Na visualização Design, quando você edita um arquivo XML que possui um conjunto de restrições (ou seja, um conjunto de regras) definidas por uma DTD ou esquema XML, é possível ativar e desativar as restrições para oferecer flexibilidade na maneira de editar, mas ainda manter a validade do documento periodicamente.
Quando as restrições forem ativadas e você estiver trabalhando na visualização Design, o editor XML impedirá a inserção de elementos, atributos ou valores de atributos não permitidos pelas regras do esquema XML ou DTD e a remoção de conjuntos de tags e valores necessários ou predefinidos. Neste modo, o conteúdo de um elemento deve ser válido para utilizar as opções de edição orientada do editor XML.
Você pode desativar as restrições para um arquivo XML, se precisar de mais flexibilidade. Por exemplo, você deseja trabalhar com elementos ou atributos não permitidos pela DTD ou esquema XML associado, sem realmente remover a associação à DTD ou esquema XML.
Para desativar as restrições para um arquivo XML, clique em XML > Desativar Restrições Gramaticais. Depois de desativar as restrições para um arquivo, será possível inserir ou excluir qualquer elemento ou atributo, independentemente das regras de DTD ou de esquema XML. É possível criar novos elementos ou atributos que não estão na DTD ou no esquema - estes prompts da visualização Design aparecerão apenas quando as restrições tiverem sido desativadas. No entanto, o arquivo pode não ser válido se isso for feito.
As instruções a seguir foram escritas para a perspectiva do Recurso, mas elas também funcionarão em muitas outras perspectivas.
O exemplo a seguir mostra o que você pode fazer se desativar as restrições de uma DTD: