O editor XML possui uma visualização Design, que representa o arquivo XML simultaneamente como uma tabela e uma árvore. Isto ajuda a facilitar a navegação e edição. O conteúdo e valores de atributos podem ser editados diretamente nas células da tabela, enquanto os menus pop-up nos elementos da árvore oferecem alternativas válidas para esse elemento específico.
Por exemplo, o item de menu Incluir Filho listará apenas os elementos de uma DTD ou esquema XML que seriam filhos válidos nesse ponto.
Quando você tiver um arquivo XML associado a um esquema XML ou arquivo DTD, algumas tags e regras para esse arquivo já terão sido estabelecidas, razão pela qual a visualização Design pode fornecer prompts (por meio de um menu pop-up) para essas tags. Quando você criar um arquivo XML que não esteja associado a um esquema XML ou arquivo DTD, ele não terá tags ou regras associadas a ele, portanto, a visualização Design não poderá fornecer prompts para tags específicas, mas poderá fornecer prompts para criar novos elementos e atributos.
Para qualquer arquivo XML associado a um esquema XML ou arquivo DTD, será possível utilizar a visualização Design para incluir itens definidos no esquema XML ou DTD (como elementos e atributos) no arquivo XML. Também é possível utilizá-lo para incluir instruções de processamento e comentários em todos os arquivos XML.
Para obter informações adicionais sobre os ícones utilizados na visualização Design, consulte a referência relacionada.
As instruções a seguir foram escritas para a perspectiva do Recurso, mas elas também funcionarão em muitas outras perspectivas.
Para editar um arquivo XML na visualização Design, siga estas etapas:
As alterações feitas na visualização Design também são refletidas na visualização Origem e na visualização Esboço.