Modificando ESQL para um Nó

Se desejar alterar a personalização de um nó que exige ESQL (Compute, Database ou Filter), você poderá modificar as instruções ESQL no módulo que você criou para esse nó.

Antes de começar

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído a seguinte tarefa:

Para modificar o código ESQL:

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Na visualização Navegador, selecione o fluxo de mensagens com o qual deseja trabalhar e dê um clique duplo nele. O fluxo de mensagens é aberto na visualização do editor.
  3. Clique com o botão direito do mouse no nó correspondente ao módulo ESQL que deseja modificar e clique em Open ESQL. O arquivo ESQL é aberto na visualização do editor. O módulo para este nó é realçado.
  4. Faça as alterações desejadas no módulo, digitando novas instruções (lembre-se de que você pode utilizar o Assistente de Conteúdo, disponível no menu Editar ou em alguns sistemas, pressionando Ctrl+Space), alterando as instruções existentes, sobrepondo ou excluindo instruções, utilizando as teclas Delete ou Backspace. Observe que para que o Assistente de Conteúdo funcione com referências de mensagens, você deve configurar uma referência de projeto do projeto que contém o ESQL para o projeto que contém o conjunto de mensagens. Para obter informações sobre a configuração de uma referência de projeto, consulte Referências de Projetos.
  5. Você pode alterar o nome do módulo com o qual está trabalhando, sobrepondo o nome atual pelo novo. Lembre-se de que, se fizer isso, também deverá alterar a propriedade do nó Módulo ESQL para refletir o novo nome para garantir que o código ESQL correto será implementado com o nó.
  6. Quando terminar de trabalhar com este módulo, você poderá fechar o arquivo ESQL. Salve o arquivo antes de fechá-lo para manter todas as suas alterações e validar o ESQL.

Se preferir, você poderá abrir o arquivo ESQL diretamente, dando um clique duplo nele na visualização Navegador. Você pode selecionar o módulo com o qual deseja trabalhar a partir da visualização Contorno.

O editor fornece funções que podem ser utilizadas para ajudá-lo a modificar seu código ESQL. Essas funções são descritas em Editor ESQL.

Você também pode modificar o a origem ESQL selecionando Source > Format. Esta opção formata todas as linhas de código selecionadas (a menos que estejam apenas parcialmente selecionadas, quando serão ignoradas) ou, se nenhuma linha for selecionada, formata o arquivo inteiro (corrigindo alinhamentos e recuos).

Incluindo Comentários ao ESQL

Você pode incluir e remover comentários de seu código ESQL:

  1. Para alterar uma linha existente de código para um comentário, clique em Source > Comment.
  2. Para alterar uma linha de comentário para uma linha de código, clique em Origem > Remover Comentário.
  3. Para criar um nova linha de comentário, pressione Enter para criar uma nova linha e digite o identificador de comentário -- ou clique em Origem > Comentário. É possível inserir qualquer texto após o identificador: tudo que você digitar será ignorado pelo editor ESQL.
Referências relacionadas
Nós Internos
Referência de ESQL
Editor ESQL
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ak09034_