Configurando um Intermediário Multicast

Você pode configurar um intermediário multicast utilizando o Message Brokers Toolkit ou utilizando a API Java do Configuration Manager Proxy. Este tópico descreve como utilizar Message Brokers Toolkit. Para obter informações sobre como utilizar o Configuration Manager Proxy (CMP), consulte Desenvolvendo Aplicativos Utilizando o CMP e Classe com.ibm.broker.config.proxy.BrokerProxy.MulticastParameterSet.

Para tornar um intermediário capaz de manipular pedidos multicast:

  1. Alterne para o Perspectiva de Administração do Intermediário.
  2. Na visualização Domínios, expanda o domínio intermediário apropriado.
  3. Dê um clique duplo no item Topologia para abrir o editor Topologia do Intermediário.
  4. No Editor de Topologia do Intermediário, clique com o botão direito do mouse no intermediário que deseja modificar e selecione Propriedades.
  5. No painel à esquerda da janela de propriedades, selecione Multicast.
  6. Selecione a caixa de opções Multicast Ativado.
  7. Opcional: modifique as propriedades listadas a seguir; quaisquer propriedades não modificadas assumirão o valor padrão.
    Tipo de Protocolo
    O tipo de protocolo multicast.

    Os valores válidos são "PTL", "PGM/IP" e "PGM encapsulado por UDP". O valor padrão é "PTL".

    Consulte Tipos de Protocolo Multicast para obter uma explicação desses tipos de protocolo multicast.

    Endereço Mínimo
    O endereço IP mais baixo que o intermediário pode utilizar para suas transmissões multicast.

    Ele deve ser no intervalo de 224.0.0.0 a 239.255.255.255. O valor padrão é 239.255.0.0.

    Endereço Máximo
    O endereço IP mais alto que o intermediário pode utilizar para suas transmissões multicast.

    Ele deve estar no intervalo de 224.0.0.0 a 239.255.255.255 e não deve ser menor que o valor de Endereço Mínimo. O valor padrão é 239.255.255.255.

    Porta de Dados
    A porta de dados UDP, através da qual os pacotes multicast são enviados e recebidos.

    O valor padrão é 34343.

    Tamanho de Pacote do Intermediário
    O tamanho, em bytes, de pacotes multicast.

    Pode estar na faixa de 500 a 32000.O valor padrão é 7000.

    Tempo Limite de Pulsação do Intermediário
    O intermediário envia um pacote de controle periodicamente, aproximadamente a cada segundo, para cada cliente. Esse pacote é utilizado para enviar várias informações de controle e para manter a pulsação. O valor do tempo limite de pulsação é informado aos clientes para ajudá-los a detectar uma falha no transmissor ou na rede. Se um pacote de controle não chegar a um número, definido como o dobro do valor especificado por essa propriedade, de segundos da chegada do pacote de controle anterior, um cliente pode suspeitar que ocorreu uma falha no transmissor ou na rede.

    O valor padrão é 20.

    TTL Multicast do Intermediário
    O número máximo de saltos que um pacote multicast pode fazer entre o cliente e o intermediário. Esse valor é um a mais que o número máximo de roteadores que podem existir entre o cliente e o intermediário.

    O valor padrão é 1, o que significa que o pacote multicast deve permanecer local para seu originador e não é transmitido através de nenhum roteador. O valor máximo é 255.

    Não utilize um valor igual a 0. Em alguns sistemas operacionais, isso pode ter o efeito de evitar que mensagens sejam recebidas, mas em outros sistema operacionais (por exemplo, no Windows 2000, Windows XP e Linux), um valor igual a 0 não tem nenhum efeito.

    Interface de Rede do Intermediário
    O nome da interface de rede pela qual os pacotes multicast são transmitidos. Isso só é relevante quando o intermediário está sendo executado em um host com mais de uma interface de rede.

    Pode ser um nome de host ou um endereço IP. O padrão é 'Nenhuma'. Se o valor padrão for escolhido, a interface de rede que é utilizada é dependente do sistema operacional.

    Comportamento de Tópico Multicast Sobreposto
    Escolha Aceitar, Rejeitar ou Reverter.

    A propriedade Comportamento de Tópico Multicast Sobreposto é utilizada para controlar o comportamento do intermediário quando um cliente pede uma assinatura multicast para um tópico que faz parte de uma hierarquia de tópicos que contém tópicos que estão explicitamente desativados para multicast.

    Por exemplo, considere uma hierarquia de tópicos em que multicast é um tópico com dois filhos, foo que é ativado para multicast e bar, que não é ativado para multicast.

