Este cenário de desenvolvimento do usuário esboça atividades de desenvolvimento de XSD. Essas atividades podem ser executadas somente no Projeto de Desenvolvimento de Dados.
Para trabalhar com as tabelas de esquema de destino disponíveis no editor de mapeamento, você deve estar conectado a um servidor. Após conectar-se ao servidor, você pode incluir o conjunto de documentos XSD na pasta Documentos de Esquema XML. Isso pode ser feito criando novos documentos no editor XSD, arrastando e soltando documentos XSD a partir do Database Explorer ou importando documentos XSD a partir do sistema de arquivo local. Após ter incluído os documentos XSD necessários, você pode clicar com o botão direito do mouse no documento de esquema primário para o esquema pretendido e selecionar
.Se essa for a primeira vez que o editor de mapeamento é aberto para o conjunto XSD, uma janela será aberta onde será possível especificar os elementos-raiz relevantes. Esse filtro será salvo pelos mapeamentos definidos dentro do XSD para utilização posterior. Depois você pode incluir ou remover elementos-raiz utilizando a janela Filtrar no editor de mapeamento. Após especificar os elementos-raiz, será solicitado que você defina os esquemas de banco de dados relevantes para os quais deseja mapear. Essas informações também serão salvas pelos mapeamentos definidos dentro do XSD para utilização posterior. Depois você pode incluir ou remover esquemas de banco de dados no editor de mapeamento.
Agora é possível mapear elementos e atributos do conjunto XSD de origem para colunas nas tabelas no esquema de destino. Além disso, você pode incluir vários refinamentos nos mapeamentos no editor de mapeamento. Quando estiver satisfeito com as alterações de mapeamento, você pode salvar o documento. Da mesma forma, você pode seguir as mesmas etapas, exceto selecionar o XSD primário para um conjunto de documentos que já foi anotado (anotar novamente um conjunto de documentos XSD).
Utilize o assistente Registro de Esquema XML para registrar um esquema anotado para o DB2. No assistente, você deve selecionar a caixa de opções Utilizar Esquema XML para Decomposição. Também é possível testar a decomposição do esquema anotado registrado utilizando o editor Tabela.