Cenário de Uso

O cenário de uso do Schema Generator descreve como o Schema Generator é utilizado para implementar um modelo de medidas de negócios.

Antes de utilizar o componente do Schema Generator para gerar artefatos, é necessário desempenhar algumas tarefas. As tarefas a seguir descrevem o cenário comum para a criação e instalação dos bancos de dados do WebSphere Business Monitor.
  1. O modelo de medidas de negócios é criado, editado, modificado e anotado no Editor de Medidas de Negócios. O arquivo do modelo de medidas de negócios está no formato XMI (XML Metadata Interchange). Ele é exportado do Editor de Medidas de Negócios no formato de arquivo .zip.
  2. Os bancos de dados a seguir devem ser criados:
    • O banco de dados de Repositório é criado tanto durante a instalação do WebSphere Business Monitor quanto manualmente pelo DBA (Database Administrator). Como o banco de dados do Repositório é estático, o DBA cria todos os espaços de tabelas, tabelas e índices neste momento. Os scripts requeridos para criação do banco de dados do Repositório são salvos em monitor_installation_dir\install\mondb.
    • Os bancos de dados de Estado, Tempo de Execução e Histórico são criados tanto durante a instalação do WebSphere Business Monitor quanto manualmente pelo DBA. Apenas os bancos de dados e algumas tabelas estáticas são criados na instalação. Os scripts requeridos para a criação dos bancos de dados de Estado, Tempo de Execução e Histórico são salvos em monitor_installation_dir\install\mondb.
As etapas a seguir descrevem o cenário comum para a implementação de artefatos de bancos de dados:
  1. O modelo de medidas de negócios é importado através do painel do Schema Generator no console administrativo do WebSphere Business Monitor.
  2. O Schema Generator gera os artefatos de bancos de dados.
  3. O DBA executa os arquivos DDL do Banco de Dados gerados nos bancos de dados apropriados.
  4. O DBA executa os scripts de configuração de replicação.
  5. O DBA importa o arquivo XML do Cube Views gerado no DB2 OLAP Center.
  6. O modelo de medidas de negócios pode ser implementado através do console administrativo do WebSphere Business Monitor. A implementação é feita através da importação do arquivo .zip gerado, que contém o arquivo XMI do modelo de medidas de negócios e o arquivo XMI de metadados do Cube Views, na página Importar Modelo.

Os artefatos gerados pelo Schema Generator são baseados no modelo de medidas de negócios. Ao alterar o modelo de medidas de negócios no Editor de Medidas de Negócios, você precisa gerar e implementar novamente esse modelo.

Para obter informações adicionais sobre como gerenciar essas alterações, consulte Gerenciamento de Mudanças da Geração de Artefatos na seção serviços do banco de dados.

Tarefas relacionadas
Configurando o Schema Generator
Gerando Esquema

Direitos Autorais IBM Corporation 2005. Todos os Direitos Reservados.