Nó SCADAInput

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó SCADAInput para receber mensagens de clientes que se conectam ao intermediário pelo WebSphere MQ Telemetry Transport. Os clientes do dispositivo SCADA utilizam o protocolo MQIsdp para enviar as mensagens, que são convertidas pelo nó SCADAInput em um formato reconhecido pelo WebSphere Message Broker. O nó também estabelece o ambiente de processamento para essas mensagens.

Os fluxos de mensagens que tratam mensagens recebidas de dispositivos SCADA devem sempre começar com um nó SCADAInput. Defina as propriedades do nó SCADAInput para controlar a forma que as mensagens são recebidas: por exemplo, você pode indicar que uma mensagem deve ser processada sob controle de transação.

Quando implementar fluxos de mensagens contendo nós SCADA em um intermediário, será necessário implementá-los em um único grupo de execução, independentemente do número do fluxo de mensagens.

Como SCADA é principalmente de publicação/assinatura, você geralmente incluirá um nó Publication para finalizar o fluxo. Em cenários nos quais você não deseja um nó Publication, pode incluir um nó SCADAOutput. Se fizer isso, também deverá incluir um nó SCADAInput, independentemente da origem das mensagens, porque o nó SCADAInput fornece as informações de conectividade requeridas pelo nó SCADAOutput.

Se você incluir um nó output em um fluxo de mensagens iniciado com um nó SCADAInput, ele pode ser qualquer um dos nós de saída suportados, incluindo nós de saída definidos pelo usuário. Você pode criar um fluxo de mensagens que recebe mensagens de dispositivos SCADA e gera mensagens para clientes que utilizam todos os transportes suportados para conexão com o intermediário, porque você pode configurar o fluxo de mensagens para solicitar que o intermediário forneça qualquer conversão necessária.

Você pode solicitar que o intermediário inicie ou pare um listener SCADA, publicando mensagens com um tópico específico. Isso pode ser feito para todas as portas, ou para uma única porta identificada na mensagem.

O nó SCADAInput identifica mensagens nos seguintes domínios de mensagens:

  • MRM
  • XML
  • XMLNS
  • XMLNSC
  • JMSMap
  • JMSStream
  • MIME
  • BLOB
  • IDOC

Você não pode utilizar nós SCADAInput em fluxos de mensagens que devem ser implementados em sistemas z/OS.

Se desejar processar os dados em uma mensagem SCADA que chega, inclua um nó como o nó ResetContentDescriptor e configure suas propriedades para forçar o fluxo de bits a ser reanalisado por um nó subseqüente.

Se você criar um fluxo de mensagens para utilizar como um subfluxo, não poderá utilizar um nó input padrão, será necessário utilizar uma instância do nó Input como o primeiro nó a ser criado em um terminal para o subfluxo.

Se seu fluxo de mensagens não receber mensagens pelas conexões SCADA, é possível escolher um dos nós de entrada suportados.

O nó SCADAInput é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó SCADAInput

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Para obter um exemplo de como utilizar esse nó, suponha que você cria um fluxo de mensagens com um nó SCADAInput que recebe mensagens de um sensor remoto quando ele detecta uma alteração em seu ambiente operacional (por exemplo, uma queda na temperatura externa). Você conecta o nó a um nó MQOutput que torna essa mensagens disponíveis em uma fila atendida por um aplicativo WebSphere MQ que analisa e responde às informações recebidas.

Em um segundo exemplo, você cria um fluxo de mensagens com um nó SCADAInput que recebe mensagens a cada minuto de um sistema remoto. As mensagens contêm detalhes das definições do comutador de sistema. Os dados recebidos são alimentados em um nó ResetContentDescriptor para converter os dados do formato de mensagem BLOB (binário) para MRM. As informações sobre o sistema são armazenadas em um banco de dados utilizando o nó Database e enriquecidas utilizando um nó Compute para criar uma mensagem XML que é publicada utilizando um nó Publication.

Como o envio das mensagens XML é caro (a transmissão por satélite tem um alto custo por byte), é vantajoso utilizar esse método, pois os dados são enriquecidos pelo intermediário.

Configurando o Nó SCADAInput

Quando tiver colocado uma instância do nó SCADAInput em um fluxo de mensagens, você poderá configurá-lo. Clique com o botão direito do mouse na visualização do editor clique em Propriedades. As propriedades básicas do nó serão exibidas no diálogo de propriedades.

Todas as propriedades obrigatórias, para as quais é necessário inserir um valor (aquelas que não possuem um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco no diálogo das propriedades.

Configure o nó SCADAInput da seguinte forma:

  1. Defina as seguintes propriedades básicas:
    1. A caixa de opções Ativar Listener na Inicialização é inicialmente selecionada. Isso significa que o listener para clientes MQIsdp é inicializado quando o fluxo de mensagens é implementado.

      É possível atualizar o status do listener publicando o tópico de controle $SYS/SCADA/MQIsdpListener/<port_number> com a parte Payload da mensagem configurada como ON ou OFF.

    2. Especifique o número da Porta na qual o servidor MQIsdp deve atender.Essa deve ser uma porta exclusiva e não deve entrar em conflito com outros listeners (por exemplo, os configurados para WebSphere MQ ou WebSphere MQ Everyplace).O número padrão é 1883.
    3. Defina o valor Número Máximo de Encadeamentos para indicar o número máximo de encadeamentos disponíveis para o servidor MQIsdp para suportar clientes.O valor padrão é 500.

      Se você estiver utilizando o DB2 como seu banco de dados do intermediário, deverá especificar um valor menor ou igual ao valor definido para os parâmetros de configuração do DB2 maxappls e maxagents. Consulte Conectando-se aos Bancos de Dados para obter informações adicionais.

    4. Selecione Utilizar Conjunto de Encadeamentos se desejar que o nó utilize um conjunto de encadeamentos para clientes do serviço. Se você selecionar essa opção, o número de encadeamentos para o servidor MQIsdp ficará limitado a Máx. Encadeamentos, que deve ser configurado como um valor entre 20 e 40. Se esta opção não for selecionada, será criado um novo encadeamento para cada cliente que se conecta. A caixa de opções é inicialmente limpa.

      Utilize esta opção apenas se você esperar que um grande número de clientes (acima de 200) faça conexão.

  2. Selecione Padrão no navegador do diálogo de propriedades e defina valores para as propriedades que descrevem o domínio da mensagem, o conjunto de mensagens, o tipo de mensagem e o formato de mensagem que o nó utiliza para determinar como analisar a mensagem de entrada e o tópico padrão associado à mensagem.
    • Se a mensagem de entrada tiver um cabeçalho MQRFH2, não será necessário definir valores para as propriedades padrão, pois esses valores poderão ser derivados da pasta <mcd> no cabeçalho =MQRFH2. Por exemplo:
      <mcd><Msd>MRM</Msd><Set>DHM4UO906S001</Set><Type>receiptmsg1</Type>
      <Fmt>XML</Fmt></mcd>

      Se você definir os valores e esses valores forem diferentes dos existentes no cabeçalho MQRFH2, os valores do cabeçalho MQRFH2 terão precedência.

    • No Domínio da Mensagem, selecione o nome do analisador que você está utilizando a partir da lista drop-down. Você pode escolher um dos seguintes nomes:
      • MRM
      • XML
      • XMLNS
      • XMLNSC
      • JMSMap
      • JMSStream
      • MIME
      • BLOB
      • IDOC
    • Se estiver utilizando o analisador MRM ou IDOC, selecione o conjunto de mensagens correto da lista drop-down em Conjunto de Mensagens. Essa lista é preenchida por conjuntos de mensagens disponíveis quando você seleciona MRM ou IDOC como domínio.

      Deixe a opçãoConjunto de Mensagens em branco para os analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME e BLOB.

    • Se estiver utilizando o analisador MRM, selecione a mensagem correta na lista suspensa em Tipo de Mensagem. Esta lista é ocupada com mensagens que estão definidas no conjunto de mensagens que você selecionou.

      Deixe a opção Tipo de Mensagem em branco para analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME, BLOB e IDOC.

    • Se estiver utilizando o analisador MRM ou IDOC, selecione o formato da mensagem da lista drop-down em Formato da Mensagem. Essa lista inclui todos os formatos físicos definidos para este conjunto de mensagens.

      Deixe Formato da Mensagem em branco para os analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME e BLOB.

