Notas sobre o Release do Adaptador de Log Genérico

© Copyright International Business Machines Corporation 2000, 2006. Todos direitos reservados. Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação e divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.

Problemas e soluções alternativas conhecidos

1.0 Último Registro Não Processado Quando o Adaptador de Log Genérico É Executado Continuamente
1.1 Limitação ao Analisar Logs do WebSphere Application Server no UNIX
1.2 Limitação ao Analisar Logs de Erros do WebSphere MQ no UNIX
1.3 Problemas ao Analisar Arquivos de Log Utilizando o runregex_showlog_example.bat/sh
1.5 Elementos de Dados Estendidos Inválidos Gerados
1.7 Limitações e Informações de Criação de Log do Adaptador de Log Genérico
1.8 Nenhuma Validação Feita no Tipo de Arquivo de Log
1.9 Limitação ao Analisar os Arquivos activity.log do WebSphere Application Server
1.10 Limitação ao Analisar Arquivos de Log Gerados em um Código do Idioma Diferente
1.12 Analisando Arquivos de Log com Símbolos de Fuso Horário de Três Letras Não Exclusivos Podem Retornar Tempos de Criação Incorretos para Eventos
1.13 Eventos de Base Comum Analisados para o Log do DB2 Express Diagnostic Não São para Especificação
1.14 Erro de Validação do Adaptador ao Analisar o Arquivo de Log
1.15 Erros de Formatador ao Analisar o Arquivo de Log
1.16 Problemas de Configuração ao Analisar Logs

Informações adicionais do leia-me associadas ao Adaptador de Log Genérico TPTP estão disponíveis nas Notas sobre o Release do TPTP V4.2.

1.0 Último Registro Não Processado Quando o Adaptador de Log Genérico É Executado Continuamente

Quando o Adaptador de Log Genérico estiver monitorando continuamente um arquivo de log, ele não processará o último registro se não houver um padrão de encerramento especificado. O último registro será processado apenas quando o Adaptador de Log Genérico estiver sendo encerrado.

Para assegurar que o último registro seja processado durante a monitoração, forneça um padrão de encerramento para os registros no arquivo de configuração do Generic Log Adapter.

1.1 Limitação ao Analisar Logs do WebSphere Application Server no UNIX

Ao analisar os logs binários de serviço ou de atividade do WebSphere(R) Application Server nas plataformas UNIXTM utilizando o Adaptador de Log Genérico, o usuário deve ter privilégios iguais ou superiores aos do instalador do WebSphere Application Server.

Para obter uma solução alternativa dessa limitação, mova os logs binários de serviço ou de atividade para um diretório com os mesmos privilégios que o usuário do Adaptador de Log Genérico, antes da análise dos logs.

1.2 Limitação ao Analisar Logs de Erros do WebSphere MQ no UNIX

Ao analisar os logs de Erros do WebSphere MQ em plataformas UNIX utilizando o Adaptador de Log Genérico, o usuário deve ter privilégios iguais ou superiores aos do instalador do WebSphere MQ.

Para obter uma solução alternativa dessa limitação, mova os logs de Erros do MQ para um diretório com os mesmos privilégios que o usuário do Adaptador de Log Genérico, antes da análise dos logs.

1.3 Problemas ao Analisar Arquivos de Log Utilizando o runregex_showlog_example.bat/sh

Ao tentar utilizar o runregex_showlog_example.bat e o runregex_showlog_example.sh para analisar um log de atividades do WebSphere Application Server, não é possível localizar o utilitário showlog do WebSphere Application.

Para solucionar esse problema, edite o arquivo regex_showlog_example.adapter no editor de regras e atualize a propriedade Conversor do Sensor para apontar para o local do diretório apropriado do WebSphere Application Server.

1.5 Elementos de Dados Estendidos Inválidos Gerados

O Adaptador de Log Genérico gerará um elemento inválido do Evento de Base Comum extendedDataElements para um registro de log se não houver uma regra que corresponda ao valor do nome ou tipo. O extendedDataElement não deverá ser gerado se não houver um nome ou tipo analisado a partir do registro de log, mas o Adaptador de Log Genérico gerará apenas um com o campo de valor.

Para solucionar esse problema, assegure-se de que sejam fornecidas regras que façam com que os três campos - nome, valor, tipo - do extendedDataElement sejam correspondidos.

