Nós do DICOM em Fluxos de Mensagens

Os nós DICOMInput, DICOMOutput e DICOMFindMove são usados para gerenciar, processar e transferir imagens DICOM.

Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM) é um padrão para manipular, armazenar, imprimir e transmitir informações de imagens médicas.

O Assistência Médica documentação usa a definição a seguir para uma imagem DICOM.

Uma imagem DICOM (também conhecida como uma instância DICOM ou um objeto DICOM) é a combinação de dados e metadados de pixel que são armazenados, como uma única entidade, em um DICOM Picture Archiving Communications System (PACS). Os dados de pixel podem assumir a forma de uma imagem digitalizada de um dispositivo médico ou dados encapsulados de um Relatório Estruturado (SR) DICOM. Os metadados incluem informações associadas aos dados de pixel, por exemplo, informações de identidade do paciente e detalhes de data e hora do estudo.

DICOMInput

O nó DICOMInput é um Service Class Provider (SCP) para as classes de serviço de Verificação e Armazenamento. O nó DICOMInput pode agir como proxy para um DICOM PACS, aceitando comandos DICOM C-STORE.

Use o nó DICOMInput para receber uma imagem DICOM de um nó Service Class User (SCU), armazenar a imagem DICOM temporariamente e extrair metadados apropriados da imagem DICOM para processamento em um fluxo de mensagens. É possível selecionar os contextos de apresentação que são disponibilizados ao SCU usando um serviço configurável. Em seguida, os recursos do IBM® Integration Bus podem ser usados para processar e rotear metadados que atendam aos seus requisitos.

Nota: O IBM Integration Bus não implementa a função de um SCP de armazenamento. Entretanto, um nó DICOMInput que está agindo como proxy para um SCP de armazenamento pode transmitir informações para o SCP de armazenamento se for usado com um nó DICOMOutput.

Para obter informações adicionais sobre o nó DICOMInput, consulte Nó DICOMInput.

DICOMOutput

O nó DICOMOutput é um Service Class User (SCU) para a classe de serviço de Armazenamento. O nó DICOMOutput pode armazenar o DICOM em um DICOM PACS usando o comando DICOM C-STORE.

Use o nó DICOMOutput para recombinar metadados DICOM (de um fluxo de mensagens) com uma imagem DICOM armazenada e enviar o resultado para um nó Service Class Provider (SCP).

Para obter informações adicionais sobre o nó DICOMOutput, consulte Nó DICOMOutput.

DICOMFindMove

O nó DICOMFindMove é um SCU para as classes de serviço de Consulta e Recuperação. O nó DICOMFindMove pode emitir os comandos DICOM C-FIND e C-MOVE para um DICOM PACS.

Use o nó DICOMFindMove para consultar uma origem externa para imagens DICOM que correspondam aos critérios e opcionalmente mover as imagens DICOM correspondentes para outro local.

Para obter informações adicionais sobre o nó DICOMFindMove, consulte Nó DICOMFindMove.

Casos de Uso de Exemplo

Para obter informações sobre como usar os nós DICOM nos fluxos de mensagens para atender alguns casos de uso de assistência médica específicos, consulte os tópicos a seguir:

Armazenamento de Imagens do DICOM

As imagens DICOM podem ser muito grandes (dezenas ou centenas de MB) e o roteamento dessas mensagens pelo IBM Integration Bus afetaria o desempenho dos fluxos de mensagens. Em vez disso, usando um DICOMInput, você armazena uma imagem DICOM recebida, em um diretório de processamento no sistema de arquivos. Os metadados (atributos) das imagens DICOM são extraídos e propagados por meio do fluxo de mensagens de contenção como uma mensagem XML e a imagem DICOM, incluindo os dados de pixel (imagem digitalizada ou dados encapsulados), permanece no sistema de arquivos.

Na outra extremidade do fluxo de mensagens, usando um nó DICOMOutput, você recupera uma cópia dos dados de pixel do diretório de processamento do nó DICOMInput e a armazena em outro diretório de processamento (reservado para o nó DICOMOutput). Usando o nó DICOMOutput, você então recombina os metadados processados (do fluxo de mensagens) com os dados de pixel (do diretório de processamento do nó DICOMOutput) e roteia a imagem DICOM reconstituída para o destino externo.

Como há uma cópia distinta da imagem DICOM para cada nó DICOMOutput, se houver vários nós DICOMOutput em um fluxo de mensagens, será possível combinar cada imagem DICOM com diferentes metadados e enviar uma imagem DICOM exclusiva para cada destino.

Nota: As mensagens que contêm metadados DICOM podem ser roteadas por diversos fluxos de mensagens sem usar os nós DICOMOutput e DICOMInput intermediários. Entretanto, todos os nós DICOMOutput no final do fluxo de mensagens devem ter acesso ao diretório no qual a imagem recebida é armazenada. Se o diretório de processamento do nó DICOMInput estiver em um sistema de arquivo compartilhado, os servidores, nos quais os nós estão operando, deverão todos usar o mesmo mapeamento de unidade para esse diretório.

Para evitar que o sistema de arquivos seja preenchido com imagens DICOM que não são mais necessárias, é possível arquivar automaticamente o conteúdo do diretório de processamento usado por cada nó DICOM após um período (configurado nas propriedades do nó). Em seguida, é possível excluir automaticamente as imagens DICOM arquivadas após outro período (configurado nas propriedades do nó).

Esquema de Mensagem do DICOM

Os nós do DICOM (DICOMInput, DICOMOutput e DICOMFindMove) usam o mesmo esquema para descrever o conteúdo de suas mensagens XML do DICOM.

Para obter informações sobre o esquema de mensagem do DICOM, consulte Esquema de Mensagem do DICOM.

Copyright IBM Corporation 2011, 2015Copyright IBM Corporation 2011, 2015.

        
        Última atualização
        
        Última atualização : 2015-06-23 08:49:05


Tópico de ConceitoTópico de Conceito | Versão 4.0.0.0 | ha05051