Um gabarito de serviço de ação é ligado, por padrão, a uma rotina de tratamento da ação específica durante a criação do gabarito. Ligar um evento de situação a um gabarito de serviço de ação associado a uma rotina de tratamento da ação específica permite que o Adaptive Action Manager chame o serviço de ação apropriado.
Quando um evento de situação é detectado, o Adaptive Action Manager chama um ou mais gabaritos de serviço de ação de acordo com a configuração de ligação. Um evento de situação é um Common Base Event que representa uma notificação de uma situação de negócios. Os eventos de situação são elementos do modelo de medidas de negócios que são definidos no Editor de Medidas de Negócios como eventos de saída. Quando a situação é acionada, o Observation Manager emite o evento de situação. Por exemplo, um evento de situação pode ser definido como acionador de uma situação quando um determinado KPI (Key Performance Indicator) excede um limite. O evento de situação é, então, publicado na CEI (Common Event Infrastructure) e roteado para uma especificação de ativação do WebSphere, que é ligada a uma fila que está sendo atendida pelo Adaptive Action Manager.
Os eventos de situação são definidos no Adaptive Action Manager por um nome e uma descrição. Em seguida, eles são ligados a um gabarito de serviços de ação e, assim, a uma rotina de tratamento da ação correspondente através do nó Administration no console administrativo do WebSphere Application Server. Essa ligação no tempo de execução permite que os componentes do Adaptive Action Manager utilizem a rotina de tratamento da ação e o par de gabaritos para chamar o serviço de ação apropriado.
Quando a ligação está configurada, o Adaptive Action Manager pode analisar o evento de situação recebido e selecionar uma ação apropriada através do serviço de catálogo de ações. A seleção é feita procurando a ação apropriada no catálogo de ações, onde as informações sobre ligações estão armazenadas. Com base nessas informações, o Adaptive Action Manager cria entidades chamadas de ações executáveis. A funcionalidade de um determinador de evento para ação determina quais ações executáveis devem ser chamadas para um evento de situação de entrada, correspondendo-o ao nome da situação armazenado em um elemento de dados estendidos no Common Base Event.