1.7 Informações de Criação de Log do Adaptador de Log Genérico

Quando o Adaptador de Log Genérico é executado em modo independente, fora de um ambiente Eclipse, ele registra as mensagens e os erros em um arquivo denominado hgla.log no diretório de trabalho atual. Se o arquivohgla.log já existir no diretório de trabalho atual, um novo arquivo de log será criado, chamado hgla.nnnnnnnn.log, em que nnnnnnnn é um número exclusivo. Quando o Adaptador de Log Genérico é executado como parte de uma operação de importação de log, as mensagens de erro que ele registra são exibidas em um diálogo de erro no Log and Trace Analyzer.

Ao executar dentro de um ambiente Eclipse na perspectiva do Adaptador de Log Genérico, as mensagens e os erros registrados em log pelo Adaptador de Log Genérico são listados na visualização Problemas.

O Adaptador de Log Genérico registra em log eventos com os níveis de criação de log 5, 10, 20, 30, 50 e 60, dependendo da configuração de loggingLevel para os Contextos e Componentes no arquivo de configuração do adaptador. O arquivo hgla.log pode ser importado para o Log and Trace Analyzer, como um tipo de arquivo XML do Evento de Base Comum, para diagnosticar os problemas encontrados pelo Adaptador de Log Genérico ao analisar o arquivo de log.

1.8 Nenhuma Validação Feita no Tipo de Arquivo de Log

Nenhuma validação é feita pelo Generic Log Adapter para determinar se o tipo de arquivo de log que está sendo analisado corresponde à configuração do arquivo de adaptador.  Por exemplo, se o arquivo de log especificado na configuração do sensor no arquivo de adaptador não for do tipo para o qual as regras de configuração e de substituição do extrator na configuração do analisador foram projetadas, poderão ocorrer resultados inesperados.  A análise pode suceder sem erro, mas os dados resultantes do Evento de Base Comum estarão incorretos.  A análise pode falhar com mensagens de erro indicando que dados incorretos foram encontrados.

Para solucionar esse problema, assegure-se de que o arquivo especificado na configuração do componente de sensor seja do tipo correto.

1.9 Limitação ao Analisar os Arquivos activity.log do WebSphere Application Server

Ao analisar arquivos binários do log de atividades do WebSphere Application Server em máquinas não em inglês, utilizando o runregex_showlog_example.bat/sh, os dados do registro de log não serão mapeados com êxito em um Evento de Base Comum.  Em vez disso, alguns dados do registro de log poderão aparecer no campo incorreto do Evento de Base Comum.

1.10 Limitação ao Analisar Arquivos de Log Gerados em um Código do Idioma Diferente

Ao analisar arquivos de log que contenham timestamps em um código do idioma diferente daquele em que o Generic Log Adapter está sendo executado, utilizando um arquivo de adaptador baseado em regras configurado para utilizar o atributo Formato de Hora na regra de substituição para creationTime, o timestamp e outros dados do registro de log podem não ser analisados corretamente. Por exemplo, os valores de creationTime nos Eventos de Base Comum resultantes podem ser zero e o campo msg do Evento de Base Comum ficará em branco.

Para obter uma solução alternativa desse problema, assegure-se de que os valores dos atributos de código de idioma ISO e de código do país ISO de Instância do Contexto no arquivo de adaptador baseado em regras correspondam ao código do idioma dos registros de data e hora no arquivo de log a ser analisado.

1.12 Analisando Arquivos de Log com Símbolos de Fuso Horário de Três Letras Não Exclusivos Podem Retornar Tempos de Criação Incorretos para Eventos

Ao converter arquivos de log, que utilizam símbolos de fuso horário de três letras, em formato de Evento de Base Comum utilizando o Adaptador de Log Genérico, os horários de criação incorretos para eventos de log poderão ser o resultado se o símbolo de fuso horário de três letras for não-exclusivo. Por exemplo, o símbolo de três letras "IST" poderá ser interpretado como Horário Padrão de Israel, Horário Padrão do Irã ou Horário de Verão da Irlanda.

1.13 Eventos de Base Comum Analisados para o Log do DB2 Express Diagnostic Não São para Especificação

Se você analisar um log do IBM(R) DB2(R) Express Diagnostic com os adaptadores em % GLA_Install%\GenericLogAdapter\config\DB2\diag\tool, os Eventos de Base Comum resultantes gravados no arquivo de saída interromperão algumas das especificações do Evento de Base Comum. Isto ocorre devido a um erro no utilitário db2diag.exe que é utilizado para converter logs do DB2 Diagnostic em Eventos de Base Comum. Por outro lado, isso não deve afetar a operação de análise. Não há uma solução alternativa conhecida até o db2diag.exe ser corrigido.

