Nó MQeInput

Atenção: A utilização dos fluxos de mensagens que contêm os nós MQeInput e MQeOutput no WebSphere Message Broker Versão 6.0 está obsoleta. O comportamento descrito aqui é direcionado somente para quando você estiver implementando da Versão 6.0 para uma versão anterior e para fornecer uma rota para migração. Projete novamente seus fluxos para remover os nós MQe e substituí-los por nós MQ configurados para suas próprias especificações e coordenados com sua configuração de Gateway MQe. Para obter detalhes adicionais, consulte Migrando um Fluxo de Mensagens que Contém Nós do WebSphere MQ Everyplace.

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó MQeInput para receber as mensagens dos clientes que se conectam ao intermediário utilizando o protocolo do WebSphere MQ Mobile Transport.

O nó MQeInput recebe mensagens colocadas em um fluxo de mensagens a partir de uma fila ponte especificada no gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace do intermediário. O nó também estabelece o ambiente de processamento para as mensagens. Você deve criar e configurar o gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace antes de implementar um fluxo de mensagens contendo este nó.

Os fluxos de mensagens que tratam mensagens recebidas por conexões do WebSphere MQ Everyplace devem sempre iniciar com um nó MQeInput. É possível definir as propriedades do nó MQeInput para controlar a maneira como as mensagens são recebidas. Por exemplo, você pode indicar que uma mensagem deve ser processada sob controle de transação.

Quando implementar fluxos de mensagens contendo nós do WebSphere MQ Everyplace em um intermediário, será necessário implementá-los em um único grupo de execução, independentemente do número de fluxos de mensagens. Os nós do WebSphere MQ Everyplace nos fluxos devem especificar o mesmo nome do gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace. Você obtém um erro ao implementar, se a restrição não for correspondida.

O nó MQeInput identifica mensagens nos seguintes domínios de mensagens:

  • MRM
  • XML
  • XMLNS
  • JMSMap
  • JMSStream
  • MIME
  • BLOB

Se você incluir um nó output em um fluxo de mensagens iniciado por um nó MQeInput, pode ser qualquer um dos nós de saída suportados, incluindo nós de saída definidos pelo usuário; não é necessário incluir um nó MQeOutput. Você pode criar um fluxo de mensagens que recebe mensagens de clientes do WebSphere MQ Everyplace e gera mensagens para clientes que utilizam qualquer um dos transportes suportados para conexão com o intermediário, porque você pode configurar o fluxo de mensagens para solicitar que o intermediário forneça qualquer conversão necessária.

O WebSphere MQ Everyplace Versão 1.2.6 é utilizado pelo WebSphere Message Broker. Compatível com versões mais recentes do WebSphere MQ Everyplace. Os clientes que utilizam as últimas versões do WebSphere MQ Everyplace, por exemplo, Versão 2.0, trabalham corretamente quando conectados nesse nó, embora a funcionalidade adicional não suportada na Versão 1.2.6 (por exemplo, o suporte JMS) não funcione.

Os gerenciadores de filas não são intercambiáveis entre versões diferentes do WebSphere MQ Everyplace.Os nós devem utilizar o gerenciador de filas criado utilizando a Versão 1.2.6. Da mesma forma, o cliente deve utilizar seu nível do código ao criar um gerenciador de filas.

Você não pode utilizar nós MQeInput em fluxos de mensagens implementados em sistemas z/OS.

Se você criar um fluxo de mensagens para utilizar um subfluxo, não poderá utilizar um nó input padrão: será necessário utilizar uma instância do nó Input como o primeiro nó a ser criado em um terminal para o subfluxo.

Se seu fluxo de mensagens não receber mensagens através das conexões do WebSphere MQ, é possível escolher um desses outros nós de entrada.

O nó MQeInput é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó MQeInput

Utilizando o Nó MQeInput em um Fluxo de Mensagens

Para obter um exemplo de como este nó pode ser utilizado, considere um fazendeiro que verifica seus campos para saber se estão sendo bem irrigados. Ele leva um dispositivo PDA com o WebSphere MQ Everyplace instalado.Ele observa uma área que precisa de irrigação e usa o PDA e um link da Global Satellite Navigation para enviar uma mensagem ao nó MQeInput. Os dados são manipulados por um nó Compute e uma mensagem é publicada pelo nó Publication para que um dispositivo SCADA remoto possa receber a mensagem e acionar os carros de irrigação. O fazendeiro pode ver a área seca sendo irrigada alguns minutos após o envio da mensagem.

