Validação da Instalação do WebSphere Business Monitor

As informações a seguir descrevem como validar a conclusão bem-sucedida de cada etapa de instalação. O processo de instalação do Monitor é complexo, de forma que uma verificação etapa por etapa é altamente recomendada. A descoberta de um problema no final do processo pode exigir uma reinstalação completa de algumas partes da pilha de software.

Caso não seja possível verificar a conclusão bem-sucedida de uma etapa de instalação, entre em contato com o "Suporte Técnico IBM" e eles o auxiliarão.

Nota: <temp> consulte o diretório "%temp%\" em Windows e o diretório "/tmp" em AIX.

DB2 Enterprise Server Edition

Após a instalação do DB2 Enterprise Server Edition, faça o seguinte:
  1. Valide o ícone do DB2 que aparece na bandeja do sistema (Windows) e que pode inicializar o Centro de Controle do DB2.
  2. Se os bancos de dados serão locais, certifique-se de que seja possível criar um banco de dados na máquina local.
  3. Se os bancos de dados serão remotos, certifique-se de que seja possível criar um catálogo e os bancos de dados de acesso na máquina remota.
  4. Na plataforma AIX, certifique-se de que a instância db2inst1 foi criada em /home/db2inst1/sqllib e de que seja possível iniciar o db2cc (Centro de Controle) manualmente.

DB2 Cube Views

Após a instalação do DB2 Cube Views, faça o seguinte:
  1. Valide se o item de menu "OLAP Center" foi incluído no menu "Ferramentas" do Centro de Controle do DB2 e/ou se o item de menu "OLAP Center" foi incluído no menu "Ferramentas do Business Intelligence" no Menu Iniciar e se o aplicativo do OLAP Center foi inicializado.
  2. Em AIX: Execute um comando do pacote de exibição para se certificar de que os pacotes do Cubeviews foram preparados corretamente. O comando "lslpp -L all | grep db2" deve retornar db2_08_01.cbsg, db2_08_01.cube.services, e db2_08_01.olsampdb, entre outros pacotes DB2. Certifique-se de que a instância db2inst1 foi atualizada, verifique /tmp/db2setup.log para se certificar de que tudo tenha ocorrido com sucesso. As informações a seguir serão exibidas: a instância db2inst1 foi atualizada com sucesso.

WebSphere Application Server

Após a instalação do WebSphere Application Server utilizando o perfil "dashboard", faça o seguinte:
  1. Execute o recurso "Instalar Verificação" a partir do console "Primeiras Etapas" e procure pela mensagem de êxito.
  2. Valide para que seja possível iniciar/interromper o servidor de aplicativos "server1" verificando o startServer.log e o stopServer.log em C:\IBM\WebSphere\AppServer\profiles\dashboard\logs\server1.
  3. Verifique se o aplicativo "Administrative Console" pode ser acessado com sucesso em: http://localhost:9060/ibm/console
  4. Verifique SystemOut.log em C:\IBM\WebSphere\AppServer\profiles\dashboard\logs\server1 para erros.
  5. Se não for possível validar a instalação, consulte o registro de instalação "<temp>log.txt" do Application Server e o registro de instalação "<temp>launchpad-monitor.log" do Monitor.
Outros arquivos do Application Server utilizados na depuração de uma instalação estão localizados em:
  • C:\IBM\WebSphere\AppServer\logs, especialmente C:\IBM\WebSphere\AppServer\logs\log.txt e C:\IBM\WebSphere\AppServer\logs\wbi\log.txt
  • C:\IBM\WebSphere\AppServer\logs\dashboard\*
  • C:\IBM\WebSphere\AppServer\profiles\dashboard\logs\*
  • C:\IBM\WebSphere\AppServer\profiles\dashboard\
  • C:\IBM\WebSphere\AppServer\profiles\dashboard\properties\*
  • C:\IBM\WebSphere\AppServer\properties\profileRegistry.xml

