Nó ResetContentDescriptor

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó ResetContentDescriptor para solicitar que a mensagem seja reanalisada utilizando um analisador diferente. Se o novo analisador for MRM, você também poderá especificar um gabarito de mensagem diferente (conjunto de mensagens, tipo e formato). Esse nó não reanalisa a mensagem, mas as propriedades definidas para esse nó determinam como a mensagem será analisada na próxima vez em que for reanalisada pelo fluxo de mensagens.

O nó associa as novas informações do analisador ao fluxo de bits da mensagem de entrada. Se a mensagem já tiver sido analisada para criar uma árvore de mensagens e o conteúdo da árvore tiver sido modificado (por exemplo, por um nó Compute), o nó ResetContentDescriptor deve chamar o analisador atual associado à mensagem para analisar a mensagem e criar novamente o fluxo de bits.

Se seu fluxo de mensagens tiver atualizado a mensagem antes que seja recebida pelo nó ResetContentDescriptor, você precisará assegurar-se de que o conteúdo da mensagem alterada ainda seja válido para o analisador atual. Se esse não for o caso, o analisador gerará um erro quando tentar criar novamente o fluxo de bits a partir da árvore de mensagens e o nó ResetContentDescriptor lançar uma exceção. Por exemplo, se você tiver incluído um novo campo em uma mensagem no domínio MRM e o campo não estiver presente no modelo, a nova criação do fluxo de bits falhará.

O nó ResetContentDescriptor não:

  • Altera o conteúdo da mensagem. Ele altera as propriedades da mensagem para especificar a maneira pela qual o fluxo de bits é analisado na próxima vez em que o analisador for chamado.
  • Converte a mensagem de um formato para outro. Por exemplo, se a mensagem recebida tiver um Formato de Mensagem XML e o Formato da Mensagem de saída for CWF, o nó ResetContentDescriptor não fará nenhuma reformatação. Chama o analisador para criar novamente o fluxo de bits da mensagem XML de entrada, que retém as marcações XML na mensagem. Quando a mensagem é reanalisada por um nó, as marcações XML são inválidas e a reanálise falha.

O nó ResetContentDescriptor é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó ResetContentDescriptor

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Para obter um exemplo de como utilizar esse nó, imagine que você deseja fazer uma troca entre os domínios BLOB e MRM. O formato de uma mensagem recebida pode ser desconhecido quando ela entra num fluxo de mensagens, por isso, o analisador BLOB é chamado. Posteriormente, no fluxo de mensagens, você talvez decida que a mensagem será predefinida como uma mensagem no domínio MRM e poderá utilizar o nó ResetContentDescriptor para corrigir os valores a serem utilizados quando a mensagem for analisada por um nó subseqüente no fluxo de mensagens.

A tabela a seguir mostra as propriedades típicas do nó ResetContentDescriptor.

Propriedade Value
Domínio de Mensagens MRM
Redefinir Domínio da Mensagem Selecionada
Conjunto de Mensagens DH53CU406U001
Redefinir Conjunto de Mensagens Selecionada
Tipo de Mensagem m_MESSAGE1
Redefinir Tipo de Mensagem Selecionada
Formato de Mensagem CWF
Redefinir Formato da Mensagem Selecionada

O Domínio da Mensagem é definido como MRM, e o analisador MRM é chamado quando a mensagem é analisada em seguida. O conjunto, tipo e formato da mensagem são os valores do gabarito de mensagem que definem o modelo de mensagem e todas as caixas de verificação de reconfiguração são selecionadas porque todas as propriedades precisam ser alteradas.

O nó ResetContentDescriptor faz com que o analisador BLOB associado à mensagem de entrada construa o fluxo de bits físico da mensagem (não a representação de árvore lógica dele) que posteriormente será transmitido ao analisador MRM. O analisador MRM analisa o fluxo de bits utilizando o gabarito de mensagem (Conjunto de Mensagens, Tipo de Mensagem e Formato da Mensagem) especificado neste nó ResetContentDescriptor.

Configurando o Nó ResetContentDescriptor

Quando tiver colocado uma instância do nó ResetContentDescriptor em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo. Clique com o botão direito do mouse na visualização do editor clique em Propriedades. As propriedades básicas do nó são exibidas.

Todas as propriedades obrigatórias, para as quais é necessário inserir um valor (aquelas que não possuem um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco no diálogo das propriedades.

Configure o nó ResetContentDescriptor da seguinte forma:

  1. Se você deseja que um analisador diferente seja associado à mensagem, especifique o novo domínio no Domínio da Mensagem:
    • MRM
    • XML
    • JMSMap
    • JMSStream
    • MIME
    • BLOB

    Você também pode especificar um analisador definido pelo usuário, se apropriado.

    Selecione a caixa de opções Redefinir Domínio de Mensagem.

  2. Se o analisador MRM tiver que reanalisar a mensagem, especifique as outras propriedades do modelo que serão associadas à mensagem de entrada e selecione a caixa de opções Reconfigurar... abaixo de cada campo. Se o analisador MRM já estiver associado à mensagem de entrada, você terá que especificar apenas as propriedades que devem ser alteradas.
    1. Digite o conjunto de mensagens Conjunto de Mensagens. Escolha um valor da lista drop-down de conjuntos de mensagens disponíveis (o nome e o identificador do conjunto de mensagens são mostrados).
    2. Digite o identificador da mensagem em Tipo de Mensagem. Você pode localizar esse identificador nas propriedades da mensagem na visualização do editor. Você especificou o identificador de mensagens durante a criação da mensagem. Digite o identificador exatamente conforme mostrado nas propriedades da mensagem.
    3. Insira o formato da mensagem em Formato da Mensagem.Isso especifica o formato de ligação do analisador MRM. Você pode selecionar um dos formatos da lista drop-down (que lista os identificadores desses formatos, que você definiu, no conjunto de mensagens especificado acima).