Documentação do WebSphere MQ Everyplace

Você pode localizar informações adicionais sobre o WebSphere MQ Everyplace, as propriedade do nó, na documentação do WebSphere MQ Everyplace no Página da Web do WebSphere MQ.

Configurando o Nó MQeInput

Quando tiver colocado uma instância do nó MQeInput em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo. Clique com o botão direito do mouse na visualização do editor clique em Propriedades. As propriedades padrão do nó serão exibidas no diálogo de propriedades.

Todas as propriedades obrigatórias, para as quais é necessário inserir um valor (aquelas que não possuem um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco no diálogo das propriedades.

Configure o nó MQeInput da seguinte forma:

  1. Selecione Padrão no navegador do diálogo de propriedades e defina valores para as propriedades que descrevem o domínio da mensagem, o conjunto de mensagens, o tipo de mensagem e o formato de mensagem que o nó utiliza para determinar como analisar a mensagem de entrada e o tópico padrão associado à mensagem.
    • Se a mensagem de entrada tiver um cabeçalho MQRFH2, não será necessário definir valores para as propriedades padrão, pois esses valores poderão ser derivados da pasta <mcd> no cabeçalho =MQRFH2. Por exemplo:
      <mcd><Msd>MRM</Msd><Set>DHM4UO906S001</Set><Type>receiptmsg1</Type>
      <Fmt>XML</Fmt></mcd>

      Se você definir os valores e esses valores forem diferentes dos existentes no cabeçalho MQRFH2, os valores do cabeçalho MQRFH2 terão precedência.

    • No Domínio da Mensagem, selecione o nome do analisador que você está utilizando a partir da lista drop-down. Você pode escolher um dos seguintes nomes:
      • MRM
      • XML
      • XMLNS
      • XMLNSC
      • JMSMap
      • JMSStream
      • MIME
      • BLOB
      • IDOC
    • Se estiver utilizando o analisador MRM ou IDOC, selecione o conjunto de mensagens correto da lista drop-down em Conjunto de Mensagens. Essa lista é preenchida por conjuntos de mensagens disponíveis quando você seleciona MRM ou IDOC como domínio.

      Deixe a opçãoConjunto de Mensagens em branco para os analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME e BLOB.

    • Se estiver utilizando o analisador MRM, selecione a mensagem correta na lista suspensa em Tipo de Mensagem. Esta lista é ocupada com mensagens que estão definidas no conjunto de mensagens que você selecionou.

      Deixe a opção Tipo de Mensagem em branco para analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME, BLOB e IDOC.

    • Se estiver utilizando o analisador MRM ou IDOC, selecione o formato da mensagem da lista drop-down em Formato da Mensagem. Essa lista inclui todos os formatos físicos definidos para este conjunto de mensagens.

      Deixe Formato da Mensagem em branco para os analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME e BLOB.

    • Digite o tópico da mensagem em Tópico.Você pode inserir quaisquer caracteres como o nome do tópico. Quando as mensagens passarem pelo nó MQeInput, elas assumirão qualquer nome de tópico inserido. (Se estiver utilizando Publicação/Assinatura, poderá se tornar assinante de um tópico e ver as mensagens passadas pelo nó MQeInput sob esse nome de tópico).
  2. Selecione Geral no navegador do diálogo de propriedades e preencha as seguintes propriedades:
    1. Insira o Nome da Fila da fila de pontes do WebSphere MQ Everyplace a partir da qual este nó de entrada recupera mensagens. Se a fila não existir, ela será criada quando o fluxo de mensagens for implementado no intermediário.
    2. Defina o nível de Rastreio desejado para este nó. Se o rastreio estiver ativo, as informações de rastreio serão registradas no arquivo identificado por Nome do Arquivo de Rastreio (descrito abaixo). Escolha uma das opções:
      • Nenhum. Essa é a definição padrão. Nenhuma saída de rastreio será produzida, a menos que ocorra um erro fatal.
      • Padrão.A saída de rastreio mínima será gerada para refletir as operações gerais do nó.
      • Depuração. As informações de rastreio são gravadas em um nível que ajude na depuração dos programas WebSphere MQ Everyplace.
      • Completo. Todas as informações de depuração disponíveis são registradas para fornecer um registro completo das atividades do nó.

