MQOutput

Utilize o nó MQOutput para enviar mensagens para clientes que se conectam ao intermediário utilizando o WebSphere MQ Enterprise Transport e que utilizam as interfaces de programação de aplicativos MQI e AMI.

Este tópico contém as seguintes seções:

Propósito

O nó MQOutput entrega uma mensagem de saída de um fluxo de mensagens para uma fila do WebSphere MQ. O nó utiliza MQPUT para colocar a mensagem na fila de destino especificadas.

Se apropriado, defina a fila como uma fila em cluster ou compartilhada do WebSphere MQ. Ao utilizar um fila em cluster do WebSphere MQ, deixe o Nome do Gerenciador de Filas vazio.

Você pode configurar o nó MQOutput para colocar uma mensagem em uma fila do WebSphere MQ específica que esteja definida em qualquer gerenciador de filas que seja acessível pelo gerenciador de filas do intermediário.

Defina outras propriedades para controlar a maneira na qual as mensagens são enviadas, fazendo com que as opções MQPUT apropriadas sejam definidas; por exemplo, você pode solicitar que uma mensagem seja processada sob controle de transação. Você também pode especificar que o WebSphere MQ pode, se apropriado, dividir a mensagem em segmentos no gerenciador de filas.

Se você criar um fluxo de mensagens para ser utilizado como um subfluxo, não poderá utilizara um nó de saída padrão; utilize uma instância do nó Saída para criar um terminal Out para o subfluxo pelo qual a mensagem será propagada.

Se você não quiser que o fluxo de mensagens envie mensagens para uma fila do WebSphere MQ, escolha outro nó de saída suportado.

O nó MQOutput está contido no repositório da paleta do WebSphere MQ e é representado no ambiente de trabalho pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó MQOutput

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Para obter um exemplo de como utilizar este nó, suponha que você tenha gravado um aplicativo de publicação que publica atualizações de estoque regularmente. O aplicativo envia as mensagens para o intermediário em um nó MQInput e o fluxo de mensagens disponibiliza as publicações para vários assinantes por meio de um nó Publicação. Você inclui um nó MQOutput para enviar a mensagem a um aplicativo que registra cada alteração de preço que ocorre.

Configurando o Nó MQOutput

Quando tiver colocado uma instância do nó MQOutput em um fluxo de mensagens, você poderá configurá-lo; consulte Configurando um Nó do Fluxo de Mensagens. As propriedades do nó são exibidas na visualização Propriedades. Para exibir as propriedades do nó, dê um clique duplo no nó ou clique com o botão direito do mouse no nó e clique em Propriedades.

Todas as propriedades obrigatórias para as quais é necessário digitar um valor (aquelas que não têm um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco.

Configure o nó MQOutput.

  1. Opcional: na guia Descrição, digite uma descrição breve e/ou longa. Você também pode renomear o nó nessa página.
  2. Na guia Básico:
    • Para enviar a mensagem de saída para uma única fila de destino que é definida por esse nó, digite o nome da fila para a qual o fluxo de mensagens envia as mensagens em Nome da Fila (Queue Name).
    • Digite o nome do gerenciador de filas para o qual essa fila é definida no Nome do Gerenciador da Fila. Você deve configurar estas propriedades se configurar a propriedade Modo de Destino na guia Avançado (descrito posteriormente nesta seção) como Nome da Fila. Se você definir o Modo de Destino para outro valor, essas propriedades são ignoradas.
  3. As propriedades da guia Avançado definem o controle transacional para a mensagem e a maneira que a mensagem é colocada na fila. Muitas destas propriedades mapeiam para opções na chamada MQPUT.
    • Selecione o Modo de Destino na lista. Essa propriedade identifica as filas nas quais a mensagem de saída é colocada:
      • Nome da Fila (Queue Name) (o padrão). A mensagem é enviada para a fila nomeada na propriedade Nome da Fila (Queue Name). As propriedades Nome do Gerenciador de Filas e Nome da Fila na guia Básico serão obrigatórias se você selecionar esta opção.
      • Fila Responder para. A mensagem é enviada para a fila nomeada no campo ReplyToQ no MQMD.

