Instalando uma Extensão Definida pelo Usuário para as Versões Atuais e Antigas do Intermediário

Antes de começar

  1. Você deve ter compilado seu nó definido pelo usuário, conforme descrito em Compilando um Nó Java Definido pelo Usuário ou Compilando uma Extensão Definida pelo Usuário em C.
  2. Você deve ter testado o nó definido pelo usuário conforme descrito em Testando um Nó Definido pelo Usuário.

Esse tópico destina-se a usuários terceirizados que deseja instalar no WebSphere Message Broker com a menor intervenção de usuário possível.

Para instalar uma extensão definida pelo usuário, a extensão precisa ser instalada no tempo de execução e no toolkit. Os componentes podem ser instalados separadamente ou como parte de um processo. Os componentes poderiam estar em sistemas diferentes; portanto, você deve assegurar-se de que o usuário final executa as instalações em todos os sistemas afetados.

Instalação do Toolkit

Antes de instalar uma extensão, pode ser necessário estabelecer a versão do toolkit na qual você está instalando, porque uma versão específica do toolkit poderia ser um pré-requisito da extensão definida pelo usuário ou poderia requerer arquivos específicos para execução.

Para determinar a versão do toolkit, consulte Detectando Versões Instaladas do WebSphere Message Broker.

Se o produto for de compartilhamento de shell com outro produto, o caminho de instalação será do programa RAD que tiver sido instalado primeiro. Utilize as seguintes etapas para determinar o local do toolkit.

Para determinar o local de instalação do toolkit, você precisa examinar o arquivo cdi_ref.properties conforme configurado pelo RAD. Esse arquivo é instalado pelo Message Brokers Toolkit e por produtos Rational Versão 6.x: Na primeira vez em que um desses produtos for instalado, o arquivo será criado. Ele será compartilhado por todas as instalações subseqüentes. Se todos os produtos Message Brokers Toolkit e Rational Versão 6.x forem desinstalados, o arquivo será removido quando o último produto for desinstalado.

  1. Se você estiver utilizando o Installshield Multiplatform Edition para determinar o local, o local será resolvido para $D(os_main)/IBM/RAT60/.sdpinst/cdi_ref.properties

    Nessa instância, $D(os_main) é uma variável Installshield, na qual utilizamos as construções da estrutura de instalação de CDI.

  2. Se você não estiver utilizando o Installshield Multiplatform Edition:
    1. O local será resolvido como /etc/IBM/RAT60/.sdpinst/cdi_ref.properties
    2. Procure pelo arquivo em dois locais, na seguinte ordem:
      1. %windir%/IBM/RAT60/.sdpinst/cdi_ref.properties
      2. %SystemRoot%/IBM/RAT60/.sdpinst/cdi_ref.properties
  3. Utilize o arquivo cdi_ref.properties para detectar a presença de uma instalação do Message Brokers Toolkit; procure por c_wmbt_specific.products=wmbt

    Para o local, examine a seguinte variável: c_wmbt_specifc.b_wmbt_specific.location.

    Por exemplo, C:\Program Files\IBM\MessageBrokersToolkit\6.0

    Por exemplo, /opt/ibm/MessageBrokerToolkit/6.0

    Para o local do workbench, consulte a variável c_wb.b_wb.location.

    Por exemplo, C:\Program Files\IBM\MessageBrokersToolkit\6.0

    Por exemplo, /opt/ibm/MessageBrokerToolkit/6.0

Observe que o valor de c_wb.b_wb.location talvez não seja o mesmo valor de c_wmbt_specifc.b_wmbt_specific.location. Isso pode acontecer se outro produto RAD tiver sido instalado antes de WebSphere Message Broker.

Se cdi_ref.properties não existir, não existem produtos Rational instalados e o Message Brokers Toolkit não está instalado.

Para configurar o Message Brokers Toolkit com os ícones e as opções para um novo nome definido pelo usuário, você deve configurar um novo arquivo de link Eclipse que aponta para o diretório que contém os arquivos de plug-in Eclipse. O arquivo de link deve conter uma linha, que é o caminho completo do diretório de destino. Ao criar o arquivo de link Eclipse, coloque-o em <c.wb.b_wb.location>/eclipse/links/. Exemplo:

O arquivo denominado opt/ibm/MessageBrokerToolkit/6.0/Myextension pode conter a linha path=/opt/My/Extension/Nodes. O diretório apontado nessa linha deve conter os fragmentos de plugin que você montou utilizando as instruções em Distribuindo uma Extensão Definida pelo Usuário.

