Especificando os Servidores de Destino para Projetos J2EE

Ao desenvolver aplicativos J2EE, você pode especificar os ambientes de tempo de execução do servidor para os projetos J2EE. O servidor de destino é especificado durante a criação e importação de projetos, além de ser possível alterá-lo nas propriedades do projeto. A configuração do servidor de destino é o mecanismo padrão para configurar o caminho de classe para projetos J2EE.

Para suportar diferentes servidores aplicativos que utilizem diferentes níveis de JDK para o JRE (Java Runtime Environment), o ambiente de trabalho avisa você para configurar o servidor de destino para cada projeto J2EE. Por exemplo, caso deseje aproveitar os recursos do JDK 1.4.2, seus aplicativos requerem diferentes entradas de caminho de classe daquelas utilizadas nas versões anteriores do ambiente de trabalho. Ao solicitar que você especifique um servidor de destino, o ambiente de trabalho impõe que entradas apropriadas sejam incluídas para execução no servidor escolhido.

Você também pode incluir mais de um servidor de destino para o projeto. Nesse caso, o ambiente de trabalho impede que você inclua qualquer aspecto não suportado por todos os servidores de destino. Se você incluir mais de um servidor de destino, um deles deve ser o servidor principal, o servidor que contribuirá para o caminho de classe do projeto.

Quando o projeto for criado, o caminho de classe do projeto será atualizado com dois contêineres de caminho de classe. Um contêiner é o contêiner JDK é o outro é o contêiner do servidor. O contêiner JDK aponta para o diretório que contém os arquivos JAR necessários para suportar a versão do JDK. O contêiner do servidor aponta para o diretório que contém os vários arquivos JAR públicos disponíveis no servidor selecionado. O projeto irá compilar em seguida, baseado nos arquivos JAR requeridos localizados nessas pastas e você não terá de se preocupar sobre incluir arquivos JAR adicionais a partir do servidor durante o desenvolvimento. Quando o projeto for compilado, os arquivos JAR serão incluídos no caminho de classe. Você ainda poderá incluir seus próprios arquivos JAR no caminho de classe.

O ambiente de tempo de execução de destino é especificado no arquivo org.eclipse.wst.common.project.facet.core.xml na pasta .settings do projeto. Você não deve editar esse arquivo manualmente; em vez disso, utilize a janela propriedades, conforme descrito nesse tópico.

Todos assistentes de criação e de importação do projeto J2EE avisam você para especificar o servidor de destino para os projetos resultantes. A lista de servidores de destino, a partir da qual você poderá escolher, é filtrada com base nos tempos de execução instalados, o nível J2EE do aplicativo e o tipo de módulo J2EE. Por exemplo, para projetos EJB, serão exibidos somente servidores de aplicativos que suportem JavaBeans Corporativos. Todos os projetos dentro de um único arquivo EAR devem ter o mesmo servidor como destino. Se você criar um novo projeto e o incluir em um projeto EAR existente durante a criação, o projeto herdará a configuração do servidor de destino do projeto EAR.

Nota: Projetos Java utilitários incluídos em um aplicativo serão voltados para o mesmo servidor de destino que o aplicativo. Projeto da biblioteca da Web que forem incluídos em um projeto da Web terão como destino o mesmo servidor do projeto da Web.

Para modificar o tempo de execução de destino e servidor padrão para um projeto existente:

  1. Na visualização Explorador de Projetos da perspectiva J2EE, clique com o botão direito no aplicativo corporativo ou projeto do módulo e selecione Propriedades a partir do menu pop-up. O diálogo Propriedades do projeto será aberto.
  2. Selecione a página Tempos de Execução Destinados, no diálogo de Propriedades.
  3. Na lista Tempos de Execução, selecione as caixas de opções ao lado de cada um dos tempos de execução para os quais você deseja desenvolver o projeto.

    Apenas os tempos de execução compatíveis com os aspectos do projeto são mostrados. Você pode selecionar a caixa de opções Mostrar Todos os Tempos de Execução, para exibir os tempos de execução não compatíveis com a configuração do aspecto atual do projeto. Esses tempos de execução são esmaecidos.

    Se você não vir o tempo de execução que deseja utilizar, precisará incluí-lo nos tempos de execução do ambiente de trabalho. Consulte Definindo os Ambientes de Tempo de Execução do Servidor Instalados.

  4. Para selecionar o tempo de execução primário, clique em um tempo de execução e, em seguida, clique no botão Tornar Primário.

    Se você selecionar quaisquer tempos de execução para o projeto, você deve tornar um desses tempos de execução o tempo de execução primário para o projeto. Se você selecionar apenas um tempo de execução da lista, esse tempo de execução é automaticamente tornado o tempo de execução primário. O tempo de execução primário é mostrado com texto em negrito.

  5. Clique em Concluir.
  6. Clique em OK.

Conceitos relacionados
Arquitetura J2EE
Informações relacionadas
Definindo os Ambientes de Tempo de Execução do Servidor Instalados