Editando com Restrições de DTD ou de Esquema XML

Na visualização Design, quando você edita um arquivo XML que possui um conjunto de restrições (ou seja, um conjunto de regras) definidas por uma DTD ou esquema XML, é possível ativar e desativar as restrições para oferecer flexibilidade na maneira de editar, mas ainda manter a validade do documento periodicamente.

Quando as restrições forem ativadas e você estiver trabalhando na visualização Design, o editor XML impedirá a inserção de elementos, atributos ou valores de atributos não permitidos pelas regras do esquema XML ou DTD e a remoção de conjuntos de tags e valores necessários ou predefinidos. Neste modo, o conteúdo de um elemento deve ser válido para utilizar as opções de edição orientada do editor XML.

Você pode desativar as restrições para um arquivo XML, se precisar de mais flexibilidade. Por exemplo, você deseja trabalhar com elementos ou atributos não permitidos pela DTD ou esquema XML associado, sem realmente remover a associação à DTD ou esquema XML.

Para desativar as restrições para um arquivo XML, clique em XML > Desativar Restrições Gramaticais. Depois de desativar as restrições para um arquivo, será possível inserir ou excluir qualquer elemento ou atributo, independentemente das regras de DTD ou de esquema XML. É possível criar novos elementos ou atributos que não estão na DTD ou no esquema - estes prompts da visualização Design aparecerão apenas quando as restrições tiverem sido desativadas. No entanto, o arquivo pode não ser válido se isso for feito.

As instruções a seguir foram escritas para a perspectiva do Recurso, mas elas também funcionarão em muitas outras perspectivas.

O exemplo a seguir mostra o que você pode fazer se desativar as restrições de uma DTD:

  1. Abra o arquivo XML no editor XML (clique com o botão direito do mouse no arquivo na visualização do Navegador e clique em Abrir com > Editor XML).
  2. Você possui uma DTD que especifica que um elemento requer pelo menos um de um elemento filho específico:
    <!ELEMENT parentElement (childElement+)>
  3. Se, em um arquivo XML associado à sua DTD, você tentar remover o elemento filho final do elemento com as restrições de DTD ativadas, o editor não permitirá que isso seja feito, pois ele tornará o documento inválido. Você pode confirmar isso utilizando o menu pop-up do elemento para verificar se a opção Remover está esmaecida.
  4. Para desativar as restrições de DTD, clique em XML > Desativar Restrições Gramaticais.
  5. Se você tentar remover o mesmo elemento filho com as restrições desativadas, o editor permitirá.
  6. Para corrigir o documento inválido, será necessário incluir novamente o elemento necessário ou remover a tag ou valor inválido.
Se você inserir erros em seus arquivos, deverá salvar e validar o arquivo para ver uma lista de erros inseridos. Eles serão listados na visualização Problemas. Depois de corrigir os erros, será necessário salvar e validar seu arquivo novamente para verificar se o arquivo agora é válido.
Conceitos relacionados
Associações de Arquivos XML a DTDs e a Esquemas XML
Tarefas relacionadas
Editando Declarações DOCTYPE
Incluindo Entradas no Catálogo XML
Atualizando Arquivos XML com Alterações Feitas em DTDs e Esquemas
Editando Informações de Espaço de Nomes