Os projetos, pastas e arquivos existentes no workbench são chamados de recursos. Eles são referidos coletivamente como o espaço de trabalho e residem em seu sistema de arquivos local.
Por padrão, os recursos residem (com seus metadados) no diretório workspace. O diretório workspace é criado na primeira vez que você iniciar o Message Brokers Toolkit. No Windows, o diretório workspace padrão é criado em C:\Documents and Settings\user\IBM\wmbt6.0\workspace e no Linux, o diretório workspace padrão é criado em /home/user/IBM/wmqi6.0/workspace, em que user é o nome do usuário com o qual você efetuou logon. É possível criar projetos em outros diretórios e também no diretório workspace. É possível manter vários espaços de trabalho, especificando um novo local, quando solicitado enquanto o Message Brokers Toolkit está sendo iniciado.
Geralmente, você abre e visualiza para edição qualquer recurso do workbench na visualização do Navegador de Recursos. A exceção é um recurso de domínio do intermediário (também referido como um objeto de domínio) que você visualiza e abre para edição na visualização do Navegador de Administração do Intermediário no Perspectiva de Administração do Intermediário.
A figura a seguir mostra um projeto de servidor, um projeto de fluxo de mensagens e um projeto de conjunto de mensagens na visualização Navegador de Recurso do Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
Um projeto é aberto ou fechado. Você pode exibir e modificar um projeto aberto no workbench. Não é possível exibir ou modificar um projeto fechado. Os arquivos e pastas de um projeto fechado não são exibidos no workbench, mas ainda residem no sistema de arquivos local.
Um projeto fechado requer menos memória do que um projeto aberto.
Os tipos de projetos estão listados em Tipos de Recursos no Message Brokers Toolkit.