A visualização Instâncias Ativas mostra os detalhes de um processo no tempo de execução. Ela exibe informações sobre as instâncias em execução em tempo real. Visualizar os detalhes dessa análise de tempo de execução pode ajudar a monitorar atentamente seus processos de negócios.
Utilizando a visualização Instâncias Ativas, você pode monitorar valores de KPIs e métricas que pertencem a um grupo de medidas de negócios agregadas. As instâncias de processo disponíveis para um grupo selecionado de medidas de negócios são exibidas. Você pode visualizar e monitorar os valores de seus KPIs, métricas, chaves, cronômetros e contadores associados. Pode pesquisar detalhadamente as instâncias-filhas de uma instância-pai para visualizar as atividades subjacentes, por exemplo, itens em instâncias de processos, sejam eles realizados por atividades, subprocessos locais ou subprocessos globais.
Essa visualização exige um modelo de medidas de negócios que contenha um ou mais processos definidos e agregações de processos. Cada grupo deve conter medidas de negócios definidas para os processos. Opcionalmente, você pode controlar as instâncias exibidas na visualização Instâncias Ativas configurando uma expressão de filtro no modo de configuração ou de edição.
Você pode desempenhar ações administrativas nas instâncias do processo. Quando o mecanismo de tempo de execução for o WebSphere Process Server, você poderá desempenhar estas ações administrativas:
Você pode estabelecer uma ligação entre a visualização Alertas e a visualização Instâncias Ativas. Ao clicar na origem de um alerta, na visualização Alertas, a instância de processo associada que acionou o alerta é exibida na visualização Instâncias Ativas.
Também é possível estabelecer uma ligação entre a visualização Instâncias Ativas e a visualização Diagramas de Processo. Quando você cria essa conexão, o diagrama da instância do processo na visualização Diagramas de Processo é automaticamente realçado, com base na instância do processo selecionada na visualização Instâncias Ativas.
A configuração salva pela função de Administrador poderá ser customizada posteriormente por outras funções, contanto que estas tenham acesso ao modo de edição como, por exemplo, a função de Usuário Privilegiado. Você pode editar as definições de configuração, classificando a ordem das medidas classificáveis e a expressão de filtro.
Quando a visualização Instâncias Ativas é configurada, você pode ver, no modo de visualização, uma tabela listando as instâncias de processo e os valores de suas medidas de negócios. É possível classificar a lista completa de instâncias de processo exibida, desempenhar ações administrativas e pesquisar detalhadamente as instâncias que contêm atividades, subprocessos locais, subprocessos globais ou todos esses tipos. As colunas de pesquisa detalhada podem ser uma coluna para atividades e uma ou mais colunas para subprocessos locais. Os cabeçalhos das colunas que representam os subprocessos locais exibem os nomes desses subprocessos conforme definido no modelo de medidas de negócios. Essas colunas podem existir ou não na tabela de instâncias, dependendo do modelo do processo. Por exemplo, se o modelo de processo Pedido de Crédito tem um subprocesso global denominado Manipulação, a pesquisa detalhada é ativada na coluna de instâncias de atividade rotulada Subprocesso. Se o modelo de processo tem um ou mais subprocessos locais, Manipulação de Pagamento e Avaliação de Risco, a tabela de instâncias de processo inclui duas colunas com os mesmos nomes.