Migrando Recursos JavaServer Faces em um Projeto da Web

O suporte a JavaServer Faces originalmente enviado no WebSphere Studio Site Developer V5.1.2 foi atualizado para o Rational Web Developer V6.0. Se você desejar continuar o desenvolvimento em projetos da Web da V6.0 que foram criados com o WebSphere Studio Site Developer V5.1.2, é recomendável fazer upgrade dos recursos do tempo de execução do projeto Faces para os níveis mais recentes.

Nota: Se você criou JSPs (JavaServer Pages) que continham Componentes Faces Client, deverá migrar separadamente os recursos do tempo de execução do Componentes Faces Client para os níveis mais recentes. Consulte Migrando Recursos JavaServer Faces com Componentes Faces Client.
Se você criar ou editar JSPs em um projeto migrado do WebSphere Studio Site Developer V5.1.2, será avisado que pode migrar os recursos do tempo de execução do projeto para os níveis mais recentes. Clique em OK para concluir a migração automaticamente.
Nota: Se você responder Não na primeira vez que for avisado para migrar e permanecer intencionalmente com os arquivos JARs (Java archive) de nível anteriores, você não será avisado novamente. Será necessário migrar os recursos do projeto manualmente, se precisar deles no futuro.
Para migrar os recursos de projeto JavaServer Faces manualmente:
  1. Importe seu projeto da Web existente com o conteúdo Faces para um espaço de trabalho do Rational Web Developer V6.0.
  2. Crie um novo projeto da Web (ou, se você estiver trabalhando com EGL, um novo projeto da Web EGL) e chame o projeto JSF60. Você utilizará esse projeto apenas como origem para os últimos artefatos de tempo de execução. Ele pode ser excluído depois que a migração for concluída.
  3. No Project Explorer, clique com o botão direito do mouse no projeto JSF60 e selecione Propriedades no menu. Vá para a guia Recursos do Projeto da Web e selecione Incluir Faces Base Components e Incluir Estrutura Faces Client.
  4. Se você estiver trabalhando com EGL, crie um arquivo de páginas JSF da seguinte forma:
    1. Clique com o botão direito do mouse na pasta WebContent de seu novo projeto da Web EGL.
    2. Selecione Novo > Outro > Arquivo Faces JSP. Se você precisar de ajuda para criar o arquivo JSP, pressione a tecla F1.
    Essa etapa inclui os seguintes arquivos no projeto:
    • eglintdebug.jar
    • eglintdebugsupport.jar
  5. Para cada projeto Faces existente para o qual deseja fazer upgrade, faça o seguinte:
    1. Expanda o projeto original no Project Explorer para mostrar os arquivos na pasta WebContent/WEB-INF/lib/. Localize e exclua quaisquer dos seguintes arquivos JAR neste diretório:
      • eglintdebug.jar (apenas EGL)
      • eglintdebugsupport.jar (apenas EGL)
      • fda.jar (apenas EGL)
      • fdaj.jar (apenas EGL)
      • jsf-api.jar
      • jsf-ibm.jar
      • jsf-impl.jar
      • odc-jsf.jar
    2. Localize e abra o arquivo WebContent/WEB-INF/faces-config.xml. Inclua os seguintes elementos nesse arquivo de configuração se ainda não estiverem presentes:
      	<lifecycle>
      		<phase-listener>com.ibm.faces.webapp.ValueResourcePhaseListener</phase-listener>
      	</lifecycle>
      	
      	<application>
      		<variable-resolver>com.ibm.faces.databind.SelectItemsVarResolver</variable-resolver>
      		<property-resolver>com.ibm.faces.databind.SelectItemsPropResolver</property-resolver>
      	</application>
    3. Se você estiver trabalhando com EGL, copie os arquivos fda6.jar e fdaj6.jar para o seu projeto existente e não faça mais nada com os arquivos fda.jar e fdaj.jar, que não serão mais utilizados.
    4. Para quaisquer arquivos JAR excluídos (diferentes do fda.jar e fdaj.jar; consulte a etapa anterior), copie o arquivo JAR com o mesmo nome do diretório WebContent/WEB-INF/lib do projeto JSF60 e cole-o em seu projeto original no mesmo local. Algumas configurações não solicitarão que todos esses arquivos JARs estejam presentes no projeto - não os copie se o projeto original não possuía um determinado arquivo JAR.
    5. Abra o descritor de implementação web.xml no projeto original e inclua o seguinte na configuração:
      	<context-param>
      		<param-name>com.ibm.ws.jsf.JSP_UPDATE_CHECK</param-name>
      		<param-value>true</param-value>
      	</context-param>	<context-param>
      		<param-name>com.ibm.ws.jsf.LOAD_FACES_CONFIG_AT_STARTUP</param-name>
      		<param-value>true</param-value>
      	</context-param>
    6. Se o projeto original utilizou WDO (WebSphere Data Objects) para qualquer acesso a dados, execute as seguintes etapas adicionais:
      1. Crie um novo arquivo Faces JSP temporário no projeto original. (Clique em Arquivo > Novo > Arquivo Faces JSP.Consulte a ajuda on-line para obter assistência.)
      2. Arraste um componente da lista de registros relacionais da gaveta Dados na paleta para a página. Selecione alguma conexão e origem de dados e pressione Concluir - os dados selecionados não são importantes. Esse processo gerará qualquer configuração necessária para continuar utilizando o WDO neste projeto.
      3. Exclua o arquivo JSP temporário.
Seguir estas etapas colocará um projeto da Web mais antigo nos níveis mais atuais da funcionalidade Faces no Rational Web Developer V6.0.

Se você estiver trabalhando com EGL, clique com o botão direito do mouse no nome de cada projeto da Web EGL e clique em Gerar; em seguida, se você não estiver construindo os projetos automaticamente, clique em Projeto > Construir Tudo.

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.