Quando você tiver instalado a extensão, reinicie o workbench de destino com a opção -clean. Você pode fazer isso a partir da linha de comandos ou modificando o atalho do menu. Você deve utilizar a opção -clean sempre que alguma alteração for feita nas extensões definidas pelo usuário, para assegurar-se de que as alterações sejam captadas pela paleta do nó do fluxo de mensagens. Quando o workbench tiver iniciado novamente, a nova categoria de nós aparecerá na paleta do editor de fluxo.

Instalação de Tempo de Execução

Pode ser necessário detectar a versão do tempo de execução que está instalada para assegurar-se de que o arquivo .lil correto esteja carregado pelo nível correto do intermediário. Consulte Detectando Versões Instaladas do WebSphere Message Broker.

Para incluir os arquivos .jar ou .lil nas instalações de tempo de execução no WebSphere Business Integration Message Broker Versão 5.0 ou posterior,Início da mudança consulte Instalando uma Extensão Definida pelo Usuário em um Domínio de IntermediárioFim da mudança. Para os intermediários da Versão 2, inclua o plugin em <Dir de Instalação do WebSphere Brokers>/lil/ e reinicie o intermediário.

Extensão de Intermediário Único

Se a extensão ficar acessível a partir de apenas um intermediário no sistema, você poderá modificar o caminho .lil do usuário para esse intermediário, utilizando o parâmetro -l no comando mqsicreatebroker ou mqsichangebroker. Para obter informações adicionais, consulte Comando mqsicreatebroker e Comando mqsichangebroker.

Extensão de Vários Intermediários

Para afetar todos os intermediários em um sistema, o caminho lil do sistema deve ser modificado. Isso pode ser feito, anexando o diretório que contém o diretório com a extensão para a variável de ambiente MQSI_LILPATH. Isso pode ser feito criando um script de ambiente customizado em %ALLUSERSPROFILE%\Application Data\IBM\MQSI\common\profiles no Windows, ou /var/mqsi/common/profiles no UNIX. Você pode atribuir ao script de ambiente qualquer nome, mas a extensão do arquivo deve ser .cmd em Windows e .sh em todas as outras plataformas. O script pode executar todas as operações de um shell script, mas você deve limitar o escopo para anexar apenas as seguintes variáveis:
MQSI_LILPATH
Define os diretórios para procurar pelos plug-ins
CLASSPATH
Define os locais Java que devem ser procurados para classes adicionais
NLSPATH
Define o local dos catálogos de mensagens
PATH
Define o local dos arquivos executáveis. No Windows, ele também define o local das bibliotecas dependentes.
LIBPATH / SHLIB_PATH / LD_LIBRARY_PATH
Define o local das bibliotecas dependentes.

Script de Exemplo

Perfil de ambiente para MyExtension, instalado em C:\Arquivos de Programas\MyExtensions. Esse script é denominado C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\IBM\MQSI\common\profiles\MyExtension.cmd:
REM incluído pela instalação MyExtension, não modifique
set MQSI_LILPATH=%MQSI_LILPATH%;"C:\Arquivos de Programas\MyExtension\bin"
Perfil de ambiente para MyExtension, instalado em /opt/MyExtension. O script é chamado /var/mqsi/common/profiles/MyExtension.sh:
#!/bin/ksh
# Incluído pela instalação MyExtension, não modifique
export MQSI_LILPATH=/opt/MyExtension/lil${MQSI_LILPATH:+":"${MQSI_LILPATH}}

Você pode testar as seguintes variáveis no script do perfil, por exemplo, se você deseja assegurar-se de que uma extensão definida pelo usuário seja executada apenas em uma versão específica do intermediário.

MQSI_FILEPATH
Contém o caminho completo para o arquivo instalado para WebSphere Message Broker
MQSI_WORKPATH
Contém o caminho completo para os dados de configuração para WebSphere Message Broker
MQSI_VERSION
Versão WebSphere Message Broker, no formato version.release.modification.fix
MQSI_VERSION_V
O valor da versão principal do WebSphere Message Broker
MQSI_VERSION_R
O valor do release do WebSphere Message Broker
MQSI_VERSION_M
O valor do número de modificação do WebSphere Message Broker
MQSI_VERSION_F
O valor do nível de correção WebSphere Message Broker
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
as04540_