        Início da mudançaAo selecionar essa opção, o nó MQOutput constrói uma mensagem de resposta WebSphere MQ. Consulte Conteúdo da mensagem de resposta WebSphere MQ para obter informações adicionais sobre as configurações utilizadas pelo nó MQOutput e pela pasta Root.MQMD nesta situação.Fim da mudança

    • Selecione o Modo de Transação na lista para determinar como a mensagem é colocada:
      • Se você selecionar Automático (padrão), a capacidade de transação da mensagem será derivada da forma que ela foi especificada no nó de entrada.
      • Se você selecionar Sim, a mensagem será colocada de forma transacional.
      • Se selecionar Não, a mensagem será colocada de forma não transacional.
      Para obter informações adicionais, consulte Configurando para Transações Coordenadas.
    • Selecione o Modo de Persistência na lista para determinar se a mensagem é colocada de forma persistente:
      • Se você selecionar Automático (o padrão), a persistência será conforme especificada na mensagem de entrada.
      • Se selecionar Sim, a mensagem será colocada de forma persistente.
      • Se selecionar Não, a mensagem será colocada de forma não persistente.
      • Se selecionar Conforme Definido para a Fila, a persistência da mensagem será conforme definida para a fila do WebSphere MQ.
    • Selecione Novo ID de Mensagem (New Message ID) para gerar um novo ID de mensagem para essa mensagem. Essa propriedade é mapeada para a opção MQPMO_NEW_MSG_ID do MQPMO do MQI.

      Limpe a caixa de opções, se você não deseja gerar um novo ID. Um novo ID de mensagem ainda será gerado se você selecionar Pedido na guia Pedido.

      Informações adicionais sobre as opções para as quais esta propriedade mapeia estão disponíveis na seção Referência de Programação do Aplicativo do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line, ou no manual da Versão 5.3 no WebSphere MQ.

    • Selecione Novo ID de Correlação (New Correlation ID) para gerar um novo ID de correlação para essa mensagem. Essa propriedade é mapeada para a opção MQPMO_NEW_CORREL_ID do MQPMO do MQI. Limpe a caixa de opções, se você não deseja gerar um novo ID.

      Informações adicionais sobre as opções para as quais esta propriedade mapeia estão disponíveis na seção Referência de Programação do Aplicativo do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line, ou no manual da Versão 5.3 no WebSphere MQ.

    • Selecione Segmentação Permitida (Segmentation Allowed) se você quiser que o WebSphere MQ segmente a mensagem no gerenciador de filas, quando apropriado. Desmarque a caixa de opções para que a segmentação não ocorra. Início da mudançaConsulte Enviando Segmentos de Mensagens em uma Mensagem do WebSphere MQ para obter informações adicionais sobre a segmentação da mensagem.Fim da mudança

      Informações adicionais sobre as opções para as quais esta propriedade mapeia estão disponíveis na seção Referência de Programação do Aplicativo do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line, ou no manual da Versão 5.3 no WebSphere MQ.

    • Selecione Contexto da Mensagem (Message Context) para indicar como será tratado o contexto de origem. Escolha uma das seguintes opções:
      • Transmitir Tudo (Pass All) é mapeado para a opção MQPMO_PASS_ALL_CONTEXT do MQPMO do MQI.
      • Transmitir Identidade (Pass Identity) é mapeado para a opção MQPMO_PASS_IDENTITY_CONTEXT do MQPMO do MQI.
      • Definir Tudo (Set All) é mapeado para a opção MQPMO_SET_ALL_CONTEXT do MQPMO do MQI.
      • Definir Identidade (Set Identity) é mapeado para a opção MQPMO_SET_IDENTITY_CONTEXT do MQPMO do MQI.
      • Padrão (Default) é mapeado para a opção MQPMO_DEFAULT_CONTEXT do MQPMO do MQI.
      • Nenhum (None) é mapeado para a opção MQPMO_NO_CONTEXT do MQPMO do MQI.

      Informações adicionais sobre as opções para as quais esta propriedade mapeia estão disponíveis na seção Referência de Programação do Aplicativo do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line, ou no manual da Versão 5.3 no WebSphere MQ.

