O procedimento a ser seguido para migrar um intermediário WebSphere MQ que faça parte de uma rede de vários intermediários é basicamente igual ao necessário para migrar um intermediário único.
Antes de iniciar a migração, é preciso considerar:
Consulte a seção Planejando para Migração para obter informações adicionais.
A seqüência de figuras a seguir ilustra a migração de uma rede de três intermediários. As ações executadas para migrar a rede supõem que os três intermediários são migrados um por vez e que os três serão agrupados em um único coletivo no domínio de intermediários do WebSphere Event Broker.
A migração é concluída em várias etapas separadas. É melhor executar cada etapa quando o tráfego na rede for baixo (por exemplo, em fins de semana). A migração inteira é planejada em três estágios:
As etapas que você precisa executar para migrar um intermediário único em uma rede são exatamente as mesmas necessárias para migrar um intermediário WebSphere MQ independente. Consulte o Migrando Intermediários do WebSphere MQ.
A conexão entre os intermediários LONDRES e NOVA YORK é uma conexão WebSphere MQ. O ambiente de trabalho somente reconhece intermediários WebSphere Event Broker, e portanto somente LONDRES foi definido para ele. Uma conexão WebSphere Event Broker não pode ser criada neste estágio.
Essa rede mista está em um estado perfeitamente válido. Ela pode permanecer nesse estado até que você esteja pronto para o próximo estágio da migração.
Siga o procedimento passo a passo para migrar um intermediário único para o intermediário NOVA YORK. Esse procedimento é descrito na seção Migrando Intermediários do WebSphere MQ.
Os intermediários LONDRES e NOVA YORK ainda estão conectados por uma conexão WebSphere MQ. Eles podem permanecer conectados dessa forma pelo tempo que for necessário. Entretanto, para desenvolver aplicativos que utilizem as funções fornecidas pelo WebSphere Event Broker é preciso unir os dois intermediários WebSphere Event Broker utilizando o ambiente de trabalho.
O upgrade da conexão para uma conexão WebSphere Event Broker pode ser feito removendo primeiro a conexão WebSphere MQ original entre LONDRES e NOVA YORK.
mqsiclearmqpubsub NOVA YORK -n LONDRESmqsiclearmqpubsub LONDRES -n NOVA YORK
Agora utilize o ambiente de trabalho para definir o relacionamento entre os dois intermediários, LONDRES e NOVA YORK.Ambos os intermediários já estão definidos, mas o coletivo ao qual eles serão designados não está definido. Você pode definir esse coletivo na visualização de Topologia e atribuir os dois servidores intermediários a ele.Supõe-se que todos os intermediários em um coletivo estejam conectados, portanto não é preciso fazer essas conexões utilizando o ambiente de trabalho.
Os dois intermediários, LONDRES e NOVA YORK, não estão mais em um relacionamento pai-filho mas são vizinhos dentro de um coletivo. A topologia da rede WebSphere Event Broker não é baseada em uma estrutura hierárquica como era na rede WebSphere MQ.
Agora que LONDRES e NOVA YORK formam um coletivo, não há mais um nó raiz na rede WebSphere MQ.NOVA YORK é o gateway entre o intermediário WebSphere MQ (TÓQUIO) e o coletivo de intermediários WebSphere Event Broker.
O intermediário WebSphere MQ final, TÓQUIO, está agora pronto para ser migrado. Siga o procedimento descrito em Migrando Intermediários do WebSphere MQ.
mqsiclearmqpubsub NOVA YORK -n TÓQUIOmqsiclearmqpubsub TÓQUIO -n NOVA YORK
Agora utilize o ambiente de trabalho para incluir o intermediário TÓQUIO à rede WebSphere Event Broker e ao coletivo.A operação de um coletivo exige que todos os intermediários tenham conexões físicas diretas entre si (através do WebSphere MQ).
Antes que a topologia da nova rede WebSphere Event Broker possa ser implementada, é necessária uma conexão WebSphere MQ entre LONDRES e TÓQUIO.Uma série de comandos do WebSphere MQ deve ser chamada para definir os canais e as filas de transmissão que suportam tráfego de dois sentidos.
Quando você tiver concluído a migração de todos os intermediários no coletivo, terá removido o ponto de falha única no intermediário NOVA YORK. Os assinantes no intermediário LONDRES podem receber publicações do intermediário TÓQUIO mesmo quando o intermediário NOVA YORK não estiver em execução.
Antes da migração, o tráfego entre os intermediários era sempre roteado através de NOVA YORK, o nó raiz, o qual era portanto o ponto de falha única.
Para detalhes adicionais sobre como conectar intermediários entre si, consulte Configurando o WebSphere Event Broker.Para informações mais gerais sobre redes distribuídas WebSphere MQ, consulte WebSphere MQ Intercommunication.