Alterando o ID e Senha do Usuário para o Alias de Autenticação Criado

Se você estiver planejando ativar a segurança global do WebSphere Application Server depois de instalar o Monitor Server, primeiro é necessário atualizar o alias de autenticação com um ID e senha de usuário válidos.

Na Máquina do Monitor Server

Ao instalar o Monitor Server em um ambiente não seguro do WebSphere Application Server, a Barra de Lançamento cria um alias de autenticação no WebSphere Application Server: MonitorBusAlias. Esse alias contém um ID de usuário padrão denominado messaging.

Se você ativar a segurança global do WebSphere Application Server após a instalação sem atualizar o alias MonitorBusAlias com um ID de Usuário e senha válidos (com autoridade para acessar o WebSphere Application Server), uma exceção ResourceAllocationException será emitida quando você reiniciar o WebSphere Application Server depois de ativar a segurança global. O Monitor Server não será iniciado.

Para evitar esse erro:
  1. É necessário mudar o ID de usuário e senha do alias MonitorBusAlias, do alias ActionManagerBusAuth e do alias SCA antes de ativar a segurança global do WebSphere Application Server. Para atualizar esses aliases, execute as seguintes etapas:
    1. Na árvore de navegação do console administrativo do WebSphere Application Server, selecione Segurança > Segurança Global.
    2. Selecione Configuração de JAAS > Dados de Autenticação J2C.
    3. Da tabela selecione MonitorBusAlias.
    4. Na página de informações do MonitorBusAlias, nos campos ID do Usuário e Senha, digite um ID de usuário e senha válidos.
    5. Clique em OK.
    6. Na caixa de informações Mensagem, clique em Salvar para aplicar suas alterações. A página Salvar aparece.
    7. Clique em Salvar.
    8. Repita as etapas acima para atualizar o alias ActionManagerBusAuth e o alias SCA.
  2. Configure a propriedade do alias de autenticação do SIBus Link para o MonitorBusAlias.

    Consulte o tópico denominado Considerações de Segurança para Barramentos de Integração de Serviços no WebSphere Application Server para obter detalhes.

  3. Execute os arquivos de scripts fornecidos para configurar o ambiente de monitoramento de célula cruzada. Consulte o tópico denominado Configurando o Barramento de CEI em uma Célula Remota do WebSphere Application Server para obter detalhes.
  4. Iniciar novamente o WebSphere Application Server.

Na Máquina do WebSphere Process Server

  1. Configure o ID de usuário com privilégios antes de ativar a segurança global da seguinte forma:
    1. Clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Global.
    2. Na janela Configurações de Segurança Local, selecione Políticas Locais > Cessão de Direitos do Usuário
    3. Dê um clique duplo na política Agir como Parte do Sistema Operacional.
    4. Na caixa de diálogo Propriedades de Agir como Parte do Sistema Operacional, inclua o ID de usuário privilegiado.
    5. Clique em OK.
  2. Execute os arquivos de scripts fornecidos para configurar o ambiente de monitoramento de célula cruzada na máquina do WebSphere Process Server. Consulte o tópico denominado Configurando o Barramento de CEI em uma Célula Remota do WebSphere Application Server para obter detalhes.
  3. Crie um novo alias de autenticação (por exemplo, MonitorBusAlias).

    Consulte o tópico denominado Configurações de Entrada de Dados de Autenticação do Java 2 Connector na documentação do WebSphere Application Server para obter detalhes.

  4. Configure a propriedade do alias de autenticação no barramento do WebSphere Business Monitor (por exemplo, para MonitorBusAlias).

    Consulte o tópico denominado Considerações de Segurança para Barramentos de Integração de Serviços na documentação do WebSphere Application Server para obter detalhes.

  5. Configure a propriedade do alias de autenticação no link do Service Integration Bus (por exemplo, para MonitorBusAlias).

    Consulte o tópico denominado Configurações do Fornecedor de Sistema de Mensagens Padrão na documentação do WebSphere Application Server para obter detalhes.

  6. Configure a propriedade do alias de autenticação na connection factory de fila do MonitorQueueFactory JMS (por exemplo, para MonitorBusAlias).

    Consulte o tópico denominado incluindo um Link do Barramento de Integração de Serviços na documentação do WebSphere Application Server para obter detalhes.

  7. Execute os seguintes comandos usando a janela de comandos wsadmin. Não é possível executar esses comandos usando o console administrativo do WebSphere Application Server. É necessário substituir a variável (${XXXX}) com os valores adequados:

    $AdminTask addUserToForeignBusRole { -bus ${PROCESS_SERVER_BUS_NAME} -foreignBus ${MONITOR_SERVER_BUS_NAME} -role Sender -user ${USER_NAME} }

    $AdminTask addUserToDestinationRole { -type foreignDestination -bus ${PROCESS_SERVER_BUS_NAME} -foreignBus ${MONITOR_SERVER_BUS_NAME} -destination Monitor_Bus_Queue_Destination -role Sender -user ${USER_NAME} }

    $AdminConfig save

  8. Inicie novamente o WebSphere Application Server.

Direitos Autorais IBM Corporation 2005, 2006. Todos os Direitos Reservados.