Para iniciar ou parar um serviço de movimentação de dados para um modelo de medidas de negócios, é necessário identificar as instâncias associadas do componente principal e ativá-las ou desativá-las.
Todas as instâncias do componente Capture (Origem) e todas as instâncias do componente Apply (Destino) são consideradas instâncias do componente principal. As instâncias do componente ETL e as instâncias do componente Target Life Cycle são dependentes das instâncias do componente Apply (Destino). As instâncias do componente Source Life Cycle são dependentes do componente Capture (Origem) e não precisam ser iniciadas ou paradas explicitamente. Em geral, todas as instâncias do componente Capture (Origem) no banco de dados de origem e todas as instâncias do componente Apply (Destino) precisam ser iniciadas ou paradas pelo usuário. Apenas após todas essas instâncias terem sido iniciadas ou paradas, um serviço de movimentação de dados é considerado iniciado ou parado (totalmente operacional).
Uma instância do componente Capture é equivalente a um programa DB2 Capture e uma instância do componente Apply é equivalente a um programa DB2 Apply. Ambos os programas podem ser iniciados e parados manualmente utilizando scripts ou por meio do uso de ferramentas ou serviços de planejamento, dependendo do sistema operacional em que seu sistema de banco de dados foi instalado. Durante a implementação, os scripts de início e parada que estão prontos para utilização são criados. Em sistemas Windows, esses scripts são arquivos em batch. Em sistemas UNIX, eles são scripts de shell.