Depois de criar um projeto de plug-in para conter os artefatos para um analisador de log, é necessário configurar o plug-in para que possa ser utilizado pelo Analisador de Log e Rastreio. Execute as seguintes etapas:
As dependências de plug-in a seguir devem ser incluídas no arquivo de manifesto de plug-in. Abra o arquivo plugin.xml em um editor de texto. Localize o elemento necessário no arquivo e inclua as dependências de plug-in nele. Por exemplo:
<import plugin="org.eclipse.core.runtime"/> <requires> <import plugin="org.eclipse.hyades.logging.adapter"/> <import plugin="org.eclipse.hyades.logging.parsers"/> <import plugin="org.eclipse.hyades.logging.adapter.config"/> </requires>
Nota: Os plug-ins exigidos especificados acima deve estar localizados no diretório plugins do eclipse ou devem ser incluídos no espaço de trabalho atual.
Você precisa definir um ponto de extensão para cada tipo de arquivo de log do aplicativo que deseja analisar e importar para o Log and Trace Analyzer. A seguir há um ponto de extensão de amostra para o aplicativo MyApp com um adaptador de regras e um adaptador estático definidos:
<extension point="org.eclipse.hyades.logging.parsers.logParser"> <parser name="Adaptador de Regras de Amostra para MyApp" icon="" description="%STR_MYAPP_PARSER_DESCRIPTION" class="RulesParser.StaticParserExtension" ui_name="Arquivo MyApp myapp.log" id="org.eclipse.hyades.logging.parsers.MyAppLogParser"> <field useBrowse="true" defaultValue="d:\temp\sample.log" name="Diretório" helpContextId="" tooltip="%STR_MYAPP_TOOLTIP1" id="file_path" browseType="*.log"> </field> <field useBrowse="false" defaultValue="MyApp 1.0 (regras), MyApp 1.0 (estático)" name="Versões suportadas" helpContextId="" tooltip="%STR_MYAPP_TOOLTIP2" ui_type="combobox" id="version"> </field> <parserParameter name="MyApp 1.0 (regras)" value="./MyAdapter/myadapter.adapter"> </parserParameter> <parserParameter name="MyApp 1.0 (estático)" value="./MyAdapter/mystaticadapter.adapter"> </parserParameter> </parser> </extension>
Para customizar o ponto de extensão para o analisador de log, as atualizações precisam ser feitas:
<parserParameter name="Default" value="./MyAdapter/myadapter.adapter"> </parserParameter>
Os campos especificados acima criarão uma opção para o MyApp myapp.log
no assistente Importar Log, conforme mostrado a seguir:
Você pode utilizar um arquivo plugin.properties para definir determinadas propriedades no arquivo plugin.xml que poderá precisar ter versões diferentes. Por exemplo, se houver cadeias de texto a serem incluídas no assistente Importar Arquivo de Log, que precisam ser traduzidas para idiomas diferentes, elas poderão ser definidas no arquivo plugin.properties e você poderá incluir arquivos de propriedades diferentes para os idiomas aos quais deseja suporte. No arquivo plugin.properties, você define variáveis de substituição que podem ser utilizadas no arquivo plugin.xml. O arquivo plugin.properties para o plugin.xml acima seria semelhante a este:
# Propriedades para o Plug-in RulesParser pluginName = RulesParser providerName = MyCompany # Mensagem(ns) do ponto de extensão logParser: STR_MYAPP_PARSER_DESCRIPTION = Analisador de regras MyApp v1.0 STR_MYAPP_TOOLTIP1 = Digite o local do arquivo de log STR_MYAPP_TOOLTIP2 = Selecione a versão do arquivo de log a ser importado
Sugestão: Um aplicativo pode gravar dados em sei arquivo de log em diferentes idiomas, dependendo do código do idioma no qual ele está executando. Classes de analisador estático ou regras de expressão comum são escritas para analisar um arquivo de log em um único idioma. Portanto, para suportar um tipo de arquivo de log que pode ser escrito em muitos idiomas, um arquivo adaptador de analisador estático ou um arquivo adaptador de regras separado precisa ser criado para cada idioma. Em seguida, no ponto de extensão do logParser para esse tipo de arquivo de log, um tag parserParameter deve ser incluído para cada tipo de adaptador, especificando o idioma ao qual ele se aplica no campo de nome. Não se esqueça de incluir os valores de nome de parserParameter na lista no atributo defaultValue do campo de versão. Isso permitirá que um usuário escolha o idioma correto do arquivo de log ao importar o arquivo de log.
