Os tópicos a seguir fornecem informações específicas para o tratamento de mensagens que pertencem ao domínio XML e que são analisadas pelo analisador XML genérico. Utilize essas informações em conjunto com as informações de Manipulando o Conteúdo do Corpo da Mensagem.Essas informações também são válidas para as mensagens no domínio XMLNS, a menos que indicado o contrário. Para obter informações exclusivas sobre como identificar mensagens XMLNS, consulte Manipulando Mensagens no Domínio XMLNS.
Uma mensagem XML pode representar um modelo de mensagem complicado e pode conter um grande número de elementos de sintaxe diferentes. Às vezes, não é suficiente identificar um campo apenas por nome e por subscrito de matriz; um tipo opcional pode ser associado a um elemento para representar alguns componentes de um modelo de mensagem.
As informações contidas nos tópicos a seguir fornecem orientação sobre como você pode referir-se à e manipular os elementos que podem ocorrer em uma mensagem XML. Também são fornecidas informações sobre como criar novas mensagens em uma árvore lógica, que podem ser convertidas com êxito em um fluxo de bits de saída. Para uma discussão mais detalhada sobre o que é cada elemento de sintaxe e como são analisados em uma árvore de mensagens, consulte Referências de Campos ESQL.