Exercício 1.2: Criando seu Primeiro Probe

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.1: Importando o recurso requerido.

O probe que será criado relata sempre ao entrar em um método no programa.

A criação de um probe envolve três tarefas principais:

  1. Criando um Arquivo de Origem Vazio do Probekit
  2. Criando o Conteúdo do Arquivo de Origem do Probekit
  3. Verificando o Probe

Criando um Arquivo de Origem Vazio do Probekit

Você criará o arquivo de origem Probekit em um projeto próprio. (Também poderá criar probes no mesmo projeto que seu aplicativo, mas precisa converter o projeto em um projeto do Probekit para construir probes.)

  1. Crie um novo projeto Java para conter o probe:
    1. Na barra de menus do Software Development Platform, clique em File (Arquivo) > New (Novo) > Project (Projeto). A caixa de diálogo New Project (Novo Projeto) é aberta.
    2. Expanda a entrada Java, em seguida, selecione Java Project (Projeto Java) e clique em Next (Avançar). A caixa de diálogo New Java Project (Novo Projeto Java) é aberta.
    3. No campo Project name (Nome do projeto), digite RandomNumbersProbe e clique em Finish (Concluir). Uma entrada para RandomNumbersProbe é incluída na visualização Package Explorer (Explorador de Pacotes).
  2. Converta o projeto em um projeto do Probekit:
    1. Na visualização Explorador de Pacotes, clique com o botão direito do mouse no projeto RandomNumbersProbe recém-criado, em seguida, clique em New (Novo) > Other (Outro). A caixa de diálogo New (Novo) é aberta.
    2. Marque Show All Wizards (Mostrar Todos os Assistentes) e, em seguida, expanda a entrada Profiling and Logging (Criação de Perfis e de Logs).
    3. Selecione Convert Java Projects to Probekit Projects (Converter Projetos Java em Projetos do Probekit) e clique em Next (Avançar).
    4. Se a caixa de diálogo Confirm Enablement (Confirmar Ativação) for aberta, clique em Always enable capabilities and don't ask me again (Sempre ativar os recursos e não perguntar novamente) e, em seguida, clique em OK. A caixa de diálogo Convert Java Projects to Probekit Projects (Converter Projetos Java em Projetos do Probekit) é aberta.
    5. Certifique-se de que apenas o projeto RandomNumbersProbe esteja marcado e, em seguida, clique em Finish (Concluir).
  3. Crie um novo arquivo de origem do Probekit no projeto RandomNumbersProbe:
    1. Na visualização Explorador de Pacotes, clique com o botão direito do mouse em RandomNumbersProbe e, em seguida, clique em New (Novo) > File (Arquivo). A caixa de diálogo Novo Arquivo é aberta.
    2. Selecione RandomNumbersProbe para torná-la a pasta pai.
    3. No campo File Name (Nome do Arquivo), digite RandomNumbersProbe.probe (a extensão .probe é requerida), em seguida, clique em Finish (Concluir). Uma entrada para RandomNumbersProbe.probe é incluída na visualização Explorador de Pacotes. O editor do Probekit e a visualização Problemas são abertos.

Agora você possui um arquivo de origem vazio do Probekit em seu próprio projeto. Como o arquivo está em um projeto do Probekit e você ativou "Construir Automaticamente" em seu espaço de trabalho, o compilador de probe tentou compilar o arquivo de origem. A visualização Problemas relata um erro porque um arquivo vazio não é um arquivo de origem válido do Probekit.

Criando o Conteúdo do Arquivo de Origem do Probekit

Agora você utilizará o editor do Probekit para criar o probe.

Cada definição de probe inclui um fragment (fragmento), que define a lógica do probe. O probe que você criará contém um único fragmento de código Java do tipo "entrada". Um fragmento de "entrada" é aquele que é acionado no momento da entrada dos métodos especificados no programa que está sendo investigado. Nesse probe, sempre que um método for digitado, o fragmento de "entrada" imprimirá o nome da classe e do método.

Para isso, é necessário gravar o código fonte para o fragmento e também definir dois elementos de dados, o nome da classe e o nome do método, que o fragmento deve ser capaz de acessar.

Nota: O Probekit suporta outros tipos de fragmentos além dos fragmento de "entrada". Por exemplo, também é possível gravar fragmentos que são executados quando ocorre a saída dos métodos especificados ou quando um método especificado manipula uma exceção. Consulte o sistema de ajuda para obter informações detalhadas.

Você gravará o probe de modo que seja aplicado a todos os métodos e classes. Entretanto, ao executá-lo, você limitará seu escopo filtrando as classes do sistema como parte do procedimento de ativação.

Para criar seu probe:

  1. Na borda inferior do editor do Probekit, clique na guia Probes. (As entradas na página Geral são opcionais; você pode utilizá-las para manutenção de registro.)
  2. Clique em Add Probe (Incluir Probe). Uma entrada Probe é incluída na área de janela da árvore, no lado esquerdo do editor.
  3. Clique com o botão direito do mouse na entrada Probe recém-criada e clique em New (Novo) > Fragment (Fragmento). Uma entrada Fragment (Fragmento) é incluída na área de janela da árvore, sob a entrada Probe. Por padrão, os fragmentos são criados como sendo do tipo "entrada". (Observe que entry (entrada) também é a seleção no campo Tipo de Fragmento na área de janela de edição, no lado direito do editor do Probekit.)
  4. Dê um clique duplo na guia da visualização Probekit editor (Editor do Probekit) para ampliar o editor de modo que seja possível ver toda a a área de janela de edição. (Dar um clique duplo na guia novamente restaura a visualização para seu tamanho original.)
  5. Crie uma variável para conter o primeiro dos itens de dados que você deseja definir, o nome da classe:
    1. Na área de janela de edição, sob "Itens de Dados", clique em Add (Incluir). Um item de dados padrão do tipo "className" é incluído.
    2. Clique em Edit (Editar).
    3. Na caixa de diálogo Edit Data Item (Editar Item de Dados), no campo Name (Nome), digite cname como o nome da variável, em seguida, clique em OK.
  6. Crie uma variável para conter o segundo item de dados, o nome do método:
    1. Clique em Add (Incluir) novamente, em seguida, clique em Edit (Editar) para editar o item de dados recém-criado.
    2. Para Tipo de Dados, selecione methodName na lista.
    3. No campo Name (Nome), digite mname como o nome da variável, em seguida, clique em OK.
  7. Na área Código Java, digite a seguinte linha de código:
    System.out.println("[Enter method " + cname + "." + mname + "]");
  8. Na barra de menus, selecione File (Arquivo) > Save (Salvar). O compilador do probe compila automaticamente o probe a partir de seu código fonte.

Verificando o Probe

Ao salvar o probe, o compilador do probe relata erros na visualização Problemas. Verifique a visualização Problemas para ver se ocorreu algo de errado. Se existirem erros, corrija-os no editor de Probe e salve o probe novamente.

Dois tipos de erros podem ser relatados na visualização Problemas:

Pronto: você criou seu primeiro probe.

Agora você está pronto para começar o Exercício 1.3: Aplicando seu Probe.

Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.