Migrando um Intermediário da Versão 5.0 para a Versão 6.0 em Sistemas Operacionais Distribuídos

Migrar um intermediário para utilizar os recursos avançados disponíveis em um domínio do intermediário da Versão 6.0.

Se você parar o intermediário, poderá migrá-lo imediatamente para a nova versão no mesmo computador. Se preferir não parar o intermediário para evitar problemas para seus aplicativos de negócios ou se desejar reproduzir o recurso do intermediário em outro computador, poderá mover a lógica do aplicativo do intermediário da Versão 5.0 para um intermediário da Versão 6.0 separado.

Se estiver utilizando o Message Brokers Toolkit Versão 5.1, substitua todas as referências à "Versão 5.0" por "Versão 5.1".

Selecione o tópico apropriado para seu ambiente.

Migrando um Intermediário no mesmo Computador

Para migrar um intermediário da Versão 5.0 em sistemas operacionais distribuídos para a Versão 6.0 no mesmo computador, conclua as seguintes etapas:
  1. Instale o WebSphere Event Broker Versão 6.0 em um local diferente do WebSphere Business Integration Event Broker Versão 5.0.
  2. Em seu ambiente de comando do Versão 5.0, pare o intermediário do Versão 5.0.
  3. Pare todos os canais que estiverem conectados ao intermediário do Versão 5.0.
  4. Atualize o arquivo de definições ODBC para o formato da Versão 6.0, seguindo as instruções em Atualizando Suas Definições ODBC ao Migrar.
  5. Início da mudançaConfigure o ambiente de comandos da Versão 6.0 correto:
    • Linux platformUNIX platform Início da mudançaNos sistemas Linux e UNIX, abra um novo shell e execute o perfil do ambiente mqsiprofile para esta instalação do Versão 6.0.Fim da mudança
    • Windows platform No Windows, clique em Iniciar e abra o Console de Comandos que está associado a esta instalação do Versão 6.0.
    Fim da mudança
  6. Digite o comando mqsimigratecomponents para migrar o intermediário. Exemplo:
    mqsimigratecomponents Broker1
  7. Se estiver executando a Versão 6.0 em um sistema operacional de 64 bits, faça as seguintes alterações em seu ambiente:
    • Não é mais necessário exportar bibliotecas de 32 bits na variável de ambiente LIBPATH. Remova todas as configurações de variáveis semelhantes às seguintes configurações:
      export LD_LIBRARY_PATH=[DB2instanceDir]/sqllib/lib32:$LD_LIBRARY_PATH
      export SHLIB_PATH=$ORACLE_HOME/lib32:$SHLIB_PATH
    • Se você desejar continuar utilizando grupos de execução de 32 bits e você utilizar o DB2 para seu banco de dados do intermediário, configure a variável de ambiente apropriada para a versão do DB2 que você instalou.

      Para o DB2 Versão 8:

      MQSI_LIBPATH32=$MQSI_LIBPATH32:[DB2InstanceDir]/sqllib/lib
      Para o DB2 Versão 9:
      MQSI_LIBPATH32=$MQSI_LIBPATH32:[DB2InstanceDir]/sqllib/lib32
      Se seu intermediário suportar apenas grupos de execução de 64 bits, esta variável não será necessária.
  8. Inicie o intermediário do Versão 6.0 utilizando o comando mqsistart.

Migrando a Lógica de um Aplicativo de Intermediário da Versão 5.0 para Outra Instalação

Antes de começar

Para concluir esta tarefa, você deve ter um Message Brokers Toolkit Versão 5.0 ou Versão 6.0 disponível.

Antes de migrar um intermediário, certifique-se de que não haja nenhuma agregação em andamento. Quando migrar um intermediário para Versão 6.0, todos os dados ativos que estão sendo armazenados para agregações em andamento serão perdidos.

Se o intermediário for executado em um código do idioma que não esteja listado no tópico Códigos do Idioma, verifique se a página de códigos é uma das páginas de códigos suportada e que o código do idioma esteja configurado corretamente.

Para migrar um intermediário da Versão 5.0 em sistemas operacionais distribuídos para a Versão 6.0 em um local diferente no mesmo computador ou em um computador diferente, conclua as seguintes etapas:
  1. Instale o WebSphere Event Broker Versão 6.0 como uma nova instância no computador no qual o WebSphere Business Integration Event Broker Versão 5.0 está instalado ou em um computador diferente. Para obter instruções detalhadas, consulte o Guia de Instalação.
  2. Atualize o arquivo de definições ODBC para o formato da Versão 6.0, seguindo as instruções em Atualizando Suas Definições ODBC ao Migrar.
  3. Início da mudançaConfigure o ambiente de comandos da Versão 6.0 correto:
    • Linux platformUNIX platform Início da mudançaNos sistemas Linux e UNIX, abra um novo shell e execute o perfil do ambiente mqsiprofile para esta instalação do Versão 6.0.Fim da mudança
    • Windows platform No Windows, clique em Iniciar e abra o Console de Comandos que está associado a esta instalação do Versão 6.0.
    Fim da mudança
  4. Crie um intermediário do Versão 6.0 utilizando o comando mqsicreatebroker; dê a ele um nome diferente do nome do intermediário do Versão 5.0.

    Os intermediários não podem compartilhar gerenciadores de filas. Você não pode migrar um intermediário para um gerenciador de filas que já esteja sendo utilizado por um intermediário existente.

  5. Inicie o intermediário do Versão 6.0 utilizando o comando mqsistart.
  6. Inclua o novo intermediário no domínio concluindo as seguintes etapas:
    1. Criar um Configuration Manager
    2. Criar uma Conexão de Domínio
    3. Conectar ao Domínio do Intermediário
    4. Incluir um Intermediário em um Domínio de Intermediário
  7. Grave uma lista dos grupos de execução existentes no intermediário da Versão 5.0 e crie estes mesmos grupos de execução no novo intermediário. Utilize o Message Brokers Toolkit Versão 5.0 ou Versão 6.0 para concluir esta etapa.
  8. Implemente os fluxos de mensagens do intermediário da Versão 5.0 no intermediário da Versão 6.0. Utilize o Message Brokers Toolkit Versão 5.0 ou Versão 6.0 para concluir esta etapa.
  9. Configure todas as outras propriedades relevates do intermediário do Versão 5.0 no intermediário do Versão 6.0. Por exemplo, você pode precisar configurar propriedades que você configura utilizando o comando mqsichangeproperties ou como resultado de utilizar determinados nós, tais como nós de Publicação ou SCADA.
  10. Pare o intermediário da Versão 5.0. Início da mudançaSe você tiver instalado o Versão 6.1 no mesmo computador, você deverá digitar o comando mqsistop no ambiente de comando do Versão 5.0 correto.Fim da mudança
  11. Remova o intermediário da Versão 5.0 do ambiente de trabalho.
  12. Reimplemente a topologia.
  13. Exclua o intermediário do Versão 5.0 utilizando o comando mqsideletebroker.
Quando você tiver migrado o intermediário, migre o restante dos componentes:

Ao concluir essas tarefas, consulte as tarefas de pós-migração para obter informações sobre as tarefas que você pode querer executar após a migração.

Conceitos relacionados
Intermediários
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009. Todos os Direitos Reservados.
Última atualização : 2009-02-13 15:33:31

ah23831_