Identificando Métodos Intensivos de Recursos

Os métodos com uso intensivo de recursos afetam o desempenho geral da execução de um programa. O uso das visualizações Fluxo de Execução e Chamada de Método pode ajudar a identificar facilmente esses métodos que podem ser candidatos à otimização.

Pré-requisitos:

Um método poderá ser um candidato à otimização se uma das seguintes instruções se aplicar:

Localizando Métodos Chamados com Freqüência

Para localizar métodos chamados com freqüência:

  1. Na visualização Profiling Monitor, selecione um monitor ou um agente.
  2. Dê um clique com o botão direito do mouse e selecione Open With > Fluxo de Execução. A visualização Fluxo de Execução é aberta.
  3. Clique no botão Aumentar Zoom Ícone do Botão Aumentar Zoom para ampliar uma seqüência de chamadas de método.
  4. Clique com o botão direito do mouse no nome de um método na visualização gráfica e selecione Detectar Todas as Repetições. Você verá um X onde houver padrões repetidos.   
  5. Amplie essas áreas para ver os padrões repetidos e o número de repetições do método.  

Localizando Métodos com Tempos de Execução Longos

Para localizar métodos com tempo de execução longo:

  1. Na visualização Fluxo de Execução, examine o comprimento de cada tira do método. Quanto mais longa a tira, mais longo o tempo de execução.
  2. Para consultar um método com mais detalhes, abra a visualização Chamada de Método selecionando o método, clique com o botão direito do mouse e selecione Mostrar Chamada de Método. A visualização Chamada de Método é aberta.
  3. Na visualização Estatísticas de Método, para ver o tempo de execução do responsável pela chamada do método, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, selecione Show Chamada de Método. Essa visualização mostra uma representação do mesmo método que da linha identificada por um rótulo.
  4. Na barra de ferramentas local, clique em Show Caller ícone botão caller para ver os responsáveis pela chamada do método selecionado na visualização.Cada vez que você clica nesse botão, é exibido um método acima na seqüência de chamada.
  5. Selecione um método. O comprimento vertical da área selecionada indica o tempo base para o método. Você pode determinar o tempo de execução deste método marcando a escala de tempo vertical no lado direito da visualização. A linha de status apresenta o tempo cumulativo para o método.

Obtendo uma Visualização Ampla da Execução do Programa

Para obter uma visualização ampla do tempo de execução:

  1. Abra a visualização Fluxo de Execução: No menu pop-up do monitor na visualização Profiling Monitor, selecione Open With > Fluxo de Execução.
  2. Essa visualização, como a visualização Chamada de Método, tem uma escala de linha vertical ao longo do lado direito. 
  3. Utilize o botão Zoom In ícone botão zoom in para ampliar uma determinada seção da visualização para realçar o método que deseja examinar.
  4. Clique no nome do método (ou no espaço em branco abaixo dele) para selecioná-lo. O comprimento vertical da área realçada é um indicativo do tempo base para o método. O valor exato do tempo base é exibido na linha de status.
  5. Utilize o botão Diminuir Zoom Ícone do Botão Diminuir Zoom para visualizar uma parte maior do programa inteiro, enquanto ainda é possível ver a área realçada do método (ou seja, ainda é possível ver a área retangular amarela). Mesmo que a representação da execução inteira não seja vista, você ainda conseguirá determinar quanto tempo este método consome com relação ao programa todo.

Conceitos Relacionados
Visão Geral da Ferramenta de Definição de Perfil
Visualização e Tabela Fluxo de Execução
Exibições Statistical

Tarefas Relacionadas
Definindo o Perfil de um Aplicativo
Iniciando ou Anexando um Processo Java
Estudando a Coleta de Lixo