Um banco de dados de análise de sintomas representa uma base de conhecimento de problemas e soluções para esses problemas para um determinado produto de software. Contém um conjunto de descrições de sintomas do porquê um determinado problema ocorreu no sistema, um conjunto de regras utilizadas para identificar um sintoma (problema) específico e soluções para a resolução desse problema. Especificamente, os bancos de dados de análise de sintomas são utilizados para análise de registro, identificando as condições de erro que podem ter ocorrido em um sistema, analisando seus arquivos de registro. São suportados dois tipos de bancos de dados de análise de sintomas, que serão descritos nas seções a seguir.
Symptom V2.0
Um banco de dados com o formato Symptom V2.0 é composto por definições de sintomas que podem ter regras, recomendações e ações associadas:
definição do sintoma Uma definição de sintoma contém a descrição de um sintoma, informações para identificar o sintoma pela hora da análise de registro e também pode mencionar recomendações ou ações a serem executadas para resolver o sintoma. Ela tem uma regra ou um conjunto de regras que são utilizadas para identificar o sintoma durante a análise de registro.
regra de sintoma Uma regra de sintoma é uma expressão utilizada por um mecanismo de análise para identificar um determinado sintoma. Suporte para regras de sintoma baseadas em expressões do XPath é fornecido por padrão, mas a ferramenta também fornece recursos de extensão para vincular outros tipos de regra.
recomendação Uma recomendação são informações de como recuperar de um sintoma ocorrido no sistema, e é fornecida em forma legível.
ação Uma ação representa uma seqüência de códigos que deve ser executada quando um sintoma for identificado.
Symptom V0.1
Um banco de dados com o formato Symptom V0.1 é composto por sintomas, padrões de correspondência de cadeias, soluções associadas e diretrizes:
sintoma Um sintoma descreve uma mensagem de erro ou de evento. Pode ter uma solução associada a ele no banco de dados de análise de sintomas.
padrão de correspondência Um padrão de correspondência é uma cadeia comparada a uma entrada de registro pelo analisador de registro.
solução Uma solução são informações sobre o motivo de um erro ou da ocorrência de um evento e como recuperar-se dele.
diretiva Uma diretiva são etapas normalmente requeridas para implementar a solução.
Os registros de log podem ser analisados utilizando um banco de dados de análise de sintomas para interpretar condições de eventos e de erros conhecidas para obter informações detalhadas sobre a resolução do erro.
Os bancos de dados de análise de sintomas podem ser importados de um banco de dados de análise de sintomas XML externo, salvos e exportados para um arquivo externo no formato XML. É possível importar bancos de dados de análise de sintomas a partir de um host local ou remoto.
Para ativar a análise de logs, pelo menos um banco de dados de análise de sintomas deve ser criado ou importado e, em seguida, ele deve ser ativado (em uso). Opcionalmente, é possível editar ou exportar um banco de dados.
Crie um banco de dados de análise de sintomas para analisar sintomas em seu aplicativo.
Alguns aplicativos fornecem bancos de dados de análise de sintomas para sintomas comuns ocorridos ao utilizar o aplicativo. Importe esses bancos de dados de análise de sintomas para que seja possível analisar o registro do aplicativo. Pelo menos um banco de dados de análise de sintomas deve existir e estar em uso para a análise de registro.
É possível editar um arquivo de banco de dados de análise de sintomas no ambiente de trabalho utilizando o editor do banco de dados de análise de sintomas. Você editaria o banco de dados porque, com o tempo, as definições de sintoma, as recomendações ou as ações, respectivamente, sintomas, soluções ou diretivas, são descobertas e alteradas.
Um banco de dados de análise de sintomas está em uso quando o analisador de registro pode procurar nele por um sintoma no registro.
No ambiente de trabalho, os bancos de dados de análise de sintomas existem no formato XMI. A exportação do banco de dados o salva no formato XML, o que permite que o banco de dados de análise de sintomas seja utilizado com o IBM WebSphere Application Server ou outros produtos.
Conceitos Relacionados
Editor do Banco de Dados de Análise de Sintomas
Determinando Problemas em Aplicativos
Distribuídos Utilizando o Log and Trace Analyzer