WebSphere Process Server

Após a instalação do WebSphere Process Server utilizando o perfil "monitor", faça o seguinte:
  1. Execute o recurso "Instalar Verificação" a partir do console "Primeiras Etapas" e procure pela mensagem de êxito.
  2. Valide para que seja possível iniciar/interromper o servidor de aplicativos "server1" verificando o startServer.log e o stopServer.log em C:\IBM\WebSphere\ProcServer\profiles\monitor\logs\server1
  3. Verifique se o aplicativo "Administrative Console" pode ser acessado com sucesso em "http://localhost:9060/ibm/console"
  4. Verifique SystemOut.log em C:\IBM\WebSphere\ProcServer\profiles\monitor\logs\server1 para erros.
  5. Verifique se os seguintes bancos de dados existem no DB2: WPRCSDB e EVENT. Se o banco de dados EVENT não tiver sido criado, é possível criá-lo executando %ProfileHome%\event\dbscripts\db2\cr_event_db2.{sh|bat} server {db2inst1 | db2admin}
  6. Se não for possível validar a instalação, consulte o registro de instalação "<temp>log.txt" do Process Server e o registro de instalação "<temp>launchpad-monitor.log" do Monitor.
Outros arquivos do Process Server utilizados na depuração de uma instalação estão localizados em:
  • C:\IBM\WebSphere\ProcServer\logs, especialmente C:\WebSphere\ProcServer\logs\log.txt e C:\WebSphere\ProcServer\logs\wbi\log.txt
  • C:\IBM\WebSphere\ProcServer\logs\monitor\*
  • C:\IBM\WebSphere\ProcServer\profiles\monitor\logs\*
  • C:\IBM\WebSphere\ProcServer\profiles\monitor\
  • C:\IBM\WebSphere\ProcServer\profiles\monitor\properties\*
  • C:\IBM\WebSphere\ProcServer\properties\profileRegistry.xml

WebSphere Portal

Após a instalação do WebSphere Portal, faça o seguinte:
  1. Valide se é possível iniciar/interromper o servidor de aplicativos "WebSphere_Portal". Você talvez deseje utilizar o "Primeiras Etapas" para ativar o servidor.
  2. Verifique se o aplicativo da Web IBM WebSphere Portal pode ser acessado com sucesso.
    1. Se estiver utilizando o "Primeiras Etapas", depois que o servidor for iniciado, ele automaticamente ativará o aplicativo da Web.
    2. Ou é possível utilizar "Iniciar o Servidor" e depois que o servidor for iniciado, torne visível o aplicativo da Web em um navegador em "http://localhost:9081/wps/portal".
    3. Você deve visualizar a página "Portlet do Login". Efetue login utilizando o ID/Senha padrão, "wpsadmin/wpsadmin".
    4. Depois de efetuar login, você deve conseguir visualizar uma página da Web com a mensagem "Bem vindo ao WebSphere Portal versão 5.1.0.2".
  3. Caso não seja possível validar a instalação, consulte os arquivos de registro de instalação do WebSphere Portal "wpsinstalllog.txt", "pznInstallLog.txt", "pzninstall.log" e wpinstalllog.txt" e verifique o arquivo do registro de instalação do Monitor "launchpad-monitor.log" no diretório <temp>. Verifique também o registro SystemOut.log em C:\WebSphere\PortalServer\log para erros.

DB2 Alphablox

Após a instalação do DB2 Alphablox, faça o seguinte:
  1. Valide se é possível acessar com sucesso as Alphablox Administrative Pages em "http://localhost:9081/AlphabloxAdmin/home". Efetue login usando o ID/Senha padrão, "admin/password".
  2. Verifique os arquivos do registro de instalação do Alphablox "alphablox_install_log.html" ou IBM_DB2_Alphablox_8.3_InstallLog.log no diretório C:\IBM\DB2Alphablox.
  3. Para obter a manutenção do Alphablox requerida, conclua a instalação do Alphablox através do Monitor Launchpad e, em seguida, vá para a seguinte URL e siga as instruções. http://www-1.ibm.com/support/docview.wss?rs=2026&context=SSCPX3&dc=D600&uid=swg21227687&loc=en_US&cs=UTF-8&lang=en