    • Selecione Autoridade do Usuário Alternativa (Alternate User Authority) se desejar que a opção MQOO_ALTERNATE_USER_AUTHORITY seja definida nas opções abertas (MQOO) do MQI. Se você selecionar essa caixa de opções, essa opção será especificada quando a fila for aberta para saída. As informações sobre o usuário alternativas são recuperadas das informações de contexto na mensagem. Limpe a caixa de opção se não desejar especificar autoridade do usuário alternativa. Se você desmarcar a caixa de opções, o ID do usuário de serviço do intermediário será utilizado quando a mensagem for colocada.
  4. Na guia Pedido, configure as propriedades para definir as características de cada mensagem de saída gerada.
    • Selecione Pedido (Request) para marcar cada mensagem de saída no MQMD como uma mensagem de pedido (MQMT_REQUEST) e limpe o campo do identificador de mensagem (definido como MQMI_NONE) para assegurar que o WebSphere MQ gere um novo identificador. Limpe a caixa de opções para indicar que cada mensagem de saída não está marcada como uma mensagem de pedido. Você não poderá selecionar esta caixa de opções se tiver selecionado um Modo de Destino de Fila Responder para.

      Será gerado um novo identificador de mensagem mesmo que a caixa de opção Novo ID de Mensagem não estiver selecionada na guia Avançado.

    • Digite um nome de gerenciador de filas em Gerenciador de Filas Responder para. Esse nome é inserido no MQMD de cada mensagem de saída como o gerenciador de filas de resposta.
    • Digite um nome de fila em Fila Responder para. Esse nome é inserido no MQMD de cada mensagem de saída como a fila de resposta.

Conectando Terminais

Conecte o terminal In ao nó do qual as mensagens de saída ligadas são roteadas.

Conecte o terminal Out ou Failure desse nó a outro nó nesse fluxo de mensagens para enviar a mensagem para um destino adicional.

Início da mudança

Conteúdo da mensagem de resposta WebSphere MQ

O:
  • Valores dos seguintes campos no MQMD estão configurados, are set, independente das configurações realizadas:
      MQMD.Report = 0;
      MQMD.PutApplType = MQAT_BROKER;
      MQMD.PutDate = Obtido da registro de data e hora atual
      MQMD.PutTime = Obtido da registro de data e hora atual
      MQMD.PutApplName = MsgTree.MQMD.ReplyToQMgr (primeiros 28 caracteres)  
  • Valores dos seguintes campo são definidos pelos valores da pasta Root.MQMD:
      MQMD.Version
      MQMD.Format  MQMD.Priority
      MQMD.Persistence
      MQMD.Expiry
      MQMD.Encoding
      MQMD.CodedCharSetId
      MQMD.GroupId
      MQMD.MsgSeqNumber
      MQMD.Offset
      MQMD.MsgFlags
      MQMD.OriginalLength
  • Os seguintes valores no MQMD são definidos condicionalmente, baseados em valores no nó MQOutput e na pasta Root.MQMD:
      IF MsgTree.MQMD.MsgType = MQMT_REQUEST THEN                       
        MQMD.MsgType = MQMT_REPLY;                                      
      IF Nodes Message Context is Default, PassAll or PassIdentity THEN 
        MQMD.UserIdentifer = MsgTree.MQMD.UserIdentifier;               
      IF MsgTree.MQMD.Report contains MQRO_PASS_CORREL_ID THEN          
        MQMD.CorrelId = MsgTree.MQMD.CorrelId;                          
               ELSE
        MQMD.CorrelId = MsgTree.MQMD.MsgId;                       
      IF MsgTree.MQMD.Report contains MQRO_PASS_MSG_ID THEN             
        MQMD.MsgId = MsgTree.MQMD.MsgId;                                
               ELSE
        MQMD.MsgId = MQMI_NONE;  
  • O valor do campo MQMD.Persistence é baseado no modo Persistence no nó MQOutput.

Quando a estrutura do MQMD de saída tiver sido construída, o Contexto da Mensagem no nó MQOutput será ignorado, e o comportamento será como configurar Tudo.

Os valores que são substituídos, são executados apenas na estrutura do MQMD de saída; não são feitas atualizações na pasta do MQMD na árvore de mensagens.

