Propriedades Definidas pelo Usuário no ESQL

Uma UDP (User-defined Property) é uma variável que é definida em seu programa ESQL, especificando uma palavra-chave EXTERNAL em um Instrução DECLARE. Por exemplo, a instrução ESQL DECLARE today EXTERNAL CHARACTER 'monday' define uma propriedade definida pelo usuário chamada atualmente com um valor inicial 'monday'.

Antes de utilizar uma propriedade definida pelo usuário, você também deve definir a propriedade ao construir um fluxo de mensagens que a utilizar. Utilize o Editor de Fluxo de Mensagens para fazer isso.

Ao definir uma UDP utilizando o editor de Fluxo de Mensagens, um tipo de valor e de propriedade também deve ser definido. O valor pode ser um valor padrão, que varia de acordo com o tipo da UDP. O valor designado à UDP no editor de Fluxo de Mensagens tem precedência sobre qualquer valor que você tenha designado para a UDP em seu programa ESQL.

Antes de implementar o fluxo de mensagens que utiliza a UDP, você pode alterar o valor da UDP, utilizando o Editor Archive do Intermediário. Ocorrerá uma falha de implementação se você tentar implementar um fluxo de mensagens que contenha uma UDP que não tinha nenhum valor designado.

Consulte a seção Configurando um Fluxo de Mensagens na Hora da Implementação Utilizando UDPs para obter mais informações.

Utilizando UDPs, os dados de configuração podem ser configurados facilmente e utilizados exatamente como constantes normais. Como não há envolvimento de chamadas externas a plug-ins gravados pelo usuário ou análise de árvores de ambiente, o código ESQL é mais fácil de ser gravado e mantido e seu desempenho é melhor. Além disso, os custos de análise de leitura de dados fora das árvores são removidos. O valor da UDP é marcado na variável no momento da implementação, agilizando o acesso.

É possível declarar UDPs somente em módulos ou esquemas.

As UDPs podem ser acessadas por qualquer nó interno que utilizar ESQL:

Consulte Acessando as Propriedades Definidas pelo Usuário a partir de um Nó JavaCompute para obter uma descrição de como acessar uma UDP a partir de um nó JavaCompute.

Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Propriedades Definidas pelo Usuário
Variáveis ESQL
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Configurando um Fluxo de Mensagens na Hora da Implementação Utilizando UDPs
Acessando as Propriedades Definidas pelo Usuário a partir de um Nó JavaCompute
Referências relacionadas
Variáveis ESQL
Instrução DECLARE
Editor de Fluxo de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ak01015_