Controlando a Área do Gráfico

Configurando as Escalas Utilizando o Mouse

Para alterar as escalas para exibir valores mínimos/máximos diferentes, proceda da seguinte maneira:

 

Para modificar a escala máxima:

Se nenhuma entre a escala mínima ou máxima estiver travada (consulte a seguir), faça o seguinte. Primeiro, execute um movimento de arrasto para cima (botão esquerdo pressionado) na escala. O movimento para cima inicial indica que a parte inferior da escala deve ser mantida fixa. Agora execute uma seqüência de movimentos de arrasto (botão esquerdo pressionado) para baixo ou para cima (conforme apropriado) na escala de controle até que o valor máximo desejado da escala seja alcançado.

Se a escala mínima estiver travada, ela não será afetada por nenhum movimento do mouse e quaisquer movimentos de arrasto para cima ou para baixo serão aplicados apenas à escala máxima, portanto eles poderão ser aplicados até que o valor requerido seja alcançado.

Se a escala máxima estiver travada, não será possível alterar seu valor. (Consulte a seguir detalhes sobre como destravá-lo).

Para modificar a escala mínima:

Se nenhuma entre a escala mínima ou máxima estiver travada (consulte a seguir), então: Primeiro, execute um movimento de arrasto para baixo (botão esquerdo pressionado) na escala. O movimento para baixo inicial indica que a parte superior da escala deve ser mantida fixa. Agora execute uma seqüência de movimentos de arrasto (ainda com o botão esquerdo pressionado) para baixo ou para cima (conforme apropriado) na escala de controle até que o valor mínimo desejado da escala seja alcançado.

Se a escala máxima estiver travada, ela não será afetada por nenhum movimento do mouse e quaisquer movimentos de arrasto para cima ou para baixo serão aplicados apenas à escala mínima, portanto eles poderão ser aplicados até que o valor requerido seja alcançado.

Se a escala mínima estiver travada, não será possível alterar seu valor. (Consulte a seguir detalhes sobre como destravá-lo).

Para trasladar uma escala: desempenhe um arrasto com um clique do botão direito do mouse na direção que for apropriada.

Nota: Se nenhuma ou ambas as escalas mínima ou máxima estiverem travadas, não será possível trasladar a escala.

Configurando as Escalas Utilizando um Menu Pop-up

Existe um recurso de diálogo especial para configurar escalas. Simplesmente clique com o botão direito do mouse na escala relevante; isto tornará visível o seguinte menu pop-up:

Menu pop-up

 

As diversas opções têm os seguintes significados:

Opção

Significado

Incluir uma Régua

Criar uma nova escala.

Configurar o Título

Alterar o nome da escala.

Travar máximo

Não permitir que a escala se estenda para cima (escalas verticais) ou para a direita (escalas horizontais) além do valor especificado.

Travar Mínimo

Não permitir que a escala se estenda para baixo (escalas verticais) ou para a esquerda (escalas horizontais) além do valor especificado.

Configurar Máximo

Definir o valor máximo da escala.

Configurar Mínimo

Definir o valor mínimo da escala.

Remover Régua

Excluir escala da área do gráfico.

Encaixar nos Gráficos Associados

Ajustar automaticamente as escalas horizontal/vertical selecionadas para que todos os modelos estatísticos possam ser exibidos dentro da área do gráfico.

Note que, onde for relevante, o nome atual da escala será anexado entre colchetes a uma opção, por exemplo'Configurar Título (Vertical 1)' indica que a escala atual que está sendo referida é 'Vertical 1'.

Incluindo Escalas na Área do Gráfico

Para incluir uma nova escala vertical na Área de Gráfico, simplesmente clique com o botão direito do mouse em qualquer escala vertical existente; isso tornará visível o menu pop-up (como anteriormente):

Menu pop-up

 

Agora, selecione a opção 'Incluir uma Régua'. Uma nova escala vertical será incluída adjacente e imediatamente à direita do conjunto de escalas verticais existente. para incluir uma nova escala horizontal na Área de Gráfico, simplesmente clique com o botão direito do mouse em qualquer escala horizontal existente e, em seguida, no menu pop-up resultante, selecione a opção "Incluir uma Régua de Controle". Uma nova escala horizontal será incluída imediatamente abaixo do conjunto de escalas horizontais existente.

Na visualização Resumos Estatísticos, é possível especificar em relação a qual escala (Vertical 1, Vertical 2, Vertical 3, etc.) os gráficos podem ser exibidos.

No exemplo a seguir, duas escalas verticais adicionais (Vertical 2 e Vertical 3) foram incluídas:

Três escalas verticais

Encaixar no Gráfico

Vimos anteriormente que a opção "Encaixar nos Gráficos Associados" disponível no menu pop-up especial para configurar escalas:

Menu pop-up

resulta no ajuste automático das escalas horizontal/vertical selecionadas para que todos os modelos estatísticos incluídos possam ser exibidos dentro da área do gráfico. Essencialmente o que acontece é que, para escalas horizontais, o mínimo da escala é configurado como o mínimo do conjunto de modelos estatísticos incluídos, e de forma semelhante para o máximo da escala. Similarmente, para escalas verticais, o mínimo da escala é configurado como o mínimo do conjunto de modelos estatísticos incluídos, e de forma semelhante para o máximo da escala. Observe que a exibição de modelos estatísticos extremamente díspares (por exemplo, modelos que estejam consideravelmente distantes cronologicamente) pode resultar em compactação severa, levando a uma visualização muito distorcida da área do gráfico.

Indicadores

Para cada gráfico exibido na área de gráfico, há um  indicador correspondente na escala vertical associada (consulte exemplo à direita). Os indicadores são barras verticais que têm as mesmas cores do gráfico associado.

 

Em tempo de execução, o indicador exibe o valor correspondente ao que está em vigor na borda mais à direita da área do gráfico (geralmente, os dados mais recentes). Para dados históricos, clicar com o botão esquerdo em uma escala de tempo horizontal resulta em uma linha vertical preta sendo desenhada diretamente acima desse ponto na área do gráfico; esta linha define o ponto de dados para determinar os valores observados que os indicadores exibirão.

 

Se um gráfico for demarcado, seu indicador correspondente desaparecerá.

Indicador

(C) Direitos Autorais IBM Corporation 2000, 2006.