Comando mqsichangeflowstats

Plataformas Suportadas

Finalidade

Utilize o comando mqsichangeflowstats para:
  • Ligar ou desligar a publicação de instantâneos de contabilidade e estatística, ou a saída de registro do archive.
  • Especificar que o comando seja aplicado a um fluxo de mensagens de fluxo específico, ou a todos os fluxos em um grupo de execução, ou a todos os grupos de execução pertencentes a um intermediário.
  • Modificar a granularidade dos dados coletados além da contabilidade e estatísticas padrão do fluxo de mensagens. Esses dados extras podem incluir dados relacionados a encadeamentos, dados relacionados ao nó, dados relacionados ao terminal do nó ou uma mistura desses dados.

As opções definidas utilizando esse comando permanecem ativas até que sejam modificadas por um comando mqsichangeflowstats posterior.

Sintaxe

Plataformas Windows, Sistemas Linux e UNIX

z/OS

Sinônimo cs

Parâmetros

brokername
(Requerido - Plataformas Windows, sistemas Linux e UNIX) Especifique a etiqueta do intermediário para o qual a contabilidade e as estatísticas serão alteradas.
-a
(Obrigatório) Especifica que o comando modifica a coleta de contabilidade e estatísticas do archive.
Nota: Você deve especificar -a ou -s. Se você não especificar um desses argumentos, receberá uma mensagem de aviso.
-s
(Obrigatório) Especifica que o comando modifica a coleta de contabilidade e estatísticas da captura instantânea.
Nota: Você deve especificar -a ou -s. Se você não especificar um desses argumentos, receberá uma mensagem de aviso.
-e ExecutionGroupName
(Obrigatório) Especifique o nome do grupo de execução para o qual as opções de contabilidade e estatísticas devem ser alteradas.
Nota: Você deve especificar -e ou -g. Se você não especificar um desses argumentos, receberá uma mensagem de aviso.
-f MessageFlow
(Requerido) Especifique o rótulo do fluxo de mensagens cujas opções de contabilidade e estatísticas devem ser alteradas.
Nota: Você deve especificar -f ou -j. Se você não especificar um desses argumentos, receberá uma mensagem de aviso.
-g
(Obrigatório) Especifica que o comando se aplica a todos os grupos de execução que pertencem ao intermediário.
Nota: Você deve especificar -e ou -g. Se você não especificar um desses argumentos, receberá uma mensagem de aviso.
-j
(Obrigatório) Especifica que o comando se aplica a todos os fluxos de mensagens que pertencem ao grupo de execução.
Nota:
  1. Você deve especificar -f ou -j. Se você não especificar um desses argumentos, receberá uma mensagem de aviso.
  2. Se você definir a opção -g para todos os grupos de execução, precisará utilizar -j em vez de -f .
-c control
(Opcional) Especifique o valor da cadeia que controla o nível da ação a ser aplicada à coleta de contabilidade e estatísticas do instantâneo ou arquivamento. Os valores possíveis são:
  • active - ligar instantâneo ou arquivamento
  • inactive - desligar instantâneo ou arquivamento.
-t ThreadData
(Opcional) Especifique um valor da cadeia para modificar a coleta de dados estatísticos de encadeamento para um fluxo de mensagens. Os valores possíveis são:
  • none - excluir dados relacionados ao encadeamento das estatísticas
  • basic - incluir dados relacionados ao encadeamento nas estatísticas
-n NodeData
(Opcional) Especifique um valor da cadeia para modificar a coleta de dados estatísticos de nó para um fluxo de mensagens. Os valores possíveis são:
  • none - excluir dados relacionados ao nó das estatísticas
  • basic - incluir dados relacionados ao nó nas estatísticas
  • advanced - incluir dados relacionados ao nó e dados relacionados ao terminal nas estatísticas
-r
(Opcional) Especifique que é requerida uma reinicialização dos dados de archive.
Nota: Esta ação somente é válida para dados de archive.
Isso resulta na limpeza dos dados de contabilidade e estatísticas acumulados até agora para esse intervalo e inicia novamente a coleta a partir deste ponto. Todos os dados de archive para todos os fluxos no grupo ou grupos de execução são reinicializados.

O cronômetro de intervalo de archive somente é reinicializado se a opção -v (intervalo de archive de estatísticas) de mqsicreatebroker ou mqsichangebroker for diferente de zero. Ou seja, o cronômetro do intervalo somente será definido se o mecanismo de notificação do intervalo interno estiver sendo utilizado e não um método externo, por exemplo, ENF no z/OS.

-b AccountingOrigin
(Opcional) Especifica que o caminho da árvore de ambiente Broker.Accounting.Origin é utilizado para particionar as estatísticas coletadas em saídas distintas. Os valores possíveis são:
  • nenhum - não particionar estatísticas de acordo com os dados de origem de contabilidade
  • básico - particionar estatísticas de acordo com os dados de origem de contabilidade
-o OutputFormat
(Opcional) Especifique o destino de saída para os relatórios estatísticos. Os valores possíveis são:
  • usertrace - este é o padrão e grava mensagens "bip" em usertrace, que podem ser pós-processadas da maneira normal utilizando os comandos mqsireadlog e mqsiformatlog
  • xml - os relatórios estatísticos são gerados como documentos XML e publicados pelo intermediário que executa o fluxo de mensagens.
    O tópico no qual os dados são publicados possui a seguinte estrutura:
    $SYS/Broker/<brokerName>/StatisticsAccounting/<recordType>
    /<executionGroupLabel>/<messageFlowLabel>
    em que recordType está definido como Instantâneo ou Archive, e os nomes do intermediário, grupo de execução e fluxo de mensagens são especificados de acordo com os requisitos do assinante.
  • smf - (somente z/OS). A saída dos relatórios estatísticos é como registros SMF tipo 117.

Autorização

O ID do usuário utilizado para emitir o comando deve ter autoridade mqbrkrs.

Respostas

Esse comando retorna as seguintes respostas:
  • BIP2226 Pedido para alterar atributo no nó do fluxo de mensagens ' ': o fluxo de mensagens não existe.
  • BIP8004 Sinalizadores e argumentos inválidos selecionados
  • BIP8013 O componente não existe
  • BIP8020 Incapaz de acessar o banco de dados
  • BIP8029 Intermediário não configurado
  • BIP8033 Incapaz de enviar mensagem XML
  • BIP8038 Opção de comando não suportada
  • BIP8039 Grupo de execução não disponível
  • BIP8040 Impossível conectar ao banco de dados

Exemplos

Ative as estatísticas da captura instantânea para o fluxo de mensagens "myFlow1" em todos os grupos de execução do BrokerA e especifique que os dados devem ser reunidos pela origem de contabilidade:
mqsichangeflowstats
BrokerA -s -g -j -b none
Desligar a coleta de estatísticas de archive para o fluxo de mensagens "MyFlow1" no grupo de execução "EGRP2" para BrokerA, e ao mesmo tempo modificar a granularidade dos dados que serão coletados (na próxima vez que forem ativados) para incluir dados relacionados a encadeamento.
 mqsichangeflowstats BrokerA -a -e "EGRP2" -f MyFlow1 -c inactive -t basic
Desligar dados de instantâneo para todos os fluxos de mensagens em todos os grupos de execução para BrokerA.
mqsichangeflowstats BrokerA -s -g -j -c inactive
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
an11770_