Criação do Banco de Dados

  1. Antes de utilizar a Barra de Lançamento para criar qualquer banco de dados, siga estas etapas:
    1. Se você utilizou a Barra de Lançamento para instalar o DB2, certifique-se de interromper a Barra de Lançamento e, em seguida, reinicie-a em uma nova janela de comando. Esse procedimento garante que o ambiente do DB2 esteja configurado corretamente.
    2. Certifique-se de que o DB2 seja iniciado.
    3. Certifique-se de que os diretórios utilizados para Backups e Espaços de tabelas existam. Em AIX, esses diretórios precisam apresentar permissões configuradas para "777" ou o proprietário deve estar configurado para "db2inst1".
  2. Na conclusão da criação do banco de dados (isto é, depois de clicar em Concluir), verifique se as tabelas foram criadas no banco de dados. Verifique se os seguintes bancos de dados contêm essas tabelas:
    Banco de Dados Tabelas
    Repositório Database_Characteristics, Property, Monitor_Client (última tabela criada)
    Estado DEPLOYED_DDL, RMPRUNECTRL (última tabela criada)
    Tempo de Execução TIME_BASED_SITUATIONS, RMPRUNECTRL (última tabela criada)
    Histórico DIM_TIME, RMPRUNECTRL (última tabela criada)

    Potenciais problemas e ações corretivas:

    1. O banco de dados não foi criado.

      Ação: Certifique-se de que o DB2 seja iniciado.

    2. O banco de dados foi criado, mas não há tabelas nele.

      Ação: Certifique-se de ter digitado um ID e senha de usuário válidos no painel Criação de Banco do Dados. Procure no arquivo <Home_Monitor> /install/logs/db2Create****Out.log, em que "****" é Estado, Tempo de Execução, Histórico ou Repositório. Procure pela seguinte mensagem:

      "SQL30082N  A tentativa de estabelecer uma conexão falhou com o código de segurança "24" ("NOME DO USUÁRIO E/OU SENHA INVÁLIDOS")" 

      Caso essa mensagem exista, desinstale o banco de dados e, em seguida, reinstale-o com um ID e senha de usuário válido.

  3. Verifique se os dados corretos foram gravados na tabela DATABASE_CHARACTERISTICS no banco de dados de Repositório. Deve haver uma linha para cada um dos três bancos de dados (Estado, Tempo de Execução e Histórico). A linha deve conter o nome do banco de dados, o nome do esquema e o nome do host. Além disso, quando o banco de dados de Histórico é criado, uma linha também deve ser incluída na Tabela Propriedades no banco de dados do Repositório. A linha deve conter uma propriedade chamada "CubeDataSource" com um valor de "<Nome_Hist>_CUBE", em que "<Nome_Hist_>" é o nome do banco de dados de Histórico. Se não houver nenhuma entrada, procure em <temp>launchpad-monitor.log. Procure por "repos command0" e veja se há algum erro. Se as informações foram gravadas corretamente, a seguinte instrução deve existir no arquivo de registro: "repos command finished, rc=0"

    Potenciais problemas e ações corretivas:

    1. Em AIX, não é possível acessar a JVM com pacote configurável. No <temp>launchpad-monitor.log, você verá "repos command finished rc=126".

      Ação: O diretório-pai que contém o launchpad.sh deve ter uma permissão de leitura e execução para todos os usuários.

    2. Não é possível acessar as bibliotecas do DB2.

      Ação: Certifique-se de que o DB2 seja iniciado. Se você usou a barra de lançamento para instalar o DB2, certifique-se de ter interrompido a barra de lançamento e, em seguida, reiniciado-a em uma nova janela de comando.

    3. Impossível conectar-se ao banco de dados do Repositório.

      Ação: Se o banco de dados do Repositório estiver na máquina local, certifique-se de ter digitado um ID e senha de usuário válido no painel Criação de Banco de Dados. Se o banco de dados do Repositório estiver em uma máquina remota, certifique-se de que o banco de dados esteja catalogado na máquina local. Também certifique-se de ter digitado um ID e senha de usuário válidos no painel Informações do Banco de Dados do Repositório.

