.
- É possível incluir componentes de UI em páginas da Web para consultar e manipular objetos de dados e listas de dados sem precisar editar explicitamente cada página.
- O Editor de Diagramas da Web exibe os objetos de dados e as listas de dados que cada página da Web acessa.
- Teste de unidade com o WebSphere® Application Server Versão 6.1: Ambiente do WebSphere Application Server Versão 6.1 totalmente integrado ao produto.
- Desenvolvimento de portal e portlet: Novos recursos e aprimoramentos incluem o suporte ao padrão JSR 168, portlets cooperativos e aprimoramentos do assistente.
- Suporte a portlet JSR 168 para o WebSphere Application Server 6.1: Agora as ferramentas de portlet suportam o desenvolvimento, o teste e a depuração de portlets com base na especificação JSR 168. Os portlets "Empty" e "Faces" são suportados.
- Portlet Processo de Negócios: Com o processo de negócios suportado, é possível criar um processo e manipular o fluxo do processo utilizando dois tipos principais de portlets: portlets de iniciação e portlets de tarefa.
- Aprimoramento de portlets cooperativos: Um novo assistente ajuda a desenvolver portlets que exploram a cooperação de portlets. O assistente gera um guia completo no formato HTML que é ajustado às suas seleções no assistente. O guia fornece melhores práticas e exemplos de código para ativar o portlet para cooperação. É possível recortar e colar ou seguir as etapas no guia. É possível consultar as informações de ação cooperativa e tipo de dados no Explorador de Projetos.
- Suporte a Portal 6:
- O modo do portlet edit_defaults é suportado.
- O tempo de execução de destino do WebSphere Portal 6.0 é fornecido.
- A migração do IBM portlet para portlets JSR 168 (apenas arquivos de configuração) é suportada.
- Assistente aprimorado para a criação de projetos de portlet: É possível utilizar um único assistente para a seleção de portlet e API. O assistente determina tipos e APIs suportados com base no tempo de execução de destino selecionado. O assistente também indica os modos de portlet suportados com base no tempo de execução, na API e no tipo selecionados.
- Aprimoramentos da Ferramenta de Serviços da Web XML e Java
- Assistentes simplificados para permitir a fácil criação de serviços da Web bottom-up e top-down, permitindo um simples controle com menos confusão para desenvolver, montar, implementar, instalar, executar e testar o serviço e o cliente.
- O Editor de Esquemas XML aprimorado teve sua visualização gráfica melhorada para fornecer uma visualização "orientada a tipo" de um Esquema XML. Um tipo é exibido como uma figura semelhante a uma caixa. Se o tipo contiver elementos e atributos, eles serão listados como campos dentro da caixa.
- Permitir maior controle enquanto simplifica a geração do cliente e do serviço da Web. É possível gerar clientes e serviços sem necessariamente exigir que um servidor seja configurado e iniciado.
- Estão disponíveis preferências aprimoradas para otimizar o desenvolvimento de serviços da Web no WebSphere Application Server v6.1.
- A validação WSDL foi integrada ao serviço da Web (top-down) e aos assistentes do cliente.
- Um analisador de classe Java JAX-RPC foi integrado ao assistente de serviço da Web (bottom-up) para os serviços da Web do WebSphere e Apache Axis.
- Suporte para a mesclagem do novo esqueleto criado pelos assistentes de serviços da Web com quaisquer esqueletos em um esforço para preservar o código existente no esqueleto.
- O assistente de configuração do manipulador JAX-RPC/JSR-109 para os clientes e serviços da Web do WebSphere foi aprimorado para configurar um manipulador sobre vários serviços da Web ou clientes se for desejado.
- Os serviços da Web agora podem ser protegidos utilizando-se um assistente que permite facilmente ativar a integridade, o sigilo e a autenticação.
- É possível copiar configurações de segurança de um serviço da Web para outro.