    As três definições possíveis são:
    Aceitar
    Uma assinatura multicast correspondente é aceita e todas as publicações correspondentes ao tópico, exceto as que sejam especificamente excluídas, são multicast. No exemplo mostrado acima, uma assinatura multicast para multicast/# recebe mensagens publicadas no foo sobre multicast, mas não recebe nenhuma mensagem publicada no bar.
    Rejeitar
    Uma assinatura multicast para um tópico com filhos que estão desativados para Multicast é rejeitada pelo intermediário. Assinaturas para multicast/# são rejeitadas.
    Reverter
    Assinaturas para um tópico que está desativado para multicast ou que tem filhos que estão desativados para multicast resultará em transmissão unicast. Uma assinatura multicast para multicast/# recebe mensagens publicadas no foo e no bar, mas as mensagens são enviadas em unicast em vez de multicast.

    O valor padrão é Aceitar.

    Idade Máxima de Chave
    O período máximo, em minutos, de uma chave de criptografia de tópico antes que ela precise ser redefinida.

    O valor padrão é 360.

  8. Opcional: clique no + junto a Multicast e clique em Avançado. Agora você pode modificar as seguintes propriedades adicionais:
    Ativação do Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário
    Utilize a propriedade Ativação do Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário em conjunto com o Valor Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário para controlar o congestionamento na rede. Escolha um dos seguintes valores no menu drop down:
    Desativado
    Os dados Multicast são transmitidos o mais rapidamente possível. Se a taxa em que as mensagens são submetidas para serem multicast exceder os limites da máquina ou da rede (ou seja, a velocidade da Ethernet ou a CPU do host se tornarem os gargalos), esses limites definirão a taxa máxima de transmissão e as submissões das mensagens serão paradas até que todas as mensagens submetidas anteriormente tenham sido enviadas.
    Estático
    A taxa de transmissão é limitada pelo valor especificado em Valor do Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário.
    Dinâmico
    O limite da taxa de transmissão pode variar durante o tempo de execução, dependendo das condições de congestionamento e de perdas de dados relatadas pelos clientes. Mas a taxa nunca excede o Valor Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário.

    O padrão é Desativado. Se você escolher Estático, poderá escolher também um valor para a propriedade Valor Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário.

    Valor Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário
    Isso limita a taxa de transmissão global, em kilobits por segundo, de pacotes multicast. Este parâmetro é efetivo somente se a propriedade Ativação do Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário for Estático. Essa propriedade não deve exceder as capacidades da máquina ou da rede.

    Esse valor pode estar no intervalo de 10 a 1.000.000.

    Tempo de Recuo de NACK do Cliente
    O tempo máximo, em milissegundos. que um cliente atende a NACKs de outro antes de enviar seu próprio NACK.

    Esse valor pode estar na faixa de 0 a 1000.O valor padrão é 100.

    Período de Verificação de NACK do Cliente
    O tempo, em milissegundos, entre verificações periódicas do status de recepção e detecção de intervalo de seqüência para construção de NACK.

    Esse valor pode estar no intervalo de 10 a 1.000. O valor padrão é 300.

    Número de Buffers de Pacotes do Cliente
    O número de buffers de memória que são criados na inicialização para recepção de pacotes. Ter um número elevado de buffers disponíveis aprimora o desempenho da recepção e minimiza a perda de pacotes a altas taxas de entrega, mas requer aumento de uso da memória. Cada buffer tem 33 KB; ter 500 buffers (o valor padrão) utiliza aproximadamente 15 MB da memória principal.

    Se o uso de memória for importante, tente utilizar valores diferentes para essa propriedade e veja o efeito sobre o desempenho global de seu aplicativo a altas taxas de transmissão.

    Esse valor pode estar no intervalo de 1 a 5.000. O valor padrão é 500.

    Tamanho do Buffer de Soquete do Cliente
    O tamanho, em kilobytes, do buffer receptor do soquete do cliente. Aumentar esse valor reduz o número de pacotes de dados que podem ser eliminados pelo receptor do cliente.

    Esse valor pode estar no intervalo de 65 a 10000.O valor padrão é 3000.

    Tempo de Limpeza do Histórico do Intermediário
    O tempo, em segundos, definido para limpar o buffer de retransmissão.

    Esse valor pode estar no intervalo de 1 a 20. O valor padrão é 7.

    Nota: Essa propriedade não é utilizada na Versão 6.
    Tamanho Mínimo do Histórico do Intermediário
    O tamanho mínimo, em kilobytes, de um buffer que é alocado como um archive para todos os pacotes transmitidos. Esse buffer é compartilhado por todos os tópicos confiáveis, e pode ser utilizado para recuperar pacotes perdidos.

    Esse valor pode estar na faixa de 1000 a 1.000.000.O valor padrão é 60.000.

