Validadores do J2EE

Esta tabela lista os validadores disponíveis para os diferentes tipos de projetos e fornece uma breve descrição de cada um.

Nome do validador Descrição
Validador do Cliente Aplicativo O Validador do Cliente Aplicativo valida os seguintes recursos do projeto de cliente aplicativo:
  • Descritor de implementação (application-client.xml)
  • Referências EJB
  • Referências de recurso
Validador do Conector O Validador do Conector procura níveis inválidos de especificações J2EE em projetos do conector.
Validador da DTD O Validador da DTD determina se o estado atual de uma DTD é semanticamente válido. Os arquivos XML são validados de acordo com a especificação XML XML (Extensible Markup Language) 1.0 do Web site W3C. Além disso, ele também procura erros, como referências a entidades e elementos não existentes.
Validador do EAR O Validador do EAR valida o seguinte:
  • Descritor de implementação EAR (application.xml)
  • Referências EJB de todos os projetos de módulos no projeto de aplicativo corporativo
  • Funções de segurança
  • Referências de recurso
  • Arquivos de manifesto de todos os módulos contidos ou referidos e arquivos JAR utilitários
  • Consistência do servidor de destino entre o projeto de aplicativo corporativo e quaisquer utilitários e projetos de módulo
  • Existência de projetos para cada módulo definido no aplicativo corporativo

Observe que o validador do EAR somente assegura a validade e a dependência dos projetos de módulo em relação ao projeto de aplicativo corporativo.

Validador do EJB O Validador do EJB verifica se os beans corporativos contidos em um projeto EJB estão em conformidade com as especificações Sun Enterprise JavaBeans™ (1.1, 2.0 e 2.1), dependendo do nível do bean. A validação de código para a especificação EJB 1.0 não é suportada.

Especificamente, o validador do EJB valida os seguintes recursos:

  • Arquivos .class Java™ que forem membros de um bean corporativo (interface home, interface remota, classe do bean corporativo e, se for um bean de entidade, a classe da chave)
  • ejb-jar.xml
Validador da Sintaxe EL  
Validação da Sintaxe HTML O Validador da Sintaxe HTML valida sintaxe HTML básica e conformidade HTML DTD nos seguintes recursos do projeto da Web:
  • Arquivos HTML
  • Arquivos JSP
Validador da Sintaxe JSP O Validador da Sintaxe JSP valida arquivos JSP em um projeto, convertendo-os no código Java correspondente e, em seguida, procurando erros de compilação nesse código.
Validador do War O Validador do War valida os seguintes recursos do projeto da Web:
  • Descritor de implementação (web.xml)
  • Servlets
  • Funções de segurança
  • Servlet e mapeamentos de servlet
  • Referências EJB
Validador da WSDL O Validador da WSDL verifica o seguinte em arquivos WSDL:
  • Sintaxe XML
  • Tipo de esquema XML na seção <tipos>
  • Integridade referencial dos vários constructos na WSDL
O validador também inclui um ponto de extensão para permitir que outros validadores sejam conectados na validação WSDL para fornecer verificação adicional do arquivo WSDL. Por meio desse mecanismo, a interoperabilidade é verificada, validando um arquivo WSDL em relação a Perfis WS-I.
Validador de Mensagens WS-I O Validador de Mensagens WS-I verifica mensagens SOAP em Perfis WS-I. Um usuário pode capturar e verificar mensagens SOAP utilizando o Monitor TCP/IP. O validador verifica um registro de mensagem salvo como um recurso de projeto (.wsimsg). O registro obedece um formato especificado por WS-I.
Validador do Esquema XML O Validador do Esquema XML determina se o estado atual de um arquivo esquema XML é semanticamente válido. Os esquemas XML são validados de acordo com a Especificação do Esquema XML XML Schema Part 1: Structures no Web site W3C.
Validador da XML O Validador da XML assegura que um arquivo XML esteja formado corretamente. Ele também verifica se um arquivo XML é válido - isto é, ele segue as restrições estabelecidas no esquema DTD ou XML ao qual o arquivo XML está associado.