Salvando um Arquivo ESQL

Ao editar o arquivo ESQL, você pode salvá-lo para preservar as adições e modificações feitas e para forçar o editor a validar o conteúdo do arquivo.

Antes de começar

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído a seguinte tarefa:

Para salvar um arquivo ESQL:

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Crie um novo arquivo ESQL ou abra um arquivo ESQL existente.
  3. Faça as alterações no conteúdo do arquivo ESQL.
  4. Quando terminar o trabalho, salve o arquivo para reter todas as alterações clicando em Arquivo > Salvar <nome_do_arquivo>.esql ou Arquivo > Salvar Tudo (o menu sempre mostra o nome do arquivo atual corretamente).

    Quando você salvar o arquivo, o validador será chamado pelo editor para verificar se o ESQL obedece a todas as regras de gramática e de sintaxe (especificadas pelos diagramas de sintaxe e pelas explicações em Referência de ESQL).

    Você pode solicitar validação adicional quando definir preferências de ESQL. Clique em Janela > Preferências. O diálogo Preferências é exibido:

  5. Expanda o item para ESQL e Mapeamento à esquerda e clique em Validação. É possível escolher um valor de aviso (o padrão), erro ou ignorar para as quatro categorias de erros a seguir:
    1. Identificadores não-resolvidos
    2. As referências de mensagens não correspondem às definições de mensagem
    3. As referências de banco de dados não correspondem ao esquema do banco de dados
    4. Uso de palavras-chave obsoletas

    A validação de definições de mensagens pode provocar impacto nos tempos de resposta no editor, especialmente se você tiver ESQL complicado que faça muitas referências a uma definição de mensagem complexa. Você pode optar por retardar essa validação. Chame a validação quando tiver concluído o desenvolvimento do fluxo de mensagens e estiver prestes a implementá-lo para evitar erros do tempo de execução.

    Para cada erro localizado, o editor grava uma entrada na visualização Tarefas, fornecendo o número da linha de código e o motivo do erro.
  6. Se você der um clique duplo no erro, o editor posicionará seu cursor na linha em que localizou o erro. A linha também é realçada pelo ícone de erro O ícone de erro (cruz branca em um círculo vermelho) na margem à esquerda.

    O editor pode também localizar prováveis situações de erros, que ele realça como avisos (com o ícone de aviso O ícone de aviso (ponto de exclamação preto em um triângulo amarelo)), que também são gravados na visualização de tarefas. Por exemplo, você pode ter incluído uma instrução BROKER SCHEMA que faz referência a um esquema inválido (espaço de nomes).

    Verifique seu código e faça as correções requeridas por essa instrução ou função.

Salvar Como

Você pode salvar uma cópia desse arquivo ESQL utilizando Arquivo > Salvar Como....

  1. Clique em Arquivo > Salvar <nome> Como....
  2. Especifique o projeto do fluxo de mensagens no qual você deseja salvar uma cópia do arquivo ESQL. O nome do projeto assume como padrão o projeto atual. Você pode aceitar esse nome ou escolher outro nome das opções válidas que são exibidas no diálogo Salvar Arquivo.
  3. Especifique o nome para a nova cópia do arquivo ESQL. Se desejar salvar esse arquivo ESQL no mesmo projeto, será preciso dar outro nome a ele ou confirmar que você deseja sobrescrever a cópia atual (ou seja, copiar o arquivo para ele mesmo).

    Se desejar salvar esse arquivo ESQL em outro projeto, o projeto já deve existir (você pode selecionar somente da lista de projetos existentes). É possível salvar o arquivo com o mesmo nome ou com outro nome em outro projeto.

  4. Clique em OK. O fluxo de mensagens é salvo e o editor de fluxo de mensagens valida seu conteúdo. O editor fornece um relatório de quaisquer erros que encontrar na visualização Tarefas.
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Referências relacionadas
Nós Internos
Referência de ESQL
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ak09035_