Implementando em um EJB

É possível implementar o aplicativo J2C em um EJB.
Quando você tiver criado seu aplicativo J2C, poderá criar um EJB e agrupar seu aplicativo J2C. Para obter informações adicionais sobre a criação de EJBs, visualize a Documentação do EJB.

É possível testar seu aplicativo utilizando um dos ambientes de teste incluídos na plataforma de desenvolvimento. Por exemplo, você pode incluir o ambiente de teste do WebSphere Application Server Versão 6.1 e os ambientes de teste para os servidores de aplicativos legados, como por exemplo, WebSphere Application Server Versão 6.0. O WebSphere Application Server Versão 5.1 não é suportado.

O ambiente de teste utilizado para executar seu aplicativo da Web depende de como o aplicativo é gerado. Por exemplo, se você selecionou o servlet versão 2.4 (J2EE Versão 1.4) quando definiu o projeto da Web dinâmico para seu aplicativo, será necessário selecionar o WebSphere Application Server Versão 6.0 como o servidor de destino e testar o aplicativo utilizando o Ambiente de Teste WebSphere Application Server Versão 6.0.

Para criar um EJB a fim de implementar o J2C Java Bean, conclua as seguintes etapas:

  1. Abra o assistente Página da Web, Serviço da Web ou EJB a partir do J2C Java Bean
    • Se você estiver criando uma EJB para um J2C Java Bean que já existe no espaço de trabalho, siga estas etapas:
      1. Selecione Arquivo > Novo > Outros > J2C > Página da Web, Serviço da Web ou EJB a partir do J2C Java Bean.
      2. Clique em Avançar.
      3. Na página de seleção J2C Java Bean, clique em Procurar para localizar seu J2C Java Bean. Se você souber com que letra começa o nome de seu J2C Java Bean, digite-a no campo Selecionar Entradas ou digite ? para consultar uma lista de todos os J2C Java Beans. Realce sua seleção e clique em OK.
      4. Clique em Avançar.
    • Se você tiver seguido o assistente do J2C Java Bean até o final, na página Informações sobre Implementação, selecione o recurso Criar J2EE.
  2. Na página Informações sobre Implementação, selecione o recurso Criar J2EE.
  3. No Tipo de Recurso J2EE, selecione EJB.
  4. Clique em Avançar.
  5. A página Criação de EJB aparece. Para criar um projeto EJB, clique em Novo.
  6. No campo Nome, digite um nome para o projeto EJB. Para alterar o Local do Projeto padrão, clique no botão Procurar para selecionar um novo local.
  7. Clique em Mostrar Avançado.
  8. Na lista Versão do EJB, selecione a versão de especificação do EJB na qual você deseja aderir seu projeto EJB.
    1. Se planeja utilizar os beans corporativos EJB 2.1, será necessário especificar um projeto EJB 2.1. É possível incluir os beans corporativos EJB 1.1 em projetos EJB 2.x. Um projeto EJB 2.1 deve existir em um projeto do aplicativo corporativo J2EE 1.4. Um projeto EJB 2.0 requer um nível mínimo de J2EE 1.3 para seu projeto do aplicativo corporativo.
  9. Referência de Recurso
    1. No campo Referência de Recurso, forneça um nome de referência de recurso. Essa referência de recurso mapeia o nome utilizado no aplicativo para o nome do recurso JNDI real especificado no servidor de runtime. A criação de uma referência de recurso é o método preferido de gerenciamento de conexões, porque torna seu código de aplicativo menos dependente do servidor. Isto é, se você quiser utilizar um servidor diferente no qual executar seu aplicativo, é possível criar uma nova referência de recurso ligada ao novo servidor, sem precisar alterar o código-fonte do aplicativo. Quando você fornecer um nome de referência de recurso, o assistente confirmará que o nome JNDI existe no servidor.
    2. No campo Nome de Consulta JNDI, assegure-se de que o nome correto de sua consulta JNDI apareça. Se ele não aparecer ou se não estiver correto, digite o nome do projeto correto.
  10. Na lista Servidor de Destino, selecione o servidor de aplicativos para o qual você deseja direcionar seu desenvolvimento. Essa seleção afeta as configurações de compilação e de tempo de execução, modificando as entradas do caminho de classe para o projeto. Especifique se você deseja incluir o
    Nota: Se você digitar um novo nome de projeto EAR, esse projeto será criado no local padrão com a menor versão do J2EE compatível com base na versão do projeto que está sendo criada. Se você quiser especificar uma versão ou local diferente para o aplicativo corporativo, será necessário utilizar o assistente para Novo Projeto do Aplicativo Corporativo.
  11. Opcional: Selecione Criar um Projeto JAR do Cliente EJB para manter a caixa de opções Interfaces e Classes de Cliente, se você quiser que as classes de interfaces de cliente sejam mantidas em um arquivo JAR do cliente EJB separado. Esse arquivo JAR do cliente EJB será incluído no aplicativo corporativo como um arquivo JAR do utilitário do projeto.
  12. Opcional: Se você estiver criando um projeto JAR do Cliente EJB, clique em Avançar para especificar as opções do projeto JAR do cliente.
  13. Se você quiser incluir anotações no código-fonte Java, selecione Incluir Suporte para Classes Java Anotadas.
  14. Se você quiser criar um bean de sessão sem informações de estado, selecione Criar um bean de sessão sem informações de estado padrão.
  15. Na página Criação de EJB, no campo Projeto EAR, assegure-se de que o nome correto de seu projeto EAR apareça. Se ele não aparecer ou se não estiver correto, digite o nome do projeto EAR correto.
  16. No campo Nome do Bean de Sessão, forneça um nome para o bean de Sessão.
  17. Na lista Tipo de Sessão, selecione o tipo de bean de Sessão (Sem Informações de Estado, Com Informações de Estado)
  18. Na lista Tipo de Transação, selecione o tipo de transação (Contêiner, Bean)
  19. No campo Nome JNDI, assegure-se de que o nome correto do projeto JNDI apareça. Se ele não aparecer ou se não estiver correto, digite o nome JNDI correto.
  20. Selecione a visualização Cliente Remoto, se você quiser incluir uma visualização Cliente Remoto. Neste caso, assegure-se de que os nomes corretos apareçam na Interface Inicial Remota e na Interface Remota. Se eles não aparecerem ou se não estiverem corretos, digite os nomes corretos da interface inicial remota e da interface remota.
  21. Selecione a visualização Cliente Local, se você quiser incluir uma visualização Cliente Local. Neste caso, assegure-se de que os nomes corretos apareçam na Interface Inicial Local e na Interface Local. Se eles não aparecerem ou se não estiverem corretos, digite os nomes corretos da interface inicial local e da interface local.
  22. Se você selecionou Configurar Implementação do Adaptador de Recursos na página Informações sobre Implementação, clique em Avançar para ir para a página Especificar as Configurações do RAR. Essa opção apenas fica disponível quando a conexão com o EIS não é simplesmente gerenciada. Se a conexão for gerenciada, a implementação do RAR no servidor será indicada.
  23. Se você não selecionou Configurar Implementação do Adaptador de Recursos na página Informações sobre Implementação, clique em Concluir.
Conceitos relacionados
Implementação do Adaptador de Recursos

Feedback