  4. SOMENTE NO AIX: Verifique se o banco de dados de Tempo de Execução foi ocupado corretamente. Abra o Centro de Controle do DB2 e conecte-se ao banco de dados de Tempo de Execução. Verifique se há duas funções definidas pelo usuário denominadas GMTLONG2TIMESTAMP e GMTTIMESTAMP2LONG. Se essas funções não existirem, o Replication Manager falhará. Verifique o arquivo <Home_Monitor>/install/logs/db2CreateRuntimeOut.log para determinar se as funções foram criadas com sucesso. Procure por "call sqlj.install_jar". Se as funções foram criadas, você deve visualizar a seguinte mensagem:
    "DB20000I Comando CALL concluído com sucesso".
    Se as funções não foram criadas, você pode ver essa mensagem:
    "SQL4302N Procedimento ou função "sqlejReadJar" definida pelo usuário, nome específico "SQL051206175332050"
    interrompido com uma exceção "Permissão negada/home/db2inst1/sqlli". SQLSTATE=38501".

    Caso isso ocorra, utilize o desinstalador do Monitor para desinstalar o banco de dados de Tempo de Execução. Elimine o banco de dados, reinicialize sua máquina e, em seguida, instale novamente o banco de dados de Tempo de Execução.

  5. Para depurar os problemas de criação do banco de dados do Monitor, verifique o arquivo de registro <Home_Monitor>/install/logs/db2CreateAAAAOut.log, em que "AAAA" representa Estado, Tempo de Execução, Histórico ou Repositório.

Servidor de Monitoramento

Inicie o Process Server utilizando o perfil "monitor"; em seguida, inicie o aplicativo "Administrative Console" em "http://localhost:9060/ibm/console". Verifique o seguinte em:
  • Aplicativos Corporativos: Certifique-se de que o IBM_WB_ACTIONMANAGER e o IBM_WB_MONITOR_SERVER sejam iniciados com sucesso.
  • Recursos de JDBC: Teste as Conexões do Banco de Dados em Servidor e Escopo do nó para as origens de dados no Recurso MonitorDB2XADriver1JDBC.
  • WebSphere Business Monitor: Certifique-se de que todos os plugins/painéis Específicos do Monitor estejam instalados corretamente. Isso pode ser verificado simplesmente clicando em cada hyperlink sob o título WebSphere Business Monitor.

Se algum dos aplicativos corporativos estiver ausente, verifique o arquivo MonitorAppInstallOut.log e o arquivo MonitorAppInstallErr.log em <Home_Monitor>/install/logs. No arquivo MonitorAppInstallOut.log, procure por "ADMA5016I: Installation of IBM_WB_MONITOR_SERVER started." and "ADMA5016I: Installation of IBM_WB_ACTIONMANAGER started." Se os aplicativos foram instalados com sucesso, você deve verificar as duas instruções a seguir: "ADMA5013I: Application IBM_WB_MONITOR_SERVER installed successfully" e "ADMA5013I: Application IBM_WB_ACTIONMANAGER installed successfully".

Se algum desses recursos de JDBC estiver ausente, verifique os arquivos MonitorAppInstallOut.log e MonitorAppInstallErr.log em <Home_Monitor>/install/logs. No arquivo MonitorAppInstallOut.log, procure por "## Installing DataSource: ???? on node Node01" em que "????" pode ser "RepositoryDBDataSource" ou "RuntimeDBDataSource". Procure também por "## Installing DataSource: MonitorDataSource on server1". Certifique-se de que não haja erros.

Se algum dos plug-ins do console admin do WAS estiver ausente, verifique os arquivos MonitorConsoleInstallOut.log e MonitorConsoleInstallErr.log em <Home_Monitor>/install/logs. Em MonitorAppInstallOut.log, procure por "PLPR0013I: Saving Console Enterprise Application". Se os plug-ins tiverem sido instalados com sucesso, você deve ver "PLPR0014I: Closing Console Enterprise Application".

