DICOMInput

Use um nó DICOMInput para receber imagens DICOM de um SCU, armazenar as imagens DICOM no sistema de arquivos e propagar metadados das imagens DICOM no fluxo de mensagens como mensagens XML.

Propósito

O nó DICOMInput é um nó Service Class Provider (SCP) para as classes de serviço de Verificação e Armazenamento. O nó recebe imagens DICOM de um Service Class User (SCU) aceitando comandos DICOM C-STORE. É possível gerenciar o armazenamento das imagens digitalizadas (dados de pixel) e extrair metadados das imagens do DICOM para uso em soluções de integração.

O nó DICOMInput está contido na gaveta Assistência Médica da paleta de nó do fluxo de mensagens e será representado no IBM® Integration Toolkit pelo ícone a seguir:

Ícone do nó DICOMInput

Utilizando Este Nó em um Fluxo de Mensagens

O nó DICOMInput suporta a classe SOP de verificação para que solicitações ECHO de diagnóstico possam ser feitas para o nó para validar a conectividade de rede.

Usando um serviço configurável, é possível configurar o nó com os contextos de apresentação e transferir os grupos de sintaxe que estão disponíveis ao SCU. Para obter detalhes sobre a criação de um serviço configurável para um nó DICOMInput, consulte Configurando os Contextos de Apresentação Aceitos por um Nó DICOMInput. Se nenhum serviço configurável estiver configurado para o nó, um conjunto padrão de contextos de apresentação será usado. Para obter detalhes do conjunto padrão de contextos de apresentação, consulte Contextos de Apresentação Padrão Usados pelo Nó DICOMInput.

Os metadados das imagens DICOM são copiados e propagados por meio do fluxo de mensagens de contenção como uma mensagem XML. A mensagem XML DICOM contém uma referência à imagem digitalizada (dados de pixel) armazenada no sistema de arquivos. Os metadados na mensagem XML DICOM podem ser transformados no fluxo de mensagens, entretanto, se duas imagens contiverem a mesma instância SOP, nesse caso, de acordo com o padrão DICOM, elas deverão ser idênticas em todos os aspectos. Se você configurar um fluxo de mensagens para alterar alguns metadados em uma mensagem XML DICOM, deverá alterar também a instância SOP para que a imagem DICOM seja uma imagem DICOM diferente e identificada exclusivamente.

Confirmação de armazenamento

Um SCU que envia imagens DICOM para o nó DICOMInput pode solicitar mensagens de resposta de confirmação de armazenamento. O propósito de uma resposta de confirmação de armazenamento é confirmar que uma imagem DICOM foi entregue com êxito. O nó DICOMInput grava a imagem DICOM no sistema de arquivos antes de enviar a mensagem de resposta de confirmação de armazenamento. As respostas de confirmação de armazenamento são enviadas de forma assíncrona para o SCU a partir do nó DICOMInput, por meio de uma conexão separada. Portando, você deve configurar o nó DICOMInput com uma porta para a qual ele possa enviar as mensagens de resposta de confirmação de armazenamento.

Fila de mensagens

O nó DICOMInput gerencia a transição dos metadados das imagens DICOM para o fluxo de mensagens usando uma fila de mensagens do WebSphere MQ. Você deve dar a cada instância do nó DICOMInput um nome exclusivo para a fila de mensagens porque os nomes de filas não podem ser compartilhados entre várias instâncias do nó.

Diretório de processamento

Configure o nó DICOMInput com um diretório no sistema de arquivos, que é usado para armazenar imagens DICOM. Esse diretório não pode ser usado por outro nó, a menos que você esteja usando uma configuração de várias instâncias. Em uma configuração de várias instâncias, o mesmo fluxo de mensagens é configurado no nó de integração ativo e passivo. Apenas um fluxo de mensagens fica sempre ativo e o diretório do sistema de arquivo compartilhado fornece o estado para o nó DICOMInput quando o fluxo de mensagens é ativado.

