DICOMFindMove

Use um nó do DICOMFindMove para consultar um SCP remoto para pacientes, estudos, séries e imagens e mover os resultados de uma consulta a uma entidade de aplicativo, como um nó do DICOMInput.

Propósito

O nó DICOMFindMove é um Service Class User (SCU) para as classes de serviço de Consulta e Recuperação. O nó tem dois recursos estreitamente relacionados. O primeiro recurso é consultar um Service Class Provider (SCP) remoto em busca de pacientes, estudos, séries e imagens usando um comando DICOM C-FIND. Os critérios de procura são especificados em uma mensagem XML que é propagada para o terminal de entrada do nó. O resultado da consulta é propagado para o terminal de saída do nó. O segundo recurso do nó DICOMFindMove é mover os resultados de uma consulta para uma entidade de aplicativo usando um comando DICOM C-MOVE. O destino de um comando de movimentação pode ser um nó DICOMInput configurado no IBM® Integration Bus, um DICOM Picture Archiving Communications System (PACS) ou qualquer outro DICOM SCP.

O nó do DICOMFindMove está contido na gaveta Assistência Médica da paleta de nó do fluxo de mensagens e será representado no IBM Integration Toolkit pelo ícone a seguir:

Ícone de nó DICOMFindMove

Utilizando Este Nó em um Fluxo de Mensagens

Um exemplo de como usar o nó do DICOMFindMove é mostrado no padrão integrado Assistência Médica: Serviço da web para DICOM na categoria Assistência Médica na visualização Explorador de Padrões.

Os recursos de consulta e movimentação são combinados em um nó, porque são muito relacionados no DICOM. Um comando de movimentação é logicamente um comando de localização seguido por uma cópia dos resultados para um destino nomeado. Quando as operações de movimentação são concluídas, uma mensagem de resultados é propagada para o terminal de saída do nó DICOMFindMove. A mensagem de resultados inclui detalhes do sucesso ou falha do comando de movimentação. A mensagem de resultados contém uma contagem de transferências concluídas, avisos, falhas, informações de erro e um campo de status. Se o campo status contiver qualquer valor que não zero, a operação de movimentação não será concluída com sucesso.

O DICOM padrão requer que duas entidades de aplicativo sejam identificadas ao se conectarem. A identificação é feita usando um Application Entity Title (AET), que é uma sequência de texto com até 16 caracteres. O nó do DICOMFindMove deve ser configurado com seu próprio AET e também o AET para o SCP ao qual se conecta. O nó DICOMFindMove não se conectará, a menos que o AET do SCP corresponda exatamente ao valor configurado no nó DICOMFindMove. Se a conexão não puder ser estabelecida, um erro será produzido. Para copiar as imagens DICOM para outro destino, o SCP de origem para o comando de movimentação deve ser pré-configurado com o nome do host e o número da porta do destino alvo.
Nota: O nó do DICOMFindMove não persiste conexões de uma transferência de mensagem para outra.
Esquema de mensagens
Um único esquema é usado para descrever todas as mensagens XML DICOM que são enviadas e recebidas pelos nós DICOM. Contudo, apenas um dos tipos complexos que são definidos no esquema é usado para estruturar cada tipo de mensagem. O tipo complexo FindMove é usado para definir as mensagens recebidas no terminal de entrada do nó DICOMFindMove e o tipo complexo Resultados é usado para definir as mensagens enviadas do terminal de saída do nó DICOMFindMove.
Para obter mais informações sobre o esquema, consulte Esquema de Mensagem do DICOM.
As transações DICOM
As execuções de processos do nó DICOMFindMove dentro da transação ativa para o encadeamento que está processando a imagem DICOM. Se um erro ocorrer, o nó DICOMFindMove produzirá um erro. Dependendo da lógica de manipulação de exceção no fluxo de mensagens de contenção, o erro poderá fazer com que a transação atual seja retrocedida.

Raízes de Consulta

O padrão DICOM define dois tipos de consulta conhecidos como raízes. Essas raízes, paciente e estudo, são usados pelo nó do DICOMFindMove para identificar e recuperar dados.