1.14 Erro de Validação do Adaptador ao Analisar o Arquivo de Log

A análise de um arquivo de log com um arquivo de adaptador criado utilizando uma versão anterior do Editor de Configuração do Adaptador pode fazer com que a seguinte mensagem de erro seja gravada no arquivo de log do Adaptador de Log Genérico, hgla.log:

IWAT0383E Erro de Validação do Adaptador: cvc-complex-type.4: Atributo
'lineBreakSymbol' deve aparecer no elemento 'ex:Extractor'.

Versões mais antigas do Editor de Configuração do Adaptador criaram arquivos de adaptador sem o atributo Extractor necessário lineBreakSymbol. Esse atributo deve estar presente no elemento Extractor, mesmo que ele tenha um valor vazio. O Adaptador de Log Genérico agora valida o arquivo de adaptador em relação ao esquema do Adaptador de Log Genérico antes de utilizá-lo e lineBreakSymbol é um atributo necessário no esquema.

Para obter uma solução alternativa desse problema, abra o arquivo do adaptador no Editor de Configuração do Adaptador, inclua um valor não vazio no campo lineBreakSymbol do elemento Extractor, salve o arquivo do adaptador, exclua esse valor ser ele não for necessário e salve o arquivo novamente. O arquivo do adaptador agora conterá o atributo lineBreakSymbol no elemento Extractor.

1.15 Erros de Formatador ao Analisar o Arquivo de Log

A análise de um arquivo de log com um arquivo de adaptador criado utilizando uma versão anterior do Editor de Configuração do Adaptador pode fazer com que mensagens de erro como a seguinte sejam gravadas no arquivo de log do Adaptador de Log Genérico, hgla.log:

IWAT0438E O formatador de Evento de Base Comum N76D20B0042411D98000E0362B33D6F0 não pode criar
um CommmonBaseEvent, pois a propriedade necessária sourceComponentId está ausente.

Essa mensagem indica que o componente do formatador do Adaptador de Log Genérico não pôde criar um Evento de Base Comum, pois sourceComponentId é uma propriedade necessária do Evento de Base Comum e ela está faltando. O Adaptador de Log Genérico agora valida que todas as propriedades necessárias estejam presentes no Evento de Base Comum e, se houver propriedades faltando, o Evento de Base Comum não será retornado. O arquivo do adaptador pode não ter regras de análise para propriedades indicadas nas mensagens ou as regras de análise não estarão corretas.

Para obter uma solução alternativa desse problema, inclua regras do analisador no arquivo do adaptador para as propriedades necessárias ausentes do Evento de Base Comum ou verifique se as regras existentes estão corretas.

1.16 Problemas de Configuração ao Analisar Logs

Ao analisar logs, as seguintes mensagens de erro poderão ser gravadas no console:

Para obter uma solução alternativa desse problema, faça as seguintes atualizações na opção -classpath nos arquivos de script de tempo de execução gla.bat e gla.sh:



Avisos

Estas informações foram desenvolvidas para produtos e serviços oferecidos nos Estados Unidos.

É possível que a IBM não ofereça os produtos, serviços ou recursos discutidos nesta publicação em outros países. Consulte um representante IBM local para obter informações sobre os produtos e serviços atualmente disponíveis em sua área. Qualquer referência a produtos, programas ou serviços IBM não significa que apenas produtos, programas ou serviços IBM possam ser utilizados. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM poderá ser utilizado em substituição a este produto, programa ou serviço. Entretanto a avaliação e verificação da operação de qualquer produto, programa ou serviço não-IBM são de responsabilidade do Cliente.

A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados neste documento. O fornecimento desse documento não garante a você nenhum direito sobre tais patentes. Pedidos de licenças devem ser enviados, por escrito, para:

Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil
Av. Pasteur, 138-146
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP: 22290-240

Para pedidos de licença relacionados a informações sobre DBCS (conjunto de caracteres de byte duplo), entre em contato com o Departamento de Propriedade Intelectual da IBM em seu país ou envie pedidos de licença, por escrito, para:

IBM World Trade Asia Corporation
Licensing
2-31 Roppongi 3-chome, Minato-ku
Tokyo 106-0032, Japan

O parágrafo a seguir não se aplica a nenhum país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local: A INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA" SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE NÃO-INFRAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias explícitas ou implícitas em certas transações; portanto, esta disposição pode não se aplicar ao Cliente.

