Utilize o comando mqsichangetrace para iniciar os recursos de rastreio de serviço WebSphere Message Broker.
É possível selecionar somente um intermediário em cada chamada do comando, mas você pode ativar rastreios simultâneos para mais de um intermediário, chamando o comando mais de uma vez.
Será necessário especificar o componente individual que deseja rastrear; por exemplo, o intermediário Configuration Manager ou Servidor de Nome de Usuário, para limitar o escopo de um rastreio.
Se desejar rastrear os próprios executáveis de comandos, configure as variáveis de ambiente MQSI_UTILITY_TRACE e MQSI_UTILITY_TRACESIZE, antes de iniciar o rastreio. Assegure-se de que as variáveis sejam reconfiguradas quando o comando que está sendo rastreado tiver sido concluído. Se isso não for feito, todos os comandos subseqüentes também serão rastreados, e portanto seu desempenho será degradado.
Se o rastreio não puder ser associado a um componente específico, a parte do nome do arquivo que contenha o nome do componente será definida como utility, por exemplo, ao rastrear um comando como mqsilist, quando nenhum argumento for utilizado.
Para rastrear os comandos mqsideploy, mqsistartmsgflow, mqsistopmsgflow, mqsicreateexecutiongroup e mqsideleteexecutiongroup, utilize o parâmetro -v. Esse executa um argumento que é o nome do arquivo no qual o rastreio será gravado.
mqsichangetrace UserNameServer -t -b -l debug
em que:-t especifica o rastreio de serviço
-b especifica que o rastreio para o subcomponente agent do componente especificado
deve ser iniciado
-l especifica o nível de rastreio (neste caso, depuração)
F MQPIUNS,ct t=yes, b=yes, l=debug