Esta introdução descreve brevemente o processamento de eventos complexos (também conhecidos como CEP) e fornece uma visão geral da Tecnologia ACT e de sua função no processamento de eventos complexos.
Hoje, as organizações comerciais e governamentais dependem do processamento de informações eletrônicas por meio de redes de computadores e especialmente por meio da Internet. Com tecnologias adicionais, como computação em grade, as organizações executam aplicativos críticos a qualquer momento e colocam no mundo. Os processos de negócios, a atividade, a infra-estrutura e, portanto, nossa sociedade global, dependem da camada de TI (Tecnologia de Informações) das organizações.
As organizações precisam saber o que está acontecendo com seus negócios em tempo integral. Por exemplo, elas precisam saber se os aplicativos críticos estão disponíveis e funcionando adequadamente e como detectar e impedir uma provável crise nos processos de negócios, na atividade ou na infra-estrutura. Se ocorrer uma crise, elas precisarão entender o problema imediatamente, como corrigi-lo e qual foi a causa.
A importância da maioria dos eventos relacionados aos processos de negócios, à atividade e à infra-estrutura nunca é reconhecida ou entendida, porque a quantidade de informações é muito grande e muito difícil assimilar, uma vez que é apresentada em partes individuais não relacionadas. No entanto, se os eventos forem agregados e correlacionados para que seus relacionamentos possam ser facilmente entendidos, eles poderão produzir uma infinidade de informações.
O objetivo do processamento de eventos complexos é obter informações mais adequadas sobre os eventos em tempo real.
Um evento é simplesmente uma notificação sobre algo ocorrido.
Processamento de eventos complexos é a derivação de eventos de alto nível da análise, da correlação e do resumo de eventos de baixo nível em sistemas orientados a eventos. Esses eventos de alto nível, chamados de eventos complexos, são adequados para notificar pessoas sobre as oportunidades ou os problemas de negócios em termos de fácil entendimento ou para acionar os processos automatizados. As organizações podem, então, operar com maior eficiência, com aviso antecipado de oportunidades ou de problemas potenciais e com melhor entendimento das causas raízes que alteram as condições em seus processos de negócios, atividade ou infra-estrutura.
Correlação de eventos é o processo de definição e detecção de padrões em fluxos de eventos em tempo real e de ações de implementação em resposta a eventos relacionados. É utilizada para identificar um problema com base em seus sintomas detectados. Os eventos podem ser correlacionados por causa, por tempo, por associação ou por combinações deles. A correlação de eventos é uma parte integral do processamento de eventos complexos.
A Tecnologia ACT consiste nos seguintes itens primários:
Um ambiente de tempo de execução da Tecnologia ACT é um aplicativo no qual o mecanismo da Tecnologia ACT está incorporado.