Selecionando uma Visualização WSDL

Você pode utilizar duas visualizações para editar um arquivo WSDL: visualização Simplificada (Simplified) ou Detalhada (Detailed). Utilize a visualização Simplificada (Simplified) se estiver acostumado a programar interfaces utilizando funções e parâmetros. Nessa visualização, não é necessário conhecimento detalhado dos conceitos do esquema WSDL ou XML. Utilize a visualização Detalhada (Detailed) se quiser definir uma interface utilizando constructos WSDL, como partes e elementos.

Alternando entre Visualizações WSDL

Abra um arquivo WSDL. Selecione Simplificada (Simplified) ou Detalhada (Detailed) na lista Visualização (View) no canto superior direito do editor.

Projetando seu WSDL na Visualização Simplificada (Simplified)

Na visualização Simplificada (Simplified), o editor exibe um portType WSDL como uma lista de operações com parâmetros de entrada e de saída. A representação gráfica é semelhante à definição programática de uma interface em linguagens como Java ou C++. No exemplo a seguir, a interface BookSearch possui uma única operação: getBooks. A operação getBooks utiliza três parâmetros de entrada da cadeia de tipos (título, autor e publicador) e retorna BookList.

Visualização Simplificada (Simplified) do Editor WSDL

Para examinar a estrutura do tipo de BookList, clique no ícone de seta à direita de BookList. O editor de esquema XML é aberto e exibe a estrutura de tipo de BookList.

O trecho de código a seguir é uma representação Java da interfaceBookSearch:
  interface pública BookSearch
{
  BookList getBooks(String title,
                String author,
                String publisher)
  throws InvalidInput;
}

Projetando seu WSDL na Visualização Detalhada (Detailed)

Na visualização Detalhada (Detailed), o editor expõe constructos de nível inferior do portType WSDL, como as partes e elementos da mensagem. Nessa visualização, o editor exibe as seguintes informações detalhadas sobre a interface BookSearch:
  • A interface é criada utilizando o estilo literal de documento.
    Nota: Quando você edita interfaces de estilo literal de documento, o editor WSDL cria operações utilizando o estilo agrupado, o que é considerado recomendável.
  • A entrada e a saída da operação especificam uma única parte da mensagem, chamada corpo.
  • A parte refere-se a um elemento do esquema XML.
Visualização Detalhada (Detailed) do Editor WSDL

Para examinar a estrutura de um elemento, clique no ícone de seta à direita do elemento. O editor de esquema XML é aberto e exibe a estrutura do elemento. Se você examinar a estrutura do elemento getBooks, três elementos-filho da cadeia de tipos (título, autor e publicador) serão exibidos no editor.

Visualização Detalhada (Detailed) do Editor WSDL
Nota: Na visualização Simplificada (Simplified), esses parâmetros são exibidos diretamente na interface.
Informações relacionadas
Estilos de Interface WSDL e o Estilo Agrupado Literal de Documento

Feedback