- Uma nova tarefa Ant extensível, "wsgen.xml" e um script em lote/shell associado são fornecidos para permitir a geração de serviços da Web do WebSphere e do Apache Axis (top-down ou bottom-up) e clientes de serviço da Web sem inteligência.
- Suporte a atributos XML. Os fragmentos de formulários são renderizados para atributos com base em seu tipos (simples) essencialmente da mesma forma que para elementos de tipos simples.
- Suporte para elementos anuláveis (elementos declarados no Esquema XML com atributo xsd:nillable="true"). Os fragmentos de formulários para elementos anuláveis são caracterizados pela presença de uma caixa de opções "Nil?". Quando selecionado, o WSE serializará o elemento correspondente com o atributo "xsi:nil".
- O Explorador de Serviços da Web e o assistente de configuração do Registro Privado UDDI do IBM WebSphere foram aprimorados para que não mais seja necessário informar ao Explorador de Serviços da Web que você está se conectando a um Registro Privado. Os registros privados, seus URIs de publicação e descoberta e quaisquer taxonomias customizadas são automaticamente carregados no Explorador de Serviços da Web.
- Editor de Esquema XML aprimorado
- Suporte a vários modos de visualização no editor de Esquema XML: Uma caixa drop-down do modo de visualização está visível no canto superior direito do editor de Esquema XML para permitir a comutação entre as visualizações simplificada e detalhada. A visualização simplificada oculta muitos dos constructos complicados do esquema XML para que seja possível criar estruturas de dados XML que estejam em conformidade com os padrões de autoria de melhores práticas. A visualização detalhada expõe o conjunto completo de constructos de esquema XML para que seja possível criar estruturas de dados XML utilizando qualquer padrão de autoria.
- Suporte para refatoramento de renomeação: Há um refatoramento entre arquivos além do suporte ao refatoramento entre arquivos pré-existente. Isso significa que se você renomear um tipo complexo, quaisquer referências a ele a partir de outros esquemas no projeto ou espaço de trabalho atual serão atualizadas.
- Procura por referências de componentes: O Esquema XML permite que componentes nomeados (como elementos e tipos) sejam referenciados. Uma visualização de procura exibirá os locais no espaço de trabalho em que o componente é referenciado.
- Procura por tipos e elementos: É possível selecionar uma ação de procura para chamar o novo diálogo Configurar Tipo, onde é possível escolher um tipo a partir do esquema atual, ou de qualquer esquema no projeto ou espaço de trabalho atual. Depois de escolher o tipo e se ele pertencer a um esquema externo, uma importação será automaticamente incluída. Da mesma forma, é possível procurar elementos ao editar referências de elementos.
- Aprimoramentos da folha de propriedades: É possível restringir valores de tipo simples integrados, incluir aspectos de padrão e enumeração e incluir informações de extensão especializadas em seus esquemas utilizando a guia extensões.
- Suporte ao Validador de Esquema XML: O Validador de Esquema XML baseado em XSD padrão do Eclipse tem como base o modelo XSD do Eclipse. Produtos adotantes podem incluir livremente seus próprios validadores alternativos.
- Aprimoramentos de navegação: Navegue por referências de tipo efetuando pesquisa detalhada. Utilize a estrutura navegacional do ambiente de trabalho para comutar para frente e para trás entre contextos. A visualização de design foi aprimorada para suportar a visualização em vários modos de zoom.
- Aprimoramentos de arrastar e soltar: É possível arrastar elementos de um grupo de modelos para outro grupo de modelos dentro do mesmo tipo complexo ou para outro tipo complexo na visualização de design.
- Novo processo de Mapeamento: O mapeamento é feito pela conexão gráfica de elementos a partir de documentos de origem para destino utilizando operações arrastar e soltar simples. O código XSL é gerado automaticamente para produzir a transformação de documento desejada com base nas informações de mapeamento. Um conjunto útil de funções de transformação integradas está disponível e pode ser estendido utilizando-se expressões XPath customizadas e modelos XSLT.
- Novo Mapa Seqüencial: Transforme documentos complexos dividindo-os recursivamente em partes menores.
