Importando um Arquivo de Log

Para importar um arquivo de log de modo a poder analisá-lo e correlacioná-lo a outros arquivos de log:

  1. Selecione Arquivo > Importar.... O assistente Importar é aberto na página Selecionar.
  2. Na lista de tipos de origem para importação, selecione Perfil e Registro > Arquivo de Registro. Clique em Avançar. A página Importar Arquivo de Log é aberta.
  3. Inclua os arquivos de log a serem importados clicando em Incluir.
  4. Selecione o tipo de log. Clique na guia Nome do host.
  5. Selecione o host local ou um host remoto na lista Hosts Padrão. Clique na guia Detalhes.
  6. Selecione o tipo do log.


    Nota 1: A lista de tipos de log pode ser filtrada de forma que apenas os tipos interessantes sejam exibidos. Aplique um filtro a um tipo de log escolhendo uma destas opções:

    Nota 2: Escolha a caixa de opções Mostrar categorias para comutar a exibição das categorias do analisador de log (conjuntos).


  7. Digite o caminho do arquivo que está sendo importado.
     

    Nota 1: Este caminho faz distinção entre maiúsculas e minúsculas em todas as plataformas, inclusive Windows. Use o botão Procurar para localizar o arquivo desejado para evitar problemas com maiúsculas e minúsculas.


    Nota 2: É possível importar ao mesmo tempo vários arquivos de log do mesmo tipo localizados em um só diretório, especificando uma expressão comum entre aspas duplas no campo de caminho do arquivo de log. Por exemplo, para importar todos os logs no diretório d:\temp, digite d:\temp\".*" no campo. Siga as regras de expressão comum de java.util.regex.Pattern. Também é possível utilizar o diálogo procurar para especificar vários arquivos de log.


    Nota 3: Para importações remotas, você pode especificar uma URL de FTP ou HTTP que aponte para um arquivo de log ou um archive zip que contenha vários arquivos de log do mesmo tipo. Primeiro, o arquivo de log será transferido por download localmente e, em seguida, importado no espaço de trabalho.

     

  8. Selecione os detalhes de versão do programa que criou o log.

    Nota: Alguns tipos de log podem requerer informações de codificação de caracteres, código do idioma e fuso horário, ou uma data padrão para a importação de um arquivo de log. A normalização dos time stamps do registro de log para o mesmo fuso horário é útil ao correlacionar logs por hora. Alguns tipos de log fornecem apenas time stamps sem informações de data. Para esse tipos de log, uma data padrão é requerida para completar os time stamps do registro de log.
  9. Clique na guia Destino.
  10. Insira o projeto de destino no campo Projeto e o nome da unidade lógica de agrupamento no campo Monitor. (Uma unidade lógica de agrupamento é uma coleção de logs importados na visualização Navegador de Log. Você pode ter diferentes monitores como uma forma de agrupar os logs. Dica: Visualize os agrupamentos clicando no ícone de seta para baixo na barra de ferramentas da área de janela Navegador de Log.)
  11. Especifique se o destino é um arquivo de log existente.  Se ele substituir um arquivo existente ou for anexado a um, siga estas etapas:
    1. Selecione a caixa de opções Mesclar o arquivo de log com um arquivo de log existente.
    2. Selecione o arquivo de log que será substituído ou anexado.  Clique em OK.
    3. Escolha Substituir ou Anexar. Clique em OK.
  12. Clique na guia Filtro. A filtragem permite reduzir o número de registros de log importados do arquivo de log por meio da especificação de critérios de filtragem. Se nada for especificado nessa guia, todos os registros de log serão importados do arquivo de log selecionado.
  13. Opcional: Selecione um filtro já definido ou crie um novo filtro para este arquivo. Para criar um filtro de modo que somente certos registros de log sejam importados, siga estas etapas:
    1. Clique em Novo.
    2. Selecione Importar Log como o tipo do filtro. Clique em OK.
    3. No diálogo Editar Filtro, especifique um Nome do Filtro. Esse nome aparecerá na lista de seleção da guia Filtro para que você possa aplicar esse filtro a qualquer arquivo de log que importar.
    4. Defina o filtro usando um dos mecanismos de Filtro, ou ambos, nas duas guias: Padrão ou Avançado. A guia Padrão permite configurar rapidamente alguns filtros comuns simples. A guia Avançado permite criar filtros altamente customizados.
    5. Para definir um filtro padrão:
      1. Clique na caixa de opções Filtrar por eventos se quiser importar um certo número ou período de tempo de eventos no início ou no final do arquivo de log. Em seguida, no primeiro campo, selecione se deseja importar eventos do início (primeiros) ou do final (últimos) do arquivo de log. No terceiro campo, selecione se deseja importar um certo número de segundos ou um certo número de eventos. No segundo campo, digite o número de segundos ou eventos que deseja importar.
         

