Aplicativo de Portal dos Painéis

Ao instalar o componente Dashboard Client através do WebSphere Business Monitor Launchpad, um novo aplicativo de portlet denominado WebSphere Business Monitor v6.0 - Dashboard Client Concrete Application é incluído na lista de aplicativos de portlet do WebSphere Portal. Esse aplicativo é o contêiner de diversos portlets para que cada portlet no aplicativo represente uma visualização de painel específica do WebSphere Business Monitor.

Você pode acessar o novo aplicativo de portlet do WebSphere Business Monitor através da página Aplicativos na seção Gerenciamento de Portlet em Administração de Portal. Por meio dessa página, você pode realizar um conjunto de atividades em cada aplicativo. Também é possível exibir a lista de visualizações (portlets) contidas neste aplicativo de portlet clicando no nome do aplicativo de portlet. Alternativamente, você pode gerenciar diretamente as diferentes visualizações através da página Portlets na seção Gerenciamento de Portlet em Administração de Portal, onde uma lista de todos os portlets (incluindo o Monitor Dashboard Views) instalados no portal é exibida. Você pode procurar visualizações de painel através de qualquer tipo de procura disponível e, assim, executar um conjunto de atividades em cada visualização.

A seguir estão as atividades comuns que podem ser realizadas tanto no aplicativo de portlet do WebSphere Business Monitor quanto em qualquer uma de suas visualizações:

Quando o Dashboard Client é instalado no WebSphere Portal pela primeira vez. Os portlets, nesse caso, são denominados Portlets Concretos. Você pode ter mais de um portlet concreto do mesmo portlet fazendo cópias dos primeiros portlets concretos para que essas cópias tenham a mesma configuração inicial padrão.

Quando o administrador incluir um portlet concreto específico (visualização) em uma página de portal (painel), uma instância do portlet concreto será criada (Instância do Portlet Concreto). Essa instância terá um conjunto de parâmetros de configuração diferente da configuração inicial de acordo com as alterações feitas pelo administrador quando ele configurou a instância do portlet concreto na página. Da mesma forma, você pode ter diversas instâncias do mesmo portlet concreto incluindo esse portlet concreto em páginas diferentes. Mas, nesse caso, a configuração de cada instância será a mesma que a configuração da primeira instância do portlet concreto. Isso quer dizer que elas não obterão a configuração inicial do portlet concreto antes que sejam feitas as alterações, mas sim após a alteração.

Quando um usuário editar a visualização em uma página, que é uma instância do portlet concreto, uma instância específica dessa instância do portlet concreto será criada com o nome Instância do Portlet do Usuário, que terá parâmetros de configuração especiais exibidos somente para esse usuário na sessão ativa atual. Você também pode ter diversas instâncias do portlet do usuário para a mesma instância do portlet concreto, e cada instância do portlet do usuário obterá suas primeiras definições de configuração a partir de sua instância do portlet concreto de origem.

A partir do que foi dito acima, será obrigatória a criação de cópias das visualizações fornecidas (portlet concreto) antes de inclui-las nas páginas de portal para manter inalterada a configuração inicial padrão das visualizações e, assim, evitar que as definições de configuração dessa visualização sejam aplicadas sempre que você quiser incluir outra instância da visualização.

Tarefas relacionadas
Administrando Painéis e Visualizações
Referências relacionadas
Informações do WebSphere Portal

Direitos Autorais IBM Corporation 2005, 2006. Todos os Direitos Reservados.