Nó Publication

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó Publication para filtrar mensagens de saída de um fluxo de mensagens e transmiti-las para assinantes que registraram interesse em um determinado conjunto de tópicos. O nó Publication sempre deve ser um nó output de um fluxo de mensagens e não possuir terminais de saída de sua propriedade.

Utilize o nó Publication (ou um nó definido pelo usuário que forneça um serviço semelhante) se seu fluxo de mensagens suportar aplicativos de publicação/assinatura. Os aplicativos que esperam receber publicações devem registrar uma assinatura em um intermediário e podem, opcionalmente, qualificar as publicações obtidas, fornecendo critérios restritivos (tais como um tópico de publicação específico).

Se os aplicativos do assinante utilizarem o WebSphere MQ Enterprise Transport para conectar-se ao intermediário, será possível definir as filas para as quais as mensagens serão publicadas como filas em clusters ou compartilhadas do WebSphere MQ.

As publicações também podem ser enviadas para assinantes em um cluster do WebSphere MQ, se uma fila de clusters for denominada como o fila de assinante. Neste caso, o assinante deve utilizar o nome de um gerenciador de filas "imaginário" que esteja associado ao cluster e deve assegurar que seja criada uma definição de alias do gerenciador de filas vazio correspondente para este gerenciador de filas no intermediário que atenda os requisitos da assinatura.

O nó Publication é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó Publication

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Veja as amostras a seguir para consultar sobre como utilizar este nó:

Para obter um exemplo de como utilizar esse nó, suponha que você tenha gravado um aplicativo de publicação que publica atualizações de ações regularmente. O aplicativo envia mensagens para o intermediário em um nó MQInput e as publicações de ações do fluxo de mensagens fornece uma conversão da moeda de entrada para um número de moedas de saída. Inclua um nó Publication para cada moeda suportada e defina o Ponto de Assinatura como um valor que reflita a moeda na qual o preço das ações seja publicado pelo nó, por exemplo, libra esterlina ou dólar americano.

Configurando o Nó Publication

Quando tiver colocado uma instância do nó Publication em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo. Clique com o botão direito do mouse na visualização do editor clique em Propriedades. As propriedades básicas do nó são exibidas.

Todas as propriedades obrigatórias, para as quais é necessário inserir um valor (aquelas que não possuem um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco no diálogo das propriedades.

Configure o nó Publication da seguinte forma:

  1. Selecione a caixa de opções Nomenclatura de Fluxo Implícito para obter o nome da fila do WebSphere MQ no qual a mensagem foi recebida pelo fluxo de mensagens como o nome do fluxo. Essa propriedade fornece compatibilidade com versões posteriores com o WebSphere MQ Publicação/Assinatura e aplica-se a mensagens com um cabeçalho MQRFH quando MQPSStream não for especificado.

    Limpe a caixa de opções se não desejar que a ação seja executada.

  2. Especifique o Ponto de Assinatura para este nó Publication. Se não for especificado um valor para essa propriedade, será assumido o ponto de assinatura padrão. Esse valor identifica exclusivamente o nó e pode ser utilizado por assinantes para obter uma publicação específica (conforme descrito no cenário de exemplo acima).

    Para obter informações adicionais, consulte a Pontos de Assinatura.

  3. Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.
  4. Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó Publication sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

    Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó Publication são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Entrada O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Básicas do nó Publication são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Nomenclatura de Fluxo Implícito Sim Não Não selecionada Define se é necessário obter o nome da fila do WebSphere MQ na qual a mensagem de entrada foi recebida como o nome da fila. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.
Ponto de Assinatura Não Não   O valor do ponto de assinatura para o nó.

As propriedades de Descrição do nó Publication são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04590_