Criando Probes

Para criar um probe, primeiro crie um arquivo de origem Probekit (arquivo probe). Em seguida, no arquivo de origem Probekit, crie o probe e inclua o conteúdo que define o modo de funcionamento do probe.

Para criar um arquivo de origem Probekit, é necessário utilizar o assistente Arquivo de Origem Probekit. Você pode continuar a utilizar o assistente para criar o probe e gravar a maior parte da definição do probe ou pode ir diretamente para o editor Probekit. Nos dois casos, é preciso utilizar o editor Probekit para gravar o fragmento de código Java do código.

Para obter informações detalhadas sobre as diferentes partes de um probe, consulte Definições do Probe.

  1. Para criar o arquivo de origem Probekit:
    1. Na visualização Navegador ou Explorador de Pacotes, clique com o botão direito do mouse no projeto Java que deseja que contenha o arquivo de origem e clique em Novo > Outro.
    2. Na página Selecionar um Assistente, expanda Traçado de Perfil e Log e selecione Arquivo de Origem Probekit.
    3. Clique em Avançar.
    4. No assistente Criar um Novo Arquivo Probe, digite um nome para o novo arquivo de origem do probe no campo Nome do arquivo. A extensão do nome do arquivo para arquivos de origem Probekit deve ser .probe.
    5. No campo Pasta de Origem, digite uma pasta de origem do projeto para conter o novo arquivo de origem Probekit.
      Nota: Os arquivos de origem Probekit devem aparecer no nível superior de uma pasta de origem do projeto. Eles não podem estar em uma subpasta.
  2. Se desejar sair do assistente agora e utilizar o editor Probekit para criar o probe e sua definição:
    1. Selecione Nenhum Conteúdo.
    2. Clique em Concluir. O novo arquivo de origem Probekit é incluído na pasta de origem do projeto e, por padrão, é aberto automaticamente no editor Probekit.
    3. Continue com a etapa 4.
  3. Se desejar continuar a utilizar o assistente para obter assistência na criação da definição do probe:
    1. Selecione Probe do Método ou Probe Callsite.
    2. Selecione o valor Tipo de Fragmento para o fragmento que deseja que o assistente crie.
    3. Clique em Avançar.
    4. Utilize os botões Incluir e Editar para definir a quantidade de itens de dados desejados. Quando você inclui ou seleciona um item, o assistente exibe uma descrição dele.
      Nota: Se você voltar e alterar o tipo de probe que está sendo criado ou o tipo de fragmento a ser inserido, o editor o avisará para descartar quaisquer itens que não sejam mais aplicáveis.
    5. Clique em Concluir. O novo arquivo de origem Probekit é incluído na pasta de origem do projeto e, por padrão, é aberto automaticamente no editor Probekit.
  4. Opcional: Na página Geral do editor Probekit, digite uma cadeia de IDs exclusiva para o probe no campo ID e um número de versão no campo Versão, assim como valores para uma etiqueta. Esses dados são apenas para seu uso na identificação do probe na configuração do traçado de perfil.
  5. Clique na guia Probes.
  6. Se você não tiver utilizado o assistente para criar o probe, clique com o botão direito do mouse no lado esquerdo do editor Probekit e selecione Incluir Probe. O novo probe deve ser criado na área de janela de árvore do lado esquerdo da página.
  7. Clique com o botão direito do mouse no probe na área de janela de árvore e clique em Novo > Fragmento. O novo fragmento aparece na área de janela de árvore como um filho do probe e os campos de propriedade do fragmento são exibidos na área de janela Editar do lado direito da página.
  8. Na área de janela Editar, selecione um valor Tipo de Fragmento e digite o código Java para o fragmento de probe. Para obter informações específicas, consulte Tipos de Fragmento de Probe.
  9. Continue definindo o probe, clicando com o botão direito do mouse nos itens da árvore, utilizando o menu pop-up para incluir/remover itens filhos e digitando os valores para os novos itens na área de janela Editar. O menu pop-up lista apenas os itens que são válidos para o local selecionado na árvore. Se o item for válido, mas não puder mais ser incluído no local selecionado, o item será desativado no menu.
    Nota: Quando você digita um valor no campo da propriedade Diretiva de Importação, digite apenas o nome do pacote ou classe que deseja importar. Não digite a palavra-chave import ou o ponto-e-vírgula final (;).
  10. Quando tiver concluído a definição do probe, clique em Arquivo > Salvar.
    Nota: Quando você salva o arquivo de origem Probekit, o editor Probekit verifica a sintaxe de todos os elementos Java no arquivo e relata quaisquer problemas do javac. Se houver um erro ou aviso para uma entrada, o ícone correspondente da árvore será alterado para o ícone de erro ou aviso. Os problemas do Javac são exibidos em uma tabela na borda inferior da página Probes. Dê um clique duplo em um item nessa tabela para focalizar o item para edição.
Conceitos Relacionados
Coletando Dados do Probe: Uso Básico
Referência Relacionada
O Editor Probekit
Exemplos de Probekit