- Novo Submapa: Crie uma submapa reutilizável que pode ser referenciado cada vez que a transformação do tipo do Esquema for necessária.
- Suporte a código customizado: Funções de transformação integradas podem ser estendidas utilizando-se arquivos de Modelo XSLT externos. Uma expressão XPath customizada também pode ser utilizada para modificar os valores de parâmetro antes que eles sejam transmitidos para o modelo.
- Novo suporte para Aplicativos SIP: O Recurso de Ferramentas SIP (Session Initiation Protocol) fornece um ambiente de desenvolvimento para a criação de novos serviços baseados em SIP. O recurso fornece ferramentas para desenvolver e exportar Servlets SIP do JSR 116, incluindo assistentes para criar Servlets SIP
- Novos projetos de dados específicos fornecidos por ferramentas de dados
- Novos projetos de dados específicos: Esse novos tipos de projetos são exibidos no Explorador de Projetos de Dados e incluem suporte de SCM para compartilhar:
- Projeto de desenvolvimento de dados para criar e armazenar objetos de banco de dados, como rotinas e instruções SQL
- Projeto de design de dados para modelagem de dados
- Nova funcionalidade de modelagem física de dados:
- Armazenar modelos físicos de dados em projetos de design de dados
- Analisar modelo
- Edição por meio de diagrama de dados, visualização Propriedades, Explorador de Projeto de Dados
- Novos recursos para gerenciar alterações do banco de dados
- Comparação e sincronização com editor de comparação (customizado para objetos de dados)
- Análise de Impacto
- Novos recursos de gerenciamento de dados:
- Edição de dados de tabela
- Extração e carregamento de dados
- Suporte a XML (para DB2 LUW V9):
- Registrar esquemas XML
- Validação de documento XML
- Editor de AXSD (XSD Anotado)
- Suporte para tipo de dados XML
- Novos bancos de dados suportados:
- DB2/LUW V9
- SQL Server 2005
- Informix/IDS V10
- Sybase V15
- Derby V10.1
- Aprimoramentos para a implementação de rotinas:
- Implementação em servidores diferentes
- Implementação binária
- Aprimoramentos de depuração de procedimento armazenado: Suporte para a depuração de procedimento armazenado Java.
- Ferramentas e Suporte a J2C (J2EE Connector): Fornecer um conjunto de ferramentas robusto para ajudar a criar aplicativos cliente J2C para sistemas CICS® e IMS™. Utilize os assistentes de ligação de dados para criar código de organização Java para as linguagens COBOL, PL/I e C:
- Novo suporte a PL/I: Agora o J2C suporta a linguagem PL/I, juntamente com COBOL e C, para a criação de aplicativos corporativos que se conectam a um sistema CICS ou IMS. Disponível apenas para a plataforma Windows, agora é possível criar beans de ligação de dados Java que organizam estruturas de dados PL/I.
- Gravação de sessão J2C: Ao criar beans Java e ligações de dados utilizando os assistentes J2C, agora é possível salvar as configurações em um arquivo Ant. Em seguida, é possível chamar o script Ant dentro do ambiente de trabalho ou a partir da linha de comandos para gerar beans Java J2C e ligações de dados.
- Suporte a propriedades de especificações de interação e conexão expostas: Expor as propriedades interactionSpec e connectionSpec é uma tarefa comum que agora foi extremamente facilitada com a adição de uma nova página nos assistentes Incluir Método e Editar Método. É possível escolher interativamente quais campos você deseja externalizar, além de modificar os nomes de argumento de entrada a serem utilizados no método.
- Suporte a JSP Faces: Com a adição da entrada de paleta de bean Java J2C no Designer de Página, agora é possível incluir beans Java J2C em uma JSP Faces a partir da paleta do Designer de Página. Simplesmente arraste e solte o bean Java J2C na página JSP Faces e selecione o método e os elementos de dados para os quais você deseja criar controles.
