Ativando um Agente

Ative o agente clicando no botão Perfil. Isso instanciará uma instância do agente PerfMon no monitor de traçado de perfil:

PerfmonAgent conectado no monitor de traçado de perfil

Ele ainda não está monitorando, por isso a <tag está conectada>. Para iniciar o monitoramento, clique com o botão direito do mouse no nó do PerfmonAgent e selecione Iniciar Monitoramento no menu pop-up:

Item Iniciar Monitoramento do menu pop-up selecionado

O nó do agente Perfmon agora terá a tag  <monitorando> em vez de <conectado> como uma tag:

Monitorando o PerfmonAgent

Fazendo Link das Visualizações

Neste ponto é preciso ocupar as diversas visualizações clicando no botão Link com Visualizador na barra de ferramentas. Para isso, conforme explicado anteriormente, clique no botão Link com Visualizador  na barra de ferramentas:

Ícone Link com visualizador

A Visualização Controle de Agente

Quando o agente PerfMon é instanciado, uma entrada correspondente a ele é colocada na visualização Controle de Agente:

Visualização Controle de Agente com PerfmonAgent

Essa entrada será usada subseqüentemente para controlar o agente PerfMon. Quando o agente estiver monitorando, abra essa entrada (clique no prefixo '+' do nó do agente). Isso resultará na exibição das entradas do nível superior da hierarquia de objetos de desempenho do PerfMon:

Entradas de nível superior de objetos de desempenho do PerfMon

Role para baixo para localizar os objetos de desempenho específicos nos quais você está interessado e abra-os (clique no '+') para obter detalhes dos níveis inferiores. Por exemplo, para o objeto de desempenho Processador, abra-o, depois abra seu nó filho Total e, em seguida, marque a caixa de opções associada a Tempo do Processador:

A Visualização Resumos Estatísticos

Na visualização resumos estatísticos, selecione de forma semelhante a métrica Tempo de Processador. Observe que existe uma entidade 'Observação' imediatamente abaixo dela.

Essa entrada efetivamente define o que irá aparecer na Visualização Gráfico Estatístico e como isso será exibido. É possível configurar a cor e largura da linha e definir com relação a qual escala (Horizontal ou Vertical) o gráfico de linhas deve ser exibido. Para alterar essas configurações, clique no campo que contém o valor e escolha entre um símbolo de seta para baixo ou de reticências. Para o primeiro, digite o valor necessário diretamente ou selecione na lista drop-down. Para o segundo, que se aplica à propriedade Cor, selecione a nova cor na paleta exibida.

A caixa de opções diretamente à esquerda de Observação torna visível o gráfico na visualização gráfico estatístico se ele estiver marcada; não visível caso contrário.

A Visualização Gráfico Estatístico

Para visualizar os dados de desempenho na visualização gráfico estatístico, clique com o botão direito do mouse na escala Horizontal 1 e selecione Encaixar nos Gráficos Associados no menu pop-up.

Menu pop-up

Isso sincronizará a escala do gráfico com o tempo dos dados de desempenho para que estes sejam visíveis, como a seguir:

gráfico associado ao gráfico de linha

(C) Direitos Autorais IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.