O Monitor Server, um componente principal do WebSphere Business Monitor, é responsável pelo processamento de eventos e cálculo de medidas e valores. Ele é hospedado no WebSphere Process Versão 6.0. Fornece as funções de servidor através de três componentes principais: o Observation Manager, Persistence Manager e a camada de acesso do CEI (Common Event Infrastructure). Esses componentes são componentes internos que são apenas utilizados internamente no Monitor Server.
Observation Manager
O Observation Manager age como o mecanismo de execução para o modelo de medidas de negócios exportado a partir do WebSphere Business Modeler e importado para o WebSphere Business Monitor. Neste modelo, você poderá definir as métricas e KPIs para monitorar os eventos utilizados ao calculá-los. O Observation Manager então utilizará o modelo, receberá os eventos e calculará as métricas que serão exibidas nas visualizações de painéis.
O Observation Manager manuseia todas as opções de métricas de instâncias de processo requeridas para o gerenciamento de processos de negócios no tempo de execução. Ele cria, lê, atualiza e encerra instâncias de contexto, além de calcular os valores de métrica dessas instâncias.
O Observation Manager consome eventos do CEI para atualizar as métricas e KPIs exibidos em visualizações de painel.
Persistence Manager
A persistência dos valores de tempo de execução de grupos de medida de negócios, métricas e KPIs é feita através do Persistence Manager. Ele oferece funções de persistência para o Observation Manager. O Observation Manager não acessa banco de dados diretamente. Em vez disso, o Persistence Manager abrange todas as opções de recuperação de armazenamento de banco de dados.
CEI Access Layer:
O CEI Access Layer é o componente responsável por acessar o CEI e o Common Base Events para obter componentes que são origens e consumidores dos eventos. Por exemplo, o Observation Manager pode ser a origem do evento que envia eventos para o CEI, que serão utilizados pelo Action Manager, o consumidor de eventos neste exemplo. O CEI Access Layer oferece um camada de abstração que oculta a interação direta com as APIs do CEI e os detalhes do Common Base Events.