- Ferramentas de Depuração
- Novo Depurador para scripts Jython do WebSphere: Um depurador de função completa para scripts administrativos do WebSphere escrito em Jython. Estão disponíveis funções típicas de depurador, como pontos de interrupção, exploração, inspeção de variáveis e expressões de observação.
- Suporte a DB2 V9: A depuração de Procedimento Armazenado é suportada no DB2 V9.1 Linux/Unix/Windows, no DB2 V9 z/OS e no DB2 iSeries V5R4. Os Procedimentos Armazenados Java agora são suportados além dos Procedimentos Armazenados SQL.
- Novo filtro "Mostrar Encadeamentos em Execução": Ao depurar aplicativos do WebSphere, normalmente há dúzias de encadeamentos em execução, a maioria dos quais não é interessante ou útil para a determinação de problemas. Para mostrar apenas os encadeamentos que estão suspensos, clique com o botão direito do mouse no destino de depuração e comute o filtro Mostrar Encadeamentos em Execução.
- Capacidade de percorrer classes da JVM: Filtros de Etapa para java.* e javax.* agora estão visíveis nas preferências de Filtros de Etapa.
Nota: Os Filtros de Etapa determinam as classes que o depurador irá ignorar ao percorrer. Esse recurso permite percorrer o código do aplicativo sem ancorar no tempo de execução do WebSphere ou outras classes do sistema. Em releases anteriores, as classes java.* e javax.* eram sempre filtradas e não eram configuráveis.- Nova verificação por locais de Ponto de Interrupção XSL inválidos: Há vários locais em arquivos XSL onde os pontos de interrupção não têm efeito. As tentativas de configurar pontos de interrupção nos seguintes locais de arquivo XSL agora resultarão em uma mensagem "local de ponto de interrupção inválido":
- linha em branco
- linha de comentário
- linha <xsl:stylesheet>
- linha <xsl:output>
- declaração XML, como <?xml version="1.0">
Nota: Se existirem outras tags válidas na mesma linha que os elementos acima, um ponto de interrupção será permitido.- Suporte a Coluna na Visualização Variáveis: Agora, a visualização Variáveis fornece um layout de coluna para a exibição estruturada de informações variáveis. Ao percorrer, as variáveis que têm o valor alterado são realçadas e mostradas com um ícone diferente.
Nota: Para comutar o Layout da Coluna, utilize Layout > Mostrar Colunas no menu suspenso da visualização Variáveis.- Novos recursos de assistência ao usuário:
- Ajuda contextual e dinâmica: Agora o Eclipse fornece uma visualização de ajuda dinâmica onde é possível localizar ajuda dependente de contexto e tópicos relacionados para qualquer área ativa no ambiente de desenvolvimento. Clicando no ícone de ponto de interrogação em uma caixa de diálogo ou assistente, ou pressionando a tecla acionadora específica da plataforma no teclado em qualquer contexto, é possível abrir a visualização Ajuda.
Essa nova visualização oferece um modo de navegar e procurar os tópicos de ajuda, mesmo quando você está em um assistente ou caixa de diálogo modal, apresentando a visualização Ajuda em uma área de janela suspensa anexada. Pode-se ver a ajuda sensível ao contexto e os tópicos relacionados, bem como ler todo o tópico relacionado enquanto conclui sua tarefa atual.
Muito embora ainda estejam disponíveis os infopops amarelos das versões anteriores do produto, a facilidade de ver as informações no contexto juntamente com as opções de procura e índice permite a você um acesso melhor às informações necessárias no momento em que você mais precisa delas.- Procura dinâmica: Agora você possui uma forma rápida e fácil de procurar praticamente tudo na assistência ao usuário do produto para localizar exatamente o tipo de informação necessária a qualquer momento.
