Serviços da Web (J2EE 1.3 para J2EE 1.4)

A especificação J2EE 1.4 incluiu suporte para serviços da Web através da nova API JAX-RPC 1.0.

A API JAX-RPC suporta nós de extremidade de serviço através de: A especificação J2EE 1.4 suporta os serviços da Web para a especificação J2EE (JSR 109). JSR 109 define os requisitos de implementação para serviços da Web e utiliza o modelo de programação JAX-RPC.
Os artefatos de serviços da Web migrados a seguir utilizando o Assistente para Migração do J2EE são:
  • Descritor de serviços da Web
  • Descritor de cliente de serviços da Web
  • Descritor de mapeamento JAX-RPC

Migrando Descritores de Implementação de Serviço da Web

Qualquer descritor de implementação de serviços da Web contido nos projetos J2EE 1.3 migrados para o nível de especificação J2EE 1.4 será migrado do JSR-109 V1.0 (para J2EE 1.3) para J2EE 1.4.

Os descritores de implementação de serviço da Web, conforme definidos pelo JSR-109 V1.0, consistem nos arquivos webservices.xml, webservicesclient.xml e todos os descritores de implementação de mapeamento JAX-RPC que são referidos pelo webservices.xml e pelo webservicesclient.xml. Como com outros descritores de implementação J2EE, a migração modificará a estrutura de informações contida nos descritores para conformidade com a especificação J2EE 1.4. Uma alteração estrutural que é específica dos descritores de implementação de serviço da Web é a alteração na maneira como os nomes completos são representados. No JSR-109 V1.0, os nomes qualificados são representados utilizando uma seqüência de dois elementos <namespaceURI> e <localpart>, que contêm o URI do espaço de nomes e a parte local do nome respectivamente. Os nomes completos do J2EE 1.4 são baseados no tipo XMLSchema QName, que utiliza espaços de nomes XML.

Detalhes adicionais sobre a migração de cada um dos descritores de implementação do serviço da Web são fornecidos abaixo.
  • Descritos de serviços da Web (webservices.xml)

    O descritor de implementação webservices.xml está presente em projetos da Web e projetos EJB que contêm serviços J2EE da Web.O elemento <wsdl-port> e o elemento <soap-header> contêm nomes qualificados e seus conteúdos serão migrados para o formato J2EE 1.4.

    O descritor de implementação webservices.xml está presente em projetos da Web que contêm serviços J2EE da Web. O elemento <wsdl-port> e o elemento <soap-header> contêm nomes qualificados e seus conteúdos serão migrados para o formato J2EE 1.4.

    Por exemplo, se <wsdl-port> for representado da seguinte maneira antes da migração,

    <wsdl-port>
      <namespaceURI>http://addressbook.webservice</namespaceURI>
      <localpart>AddressBook</localpart>
    </wsdl-port>

    após a migração <wsdl-port> será representado como:

    <wsdl-port xmlns:pfx="http://addressbook.webservice">pfx:AddressBook</wsdl-port>

    O prefixo "pfx" é utilizado como o prefixo do espaço de nomes para todos os nomes completos migrados.

  • Descritor do cliente de serviços da Web (webservicesclient.xml)
    O descritor de implementação webservicesclient.xml está presente nos projetos da Web do J2EE 1.3 e nos projetos de clientes aplicativos que contêm clientes de serviços da Web do J2EE. Durante a migração do J2EE 1.3 para 1.4, o conteúdo do webservicesclient.xml é migrado e movido para o descritor de implementação para o projeto.O processo que ocorre é o seguinte:
    • Para projetos da Web, todos os elementos <service-ref> em webserivcesclient.xml são movidos sob o elemento <web-app> em web.xml.
    • Para projetos do cliente aplicativo, todos os elementos <service-ref> em webservicesclient.xml são movidos sob o elemento <application-client> em application-client.xml.
    • Webservicesclient.xml é excluído.

    O elemento <service-qname> e o elemento <soap-header> contêm nomes qualificados e seus conteúdos serão migrados para o formato J2EE 1.4. Por exemplo, se <service-qname> for representado da seguinte maneira antes da migração,

    <service-qname>
      <namespaceURI>http://addressbook.webservice</namespaceURI>
      <localpart>AddressBookService</localpart>
    </service-qname>

    após a migração <service-qname> será representado como:

    <service-qname xmlns:pfx="http://addressbook.webservice">pfx:AddressBookService</service-qname>

    O prefixo "pfx" é utilizado como o prefixo do espaço de nomes para todos os nomes completos migrados.

  • Descritor de mapeamento JAX-RPC

    Os descritores de implementação webservices.xml e webservicesclient.xml podem fazer referência a um ou mais descritores de implementação de mapeamento JAX-RPC.

    No arquivo webservices.xml, essas referências estão contidas no elemento <jaxrpc-mapping-file> sob cada elemento <webservice-description>. No arquivo webservicesclient.xml, essas referências estão contidas no elemento <jaxrpc-mapping-file> sob cada elemento <service-ref>.

    Durante a migração de J2EE 1.3 para 1.4, todos os descritores de implementação de mapeamento JAX-RPC referenciados em webservices.xml e em webservicesclient.xml são migrados.A migração inclui a migração de todos os nomes qualificados para o formato J2EE 1.4 (consulte a seção acima em webservices.xml e em webservicesclient.xml para obter exemplos de nomes qualificados migrados).

Tópico pai: Migração do Nível de Especificação J2EE 1.3 para 1.4

Tarefas relacionadas
Migrando Serviços da Web Protegidos

Referências relacionadas
Projetos da Web (Nível de Servlet 2.3 para Nível de Servlet 2.4)
Projetos do Conector (JCA 1.0 para JCA 1.5)
Migração do Nível de Especificação J2EE 1.3 para 1.4

(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2004. Todos os Direitos Reservados.