Testando Documentos WSDL e Serviços da Web Utilizando o WSDL Explorer

Documentos WSDL permitem aos desenvolvedores expor seus aplicativos como serviços acessíveis por rede na Internet. Por meio do UDDI e do WSIL, outros aplicativos podem descobrir documentos WSDL e ligar-se a eles para executar transações ou outros processos de negócios. O Web Services Explorer permite explorar, importar e testar documentos WSDL.

Pré-requisitos: para utilizar o WSDL Explorer:

O WSDL Explorer permite explorar e testar documentos WSDL. Para obter mais informações sobre como explorar documentos WSDL utilizando o WSDL Explorer, consulte Utilizando o WSDL Explorer.

Para testar um serviço da Web utilizando o WSDL Explorer:

  1. Para ativar o WSDL Explorer, conclua as seguintes etapas:
    1. No Web Services Explorer, mude para o WSDL Explorer clicando no ícone no canto superior direito Ícone para ativar o WSDL Explorer.
  2. Selecione WSDL Principal na área de janela Navegador, digite ou navegue até uma URL de WSDL existente na área de janela da direita e clique em Ir. Para este exemplo, o WSDL que está sendo utilizado é um Serviço da Web que converte temperatura de Celsius para Fahrenheit ou de Fahrenheit para Celsius.
    Captura de tela da área de janela WSDL Principal do Web Services Explorer
    Os seguintes nós serão incluídos na árvore WSDL:
    • O nó WSDL: Ícone do nó WSDL
    • O nó de serviço (que representa um elemento de serviço no arquivo WSDL): Ícone do nó de serviço
    • O nó de ligação: Ícone do nó de ligação
    • O nó de operação: Ícone do nó de operação
  3. Na área de janela Detalhes de Ligação WSDL, clique na operação (neste exemplo, a operação CtoF) a ser exibida:
    • Uma lista drop-down com os nós de extremidade disponíveis a essa operação
    • Campos para cada um dos parâmetros desta operação (neste exemplo, o parâmetro temp) e o tipo de informação que o parâmetro está procurando (neste exemplo, temp está pedindo inteiro).
      Chamar uma área de janela de Operação WSDL do Web Services Explorer
      A visualização Formulário permite digitar os parâmetros para a chamada da operação do serviço da Web. Os nomes dos parâmetros são exibidos como links cuja ação é exibir um diálogo descrevendo as informações incorporadas da Linguagem de Definição de Esquema XML (XSD). Informações adicionais sobre XSD podem ser encontradas aqui: http://www.eclipse.org/xsd/
      Captura de tela do Diálogo Informações de XSD
       
  4. Digite seu inteiro e clique em Ir. O resultado é retornado na área de janela Status.
    Captura de tela de uma operação WSDL chamada mostrando o resultado na área de janela Status
     
  5. Se você estiver utilizando SOAP como método de ligação, clicar em Origem ou em Formulário no canto superior direito alternará a exibição entre a visualização Formulário (mostrada acima) e a visualização Origem, que exibe a mensagem SOAP no formato XML. Você também pode digitar as mesmas informações como no formulário, somente em formato XML (isso é sugerido para usuários avançados somente). O Explorer validará realmente o XML se você modificá-lo, mas não os valores de parâmetro digitados.
    Visualização Origem da área de janela Chamar uma Operação WSDL.
  6. Se você estiver utilizando SOAP como tipo de ligação, também terá a opção de alternar a área de janela Status entre as visualizações Origem e Formulário. A visualização Origem mostra o pedido do SOAP e os envelopes de resposta, incluindo os parâmetros digitados para testar o serviço e o valor retornado.
    Captura de tela da visualização de origem do pedido SOAP e dos envelopes de resposta