< Anterior | Próximo >

Exportando e Implementando o Procedimento Armazenado do Sistema de Arquivos

Em um exercício anterior, você implementou um procedimento armazenado do ambiente de trabalho. Você também pode implementar um procedimento armazenado de um script exportado no sistema de arquivos. Para implementar um procedimento armazenado no sistema de arquivos, são necessárias duas etapas. Depois de concluir a criação de um procedimento armazenado, exporte-o para um script no sistema de arquivos. Você, então, executa o script exportado do sistema de arquivos independente do produto e, em seguida, implementa o procedimento armazenado para um banco de dados local ou um servidor remoto.

Neste tutorial, você executa o script exportado no sistema local e implementa o procedimento armazenado para o banco de dados SAMPLE local. Em um cenário mais típico, você pode construir o procedimento armazenado em um banco de dados de teste local e, em seguida, implementar o procedimento para um banco de dados de produção. Para os propósitos do tutorial, você cria uma instrução DROP PROCEDURE no script de exportação, dessa forma a versão implementada anteriormente para o banco de dados SAMPLE local será eliminada antes da execução da instrução CREATE PROCEDURE no script de exportação.

Para exportar e implementar o procedimento armazenado do sistema de arquivos:

  1. Exporte o procedimento armazenado para um script.
    1. Clique com o botão direito do mouse na pasta Procedimentos Armazenados no projeto SPDevelopment e selecione Exportar. O assistente para Exportar Rotinas é aberto.
    2. Na página Seleção, clique no procedimento armazenado SPEmployee e clique em Avançar.
    3. Na página Destino e Opções, forneça um nome ao seu script digitando spemployee_export no campo Nome do Arquivo.
    4. No campo Diretório, selecione um local no sistema de arquivos para o script.
    5. Selecione Incluir Instrução DROP. Essa opção gera a instrução DROP PROCEDURE no script de exportação. Esta ação elimina a versão do procedimento armazenado implementada anteriormente.
    6. Clique em Avançar para visualizar as configurações na página Resumo e clique em Concluir.
    Visualize o progresso da exportação na visualização Saída de Dados. Quando a ação de exportação for concluída, você poderá ver o script que foi criado no sistema de arquivos. Neste caso, o script é um arquivo SQL. Em alguns casos, dependendo do tipo de procedimento armazenado que você está exportando ou do banco de dados de destino, o script pode ser um arquivo XML.
  2. Implemente o procedimento armazenado do sistema de arquivos para o banco de dados SAMPLE. Agora você pode executar o script de exportação para implementar o procedimento armazenado no banco de dados. Neste caso, para simplificar o cenário do tutorial, você implementará o procedimento armazenado de volta para o banco de dados SAMPLE. Entretanto, também seria possível implementá-lo em um outro banco de dados, desde que a versão do banco de dados seja compatível com o banco de dados utilizado para criar o procedimento armazenado. Por exemplo, você pode implementar de um banco de dados DB2 para Linux, UNIX e Windows para outro banco de dados DB2 para Linux, UNIX e Windows, mas não pode implementar o mesmo procedimento armazenado para um banco de dados DB2 UDB para z/OS.
    1. Abra uma janela de comandos do DB2.
    2. Execute o seguinte comando: db2 CONNECT TO SAMPLE.
    3. Execute o seguinte comando: db2 -td@ -vf location\spemployee_export.sql.
    4. Execute o seguinte comando: db2 DISCONNECT SAMPLE.
O procedimento armazenado é implementado para o banco de dados.
Se este procedimento armazenado fosse um procedimento armazenado Java, você o implementaria seguindo as instruções em DeployInstructions.txt, que é salvo no mesmo diretório no sistema de arquivos em que você salvou o script de exportação.
< Anterior | Próximo >