Em implementações de Internet, a proteção baseada em criptografia de mensagens melhora a segurança impedindo violações e espionagem por hackers. Os serviços de autenticação fornecidos pelo WebSphere Message Broker asseguram que somente servidores e clientes legítimos de intermediários de eventos possam conectar-se uns aos outros. Contudo, um hacker ainda pode ser capaz de observar mensagens em trânsito ou de violar mensagens em conexões estabelecidas. A proteção de mensagem fornece segurança contra esses tipos de ataques.
Os recursos de proteção de mensagens consomem tempo do processador e podem diminuir o rendimento do processamento do sistema. Contudo, nem todas as mensagens são igualmente sensíveis, e portanto a proteção de mensagem é configurável por tópico de modo que você obtenha somente a proteção de que realmente precisar. Alguns tópicos podem não obter nenhuma proteção de mensagem, outros podem obter integridade de canal (tornando impossível a hackers inserir ou excluir mensagens sem serem detectados), ou integridade de mensagem (tornando impossível a hackers alterar mensagens sem serem detectados) ou privacidade de mensagem (tornando impossível para hackers observar o conteúdo de mensagens). Os níveis de proteção são cumulativos. Por exemplo, se você pedir privacidade de mensagem também obterá integridade de mensagem e integridade de canal. Se pedir integridade de mensagem você também obterá integridade de canal. Os níveis mais altos de proteção consomem mais recursos que os níveis mais baixos.
Também é possível definir a proteção de mensagens em tópicos internos do sistema. Diferentemente dos tópicos de usuário, isso deve ser ativado em todos os tópicos ou em nenhum.