  3. Selecione Avançado no navegador do diálogo de propriedades e defina o valor requerido para Modo de Transação para definir as características transacionais de como esta mensagem é tratada:
    • Se você selecionar Automático, a mensagem de entrada será recebida sob o ponto de sincronização, se estiver marcada como persistente, de outra maneira, não será. A capacidade de transação de qualquer mensagem entregue subseqüentemente por um nó output é determinada pela propriedade de persistência de entrada, a menos que o nó output tenha explicitamente substituído a capacidade de transação.
    • Se você selecionar Sim, a mensagem de entrada será recebida sob o ponto de sincronização.As mensagens derivadas, enviadas subseqüentemente por um nó output na mesma instância do fluxo de mensagens são enviadas de forma transacional, a menos que o nó output tenha substituído explicitamente a capacidade de transação.
    • Se você selecionar Não, a mensagem de entrada não será recebida sob o ponto de sincronização.As mensagens derivadas, enviadas subseqüentemente por um nó de saída no fluxo são enviadas em forma não-transacional, a menos que o nó de saída tenha especificado que a mensagem deve ser colocada sob o ponto de sincronização.
  4. Selecione Validação no navegador do diálogo de propriedades se desejar que o analisador MRM valide o corpo de mensagens no dicionário gerado a partir do conjunto de mensagens. (Se uma mensagem for propagada para o terminal failure do nó, ela não será validada).

    Para obter mais detalhes, consulte Validando Mensagens e Propriedades de Validação para Mensagens no Domínio MRM.

  5. Selecione Opcionais Gerais de Mensagem no navegador do diálogo de propriedades. Por padrão, Analisar Tempo é configurado como On Demand. Isso causa o retardo da validação até que ela seja analisada pela análise parcial. Se você alterar a opção paraImediata, a análise parcial será substituída e tudo que estiver na mensagem será analisado e validado, exceto os tipos complexos com uma Composição de Opção ou Mensagem que não possam ser resolvidos no momento. Se você alterar a opção paraCompleta, a análise parcial será substituída e tudo que estiver na mensagem será analisado e validado; os tipos complexos com uma Composição de Opção ou Mensagem que não podem ser resolvidos no momento causam a falha da validação.
  6. Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.
  7. Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó SCADAInput sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

    Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Conectando Terminais

O SCADAInput roteia cada mensagem que recupera com êxito para o terminal out. Se falhar, a mensagem será propagada para o terminal failure; você poderá conectar nós nesse terminal para identificar essa condição. Se você não conectou o terminal failure, a mensagem entrará em um loop contínuo pelo nó até que o problema seja resolvido.

Se a mensagem for capturada por este nó após o lançamento de uma exceção no fluxo de mensagens, a mensagem será roteada para o terminal da captura. Se você não conectou o terminal catch, a mensagem entrará em um loop contínuo pelo nó até que o problema seja resolvido. Assegure-se de que um nó esteja sempre conectado a este terminal se houver a possibilidade de a mensagem ser revertida em um fluxo de mensagens.

Configurando para Transações Coordenadas

Ao incluir um nó SCADAInput em um fluxo de mensagens, o valor que você configura para o Modo de Transação define se as mensagens são recebidas sobre o ponto de sincronização:

  • Se você defini-la como Sim (o padrão), a mensagem será recebida sob o ponto de sincronização (ou seja, dentro de uma unidade de trabalho WebSphere MQ). As mensagens enviadas subseqüentemente por um nó output na mesma instância do fluxo de mensagens são colocadas sob o ponto de sincronização, a menos que o nó output tenha feito a substituição explicitamente.
  • Se você defini-la como Automático, a mensagem será recebida sob o ponto de sincronização se a mensagem de entrada for marcada como persistente.De outra maneira, ela não será. Qualquer mensagem enviada subseqüentemente por um nó output será colocada sob o ponto de sincronização, conforme determinado pela propriedade de persistência de entrada, a menos que o nó output tenha feito a substituição explicitamente.
  • Se você defini-la como Não, a mensagem não será recebida sob o ponto de sincronização.As mensagens enviadas subseqüentemente por um nó input no fluxo não são colocadas sob o ponto de sincronização, a menos que o nó output tenha especificado que a mensagem deva ser colocada sob o ponto de sincronização.

(O nó MQOutput é o único nó output que pode ser configurado para substituir essa opção).