Caso você desinstale e, em seguida, reinstale o Servidor de Monitoramento, você deve excluir o diretório do banco de dados SIB depois de desinstalar o Servidor de Monitoramento. Caso não exclua o diretório, você terá erros na inicialização do servidor após a reinstalação. O diretório a seguir deve ser excluído: C:\WebSphere\ProcServer\profiles\monitor\databases\com.ibm.ws.sib\<Nome_do_Nó>.server1-MONITOR.<Nome_da_Célula>.Bus.

Problemas também podem ser diagnosticados a partir dos arquivos SystemOut.log e SystemErr.log em C:\WebSphere\ProcServer\profiles\monitor\logs\server1.

Dashboard Client

Inicie o servidor do WebSphere_Portal e acesse a página de "Boas-vindas do WebSphere Business Monitor" em "http://localhost:9081/wps/portal".
  1. Verifique se o tema correto está sendo utilizado. O tema do WebSphere Business Monitor é roxo e possui ícones e imagens WebSphere Business Monitor ao invés dos ícones e imagens WebSphere Portal normais. Além disso, também deve haver uma página de boas-vindas diferente relativa ao WebSphere Business Monitor, em vez da página de boas-vindas do WebSphere Portal normal.
  2. Na parte superior direita da página, clique em Log in. Efetue login utilizando o ID/Senha padrão, "wpsadmin/wpsadmin".
  3. Em Administração > Gerenciamento do Portal > Portlets, procure por Nome Exclusivo e utilize a cadeia 'com.ibm' e certifique-se de que todas as visualizações do painel estejam instaladas.
  4. Inicie o perfil do painel "server1" e verifique o seguinte no WebSphere Application Server Administrative Console:
    1. Recursos -> Provedores de JDBC: Teste as Conexões com o Bancos de Dados no escopo do Nó para as origens de dados no Recurso de JBDC MonitorDB2XADriver1
  5. Problemas podem ser diagnosticados a partir dos arquivos SystemOut.log e SystemErr.log em C:\WebSphere\AppServer\profiles\portal\logs\server1.

Se algum desses recursos de JDBC estiver ausente, verifique os arquivos DashboardClientDeployOut.log e DashboardClientDeployErr.log em <Home_Monitor>/install/logs. No arquivo DashboardClientDeployOut.log, procure por "## Installing DataSource: ???? on node Node01" em que "????" pode ser "RepositoryDBDataSource", "RuntimeDBDataSource" ou "HistoricalDBDataSource". Certifique-se de que não haja erros.

Verifique se os dados corretos foram gravados na tabela Monitor_Client no banco de dados do Repositório. Deve haver uma linha contendo o nome do host da máquina Dashboard Client e o número da porta SOAP da máquina Dashboard Client. Se não existe entrada na tabela, verifique o arquivo DashboardClientDeployOut.log. Procure por "Painel de Registro" e veja se há algum erro.

O script de instalação do Dashboard Client desempenha diversas etapas. Aqui estão as mensagens que indicam o início de uma etapa. Verifique o arquivo DashboardClientDeployOut.log e examine se cada etapa é concluída sem erros.
Etapa (Step) Mensagem
Criar recursos do WebSphere Application Server, como origens de dados Create WAS resources..
Implementar o arquivo WAR Deploying war...
Implementar o tema do WebSphere Business Monitor Deploying themes...
Salvar a página de Boas-Vindas do WebSphere Portal Exporting Welcome Page ...
Configurar a página de Boas-vindas do WebSphere Business Monitor Setting Welcome Page ...
Criar a ligação do espaço de nomes Creating namespace bindings and mapping EJB Refs ...
Criar a origem de dados do DB2 Alphablox Create Alphablox data source...
Atualizar a tabela Monitor_Client Register Dashboard Client...

Direitos Autorais IBM Corporation 2005. Todos os Direitos Reservados.