Modelo Conceitual de Coleta de Dados


Conteúdo

Introdução

Os componentes essenciais da estrutura de coleta de dados TPTP incluem o Cliente (normalmente, o ambiente de trabalho do Eclipse), o Agent Controller, e o(s) Agente(s).  O diagrama a seguir mostra os componentes de coleta de dados e indica seus relacionamentos.

A máquina de origem conecta-se à máquina de destino por meio de dados, console e canais de controle

Número Texto Número Texto
1   Máquina de Origem 6   Máquina de Destino
2   Cliente (por ex., Ambiente de Trabalho do Eclipse*) 7  Agent Controller
3   Canal de Controle 8  Agent
4   Canal de Dados 9   Aplicativo
5   Canal de Console 10   De ou Para Agentes Adicionais

Os três componentes da estrutura de coleta de dados TPTP se relacionam entre si.  Os dados não podem ser coletados e virtualizados sem o envolvimento dos três componentes. 

Relacionamentos de Componentes de Coleta de Dados

Os relacionamentos a seguir existem entre os componentes de coleta de dados:

O Agente e o Agent Controller residem na mesma máquina (a máquina de destino).  O Cliente pode residir em uma máquina diferente (com o ambiente de trabalho do Eclipse), ou na mesma máquina do Agent Controller.  Em qualquer caso, o Cliente e o Agent Controller se comunicam da mesma maneira, conforme indicado no diagrama.

Canais de Dados e de Controle

Os canais indicados no diagrama anterior são separados logicamente para representar os tipos de informações e a direção de fluxo dessas informações entre os componentes.  As conexões reais utilizadas entre os componentes não são um mapeamento de um para um, e são configuráveis.  Os canais são:

Canal de Controle
O Canal de Controle bidirecional entre o Cliente e o Agent Controller permite a troca de mensagens formatadas por comando.  O Cliente faz os pedidos e o Agent Controller envia as respostas.  Existe um canal de controle entre o Agent Controller e um Agente.  Um Cliente pode trocar mensagens de controle com um Agente, mas o Agent Controller estará no meio da troca ao utilizar o canal de controle.  Os canais de controle são configurados quando um Cliente ou um Agente inicia contato com o Agent Controller através de uma porta pré-configurada ou um canal nomeado.
Canal de Dados
O Canal de Dados pode ser um canal unidirecional ou bidirecional através do qual podem ser enviados dados de qualquer forma.  Não é necessário que as informações no Canal de Dados estejam na forma de uma mensagem de controle.  Em geral, o Cliente estabelece metade do canal e, em seguida, envia um pedido (junto com seu próprio controle) ao Agente com o qual ele quer trocar dados, pedindo a ele para criar a outra metade do canal.  O Agente então pede ao Agent Controller para conectar as duas metades, estabelecendo assim um Canal de Dados entre o Cliente e o Agente.
Canal de Console
Um Canal de Console é simplesmente um caso especial de canal de dados bidirecional utilizado para suportar um aplicativo que exige entrada, saída ou ambos para uma exibição do console.  O Cliente estabelece metade do canal de dados e, em seguida, inclui esse controle em um pedido subseqüente para ativar um aplicativo que exige entrada ou saída do console.  O Agente responsável por ativar o aplicativo reage à presença desse controle de canal em seu pedido de ativação criando a outra metade do canal e depois solicitando ao Agent Controller que conecte as duas metades.  O Agente então ativa o aplicativo de forma que seus dados de entrada padrão ou saída padrão ou erro padrão fluam por todo esse canal.

Interações de Cliente

O Cliente de coleta de dados processa e exibe os dados de interesse de um usuário final.  O Cliente em geral é o ambiente de trabalho do Eclipse, enquanto as ferramentas e os serviços disponíveis no Eclipse são utilizados para exibir os dados coletados.

O Cliente deve conectar-se a um Agente para começar a receber dados.  O Cliente pode conectar-se a um Agente que já está em execução ou pode ativar um Agente utilizando o Agent Controller.  Uma vez ativado o Agente, todas as comunicações do Cliente ou do Agente acontecerão pelo Agent Controller.

Interações de Agente

Um Agente está firmemente ligado ao Agent Controller.  Ele pode ser ativado pelo Agent Controller, pelo Cliente ou manualmente. Quando ativado, o Agente abre um caminho de comunicação conhecido e tenta registrar-se no Agent Controller.  Uma vez registrado, o Agent Controller gerencia a comunicação entre um Cliente e o Agente.  O Agente em geral inicializa a ele mesmo e depois aguarda as mensagens de controle (comandos).

Todos os Agentes respondem a um conjunto pequeno de mensagens de controle comuns mais um conjunto de mensagens de controle adicionais, conforme definido pelo Agente individual.  Por exemplo, os Agentes que coletam dados aguardam para começar a coletar e transferir dados até que o Cliente envie os comandos apropriados ao Agente. O Agente define como os dados são enviados através do canal.  Alguns dados poderão ser de fluxo contínuo, que prosseguem até que o Cliente envie um "pedido para finalizar".  Outros dados poderão ser enviados em segmentos, a pedido do Cliente.

Interações de Agent Controller

O Agent Controller fornece um conjunto de serviços que ajudam o Cliente e o Agente a trabalhar juntos.  Os serviços a seguir estão disponíveis no Agent Controller:

 

Tarefas Relacionadas
Visão Geral do Agent Controller
Administrando o Agent Controller
 

Direitos Autorais (C) 2005, 2006 Intel Corporation.