Analisando Registros

A análise de registros significa aplicar regras especializadas, carregadas de bancos de dados de sintoma selecionados para operações de análise de registro, contra registros. O Log and Trace Analyzer fornece dois analisadores de registro (mecanismos de análise), o Symptom 0.1 Log Analyzer, que utiliza os bancos de dados do formato Symptom V0.1 e o XPath Log Analyzer, que utiliza o formato Symptom V2.0. O Symptom 0.1 Log Analyzer utiliza as regras de padrão de correspondência e as corresponde com as mensagens do registro. O resultado de uma operação de análise utilizando o Symptom 0.1 Log Analyzer é uma matriz de objetos que representam as soluções e as diretivas dos sintomas correspondidos. Quando um arquivo de registro for analisado, a solução será relatada na área de janela Resultado da Análise, fornecendo orientação ao cliente sobre como resolver o problema relatado. O XPath Log Analyzer utiliza regras de sintomas especializadas com expressões XPath associadas para analisar registros, mais precisamente, registros do org.eclipse.hyades.logging.events.cbe.ComonBaseEvent.

As expressões XPath podem ser construídas com base em campos org.eclipse.hyades.logging.events.cbe.ComonBaseEvent, utilizando o diálogo Nova Expressão XPath do banco de dados de análise de sintomas. O resultado de uma operação de análise utilizando o XPath Log Analyzer é uma lista de sintomas exibidos na visualização Resultados da Análise de Sintomas.
  1. Para analisar um determinado registro, na visualização de Registro, selecione-o na lista de Registros.
  2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Analisar > Executar. Por padrão, a análise será executada utilizando o XPath Log Analyzer. Os usuários também podem optar por criar uma configuração de análise diferente.
  3. Para analisar vários registros, utilize a tecla CTRL para selecionar os registros. Clique com o botão direito do mouse e selecione Analisar > Executar
  4. Para analisar todos os registros, clique com o botão direito do mouse e selecione Analisar Tudo > Executar, considerando o fato que uma configuração de análise de registro já foi criada, conforme explicado nas etapas anteriores. 
  5. Se estiver analisando com o Symptom 0.1 Log Analyzer e uma correspondência for localizada no banco de dados de análise de sintomas, uma informação de solução será exibida na guia Resultado da Análise.
    Se você estiver analisando com o Analisador de Registro do XPath e localizar uma correspondência no banco de dados de análise de sintomas, será exibido um sintoma na visualização Resultados da Análise de Sintoma.

Nota: O Log and Trace Analyzer fornece um conjunto de ferramentas que pode ser utilizado para implementar analisadores de log adicionais (mecanismos de análise), que podem ser conectados ao ambiente de trabalho e utilizados no Log and Trace Analyzer.

 

Conceitos Relacionados
Determinando Problemas em Aplicativos Distribuídos Utilizando o Log and Trace Analyzer
Modelo Common Base Event
Bancos de Dados de Análise de Sintomas

Tarefas Relacionadas
Definindo Preferências de Registro
Importando um Banco de Dados de Análise de Sintomas
Configurando a Análise de Registro
Filtrando Registros na Visualização de Registro
Classificando Registros de Log
Localizando Registros de Log
Correlacionando Arquivos de Log

Referência Relacionada
Visualização de Registro
Visualização de Resultados da Análise de Sintomas