Preparando o Eclipse

Nesta seção, você verificará se o Eclipse está corretamente configurado para desenvolvimento Java.

Supõem-se o seguinte:

Caso não esteja familiarizado com os mecanismos básicos do ambiente de trabalho, consulte o capítulo Introdução do Guia do Usuário do Ambiente de Trabalho.

Verificando a Instalação do JRE e as Variáveis Caminho de Classe

  1. Se você ainda vir a página de Boas-vindas do Eclipse, clique no ícone de seta para começar a utilizar o Eclipse.
  2. Selecione o item de menu Ir para preferências de ambiente de trabalho Janela > Preferências... para abrir as preferências de ambiente de trabalho. 
  3. Selecione a página de preferências Ir para a página de preferências JREs Instalados Java > JREs Instalados para exibir os Java Runtime Environments instalados. Verifique se um JRE foi detectado. Por padrão, o JRE utilizado para executar o ambiente de trabalho será utilizado para construir e executar programas Java. Ele deve aparecer com um visto na lista de JREs instalados. É recomendável o uso de um Java SDK em vez de um JRE. Um SDK é projetado para desenvolvimento e contém o código fonte para a biblioteca Java, que facilita a depuração. Para incluir SDKs adicionais, procure os SDKs instalados na unidade de disco rígido. Para isso, basta clicar no botão Procurar... e especificar uma pasta-raiz para a procura.

    Página da preferência JREs instalados

  4. Selecione a página de preferências Ir para a página de preferências de espaço de trabalho Geral > Espaço de Trabalho. Confirme se a opção Construir Automaticamente está marcada.

    Página de preferências Ambiente de Trabalho

  5. Selecione a página de preferências Ir para a página de preferências Caminho de Construção Java Java > Caminho de Construção. Confirme se Pasta de origem de saída está definida como Projeto.

    Página da preferência Novo projeto

  6. Selecione a página de preferências Ir para a página de preferências do editor Java Java > Editor. Confirme se a opção Relatar Problemas ao Digitar está marcada.

    Página da preferência Editor Java

  7. Clique em OK para salvar as preferências.

Conceitos Relacionados

Projetos Java
Variáveis Caminho de Classe
Caminho de Classe de Construção

Tarefas Relacionadas

Trabalhando com JREs

Referência Relacionada

Preferências de Instalações do JRE
Preferências do Editor Java