A raiz de paciente permite os níveis a seguir de consulta.
  • A consulta de nível de paciente é usada para consultar um SCP em busca de informações do paciente. A consulta de nível de paciente tem um conjunto de atributos que pode ser usado na consulta, como nome, sexo e data de nascimento do paciente.
  • A consulta de nível de estudo é usada para consultar um SCP em busca dos estudos de um paciente específico. A consulta de nível de estudo deve incluir o atributo de ID do paciente e zero ou mais atributos opcionais para refinar ainda mais a procura, como a data do estudo.
  • A consulta de nível de série é usada para consultar um SCP em busca da série dentro de um estudo específico. A consulta de nível de série deve incluir o UID do estudo e zero ou mais atributos opcionais para refinar melhor a procura, como a modalidade.
  • A consulta de nível de imagem é usada para consultar um SCP em busca de imagens específicas em uma série. Uma consulta de nível de imagem deve incluir o UID da série.
A raiz de estudo é semelhante à raiz de paciente, mas não possui consulta de nível de paciente. A raiz de estudo permite os níveis de consulta a seguir.
  • A consulta de nível de estudo é usada para consultar um SCP em busca de estudos de um paciente especificado. Não há atributos obrigatórios, mas há um grande conjunto de atributos opcionais que inclui data e hora do estudo, bem como nome, ID e sexo do paciente.
    Nota: Esta consulta de nível de estudo pode ser considerada como uma mesclagem das consultas de nível de estudo e paciente da raiz de paciente. É possível usar a consulta de nível de estudo para procurar todos os estudos para um paciente, fornecidos alguns critérios básicos de procura, por exemplo, nome de paciente e data de estudo. Usando a raiz de paciente, você requer que duas consultas separadas atinjam o mesmo resultado. A primeira consulta é uma consulta de nível de paciente para localizar um ID de paciente, a segunda consulta é uma consulta de nível de estudo para localizar os estudos para esse paciente.
  • A consulta de nível de série é usada para consultar um SCP para a série em um estudo específico. A consulta de nível de série deve incluir o UID do estudo e zero ou mais atributos opcionais para refinar melhor a procura, como a modalidade.
  • A consulta de nível de imagem é usada para consultar imagens específicas em uma série. Uma consulta de nível de imagem deve incluir o UID da série.

Para cada combinação de raiz e nível, o nó DICOMFindMove define os atributos de procura suportados e um conjunto mínimo de atributos que o SCP deverá retornar. Para obter informações sobre os atributos suportados, consulte Raiz de Consulta de Paciente e Raiz de Consulta de Estudo.

Os atributos retornados são propagados pelo nó nas mensagens de resultados do terminal de saída. Uma consulta pode retornar muitos resultados, mas esses resultados serão propagados como uma única mensagem de resultados do nó DICOMFindMove. Os fornecedores podem suportar atributos adicionais para usar como critério de procura na mensagem de consulta XML. O nó DICOMFindMove permite que esses atributos adicionais sejam configurados na mensagem de consulta XML, mas não são documentados pelo nó (porque são específicos do fornecedor). O padrão DICOM requer que todos os atributos de procura fornecidos também sejam retornados nas respostas. Para obter informações sobre o esquema de consulta e mensagens de resposta, consulte Esquema de Mensagem do DICOM.