Esquema de mensagens
Um único esquema é usado para descrever todas as mensagens XML DICOM que são enviadas pelos nós DICOM. Contudo, apenas um dos tipos complexos que são definidos no esquema é usado para estruturar cada tipo de mensagem XML DICOM. O tipo complexo DICOM é usado para definir as mensagens XML DICOM enviadas a partir do terminal de saída de nó DICOMInput.
Para obter mais informações sobre o esquema, consulte Esquema de Mensagem do DICOM.
As transações DICOM
O nó DICOMInput armazena as imagens DICOM no sistema de arquivos. Os metadados em cada imagem DICOM são usados para criar uma mensagem XML gravada em uma fila MQ. O nó DICOMInput usa um nó MQInput para ler as mensagens XML da fila e propagá-las para o fluxo de mensagens de contenção. Cada imagem DICOM portanto tem duas transações distintas, uma onde as mensagens XML são gravadas na fila e uma onde a mensagem XML é lida da fila e propagada para o fluxo de mensagens de contenção. Essas transações podem ser monitorados por meio das entradas do log de atividades e do rastreio de serviço.

Entradas do log de atividades

A tabela a seguir detalha as entradas do log de atividades que são gravadas pelo nó DICOMInput, em que os nomes a seguir são usados nos exemplos:
  • BROKERAE é o nome da entidade do aplicativo DICOMInput
  • SOURCEAE é o nome da entidade que enviou a imagem DICOM
  • hostname:1111 é o nome do host e o número da porta do nó DICOMInput de recebimento
  • hostname:1112 é o nome do host e o número da porta da entidade de aplicativo remoto
Condição Descrição Tipo Exemplo Recomendações
Início do recebimento Uma imagem DICOM chegou no nó DICOMInput.
Nota: Essa entrada do log de atividades não indica que a imagem DICOM foi confirmada no sistema de arquivos.
Informações BIP12068 Received DICOM instance (BROKERAE,SOURCEAE,hostname:1111)

O Identificador de Objeto (OID) da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades

Nenhuma ação é necessária.
Término do recebimento Uma imagem DICOM foi armazenada no sistema de arquivos. Os metadados da imagem DICOM foram extraídos.
Nota: Essa entrada do log de atividades não indica que os metadados da imagem DICOM foram processados pelo fluxo de mensagens de contenção.
Informações BIP12068 Finished processing DICOM instance (BROKERAE,SOURCEAE,hostname:1111)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades

Nenhuma ação é necessária.
Início do armazenamento da fila Uma imagem DICOM foi recebida e está sendo armazenada no sistema de arquivos. Informações BIP12068 Storing received DICOM instance on queue (BROKERAE)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades.

Nenhuma ação é necessária.
Término do armazenamento da fila Uma imagem DICOM foi recebida e armazenada no sistema de arquivos. Os metadados da imagem DICOM foram gravados com êxito na fila de mensagens como uma mensagem XML. Informações BIP12068 Finished storing DICOM instance on queue (BROKERAE)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades

Nenhuma ação é necessária.
Falha de armazenamento da fila Uma imagem DICOM foi recebida e armazenada no sistema de arquivos. Os metadados da imagem DICOM não podem ser gravados na fila de mensagens. Erro BIP12070 Failed to store the DICOM instance on the queue (BROKERAE)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades

Verifique se a fila existe.

Verifique se a fila está ativada para gravação

Verifique se o nó de integração tem permissões de gravação na fila.

Início do envio da resposta de confirmação de armazenamento O nó DICOMInput está enviando uma mensagem de resposta de confirmação de armazenamento para o SCU remoto Informações BIP12068 Sending storage commit response message (BROKERAE,SOURCEAE,hostname:1112) Nenhuma ação é necessária.
Término do envio da resposta de confirmação de armazenamento A mensagem de resposta de confirmação de armazenamento foi enviada com êxito para o SCU remoto Informações BIP12068 Finished sending storage commit response message (BROKERAE,SOURCEAE,hostname:1112) Nenhuma ação é necessária.
Falha no envio da resposta de confirmação de armazenamento O nó DICOMInput não pode enviar uma mensagem de resposta de confirmação de armazenamento para o SCU remoto Aviso BIP12069 Failed to send storage commit response message (BROKERAE,SOURCEAE,hostname:1112) Verifique a conectividade de rede entre o nó de integração e o SCP remoto.

