Finalizando a Configuração dos Serviços de Movimentação de Dados

As instâncias implementadas dos componentes Capture e Apply utilizam, por padrão, as credenciais do usuário que as iniciou. Embora isso possa ser suficiente para algumas topologias, existem dois cenários em que credenciais alternativas precisam ser utilizadas

Para suportar esses cenários, é necessário criar arquivos de senhas contendo as credenciais de usuário a serem utilizadas no lugar das credenciais de usuário atuais. Como os arquivos de senhas não são criados automaticamente durante a implementação, é necessário desempenhar as seguintes etapas para os dois cenários:
  1. Prepare um arquivo para armazenar as informações de ID do usuário e senha a serem utilizadas ao conectar-se a um banco de dados de origem. Em uma janela de linha de comandos do DB2, digite o comando a seguir e substitua os sinalizadores de substituição marcados como este: <nome_do_sinalizador_de_substituição> pelo valor apropriado.

    asnpwd INIT encrypt all using <arquivo_de_senha>. A ferramenta asnpwd cria um arquivo vazio: <arquivo_de_senha>.

    Chamadas de exemplo: asnpwd INIT encrypt all using password.aut

  2. Salve as informações de acesso ao banco de dados (ID do usuário, senha e nome do banco de dados) para cada banco de dados ao qual o utilitário de replicação terá que se conectar. Em uma janela de linha de comandos do DB2, digite o comando a seguir e substitua os sinalizadores de substituição marcados como este: <nome_do_sinalizador_de_substituição> pelo valor apropriado.

    asnpwd ADD alias <nome_do_BD> ID <ID_do_usuário> PASSWORD <Senha> using <arquivo_de_senha>.

    Repita esta etapa para cada banco de dados, se necessário. O programa criptografa as informações digitadas e as salva no <arquivo_de_senha>.

    Chamada de exemplo:
    • asnpwd ADD alias STMD7 id MYUSRID password MYPASSWRD using password.aut
    • asnpwd ADD alias RTMD7 id MYUSRID2 password MYPASSWRD2 using password.aut
  3. Atualize os arquivos de configuração dos utilitários modificando os scripts de inicialização executáveis gerados (StartCapture e StartApply). Você anexa o parâmetro de arquivo de senha à chamada de linha de comandos do utilitário de replicação. O utilitário utiliza as credenciais de usuário criptografadas armazenadas no arquivo especificado no lugar das credenciais padrão. O arquivo de senha deve estar localizado no diretório de trabalho definido pelo parâmetro CAPTURE_PATH (ou APPLY_PATH).
    Exemplo de alterações:
    • Conteúdo de arquivo original do script de início do Capture: db2cmd asncap CAPTURE_SERVER=stmd7 CAPTURE_SCHEMA=CAPTURE_1 CAPTURE_PATH="c:\tmp\state_capture_log"
    • Conteúdo de arquivo modificado do script de início do Capture: db2cmd asncap CAPTURE_SERVER=stmd7 CAPTURE_SCHEMA=CAPTURE_1 CAPTURE_PATH="c:\tmp\state_capture_log" pwdfile="password.aut"
    • Conteúdo de arquivo original do script de início do Apply: db2cmd asnapply APPLY_QUAL=Apply_1 CONTROL_SERVER=RTMD7 APPLY_PATH="C:\tmp\apply"
    • Conteúdo de arquivo modificado do script de início do Apply: db2cmd asnapply APPLY_QUAL=Apply_1 CONTROL_SERVER=RTMD7 APPLY_PATH="C:\tmp\apply" pwdfile="password.aut"
  4. Copie o <arquivo_de_senha> que foi criado nas etapas 1 e 2 no diretório apropriado. Os utilitários de replicação tentam abrir o arquivo de senha na inicialização. Ocorrerá um erro se o arquivo: <arquivo_de_senha> não existir no diretório de trabalho identificado pelo parâmetro CAPTURE_PATH (ou APPLY_PATH). Se nenhum parâmetro de diretório de trabalho for especificado, os utilitários tentarão localizar o arquivo no diretório de trabalho atual.
Para obter informações adicionais sobre utilitários do DB2, consulte o DB2 SQL Replication Guide and Reference.
Conceitos relacionados
Serviço de Movimentação de Dados de Tempo de Execução para Histórico
Estado no Tempo de Execução do Serviço de Movimentação de Dados
Serviços de Movimentação de Dados
Administração de Serviços de Movimentação de Dados
Configuração do Serviço de Movimentação de Dados
Tarefas relacionadas
Implementando os Serviços de Movimentação de Dados
Configurando Opções dos Serviços de Movimentação de Dados
Consolidando Scripts de Início e Parada

Direitos Autorais IBM Corporation 2005, 2006. Todos os Direitos Reservados.