Os caracteres curinga podem ser utilizados na assinatura de aplicativos para expandir o escopo de publicações que eles registram em interesse. Especificando um caractere curinga, o assinante está especificando um padrão geral dos tópicos em que está interessado, em vez de um tópico específico.
Os caracteres utilizados são:
O intervalo completo de funções dos caracteres curinga do WebSphere Event Broker está disponível somente para clientes MQRFH2. Assinaturas feitas por clientes MQRFH a intermediários do WebSphere Event Broker para tópicos que contenham um dos caracteres curinga do WebSphere Event Broker são rejeitadas com o código de razão MQRCCF_TOPIC_ERROR.
Aplicativos que utilizam MQRFH e conectam-se a intermediários do WebSphere MQ Publicação/Assinatura em uma rede heterogênea não devem, portanto, publicar ou assinar tópicos que contenham os caracteres curinga multinível (#) ou curinga de nível único (+). Os intermediários do WebSphere MQ Publicação/Assinatura não controlam isso; se seus aplicativos especificarem caracteres curinga do WebSphere Event Broker em tópicos quando publicarem ou registrarem uma assinatura em uma rede heterogênea de intermediários, essas publicações e assinaturas serão ignoradas pelos intermediários do WebSphere Event Broker dentro da rede. Dessa maneira, é altamente recomendado que você revise e, se necessário, altere os tópicos utilizados dentro de uma implementação deWebSphere MQ Publicação/Assinatura antes de incluir um intermediário WebSphere Event Broker para a rede.
Quando aplicativos que utilizam MQRFH2 fazem uso dos caracteres curinga do WebSphere Event Broker para destinar várias publicações de dentro da rede do WebSphere MQ Publicação/Assinatura, é desempenhado o mapeamento de curingas. Na maioria dos casos, o intermediário substitui ambos os caracteres curinga multinível e curinga de nível único por um asterisco. Isso não fornece uma correspondência exata para os caracteres curinga do WebSphere Event Broker, mas assegura que um superconjunto das publicações requeridas seja enviado ao intermediário do WebSphere Event Broker. O intermediário do WebSphere Event Broker avalia os caracteres curinga "#" e "+" para corresponder às publicações corretas.
Por exemplo, o tópico "funcionário/+/desenvolvimento" é propagado como "funcionário/*/desenvolvimento" para um vizinho WebSphere MQ Publicação/Assinatura. Isto poderá fazer com que publicações redundantes sejam enviadas para o intermediário WebSphere Event Broker a partir de seu vizinho do WebSphere MQ Publicação/Assinatura. No entanto, nenhuma delas será enviada para o cliente original quando o WebSphere Event Broker avaliar a assinatura original.
A exceção a isso é uma assinatura do tópico "+", que nunca é propagado. Ele não pode ser representado como um "*" porque esse é o tópico que será propagado se uma assinatura do tópico "#" for feita no intermediário do WebSphere Event Broker.
Não especifique o caracteres curinga do WebSphere MQ Publicação/Assinatura em assinaturas do cliente do MQRFH2. Caso você especifique um ou mais, eles serão assumidos pelo WebSphere Event Broker como se fizessem parte do tópico, e conseqüentemente receberão como prefixo o caractere(%) antes da assinatura ser enviada para um vizinho do WebSphere MQ Publicação/Assinatura.
Por exemplo, se o cliente MQRFH2 assinar um tópico de "USA/Alaska*/Juneau?", isso é modificado e transmitido para um vizinho do intermediário WebSphere MQ Publicação/Assinatura como "USA/Alaska%*/Juneau%?".
Se um aplicativo utilizando MQRFH conectar-se a um intermediário WebSphere Event Broker, o WebSphere Event Broker emula o comportamento de caracteres curinga * e ? do WebSphere MQ Publicação/Assinatura utilizando uma mistura de seus próprios caracteres curinga e expressões de filtro. Aplicativos MQRFH existente que assinam um intermediário doWebSphere Event Broker conseqüentemente irão receber as mesmas publicações que devem receber caso assinem um intermediário do WebSphere MQ Publicação/Assinatura.