Gerando Arquivos XML a partir de Esquemas XML

Você pode gerar um arquivo XML a partir de seu esquema XML, se desejar criar rapidamente um arquivo XML com base em seu arquivo esquema XML. A geração de um arquivo XML a partir de seu esquema XML economiza seu tempo na criação de um arquivo XML que já está associado a seu esquema XML e contém pelo menos alguns dos elementos e atributos em seu esquema XML.

Depois de gerar seu arquivo XML, será possível customizá-lo ainda mais no editor XML.

As instruções a seguir foram escritas para a perspectiva do Recurso, mas elas também funcionarão em muitas outras perspectivas.

Para gerar um arquivo XML a partir de um arquivo esquema, siga estas etapas:

  1. Na visualização do Navegador, clique com o botão direito no arquivo esquema XML com o qual deseja trabalhar.
  2. A partir de seu menu pop-up, clique em Gerar > Arquivo XML.
  3. Selecione o projeto ou pasta para conter o arquivo XML, digite um nome para ele e clique em Avançar. O nome do arquivo deve terminar com .xml.
  4. Clique no Elemento Raiz do arquivo XML. O elemento raiz de um arquivo XML é o elemento que contém todos os demais elementos nesse arquivo. Todos os elementos globais definidos no esquema XML serão incluídos na lista de Elementos Raiz. Se você não tiver nenhum dos elementos globais em seu esquema XML, não poderá criar um arquivo XML a partir dele.
  5. Selecione entre as seguintes opções de conteúdo:
    • Criar Atributos Opcionais. Serão gerados atributos mandatórios e opcionais.
    • Criar Elementos Opcionais. Serão gerados elementos mandatórios e opcionais.
    • Criar Primeira Opção da Opção Requerida. A primeira opção de uma opção requerida será gerada em seu arquivo XML.
    • Preencher Elementos e Atributos com Dados. Os elementos e atributos gerados serão preenchidos com dados de amostra.
    Se você não selecionar nenhuma destas opções, apenas a quantidade mínima de conteúdo requerido para o arquivo XML será criada.
  6. A seção Informações sobre Espaço de Nomes contém informações sobre o espaço de nomes de destino do esquema XML, seu prefixo e o local do esquema. Para obter informações adicionais sobre espaços de nomes e prefixos de espaço de nomes, consulte as referências relacionadas.
  7. Selecione a entrada que deseja editar e clique em Editar.
  8. O valor no campo Nome do Espaço de Nomes é o espaço de nomes de destino do esquema XML. Seu arquivo XML deve estar associado ao mesmo espaço de nomes ao qual seu esquema XML está associado.
  9. Todos os elementos e atributos qualificados no arquivo XML associado ao espaço de nomes serão prefixados com o valor de Prefixo.
  10. O campo Sugestão de Local contém o local do esquema XML.
  11. Clique em OK e em Concluir.

O arquivo XML conterá o elemento raiz selecionado e os elementos ou atributos contidos no elemento raiz. Ele também contém informações sobre o espaço de nomes e local do arquivo XML. Agora é possível incluir elementos e atributos no arquivo XML.

Nota: Em alguns casos, quando um arquivo XML é gerado a partir de um arquivo esquema XML complexo, o arquivo XML poderá não ser válido. Se isso ocorrer, será possível abrir o arquivo gerado no editor XML e corrigir os erros ocorridos. Geralmente, apenas alguns erros precisam ser corrigidos. As construções de esquema XML a seguir podem apresentar problemas:

  1. Restrições. Às vezes, os elementos restritos são gerados erroneamente.
  2. Aspectos: Os valores de dados padrão gerados podem não estar de acordo com aspectos complexos (por exemplo, padrões).
  3. Elementos abstratos. Às vezes, os elementos abstratos são gerados erroneamente.
Conceitos relacionados
Editor XML
Tarefas relacionadas
Criando Arquivos XML Vazios
Gerando Arquivos XML a partir de DTDs
Editando Arquivos XML
Informações relacionadas
Espaços de Nomes XML