Convenções de Nomenclatura do WebSphere MQ

Todos os recursos do WebSphere Message Broker possuem dependências nos servidor e objetos do WebSphere MQ. Portanto, você também deve considerar quais convenções a adotar para nomes de objeto doWebSphere MQ. Se você já tiver uma convenção de nomenclatura do WebSphere MQ, utilize uma extensão compatível desta convenção para recursos do WebSphere Message Broker.

Quando você cria um intermediário ou um Configuration Manager, você deve especificar um nome de gerenciador de fila. Esse gerenciador de filas é criado para você se ainda não existir. Como o intermediário e oConfiguration Manager utilizam cada um um conjunto exclusivo de filas do WebSphere MQ, eles podem compartilhar um gerenciador de filas, caso se aplique. No entanto, cada intermediário deve possuir um gerenciador de filas dedicado.

Se tiver configurado um Servidor de Nome de Usuário em seu domínio intermediário, ele também irá utilizar um conjunto exclusivo de filas do WebSphere MQ. O Servidor de Nome de Usuário, portanto, também pode compartilhar um gerenciar de fila com um intermediário, Configuration Manager ou ambos.

Verifique se cada nome de gerenciador de filas é exclusivo dentro da rede de gerenciadores interconectados, estando ou não cada um em sua rede do WebSphere Message Broker. Isto assegura que cada gerenciador de fila possa identificar corretamente o gerenciador de filas de destino para qual uma determinada mensagem deve ser enviada, e que aplicativos doWebSphere Message Broker também possam interagir com aplicativos básicos do WebSphere MQ.

WebSphere MQ suporta vários objetos definidos para gerenciadores de fila. Esses objetos (filas, canais e processos) também possuem convenções de nomenclatura e restrições.

Em resumo, as restrições são:
  • Todos os nomes devem ter no máximo 48 caracteres de comprimento (canais têm no máximo 20 caracteres).
  • O nome de cada objeto deve ser exclusivo dentro de seu tipo (por exemplo, fila ou canal).
  • Nomes para todos os objetos que começam com os caracteres SYSTEM. são reservados para uso pela IBM.

Há algumas restrições para nomear recursos: consulte o Convenções de Nomenclatura para o WebSphere Message Broker para z/OS.

Conceitos relacionados
Domínios de Intermediário
Tarefas relacionadas
Criação de um Intermediário
Referências relacionadas
Convenções de Nomenclatura para o WebSphere Message Broker para z/OS
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ae19590_