O assistente de conteúdo ajuda a inserir ou concluir uma tag ou função ou concluir uma linha de código em um editor de texto estruturado. O posicionamento do cursor no arquivo de origem fornece o contexto para que o assistente de conteúdo ofereça sugestões para conclusão.
A maioria dos editores de texto estruturado possuem assistente de conteúdo. Para obter uma lista de editores que possuem assistente de conteúdo, consulte Editores de Texto Estruturado para Linguagens de Marcações. Para obter informações sobre como obter a assistente de conteúdo, consulte Obtendo Assistência de Conteúdo em Editores de Texto Estruturado
As seções a seguir descrevem informações específicas dos assistentes de conteúdo HTML, JavaScript e JSP.
O HTML é flexível, em que alguns elementos HTML permitem que tags de finalização sejam opcionalmente omitidas, como P, DT, DD, LI, THEAD, TR, TD, TH e etc. Outros elementos HTML definidos para não ter conteúdo podem requerer que a tag de finalização seja sempre omitida, como BR, HR, LINK, META e IMG. Essa flexibilidade torna a função do assistente de conteúdo no editor de página de origem HTML menos exata do que poderia ser com uma linguagem de marcações mais rigorosamente limitada.
O assistente de conteúdo HTML é mais vantajoso quando você precisa concluir um nome de tag, incluir um par nome-valor de atributo em uma tag de início ou selecionar valores de uma lista de atributos enumerados.
Embora o assistente de conteúdo mostre apenas nomes de atributos que ainda não foram especificados em uma tag de início, ele não considera restrições de gramática para tags. Por exemplo, o elemento HEAD em HTML permite apenas zero ou mais ocorrências de uma tag TITLE em seu conteúdo. Se você solicitar um assistente de conteúdo em um conteúdo HEAD que já contém uma tag TITLE, o assistente de conteúdo também mostrará TITLE em sua lista de propostas.
Entretanto, se um atributo for necessário de acordo com o DTD/Esquema, esse atributo será mostrado no início da lista, com um indicador de círculo amarelo em seu ícone.
Se o cursor estiver em uma posição na qual o assistente de conteúdo está disponível, uma lista pop-up de opções disponíveis será exibida. A lista baseia-se no contexto. Por exemplo, se você utilizar o assistente de conteúdo diretamente após uma tag de parágrafo de abertura (<p>), o primeiro item na lista do assistente de conteúdo será a tag de parágrafo de fechamento (</p>) correspondente.
A lista do assistente de conteúdo exibe todas as tags disponíveis para a
posição atual do cursor, incluindo gabaritos. A figura a seguir mostra a lista do assistente de conteúdo
padrão para um exemplo de tag de parágrafo:
As propostas de tags são listadas em ordem alfabética. Se você digitar um < (para iniciar uma nova tag) antes de solicitar o assistente de conteúdo e começar a digitar a primeira letra ou as duas primeiras letras da tag que deseja incluir, a lista de propostas será atualizada automaticamente para refletir as propostas que correspondem ao padrão digitado. Se você não digitar um < antes de solicitar o assistente de conteúdo, poderá clicar na lista de propostas e, em seguida, digitar a letra com a qual a tag começa, para reduzir (um pouco) a quantidade de rolagem para localizar a tag desejada.
Conforme você digita a primeira letra ou as duas primeiras letras dos nomes de atributos ou valores de atributos enumerados que deseja incluir em uma tag, a lista é atualizada automaticamente para refletir as propostas que correspondem ao padrão digitado.
Os itens na lista do assistente de conteúdo JavaScript
são precedidos por um ícone do Internet Explorer, um ícone do Netscape ou ambos,
para indicar se objetos, métodos ou funções específicos do JavaScript são
suportados por um ou ambos os navegadores. Se houver um ícone do Internet Explorer,
isso indica que o objeto, método ou função é suportado pelo Internet
Explorer Versão 5.0 ou superior. Se houver um ícone do Netscape, isso indica
que o objeto, método ou função é suportado pelo Netscape Navigator Versão
4.7 ou superior. Um ícone de ponto de interrogação () no lugar de um dos ícones de navegador indica
que não se sabe se o navegador suporta o objeto, método ou função.
A
figura a seguir mostra a lista do assistente de conteúdo padrão em um arquivo JavaScript:
As propostas de código são listadas em ordem alfabética. Se você digitar um . (incluindo o espaço) antes de solicitar o assistente de conteúdo e começar a digitar a primeira letra ou as duas primeiras letras do código que deseja incluir, a lista de propostas será atualizada automaticamente para refletir as propostas que correspondem ao padrão digitado, a fim de reduzir (um pouco) a quantidade de rolagem para localizar o código desejado.
Você tem muitas opções para incorporar código Java e HTML em suas páginas JSP utilizando o assistente de conteúdo.
Todas as tags JSP
são incluídas na lista de gabaritos e no formato XML (por exemplo, <jsp:expressão>).
Para incluir tags de scriptlet JSP, por exemplo, mova o cursor para a posição apropriada
no arquivo e pressione Ctrl+Espaço para utilizar o assistente de conteúdo. Selecione na lista de propostas para inserir <% %> no
documento.
<% System.currentTimeMillis() %>
Esse exemplo avaliará a instrução Java para obter a hora atual em milissegundos.
<b>Esta é a hora: <%= System.currentTimeMillis()%></b>
<jsp:useBean id="useBean" class="java.lang.String"/>
A tag useBean permite criar um bean chamado aString do tipo Cadeia. Quando você utiliza, então, o assistente de conteúdo, isso é reconhecido como uma variável declarada. Por exemplo, se você utilizar o assistente de conteúdo após aString, conforme a seguir:
<% aString. %>a lista do assistente de conteúdo mostrará métodos disponíveis. Isso ocorre porque aString foi declarado como um bean do tipo Cadeia.
<% a %>o assistente de conteúdo saberá que aString existe e ele será mostrado na lista do assistente de conteúdo.