A seguir, um exemplo de uma mensagem de consulta de nó do DICOMFindMove que inclui o AET de destino de movimentação na mensagem XML.
<DICOM:FindMove xmins:DICOM="http://com.ibm.healthcare/DICOM">
  <QueryRoot>STUDY</QueryRoot>
  <QueryLevel>STUDY</Querylevel>
  <MoveDestination>BROKERAE</MoveDestination>
  <OperationPriority>NORMAL</OperationPriority>
  <Match>
    <Attribute Tag="PatientName">FEROVIX</Attribute>
    <Attribute Tag="AccessionNumber">1210490</Attribute>
  </Match>
  <Return>
  </Return>
</DICOM:FindMove>
A seguir, um exemplo de uma mensagem de resultados retornado para o nó do DICOMFindMove. Para obter detalhes das tags DICOM, consulte: Tags DICOM.
<DICOM:Results xmins:DICOM="http://com.ibm.healthcare/DICOM">
  <DICOM>
    <Attribute Tag="00080005"VR="CS">ISO_IR 100</Attribute>
    <Attribute Tag="00080016"VR="UI">1.2.840.10008.5.1.4.1.1.2</Attribute>
    <Attribute Tag="00080018"VR="UI">1.3.12.2.1107.5.1.4.54203.30000004093016410718700003864</Attribute>
    <Attribute Tag="00080052"VR="CS">IMAGE</Attribute>
    <Attribute Tag="00080054"VR="AE">PACS</Attribute>
    <Attribute Tag="00080056"VR="CS">ONLINE</Attribute>
    <Attribute Tag="0020000D"VR="UI">1.3.12.2.1107.5.1.4.54203.30000004093013443132800000021</Attribute>
    <Attribute Tag="0020000E"VR="UI">1.3.12.2.1107.5.1.4.54203.30000004093016410718700003676</Attribute>
    <Attribute Tag="00200013"VR="IS">188</Attribute>
    <Attribute Tag="00880130"VR="SH"/>
    <Attribute Tag="00880140"VR="UI"/>
    <MoveResults>
      <Completed>1</Completed>
      <Failed>0</Failed>
      <Warnings>0</Warnings>
      <Status>0</Status>
      <ErrorID>0</ErrorID>
      <ErrorComment/>
    </MoveResults>
    </DICOM>
</DICOM:Results>

Entradas do log de atividades

A tabela a seguir detalha as entradas do log de atividades que são gravadas pelo nó DICOMFindMove, em que os nomes a seguir são usados nos exemplos:
  • BROKERAE é o nome da entidade de aplicativo de envio.
  • REMOTEAE1 é o nome da entidade de aplicativo remoto para a qual as consultas são enviadas.
  • REMOTEAE2 é o nome da entidade do aplicativo na qual as imagens DICOM são copiadas.
  • hostname:11112 é o nome do host e o número da porta da entidade de aplicativo remoto para a qual as consultas são enviadas.
Condição Descrição Tipo Exemplo Recomendações
Iniciar recuperação de consulta Uma consulta DICOM está sendo preparada para envio a uma entidade de aplicativo remoto.
Nota: Um comando de consulta do DICOM é conhecido no DICOM como um comando C-FIND.
Informações BIP12068 Starting DICOM C-FIND operation (BROKERAE, REMOTEAE1, hostname:11112) Nenhuma ação é necessária
Encerrar recuperação de consulta A consulta DICOM (comando C-FIND) foi concluída e os resultados estão prontos para processamento. As mensagens de resultado são convertidas em XML e propagadas para o fluxo de mensagens contido. Informações BIP12068 Finished DICOM C-FIND operation (BROKERAE, REMOTEAE1, hostname:11112) Nenhuma ação é necessária
Recuperação de consulta com falha A consulta do DICOM falhou (comando C-FIND). Um erro é produzido pelo nó DICOMFindMove. Erro BIP12070 Failed DICOM C-FIND operation (BROKERAE, REMOTEAE1, hostname:11112) Verifique a conectividade de rede entre o nó de integração e o SCP remoto.

Verifique se a mensagem de consulta está correta de acordo com a raiz e o nível do estudo.

Verifique se a mensagem de consulta contém os campos-chave de requisito para a raiz e o nível de consulta especificados.

Verifique se os nomes e os números de porta da entidade do aplicativo correspondem exatamente com o SCP remoto.

Verifique se o SCP remoto está online e pronto para aceitar conexões e transferências de dados.

Verifique os detalhes da exceção para obter mais informações sobre o erro.

Iniciar movimentação Uma imagem DICOM está sendo copiada para uma entidade de aplicativo de destino.
Nota: Essa operação é conhecida no DICOM como um comando C-MOVE.
Informações BIP12068 Starting DICOM C-Move operation(BROKERAE, REMOTEAE1, REMOTEAE2, 1, 5)

em que:

1 é o índice da imagem DICOM atual.

5 é o número total de imagens DICOM a ser movido.

Nenhuma ação é necessária
Encerrar movimentação Um comando DICOM C-MOVE foi concluído com êxito.
Nota: Se o destino do C-MOVE for um nó de integração , essa entrada de log de atividade não irá garantir que as imagens do DICOM foram processadas.
Informações BIP12068 Finished DICOM C-Move operation(BROKERAE, REMOTEAE1, REMOTEAE2, 1, 5)

em que:

1 é o índice da imagem DICOM atual.

