Definindo Preferências do Editor XML

Você pode configurar várias preferências para a visualização Origem do editor XML, como o estilo de recuo do formatador, regras de quebra de linhas e regras do assistente de conteúdo. Para aplicar os estilos de formatação, clique com o botão direito do mouse na visualização Origem para seu documento XML e clique em Formatar > Documento.

Para definir preferências XML, desempenhe as seguintes etapas:

  1. Clique em Janela > Preferências > Web e XML > Arquivos XML > Origem XML.
  2. Digite a largura máxima para linhas formatadas no campo Largura de Linha O valor padrão é 72.
  3. Selecione Dividir vários atributos cada um em uma nova linha para iniciar cada atributo em uma nova linha.
  4. Se desejar que linhas em branco sejam removidas quando o documento for formatado, selecione a caixa de opções Limpar todas as linhas em branco. Por padrão, as linhas em branco são preservadas em um documento formatado.
  5. Selecione Recuar Utilizando Tabulações se quiser utilizar caracteres de tabulação (\t) como o recuo de formatação padrão, ou, se preferir utilizar espaços, selecione Recuar Utilizando Espaços.
  6. Também é possível especificar o Tamanho do Recuo, que é o número de caracteres de tabulação ou de espaço utilizados para formatar o recuo.
  7. É possível especificar determinados caracteres ('<' é o padrão) que farão a lista do assistente de conteúdo ser exibida automaticamente. Certifique-se de que a caixa de opções Sugerir Automaticamente esteja selecionada e especifique os caracteres no campo Avisar Quando Estes Caracteres Forem Inseridos.
  8. Se você selecionar Strict da lista Estratégia de Sugestão, as sugestões que são válidas gramaticalmente serão mostradas primeiro (com ícones em negrito) na lista do assistente de conteúdo. Outras sugestões que são aplicáveis ao escopo do elemento, mas que não são gramaticalmente válidas, serão mostradas abaixo delas com um ícone pouco enfatizado. O valor padrão para este campo é Lax.
  9. A caixa de opções Utilizar gramática inferida na ausência de DTD/Esquema é selecionada por padrão. Se esta caixa estiver selecionada, quando você tiver um arquivo XML associado a uma DTD ou esquema XML, ainda poderá obter o assistente de conteúdo - a ferramenta inferirá o que deve vir em seguida em seu arquivo, com base no conteúdo existente.
  10. Clique em Aplicar e em OK para salvar as alterações.