Verifique se os nomes da entidade do aplicativo e os números da porta correspondem exatamente ao SCU remoto.

Verifique se o SCU remoto está online e pronto para aceitar conexões de confirmação de armazenamento.

Verifique os detalhes da exceção para obter mais informações sobre o erro.

Archive da imagem DICOM Uma imagem DICOM está sendo arquivada pelo nó DICOMInput Informações BIP12068 Archiving DICOM instance from DICOMInput node (BROKERAE)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades.

Nenhuma ação é necessária.
Exclusão da imagem DICOM Uma imagem DICOM está sendo excluída do archive DICOMInput Informações BIP12068 Deleting DICOM instance from DICOMInput node archive (BROKERAE)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades

Nenhuma ação é necessária.
Falha no processo da imagem DICOM A imagem DICOM não foi processada pelo nó DICOMInput porque os metadados na imagem DICOM têm mais de 4 MB Erro BIP12070 Falha ao processar a instância DICOM por ela ter mais de 4 MB (BROKERAE)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades

Excluir atributos DICOM da mensagem usando a propriedade Excluir Atributos DICOM no nó DICOMInput
Falha no processo da imagem DICOM A imagem DICOM não foi processada pelo nó DICOMInput Erro BIP12070 Failed to process DICOM instance in the DICOMInput node (BROKERAE)

O OID da imagem DICOM é registrado no campo FILENAME no log de atividades

Verifique a mensagem propagada para o terminal de Falha do nó DICOMInput para obter mais informações

Configurando o Nó DICOMInput

Quando tiver incluído uma instância de um nó do DICOMInput em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo.

Todas as propriedades obrigatórias para as quais é necessário inserir um valor (propriedades que não têm um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco na interface com o usuário.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó DICOMInput são descritos na tabela a seguir.
Terminal Descrição
Falha O terminal de saída ao qual uma mensagem é encaminhada se ocorrer um erro.

O nó DICOMInput propaga uma mensagem de falha quando ocorre um erro no fluxo de mensagens. Esse erro poderá acontecer se o terminal de Captura no nó DICOMInput não estiver conectado ou se um erro ocorrer na lógica de manipulação de captura do fluxo de mensagens. A mensagem XML DICOM original é propagada para o terminal de Falha.

Uma mensagem também será propagada para o terminal de Falha se um erro de processamento interno ocorrer antes de uma mensagem XML DICOM ser propagada para o terminal de Saída. Uma entrada do log de atividades também é gravada. A imagem DICOM associado à mensagem de falha não é processada novamente pelo nó DICOMInput, mas pode ser arquivada.

Um erro de processamento interno pode ocorrer como resultado de uma restrição quanto ao tamanho de uma mensagem XML DICOM que pode ser propagada pelo nó DICOMInput. O nó não propaga mensagens XML DICOM que tenham mais de 4 MB. O tamanho de uma mensagem XML DICOM pode ser limitado com a exclusão de atributos do nó (consulte a propriedade Excluir Atributos DICOM na guia Avançado do nó DICOMInput).

Saída O terminal de saída para o qual a mensagem XML DICOM será encaminhada se recuperada com êxito do DICOM SCU.
Capturar O terminal de saída para o qual a mensagem XML DICOM será encaminhada se um erro ocorrer no recebimento de dados e for capturado por esse nó. Os erros só serão capturados se esse terminal estiver conectado.
A tabela a seguir descreve os elementos em uma mensagem de falha.
Elemento Descrição
SOPInstanceUID O identificador exclusivo da imagem DICOM com falha
Motivo da Falha Uma explicação do motivo pelo qual a imagem DICOM não foi processada com êxito
ErrorComment Informações adicionais, se disponíveis, que explicam por que a falha ocorreu.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó. A coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcada com um asterisco caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido); a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens ao arquivo BAR para implementá-lo).

