Executando Seus Programas

Nesta seção, você aprenderá mais sobre a execução de programas Java no ambiente de trabalho.

  1. Na visualização Package Explorer, procure junit.textui.TestRunner.java e dê um clique duplo para abri-lo em um editor.
  2. Na visualização Outline, observe que a classe TestRunner possui um ícone que indica que a classe define um método main.

    Visualização Outline com classeTestRunner selecionada

  3. Clique com o botão direito do mouse em TestRunner.java no Explorador de Pacotes e selecione Executar como > Aplicativos Java. Isso ativará a classe selecionada como um aplicativo Java local. O item do menu de contexto Executar como está disponível também em outros lugares, como a visualização de tópicos.

    Menu de contexto Executar

  4. Observe que a execução do programa foi concluída e a mensagem a seguir aparece na visualização Console informando que o programa precisa de um argumento de execução.   A execução de uma classe no Explorador de Pacotes como um Aplicativo Java utiliza as configurações padrão para ativar a classe selecionada e não permite que você especifique nenhum argumento.

    Console com mensagem de erro:Uso: TestRunner [-wait] testCaseName, em que name é o nome da classe TestCase

  5. Para especificar argumentos, utilize o menu drop-down Executar na barra de ferramentas e selecione Executar....

    Menu Executar da barra de ferramentas

  6. Desta vez, o diálogo Configurações de Ativação aparece com a configuração de ativação do TestRunner selecionada. A configuração da ativação permite configurar como um programa é ativado, incluindo seus argumentos, caminho de classe e outras opções.  (Uma configuração de ativação padrão foi criada para você quando Executar > Aplicativo Java foi escolhido).

    Diálogo Configuração de ativação mostrando a guia Principal

  7. Selecione a guia Argumentos e digite junit.samples.VectorTest na área de argumentos Programa.

    Guia Argumentos do diálogo de configuração da ativação

  8. Clique em Executar. Neste momento, o programa é executado corretamente, indicando o número de testes que foram executados.

    Console mostrando a saída do programa

  9. Vá para a perspectiva Debug. Na visualização Depuração, observe que um processo para a ativação do último programa foi registrado quando o programa estava em execução.

    Por padrão, a visualização Depuração remove automaticamente qualquer ativação finalizada quando uma nova ativação é criada. Essa preferência pode ser configurada na página de preferência Ativação localizada na página de preferências Executar/Depurar.

    Visualização Depurar mostrando duas ativações de execução finalizadas

    Nota: você pode ativar novamente um processo finalizado, selecionando Reativar no menu de contexto.
  10. Selecione o menu drop-down no botão Executar na barra de ferramentas do ambiente de trabalho. Esta lista contém os programas lançados anteriormente. Estes programas podem ser ativados novamente selecionando-os na lista de históricos.

    Menu drop-down Executar da barra de ferramentas do ambiente de trabalho

  11. No menu de contexto da visualização Depurar (ou o botão equivalente da barra de ferramentas), selecione Remover Todos Finalizados para limpar a visualização de processos de ativações finalizados.

    Visualização Depuração mostrando o menu de contexto

Tarefas Relacionadas
Alterando Opções de Lançamento do Depurador
Conectando a uma VM Remota com a Configuração de Lançamento do Aplicativo Java Remoto
Desconectando de uma VM
Ativando um Programa Java
Executando e Depurando

Referência Relacionada
Visualização Depuração
Ações do Menu Executar
Ações da Barra de Ferramentas Executar e Depurar