Publicando Serviços da Web e Entidades de Negócio

Por meio do UDDI e do WSIL, outros aplicativos podem descobrir documentos WSDL e ligar-se a eles para executar transações ou outros processos de negócios.

O UDDI permite a descoberta de serviços da Web, fornecendo um registro distribuído de empresas e descrições de seus serviços, implementado em um formato XML comum. Para que um solicitante de serviço descubra um serviço, um fornecedor de serviços precisa primeiro publicar uma entidade de negócio e pelo menos um serviço de negócio e uma interface de serviço em um registro UDDI, O Web Services Explorer é um aplicativo da Web que suporta a publicação, descoberta e manutenção de entidades de negócio, serviços de negócio e interfaces de serviço.

A WSIL permite a descoberta de serviços da Web, definindo um método de descoberta de serviços distribuídos que fornece referências a descrições de serviços no ponto de oferta do fornecedor de serviços, especificando como inspecionar um Web site em busca de serviços da Web disponíveis. A especificação WSIL define os locais em um Web site onde é possível procurar descrições de serviços da Web. Como o WSIL se concentra na descoberta de serviços distribuídos, a especificação WSIL complementa o UDDI facilitando a descoberta de serviços que estão disponíveis em Web sites que podem não estar listados ainda em um registro UDDI. O Web Services Explorer permite gerar e explorar documentos WSIL.

A página de favoritos do Web Services Explorer permite armazenar a localização de entidades de negócio de registros UDDI, serviços da Web, interfaces de serviço, bem como de documentos WSIL e WSDL.

Use o Web Services Explorer para executar quaisquer das seguintes tarefas:

Pré-requisitos:

  1. Antes de poder usar o Web Services Explorer para executar qualquer dessas funções, é preciso registrar-se com um registro público.  Existem muitos registros diferentes nos quais você pode se registrar.
  2. Assegure-se de estar utilizando um navegador da Web suportado. Os seguintes navegadores da Web e versões são suportados:
    • Internet Explorer: 6.0 e acima
    • Mozilla: 1.2.1 e acima
  3. Ativar o Web Services Explorer.
Limitações conhecidas do Web Services Explorer:
  • AS categorias de taxonomia no Web Services Explorer não são traduzidas, pois precisam corresponder às dos padrões respeitados pelo UDDI (ISO, UNSPSC 7.3, NAICS).
  • O Web Services Explorer será ativado sem a barra de ferramentas do navegador, que mostra, entre outras coisas, a URL do aplicativo da Web. Essa URL deve ser utilizada somente por usuários com necessidades de acessibilidade. A URL do aplicativo da Web do Web Services Explorer pode ser obtida executando as seguintes etapas:
    1. No menu Janela, selecione Preferências.
    2. No diálogo Preferências, selecione Navegador da Web na área de janela da esquerda.
    3. À direita, selecione Usar navegador da Web externo.
    4. No campo Local: texto, procure ou digite o caminho completo do executável do Internet Explorer. (por exemplo, C:\Arquivos de programas\Internet Explorer\iexplore.exe).
    5. Clique em Aplicar e depois em OK.
    Observe que esta preferência agora se aplicará a quaisquer janelas de navegador que sejam ativadas pelo usuário ou pelas próprias ferramentas (como o Cliente Universal de Teste). O Web Services Explorer será agora ativado em um navegador externo e sua URL deve estar no campo Endereço. Ela pode ser colada ou aberta usando um navegador com auxílio de acessibilidade.
  • Ao executar uma localização ou publicação avançada na página UDDI do Web Services Explorer, os itens na lista drop-down para selecionar um idioma em conjunto com um nome ou com uma descrição é classificado de acordo com as configurações de código de idioma do sistema operacional. No Windows, essa ordem pode ser gerenciada por meio do Painel de Controle. Para fazer isso:
    1. Abra o Painel de Controle.
    2. Ative o applet Opções Regionais do painel de controle.
    3. Na guia Geral do diálogo resultante, pode haver uma lista drop-down "Ordem de classificação". Se houver, escolha uma ordem de classificação e, em seguida, clique em Aplicar e depois em OK.
    4. No Web Services Explorer, a nova ordem de classificação é efetivada quando a página for recarregada. Isso pode ser feito pressionando a seta de voltar e depois a seta de avançar na barra de ferramentas principal.
    Nota: as instruções acima aplicam-se ao Windows 2000. No Windows XP, a guia mencionada na etapa 3 chama-se "Opções Regionais". Além do drop-down de idioma, existe um botão Customizar. Ao clicar nesse botão, aparece um novo diálogo. Uma guia de classificação permitirá que os usuários escolham o método de classificação, se aplicável.