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó SCADAInput são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Defeito O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se ocorrer um erro.
Saída O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for recuperada com êxito da fila
Capturar O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for emitida uma exceção downstream e capturada por este nó.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Básicas do nó SCADAInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Ativar Listener na Inicialização Sim Não Selecionada Quando o listener é iniciado. Se você selecionar a caixa de opções, o listener será iniciado quando o fluxo de mensagens for iniciado pelo intermediário. Se você limpar a caixa de opções, o listener será iniciado durante a chegada de uma mensagem na porta especificada.
Porta Sim Sim 1883 A porta na qual o protocolo SCADA está atendendo.
Número Máximo de Encadeamentos Sim Sim 500 O número máximo de encadeamentos a serem iniciados para suportar dispositivos SCADA.
Utilizar Conjunto de Encadeamentos Sim Sim Não selecionada Determina se deve utilizar o conjunto de encadeamentos. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.

As propriedades Padrão do nó SCADAInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Domínio de Mensagens Não Não   O domínio que será utilizado para analisar a mensagem que chega.
Conjunto de Mensagens Não Não   O nome ou identificador do conjunto de mensagens no qual a mensagem que chega está definida.
Tipo de Mensagem Não Não   O nome da mensagem que chega.
Formato de Mensagem Não Não   O nome do formato físico da mensagem que chega.

A propriedade Avançada do nó SCADAInput está descrita na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Modo de Transação Sim Não Sim Determina se a mensagem de entrada é recebida sob o ponto de sincronização. Os valores válidos são Automático, Sim e Não.

As propriedades de Validação do nó SCADAInput são descritas na tabela a seguir.

Consulte Propriedades de Validação para Mensagens no Domínio MRM para obter uma descrição completa destas propriedades.

Propriedade M C Padrão Descrição
Validar Sim Sim Nenhum Determina se a validação ocorrerá. Os valores válidos são Nenhum, Conteúdo e Valor e Conteúdo.
Ação de Defeito Sim Não Exceção O que acontece se a validação falhar. Você pode configurar essa propriedade somente se configurar Validar como Conteúdo ou Conteúdo e Valor. Os valores válidos são Rastreio do Usuário, Registro de Erros Local, Exceção e Lista de Exceção.
Incluir Todas as Limitações do Valor Sim Não Selecionada Essa propriedade não pode ser editada. A ação padrão, indicada pela seleção da caixa de opções, é que as verificações básicas de limitação de valor estão incluídas na validação Conteúdo e Valor.
Corrigir Sim Não Nenhum Essa propriedade não pode ser editada.

As propriedades das Opções de Mensagens Gerais do nó SCADAInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Sincronização de Análise Sim Não On Demand Esta propriedade controla quando uma mensagem de entrada é analisada. Os valores válidos são On Demand, Imediato e Completo.

Consulte Analisando On Demand para obter uma descrição completa dessa propriedade.

Utilizar o Analisador Compacto MQRFH2C para o Domínio MQRFH2 Não Não Falso Esta propriedade controla se o MQRFH2C Compact Parser, no lugar do analisador MQRFH2, é utilizado para cabeçalhos MQRFH2.

As propriedades das Opções do Analisador XMLNSC para o nó SCADAInput estão descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Utilizar Analisador Compacto XMLNSC para o Domínio XMLNS Sim Não selecionada Não Início da mudançaEssa propriedade fornece a você o controle de se o Analisador Compacto XMLNSC é utilizado para mensagens no Domínio XMLNS. Observe que se você configurar essa propriedade, os dados de mensagens aparecerão sob XMLNSC em nós conectados ao terminal de saída quando o cabeçalho RFH2 de entrada ou o Domínio das propriedades padrão for XMLNS.Fim da mudança
Modo de Retenção de Conteúdo Misto Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar texto misto em uma mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. A seleção de Todos significa que os elementos são criados para o texto misto. A seleção de Nenhum significa que o texto misto é ignorado e nenhum elemento é criado.
Modo de Retenção de Comentários Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar comentários em uma mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. Selecionar Tudo significa que são criados elementos para comentários. A seleção de Nenhum significa que os comentários são ignorados e nenhum elemento é criado.
Modo de Retenção de Instruções de Processamento Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar instruções de processamento na mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. Selecionar Tudo significa que são criados elementos para instruções de processamento. A seleção de Nenhum significa que as instruções de processamento são ignoradas e nenhum elemento é criado.

As propriedades de Descrição do nó SCADAInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04620_