    Essas propriedades definem o domínio, conjunto, tipo e formato que deseja no cabeçalho da mensagem da mensagem que você deseja transmitir pelo nó ResetContentDescriptor. No entanto, isso acontecerá apenas se os cabeçalhos adequados já existirem. Se a mensagem não tiver um cabeçalho MQRFH2, o nó não criará um.

  3. Deixe Conjunto de Mensagens, Tipo de Mensagem e Formato da Mensagem vazios se tiver especificado o analisador XML, JMS, MIME ou BLOB.
  4. Selecione Validação no navegador do diálogo de propriedades se desejar que o analisador MRM valide o corpo de mensagens no dicionário gerado a partir do conjunto de mensagens. (Se uma mensagem for propagada para o terminal failure do nó, ela não será validada).

    Para obter mais detalhes, consulte Validando Mensagens e Propriedades de Validação para Mensagens no Domínio MRM.

  5. Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.
  6. Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó ResetContentDescriptor sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

    Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó ResetContentDescriptor são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Entrada O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.
Defeito O terminal de saída para o qual a mensagem é roteada, se for detectado um erro pelo nó.
Saída O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se um novo analisador for identificado pelas propriedades.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Básicas do nó ResetContentDescriptor são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Domínio de Mensagens Não Não   O domínio da mensagem associado à mensagem que você deseja reanalisar.
Redefinir Domínio da Mensagem Sim Não Não selecionada Determina se é necessário reconfigurar o domínio de mensagem. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.
Conjunto de Mensagens Não Não   O conjunto de mensagens associado à mensagem que você deseja reanalisar.
Redefinir Conjunto de Mensagens Sim Não Não selecionada Determina se é necessário reconfigurar o conjunto de mensagens. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.
Tipo de Mensagem Não Não   O tipo de mensagem associado à mensagem que você deseja reanalisar.
Redefinir Tipo de Mensagem Sim Não Não selecionada Determina se é necessário reconfigurar o tipo de mensagem. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.
Formato de Mensagem Não Não   O formato de mensagens associado à mensagem que você deseja reanalisar.
Redefinir Formato da Mensagem Sim Não Não selecionada Determina se é necessário reconfigurar o formato de mensagens. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.

As propriedades de Validação do nó ResetContentDescriptor são descritas na tabela a seguir. Consulte Propriedades de Validação para Mensagens no Domínio MRM para obter uma descrição completa destas propriedades.

Propriedade M C Padrão Descrição
Validate Sim Sim Nenhum Determina se a validação ocorrerá. Os valores válidos são Nenhum, Conteúdo, Conteúdo e Valor e Herdar.
Ação de Defeito Sim Não Exceção O que acontece se a validação falhar. Você pode configurar esta propriedade apenas se configurar Validar como Conteúdo e Valor ou Conteúdo. Os valores válidos são Rastreio do Usuário, Registro de Erros Local, Exceção e Lista de Exceção.
Incluir Todas as Limitações do Valor Sim Não Selecionada Essa propriedade não pode ser editada. A ação padrão, indicada pela caixa de opções selecionada, é que as verificações básicas de limitação de valor estão incluídas na validação Conteúdo e Valor.
Corrigir Sim Não Nenhum Essa propriedade não pode ser editada. Os valores válidos são Nenhum e Total.

As propriedades das Opções de Mensagens Gerais do nó ResetContentDescriptor são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Sincronização de Análise Sim Não On Demand Esta propriedade controla quando uma mensagem de entrada é analisada. Os valores válidos são On Demand, Imediato e Completo.

Consulte Analisando On Demand para obter uma descrição completa dessa propriedade.

Utilizar o Analisador Compacto MQRFH2C para o Domínio MQRFH2 Não Não Falso Esta propriedade controla se o MQRFH2C Compact Parser, no lugar do analisador MQRFH2, é utilizado para cabeçalhos MQRFH2.

As opções do analisador XMLNSC para o nó ResetContentDescriptor são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Utilizar Analisador Compacto XMLNSC para o Domínio XMLNS Sim Não selecionada Não Início da mudançaEssa propriedade fornece a você o controle de se o Analisador Compacto XMLNSC é utilizado para mensagens no Domínio XMLNS. Observe que se você configurar essa propriedade, os dados de mensagens aparecerão sob XMLNSC em nós conectados ao terminal de saída quando o cabeçalho RFH2 de entrada ou o Domínio das propriedades padrão for XMLNS.Fim da mudança
Modo de Retenção de Conteúdo Misto Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar texto misto em uma mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. A seleção de Todos significa que os elementos são criados para o texto misto. A seleção de Nenhum significa que o texto misto é ignorado e nenhum elemento é criado.
Modo de Retenção de Comentários Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar comentários em uma mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. Selecionar Tudo significa que são criados elementos para comentários. A seleção de Nenhum significa que os comentários são ignorados e nenhum elemento é criado.
Modo de Retenção de Instruções de Processamento Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar instruções de processamento na mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. Selecionar Tudo significa que são criados elementos para instruções de processamento. A seleção de Nenhum significa que as instruções de processamento são ignoradas e nenhum elemento é criado.

As propriedades de Descrição do nó ResetContentDescriptor são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04810_