Geralmente, o formato de ligação XML considera todas as definições no modelo lógico, mas compartilha algumas restrições em comum com outros formatos físicos. Essas restrições são documentadas em restrições do modelo MRM.
O formato de ligação XML ignora os valores padrão e fixo em elementos e atributos. Se a validação estiver ativada no WebSphere Message Broker, isso pode gerar erros de validação inesperados para elementos ausentes, mesmo que tenham valores padrão ou fixos.
As propriedades XML de um elemento ou atributo de um tipo simples que é uma união ou lista variam, dependendo dos membros da união ou do itemType da lista. Se a união ou lista incluir um tipo dateTime (ou outro tipo relacionado à data/hora), o campo Formato de Data será exibido. Se a união incluir um tipo binário, o campo Codificação será exibido.
As propriedades lógicas Mín. Ocorrências e Máx. Ocorrências especificam o número permitido de ocorrências de um elemento ou grupo em uma mensagem. Elas são utilizadas durante a análise e gravação de mensagens e durante a validação do conteúdo de uma mensagem.
Na análise e gravação, Mín. Ocorrências e Máx. Ocorrências são efetivamente ignorados. Na análise, o número de ocorrências é identificado pelas tags na mensagem. Na gravação, o escritor gera todas as ocorrências na árvore de mensagens.
Na validação, Mín. Ocorrências e Máx. Ocorrências são utilizados para verificar se o conteúdo da árvore de mensagens corresponde ao modelo.