O Message Brokers Toolkit é um ambiente de desenvolvimento integrado e uma interface gráfica com o usuário baseada na plataforma Eclipse.
Os desenvolvedores de aplicativos trabalham em instâncias separadas do Message Brokers Toolkit para desenvolver conjuntos de mensagens e fluxos de mensagens. O Message Brokers Toolkit também se comunica com um ou mais Configuration Managers e é utilizado para gerenciar os domínios intermediários.
O Message Brokers Toolkit pode ser instalado no Windows e no Linux (plataforma x86).
Ao iniciar o Message Brokers Toolkit, é exibida uma única janela. Este é o workbench, que contém uma ou mais perspectivas.
Uma perspectiva é uma coleção de visualizações e editores que ajudam na conclusão de uma tarefa específica ou trabalham com tipos específicos de recursos. A primeira vez que você iniciar o Message Brokers Toolkit, o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário será exibido. Enquanto trabalhar no workbench, você irá alterar perspectivas freqüentemente.
A figura a seguir mostra o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário com um fluxo de mensagens aberto no editor de Fluxo de Mensagens.
Infopops são fornecidos por todo o Message Brokers Toolkit. Um infopop é uma pequena janela pop-up que exibe ajuda contextual e fornece links para informações adicionais no centro de informações. É possível ativar um infopop para a maioria dos aspectos da interface com o usuário (por exemplo, no Navegador de Recurso, no Editor de Fluxo de Mensagem ou em uma página de propriedades), colocando o foco no objeto e pressionando F1 (no Windows) ou SHIFT+F1 (no Linux).
A figura a seguir mostra o infopop exibido ao pressionar-se F1 no nó MQInput na paleta de nós do editor do Fluxo de Mensagens.