© Copyright International Business Machines Corporation 2006. Todos direitos reservados. Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação e divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.
Depois que um diagrama de seqüência UML é criado e trabalhado em um modelo, os seguintes tipos de erros de validação podem ser relatados:
O conector de montagem "<Connector>" deve ser definido apenas a partir de uma extremidade de função que requeira uma interface para uma extremidade de função que forneça essa interface.
Esse erro/aviso ocorre devido a uma inconsistência nas especificações da UML 2.1. A definição dessa restrição nas especificações UML tem o efeito secundário de proibir a criação de um diagrama de comunicação para qualquer diagrama de seqüência cujas linhas vitais não representem funções que forneçam e requeiram interfaces. Por questão de utilidade, são criados conectores entre as propriedades representadas de todas as linhas vitais criadas para permitir a criação de diagramas de comunicação.
IRJA0131W A propriedade "operação" de "<Receber Evento de Operação> ReceiveOperationEvent1" tem valor(es) 0; requer entre 1 e 1.
IRJA0131W A propriedade "operação" de "<Enviar Evento de Operação> SendOperationEvent1" tem valor(es) 0; requer entre 1 e 1.
IRJA0131W A propriedade "sinal" de "<Receber Evento de Sinal>" tem valor(es) 0; requer entre 1 e 1.
IRJA0131W A propriedade "sinal" de "<Enviar Evento de Sinal>" tem valor(es) 0; requer entre 1 e 1.
Esses erros/avisos ocorrem porque as especificações UML requerem que esses recursos sejam especificados para esses elementos UML. No entanto, isso impediria a utilização de diagramas de seqüência como "esboços" onde você deseja mostrar o fluxo geral de mensagens sem realmente especificar/definir operações ou sinais que são enviados ou recebidos. O produto permite essa "amostragem" que resulta nesses erros/avisos na validação.
Ao migrar um modelo da versão 6.0 para a 7.0, assegure-se de que todos os perfis aplicados ao modelo estejam disponíveis. Os dados armazenados nos estereótipos definidos por perfis ausentes serão perdidos quando o modelo for salvo. Não será possível recuperar os dados se você tentar migrar o perfil após a migração do modelo.
Há vários problemas conhecidos com o editor de diagramas no SUSE Linux® 9:
Elementos em diagramas de classe de modelagem têm seus nomes truncados ao incluir um nome longo com mais de 35 caracteres em uma classe.
O Editor de Diagramas da Web e o Editor de Diagramas de Classe de Modelagem exibem caracteres estranhos para todo o texto.
Alterar a fonte padrão no diagrama para uma fonte do Adobe® causa travamento do ambiente de trabalho.
Solução alternativa: Desligue o antialiasing nas preferências do diagrama. Clique em Janela > Preferências > Modelagem > Diagramas > Configurações Globais e cancele a seleção de Ativar Antialiasing.