O componente Monitor Server produz três tipos de exceções no WebSphere Business Monitor.
O evento no qual foi efetuado rollback será processado iterativamente e sofrerá novo rollback em um cenário infinito, o que pode causar o bloqueio do Monitor Server. A razão desse comportamento é evitar o processamento de eventos que vêm após o evento que causou a exceção levando a um processamento de evento desordenado, que resultará na perda da seqüência do processamento de evento.
Alternativamente, você pode evitar que o Monitor Server seja bloqueado por qualquer exceção de tempo de execução alterando o Destino da Exceção para a fila de destino Monitor_Bus_Queue_Destination, que é utilizada pelo Monitor Server para Sistema em vez de Nenhum. Dessa forma, os eventos que causam exceções de tempo de execução serão ignorados. Nesse caso, o administrador é responsável por configurar o WebSphere Business Monitor para ser bloqueado quando ocorrer uma exceção de tempo de execução, para preservar a consistência dos dados e a seqüência do evento, ou para ignorar o evento causador do erro para evitar o bloqueio do servidor, mas permitir a inconsistência dos dados e os eventos fora de ordem. Consulte o tópico denominado Alterando o Destino da Exceção para a Fila de Destino para obter as etapas detalhadas sobre como alterar o destino da exceção para a fila de destino.
Um caso especial desse comportamento é implementado para as exceções hard causadas pelo processamento de situações baseadas em tempo. Contanto que essas situações sejam geradas e pertençam ao Monitor Server e sejam independentes dos eventos de mecanismo de tempo de execução, não é necessário tratar essas exceções da mesma maneira forçando o Monitor Server a tentar novamente o processamento do evento e a bloquear o sistema. Nesse caso, as exceções causadas pelo processamento de eventos de situação baseada em tempo são manipuladas de forma diferente, como a seguir: O processamento do evento de situação baseada em tempo é manipulado no limite de transação do ciclo de processamento de evento em batch. Assim, visto que o processamento do evento de situação baseada em tempo emitiu uma exceção, o batch de eventos processados são submetidos a um rollback. O servidor de monitoramento reconfigura o valor do tempo do último disparo para que quando o próximo evento baseado em tempo for criado, ele inicialize novamente o tempo do último disparo para o tempo de monitoramento atual. O efeito disso é retardar o evento da situação baseada em tempo para o próximo intervalo do evento da situação baseada em tempo, esperando que os eventos que serão processados nesse intervalo eliminem a causa do erro.