Implementação de uma Nova Versão de Modelo

Durante o tempo de execução, podem ser requeridas algumas alterações ao modelo de medidas de negócios. Essas alterações serão feitas no Editor de Medidas de Negócios e irão requerer uma nova implementação para o modelo. De acordo com as alterações feitas, o Schema Generator irá avaliar se este modelo será um novo modelo ou uma nova versão de modelo.

Para obter mais informações sobre as alterações aplicáveis, consulte geração de artefatos de gerenciamento de mudanças na seção de serviços de banco de dados.

Para uma nova versão de modelo, o Schema Generator irá gerar os scripts para alterar os bancos de dados correspondentes. O DBA decidirá se irá gerar os artefatos do modelo como implementação pela primeira vez ou se irá gerar os artefatos para alterar os bancos de dados, baseado apenas nas alterações. Para implementar uma nova versão de modelo, você terá de executar as seguintes etapas:
  1. Exporte o modelo de medidas de negócios do Editor de Medidas de Negócios.O arquivo monitor.zip exportado contém o modelo de medidas de negócios.
  2. Configure o Schema Generator através do console administrativo do WebSphere Business Monitor. Como parte da configuração, você deve formular uma estratégia para salvar os artefatos gerados. Ao escolher um diretório de saída, selecione um diretório que inclua o nome do projeto, versão do projeto e data do modelo de medidas de negócios. Utilizando um mecanismo como este irá ajudar no gerenciamento de artefatos gerados, além de ajudar o suporte IBM caso suporte seja solicitado. Para obter mais informações sobre administração do Schema Generator, consulte a seção Gerenciando o Schema Generator.
  3. Gere os artefatos novamente a partir do Schema Generator através do console administrativo do WebSphere Business Monitor.
    Nota: Para gerar os artefatos das diferenças entre o novo modelo e apenas o modelo implementado, desmarque a caixa de opções ignorar implementações anteriores ao gerar artefatos. Se você desejar preencher um banco de dados vazio, selecione esta caixa de opções.
    Os artefatos gerados serão colocados em uma pasta à parte, juntamente com o modelo de medidas de negócios.
  4. Verifique a saída do Schema Generator para assegurar que nenhuma alteração incompatível seja feita no modelo. Caso tenha ocorrido alguma, exporte o modelo de medidas de negócios como um novo modelo.
  5. O DBA deverá fazer backup dos bancos de dados antes de executar novos scripts. Para obter informações adicionais sobre o backup do banco de dados, consulte a seção DB2 Data Recovery.dos dinâmicas.
  6. Execute os scripts DDL (Database Definition Language) gerados para alterar as tabelas de banco de dados existentes de acordo com as alterações. Para obter mais informações sobre a execução dos scripts gerados, consulte a seção Criando tabelas de banco de dados dinâmicas.
  7. Implemente os artefatos de replicação para ativar a replicação entre bancos de dados do WebSphere Business Monitor. Para obter informações adicionais sobre a implementação de artefatos de replicação, consulte a seção Implementando serviços de movimentação de dados.
  8. Importe as definições de Cube Views no DB2 OLAP Server. Para obter informações adicionais sobre a implementação de visualizações de cubo, consulte a seção implementando o esquema de banco de dados de visualizações de cubo.
  9. Crie os cubos do ABX manualmente no console administrativo DB2 ALPHABLOX. Para obter mais informações sobre a criação manual de cubos do ABX, consulte a seção criando cubo do ABX manualmente.
  10. Inicie os serviços de movimentação de dados para iniciar a sincronização entre bancos de dados do WebSphere Business Monitor. Para obter mais informações sobre a inicialização de serviços de movimentos de dados, consulte a seção iniciando/parando um serviço de movimento de dados.
  11. Importe o arquivo zip compactado que inclui o modelo de medidas de negócios e definições de visualizações de cubo no console administrativo do WebSphere Business Monitor. Será necessário reiniciar o WebSphere Application Server após esta etapa neste caso.
A implementação da nova versão do modelo pode não ter o desempenho esperado devido aos seguintes motivos:
Nota:

Direitos Autorais IBM Corporation 2005, 2006. Todos os Direitos Reservados.