    Tempo de Acumulação de NACK do Intermediário
    O tempo, em milissegundos, que NACKs são agregados no intermediário antes que os pacotes recuperados sejam enviados.

    Esse valor pode estar na faixa de 50 a 1000.O valor padrão é 500.

    Tamanho Máximo de Memória do Cliente
    A quantidade máxima de memória, em kilobytes, que pode ser utilizada pelos buffers de recepção no cliente.

    Essa propriedade será aplicável somente aos protocolos multicast PGM. O valor padrão é 262.144, que representa 256 MB.

    Importante: Esteja ciente de que aumentando os valores das propriedades, como Tamanho Mínimo do Histórico do Intermediário, você aumenta a quantidade de memória requerida pela JVM (Java Virtual Machine). Isso pode causar um erro "JVM sem Memória" quando ocorrer a tentativa de uma assinatura com o intermediário pela primeira vez após essa alteração. Se esse erro ocorrer, aumente o tamanho de heap da JVM ou reduza o valor da propriedade (como Tamanho Mínimo do Histórico do Intermediário) que você acabou de aumentar.
  9. Clique em OK.
  10. Reinicie o intermediário; isto deve ser feito para que as alterações feitas entrem em vigor.

Antes de utilizar o multicast, você deve definir alguns tópicos como aptos ao multicast.

A forma recomendada para alterar a configuração de multicast do intermediário é utilizar o workbench. Contudo, também é possível utilizar o comando mqsichangeproperties para alterar as propriedades do intermediário.

A tabela a seguir relata as propriedades descritas acima para os nomes correspondentes dos parâmetros no comando mqsichangeproperties que suporta multicast. Detalhes completos do comando mqsichangeproperties estão em Comando mqsichangeproperties.
Nome da Propriedade Parâmetro de mqsichangeproperties
Multicast Ativado multicastEnabled
Tipo de Protocolo multicastProtocolType
Endereço Mínimo multicastAddressRangeMin
Endereço Máximo multicastAddressRangeMax
Porta de Dados multicastDataPort
Tamanho de Pacote do Intermediário multicastPacketSizeBytes
Tempo Limite de Pulsação do Intermediário multicastHeartbeatTimeoutSec
TTL Multicast do Intermediário multicastMCastSocketTTL
Interface de Rede do Intermediário multicastMulticastInterface
Comportamento de Tópico Multicast Sobreposto multicastOverlappingTopicBehavior
Idade Máxima de Chave multicastMaxKeyAge
Ativação do Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário multicastLimitTransRate
Valor Limite da Taxa de Transmissão do Intermediário multicastTransRateLimitKbps
Tempo de Recuo de NACK do Cliente multicastBackoffTimeMillis
Período de Verificação de NACK do Cliente multicastNackCheckPeriodMillis
Número de Buffers de Pacotes do Cliente multicastPacketBuffers
Tamanho do Buffer de Soquete do Cliente multicastSocketBufferSizeKbytes
Tempo de Limpeza do Histórico do Intermediário (reprovado na V6) N/D
Tamanho Mínimo do Histórico do Intermediário multicastMinimalHistoryKBytes
Tempo de Acumulação de NACK do Intermediário multicastNackAccumulationTimeMillis
Tamanho Máximo de Memória do Cliente multicastMaxMemoryAllowedKBytes
Para ativar multicast para o intermediário WBRK_BROKER utilize o seguinte comando:
   mqsichangeproperties WBRK_BROKER -o DynamicSubscriptionEngine -n multicastEnabled -v true
Isso ativa o intermediário para multicast, mas não altera nenhuma outra propriedade do intermediário.
Para ativar multicast para o intermediário WBRK_BROKER e restringir a taxa de transmissão a 50.000 kilobits por segundo, utilize o seguinte comando:
      mqsichangeproperties WBRK_BROKER -o DynamicSubscriptionEngine -n multicastEnabled,
    multicastLimitTransRate,multicastTransRateLimitKbps -v true,Static,50000
Nenhuma outra propriedade do intermediário é alterada.

Observe o uso de vírgulas para separar as propriedades que estão sendo alteradas e também seus valores.

Para que as alterações sejam efetivadas, você deve reiniciar o intermediário.

Aviso: Qualquer alteração na configuração do intermediário feita utilizando mqsichangeproperties será sobrescrita com a configuração que é mantida no Configuration Manager sempre que a configuração do intermediário for implementada..

Conceitos relacionados
Multicast Publicação/Assinatura
Tipos de Protocolo Multicast
Tarefas relacionadas
Modificando Propriedades do Intermediário
Tornando os Tópicos Multicast
Referências relacionadas
Perspectiva de Administração do Intermediário
Comando mqsichangeproperties
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
aq13150_