Por exemplo, os parâmetros de analisador a seguir podem ser incluídos no ponto de extensão do logParser para suportar a importação de logs em inglês, francês e alemão:
<parserParameter name="MyApp 1.0(rules) English" value="./MyAdapter/myadapter_en.adapter"/> <parserParameter name="MyApp 1.0(rules) French" value="./MyAdapter/myadapter_fr.adapter"/> <parserParameter name="MyApp 1.0(rules) German" value="./MyAdapter/myadapter_de.adapter"/>
Esta etapa é necessária se você estiver criando um analisador estático.
Para analisadores estáticos, a classe de analisador estático criada deve ser especificada
no plugin.xml utilizando uma extensão staticParser. Esse ponto de extensão permitirá que a
classe possa ser localizada quando for usada para analisar um arquivo no cenário de Importação de Log.
Inclua o seguinte ponto de extensão:
<extension point="org.eclipse.hyades.logging.adapter.config.staticParser"> <parserClassname name="myLogParser33.MyStaticParser"> </parserClassname> </extension>
Crie uma classe wrapper estática que estenda o org.eclipse.hyades.logging.adapter.config.StaticParserWrapper. Essa classe é usada para analisadores estáticos e baseados em regras para executar o arquivo de configuração do adaptador associado à versão selecionada pelo usuário no assistente Importar Log, utilizando o tempo de execução do Adaptador de Log Genérico.
/* * Criado em 12 de abril de 2004 * Classe StaticParserExtension criada para ser utilizada no Plug-in RulesParser */ package RulesParser; import org.eclipse.hyades.logging.adapter.config.StaticParserWrapper; /** * @autor desenvolvedor * Classe StaticParserExtension */ public class StaticParserExtension extends StaticParserWrapper { public StaticParserExtension(){ super(); currentPlugin="RulesParser"; } }
Para verificar se configurou corretamente o arquivo de manifesto do plug-in, você poderá executar o projeto de plug-in em um novo workbench de tempo de execução. Execute as seguintes etapas:
Para implementar o plug-in do analisador de log para um workbench do eclipse, é necessário empacotar os arquivos de plug-in exportando-os para um arquivo zip. Execute as seguintes etapas:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <PluginConfiguration requires="org.eclipse.hyades.logging.parsers"> <Application configuration="default" executable="RemoteLogParserLoader" extends="default" location=="%SYS_TEMP_DIR%" path="%JAVA_PATH%"> <Variable name="CLASSPATH" position="prepend" value="%RASERVER_HOME%\plugins\RulesParser_1.0.0\parsers.jar"/> <Variable name="GLA_CONFIG_PATH" position="prepend" value="%RASERVER_HOME%\plugins\RulesParser_1.0.0"/> <Parameter position="append" value=""config_path=%GLA_CONFIG_PATH%""/> </Application><Option name="RulesParser" type="version" value="1.0.0"/> </PluginConfiguration>
Você pode implementar o plug-in do analisador de log, descompactando o arquivo zip que acabou de criar no diretório eclipse de uma instalação do eclipse. Agora você está pronto para testar o plug-in do analisador de log recém-criado, utilizando o Log and Trace Analyzer.
Para implementar o plug-in do analisador de log em um sistema remoto para que um arquivo de log possa ser importado remotamente, descompacte o arquivo zip que acabou de criar no diretório de instalação do Agent Controller no sistema remoto. Reinicie o Agent Controller.
Conceitos Relacionados
Tarefas Relacionadas
Criando um Analisador de Log
Criando um Adaptador Estático
Criando um Adaptador Baseado em Regras
Testando um Analisador de Log
Configurando um Projeto de Plug-in para um Analisador de Log
Referências Relacionadas
Estrutura do Arquivo de Configuração do Adaptador
Editor de Configuração de Adaptador
Gramática de Expressão Comum
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.