Criando um Serviço da Web a Partir de um Java Bean Usando o Ambiente de Tempo de Execução Apache Axis

O assistente Serviço da Web auxilia na criação de um novo serviço da Web, configurando-o para implementação e implementando o serviço da Web em um servidor. Depois que o serviço da Web é implementado, o assistente auxilia na geração do proxy de cliente e do aplicativo de amostra para testar o serviço da Web. Quando você concluir os testes, poderá publicar o serviço da Web em um Registro de Negócios UDDI utilizando o assistente de Exportação.

Pré-requisitos:
  1. Crie ou importe um bean para a pasta de origem Java do projeto da Web.
Para criar um serviço da Web a partir de um bean usando o ambiente de tempo de execução Apache Axis:
  1. Mude para a perspectiva J2EE ( Janela > Abrir Perspectiva > J2EE).
  2. Na visualização do Project Explorer, selecione o bean que você criou ou importou para a pasta de origem de seu projeto da Web.
  3. Clique em Arquivo > Novo > Outro. Selecione Serviços da Web para exibir os diversos assistentes de serviços da Web. Selecione o assistente Serviço da Web. Clique em Avançar.
  4. Página Serviços da Web: selecione Serviço da Web Java bean Ascendente como o tipo do serviço da Web, e digite o URI para o arquivo WSDL, WSIL ou HTML que será utilizado para gerar o serviço.
    1. Selecione os estágios de desenvolvimento de serviços da Web que você deseja concluir usando a barra deslizante:
      • Desenvolver: isto criará o código do serviço
      • Montar:
      • Implementar: isto criará o código de implementação para o serviço
      • Instalar: isto instalará o serviço no servidor escolhido
      • Iniciar: isto iniciará o servidor depois que o serviço tiver sido instalado nele
      • Testar: isto fornecerá diversas opções para testar o serviço
    2. Selecione o servidor: o servidor padrão é exibido. Se você quiser implementar o serviço em um servidor diferente, clique no link para especificar um servidor diferente.
    3. Selecione o tempo de execução: o tempo de execução padrão é exibido. Se você quiser implementar o serviço em um tempo de execução diferente, clique no link para especificar um tempo de execução diferente.
    4. Selecione o projeto do serviço: o projeto que contém o projeto selecionado no espaço de trabalho é exibido. Para selecionar um projeto e EAR diferentes, clique no link do projeto. Assegure-se de que o projeto selecionado como o Projeto de Cliente da Web seja diferente do Projeto de Serviço da Web, ou o serviço será sobrescrito pelos artefatos gerados do cliente.
    5. Se você quiser criar um cliente, selecione o tipo de proxy a ser gerado e repita as etapas acima para o cliente.
    6. Publique o serviço da Web: isto ativará o Web Services Explorer para publicar o serviço da Web em um registro UDDI.
    7. Monitorar o serviço da Web: isto enviará o tráfego do serviço da Web através do Monitor TCP/IP, o que permite observar o tráfego SOAP gerado pelo serviço da Web e testar esse tráfego para conformidade com WS-I. Alternativamente, é possível configurar manualmente um monitor TCP/IP conforme descrito em Usando o Monitor TCP/IP para Testar Serviços da Web
  5. Página Identidade de Java Bean do Serviço da Web: o nome WSDL do serviço da Web será listado. Você tem as seguintes opções:
    • Selecionar os métodos a serem expostos.
    • Selecionar o estilo de codificação. RPC/Encoded é o estilo de codificação recomendado para o ambiente de tempo de execução Axis. Esse método de codificação não é compatível com WS-I.
    • Selecione se você quiser customizar o pacote para mapeamentos de espaço de nomes.
    Clique em Avançar
  6. Página Mapeamento de Pacote para Espaço de Nomes do Serviço da Web: se você selecionou Definir mapeamento customizado para pacote para espaço de nomes no painel anterior, poderá inserir os pares de mapeamento customizado neste painel clicando em Incluir.
  7. Página Teste do Serviço da Web: se você selecionou testar o serviço da Web, selecione o recurso de teste para o serviço da Web gerado. Isso abrirá o serviço da Web no Web Services Explorer. Selecione a operação que deseja testar, digite as informações necessárias e clique em Ir. O resultado será exibido na área de janela Status. Clique em Avançar.
  8. Página Proxy do Serviço da Web: se você tiver selecionado gerar um proxy, selecione se deseja customizar os mapeamentos de pacote para espaço de nomes.
  9. Página Teste do Cliente do Serviço da Web: Use esta página para selecionar as seguintes opções:
    1. Selecione o recurso de teste. Você pode testar o proxy gerado no Web Service Explorer ou pode gerar uma JSP de amostra do serviço da Web.
    2. Se você selecionou testar o proxy por meio de uma JSP, poderá selecionar a pasta na qual a JSP estará localizada e os métodos que serão incluídos na JSP.
    3. Selecione Executar teste no servidor para iniciar o servidor automaticamente.
  10. Página Publicação do Serviço da Web: selecione se deseja ou não publicar este serviço da Web em um registro UDDI. Clique em Concluir. Nota: você poderá ver um aviso dizendo Erro ao gerar WSDL a partir de Java. ClassNotFound: <nome do bean>. Este erro pode ser ignorado.
Depois que o serviço da Web for criado, o seguinte pode ocorrer, dependendo das opções selecionadas:
  • Se você selecionou testar o proxy gerado usando JSPs do serviço da Web, o proxy será ativado em um navegador da Web na seguinte URL: http://localhost: porta/ WebProjectClient/sampleBeanName/ WebServiceName/TestClient.jsp Você pode utilizar esse aplicativo de amostra para testar o serviço da Web selecionando um método, digitando um valor para o método e clicando em Chamar. O resultado do método será exibido na área de janela de resultados.
  • Se você tiver selecionado testar o serviço da Web usando o Web Services Explorer, o Explorer será aberto. Selecione a operação que deseja testar, digite as informações necessárias e clique em Ir. O resultado será exibido na área de janela Status.
  • Se você tiver selecionado publicar o serviço da Web, o Web Services Explorer será ativado exibindo a página necessária para publicar o serviço da Web. Siga as instruções em Publicando o Serviço da Web para concluir esta tarefa.

Importante: se seus métodos contiverem tipos não suportados pela amostra, como matrizes, propriedades indexadas e coleções, os métodos serão omitidos da amostra e você receberá uma mensagem de aviso.