        Por exemplo, se você quiser importar 400 eventos do início do arquivo de log, a linha Mostrar seria: primeiros 400 eventos. Se quiser importar eventos durante os últimos 10 segundos do arquivo de log, a linha Mostrar seria: últimos 10 segundos.

      2. Clique na caixa de opções Mostrar eventos por severidade se quiser importar registros de log de certas severidades. Em seguida, clique nas caixas de opções junto a Erros, Avisos e Informações para indicar quais tipos devem ser importados.
    6. Para definir um filtro avançado:
      1. Clique na guia Avançado. A tabela de filtragem Avançado mostra todos os critérios de filtragem definidos. Os registros de log que correspondam a um ou mais dos critérios serão importados.
      2. Para incluir uma entrada na tabela, clique em Incluir. Selecione o atributo pelo qual deseja filtrar na lista de atributos primários de Common Base Event. Selecione o operador (semelhante executa uma correspondência de padrão). Digite um valor que esse atributo deve ter nos registros de log para que estes sejam importados:
        • Use um asterisco (*) para representar qualquer cadeia.
        • Use uma barra (|) para representar um "ou" não exclusivo.
        • Os valores de horário devem estar no formato ISO de dd-mm-aaaa hh:mm:ss.sTZD, em que:
          • aaaa é um valor de ano com quatro dígitos
          • mm é um valor de mês com dois dígitos
          • dd é um valor de dia com dois dígitos
          • hh é um valor de hora com dois dígitos em um relógio de 24 horas
          • mm é um valor de minuto com dois dígitos
          • ss.s é um valor de segundos com dois dígitos, com frações de segundos opcionais depois do separador decimal
          • TZD é um designador de fuso horário, que pode ser um tempo de 6 caracteres relativo a UTC (Coordinated Universal Time), tais como +05:00 ou -07:00, ou uma abreviação de fuso horário como EST ou GMT. Consulte http://www.w3.org/TR/NOTE-datetime para obter informações sobre o formato, e http://www.timeanddate.com/library/abbreviations/timezones/ para obter uma lista de abreviações de fusos horários.

        Clique em OK.

      3. Para editar uma entrada existente, selecione-a, clique em Editar e modifique os campos.
      4. Para remover uma entrada, selecione-a e clique em Remover.
    7. Clique em OK.
  14. Clique em Concluir para importar o arquivo de log.

Dependendo do tamanho do arquivo de log, a importação pode ser demorada. Para visualizar o status da importação, clique no botão Progresso O Botão Progresso no canto inferior direito da janela do workbench. Isso abrirá a visualização Progresso, na qual é possível visualizar o progresso de todas as tarefas ativas. Se quiser parar a importação de um log, clique no botão vermelho Parar junto ao nome do log; todos os registros serão importados até o ponto em que você o parou.

Quando a importação for concluída (ou interrompida), o arquivo importado será aberto na visualização de Log.

visualização de log

Por padrão, todos os arquivos de log importados serão serializados em um Conjunto de Logs Padrão, que permite reimportar facilmente os arquivos.

Nota:  Assegure-se de que a versão do log que você está importando corresponda à versão do aplicativo selecionada na guia Detalhes. Um número de versão não correspondido faz com que o analisador incorreto seja utilizado quando o log é importado. A visualização Navegador de Log listará o log, mas a visualização Log estará vazia.

Se você tiver importado um arquivo de log que inclua uma correlação interna (por exemplo, alguns logs de rastreio de servidor de aplicativos), um objeto de correlação será incluído na lista Correlações, com um nome gerado iniciando com o nome do mecanismo de associação.

Conceitos Relacionados
Determinando Problemas em Aplicativos Distribuídos Utilizando o Log and Trace Analyzer

Tarefas relacionadas
Importando um Banco de Dados de Análise de Sintomas
Trabalhando com um Arquivo de Log
Trabalhando com Conjuntos de Logs
Exportando um Log ou uma Correlação para Representações de Common Base Event