Decidindo Quais Nós Utilizar

O WebSphere Event Broker inclui um grande número de nós de processamento de mensagens que podem ser utilizados em seus fluxos de mensagens.

Antes de começar:

Leia o tópico de conceitos sobre os nós do fluxo de mensagens.

Também é possível escolher entre nós definidos pelo usuário que foram criados e fornecidos pelos usuários do ou outros fornecedores e empresas.

Sua decisão sobre quais nós utilizar depende do processamento que você deseja executar nas mensagens.

Nós de entrada e de saída
Os nós de entrada e de saída definem pontos do fluxo de mensagens para os quais aplicativos clientes enviam mensagens (nós de entrada, como o MQInput) e a partir dos quais aplicativos recebem mensagens (nós de saída, como o MQOutput). Os aplicativos clientes interagem com esses nós, colocando mensagens ou obtendo mensagens, o recurso de E/S que é especificado pelo nó como a origem ou o destino das mensagens. Apesar de um fluxo de mensagens precisar incluir pelo menos um nó de entrada, não precisa incluir um nó de saída.
  • Se estiver criando um fluxo de mensagens que deseja implementar em um intermediário, é necessário incluir pelo menos um nó input para receber mensagens. O nó de entrada escolhido depende da origem das mensagens de entrada e onde no fluxo você deseja receber as mensagens:
    MQInput
    Utilize um nó MQInput se as mensagens chegarem no intermediário em uma fila do WebSphere MQ e o nó precisar estar no início de um fluxo de mensagens.

    A utilização de fluxos de mensagens que contêm nós MQeInput no WebSphere Event Broker Versão 6.0 é obsoleta. Projete novamente seus fluxos de mensagens para remover os nós MQe e substitui-los por nós MQ configurados para suas próprias especificações e coordenados com sua configuração de Gateway MQe. Para saber detalhes adicionais, consulte a seção Migrando um Fluxo de Mensagens que Contém Nós do WebSphere MQ Everyplace.

    MQGet
    Utilize um nó MQGet se as mensagens chegarem ao intermediário em uma fila do WebSphere MQ e o nó não precisar estar no início de um fluxo de mensagens.
    SCADAInput
    Utilize um nó SCADAInput se as mensagens forem enviadas por um dispositivo de telemetria.
    Real-timeInputouReal-timeOptimizedFlow
    Utilize um desses nós se as mensagens forem enviadas por um aplicativo JMS ou multicast.

    O nó Real-timeInput é um nó de entrada e o nó Real-timeOptimizedFlow é um fluxo de mensagens completo que fornece um fluxo de mensagens de Publicação/Assinatura de alto desempenho.

    JMSInput
    Utilize um nó JMSInput se as mensagens forem enviadas por um aplicativo JMS.
    Entrada
    Se estiver criando um fluxo de mensagens que deseja incorporar em outro fluxo de mensagens (um subfluxo) que não será implementado como um fluxo de mensagens independente, será necessário incluir pelo menos um nó Entradapara receber mensagens no subfluxo.

    Uma instância do nó Entrada representa um terminal In. Por exemplo, se você tiver incluído uma instância do nó Entrada, o ícone do subfluxo mostrará um terminal In, que pode ser conectado a outros nós no fluxo principal da mesma maneira que qualquer outro nó é conectado.

    Para implementar um fluxo de mensagens, é necessário pelo menos um nó de entrada. Se seu fluxo de mensagens não contiver um nó input, não será possível incluí-lo ao arquivo arquivado do intermediário. O nó input pode estar no fluxo principal, ou em um fluxo de mensagens que esteja incorporado no fluxo principal.

    É possível utilizar mais de um nó input em um fluxo de mensagens. Para obter mais informações, consulte Utilizando Mais de Um Nó Input.

  • Se quiser enviar as mensagens que são produzidas pelo fluxo de mensagens para um aplicativo de destino, é possível incluir um ou mais nós de saída. O nó de saída escolhido dependerá do transporte através do qual o aplicativo de destino espera receber essas mensagens:
    Publicação
    Utilize um nó Publicação para distribuir mensagens utilizando a rede de Publicação/Assinatura para aplicativos que assinam o intermediário em todos os protocolos suportados. Um nó Publicação é um nó de saída que utiliza destinos de saída identificados por assinantes cujas assinaturas correspondem às características da mensagem atual.
    MQOutput
    Utilize um nó MQOutput se o aplicativo de destino esperar receber mensagens em uma fila do WebSphere MQ ou na fila de resposta do WebSphere MQ que é especificada na mensagem de entrada MQMD.

    A utilização de fluxos de mensagens que contêm nós MQeOutput no WebSphere Event Broker Versão 6.0 é obsoleta. Projete novamente seus fluxos de mensagens para remover os nós MQe e substitui-los por nós MQ configurados para suas próprias especificações e coordenados com sua configuração de Gateway MQe. Para saber detalhes adicionais, consulte a seção Migrando um Fluxo de Mensagens que Contém Nós do WebSphere MQ Everyplace.

    MQReply
    Utilize um nó MQReply se o aplicativo de destino esperar receber mensagens na fila de resposta do WebSphere MQ especificada na mensagem de entrada MQMD.
    SCADAOutput
    Utilize um nó SCADAOutput se um dispositivo de telemetria for o destino das mensagens de saída e o nó Publicação não for apropriado.
    Real-timeOptimizedFlow
    Utilize um nó Real-timeOptimizedFlow se o aplicativo de destino for um aplicativo JMS ou multicast.
    JMSOutput
    Utilize um nó JMSOutput se as mensagens forem para um destino JMS.
    Saída
    Se estiver criando um fluxo de mensagens que deseja incorporar em outro fluxo de mensagens (um subfluxo) que não será implementado como um fluxo de mensagens independente, será necessário incluir pelo menos um nó Saída para propagar mensagens para nós subseqüentes que serão conectados ao subfluxo.

    Uma instância do nó Saída representa um terminal Out. Por exemplo, se você tiver incluído duas instâncias do nó Saída, o ícone do subfluxo mostrará dois terminais Out, que podem ser conectados a outros nós no fluxo principal da mesma maneira que qualquer outro nó é conectado.

Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Suporte ao Aplicativo para o Usuário Final
Tarefas relacionadas
Configurando os bancos de dados do intermediário
Configurando a Segurança do DB2 no z/OS
Projetando um Fluxo de Mensagens
Criação de um Fluxo de Mensagens
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Implementando
Referências relacionadas
Nós Internos
Suporte ao Aplicativo para o Usuário Final
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009. Todos os Direitos Reservados.
Última atualização : 2009-02-13 15:33:00

ac00330_