É possível utilizar diagramas UML (Linguagem de Modelagem Unificada) para representar e desenvolver visualmente artefatos de aplicativos Java) em um ambiente de desenvolvimento único, fortemente integrado.
Um diagrama de classe UML representa alguns ou todos os componentes ou elementos em um aplicativo. É possível utilizar diagramas de classe para representar e desenvolver visualmente as estruturas e os relacionamentos para classes e interfaces Java. Você pode criar seu próprio contexto para compreender, trabalhar em conjunto e desenvolver um aplicativo utilizando um subconjunto de suas classes. Também é possível desenvolver elementos Java diretamente partir de diagramas de classe.
É possível utilizar diagramas de seqüência UML para representar e desenvolver visualmente comportamentos e interações de aplicativos Java ou para representar visualmente métodos Java.
É possível utilizar diagramas de navegação temporários não editáveis para criar visualizações estáticas rápidas e explorar relacionamentos existentes em aplicativos e utilizar diagramas de tópicos não editáveis para criar visualizações dinâmicas de aplicativos com base em contexto e consultas.
Também é possível gerar documentação HTML Javadoc com imagens de diagrama UML para fornecer informações adicionais sobre o código fonte.