Quando estiver depurando XSLT, serão suportados pontos de interrupção de linha. Assim, se algum problema ocorrer em uma determinada linha do programa, você poderá definir um ponto de interrupção nessa linha e, em seguida, executar o programa. A execução pára no ponto de interrupção, antes da instrução dessa linha ser executada.
Quando um ponto de interrupção é encontrado, a execução é suspensa no ponto de interrupção, antes de a linha ser executada, e nesse ponto você pode ver a pilha do encadeamento, verificar o conteúdo das variáveis e examinar a saída de transformação que foi gerada até o momento. Você pode então ultrapassar (executar) e ver o efeito que a instrução tem sobre a saída de transformação.
Com o depurador, a definição de pontos de interrupção é facilmente executada por ações de clique ou menus pop-up no editor de origem. Depois de definidos, você pode editar os pontos de interrupção e pode desativá-los para que não suspendam a execução e, então, posteriormente, ativá-los novamente.