Criando um Projeto de Conector

Um conector é um mecanismo de extensão padrão do J2EE para contêineres, para fornecimento de conectividade a EISs (Enterprise Information Systems).

Um conector é um mecanismo de extensão padrão do J2EE para contêineres, para fornecimento de conectividade a EISs (Enterprise Information Systems). Um conector é específico a um EIS e é constituído por um adaptador de recurso e ferramentas de desenvolvimento de aplicativos. Um adaptador de recursos é um driver de software de nível de sistema utilizado por um contêiner EJB ou cliente aplicativo para conexão com um EIS. Conectores são compatíveis com a JCA (J2EE Connector Architecture).

Como os outros tipos de projetos, os projetos do conector podem conter um ou mais aspectos do projeto, que representam unidades de funcionalidade no projeto. Um novo projeto do cliente aplicativo deve ter o aspecto do Módulo J2C. Dependendo para que deseja utilizar o projeto, talvez você queira ativar outros aspectos para ele.

Restrição: O nível de especificação J2EE 1.2 não inclui recurso de conector.

Para criar um novo projeto de conector:

  1. Na perspectiva J2EE, selecione Arquivo > Novo > Projeto > J2EE > Projeto do Conector.
  2. No campo Nome do Projeto, digite um nome para o projeto do conector.
  3. Para alterar o local do projeto padrão, limpe a caixa de opções Utilizar Padrão em Conteúdo do Projeto e selecione um novo local com o botão Procurar. Se você especificar uma localização de projeto fora do padrão que já esteja sendo utilizada por outro projeto, a criação do projeto falhará.
    Nota: Se você digitar um novo nome de projeto EAR, o projeto EAR será criado no local padrão, com a menor versão de J2EE compatível, baseada na versão do projeto que está sendo criado. Se desejar especificar outra versão ou um local do aplicativo corporativo, será necessário utilizar o assistente Novo Projeto de Aplicativo Corporativo.
  4. Caso queira incluir o novo projeto em um projeto do aplicativo corporativo, selecione a caixa de opções Incluir Projeto em um EAR e selecione um projeto na lista Nome do Projeto EAR. Se você escolher incluir o projeto em um projeto EAR existente, o campo Tempo de Execução de Destino torna-se desativado porque o tempo de execução de destino para o novo projeto será o mesmo que o do projeto EAR.
  5. No campo Tempo de Execução de Destino, selecione o tempo de execução de destino para o projeto.
  6. Se você deseja utilizar uma configuração predefinida para o seu projeto, selecione uma configuração na lista Configurações Comuns.
  7. Clique em Avançar.
  8. Selecione as caixas de opções próximas dos aspectos que deseja atribuir a esse projeto e selecione um número de versão para cada aspecto. Também é possível escolher uma combinação pré-configurada de aspectos na lista Pré-configurações e você pode descobrir mais sobre os requisitos de cada aspecto clicando com o botão direito do mouse no nome do aspecto e depois em Mostrar Restrições.
  9. Caso queira limitar seu projeto para que ele seja compatível com um ou mais tempos de execução, clique no botão Mostrar Tempos de Execução e selecione os tempos de execução com os quais você quer que o projeto seja compatível.
  10. Clique em Avançar.
  11. No campo Pasta de Origem, digite o nome da pasta para utilizar para o código fonte.
  12. Clique em Concluir.

Conceitos relacionados
Projetos de Aplicativos Corporativos
Tarefas relacionadas
Incluindo um Aspecto em um Projeto J2EE