Abra a área de janela de procura da visualização Ajuda clicando em Ajuda > Procurar ou clicando no ícone Procurar na parte inferior da visualização Ajuda. A partir daqui, é possível executar uma procura centralizada nos tópicos de ajuda, nas páginas Boas-vindas e nas galerias de Tutoriais e Amostras para localizar informações conceituais, tópicos de ajuda detalhada ou tutoriais e amostras para ajudá-lo a compreender e utilizar os recursos do produto.
É possível configurar a procura dinâmica para retornar resultados de sites como eclipse.org e developerWorks®.- Ajuda indexada: Alguns tópicos de ajuda do produto agora estão indexados. Abra a nova guia Índice na janela de Ajuda e role para localizar tópicos, ou comece a digitar no campo superior que o índice localize automaticamente o termo desejado. Da mesma forma, na visualização Ajuda, clique no ícone Índice na parte inferior da visualização para abrir a área de janela do índice.
- Acesso aprimorado a tours e tutoriais: Além dos tipos de tutorial Observe e Aprenda, e Faça e Aprenda dos releases anteriores, agora é possível localizar tutoriais do IBM developerWorks na Galeria de Tutoriais. Outra novidade na Galeria de Tutoriais é a seção Tours, que contém uma ampla variedade de tours conceituais. Verifique duas novas entradas do iSeries nesses tours. Também há um contêiner iSeries com várias categorias de ferramenta nos tipos de Galeria de Tutoriais.
- Acesso aprimorado a amostras: Além das amostras de aplicativos e tecnologia com as quais você está familiarizado, agora existem amostras do IBM developerWorks na Galeria de Amostras. Consulte a seção de amostras do developerWorks do índice da galeria. Procure também o contêiner do iSeries com várias categorias de ferramenta nos tipos de Galeria de Amostra.
- Novo RSS em Boas-vindas: RSS (Really Simple Syndication) fornece links dinâmicos para os white papers mais recentes do produto e da tecnologia e outras novas publicações sobre o IBM developerWorks. Verifique as alimentações de RSS na página Recursos da Web das Boas-vindas.
- Novo conteúdo do iSeries em Boas Vindas: A página de Visão Geral na visualização de Boas Vindas contém uma nova entrada que introduz o WebSphere Development Studio Client for iSeries. A página de Primeiras Etapas na Visualização de Boas Vindas contém um Guia de Transição do PDM e SEU novo e atualizado e folhas de dicas do iSeries que ativam assistentes e ajudam numa rápida introdução ao produto.
- Nova função do WebFacing incluída em Boas Vindas: Além da função existente do iSeries Application Developer, a página de Boas Vindas agora inclui uma nova função do WebFacing Developer. Essa nova função é ativada por padrão. As funções do usuário, como essa, permitem que você oculte ferramentas e visualizações com as quais não espera trabalhar no ambiente de trabalho.
Para obter informações sobre a instalação do Development Studio Client Advanced Edition for iSeries Versão 7.0, incluindo requisitos de hardware e de software, consulte o Development Studio Client for iSeries: Guia de Instalação (InstallationGuide.html) que pode ser visualizado na barra de lançamento da instalação. Esse arquivo também é armazenado no diretório da documentação no primeiro CD do produto.
A versão mais recente do Guia de Instalação está disponível em http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/awdtools/wdscae/v7/70/documents/install_instruction/install.html
Para obter documentação atualizada sobre comandos para a execução do Installation Manager no modo silencioso, consulte a ajuda on-line do Installation Manager.
Para obter informações sobre os requisitos de hardware para instalação do Development Studio Client for iSeries, consulte o Guia de Instalação.
Para obter informações sobre requisitos de software e de navegador para a instalação do Development Studio Client for iSeries, consulte o Guia de Instalação.
As Atualizações, limitações e os problemas conhecidos do WebSphere Development Studio Client Advanced Edition for iSeries, Versão 7.0, estão documentados na forma de technotes no Web site de Suporte IBM http://www.ibm.com/software/awdtools/wdt400/support.
