A execução de um script de customização inclui informações de tempo de execução nos perfis serializados SQLJ em seu projeto que são específicas do DB2 e liga os perfis ao banco de dados.
Um projeto Java ativado por SQLJ utiliza um script de customização para criar pacotes no banco de dados para os perfis SQLJ gerados pelo conversor SQLJ. O script de customização também liga os perfis SQLJ ao banco de dados, o que permite que seu projeto Java utilize SQL estática em vez de SQL dinâmica. Se esta atividade for omitida, seu projeto utilizará SQL dinâmica, assim como o JDBC.
O assistente DB2SQLJCustomize gera o script de customização a partir das informações especificadas. Se desejar utilizar o script de customização existente associado a um projeto Java para ligar os perfis SQLJ a outro banco de dados, o assistente poderá ignorar o processo de customização e apenas ligar os perfis no pacote ao banco de dados.
O processo de customização cria um script de customização para as opções selecionadas e os valores especificados no assistente e, em seguida, executa o script. O processo de ligação cria quatro pacotes que refletem os quatro níveis de isolamento suportados pelo gerenciador de banco de dados DB2.
Depois de customizar e ligar os perfis SQLJ em um projeto, apenas os perfis associados aos arquivos SQLJ atualizados precisarão ser customizados e ligados novamente. Você pode iniciar os processos de customização e de ligação selecionando um comando no menu pop-up para o arquivo SQLJ. Quando customizar e ligar os perfis para um arquivo SQLJ atualizado, não será necessário utilizar o assistente DB2SQLJCustomize, a menos que deseje alterar as configurações de customização. O processo de customização utiliza as configurações de customização especificadas ao utilizar o assistente para customizar e ligar os perfis no projeto que contém o arquivo SQLJ. O processo de customização determina os pacotes associados aos perfis SQLJ e os especifica no script de customização.