Tipos de Estrutura de Dados (Registro UDDI)

Depois de se registrar e efetuar login no registro UDDI que você deseja utilizar, será possível registrar o serviço da Web. O registro de um serviço envolve quatro tipos de estruturas de dados de núcleo: informações sobre negócios, informações sobre serviço, informações sobre ligação e informações que descrevem as especificações para os serviços. O relacionamento entre esses tipos de dados é descrito na Figura 1.

Informações comerciais. Informações contidas em uma estrutura businessEntity. A businessEntity contém informações sobre a empresa que publicou o serviço, como nome comercial, descrição, contatos e identificadores.

Informações de serviço. Informações que descrevem um grupo de serviços da Web. Está contido em uma estrutura businessService. O businessService contém informações sobre famílias de serviços técnicos. Ele agrupa um conjunto de serviços da Web relacionados a um processo de negócios ou a um grupo de serviços.

Informações de ligação. Informações representadas pela estrutura bindingTemplate. O bindingTemplate contém informações técnicas para determinar as especificações de ponto de entrada e construção para a chamada de um serviço da Web. o bindingTemplate fornece as descrições de serviços da Web importantes aos desenvolvedores de aplicativo que desejam localizar e chamar um serviço da Web. O bindingTemplate aponta para as descrições de implementação de serviço, por exemplo, por meio de um URL.

Informações que descrevem as especificações de serviços. Metadados sobre as diversas especificações implementadas por um determinado serviço da Web representado pelo tModel. O tModel fornece um sistema de referência para auxiliar na descoberta de serviços da Web.

Figura 1. Relacionamento entre tipos de dados.

Figura 1 ilustra o relacionamento entre entidade de negócio, serviço comercial, modelo de ligação e tmodel.

Cada estrutura filha tem uma estrutura pai exclusiva. Isso significa que cada estrutura businessService é possuída por uma businessEntity específica. Por sua vez, cada bindingTemplate é possuído por um businessService específico. Cada estrutura bindingTemplate faz referência a instâncias exclusivas de estruturas tModel; entretanto, como as referências podem ser repetidas em várias estruturas pai, pode haver muitas referências a tModels de diferentes pais de Entidade-Serviço-Modelo, como visto na Figura 2.

Figura 2. Referências a tModel.

Figura 2 ilustra as múltiplas referências a um tModel.

Asserções do Publicador

Asserção do publicador é um modo no UDDI de associar estruturas businessEntity. A asserção do publicador define um grupo de estruturas businessEntity. Muitas empresas não são efetivamente representadas por uma única businessEntity. Uma asserção do publicador permite a associação entre estruturas businessEntity. Por exemplo, uma empresa grande pode ter várias subsidiárias com diferentes descrições, mas ainda estreitamente ligadas e desejam tornar seus relacionamentos visíveis nos registros UDDI.

Projeções de Serviço

Uma projeção de serviço permite a uma entidade de negócio fazer referência a um serviço que foi publicado por outra entidade. Utilizando a estrutura businessService como uma projeção para um businessService já publicado, as empresas podem compartilhar ou reutilizar serviços. Projeções de serviço são gerenciadas centralmente como parte da businessEntity de referência. Isso significa que toda alteração feita no businessService por qualquer uma das estruturas businessEntity de referência é válida para todas as estruturas businessEntity de referência.