O Que Há de Novo no Versão 6.0?

Este tópico introduz a nova função principal no WebSphere Event Broker Versão 6.0.

Consulte também Nova Função Incluída nos Fix Packs da Versão 6.0.
Suporte Estendido a Plataformas
O Configuration Manager é suportado em todas as plataformas do intermediário, incluindo z/OS, Linux, UNIX e Windows; consulte Configuration Manager.

O Message Brokers Toolkit pode ser instalado no Linux em x86, além de no Windows; consulte Message Brokers Toolkit.

O suporte a banco de dados no Linux em x86 é estendido para incluir o Oracle, além do DB2; consulte Bancos de Dados Suportados.

Instalação e Migração Simplificadas

A instalação do WebSphere Event Broker Versão 6.0 é mais fácil do que a instalação do WebSphere Business Integration Event Broker Versão 5.0, pois o número de produtos de pré-requisito foi reduzido. Para obter informações adicionais sobre a instalação, consulte Guia de Instalação.

O Configuration Manager não requer mais um banco de dados.

É fornecido um assistente de Configuração Padrão para construir rapidamente um ambiente completo para desenvolvimento ou outras configurações simples no Windows e Linux em x86. Para obter informações adicionais sobre o assistente de Configuração Padrão, consulte Utilizando o Assistente de Configuração Padrão e o Guia de Instalação.

Migrações do WebSphere MQ Event Broker Versão 2.1 e do WebSphere Business Integration Event Broker Versão 5.0 são suportadas. O Versão 2.1 e o Versão 5.0 podem coexistir com o WebSphere Event Broker Versão 6.0, permitindo uma migração em fases. Além disso, o comando mqsimigratecomponents é fornecido para migrar componentes individuais de um código base para outro. Para obter informações adicionais sobre migração, consulte Migrando e Fazendo Upgrade.

A instalação do WebSphere Event Broker para z/OS Versão 6.0 foi simplificada das seguintes formas:
  • Um único comando pode ser utilizado para criar os componentes intermediárioConfiguration Manager e Servidor de Nome de Usuário.
  • Todos os comandos são baseados na JCL, o que significa que nenhum shell do UNIX é necessário.
Para obter informações adicionais, consulte Guia de Instalação.
Message Brokers Toolkit Aprimorado
O Message Brokers Toolkit é baseado no release mais atual do Rational Application Developer, desenvolvido com a plataforma de software livre Eclipse. O Message Brokers Toolkit inclui os seguintes novos recursos:
  • Suporte no Linux em x86, além do Windows.
  • Editores XML.
  • Depuração visual com Fluxos de Mensagens, o que reduz a necessidade de alternar a perspectiva do Eclipse. Para obter informações adicionais, consulte Visão Geral do Depurador de Fluxo.

Para obter informações adicionais sobre o Message Brokers Toolkit, consulte Message Brokers Toolkit.

Desempenho e Escalabilidade Aprimorados
O desempenho do tempo de execução do intermediário foi aperfeiçoado significativamente pelos seguintes aprimoramentos:
  • Os comprimentos de caminhos das principais funções do intermediário foram reduzidos.
  • O custo de análise e fluxo de mensagens foi reduzido.
  • As funções de publicação/assinatura foram aprimoradas.
  • Os requisitos de armazenamento dos analisadores XML foram reduzidos para que mensagens maiores possam ser processadas.
Coexistência
O WebSphere Event Broker Versão 6.0 pode coexistir com um produto Versão 2.1 ou Versão 5.0 no mesmo computador. É possível instalar o WebSphere Event Broker Versão 6.0 em um local diferente no mesmo computador, migrar seus componentes e recursos para o WebSphere Event Broker Versão 6.0 e desinstalar o produto Versão 2.1 ou Versão 5.0 posteriormente quando você tiver certeza de que não precisa mais dele.
Com algumas restrições, todos os componentes do Versão 5.0 podem participar de um domínio de intermediário do Versão 6.0 e todos os componentes do Versão 6.0 podem participar de um domínio de intermediário do Versão 5.0. Um intermediário do Versão 2.1 é o único componente do Versão 2.1 que pode participar de um domínio de intermediário do Versão 6.0.

