O modelo de medidas de negócios Importado é Executado com Sucesso, mas Nenhum Dado é Armazenado nos Bancos de Dados

O problema: um modelo de medidas de negócios foi importado com sucesso para o console administrativo do WebSphere Business Monitor. Seu arquivo BPEL (Business Process Execution Language) .ear foi instalado com sucesso no WebSphere Process Server. As instâncias do processo que pertencem a esse modelo foram criadas e estão sendo executadas com sucesso. As tabelas do banco de dados Estado foram criadas com sucesso. Mas nenhum dado relacionado foi criado e armazenado no banco de dados de Estado.

As etapas a seguir podem ajudá-lo a investigar e solucionar o problema:

  1. Ative o nível de detalhes do registro no nível mais sensível. Consulte Gerenciando o Registro e Rastreio para obter detalhes sobre como configurar o nível de detalhes do registro.
  2. Ative o data store CEI (Common Event Infrastructure). Consulte Ativando e Desativando o Armazenamento de CEI para obter detalhes.
  3. Crie uma nova instância de processo no mecanismo do tempo de execução, de forma que novos eventos serão enviados para o Monitor Server.
  4. Verifique se os eventos são gerados e enviados com sucesso para o CEI efetuando logon na página da Web do aplicativo Common Base Event Viewer e procurando por eventos criados recentemente. Consulte o tópico denominado Visualizando Eventos Monitorados na documentação do WebSphere Process Server para obter detalhes.
  5. Se os eventos não existirem no data store do CEI, verifique a implementação do modelo BPEL no WebSphere Process Server. Consulte o tópico denominado Resolução de Problemas de Implementação com Falha na documentação do WebSphere Process Server para obter detalhes sobre a resolução de problemas na implementação do BPEL.
  6. Se os eventos existirem no datastore do CEI, verifique se os recursos JMS foram criados e configurados com sucesso.
    1. Vá para o console administrativo do WebSphere Application Server selecionando Recursos > Provedores de JMS > Sistema de Mensagens Padrão > Servidor.
    2. Selecione Connection Factory de Fila JMS na seção Connection Factories e verifique se a connection factory de fila JMS do WebSphere Business Monitor foi criado com o nome MonitorQueueFactory.
    3. Selecione Recursos > Fornecedores de JMS > Sistema de Mensagens Padrão > Servidor.
    4. Selecione Fila JMS na seção Destinos e verifique se a fila JMS foi criada com o nome MonitorQueueDestination.
  7. Verifique trace.log, a procura de exceções. Se não houver nenhuma, rastreie a filtragem e o rastreio de correlação dos eventos. Se o recurso de rastreio estiver ativado e o nível de registro estiver configurado para o nível mais sensível, é preciso descobrir se todos os eventos recebidos pelo WebSphere Business Monitor se encontram no arquivo de rastreio. Siga o rastreio do primeiro desses eventos (ou qualquer evento de criação) para ver como foi filtrado por cada processo registrado. Para cada processo registrado para o evento, uma mensagem indica se o método filterAndHandle foi iniciado e se o evento atravessou o filtro. Se o filtro foi bem-sucedido, siga a correlação para ver quantas instâncias foram retornadas pela consulta para essa entrada de evento. Se for um evento de criação (por exemplo, BPC.BFM.PROCESS.STATUS), a consulta deve retornar 0 instâncias. A criação de um novo registro para esse processo ou instância de atividade deve ser acionado.

Direitos Autorais IBM Corporation 2005, 2006. Todos os Direitos Reservados.