Isso é parte da tarefa maior de personalizar o ambiente z/OS.
O WebSphere Event Broker requer a configuração de alguns parâmetros do sistema UNIX. Você pode utilizar o comando do operador SETOMVS para alterações dinâmicas ou o membro BPXPRMxx PARMLIB para alterações permanentes. Consulte o manual z/OS UNIX System Services Planning para obter informações adicionais.
Utilize o comando D OMVS,O para exibir as opções OMVS atuais.
Não inclua os endereços de intermediários se você utilizar a saída IEFUSI para limitar o tamanho da região dos espaços de endereços OMVS.
Configure os parâmetros UNIX mostrados na seguinte tabela.
Descrição | Parâmetro | Valor |
O tamanho máximo do arquivo de dump de memória (em bytes) que um processo pode criar. Permita um tamanho ilimitado. | MAXCORESIZE | 2 147 483 647 |
O tempo de CPU (em segundos) que um processo pode utilizar. Permita um tempo de CPU ilimitado. | MAXCPUTIME | 2 147 483 647 |
O tamanho da região do espaço de endereçamento. Defina como o tamanho do maior espaço de endereçamento. | MAXASSIZE | > 1 073 741 824 Um valor mínimo de 393 216 000 bytes é necessário. |
Especifica o número máximo de encadeamentos que podem estar ativos em um único processo. Depende das definições dos fluxos de mensagens. | MAXTHREADS MAXTHREADTASKS | O valor de MAXTHREADS and MAXTHREADTASKS depende
de seu aplicativo. Para calcular o valor necessário para cada fluxo de mensagens:
|
A implementação de um fluxo de mensagens, que inicia um grupo de execução em um novo espaço de endereço, utiliza os recursos Semáforo e SharedMemorySegment do USS. Cada novo espaço de endereço utiliza um semáforo e SharedMemorySegment. O SharedMemorySegment é excluído imediatamente após o início do novo espaço de endereço, mas o semáforo permanece durante a existência do novo espaço de endereço.
Você deve configurar IPCSEMNIDS para um valor quatro vezes o número de espaços de endereço potenciais do grupo de execução em um sistema.
É necessário um SharedMemorySegment para cada espaço de endereço do grupo de execução iniciado. Você deve configurar IPCSEMNIDS para um valor que exceda o número de espaços de endereço potenciais do grupo de execução em um sistema.
Um espaço de endereço de controle (processos BIPSERVICE e BIPBROKER) pode ser conectado a vários SharedMemorySegments, potencialmente um para cada espaço de endereço do grupo de execução iniciado para esse intermediário. Você deve configurar IPCSHMNSEGS para um valor que excede o número potencial de grupos de execução para cada intermediário.
Assegurando Espaço Suficiente para Arquivos Temporários
A variável de ambiente TMPDIR é o nome do caminho do diretório que está sendo utilizado para arquivos temporários. Se não for configurado, o shell do z/OS utilizará /tmp.
Ao iniciar os componentes do WebSphere Event Broker, espaço suficiente é necessário no diretório referido por TMPDIR. Em particular, o Java precisa de espaço suficiente para manter todos os arquivos JAR necessários ao WebSphere Event Broker.
Se você não alocar espaço suficiente, os espaços de endereços do grupo de execução serão encerrados de forma anormal com um código 2C1.
Permita pelo menos 50 MB de espaço neste diretório ara componentes do intermediário e 10 MB de espaço para componentes do Gerenciador de Configuração. Pode ser necessário mais espaço, se você implementar os nós definidos pelo usuário maiores ou outros arquivos JAR no componente do intermediário.
Definindo Arquivos do WebSphere Event Broker como Programas de Biblioteca Compartilhada
/usr/lpp/mqsi/bin/*
/usr/lpp/mqsi/lil/*
/usr/lpp/mqsi/lib/*
/usr/lpp/mqsi/lib/wbirf/*
/usr/lpp/mqsi/lib/wbimb/*
/usr/lpp/mqsi/lib/wbieb/*
extattr +l /usr/lpp/mqsi/bin/*
-rwxr-x--- a-l- 1 USER GROUP 139264 Mar 15 10:05 bipimainem que l (L minúscula, como em a-l-) mostra que o programa está ativado para execução em um espaço de endereço compartilhado.
/D OMVS,LIMITS