Explorando o WSDL Utilizando o WSDL Explorer

Pré-requisitos: para utilizar o WSDL Explorer, você deverá ter um URL válido para um documento WSDL.
O WSDL Explorer permite explorar e testar documentos WSDL. As ações a seguir estão disponíveis no WSDL Explorer:

Ativando o WSDL Explorer

Para ativar o WSDL Explorer, conclua as seguintes etapas:

  1. Ativar o Web Services Explorer.
  2. Mude para o WSDL Explorer clicando no ícone no canto superior direito Ícone para ativar o WSDL Explorer.

Importando um Arquivo WSDL para o Espaço de Trabalho

Para importar o arquivo WSDL para o Workbench:

  1. Clique neste ícone: Ícone Importar WSDL para o Ambiente de trabalho.
  2. Selecione o projeto para o qual deseja importar o WSDL.
  3. Se quiser gerar um arquivo WSIL a partir do WSDL, selecione Importar como uma referência de serviço para um documento WSIL.
  4. Clique em Ir.

Importando um Arquivo WSDL para o Sistema de Arquivo

Para importar o arquivo WSDL para o sistema de arquivo, clique neste ícone: Ícone Importar o WSDL para o sistema de arquivo. Especifique onde você quer que o arquivo WSDL seja salvo no sistema.

Ativando o Assistente de Serviços da Web

Para ativar o Assistente de Serviço da Web, clique neste ícone: Ícone Ativar o Assistente de Serviço da Web. Você poderá selecionar se deseja criar um cliente de serviço da Web ou um esboço de serviço da Web no arquivo WSDL. Clique em Ir para ativar o assistente.

Incluindo um Arquivo WSDL em Favoritos

Para incluir o arquivo WSDL em Favoritos, clique neste ícone: Ícone Incluir WSDL em Favoritos

. A área de janela Status mostra que o WSDL foi incluído com êxito na lista de favoritos.

Explorando Documentos WSDL Utilizando o WSDL Explorer:

  1. Selecione WSDL Principal na área de janela Navegador, digite ou navegue até uma URL de WSDL existente na área de janela da direita e clique em Ir. Observe que o Explorer só permitirá procurar arquivos WSDL que residem na pasta WebContent/WSDL de um projeto. Para explorar arquivos WSDL armazenados em outros locais no espaço de trabalho, digite o nome do arquivo WSDL ou selecione-o no espaço de trabalho, clique com o botão direito do mouse e selecione Serviços da Web > Ativar Web Services Explorer. Nesse exemplo, o WSDL sendo utilizado é um Serviço da Web que retorna uma temperatura para qualquer código postal digitado.
    Os seguintes nós serão incluídos na árvore WSDL:
    • O nó WSDL: Ícone do nó WSDL
    • O nó de serviço (que representa um elemento de serviço no arquivo WSDL): Ícone do nó de serviço
    • O nó de ligação: Ícone do nó de ligação
    • O nó de operação: Ícone do nó de operação
  2. Clicar no nó Serviço, na área de janela Navegador (neste exemplo, seria o nó TemperatureService), exibe todas as ligações para esse serviço, bem como seu tipo e uma descrição resumida da ligação, se o provedor do WSDL tiver incluído uma na área de janela Ações. Três tipos de ligações são suportadas: SOAP, HTTP Get e HTTP Post.
    O WSDL usado neste exemplo tem somente uma ligação, TemperatureBinding, que é representada como o nó TemperaturePortType na árvore WSDL na área de janela Navegador.
  3. Clicar em uma ligação exibida ou em seu nó exibe os detalhes da ligação WSDL na área de janela Ações. Isso inclui as operações e os nós de extremidade disponíveis para esse serviço.
    Nesta visualização, é possível incluir ou remover terminais para o serviço. Para incluir um nó de extremidade, clique em Incluir, digite o URL para o nó de extremidade e clique em Ir. A área de janela Status deve indicar que os nós de extremidade foram atualizados com êxito. Para remover um terminal, selecione sua caixa de opções e clique em Remover.
Nota: Quando o Web Services Explorer carregar arquivos WSDL que utilizam vários esquemas seqüenciais, mensagens de aviso serão geradas para os tipos que são referenciados entre esses esquemas. A mensagem de aviso será semelhante a esta: A referência do tipo <nome_do_tipo_qualificado> não foi resolvida.