      Se você definir o nível de rastreio como Depurar ou Completo, haverá impacto no desempenho de WebSphere MQ Everyplace e podem ser gerados significativos arquivos de rastreio. Utilize essas opções apenas para curtos períodos.

    3. Em Nome do Arquivo de Rastreio, especifique o nome do arquivo no qual as informações de rastreio serão gravadas.A estrutura de diretório em que o arquivo é especificado já deve existir: ela não pode ser criada durante a operação.
    4. Selecione Modo de Transação para definir as características transacionais de como essa mensagem é tratada:
      • Se você selecionar Automático, a mensagem de entrada será recebida sob o ponto de sincronização, se estiver marcada como persistente, de outra maneira, não será. A capacidade de transação de qualquer mensagem entregue subseqüentemente por um nó de saída é determinada pela propriedade de persistência de entrada, a menos que o nó de saída tenha explicitamente substituído a capacidade de transação.
      • Se você selecionar Sim, a mensagem de entrada será recebida sob o ponto de sincronização.As mensagens derivadas, enviadas subseqüentemente por um nó de saída na mesma instância do fluxo de mensagens são enviadas de forma transacional, a menos que o nó de saída tenha substituído explicitamente a capacidade de transação.
      • Se você selecionar Não, a mensagem de entrada não será recebida sob o ponto de sincronização.As mensagens derivadas, enviadas subseqüentemente por um nó de saída no fluxo são enviadas em forma não-transacional, a menos que o nó de saída tenha especificado que a mensagem deve ser colocada sob o ponto de sincronização.
    5. A caixa de opções Utilizar Arquivo Config não é selecionada por padrão: os valores para todas as propriedades para o nó MQeInput são obtidos do diálogo de propriedades.

      Se você selecionar a caixa de opções, a definição de todas as propriedades será extraída do arquivo identificado por Nome do Arquivo Config (descrito abaixo) com a exceção do seguinte:

      • As propriedades gerais Nome da Fila e Nome do Arquivo Config
      • Todas as Propriedades Padrão
      Utilize um arquivo de configuração apenas para especificar as propriedades adicionais para o nó. Se as propriedades no diálogo de propriedades forem suficientes para suas necessidades, não selecione a caixa de opções Utilizar Arquivo de Configuração.
    6. Se você selecionou a caixa de opções Utilizar Arquivo Config, digite o caminho completo e o nome do arquivo de configuração para WebSphere MQ Everyplace no Nome do Arquivo Config. Esse arquivo deve ser instalado no sistema que suporta cada intermediário no qual este fluxo de mensagens é implementado. Se o arquivo não existir, será detectado um erro durante a implementação do fluxo de mensagens. O nome do arquivo padrão é MQeConfig.ini.
    7. Em Nome do Gerenciador de Filas, especifique o nome do gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace. Isso não está relacionado de nenhuma forma ao gerenciador de filas do intermediário no qual é implementado o fluxo de mensagens contendo este nó.

      Apenas um gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace pode ser suportado.Apenas um grupo de execução pode conter os nós MQeInput ou MQeOutput. Portanto, essa propriedade deve ser definida como o mesmo valor em cada nó MQeInput incluído em cada fluxo de mensagens implementado no mesmo intermediário.

