Em um fluxo de mensagens, você pode acessar e atualizar um recurso do banco de dados externo utilizando as funções de banco de dados ESQL disponíveis nos nós Filter, Database e Compute. Ao efetuar chamadas para um banco de dados externo, você poderá obter erros, como uma tabela não existe, um banco de dados não está disponível ou uma inserção de uma chave que já existe.
Quando ocorrerem estes erros, a ação padrão do intermediário será gerar uma exceção. Esse comportamento é determinado de acordo com a definição da propriedade Emitir exceção em caso de erro do banco de dados. Se você selecionou esta caixa de opções, o intermediário interromperá o processamento do nó, propagará a mensagem para o terminal de falhas do nó e gravará os detalhes do erro em ExceptionList. Se desejar substituir o comportamento padrão e manipular um erro do banco de dados no ESQL no nó, limpe a caixa de opções Emitir exceção em caso de erro do banco de dados. O intermediário não emite uma exceção e será necessário incluir a instrução THROW para emitir uma exceção caso um determinado código de estado SQL não seja esperado. Consulte Instrução THROW para obter uma descrição de THROW.
Se você escolher tratar erros de banco de dados em um nó, poderá utilizar a função de estado de banco de dados SQLNATIVEERROR para receber informações sobre o status da chamada DBMS feita em ESQL. Você poderá incluí-la em instruções condicionais no ESQL do nó atual para que ele reconheça e lide com possíveis erros.