Nó Label

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó Label junto com um nó RouteToLabel para determinar dinamicamente a rota que uma mensagem deve seguir pelo fluxo de mensagens, com base em seu conteúdo. O nó RouteToLabel interroga o Ambiente Local da mensagem para determinar o identificador do nó Label para o qual a mensagem deve ser roteada em seguida.

Preceda o nó RouteToLabel no fluxo de mensagens por um nó Compute que ocupa o Ambiente Local da mensagem com os identificadores de um ou mais nós Label que introduzem a próxima seqüência de processamento para a mensagem.

Projete seu fluxo de mensagens para que um nó Label siga logicamente um nó RouteToLabel em um fluxo de mensagens, mas não ligue-o fisicamente ao nó RouteToLabel. A conexão é feita pelo intermediário, quando requerida, de acordo com o conteúdo de Ambiente Local.

O nó Label fornece um destino para uma decisão de roteamento e não processa a mensagem que ele trata de nenhuma forma. Normalmente, um nó Label estabelece conexão a um subfluxo que processa cada mensagem de uma maneira específica e encerra em um nó output ou outro nó RouteToLabel.

O nó Label também pode ser utilizado como o destino de uma instrução PROPAGATE, especificado em um nó Compute ou Database.

O nó Label é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó Label

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Consulte a Amostra Airline Reservations para ver como é possível utilizar esse nó.

Configurando o Nó Label

Quando tiver colocado uma instância do nó Label em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo. Clique com o botão direito do mouse na visualização do editor clique em Propriedades. As propriedades básicas do nó são exibidas.

Todas as propriedades obrigatórias, para as quais é necessário inserir um valor (aquelas que não possuem um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco no diálogo das propriedades.

Configure o nó Label da seguinte forma:

  1. Existe uma única propriedade obrigatória para o nó Label, Nome do Rótulo, que identifica um destino para um nó RouteToLabel. O Nome do Rótulo não deve ser igual ao nome da instância do próprio nó, e ele deve ser exclusivo em todo o fluxo de mensagens em que aparece. O nome da instância pode ser modificado pelo workbench se o subfluxo do qual esse nó Label faz parte é incorporado em outro fluxo de mensagens.
  2. Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.
  3. Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó Label sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

    Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó Label são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Saída O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Básicas do nó Label são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Nome do Rótulo Sim Não   Um identificador para o nó. Ele é utilizado como um destino para uma mensagem roteada por um nó RouteToLabel.

As propriedades de Descrição do nó Label são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04800_