  3. Selecione Canal no navegador do diálogo de propriedades e defina o número máximo de canais suportados pelo WebSphere MQ Everyplace em Número Máximo de Canais.O padrão é zero, que significa que não existe nenhum limite.
  4. Selecione Registro no navegador do diálogo de propriedades e preencha as seguintes propriedades:
    1. Selecione o tipo de registro da lista drop down na propriedade Tipo de Registro.Você pode escolher um dos seguintes:
      • Registro de Arquivos. As informações de registro e de segurança são fornecidas no Diretório especificado abaixo.
      • Registro Privado. Crie o gerenciador de filas manualmente dentro de WebSphere MQ Everyplace, especificando os parâmetros de segurança requeridos.
    2. Em Diretório, especifique o diretório no qual o arquivo de registro está localizado.Isso é válido apenas se você tiver selecionado um Tipo de Registro do Registro de Arquivo.
    3. Se você tiver selecionado um Tipo de Registro de Registro Privado, preencha as seguintes propriedades:
      • Especifique um PIN para o gerenciador de filas associado.Para obter detalhes adicionais, consulte a documentação do WebSphere MQ Everyplace.
      • Especifique um PIN do Pedido de Certificado para pedidos de autenticação. Para obter detalhes adicionais, consulte a documentação do WebSphere MQ Everyplace.
      • Forneça uma Senha de Conjunto de Chaves que será utilizada como uma semente para a geração de chaves criptográficas. Para obter detalhes adicionais, consulte a documentação do WebSphere MQ Everyplace.
      • Em Host do Certificado, especifique o nome do servidor de certificados que o WebSphere MQ Everyplace utiliza para autenticação.Para obter detalhes adicionais, consulte a documentação do WebSphere MQ Everyplace.
      • Em Porta do Certificado, especifique o número da porta para o servidor de certificados que o WebSphere MQ Everyplace utiliza para autenticação.Para obter detalhes adicionais, consulte a documentação do WebSphere MQ Everyplace.
  5. Selecione Listener no navegador do diálogo de propriedades e preencha as seguintes propriedades que definem o tipo de conexão para o WebSphere MQ Everyplace:
    1. Na lista drop down, em Tipo de Listener, selecione o tipo de adaptador que deseja utilizar. O padrão é Http; você também pode selecionar Comprimento ou Histórico. Para obter detalhes adicionais, consulte a documentação do WebSphere MQ Everyplace.
    2. Em Nome do Host, especifique o nome do host do servidor. Defina esse valor para o valor especial localhost ou para o endereço TCP/IP 127.0.0.1 (o valor padrão), ambos serão resolvidos corretamente como o nome do host do servidor para o qual o fluxo de mensagens é implementado. Você também pode utilizar qualquer nome de host ou endereço TCP/IP válido em sua rede, mas terá que utilizar um fluxo de mensagens diferente para cada intermediário no qual implementa o fluxo ou configura essa propriedade no momento da implementação.
    3. Em Porta, especifique o número da porta no qual o WebSphere MQ Everyplace está atendendo.Se mais de um nó MQeInput for incluído em um fluxo de mensagens implementado em um único intermediário, cada nó MQeInput deverá especificar um número diferente para essa propriedade. Também é necessário assegurar que o número especificado não entre em conflito com outros listeners no sistema do intermediário, por exemplo, com o WebSphere MQ. O valor padrão é 8081.
    4. Em Intervalo de Tempo, especifique o valor de tempo limite, em segundos, antes de exceder o tempo limite de canais inativos.O valor padrão é de 300 segundos.

      Como os canais são entidades lógicas persistentes que duram mais que um único pedido do gerenciador de filas e podem resistir a interrupções da rede, poderá ser necessário exceder o tempo limite de canais que estavam inativos por um período de tempo.

  6. Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.
  7. Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó MQeInput sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

    Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Conectando Terminais

O MQeInput roteia cada mensagem recuperada com êxito para o terminal de saída. Se isso falhar, a mensagem será repetida. Se o tempo limite de repetição expirar (conforme definido pelo atributo BackoutThreshold da fila de entrada), a mensagem será roteada para o terminal failure; você poderá conectar nós nesse terminal para identificar essa condição. Se você não estiver conectado ao terminal failure, a mensagem será gravada na fila de restauração.

Se a mensagem for capturada por este nó após o lançamento de uma exceção no fluxo de mensagens, a mensagem será roteada para o terminal da captura. Se você não conectou o terminal catch, a mensagem entrará em um loop contínuo pelo nó até que o problema seja resolvido. Você deve definir uma fila de restauração ou uma fila DLQ (dead-letter queue) para impedir o loop contínuo da mensagem através do nó.

