Criando e Editando uma Configuração de Análise Estática

Você pode criar uma configuração de análise que especifica as regras e as categorias de regra com as quais analisar seus recursos. Uma revisão de código de análise estatística, por exemplo, detecta violações de regras de programação e categorias de regra específicas e gera um relatório na visualização Resultados da Análise.
Para criar uma configuração de análise, você deve trabalhar em uma perspectiva que ofereça suporte aos recursos de análise.
Ao criar uma configuração de análise, determine o tipo de análise que você deseja executar, seu escopo e as regras específicas que se aplicam aos seus recursos. Você pode analisar os recursos em um espaço de trabalho inteiro, em um conjunto de trabalhos do recurso que você defina ou em um projeto. Além disso, pode designar os provedores de regra, as categorias de regra e as regras que se aplicam aos recursos para uma configuração de análise específica.

Para criar uma configuração de análise:

  1. Clique em Executar > Análise.
  2. Na janela Análise, na área de janela Configurações, clique em Análise; em seguida, clique em Novo.
  3. No campo Nome, digite um nome para a configuração de análise.
  4. Para definir o escopo da análise, clique na guia Escopo e execute uma das etapas a seguir:
    • Para analisar os recursos em um espaço de trabalho inteiro, clique em Analisar Espaço de Trabalho Inteiro. As regras selecionadas na página Regras são aplicadas a todos os recursos do espaço de trabalho.
    • Para analisar os recursos de um conjunto de trabalhos do recurso que você definiu anteriormente, clique em Analisar um conjunto de trabalhos do recurso. As regras selecionadas na página Regras são aplicadas a um conjunto específico de projetos, pastas ou arquivos do espaço de trabalho.
    • Para analisar projetos do espaço de trabalho, clique em Analisar projetos selecionados. As regras selecionadas na página Regras são aplicadas aos recursos do projeto selecionado.
  5. Para especificar as categorias de regra, as regras ou os conjuntos de regras a serem aplicados durante a análise, clique na guia Regras e execute uma das etapas a seguir:
    • No campo Domínios e regras de análise, expanda a árvore e selecione provedores, categorias de regra e regras. Para selecionar todas as regras definidas pelo provedor ou pela categoria da regra, selecione um provedor ou uma categoria de regra de primeiro nível.
    • Para importar um arquivo que descreva um conjunto de regras customizado, clique emImportar.
    • No campo Conjuntos de regras, digite o nome de um conjunto de regras customizado ou clique em um conjunto de regras definido; em seguida, clique emConfigurar para configurar os provedores, as categorias de regra e as regras para execução de uma análise específica.
  6. Opcional: Para mostrar qualquer informação da configuração ou informação adicional que possa existir para uma regra, e para alterar a classificação de gravidade e outros parâmetros da regra, clique na regra; em seguida, clique emDetalhes.
A página Configurações mostra a nova configuração de análise.
Conceitos Relacionados
Regras de Análise Estática e Categorias de Regra
Tarefas Relacionadas
Criando Categorias de Regra e Regras Customizadas
Customizando Perspectivas para Análise Estática
Executando uma Análise Estática