Você pode conectar vários aplicativos do usuário final aos intermediários do WebSphere Message Broker e tirar vantagem dos recursos de roteamento, , agregação e transformação que ele fornece.
O WebSphere Message Broker suporta dois modelos de comunicação de aplicativos:
Elas são definidas em Modelos de Comunicação de Aplicativos.
Os aplicativos que utilizam esses modelos podem conectar-se ao intermediário, utilizando os seguintes transportes e protocolos:
Você pode configurar fluxos de mensagens para suportar esses modelos de comunicação e clientes que se conectam por meio de qualquer um desses transportes. Seus fluxos de mensagens podem ser específicos de um protocolo, ou podem receber mensagens de aplicativos que se comunicam através de um protocolo e entregam mensagens para aplicativos que se conectam por meio de qualquer um ou mais protocolos alternativos, com o intermediário fornecendo conversão automática entre esses protocolos. Você também pode fornecer suporte ponto-a-ponto e Publicação/Assinatura em um único fluxo de mensagens.
Todos os fluxos de mensagens podem suportar mensagens que passam de todos os transportes para outros transportes suportados. Portanto, se você iniciar o fluxo de mensagens com um nó de entrada que suporta mensagens de clientes que se conectam através de um transporte, poderá finalizá-lo com qualquer um dos nós de saída suportados (incluindo nós de saída definidos pelo usuário); não é necessário incluir o nó de saída complementar.
Por exemplo, você pode projetar o fluxo para receber mensagens do WebSphere MQ e gerar mensagens de saída para dispositivos SCADA ou para receber mensagens de dispositivos SCADA e gerar mensagens de saída para clientes de aplicativos de tempo real ou multicast. No entanto, algumas restrições se aplicam, dependendo do transporte que está sendo utilizado: por exemplo, as mensagens publicadas de forma persistente através de um nó MQInput não têm a garantia de serem entregues aos assinantes através do WebSphere MQ Real-time Transport, porque esse transporte não suporta entrega garantida.
Por exemplo, pode criar um fluxo de mensagens que recebe uma mensagem de um aplicativo WebSphere MQ. O fluxo de mensagens constrói uma mensagem de publicação a partir de seu conteúdo e publica a mensagem através de um nó Publication, no qual os assinantes em tempo real que utilizam o JMS podem registrar seu interesse nas publicações. O fluxo de mensagens pode também incluir um nó MQReply ou MQOutput para fornecer uma mensagem de confirmação que indica a outro aplicativo que a publicação foi implementada.