Autorizando Acesso aos Bancos de Dados

Quando tiver criado um banco de dados do intermediário, será necessário autorizar o componente proprietário para acessá-lo. Quando chamar o comando mqsicreatebroker, será necessário especificar pelo menos um ID para autorização de tempo de execução; você pode especificar um segundo ID especificamente para autorização de conexão com o banco de dados. Se o segundo ID não for especificado, o componente utilizará seu ID de tempo de execução (o ID do usuário de serviço) para acesso ao banco de dados também.

O ID do usuário e sua senha são especificados com os sinalizadores -i e -a e o ID e a senha opcionais de conexão com o banco de dados com os sinalizadores -u e -p.

A maneira como você autoriza o acesso depende do banco de dados que está sendo utilizado e da plataforma em que ele foi criado.

Autorização de DB2

Para autorizar acesso a um banco de dados DB2 no Windows:

  1. Iniciar o Centro de Controle do DB2, se ele ainda não estiver ativo.
  2. Expandir a árvore de objetos até localizar o banco de dados criado para o intermediário.
  3. Expandir a árvore nesse banco de dados e selecionar a pasta Objetos de Grupo e de Usuário.As pastas Usuários BD e Grupos BD são exibidas no painel direito.
  4. Clique com o botão direito do mouse na pasta Usuários BD no painel direito e selecione Incluir.O bloco de notas Incluir Usuário irá abrir.
  5. Selecione o ID do usuário desejado para autorizar o acesso ao banco de dados (por exemplo, mqsiuid) a partir da lista drop down. O ID selecionado deve ser o ID do usuário especificado para ser utilizado para acesso ao banco de dados ao criar o intermediário. A lista drop-down contém todos os IDs de usuários que estão definidos no Windows. Se não for possível ver o ID do usuário especificado no comando, você deve defini-lo antes de poder fornecer autoridade a ele.
  6. Selecione as opções apropriadas na caixa com o rótulo Escolher as Autoridades Apropriadas a Serem Concedidas ao Usuário Selecionado para o banco de dados. São eles:
    • Conectar banco de dados
    • Criar tabelas
    • Criar pacotes
    • Registrar funções para executar no processo do gerenciador de banco de dados
  7. Clique em OK.As autoridades são concedidas. O diálogo é fechado.
  8. Feche o Centro de Controle do DB2.

Se preferir, você poderá utilizar os comandos da linha de comandos mostrados abaixo para plataformas UNIX (para um banco de dados do intermediário); os comandos são os mesmos no Windows.

Para autorizar o acesso a um banco de dados DB2 no Linux e UNIX:

  1. Conecte-se com o banco de dados com um ID do usuário que tenha autoridade de administração do sistema DB2 (SYSADM ou DBADM) (substitua o banco de dados e o ID corretos neste comando):
    db2 connect to broker_db user SysAd_id
  2. Emita o comando a seguir para conceder os privilégios requeridos para o ID do usuário que o intermediário utilizará para conectar-se com o banco de dados (substitua o ID correto do seu intermediário nesse comando se não estiver utilizando o mqsiuid de amostra):
    db2 grant connect, createtab, bindadd, create_external_routine on database to user mqsiuid

Se você precisar de mais instruções sobre qualquer uma dessas tarefas, utilize o recurso de ajuda on-line do Centro de Controle do DB2. O administrador do banco de dados poderá também ser capaz de oferecer conselho e assistência.

Autorização no Oracle

Para autorizar o acesso a um banco de dados Oracle:

  1. Efetue logon no banco de dados utilizando SQL*Plus como o DBA (Database Administrator) do Oracle.
  2. Modifique os privilégios do ID do usuário que você especificou para conexão com o banco de dados para garantir que o intermediário possa acessar o banco de dados com êxito. O ID do usuário precisa de cota nos espaços de tabela e privilégio suficiente para permitir a criação e atualizações de tabelas do intermediário:
    GRANT CREATE SESSION TO dbid;
    GRANT CREATE TABLE TO dbid;

Se você planeja implementar fluxos de mensagens que participam de transações coordenadas em um intermediário, deverá fornecer autorização adicional. Esta tarefa é descrita em Configurando Bancos de Dados para Fluxos de Mensagens Coordenados.

Para obter informações adicionais, consulte a documentação do Oracle ou consulte o administrador do seu banco de dados.

Conceitos relacionados
Transações de Fluxos de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ah14460_