Exercício 1.5: Concluindo o Processo de Criação do EJB

Antes de iniciar, é necessário concluir o Exercício 1.4: Mapeando beans de entidade para bancos de dados relacionais.

O Exercício 1.5 explica as próximas etapas. Neste módulo, você será apresentado a estes conceitos:

As Próximas Etapas

Este tutorial mostrou as técnicas de utilização de diagramas de classe UML para criar alguns beans de entidade CMP simples. Entretanto, os arquivos criados não abrangem um aplicativo corporativo completo. Alguns exemplos de aplicativos corporativos estão no Samples Gallery (Ajuda > Samples Gallery). Um aplicativo real também teria esses elementos:

Para essa discussão, suponha que você tem um aplicativo corporativo completo. As próximas etapas no processo são as seguintes:

  1. Implementar o aplicativo corporativo. A etapa de implementação empacotará os projetos nos arquivos JAR, WAR e EAR, definidos pela especificação J2EE. Para implementar um aplicativo corporativo, siga estas etapas:
    1. Na visualização Explorador de Projetos, realce o projeto EJB UML EJB tutorial .
    2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Implementar.
  2. Exporte o arquivo EAR seguindo estas etapas:
    1. Na visualização Explorador de Projetos, realce o projeto UML EJB tutorialEAR do Aplicativo Corporativo.
    2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Exportar > Arquivo EAR.
    3. Forneça um diretório de destino e um nome para o arquivo EAR.
    4. Selecione Exportar arquivos de origem se quiser que os arquivos de origem Java incluídos no arquivo EAR.
    5. Selecione Concluir.
  3. Crie as tabelas do banco de dados para o servidor de teste utilizando o arquivo .ddl. Cada tipo de banco de dados utiliza um processo diferente para executar arquivos .ddl. Para obter instruções, consulte a documentação para o tipo de banco de dados que você está utilizando.
  4. Teste o aplicativo corporativo no servidor de testes dentro do workbench. Para obter informações, consulte o tópico de ajuda Testando os Beans Corporativos no Universal Test Client.
  5. Crie as tabelas de banco de dados para o servidor de produção, utilizando o arquivo .ddl. Cada tipo de banco de dados utiliza um processo diferente para executar arquivos .ddl. Para obter instruções, consulte a documentação para o tipo de banco de dados que você está utilizando.
  6. Instale o arquivo EAR em um servidor EJB de produção, utilizando o console administrativo do WebSphere. Consulte o WebSphere Application Server Information Center para a sua versão do WebSphere.

Conclua este tutorial revisando os materiais no Resumo.

Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.