A seguinte lista descreve problemas e limitações conhecidos associados ao ClearCase SCM Adapter.
Nos produtos Rational Developer, alguns editores não-interativos podem não registrar a saída de arquivos quando modificados pela primeira vez. Se um desses editores editar um arquivo com registro de entrada que esteja sob o controle do ClearCase no produto Rational Developer, esses editores registrarão a saída automaticamente do arquivo quando o salvarem. Se estiver utilizando uma ramificação compartilhada em uma visualização dinâmica, o processo de registro de saída automático poderá criar um problema potencial. Se você começar a editar um arquivo que não tem registro de saída, outro usuário pode registrar a saída do arquivo, editá-lo e registrar a entrada numa nova versão, nesse meio tempo. Nesse caso, suas alterações sobrescrevem as alterações feitas por outro usuário quando você salvar o arquivo. Se estiver utilizando uma ramificação compartilhada dentro de uma visualização dinâmica, você deverá registrar a saída dos arquivos antes de editá-los.
Os arquivos .class do JavaTM podem ficar dessincronizados porque o compilador incremental não é executado quando o usuário altera um arquivo a partir de qualquer ferramenta fora do produto Rational Developer (como ferramentas Bloco de Notas ou Diff Merge do ClearCase). Se você modificar um arquivo fora do workbench do Rational Developer, clique com o botão direito do mouse no elemento e clique em Atualizar.
Em determinadas circunstâncias, ao tentar incluir um arquivo privado de visualização no controle de origem, o produto Rational Developer exibe esta mensagem de erro: "O arquivo foi removido do sistema de arquivos." Esse problema ocorre apenas quando o arquivo é aberto em um editor. O arquivo não foi excluído e essa mensagem de erro pode ser ignorada.
Ao utilizar o ClearCase 2002.05.x, a renomeação de um pacote no produto Eclipse ou Rational Developer falha, se a nova pasta não estiver sobre o controle de origem. O erro ocorre porque essas versões do ClearCase não podem incluir pastas no controle de origem silenciosamente. Depois da mensagem de erro aparecer, o ClearCase poderá avisar que você inclua a pasta no controle de origem. Inclua a pasta no controle de origem e, em seguida, repita a operação de renomeação. Se você não for avisado, selecione a pasta e escolha ClearCase > Incluir no Controle de Origem e repita a operação de renomeação.
Quando você executar uma operação de reformulação, o ClearCase SCM Adapter poderá avisar uma lista de arquivos para registrar a saída. Se você limpar a caixa de opções associada a qualquer um dos arquivos na caixa de diálogo Registrar Saída de Elemento(s), a operação de reformulação falhará. A solução alternativa é permitir que o ClearCase SCM Adapter registre a saída de todos os arquivos, em seguida, desfazer o registro de saída dos arquivos que você não deseja registrar.
Quando você se desconecta do ClearCase, desativa e, em seguida, ativa a conexão de rede, depois, reconecta-se ao ClearCase, seus arquivos de projeto poderão aparecer no espaço de trabalho como privados da visualização. As opções do menu ClearCase para o projeto podem também podem estar inativas. A solução alternativa é aguardar que os serviços do ClearCase reiniciem antes de tentar reconectar-se ao ClearCase.
Os menus ClearCase podem não aparecer em algumas perspectivas em produtos Rational Developer. A solução alternativa é incluir manualmente o ClearCase na Perspectiva clicando em Janela > Personalizar Perspectiva, selecionando a guia Comentários e marcando a opção ClearCase no quadro de listagem Grupo de Comandos Disponíveis
Ao trabalhar em um ambiente misto, execute as seguintes etapas para evitar erros de compilação causados por nomes de arquivos com uso inconsistente de maiúsculas e minúsculas:
Se essas opções não estiverem selecionadas, você poderá ter erros de compilação devido às letras maiúsculas e minúsculas dos nomes de arquivo serem diferentes.
No ClearCase versão 2003.06.x, as visualizações dinâmicas não são iniciadas automaticamente depois de você reinicializar a máquina. Quando tentar abrir um projeto no produto Rational Developer depois da reinicialização, você poderá ver uma mensagem de erro informando que o arquivo .project está ausente. A solução alternativa é iniciar suas exibições manualmente no ClearCase depois da reinicialização.
Uma operação Desfazer Interceptação executada em um arquivo depois de interceptá-lo, editá-lo e salvá-lo não funciona. A solução alternativa é registrar a saída do arquivo e cancelar a operação de registro de saída, utilizando Desfazer Registro de Saída.
Se você estiver executando em qualquer uma das plataformas a seguir:
RedHat Professional 8 e 9, RHEL 2.1 e 3.0 ou SLES9
O ClearCase não suporta uma variável de ambiente LANG que contém UTF-8. Se você utilizar GUIs do ClearCase nessas plataformas, deverá definir o valor de LANG no arquivo /etc/sysconfig/i18n para um valor suportado, como C ou en_US.iso885915. Depois de reconfigurar a variável de ambiente LANG, verifique se a variável SUPPORTED do arquivo i18n também contém esse valor. Se não contiver, adicione este valor à variável SUPPORTED.
Ao tentar instalar o ClearCase ou aplicar as correções do ClearCase, aparece esta mensagem de erro "Diretório atual incorreto." O problema na verdade é com o Perl e não é devido a um diretório incorreto. A solução alternativa é instalar o pacote compat-db-3.3.11 do Red Hat Linux 8.x, que fornece libdb.so.3.
Se você tentar mover um recurso que esteja sob o controle de origem para uma pasta que não está sob o controle de origem, a movimentação falhará e uma mensagem de erro aparecerá indicando que o ClearCase falhou ao incluir o diretório-pai no controle de origem. A solução alternativa é colocar a pasta de destino sob o controle de origem.
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2004. Todos os Direitos Reservados.