Depurando um Servlet em um Servidor

O depurador permite detectar e diagnosticar erros no aplicativo. Ele permite controlar a execução do programa pela definição de pontos de interrupção, suspensão de encadeamentos, execução em passos do código e exame do conteúdo das variáveis. Você pode depurar um servlet em um servidor sem perder o estado do aplicativo.

Para depurar um servlet em um servidor:
  1. Na visualização Explorador de Projetos, abra o servlet. Em um projeto da Web, os servlets estão localizados na pasta JavaSource. O servlet é aberto em um editor.
  2. Para configurar um ou mais pontos de interrupção no editor, dê um clique duplo na margem ao lado da linha de código que deseja configurar como um ponto de interrupção.
  3. Assegure-se de que o projeto esteja associado para execução em um servidor.
  4. Selecione o servlet e, no menu de contexto do servlet na visualização Explorador de Projetos, clique em Depurar Como > Depurar no Servidor. Abra a visualização Servidores para consultar se o servidor foi ativado.
  5. Quando o ponto de interrupção for alcançado, a visualização Depurar será aberta. Siga a execução do código, inspecione e exiba variáveis, e faça quaisquer alterações necessárias no servlet. Para obter informações detalhadas sobre depuração, consulte a ajuda on-line.
  6. Quando tiver concluído a depuração, remova o ponto de interrupção e salve o servlet.
  7. Clique no ícone Continuar na barra de ferramentas Depuração para executar o servlet.
  8. Se a substituição de métodos não estiver ativada, as alterações já estarão no aplicativo em execução.
  9. Se o recarregamento automático de classes estiver ativado, o que é a configuração padrão, clique no ícone Atualizar no Navegador da Web para atualizar as alterações. Você não perde o estado do aplicativo.
  10. Se o recarregamento automático de classes não estiver ativado, você perderá o estado do aplicativo. Para atualizar as alterações, reinicie o servidor.
Resultado:

O servidor reconhece as alterações.