Customizando a JCL do Configuration Manager

Isso é parte da tarefa maior de criar um Configuration Manager no z/OS.

Antes de começar

Antes de iniciar esta etapa, é necessário ter concluído Customizando o Conjunto de Dados do Componente Configuration Manager.

Cada arquivo JCL define seu próprio STEPLIB. Alguns arquivos JCL, por exemplo, BIPRELG, podem requerer o DB2 definido no STEPLIB para um componente do intermediário. Este deve ser removido da JCL se o componente for um Configuration Manager ou um Servidor de Nome de Usuário, pois ele não é requerido.

Você pode customizar os arquivos utilizando uma macro de edição do ISPF que precisa ser ajustada ou pode fazer alterações em cada um dos membros do PDSE manualmente.

BIPEDIT é um programa REXX que pode ser utilizado para ajudá-lo a customizar sua JCL. Depois de customizar BIPEDIT, é possível executar este programa REXX nos outros arquivos JCL para alterar suas variáveis de JCL.

  1. Customize o arquivo BIPEDIT renomeado. Utilize as informações coletadas em:
  2. Ative o arquivo BIPEDIT renomeado antes de customizar qualquer outro arquivo JCL. Faça isso executando o seguinte comando do TSO:
        ALTLIB ACTIVATE APPLICATION(EXEC) DA('COMPONENTDATASET')
    em que 'COMPONENTDATASET' é idêntico a ++COMPONENTDATASET++.

    Este comando está ativo para a sessão do ISPF local com a qual ele foi emitido. Observe que, se você tiver sessões de tela dividida, as outras sessões não poderão utilizá-lo. Se você utilizar a opção 6 do ISPF para emitir o comando, utilize a opção 3.4 do ISPF para editar o conjunto de dados; isto permite utilizar o comando editar.

  3. Edite cada arquivo JCL. Execute o executável BIPEDIT renomeado, digitando seu nome na linha de comandos (por exemplo, MQ01EDCM). Em vez de editar um membro, você pode querer Visualizar o membro até ter solucionado problemas em seu programa REXX. Como alternativa, é possível Cancelar a sessão Editar em vez de salvá-la.

    Você deve configurar um valor para todas as variáveis listadas na JCL; se não configurar, a JCL não funcionará corretamente.

Alguns arquivos JCL incluem ++OPTIONS++ para um comando; você deve substituí-los por parâmetros opcionais adicionais específicos do comando no z/OS ou removê-los. Provavelmente, você terá que fazer isso além de executar BIPEDIT. Se não precisar de opções adicionais, remova ++OPTIONS++ utilizando o seguinte comando:
     "c ++OPTIONS++ '' all" 
em que ' ' representa duas aspas simples.

Salve a macro de edição e execute esta macro em todos os membros, exceto na própria macro de edição.

Não configure nenhum dos parâmetros de transmissão opcionais (-1 ou -2) no BIPCRCM neste momento, porque você deseja criar o registro e as filas do WebSphere MQ.

Ao atualizar o BIPCPROF (o perfil Configuration Manager), as alterações não ficam acessíveis até que você execute BIPGEN para copiar o perfil para o sistema de arquivos e crie ENVFILE. É necessário fazer isso sempre que atualizar BIPCPROF para que as alterações entrem em vigor, o que ocorre quando você reinicia o Configuration Manager.

É necessário estar ciente de que outro processo pode estar utilizando o ENVFILE atual, portanto, é necessário considerar se a atualização do ENVFILE atual no sistema de arquivos terá algum impacto.

Conceitos relacionados
Configuration Manager
Tarefas relacionadas
Criando um Configuration Manager no z/OS
Customizando o Conjunto de Dados do Componente Configuration Manager
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ae24240_