À medida que limitações e problemas são descobertos e resolvidos, a equipe do Suporte de Software IBM atualiza a base de conhecimento. Procurando a base de conhecimento, você pode localizar rapidamente soluções ou soluções alternativas para problemas que encontrou. O link Technotes na seção Self Help do Web site WebSphere Development Studio Client for iSeries ativa uma consulta customizada da base de conhecimento de Suporte ativa. Para limitar a procura, especifique V7 como o termo de procura. Para criar sua própria consulta, vá para a página Advanced search no Web site de Suporte ao Software IBM.
Essas notas sobre o release incluem informações específicas do release como problemas, limitações e soluções alternativas conhecidos que não foram disponibilizados após a finalização da documentação do produto.
- Agent Controller
- Comparação/Mesclagem
- Kit de Ferramentas do Crystal Reports
- Ferramentas de dados
- Ferramentas de Mapeamento de EJB
- IBM Installation Manager
- Ferramentas do Conector J2EE (J2C)
- Ferramentas de Depuração J2EE e da Web
- Ferramentas J2EE
- JavaServer Faces
- Modelagem de Domínio do Java
- Autoria JET
- Adaptador de Log Genérico
- Analisador de Log e Rastreio
- Utilitário de Compactação
- Ferramentas de Portal e de Portlet
- Servidor Rational ClearCase
- RUP (Rational Unified Process)
- Suporte a RAS (Reusable Asset Specification)
- Núcleo do Software Development Platform
- Ferramentas Struts
- Portlet do Struts
- Ferramentas de Teste e Publicação (Servidor)
- Autoria da Transformação
- Modelador UML
- Modelagem e Visualização da UML
- Assistência ao Usuário
- Ferramentas de Serviço da Web
- Serviços da Web
- WebSphere Application Server Express 5.1.1
- WebSphere Application Server 6.1
- WebSphere Community Edition
- Ferramentas da Web (editor de diagramas da Web, designer de página, designer de site da Web)
- Transformações XML
- Editor Visual de XML
O Suporte ao Software IBM WebSphere fornece assistência técnica.
Para obter informações de contato e orientações ou materiais de referência que serão necessários quando você solicitar suporte, leia o IBM Software Support Handbook.
Para as perguntas mais freqüentes, as listas de problemas conhecidos e correções e outras informações de suporte, visite a página de suporte do produto para o Development Studio Client em www.ibm.com/software/awdtools/wdt400/support.
Para notícias, eventos, suporte e outras informações sobre o produto, consulte a página inicial do Development Studio Client for iSeries em www.ibm.com/software/awdtools/wdt400.
Antes de entrar em contato com o Suporte ao Software IBM WebSphere, reúna as informações necessárias para descrever o problema. Ao descrever um problema para um especialista de suporte a software IBM, seja o mais específico possível e inclua informações relevantes para que o especialista possa ajudá-lo a resolver o problema de forma eficiente. Para economizar tempo, saiba as respostas para essas perguntas:
- Quais versões do software estavam sendo executadas quando o problema ocorreu?
- Você possui logs, rastreios e mensagens relacionados ao problema?
- É possível reproduzir o problema? Em caso positivo, que etapas foram desempenhadas para reproduzi-lo?
- Existe uma solução alternativa para o problema? Em caso positivo, esteja preparado para descrever a solução alternativa.
Para postar perguntas no grupo de notícias, utilize os seguintes recursos.
Servidor de notícias:
- news.software.ibm.com
Newsgroups sugeridos:
- ibm.software.websphere.studio400
- ibm.software.code400
- ibm.software.varpg
Outro fórum sugerido:
© Copyright IBM Corporation 1992, 2007. Todos os Direitos Reservados.
© Copyright Business Objects Software Limited 2006.
Estas informações foram desenvolvidas para produtos e serviços oferecidos nos Estados Unidos. É possível que a IBM não ofereça os produtos, serviços ou recursos discutidos nesta documentação em outros países. Consulte um representante IBM local para obter informações sobre produtos e serviços disponíveis atualmente em sua área. Qualquer referência a um produto, programa ou serviço IBM não significa que apenas esse produto, programa ou serviço IBM possa ser utilizado. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente, que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM, poderá ser utilizado em substituição a esse produto, programa ou serviço. No entanto, a avaliação e verificação da operação de qualquer produto, programa, ou serviço não-IBM são de inteira responsabilidade do usuário.
