Pré-requisitos para Desenvolver Rotinas

Você deve instalar e configurar os pré-requisitos necessários antes de desenvolver rotinas (procedimentos armazenados e UDFs [Funções Definidas pelo Usuário]) utilizando o ambiente de trabalho.

Antes de desenvolver rotinas utilizando o ambiente de trabalho, é necessário concluir todas as etapas de instalação e configuração para seu sistema operacional e o tipo de rotina que está sendo desenvolvida, conforme descrito no IBM DB2 Application Development Guide. As informações a seguir complementam as informações no IBM DB2 Application Development Guide mas não as substituem.

Para obter informações detalhadas sobre requisitos de configuração para desenvolver rotinas do DB2 para z/OS e OS/390, consulte o Redbook DB2 para z/OS Stored Procedures: Through the CALL and Beyond em http://publib-b.boulder.ibm.com/abstracts/sg247083.html?Open

Pré-requisitos Gerais

Para construir procedimentos armazenados SQL para versões do DB2 UDB anteriores à 8.2 ou para DB2 para z/OS, é necessário instalar e configurar um compilador C no servidor. Para obter informações adicionais, consulte o IBM DB2 Application Development Guide.

Se estiver construindo um procedimento armazenado Java, é necessário ter um JDK local que corresponda ao JDK de servidores. Além disso, deve configurar o caminho para o JDK que você está utilizando em dois lugares:
  • Na janela Preferências: Clique em Windows > Preferências . Expanda os nós Dados e Procedimentos Armazenados e Funções Definidas pelo Usuário e clique em Opções de Implementação. Configure o caminho no campo Diretório Home do Java.
  • Na janela Propriedades para um projeto de desenvolvimento de dados: Clique com o botão direito do mouse em um projeto de desenvolvimento de dados e selecione Propriedades. Na janela Propriedades, clique em Desenvolvimento de Rotina. Configure o caminho no campo Home do JDK.
A configuração de Propriedades do projeto é utilizada para cada projeto, a menos que não haja nenhuma configuração de propriedades do projeto. Se não houver, então a configuração da janela Propriedades será utilizada. Se não houver nenhum diretório JDK configurado em nenhum local, então você verá uma mensagem de erro ao implementar um procedimento armazenado Java.

A tabela a seguir lista os pré-requisitos para o sistema de servidor e a estação de trabalho do cliente em que o ambiente de trabalho está instalado.

Consulte Requisitos de Licença para Todas as Conexões do Banco de Dados DB2 para obter informações sobre os arquivos de licença necessários para a conectividade aos bancos de dados DB2.

Tabela 1. Pré-requisitos
Plataforma Requisitos do Servidor Requisitos do Cliente
DB2 para Linux™, UNIX® e Windows® DB2, versão 8 ou posterior

Nenhuma

DB2 UDB para z/OS e OS/390 DB2, versão 7 ou posterior

Nenhuma

DB2 UDB para iSeries
  • DB2 UDB para iSeries, versão 5.2 ou posterior (apenas procedimentos armazenados SQL)
  • DB2 UDB para iSeries, versão 5.3 ou posterior (procedimentos armazenados SQL e Java)

Para DB2 UDB para iSeries, versão 5.2: AS400 Toolbox para Java (jt400.jar)

Para fazer download, consulte Toolbox para Java em http://www.ibm.com/servers/eserver/iseries/toolbox/downloads.html

Derby Derby, versão 10

Nenhuma

Pré-requisitos Gerais do Linux
Se estiver trabalhando com o ambiente de trabalho no Linux, será necessário especificar o caminho para o DB2. Para configurar o caminho para o DB2, modifique o arquivo .profile em seu diretório /home/userhome incluindo a seguinte linha de código:
export DB2PATH=/home/userhome/sqllib
Configuração de ambiente Java no Linux

Para desenvolver procedimentos armazenados Java em clientes que estão executando os sistemas operacionais Linux ou AIX, ou no Solaris Operating Environment, é necessário apontar manualmente o ambiente de trabalho para o local de um JDK instalado. Para identificar o local de um JDK, crie um link para o diretório no qual um JDK está instalado. Substitua db2admin nos comandos de exemplo se o proprietário da instância tiver um nome diferente.

Configure o diretório JDK
ln -s /opt/IBMJava2-131 /home/db2admin/sqllib/java/jdk
chown bin /home/db2admin/sqllib/java/jdk
chgrp bin /home/db2admin/sqllib/java/jdk
Para IBM Developer Kit 1.3
Configure links simbólicos para libhpi.so, libjava.so e libjvm.so executando os seguintes comandos:
cd /usr/lib
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libhpi.so
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libjava.so
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/classic/libjvm.so

em que JAVAHOME é o diretório de base para o IBM Developer Kit. Por exemplo: /opt/IBMJava2-142 é o diretório de base padrão
para o Developer kit 1.4.2.
Para IBM Developer Kit 1.4.1
Siga as instruções para o IBM Developer kit 1.3. Além dos três arquivos requeridos para 1.3, um link simbólico para libjsig.so também é requerido no 1.4.1. Execute o seguinte comando adicional para configurar um link para libjsig.so. Você terá um total de quatro links para 1.4.1:
cd /usr/lib
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libjsig.so
em que JAVAHOME é o diretório de base para o IBM Developer Kit.
Para IBM Developer Kit 1.4.2
Siga as instruções para o IBM Developer Kit 1.3 e 1.4.1. Além dos quatro arquivos requeridos para 1.3 e 1.4.1, links simbólicos para libjitc.so, libxhpi.so e libdbgmalloc.so também são requeridos para 1.4.2. Execute o seguinte comando adicional como root para configurar links para libjitc.so, libxhpi.so e libdbgmalloc.so. Você terá um total de sete links para 1.4.2:
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libjitc.so   
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libxhpi.so
ln -fs JAVAHOME/jre/bin/libdbgmalloc.so
ldconfig
em que JAVAHOME é o diretório de base para o IBM Developer Kit.
Para cada versão do Developer Kit, execute ldconfig como root depois de configurar os links simbólicos. Este comando cria os links e cache necessários (para utilização pelo linker de tempo de execução, ld.so) para as bibliotecas compartilhadas mais recentes localizadas nos diretórios especificados na linha de comandos, no arquivo /etc/ld.so.conf e nos diretórios confiáveis (/usr/lib e /lib). Certifique-se também de que seu diretório home de ID do usuário seja +rx para todos.

Para obter informações adicionais sobre como desenvolver rotinas e aplicativos para o DB2, consulte a biblioteca de informações fornecida com o DB2, incluindo o IBM DB2 Application Development Guide.


Feedback