Filtrando Registros na Visualização Interações de Log

A inclusão de filtros na visualização Interações de Log permite visualizar somente os registros de log que satisfaçam aos critérios configurados, para que você possa concentrar-se em um conjunto menor de registros de log. É possível criar filtros que limitem os registros de log mostrados de acordo com a severidade ou outros valores de propriedades de Common Base Event.

Os filtros de registros de log aplicam-se a qualquer conteúdo mostrado na visualização Interações de Log, seja ele um arquivo de log ou uma correlação contendo muitos logs. Quando outro item for selecionado no Navegador de Log, o conteúdo da visualização Interações de Log será alterado, mas o filtro permanecerá o mesmo até que um filtro diferente seja aplicado.

Nota: Também é possível filtrar registros de log ao importar um arquivo de log. Os filtros definidos na visualização Interações de Log seriam filtros adicionais sobre o que foi importado. Não é possível usar os filtros da visualização Interações de Log para "desfazer" filtros usados durante a importação; se você quiser mais registros de log do que o que foi permitido pelo filtro de importação, precisará importar novamente o arquivo de log com um filtro de importação menos restritivo.

Dica: Por padrão, as visualizações Interações de Log e Interações de Encadeamento de Log mostram somente registros de log com correlações. Para arquivos de log que não contenham nenhuma correlação, as visualizações de interações estarão vazias. Para mostrar todos os registros nessas visualizações, limpe a caixa de opções Mostrar somente registros de log correlacionados no diálogo Gerenciar Filtros.

Criando um Filtro de Registro de Log

Para criar um filtro:

  1. Clique na seta do menu drop-down próxima ao botão Filtro na barra de ferramentas Ícone drop-down Filtro. Selecione Gerenciar Filtros.
  2. Na janela Editar Filtros, clique em Novo.
  3. Forneça um Nome do Filtro. Esse nome aparecerá na lista drop-down de filtros.
  4. Opcionalmente, configure critérios para o nível de gravidade clicando na caixa de opções Mostrar eventos por severidade. Clique nas caixas de opções Erros, Avisos ou Informações conforme desejado para indicar quais tipos de registros devem ser mostrados na visualização Interações de Log.
  5. Opcionalmente, ative a caixa de opções Mostrar somente registros de log correlacionados. Com essa caixa de opções selecionada, somente registros de log que tiverem correlações (seja internamente no arquivo de log ou com registros em outros arquivos de log em uma correlação) serão mostrados na visualização Interações de Log.
  6. Clique na guia Avançado. O recurso de filtragem avançada permite configurar critérios de filtragem específicos para atributos primários de Common Base Events. A tabela de filtragem Avançado mostra todos os critérios de filtragem definidos, se existirem. Os registros de log que correspondam a um ou mais dos critérios serão mostrados na visualização Interações de Log.
  7. Para incluir uma entrada na tabela, clique em Incluir. Selecione o atributo pelo qual deseja filtrar na lista de atributos primários de Common Base Event. Selecione o operador (semelhante executa uma correspondência de padrão). Digite um valor que esse atributo deve ter nos registros de log para que estes sejam mostrados:

    Clique em OK.

  8. Para editar uma entrada existente, selecione-a, clique em Editar e modifique os campos.
  9. Para remover uma entrada, selecione-a e clique em Remover.
  10. Clique em OK.O filtro será criado e aplicado em relação ao conteúdo da visualização Interações de Log.

Dica: Na visualização Interações de Log, na área de janela Registros de Log, se você clicar com o botão direito do mouse em um registro de log e selecionar Copiar para a Área de Transferência, a propriedade de mensagem (msg) desse registro de log será copiada para a área de transferência. Isso é útil para colar em editores de filtros e do banco de dados de análise de sintomas.

Aplicando um Filtro de Registro de Log a um Arquivo de Log ou a uma Correlação

Para aplicar um filtro a um arquivo de log ou a uma correlação:

  1. Selecione o arquivo de log ou a correlação no Navegador de Log para que seja exibido na visualização Interações de Log.
  2. Clique no menu drop-down próximo ao botão Filtro na barra de ferramentas da visualização Interações de Log  Ícone drop-down Filtro.
  3. Selecione o nome do filtro que deseja aplicar.

O filtro removerá da visualização todos os registros de log que não satisfizerem aos critérios de filtragem; eles ainda estarão presentes, só não serão exibidos na visualização Interações de Log. Se você selecionar outro arquivo de log ou correlação no Navegador de Log, esse filtro ainda será aplicado, até que um filtro diferente seja selecionado na lista drop-down.

Os filtros aplicados aqui também se aplicam à visualização Log e, portanto, são mantidos se você comutar visualizações.

Editando ou Excluindo um Filtro de Registro de Log

Para editar ou excluir um filtro:

  1. Clique no menu drop-down próximo ao botão Filtro na barra de ferramentas da visualização Interações de Log  Ícone drop-down Filtro.
  2. Clique em Gerenciar Filtros.
  3. Na janela Editar Filtros, selecione o filtro que deseja editar ou excluir.
  4. Clique em Editar para editar o filtro (consulte as instruções acima para criar um filtro), ou em Excluir para excluir o filtro.
  5. Clique em OK.

Os conteúdos da visualização Interações de Log que estavam sendo filtrados pelo filtro alterado ou excluído agora exibirão seus registros de log de acordo com as alterações (ou seja, todos os registros de log no caso de uma exclusão).

Conceitos Relacionados
Determinando Problemas em Aplicativos Distribuídos Utilizando o Log and Trace Analyzer

Tarefas relacionadas
Trabalhando com Arquivos de Log
Analisando um Arquivo de Log
Definindo Preferências de Registro
Correlacionando Arquivos de Log

Referência Relacionada
Visualização de Log
Especificação do Formato Common Base Event