No z/OS, o intermediário grava mensagens no registro do sistema e em joblogs apropriados do z/OS. Essas mensagens podem incluir informações, avisos, erros e mensagens graves para indicar várias situações e eventos.
O tempo de execução do intermediário consiste em vários espaços de endereço. Existe um único espaço de endereçamento de controle que está sempre executando quando o intermediário está ativo e é responsável pela comunicação com o Configuration Manager e o workbench. Cada grupo de execução dentro do intermediário é mapeado para seu próprio espaço de endereçamento e à medida que esses grupos de execução são iniciados e parados, os espaços de endereçamento correspondentes são iniciados e parados. Um JOBNAME e um STEPNAME é designado ao espaço de endereçamento de controle que são iguais ao nome do intermediário. Os grupos de execução têm um JOBNAME que também é igual ao nome do intermediário e um STEPNAME que coincide com os últimos sete caracteres do nome do grupo de execução.
O intermediário grava todas as suas mensagens no registro do console do sistema do z/OS. É possível ver mensagens de todos os espaços de endereçamento do sistema do z/OS nesse registro. É fácil identificar jobs associados ao intermediário no registro do console devido à nomenclatura dos espaços de endereçamento do intermediário. Ao utilizar o registro do console, você pode ver a ordem de relatórios de eventos para diferentes produtos. Isso é útil para determinação de problemas entre produtos.
O espaço de endereçamento de controle do intermediário e cada um dos espaços de endereçamento do grupo de execução possuem seu próprio joblog. A seleção do joblog do intermediário apropriado permite ver todas as mensagens relacionadas para aquele espaço de endereçamento. Isso é útil em um sistema ocupado em que o registro do console do sistema pode ter muitas mensagens de diferentes produtos ocultando as informações nas quais você está interessado.