Revisão de Código é um conjunto de regras que automatiza o processo de revisão de código para um desenvolvedor de software. Enquanto o processo manual de revisão de código pode consistir em discussões subjetivas e demoradas, a revisão de código automatizada é eficiente, rápida e consistente. A revisão de código automatizada completa a revisão de código manual. Ela não a substitui.
A ferramenta de revisão de código automatizada agrega valor ao processo de desenvolvimento do software de várias formas, porque ela executa as seguintes tarefas:
Como o processo automatizado é rápido, você pode executar revisões de código freqüentemente. As descobertas de revisão de código permitem capturar e corrigir problemas no início, quando a alteração é mais fácil e seu custo é mais baixo.
São fornecidas várias revisões de código. Cada revisão de código aplica-se a um conjunto diferente de regras que são organizadas em pastas. Dependendo do estágio do processo de desenvolvimento em que você está e do seu objetivo de revisão, você poderá escolher a revisão de código para atender às suas necessidades. A revisão mais ampla é a Revisão de Código Completa que aplica regras de todas as categorias, conforme mostrado na seguinte captura de tela:
Algumas categorias também têm uma revisão de código associada a elas. Por exemplo, você pode selecionar a J2SE Best Practices Code Review quando desejar aplicar regras somente para aquela categoria, conforme mostrado na seguinte captura de tela. Isso permite que você execute revisões de código cujo foco está em um aspecto particular do código.
Você pode criar regras a partir de um assistente fornecido. O assistente permite escolher entre dois tipos de regras: geral e boas práticas J2EE. Estas regras permitem que os desenvolvedores de software estendam os recursos de revisão de código criando regras para assegurar a integridade do código.
Cada regra tem um nível de gravidade. Para uma regra fornecida, é possível modificar o nível de gravidade designado a ela. Ao criar uma regra no assistente, especifique um nível de gravidade. Os três níveis de gravidade são indicados pelos seguintes ícones:
Apesar de "Recomendação" ser o nível de gravidade mais baixo, não diminua a importância de se eliminar essas descobertas. Elas refletem um conjunto de boas práticas e de padrões de mercado aos quais as equipes de engenharia devem aderir. Mesmo que essas descobertas não sejam problemas imediatos, elas podem levar a problemas no futuro.
A seguinte captura de tela mostra as regras na pasta Comparission da J2SE Best Practices Code Review. As regras na pasta têm os três níveis de gravidade.
Algumas descobertas comuns fornecem uma correção rápida, que é uma solução automatizada fornecida. Se uma descoberta na revisão de código tiver uma correção rápida, ela será indicada por um dos ícones na seguinte figura:
No ciclo de vida de desenvolvimento do software, a revisão de código automatiza o processo de revisão de período no corpo do código. As revisões de código fornecidas permitem que você execute os seguintes tipos de revisões:
Você também pode utilizar um assistente fornecido para criar suas próprias regras que são específicas para garantir a integridade da estrutura do design do seu aplicativo.
Como as revisões de código automatizadas são rápidas de serem executadas, é possível detectar, antecipadamente, problemas e inconsistências no código base. Conseqüentemente, você pode corrigir esses problemas antes que eles afetem a manutenção, a escalabilidade e o desempenho do aplicativo.
Agora, você está pronto para começar o Exercício 1.1: Importando os Recursos Obrigatórios.