Implementando uma Saída de Usuário

Quando você estiver gravado e compilado a saída do usuário, precisará dar à biblioteca a extensão “.lel”, exportar as funções bipInitializeUserExits e bipTerminateUserExits, e instalar a biblioteca no sistema do intermediário. Além disso, o estado da saída do usuário pode ser configurado como ativo ou inativo com base no fluxo por mensagens.

Para implementar a saída do usuário:

  1. Instale o código de saída de usuário em um intermediário
    A biblioteca que contém o código de saída de usuário deve ser instalado em um sistema de arquivos que possa ser acessado pelo intermediário. Por exemplo, o arquivo deve ter acesso de leitura e execução para o ID do usuário sob o qual o intermediário é executado. O intermediário procura nos seguintes locais pelas bibliotecas que contenham as saídas do usuário:
    • A propriedade de intermediário UserExitPath (UserExitPath64 para um grupo de execução de 64 bits). Essa é uma lista de diretórios separados por dois-pontos (pontos-e-vírgulas no Windows). Ela pode ser configurada utilizando o sinalizador –x em mqsicreatebroker ou mqsichangebroker. Configure isso para carregar uma saída do usuário para intermediários específicos.
    • A variável de ambiente MQSI_USER_EXIT_PATH (MQSI_USER_EXIT_PATH64 para um grupo de execução de 64 bits). Essa é uma lista de diretórios separados por dois-pontos (pontos-e-vírgulas no Windows). Geralmente, é configurada para carregar a saída do usuário para cada intermediário para um ambiente específico.

    Se ambos forem configurados, a variável de ambiente terá precedência. Todos os diretórios na variável de ambiente serão procurados, na ordem em que aparecerem na variável. Em seguida, todos os diretórios na propriedade do intermediário serão procurados, na ordem em que aparecerem na propriedade.

  2. Carregue a biblioteca de saída de usuário para os processos do intermediário
    Quando a biblioteca de saída de usuário tiver sido instalada no intermediário, ela deve ser carregada. Faça isso de uma das seguintes formas:
    • Pare e reinicie o intermediário
    • Emita o comando mqsireload. Isso faz com que os processos do grupo de execução sejam reiniciados.
  3. Ativar a saída de usuário

    As saídas de usuário podem estar ativas ou inativas e, por padrão, ficam inativas. O estado padrão para um conjunto de saídas do usuário pode ser alterado para ativar de acordo com o intermediário.

    Para configurar o estado de saída padrão do usuário para um intermediário:

    1. Pare o intermediário
    2. Configure a propriedade activeUserExits do intermediário utilizando o comando mqsichangebroker.
    3. Início da mudançaInicie o intermediário e verifique o registro do sistema para certificar-se de que todos os grupos de execução foram iniciados sem erro. Se for especificado algum nome inválido de saída de usuário (ou seja, a saída de usuário não for fornecida por qualquer biblioteca carregada pelo grupo de execução), uma mensagem BIP2314 será gravada para o registro do sistema e todos os fluxos nos grupos de execução não conseguirão ser iniciados, a não ser que você execute as seguintes ações:
      • forneça uma biblioteca no caminho de saída de usuário que implemente a saída; em seguida, emita o comando mqsireload ou reinicie o intermediário para carregar uma saída a partir da biblioteca
      • emita o comando mqsichangeflowuserexits para remover a saída das listas ativas e inativas
      Fim da mudança

    Você também pode substituir o estado de saída de usuário padrão para um intermediário. As saídas do usuário podem ser ativadas ou desativadas com base no grupo de execução ou no fluxo de mensagens, utilizando o comando mqsichangeflowuserexits, com a ordem de precedência sendo o fluxo de mensagem e depois o grupo de execução. Quando as várias saídas estiverem ativas para um determinado fluxo, elas serão chamadas em uma ordem definida (conforme descrito em mqsichangeflowuserexits).

Conceitos relacionados
Desenvolvendo Saídas do Usuário
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo uma Saída de Usuário
Referências relacionadas
Comando mqsicreatebroker
Comando mqsichangebroker
Comando mqsireportflowuserexits
Comando mqsichangeflowuserexits
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac02160_