Coletando Dados do Probe: Uso Básico

Para coletar dados do probe, selecione e configure os probes que deseja utilizar ao definir uma configuração do traçado de perfil na caixa de diálogo Perfil. Os probes serão aplicados sempre que você utilizar a configuração do traçado de perfil para ativar o aplicativo no ambiente de trabalho.

Nota: Essas instruções de uso básico destinam-se a aplicativos que podem ser ativados a partir da caixa de diálogo Perfil. As instruções assumem ainda que você esteja utilizando o Agent Controller, assim como o agente piAgent da JVMPI, na máquina a partir da qual deseja coletar dados.

Se o seu aplicativo não puder ser ativado a partir da caixa de diálogo Perfil ou se não for possível utilizar o Agent Controller ou o piAgent, consulte Coletando Dados do Probe: Situações Especiais.

Para utilizar probes com uma configuração de traçado de perfil:

  1. No menu principal do ambiente de trabalho, na perspectiva Traçado de Perfil e Log, selecione Executar > Perfil. Na caixa de diálogo Perfil, selecione ou crie uma configuração de ativação de perfil e, em seguida, selecione a guia Monitor. Selecione o tipo de traçado de perfil Inserção do Probe e clique em Editar Opções.
  2. A página Inserção do Probe exibe uma lista de probes no espaço de trabalho, todos disponíveis para sua utilização.
  3. Selecione as caixas de opções ao lado dos probes que deseja aplicar. Esses probes serão aplicados sempre que você ativar o aplicativo no ambiente de trabalho utilizando a configuração atual do traçado de perfil.
  4. Se não quiser utilizar o conjunto de filtros padrão, especifique um conjunto de filtros diferente para direcionar às classes e métodos para os quais deseja coletar dados. É possível especificar conjuntos de filtros personalizados que se aplicam apenas a probes selecionados ou conjuntos de filtros padrão que se aplicam geralmente à coleta de dados do traçado de perfil. Se ambos forem especificados, os filtros personalizados substituirão os conjuntos de filtros padrão dos probes selecionados.
    Atenção: Os conjuntos de filtros dos traçados de perfis padrão são globais. Alterar, renomear ou remover um conjunto de filtros afetará todos os conjuntos de traçados de perfis que utilizarem o conjunto de filtros. Para alterar ou renomear um conjunto de filtros, faça uma cópia de backup do conjunto de filtros antes de modificá-lo.

    A maioria dos cenários não exige a especificação de conjuntos de filtros personalizados. Na maioria dos casos, os conjuntos de filtros padrão são suficientes. Se você quiser aplicar filtros personalizados, siga estas instruções:

    1. Abaixo da lista de probes, clique na guia Filtros.
    2. Selecione a caixa de opções para Utilizar filtros personalizados (em vez de filtros de traçado de perfil padrão) do probe selecionado.
    3. Selecione um conjunto de filtros ou clique em Incluir para configurar um novo conjunto.
    4. Para editar o conjunto de filtros, clique em Incluir, em Editar ou em Remover.
  5. Clique em Concluir para fechar a página de opções dos probes
  6. Para especificar um conjunto de filtros padrão a ser aplicado de forma geral à coleta de dados do traçado de perfil:

    1. Selecione Perfil Java na guia Monitor e clique em Editar Opções
    2. Selecione um conjunto de filtros ou clique em Incluir para configurar um novo conjunto.
    3. Para editar o conjunto de filtros, clique em Incluir, em Editar ou em Remover.
    4. Clique em Concluir.

    Nota: Os limites de coleta de dados especificados na página Limites não se aplicam aos probes.
    Para obter informações adicionais sobre como os conjuntos de filtros e as especificações de destino do probe determinam quais classes e métodos serão instrumentados, consulte Destinos e Filtros do Probe

  7. Ao concluir a seleção e a configuração dos probes, clique em Perfil. Seu aplicativo é iniciado com os probes incorporados. Os probes selecionados são aplicados de acordo com as regras de filtragem.
    Nota:

    Quando você utilizar a configuração de ativação Conectar - processo Java, os probes serão aplicados somente a classes que forem carregadas depois da conexão ao processo Java. Se uma classe for carregada antes da conexão, os probes não serão aplicados à classe.

    Após a desconexão, os probes que foram aplicados continuarão a coletar dados. Além disso, eles continuarão a ser aplicados a novas classes que forem carregadas, contanto que as especificações de destino e os padrões de filtragem dos probes correspondam aos nomes das classes.

    Se você reconectar-se ao processo, poderá aplicar probes adicionais. Se fizer isso, ambos os probes, novos e antigos, operarão. Os destinos e os filtros de cada um deles será comparado com os nomes de novas classes que forem carregadas e cada um será aplicado às classes correspondentes.

Referência Relacionada
Página Inserção do Probe Coletando Dados do Probe: Situações Especiais