Ícone do DB2 DB2 Versão 9 para Linux, UNIX e Windows

Tipos de Mapeamentos

Existem três tipos de mapeamentos: mapeamentos (que incluem mapeamentos aceitos e mapeamentos criados manualmente), mapeamentos descobertos e grupos de mapeamentos.

Os mapeamentos são representados no editor por linhas desenhadas entre os nós de origem e de destino. Cada linha de mapeamento contém um hub no meio da linha. A cor da linha depende do tipo de mapeamento. As linhas do mapeamento descoberto contêm hubs que aparecem como colchetes. Todas as outras linhas de mapeamento contêm hubs quadrados.

Você pode selecionar uma linha de mapeamento clicando com o botão do mouse em qualquer lugar na linha ou no hub da linha. A cor da linha do mapeamento selecionado aparece mais escura do que as linhas não selecionadas (a menos que você tenha alterado os padrões nas preferências do Editor de Mapeamento que estão definidas na página Preferência do Workbench). Você pode selecionar várias linhas pressionando a tecla control (CTRL) durante a seleção das linhas de mapeamento. Cada linha de mapeamento selecionada ao pressionar a tecla control se torna parte da seleção do mapeamento. Você pode aplicar as opções a partir do menu de contexto para a linha de mapeamento ou linhas selecionadas. A aparência do hub da linha do mapeamento é alterada dependendo da existência de refinamentos, tal como transformações ou expressões, que você inclui no grupo de mapeamento.

Mapeamentos

Um mapeamento conecta uma ou mais colunas de origem em uma única coluna de destino ou em um elemento ou atributo simples do documento de esquema XML (XSD). Ao gerar scripts a partir de um modelo de mapeamento, as informações de origem de cada mapeamento são transformadas (se você selecionar uma função de transformação opcional) e o resultado é visualizado nos termos do destino do mapeamento. Você pode criar mapeamentos manualmente clicando com o botão direito nos elementos de origem e de destino e, em seguida, clicando na opção de menu Criar Mapeamento. Você pode criar mapeamentos automaticamente executando a função descobrir e, em seguida, aceitando os mapeamentos descobertos. Você pode excluir os mapeamentos clicando com o botão direito na linha do mapeamento e selecionando Remover Mapeamento na opção de menu.

Grupos de Mapeamentos

Um grupo de mapeamento contém elementos mapeados por tabela de destino (em um banco de dados relacional). Haverá uma consulta gerada para cada grupo de mapeamento. Ao criar um mapeamento, o editor de mapeamento tenta incluir esse mapeamento em um grupo de mapeamento existente. Se não houver um grupo de mapeamento apropriado, o editor de mapeamento criará um novo grupo de mapeamento.

Mapeamentos Descobertos

Um mapeamento descoberto é um mapeamento proposto quando você executa a função descobrir. Os mapeamentos descobertos são visíveis no editor de mapeamento e são salvos no modelo de mapeamento. Eles são ignorados quando você gera scripts a partir do modelo de mapeamento. Você pode aceitar um mapeamento descoberto clicando com o botão direito na linha do mapeamento descoberto e, em seguida, selecionando a opção de menu Aceitar Mapeamento. Você pode excluir um mapeamento descoberto clicando com o botão direito na linha do mapeamento descoberto e, em seguida, selecionando a opção de menu Rejeitar Mapeamento. Você pode selecionar várias linhas de mapeamentos descobertos para aceitar ou rejeitar mais de um mapeamento descoberto de uma vez. Você também pode aceitar ou rejeitar todos os mapeamentos descobertos clicando com o botão direito no editor de mapeamento e, em seguida, selecionando Aceitar Todos os Mapeamentos ou Rejeitar Todos os Mapeamentos nas opções de menu. Você pode selecionar Desfazer na barra de ferramentas para reverter as ações Aceitar ou Rejeitar.




Feedback

Ícone Atualizar Última atualização para o DB2 Versão 9.1