Criando um Banco de Dados DB2 no Windows

Utilize mqsicreatedb ou o Centro de Controle do DB2 para criar um banco de dados DB2.

Ao criar um intermediário, você especifica o nome de usuário e a senha que serão utilizados para a conexão com o banco de dados do intermediário. O processo de criação de um intermediário criará as tabelas necessárias do intermediário no esquema do usuário no banco de dados do intermediário, se as tabelas ainda não existirem. O DB2 autentica o nome do usuário utilizando o gerenciamento de usuário do sistema operacional; não é necessário definir o nome do usuário para o próprio DB2.

Utilizando o Comando mqsicreatedb

Para criar um banco de dados utilizando o comando mqsicreatedb, digite o comando na linha de comandos para cada banco de dados que deseja criar, especificando os parâmetros apropriados. Você deve fornecer um nome de usuário e uma senha que sejam conhecidos no DB2. Especifique se deseja criar um banco de dados DB2 (não um banco de dados Derby).

Para obter informações adicionais sobre estes e outros parâmetros, e para obter exemplos de utilização de comandos, consulte o Comando mqsicreatedb.

Utilizando o Centro de Controle do DB2

Para criar um banco de dados utilizando o Centro de Controle do DB2:
  1. Inicie o Centro de Controle do DB2 clicando em Iniciar > Programas > IBM DB2 > Ferramentas de Administração Geral > Centro de Controle
  2. Expanda Todos os Sistemas (All Systems) na árvore de objetos no Centro de Controle do DB2 até localizar Bancos de Dados (Databases).
  3. Clique com o botão direito do mouse em Bancos de Dados (Databases) e clique em Criar Banco de Dados (Create Database) > Padrão (Standard).
  4. Insira um nome e alias do banco de dados. Se você tiver uma convenção de nomenclatura para bancos de dados, escolha um nome compatível. O nome do alias pode ser o mesmo que o nome do banco de dados. Os nomes dos bancos de dados são limitados a oito caracteres. Por exemplo, digite WBRKBKDB.
  5. Clique em Concluído.
  6. Quando tiver concluído estas etapas para cada banco de dados criado, clique em OK.
  7. Aumente o tamanho de heap do banco de dados para assegurar que ele seja suficiente para o intermediário. Esta tarefa é descrita em Alterando o Tamanho de Heap do Banco de Dados em Bancos de Dados do Intermediário do DB2.

Utilizando Outras Opções do DB2

Se preferir, você pode utilizar qualquer outro método suportado pelo DB2 para criar um banco de dados (incluindo a linha de comandos ou arquivos em lote); consulte a documentação do DB2 para obter detalhes de como fazer isso.

Se você utilizar a linha de comandos do DB2 para criar os bancos de dados, deverá ligar o pacote db2cli ao banco de dados. Não será necessário fazer isso se você tiver utilizado o assistente do Centro de Controle do DB2, o comando mqsicreatedb, ou se tiver criado o intermediário com o assistente de Configuração Padrão.

Para ligar o pacote ao banco de dados:

  1. Abra uma janela Processador de Linha de Comandos do DB2.
  2. Conecte-se ao banco de dados do intermediário utilizando o seguinte comando:
    db2cmd db2 CONNECT to <SeuNomedoBancodeDadosdoIntermediário>
  3. Digite os seguintes comandos, em que C:\ é a unidade na qual você instalou o DB2. É necessário digitar o caminho da instalação completo do DB2; não utilize espaço ou aspas.
    db2 bind
    C:\SQLLIB\BND\@db2ubind.lst GRANT PUBLIC
    db2 bind C:\SQLLIB\BND\@db2cli.lst GRANT PUBLIC
  4. Repita as duas etapas anteriores para cada banco de dados do intermediário.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009. Todos os Direitos Reservados.
Última atualização : 2009-02-13 15:33:28

ah14470_