Editando Arquivos WSDL

Depois de criar um arquivo WSDL, você poderá editá-lo no editor WSDL. Também é possível importar arquivos WSDL criados no ambiente de trabalho e editá-los no editor WSDL.

Para abrir um arquivo WSDL, dê um clique duplo nele na visualização Navegador ou clique nele com o botão direito do mouse e clique em Abrir Com > Editor WSDL.

Editando na Visualização Origem

Para editar um arquivo WSDL na visualização Origem, siga estas etapas:
  1. Abra o arquivo WSDL no editor WSDL.
  2. Clique na guia Origem.
  3. Selecione o código-fonte que deseja editar.

A qualquer momento, é possível mudar para a visualização Origem para revisar o código-fonte do arquivo WSDL. Também é possível editar o arquivo WSDL diretamente na visualização Origem.

Editando na Visualização Design

A visualização Design fornece uma forma gráfica de navegar e editar seu arquivo WSDL. Cada tipo de objeto wsdl de nível superior é mostrado em uma visualização de tabela (por exemplo, serviço, ligação, tipo de porta). Cada visualização de tabela contém uma ou mais linhas que representam a estrutura do objeto. Os objetos de serviço, ligação e tipo de porta são 'vinculados'. Uma linha é exibida para denotar uma referência (ou associação) entre esses objetos.

Imagem de um arquivo WSDL aberto no editor WSDL

Editando na Visualização Propriedades

A visualização Propriedades exibe uma lista de atributos e valores de atributos editáveis de um objeto wsdl selecionado.

A visualização Propriedades contém as seguintes áreas de janela (clicando e selecionando a área de janela apropriada) para editar:

  • Área de janela Geral, que exibe uma lista de atributos de objeto.
  • Área de janela Documentação, que especifica as informações que você deseja que o usuário leia.
  • Área de janela Extensibilidade, que é utilizada para incluir componentes de extensão.

Editando na Visualização Esboço

A visualização Esboço mostrará todos os itens no arquivo WSDL conforme eles forem incluídos. Nesta visualização, é possível criar e excluir componentes WSDL.

A visualização Esboço contém as seguintes pastas que podem ser utilizadas (clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção apropriada) para editar seu arquivo WSDL:

  • Instruções de Importação, que são utilizadas para associar um espaço de nomes a um local de documento.
  • Tipos, que fornecem definições de tipos de dados usadas para descrever as mensagens trocadas. Não é possível editar nenhum tipo diretamente usando esta pasta.
  • Serviços, que são usados para agregar um conjunto de portas relacionadas.
  • Ligações, que especificam especificações concretas de protocolo e formato de dados para as operações e mensagens definidas por um determinado tipo de porta.
  • Tipos de Porta, que são um conjunto de operações abstratas. Cada operação refere-se a uma mensagem de entrada e mensagens de saída.
  • Mensagens, que representam uma definição abstrata dos dados que estão sendo transmitidos. Uma mensagem consiste em partes lógicas, cada uma das quais é associada a uma definição em algum sistema de tipos.