Ciclo de Vida de um Agente

O diagrama de estado a seguir ilustra o ciclo de vida de um agente.

Diagrama do ciclo de vida de um agente Estado Independente Estado Registro Removido Estado Monitorado Estado de Execução Estado Conectado Estado Registrado

Figura 1:
Ícone de Estado Estado
ícone independente Independente
ícone de execução Execução
ícone registrado Registrado
ícone conectado Conectado
ícone monitor Monitorado
ícone parar (registro removido) Registro Removido

Os estados e as transições entre os estados (que são representados pelos números no diagrama e na explicação a seguir) no ciclo de vida do agente são descritos a seguir:

  1. Stand-alone
    O agente não pode conectar-se ao Agent Controller. Isso poderia ocorrer se o agente fosse inicializado pelo processo host, mas o Agent Controller não está em execução atualmente na máquina.
  2. Stand-alone to registered
    O agente conecta-se ao Agent Controller. Normalmente, isso ocorreria imediatamente quando o processo host inicializasse o agente.  No entanto, se o Agent Controller não estiver em execução no momento, ele será registrado apenas quando o Agent Controller for iniciado.
  3. Registered to stand-alone
    O Agent Controller é parado enquanto o agente ainda está ativo.  Isso retorna o agente para o estado independente.
    Nota: Pode haver transição do agente entre o estado independente e o estado registrado como resultado do Agent Controller sendo iniciado ou parado em algum ponto do tempo de vida do agente. Esses dois estados são referidos juntos como o estado running.
  4. Registered to attached
    O cliente de teste conecta-se ao agente registrado para coletar dados ou enviar mensagens de controle para o agente.
  5. Attached to registered
    O cliente de teste desconecta-se do agente embora o agente ainda esteja hospedado pelo processo host. No entanto, o cliente de teste concluiu a coleta de dados no agente e a interação com ele.
  6. Attached to monitored
    Após a conexão ao agente, o cliente de teste inicia a monitoração do agente, que está conectado ao Agent Controller.
    Nota: Só é possível começar a monitorar um agente que ainda esteja em execução ou um que não esteja conectado a um cliente (todos os agentes, exceto aqueles identificados pelo símbolo Parar ícone Parar e pelo símbolo Monitor ícone Monitor). Além disso, apenas um cliente de cada vez pode ser conectado a cada agente. 
  7. Monitored to attached
    O cliente de teste, embora ainda conectado ao agente (que está conectado ao Agent Controller) pára a monitoração do agente.
  8. Deregistered
    O aplicativo sai ou cancela explicitamente o registro do agente. O agente não está mais conectado ao Agent Controller, o cliente de teste não está conectado ao agente e, portanto, toda a monitoração é parada. É possível chegar a esse estado a partir de um dos estados em execução, conectado ou monitorado.

Tarefas Relacionadas
Administrando o Agent Controller
 


(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2006. Todos os direitos reservados.