Criação de um Fluxo de Mensagens

Crie um fluxo de mensagens para especificar como processar as mensagens no intermediário. Você pode criar qualquer número de fluxos de mensagens e implementá-los em um ou mais intermediários.

Antes de começar:

O fluxo de mensagens e seus recursos são armazenados em um sistema de arquivos ou em um repositório compartilhado. Se estiver utilizando um sistema de arquivos, esse poderá ser a unidade local ou uma unidade compartilhada. Se você armazenar arquivos em um repositório, poderá utilizar qualquer dos repositórios disponíveis que são suportados pelo Eclipse, por exemplo, CVS.

Utilize esse processo para criar um fluxo de mensagens completo que possa ser implementado ou um subfluxo que forneça um subconjunto de funções (por exemplo, uma rotina de processamento de erros reutilizável) que você não possa implementar nela própria.

Para criar um fluxo de mensagens, execute as seguintes ações:

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Se ainda não tiver criado o projeto do fluxo de mensagens no qual deseja criar o fluxo de mensagens, você poderá criá-lo agora, consulte Criando um Projeto de Fluxo de Mensagens ou poderá criar o projeto do fluxo de mensagens como uma etapa opcional na criação do fluxo de mensagens (consulte a etapa 4). O projeto pode estar vazio ou ter fluxos de mensagens definidos.
  3. Desempenhe uma das seguintes ações para abrir um novo fluxo de mensagens:
    • Clique em Arquivo > Novo > Fluxo de Mensagens.
    • Clique com o botão direito do mouse em qualquer recurso na visualização Desenvolvimento do Intermediário e clique em Novo > Fluxo de Mensagens.
    • Pressione Ctrl+N. Esta ação exibe uma caixa de diálogo na qual é possível selecionar o assistente para criar um novo objeto:
      1. Clique em Intermediários de Mensagem na visualização à esquerda. A visualização direita exibe uma lista de objetos que você cria para WebSphere Event Broker.
      2. Clique em Fluxo de Mensagens na visualização à direita, em seguida, clique em Avançar. O assistente de Novo Fluxo de Mensagens é exibido.
  4. Início da mudançaIdentifique o projeto no qual você deseja definir o fluxo de mensagens. Este campo é filtrado para mostrar apenas recursos no conjunto de trabalhos ativo. Fim da mudança
    • Se você tiver um recurso selecionado na visualização Desenvolvimento do Intermediário, o nome do objeto correspondente será exibido no campo Projeto do Fluxo de Mensagens.
    • Se não tiver um recurso selecionado, o primeiro campo estará vazio.
      • Se ainda não tiver criado o projeto do fluxo de mensagens para este fluxo de mensagens, você poderá desempenhar qualquer uma das seguintes ações:
        • Digite o nome do projeto no campo.
        • Clique na seta para baixo e selecione o projeto apropriado da lista exibida.
      • Se ainda não tiver criado o projeto do fluxo de mensagens, selecione Novo. O assistente de Novo Projeto do Fluxo de Mensagens é iniciado e você pode utilizá-lo para criar o projeto do fluxo de mensagens para seu novo fluxo de mensagens, consulte Criando um Projeto de Fluxo de Mensagens. Quando concluir a criação do novo projeto do fluxo de mensagens, o assistente de Novo Projeto do Fluxo de Mensagens será fechado e o nome de seu novo projeto do fluxo de mensagens será exibido no campo Projeto do Fluxo de Mensagens na janela Novo Fluxo de Mensagens.

    Se a sua entrada não for um nome de projeto válido, a janela exibirá uma cruz vermelha e a mensagem de erro O projeto especificado não existe.

  5. No campo Nome do Fluxo de Mensagens, digite o nome do novo fluxo de mensagens. É possível utilizar qualquer caractere válido para o nome, mas é útil escolher um nome que reflita sua função, por exemplo, OrderProcessing.
  6. Decida se deseja utilizar o esquema do intermediário padrão. Ao criar um projeto de fluxo de mensagens, um esquema padrão é criado nele, e esse valor padrão será assumido, a menos que você cancele sua seleção. Você pode criar e utilizar esquemas diferentes dentro de um único projeto para organizar recursos de fluxo de mensagens e fornecer o escopo de nomes de recursos para assegurar a exclusividade.
    • Se desejar que o fluxo de mensagens seja criado no esquema do intermediário padrão, certifique-se de selecionar Utilizar Padrão na seção Organização do Fluxo.
    • Para utilizar um esquema de intermediário diferente, cancele a seleção de Utilizar Padrão. Agora é possível desempenhar qualquer uma das seguintes ações:
      • Digite o nome do esquema do intermediário no campo Esquema.
      • Clique em Procurar para selecionar qualquer um dos esquemas do intermediário no projeto do fluxo de mensagens.
  7. Clique em Concluir.
O novo fluxo de mensagens (<message_flow_name>.msgflow) é exibido em seu projeto na visualização Desenvolvimento do Intermediário. A visualização do Editor está vazia e pronta para receber sua entrada.
Em seguida, você pode executar uma das seguintes tarefas:
Conceitos relacionados
Repositório de Desenvolvimento
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Esquemas do Intermediário
Visão Geral da Implementação
Tarefas relacionadas
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Decidindo Quais Nós Utilizar
Criando um Projeto de Fluxo de Mensagens
Referências relacionadas
Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário
Regras para Nomenclatura de Objetos de Espaço de Trabalho
Nós Internos
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009. Todos os Direitos Reservados.
Última atualização : 2009-02-13 15:33:02

ac02200_