Configurando para Transações Coordenadas

Quando incluir um nó MQeInput em um fluxo de mensagens, o valor definido para a propriedade Modo de Transação define se as mensagens são recebidas sob o ponto de sincronização:

  • Se você defini-la como Sim (o padrão), a mensagem será recebida sob o ponto de sincronização (ou seja, dentro de uma unidade de trabalho WebSphere MQ). As mensagens enviadas subseqüentemente por um nó de saída na mesma instância do fluxo de mensagens são colocadas sob o ponto de sincronização, a menos que o nó de saída tenha feito a substituição explicitamente.
  • Se você defini-la como Automático, a mensagem será recebida sob o ponto de sincronização se a mensagem de entrada for marcada como persistente.De outra maneira, ela não será. Qualquer mensagem enviada subseqüentemente por um nó de saída será colocada sob o ponto de sincronização, conforme determinado pela propriedade de persistência de entrada, a menos que o nó de saída tenha feito a substituição explicitamente.
  • Se você defini-la como Não, a mensagem não será recebida sob o ponto de sincronização.As mensagens enviadas subseqüentemente por um nó de entrada no fluxo não são colocadas sob o ponto de sincronização, a menos que o nó de saída tenha especificado que a mensagem deva ser colocada sob o ponto de sincronização.

(O nó MQOutput é o único nó de saída que pode ser configurado para substituir essa opção).

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó MQeInput são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Defeito O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se ocorrer um erro.
Saída O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for recuperada com êxito da fila do WebSphere MQ Everyplace.
Capturar O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for emitida uma exceção downstream e capturada por este nó.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Padrão do nó MQeInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Domínio de Mensagens Não Não   O domínio que será utilizado para analisar a mensagem que chega.
Conjunto de Mensagens Não Não   O nome ou identificador do conjunto de mensagens no qual a mensagem que chega está definida.
Tipo de Mensagem Não Não   O nome da mensagem que chega.
Formato de Mensagem Não Não   O nome do formato físico da mensagem que chega.
Tópico Não Sim   O tópico padrão para a mensagem de entrada.

As propriedades Gerais do nó MQeInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Nome da Fila Sim Sim   O nome da fila ponte do WebSphere MQ Everyplace a partir do qual este nó recupera mensagens para processamento por este fluxo de mensagens.
Trace Sim Não Nenhum O nível de rastreio requerido para este nó. Os valores válidos são Nenhum, Padrão, Depurar, e Completo.
Nome do Arquivo de Rastreio Sim Sim \MQeTraceFile.trc O nome do arquivo no qual os registros de rastreio são gravados.
Modo de Transação Sim Não Sim Determina se a mensagem de entrada é recebida sob o ponto de sincronização. Os valores válidos são Automático, Sim e Não.
Utilizar Arquivo de Configuração Sim Não Não selecionada Utilize um arquivo de configuração para esse nó. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.
Nome do Arquivo de Configuração Sim Sim \MQeconfig.ini O nome do arquivo de configuração a ser utilizado se a caixa de opções Utilizar Arquivo de Configuração estiver selecionada.
Nome do Gerenciador de Fila Sim Sim ServerQM1 O nome do gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace.

As propriedades do Canal do nó MQeInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Número Máximo de Canais Sim Não 0 O número máximo de canais suportados pelo gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace.

As propriedades de Registro do nó MQeInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Type Sim Sim Registro de Arquivos O tipo de informações de registro a serem utilizadas. Os valores válidos são Registro de Arquivo e Registro Privado.
Diretório Sim Sim \ServerQM1\registry O diretório no qual o arquivo de registros existe (válido apenas se Registro de Arquivos estiver selecionado).
PIN Sim Sim   O PIN associado ao gerenciador de filas do WebSphere MQ Everyplace (válido apenas se Registro Privado estiver selecionado).
PIN de Pedido de Certificados Sim Sim   O PIN utilizado para solicitar autenticação (válido apenas se Registro Privado estiver selecionado).
Senha do Conjunto de Chaves Sim Sim   A senha utilizada para ver chaves criptográficas (válido apenas se Registro Privado estiver selecionado).
Host do Certificado Sim Sim   O nome do servidor do certificado (válido apenas se Registro Privado estiver selecionado).
Porta do Certificado Sim Sim   A porta do servidor de certificados (válido apenas se Registro Privado estiver selecionado).

As propriedades do Listener do nó MQeInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Tipo de Listener Sim Sim Http O tipo de adaptador para o listener. Os valores válidos são Http, Comprimento e Histórico.
Nome do Host Sim Sim 127.0.0.1 O nome do host do servidor.
Porta Sim Sim 8081 A porta na qual o WebSphere MQ Everyplace atende.
Intervalo de Tempo Sim Sim 300 O intervalo de polling do WebSphere MQ Everyplace, especificado em segundos.

As propriedades de Descrição do nó MQeInput são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04600_