As propriedades Descrição para o nó do DICOMInput são descritas na tabela a seguir.
Propriedade M A Padrão Descrição
Nome do Nó Sim Não DICOMInput O nome do nó.
Descrição curta Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição detalhada Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
As propriedades Básicas para o nó DICOMInput estão descritas na tabela a seguir.
Propriedade M A Padrão Descrição
Detalhes da Conexão Sim Sim 1111 A porta que recebe as solicitações de conexão.
Título da entidade do aplicativo (AET) Sim Sim BROKERAE O nome desse terminal DICOM SCP. Uma sequência de texto com até 16 caracteres que permite que as entidades do aplicativo sejam identificadas ao se conectarem.
Diretório de processamento Sim Sim Entrada Um diretório do sistema de arquivos que o nó pode usar para processar imagens DICOM recebidas. Esse diretório deve ser exclusivo para esse nó.
Nota: Se a propriedade do nó for um nome de diretório relativo, por exemplo, Output, ela será anexada ao caminho de trabalho do IBM Integration Bus para obter um diretório absoluto. Se a propriedade do nó contiver um nome de diretório absoluto, por exemplo, C:\DICOM\Input), ela será usada diretamente como local do sistema de arquivos.
Nome da fila Sim Sim DICOM O nome da fila do WebSphere MQ que esse nó pode usar para processamento interno. Essa fila não deve ser usada por nenhum outro nó ou aplicativo.
Arquivar imagens DICOM muitas horas depois que elas chegam Sim Sim 72 As imagens DICOM são movidas do diretório de processamento para um subdiretório denominado Archive após muitas horas.
Excluir imagens DICOM muitas horas depois que elas chegam Sim Sim 72 As imagens DICOM são excluídas do subdiretório Archive muitas horas depois de arquivadas.
As propriedades Avançadas do nó DICOMInput são descritas na tabela a seguir.
Propriedade M A Padrão Descrição
Excluir atributos DICOM Não Sim 7FE00010 Uma lista separada por vírgula de tags DICOM. Essas tags não são transmitidas pelo fluxo de mensagens nas mensagens XML DICOM. O valor padrão de 7FE00010 é a tag DICOM padrão para dados de pixel.
Nota: Outras tags DICOM podem ser incluídas nessa lista, por exemplo, 00420011, que é a tag DICOM para os dados encapsulados em um Relatório Estruturado (SR) DICOM.
Nome do serviço configurável DICOM Não Sim   Um nome de serviço configurável opcional. O serviço configurável contém os contextos de apresentação que o nó torna disponível a um SCU. Se o serviço configurável não estiver presente, ou não for um serviço configurável DICOM válido, um erro será produzido quando o fluxo de mensagens for iniciado. Se nenhum serviço configurável estiver configurado para o nó, um conjunto padrão de contextos de apresentação será usado.
As propriedades de Confirmação de Armazenamento do nó DICOMInput são descritas na tabela a seguir.
Propriedade M A Padrão Descrição
Enviar respostas de confirmação de armazenamento para a porta Não Sim 1112 Um número de porta opcional que é usado para entregar mensagens de resposta de confirmação de armazenamento para o SCU que envia as imagens DICOM. Se esse campo estiver em branco, o nó não aceitará solicitações de confirmação de armazenamento nem enviará mensagens de resposta de confirmação de armazenamento.
Tempo limite de conexão (segundos) Não Sim 60 A duração do tempo, em segundos, que um nó aguarda para estabelecer uma conexão com o SCU.
Nota: Se um número de porta estiver configurado para entregar mensagens de resposta de confirmação de armazenamento, um valor deverá ser inserido para essa propriedade.
Copyright IBM Corporation 2011, 2015Copyright IBM Corporation 2011, 2015.

        
        Última atualização
        
        Última atualização : 2015-06-23 08:49:04


Tópico de ReferênciaTópico de Referência | Versão 4.0.0.0 | ha05010