Antes de iniciar, você precisa concluir o Exercício 1.1: Criando e Conectando-se ao Banco de Dados VIDEOS.
Neste exercício, utilize o SQL Builder para criar uma instrução SELECT para o banco de dados VIDEOS, inclua as tabelas de banco de dados necessárias na instrução e, em seguida, designe os aliases para cada uma das tabelas.
Você pode incluir as instruções SELECT, INSERT, DELETE, UPDATE, WITH e FULLSELECT utilizando o menu pop-up da pasta Instruções na visualização Definição de Dados. Agora você criará uma instrução SELECT para o banco de dados VIDEOS.
O gabarito de instrução SELECT é criado e aberto no SQL Builder, conforme mostrado aqui:
O SQL Builder possui três áreas de janela:
Você utilizará todas essas áreas de janela por todo este tutorial.
Além da visualização Definição de Dados, você pode utilizar as duas seguintes visualizações com o SQL Builder:
A instrução SELECT que você criou já está aberta no SQL Builder, portanto, você pode continuar a construí-la. Você está criando somente uma instrução SELECT neste tutorial, mas também pode utilizar a área de janela de Origem SQL, a área de janela de Tabelas e a área de janela de Design do SQL Builder para criar as instruções SQL INSERT, DELETE, UPDATE, FULLSELECT e WITH.
Agora você incluirá três tabelas na instrução SELECT para a consulta customerRentals. Você está criando uma consulta que permite que os funcionários de uma locadora de vídeos consultem os títulos dos vídeos que um determinado cliente alugou e o dia da semana em que os vídeos serão devolvidos. A consulta precisa incluir as tabelas CUSTOMERS, RENTALS e VIDEOS.
A tabela CUSTOMERS contém o nome e o ID (número de identificação) de cada pessoa que aluga vídeos da vídeo locadora. Os dados na tabela VIDEOS incluem o ID (número de identificação) e o título de cada vídeo. Os dados na tabela RENTALS incluem as seguintes informações para cada vídeo atualmente alugado: o ID do cliente, o ID do vídeo e a data em que o vídeo será devolvido.
Todas as três tabelas agora são mostradas na área de janela de Tabelas. Observe as alterações correspondentes no código fonte na área de janela de Origem SQL.
Em seguida, você criará um alias para cada uma das tabelas na instrução SELECT. Um alias é um método indireto de fazer referência a uma tabela para que uma instrução SQL possa ser independente do nome qualificado da tabela. Se o nome da tabela for alterado, somente a definição do alias deve ser alterada.
Os aliases de tabela podem ser incluídos quando você inclui a tabela na instrução ou após a tabela ser incluída, utilizando o menu pop-up da tabela na área de janela de Tabelas. Você também pode utilizar o menu pop-up da tabela para excluir tabelas ou criar junções entre tabelas.
Os aliases para as tabelas CUSTOMERS, RENTALS e VIDEOS serão C, R e V, respectivamente.
Agora você está pronto para iniciar o Exercício 1.3: Especificando as Colunas de Resultado.