Esta publicação pode conter imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; essas alterações serão incorporadas em novas edições da publicação. A IBM pode, a qualquer momento, aperfeiçoar e/ou alterar os produtos e/ou programas descritos nesta publicação, sem aviso prévio.

Referências nestas informações a Web sites não-IBM são fornecidas apenas por conveniência e não representam de forma alguma um endosso a estes Web sites. Os materiais contidos nesses Web sites não fazem parte dos materiais desse produto IBM e a utilização desses Web sites é de inteira responsabilidade do Cliente.

A IBM pode utilizar ou distribuir as informações fornecidas da forma que julgar apropriada sem incorrer em qualquer obrigação para com o Cliente.

Os possuidores de licença deste programa que pretendam obter mais informações sobre o mesmo com o objetivo de permitir: (i) a troca de informações entre programas criados independentemente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua das informações trocadas, devem entrar em contato com:

Centro de Tecnologia IBM Brasil – Centro de Traduções
U59/600
Botafogo,
Rio de Janeiro, RJ
Canadá

Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriadas, incluindo em alguns casos, o pagamento de uma taxa.

O programa licenciado descrito neste documento e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM sob os termos do Contrato com o Cliente IBM, do Contrato de Licença do Programa Internacional IBM ou de qualquer outro contrato equivalente.

Quaisquer dados de desempenho contidos aqui foram determinados em ambientes controlados. Portanto, os resultados obtidos em outros ambientes operacionais poderão variar significativamente. Algumas medidas podem ter sido tomadas em sistemas de nível de desenvolvimento e não há garantia de que estas medidas serão iguais em sistemas geralmente disponíveis. Além disto, algumas medidas podem ter sido estimadas através de extrapolação. O resultado real pode variar. Os usuários deste documento devem verificar os dados aplicáveis para seu ambiente específico.

As informações sobre produtos que não-IBM foram obtidas junto aos fornecedores destes produtos, de seus anúncios publicados ou de outras fontes disponíveis publicamente. A IBM não testou estes produtos e não pode confirmar a precisão de seu desempenho, compatibilidade nem qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não-IBM. Dúvidas sobre os recursos de produtos não-IBM devem ser dirigidas aos fornecedores destes produtos.

Licença de Copyright:

Essas informações contêm programas aplicativos de amostra no idioma de origem, que ilustram técnicas de programação em várias plataformas operacionais. O Cliente pode copiar, modificar e distribuir estes programas de exemplo sem a necessidade de pagar à IBM, com objetivos de desenvolvimento, utilização, marketing ou distribuição de programas aplicativos em conformidade com a interface de programação de aplicativo para a plataforma operacional para a qual os programas de exemplo são criados. Esses exemplos não foram completamente testados sob todas as condições. Portanto, a IBM não pode garantir ou implicar a confiabilidade, manutenção ou função desses programas.

Cada cópia ou parte deste exemplo de programas ou qualquer trabalho derivado deve incluir um aviso de copyright com os dizeres:

(C) (nome da sua empresa) (ano). Partes deste código são derivadas dos Programas de Exemplo da IBM Corp. (C) Direitos autorais da IBM Corp. 2006. Todos direitos reservados.

Se estas informações estiverem sendo exibidas em cópia eletrônica, as fotografias e ilustrações coloridas podem não aparecer.

Interface de Programação

As informações sobre interface de programação destinam-se a facilitar a criação de software aplicativo utilizando este programa.

As interfaces de programação de uso geral permitem que o Cliente desenvolva o software aplicativo que obtém os serviços das ferramentas deste programa.

No entanto, estas informações também podem conter informações sobre diagnósticos, modificações e ajustes. As informações sobre diagnósticos, modificações e ajustes são fornecidas para ajudá-lo a depurar seu software aplicativo.

Aviso: Não utilize estas informações sobre diagnósticos, modificações e ajustes como uma interface de programação, pois elas estão sujeitas a alterações.

Marcas Registradas e Marcas de Serviço

Os termos a seguir são marcas registradas da IBM Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países:

Java e todas as marcas registradas baseadas em Java são marcas registradas da Sun Microsystems Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Microsoft, Windows, Windows NT e o logotipo Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Intel, Intel Xeon e Pentium são marcas ou marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

UNIX é uma marca registrada da The Open Group nos Estados Unidos e em outros países.

Linux é uma marca registrada da Linus Torvalds nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de terceiros.


(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2006. Todos os Direitos Reservados.