Para obter informações adicionais sobre a coexistência, consulte Coexistência com Versões Anteriores e outros Produtos.

Orientando fluxos de mensagens
Os Fluxos de Mensagens podem ser orientados por transportes JMS. Os provedores JMS suportados incluem o provedor JMS integrado no WebSphere Application Server Versão 6.0; consulte WebSphere Broker JMS Transport.
Gerenciamento Aprimorado
Controle de versão de Runtime
As capacidades de controle de versões aprimoradas introduzidas no ambiente de desenvolvimento no último release foram estendidas ao ambiente do tempo de execução.Todos os recursos implementados podem ser identificados com versão, autor e outras informações úteis, além dos atributos de hora padrão de compilação e desenvolvimento. As novas informações são exibidas na interface de administração, facilitando ver quais recursos foram implementados. Para obter informações adicionais sobre o controle de versão de runtime, consulte Versão e Palavras-chave do Fluxo de Mensagens.
Maior Automação
Foram fornecidos utilitários de linha de comandos novos e estendidos para permitir automação total da implementação nos ambientes de produção dos novos recursos.

A API Configuration Manager Proxy (CMP) Java é uma nova interface de aplicativo de gerenciamento de sistemas fornecida para permitir que o WebSphere Event Broker seja totalmente gerenciado por produtos e utilitários diferentes do Message Brokers Toolkit e da interface da linha de comandos. Para obter informações adicionais sobre o CMP, consulte Desenvolvendo Aplicativos que Utilizam a API Java do Configuration Manager Proxy.

Segurança Aprimorada

A comunicação entre o Message Brokers Toolkit e um Configuration Manager foi estendida para permitir a utilização de SSL para segurança adicional.

Nós Definidos pelos Usuários
Você pode implementar nós definidos pelo usuário que foram criados e fornecidos pelos usuários do WebSphere Message Broker Versão 6.0 ou por fornecedores de software independentes e outras empresas. Utilize esses nós nos fluxos de mensagens do WebSphere Event Broker para inclusão na função fornecida pelos nós integrados ou fornecidos.

Para obter informações adicionais, consulte Nós Definidos pelos Usuários.

Gerenciamento de Licença
O WebSphere Event Broker suporta um novo formulário de gerenciamento de licença utilizando o ITLM (IBM Tivoli License Manager), Versão 2.1, para todas as plataformas WebSphere Event Broker, exceto z/OS. A implementação do ITLM concede preços de subcapacidade para eBusiness On Demand.

Para obter informações adicionais sobre ITLM, consulte Instalando o Tivoli License Manager.

Conversão de Página de Código
O conjunto de conversores de página de códigos utilizado pelo WebSphere Event Broker foi atualizado e agora é composto por conversores de página de códigos das bibliotecas ICU (International Components for Unicode) para Unicode, Versão 3.2. Para obter a lista de conversores de página de códigos incluída no conjunto, consulte Páginas de Códigos Suportadas.

Para obter informações sobre como incluir conversores de página de códigos adicionais no conjunto, consulte Gerando um Novo Conversor de Página de Códigos.

WebSphere MQ como um gerenciador de transações
Ao utilizar o WebSphere MQ Versão 6.0 como um gerenciador de transações em um ambiente de 64 bits, as origens de dados em fluxos de mensagens coordenados não podem conectar-se a instâncias do DB2 de 32 bits. Se as origens de dados de seus fluxos de mensagens coordenados conectarem ao DB2, assegure que conectem somente a instâncias do DB2 de 64 bits.
Conceitos relacionados
Novidades na Versão 5.0
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009. Todos os Direitos Reservados.
Última atualização : 2009-02-13 15:32:58

ab00025_