Dados de Contabilidade e Estatísticas do Fluxo de Mensagens

Os dados de contabilidade e estatísticas do fluxo de mensagens que podem ser coletados por um intermediário para registrar detalhes de desempenho e operacionais da execução do fluxo de mensagens.

Esses relatórios não são iguais aos relatórios de estatísticas de publicação/assinatura que podem ser gerados. As estatísticas de publicação/assinatura fornecem informações sobre o desempenho de intermediários e o rendimento entre o intermediário e os clientes conectados ao intermediário. Os relatórios de contabilidade e de estatísticas do fluxo de mensagens fornecem informações sobre os detalhes de desempenho e operacionais da execução de um fluxo de mensagens.

Os dados de contabilidade e estatísticas do fluxo de mensagens registram informações dinâmicas sobre o comportamento do tempo de execução de um fluxo de mensagens. Por exemplo, ele indica quantas mensagens são processadas e o tamanho delas, assim como o uso da CPU e os tempos de processamento decorridos. O intermediário coleta os dados e registra os mesmos em um local especificado quando um entre vários eventos ocorre (por exemplo, quando um intervalo de captura instantânea expira ou quando o grupo de execução sobre o qual você está registrando informações pára).

Dados de contabilidade e estatísticas são coletados somente para fluxos de mensagens iniciados com um nó MQInput, HTTPInput ou de entrada definido pelo usuário. Se você iniciar a coleta de dados para um fluxo de mensagens iniciado com um desses nós, os dados são coletados para todos os nós internos e definidos pelo usuário, incluindo aqueles em subfluxos. Se o fluxo de mensagens iniciar com outro nó de entrada (por exemplo, um nó Real-timeInput), nenhum dado será coletado (e nenhum erro será relatado).

A coleta de dados de contabilidade e de estatísticas do fluxo de mensagens é opcional; por padrão está desativada. Para utilizar esse recurso, solicite-o com base no fluxo de mensagens ou grupo de execução. As configurações para a coleta de dados de contabilidade e estatísticas são reconfiguradas para os padrões quando um grupo de execução é reimplementado. As configurações anteriores dos fluxos de mensagens de um grupo de execução não serão transmitidas para os novos fluxos de mensagens implementados para esse grupo de execução. A coleta de dados é iniciada e parada dinamicamente quando você emite o comando mqsichangeflowstats; não é necessário fazer nenhuma alteração no intermediário ou no fluxo de mensagens, nem reimplementar o fluxo de mensagens para solicitar a coleta de estatísticas.

Você pode ativar a coleta de dados nos sistemas de produção e de teste. Se estiver coletando o nível padrão de estatísticas (fluxo de mensagens) o impacto no desempenho do intermediário será mínimo. No entanto, a coleta de mais dados do que as estatísticas do fluxo de mensagem padrão pode gerar altos volumes de dados de relatórios que podem causar uma pequena, mas perceptível, sobrecarga no desempenho.

Ao planejar a coleta de dados, leve em consideração o seguinte:

É possível localizar informações adicionais sobre como utilizar os dados de contabilidade e estatísticas para aprimorar o desempenho de um fluxo de mensagens nesse Artigo do developerWorks sobre o Desempenho do Fluxo de Mensagens.

O SupportPac a seguir fornece informações adicionais sobre como utilizar contabilidade e estatísticas:

Conceitos relacionados
Relatórios de Estatísticas de Publicação/Assinatura
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Tarefas relacionadas
Coletando a Contabilidade do Fluxo de Mensagens e Dados Estatísticos
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Referências relacionadas
Dados de Contabilidade e Estatísticas do Fluxo de Mensagens
Comando mqsichangeflowstats
Comando mqsireportflowstats
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac19100_