Desempenho do Aplicativo com SQLJ

A SQL estática que o SQLJ utiliza geralmente pode ser executada mais rapidamente do que a SQL dinâmica utilizada pelo JDBC.

Para processar uma instrução SQL, o servidor de banco de dados desempenha estas etapas:

  1. Verifica se existem erros de sintaxe na instrução SQL e gera mensagens de erro resultantes.
  2. Assegura que os objetos de banco de dados na instrução existam e tenham tipos de dados apropriados.
  3. Otimiza a sintaxe da instrução SQL, determinando o caminho de acesso ideal para gravar ou ler os dados requeridos pela instrução. Para uma instrução SQL simples, a otimização pode ser simples, mas para uma instrução SQL complexa que opera em muitas tabelas com muitos índices, o processo de otimização pode ter muitas opções.
  4. Executa a instrução SQL.

Com a SQL dinâmica, o servidor de banco de dados repete estas etapas para cada instrução SQL no tempo de execução (alguns servidores podem armazenar em cache os resultados das duas primeiras etapas para instruções SQL dinâmicas que são executadas repetidamente). O processamento associado a estas etapas impacta o desempenho da SQL dinâmica.

Com a SQL estática, uma grande parte do trabalho preliminar é desempenhada no tempo de design. Sempre que o ambiente de trabalho construir um arquivo SQLJ, o conversor SQLJ desempenhará verificações de sintaxe e de consistência e criará um arquivo de origem Java correspondente ao arquivo SQLJ. É possível utilizar um assistente no ambiente de trabalho para criar e executar scripts de customização SQLJ. O script de customização cria pacotes que contêm informações sobre as instruções SQL estáticas para ligar as classes Java ao banco de dados. Em seguida, quando executar o aplicativo, o trabalho preliminar terá sido feito, o que pode resultar em melhor desempenho.

Conceitos relacionados
Introdução ao SQLJ
Projetos Java Ativados por SQLJ e Arquivos SQLJ
SQLJ no DB2
Processos de Customização e de Ligação para o DB2
Tarefas relacionadas
Criando Arquivos SQLJ

Feedback