O Editor de Mapeamento XSD Anotado é um editor com três áreas de janela: a área de janela de origem do lado esquerdo, a área de janela de mapeamento no meio e a área de janela de destino do lado direito. Você pode mapear relacionamentos manualmente ou utilizar a função descobrir para localizar relacionamentos. Os relacionamentos mapeados são representados no editor de mapeamento por linhas desenhadas entre elementos de origem e de destino.
A área de janela de origem (localizada no lado esquerdo do editor de mapeamento) contém uma visualização em árvore hierárquica que representa o esquema XML anotado. Você pode incluir elementos raiz de origem utilizando a opção de menu Incluir Esquema.
A área de janela de destino (localizada no lado direito do editor de mapeamento) contém uma visualização em árvore hierárquica que representa a conexão com o banco de dados ao qual o arquivo XSD está associado.
Você pode filtrar as áreas de janelas de destino ou de origem para mostrar tudo, para ocultar objetos não mapeados ou para ocultar objetos mapeados. A partir do menu drop-down, selecione Mostrar Tudo para mostrar todos os objetos da árvore. Selecione Ocultar Objetos Não Mapeados para ocultar as tabelas e elementos complexos XSD que não contêm filhos mapeados. Selecione Ocultar Objetos Mapeados para ocultar os filhos de tabelas e XSD mapeados.
A área de janela de mapeamentos (localizada no meio do editor de mapeamento) contém as linhas de mapeamento que conectam elementos de entrada e de saída.
A partir da área de janela de mapeamento, é possível filtrar as áreas de janelas de origem e de destino.
A visualização de tópicos mostra informações de resumo para o documento de mapeamento que é aberto no editor. As informações são apresentadas em uma árvore hierárquica e não podem ser modificadas. A visualização de tópicos e a visualização de mapeamentos são sincronizadas. A visualização de tópicos é atualizada quando você cria ou remove mapeamentos do editor.
Utilize a função Localizar para procurar cadeias de texto na visualização de tópicos. Ao selecionar um mapeamento, a origem do mapeamento ou um nó de destino na visualização de tópicos, o mapeamento correspondente também é selecionado no editor. O nome do modelo do mapeamento é o nó-pai da hierarquia. Os nós-filhos são as origens, os destinos e os grupos de mapeamentos. Você pode expandir e reduzir a visualização de tópicos por nó de mapeamento.
A visualização Propriedades é separada do editor de mapeamento, mas fornece detalhes dos metadados de colunas e da tabela. A visualização Propriedades mostra detalhes sobre o objeto selecionado no editor.