A arquitetura do WebSphere Business Monitor 6.0.1 inclui um conjunto de componentes internos e um grupo de componentes externos.
Os Modelo de Medidas de Negócios, definidos no
WebSphere Business
Modeler, são uma parte essencial do
monitoramento. Em um modelo de medidas de negócios,
você define os pontos de medição, filtros de evento, medições, suas correlações e as origens dos dados de negócios.
Quando o modelo de medidas de negócios for concluído,
você irá exportá-lo para o WebSphere Business Monitor. O WebSphere Business Monitor reconhece os modelos a serem monitorados e as medições que serão capturadas a partir de eventos recebidos.
As visualizações de painéis exibem KPIs (Key Performance Indicators) criados de eventos coletados, baseados em um modelo, para criar representações gráficas desses valores. São geradas notificações sobre situações e ações, de acordo com uma condição definida, para realizar ações corretivas e detectar e impedir falhas durante a operação.
Todas essas ações são realizadas através de um conjunto de componentes internos:
- Monitor Server: Recebe eventos, manuseia instâncias de contexto de monitoramento e armazena e persiste métricas de tempo de execução e
histórico, além de valores de KPI dessas instâncias.
- Painéis: Exibem os dados monitorados. Oferecem um conjunto pré-definido de visualizações que podem ser customizadas para oferecer suporte a diferentes representações de dados e oferecer análise aprimorada de dados.
- Bancos de Dados: Oferecem ao Monitor Server as informações para processamento de eventos. Eles também fornecem ao cliente dos painéis as informações para preenchimento de visualizações.
As informações são transferidas através dos bancos de dados através de outro componente do monitor, o Replication Manager.
- Adaptive Action Manager: Oferece diferentes tipo de respostas de negócios resultantes de situações expressas
dentro dos eventos recebidos.
- Schema Generator: Gera scripts de bancos para serem utilizados para
criação de bancos de dados nos bancos de dados de Estado, Tempo de Execução e Histórico. Esses bancos de dados contêm
os dados do modelos de medidas de negócios.
O Schema Generator também gera as descrições de metadados doDB2 Cube Views para o banco de dados de histórico e gera os mapeamentos de bancos de dados para o Replication Manager.
Outros componentes externos essenciais ao funcionamento do monitor são:
- BME (Editor de Medidas de Negócios): Utilizado para criar o modelo de medidas de negócios que define o que seria monitorado, por exemplo, monitorando contextos, KPIs (Key Performance Indicators), métricas e situações de negócios.
- Common Event Infrastructure: Oferece gerenciamento de eventos através da recepção de origens de eventos e transferência dos mesmos para os consumidores de eventos que expressaram interesse nesses eventos.
- DB2 Alphablox e DB2 Cube
Views: Oferecem análise aprimorada de dados para painéis.
O diagrama a seguir ilustra a interação entre os componentes acima:
Figura 1. Diagrama da Arquitetura do Monitor