Ao criar uma configuração de ativação para depurar um aplicativo Java e de linguagens mistas, é possível configurar o caminho de consulta de origem padrão na configuração de ativação. Para obter informações sobre a utilização da configuração de ativação de depuração Java e de linguagens mistas, consulte o tópico relacionado. Se uma sessão de depuração for ativada com a configuração de ativação e o depurador não puder localizar a origem no caminho de consulta de origem, é possível configurar um novo caminho de consulta de origem. De forma semelhante, se o depurador localizar mais de um nome de arquivo de origem correspondente, é possível configurar o depurador para solicitar que você escolha em uma lista dos nomes de arquivos de origem correspondentes.
Quando a origem não puder ser localizada, o editor será aberto sem a origem. No editor, você pode editar o caminho de consulta da origem para que ele aponte para o local do arquivo de origem. Para editar o caminho de consulta da origem, selecione o botão de comando Editar Caminho de Consulta da Origem. Isso chamará a caixa de diálogo Editar Caminho de Consulta da Origem. As instruções para o uso desta caixa de diálogo foram fornecidas na seção anterior.
Por padrão, o depurador procurará a origem até atingir o primeiro nome de arquivo correspondente que localizar. Se você quiser que o depurador procure todos os possíveis nomes de arquivos de origem correspondentes, precisará selecionar a caixa de opções Procurar arquivos de origem duplicados no caminho na caixa de diálogo Editar Caminho de Consulta de Origem.
Se o depurador for configurado para procurar todos os nomes de arquivo de origem correspondentes, a caixa de diálogo Selecionar Arquivo de Origem será aberta quando forem localizados vário arquivos. A caixa de diálogo exibe uma lista de todos os arquivos localizados, na qual é possível escolher a origem correta a ser exibida durante a sessão de depuração.