5 é o número total de imagens DICOM a ser movido.

Nenhuma ação é necessária
Falha de movimentação Uma movimentação DICOM (comando C-MOVE) falhou. Um erro é produzido pelo nó DICOMFindMove. Erro BIP12070 Warnings or failures reported from DICOM C-MOVE operation (BROKERAE,REMOTEAE1,REMOTEAE2,hostname:11112) Verifique a conectividade de rede entre o nó de integração e o SCP remoto.

Verifique se o destino da movimentação é válido e está configurado no SCP remoto.

Verifique se os dados que estão sendo movidos podem ser aceitos pelo SCP de destino de movimentação.

Verifique se a mensagem de consulta está correta de acordo com a raiz e o nível do estudo.

Verifique se a mensagem de consulta contém os campos-chave requeridos para a raiz e o nível de consulta especificados.

Verifique se os nomes e os números de porta da entidade do aplicativo correspondem exatamente com o SCP remoto.

Verifique se o SCP remoto está online e pronto para aceitar conexões e transferências de dados.

Verifique os detalhes da exceção para obter mais informações sobre o erro.

Configurando o Nó DICOMFindMove

Quando tiver incluído uma instância de um nó do DICOMFindMove em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo.

Todas as propriedades obrigatórias para as quais é necessário inserir um valor (propriedades que não possuem um valor-padrão definido) são marcadas com um asterisco.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó DICOMFindMove são descritos na tabela a seguir.
Terminal Descrição
In O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.
Saída O terminal de saída para o qual uma mensagem de resultados é encaminhada se uma consulta for bem-sucedida.
Sem correspondência O terminal de saída para o qual uma mensagem de resultados é encaminhada se uma consulta for bem-sucedida mas nenhum resultado for retornado. A mensagem que é propagada deste terminal é uma mensagem de resultados regular, mas sem os elementos de resultados DICOM nela contidos.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó. A coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcada com um asterisco caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido); a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens ao arquivo BAR para implementá-lo).

As propriedades Descrição para o nó do DICOMFindMove são descritas na tabela a seguir.
Propriedade M A Padrão Descrição
Nome do Nó Sim Não DICOMFindMove O nome do nó.
Descrição curta Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição detalhada Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
As propriedades Básicas para o nó DICOMFindMove estão descritas na tabela a seguir.
Propriedade M A Padrão Descrição
Detalhes da Conexão Sim Sim localhost:2222 O nome do host e porta para o SCP de entidade de aplicativo ao qual o nó se conecta.
Título da entidade do aplicativo (AET) Sim Sim BROKERAE O nome para este terminal DICOM SCU. Uma sequência de texto com até 16 caracteres que permite que as entidades do aplicativo sejam identificadas ao se conectarem.
Título da entidade do aplicativo remoto (AET) Sim Sim REMOTEAE O nome do terminal SCP DICOM ao qual o nó se conecta e envia consultas.
As propriedades avançadas para o nó do DICOMFindMove são descritas na tabela a seguir.
Propriedade M A Padrão Descrição
Cancelar após esta, várias respostas Não Sim 99 O nó para de receber resultados após muitas mensagens de resposta terem sido recebidas. Esta configuração evita que grandes consultas monopolizem o SCP.
Tempo limite de conexão (segundos) Sim Sim 60 A duração do tempo que o nó aguarda uma conexão ser estabelecida com o SCP.
Oferecer apenas sintaxe de transferência little endian VR implícita Não Sim Não selecionado Especifica se o nó deve se conectar ao SCP usando o padrão do DICOM de codificação little endian VR implícita.
Prioridade de operação Sim Sim NORMAL A prioridade para a transferência da imagem para o SCP. Não é obrigatório que o aplicativo de recebimento atue nesta prioridade.
Copyright IBM Corporation 2011, 2015Copyright IBM Corporation 2011, 2015.

        
        Última atualização
        
        Última atualização : 2015-06-23 08:49:04


Tópico de ReferênciaTópico de Referência | Versão 4.0.0.0 | ha05030