A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados nesta publicação. O fornecimento desta publicação não garante ao Cliente nenhum direito sobre tais patentes. Pedidos de licença devem ser enviados, por escrito, para:
Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP: 22290-240
Para pedidos de licenças com relação a informações sobre DBCS (Conjunto de Caracteres de Byte Duplo), entre em contato com o Departamento de Propriedade Intelectual da IBM em seu país ou envie pedidos, por escrito, para:
IBM World Trade Asia Corporation
Licensing
2-31 Roppongi 3-chome, Minato-ku
Tokyo 106, Japan
O parágrafo a seguir não se aplica a nenhum país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local: A INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA", SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE MERCADO OU ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias explícitas ou implícitas em certas transações; portanto, esta disposição pode não se aplicar ao Cliente.
Estas informações podem conter imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; tais alterações serão incorporadas em futuras edições desta publicação. A IBM pode aperfeiçoar e/ou alterar os produtos e/ou programas descritos nesta publicação a qualquer momento, sem aviso prévio.
Referências nestas informações a Web sites não-IBM são fornecidas apenas por conveniência e não representam de forma alguma um endosso a esses Web sites. Os materiais contidos nesses Web sites não fazem parte dos materiais deste produto IBM e a utilização desses Web sites é de inteira responsabilidade do Cliente.
Licenciados deste programa que desejam obter informações sobre este assunto com objetivo de permitir: (i) a troca de informações entre programas criados independentemente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua das informações trocadas, devem entrar em contato com:
Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP: 22290-240
Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriadas, incluindo em alguns casos, o pagamento de uma taxa.
O programa licenciado descrito neste documento e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM sob os termos do Contrato com o Cliente IBM, do Contrato de Licença do Programa Internacional IBM ou de qualquer outro contrato equivalente.
Quaisquer dados de desempenho contidos aqui foram determinados em ambientes controlados. Portanto, os resultados obtidos em outros ambientes operacionais poderão variar significativamente. Algumas medidas podem ter sido tomadas em sistemas em fase de desenvolvimento e não há garantia de que tais medidas sejam as mesmas nos sistemas normalmente disponíveis. Além disto, algumas medidas podem ter sido estimadas através de extrapolação. O resultado real pode variar. Os usuários deste documento devem verificar os dados aplicáveis para seu ambiente específico.
As informações referentes a produtos não-IBM foram obtidas com os fornecedores desses produtos, anúncios publicados ou outras fontes de publicidade disponíveis. A IBM não testou estes produtos e não pode confirmar a precisão do desempenho, compatibilidade nem qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não-IBM. Dúvidas sobre os recursos de produtos não-IBM devem ser encaminhadas diretamente a seus fornecedores.
Todas as declarações referentes à direção ou intenção futuras da IBM estão sujeitas a alteração ou cancelamento sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.
Esta publicação contém exemplos de dados e relatórios utilizados em operações diárias de negócios. Para ilustrá-los da forma mais completa possível, os exemplos contêm nomes de indivíduos, empresas, marcas e produtos. Todos estes nomes são fictícios e qualquer semelhança com nomes e endereços utilizados por uma empresa real é mera coincidência.
Os termos a seguir são marcas registradas da IBM Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países:
- AIX
- CICS
- ClearCase
- Cloudscape
- DB2
- DB2 Universal Database
- developerWorks
- IBM
- IMS
- i5/OS
- iSeries
- Passport Advantage
- Rational
- RUP
- System i
- WebSphere
- z/OS
Java e todas as marcas registradas baseadas em Java são marcas registradas da Sun Microsystems Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.
UNIX é uma marca registrada da The Open Group nos Estados Unidos e em outros países.
Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de terceiros.