Fim da mudança

Configurando para Transações Coordenadas

Quando você define um nó MQOutput, a opção que seleciona para a propriedade Modo de Transação define se a mensagem é gravada no ponto de sincronização:
  • Se você selecionar Sim, a mensagem será gravada no ponto de sincronização (ou seja, dentro de uma unidade de trabalho do WebSphere MQ).
  • Se você selecionar Automático (o padrão), a mensagem será gravada no ponto de sincronização se a mensagem de entrada que chega for marcada como persistente.
  • Se você selecionar Não, a mensagem não será gravada no ponto de sincronização.
Outra propriedade do nó MQOutput, Modo de Persistência, define se a mensagem de saída será marcada como persistente quando for colocada na fila de saída:
  • Se você selecionar Sim (Yes), a mensagem será marcada como persistente.
  • Se você selecionar Automático (o padrão), a persistência de mensagem será determinada a partir das propriedades da mensagem que chega, conforme configurado no MQMD.
  • Se você selecionar Não (No), a mensagem não será marcada como persistente.
  • Se você selecionar Conforme Definido para a Fila, a persistência da mensagem será configurada conforme definido na fila do WebSphere MQ pelo nó MQOutput especificando a opção MQPER_PERSISTENCE_AS_Q_DEF no MQMD.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó MQOutput são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Entrada O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.
Failure O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for detectado um defeito quando a mensagem for colocada na fila de saída.
Out O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for colocada com êxito na fila de saída e se for requerido processamento adicional nesse fluxo de mensagens.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó. A coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcada com um asterisco caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido); a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens ao arquivo BAR para implementá-lo).

As propriedades Descrição do nó MQOutput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Nome do Nó Não Não O tipo de nó, MQOutput O nome do nó.
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.

As propriedades Básicas do nó MQOutput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Nome do Gerenciador de Fila Não Sim   O nome do gerenciador de filas do WebSphere MQ para o qual a fila de saída, especificada em Nome da Fila (Queue Name), está definida.
Nome da Fila Não Sim   O nome da fila de saída WebSphere MQ onde este nó coloca mensagens (utilizando MQPUT).

As propriedades Avançadas do nó MQOutput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Modo de Destino Sim Não Nome da Fila As filas nas quais a mensagem de saída é enviada. Os valores válidos são , Fila Responder para e Nome da Fila.
Modo de Transação Sim Não Automático Essa propriedade controla se a mensagem é colocada de maneira transacional. Os valores válidos são Automático, Sim e Não.
Modo de Persistência Sim Não Automático Essa propriedade controla se a mensagem é colocada de maneira persistente. Os valores válidos são Automático, Sim, Não, e Como Definido para Fila.
Novo ID da Mensagem Sim Não Não Selecionada Se você selecionar essa caixa de opções, o WebSphere MQ gerará um novo identificador de mensagem para substituir o conteúdo do campo MsgId no MQMD.
Novo ID de Correlação Sim Não Não Selecionada Se você selecionar essa caixa de opções, o WebSphere MQ gerará um novo identificador de correlação para substituir o conteúdo do campo CorrelId no MQMD.
Segmentação Permitida Sim Não Não Selecionada Se você selecionar esta caixa de opção, WebSphere MQ quebrará a mensagem em segmentos no gerenciador de filas.
Contexto da Mensagem Sim Não Transmitir Tudo Essa propriedade controla como o contexto de origem é tratado. Os valores válidos são Transmitir Tudo, Transmitir Identidade, Definir Tudo, Definir Identidade e Padrão.
Autoridade de Usuário Alternativa Sim Não Não Selecionada Se você selecionar essa caixa de opções, a autoridade alternativa será utilizada quando a mensagem de saída for colocada.

As propriedades Pedido do nó MQOutput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Pedido Sim Não Não Selecionada Se você selecionar a caixa de opções, cada mensagem de saída será gerada como uma mensagem de pedido.
Gerenciador de Filas Responder para Não Sim   O nome do gerenciador de filas do WebSphere MQ para o qual a fila de saída, especificada em Fila Responder para (Reply-to Queue), está definida.
Responder para a Fila Não Sim   O nome da fila do WebSphere MQ na qual será colocada uma resposta para este pedido.
Referências relacionadas
Nó MQInput
Nó Saída
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009. Todos os Direitos Reservados.
Última atualização : 2009-02-13 15:33:04

ac04570_