Incluindo um Componente Customizado em um Adaptador

O Adaptador de Log Genérico pode ser estendido pela inclusão de componentes customizados que podem ser incluídos no contexto de um arquivo de configuração do adaptador. Os componentes customizados podem ser incluídos como um novo componente do adaptador ou podem ser usados para substituir um componente existente no adaptador.

Pré-requisito:
Criando um Adaptador Baseado em Regras
Criando um Componente Customizado

Incluindo um Novo Componente no Adaptador

Para incluir um novo componente em um adaptador:

  1. Na perspectiva Adaptador de Log Genérico, selecione o arquivo de configuração do adaptador na área de janela Navegador. Clique com o botão direito do mouse e selecione Abrir com > Editor de Configuração de Adaptador. O arquivo é aberto no editor.
  2. Na janela Editor de Configuração de Adaptador, expanda o nó Adaptador > Configuração > Instância do Contexto.
  3. Clique com o botão direito do mouse na Instância do Contexto e selecione Incluir > Unidade de Processo. Uma nova unidade de processo é criada na Instância do Contexto.
  4. Especifique uma descrição para o componente no campo Descrição.
  5. Se houver entradas exigidas para o componente, inclua propriedades na unidade de processo para cada entrada exigida. Para incluir uma propriedade na unidade de processo, clique com o botão direito do mouse na unidade de processo e selecione Incluir Propriedade.
  6. Para cada propriedade incluída, especifique um nome e ou valor para a propriedade.
  7. Para configurar o adaptador para usar a nova unidade de processo, é necessário criar um componente associado em um contexto. Abra o contexto no qual você deseja incluir a unidade de processo. Para abrir o contexto padrão, selecione Adaptador > Contextos > Contexto de Implementação de Contexto Básico.
  8. Clique com o botão direito do mouse no contexto no qual você deseja incluir a unidade de processo. Para o contexto padrão, clique com o botão direito do mouse em Contexto de Implementação de Contexto Básico e selecione Incluir > Componente. Um novo componente é incluído no contexto.
    Nota: A ordem na qual os componentes aparecem no Contexto define a ordem na qual os componentes são executados. Assegure-se de colocar o novo componente na ordem correta. É possível alterar a ordem dos componentes no contexto arrastando-os e soltando-os.
  9. Configure o novo componente com os valores a seguir:
    Nome: Nome da nova unidade de processamento no contexto
    Descrição: Descrição do que este componente faz
    Classe Executável: A classe Java criada para este componente
    Nível de Log:O nível de log interno que o componente emissor de saída deve utilizar.
    Um valor 99 significa que o emissor de saída não registrará mensagens.
    Um valor 0 significa que o emissor de saída registrará mensagens de todas as gravidades.
    O valor recomendado é 50, o que significa que apenas as mensagens de erro Críticas ou Fatais internas do emissor de saída serão registradas.
    Função: A função do componente deve ser selecionada na lista drop down. Consulte a Estrutura do Arquivo de Configuração do Adaptador para obter informações sobre as diferentes funções. Para uma função que não esteja listada, selecione undeclared.
    ID Exclusivo: Deve apontar para o componente definido na Instância do Contexto na etapa 3. Use o botão Procurar para selecionar o ID correto.
  10. Salve as alterações do arquivo de configuração do adaptador.

Substituindo um Componente Existente em um Adaptador

Para substituir um componente existente em um adaptador por um componente customizado:

  1. Na janela do Editor de Configuração do Adaptador, expanda o contexto no qual você quer substituir um componente. Para expandir o contexto padrão, selecione e expanda o nó Adaptador > Contextos > Contexto de Implementação de Contexto Básico.
  2. Clique no componente que deseja substituir. Os detalhes do componente são mostrados na área de janela da direita.
  3. Atualize os campos Nome e Descrição para descrever seu componente.
  4. Atualize a Classe Executável com o nome da classe de seu componente customizado. O exemplo a seguir mostra um componente emissor de saída que foi substituído por um componente customizado.
    Emissor de saída do componente Implementação de Contexto é atualizado com alterações para um componente customizado
  5. Se o componente que está sendo substituído exigir propriedades específicas, abra o nó Configuração > Instância do Contexto e selecione o componente que está sendo substituído.
  6. Inclua propriedades conforme necessário para seu componente selecionando Incluir Propriedade. Remova propriedades não necessárias para a configuração de seu componente clicando com o botão direito do mouse na propriedade e selecionando Excluir.
  7. Salve as alterações do arquivo de configuração do adaptador.

Tarefas Relacionadas
Criando um Analisador de Log

Referências Relacionadas
Estrutura do Arquivo de Configuração do Adaptador