Nó Throw

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó Throw para emitir uma exceção em um fluxo de mensagens. A exceção pode ser capturada e processada por:

  • Um nó TryCatch precedente
  • O nó de entrada do fluxo de mensagens (os nós internos HTTPInput, MQInput, e SCADAInput possuem terminais de captura)
  • Um nó AggregateReply anterior

Você pode incluir um nó Throw para forçar um caminho de erro através do fluxo de mensagens, se o conteúdo da mensagem contiver dados inesperados. Por exemplo, para recuperar uma mensagem que não contém um determinado campo, você pode verificar (utilizando um nó Filter) se o campo existe. Se não existir, a mensagem poderá ser transmitida para um nó Throw que registra detalhes sobre a exceção na subárvore Lista de Exceção na mensagem.

O nó Throw é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó Throw

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Veja as amostras a seguir para consultar sobre como utilizar este nó:

Inclua um nó Throw com um nó TryCatch no seu fluxo de mensagens para alertar o administrador de sistema de uma situação de erro em potencial. Por exemplo, se você tiver um nó Compute que calcula um número, será possível testar o resultado desse cálculo e emitir uma exceção se o resultado exceder uma determinada quantidade. O nó TryCatch captura essa exceção e propaga a mensagem para uma seqüência de nós que processa o erro.

Configurando o Nó Throw

Quando tiver colocado uma instância do nó Throw em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo. Clique com o botão direito do mouse no nó da tela do editor e selecione Propriedades. As propriedades básicas do nó são exibidas.

Todas as propriedades obrigatórias, para as quais é necessário inserir um valor (aquelas que não possuem um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco no diálogo das propriedades.

Configure o nó Throw da seguinte forma:

  1. Em Catálogo de Mensagens, insira o caminho e nome de arquivo completos do catálogo de mensagens que contém a origem da mensagem.Esse pode ser seu próprio catálogo de mensagens ou o catálogo de mensagens padrão fornecido com o WebSphere Message Broker.Para utilizar o catálogo padrão fornecido, deixe essa propriedade em branco.
  2. Em Número da Mensagem, insira o número do erro da exceção que está sendo emitida.

    Se você tiver criado seu próprio catálogo de mensagens, insira o número para a mensagem no catálogo que deseja utilizar quando essa exceção for emitida.

    Se estiver utilizando o catálogo de mensagens padrão, especifique um número entre 3001 e 3049. Esses números estão reservados no catálogo do WebSphere Message Broker para sua utilização. O texto de cada uma dessas mensagens no catálogo de mensagens padrão é idêntico, mas você pode utilizar um número diferente nesse intervalo para cada situação que você lançar uma exceção; utilize o número para identificar a causa exata do erro.

    O número da mensagem padrão é 3001.

  3. No Texto da Mensagem, digite qualquer texto de formato livre que contenha informações que você deseja incluir com a mensagem quando ela for gravada no registro de erros local. Por exemplo, se você tiver verificado a existência de um determinado campo em uma mensagem e emitido uma exceção quando o campo não foi localizado, poderá incluir o texto:
    A mensagem não continha o campo requerido: Número do desvio
    Se você estiver utilizando o catálogo de mensagens padrão, esse texto será inserido como &1 no texto da mensagem.
  4. Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.
  5. Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó Throw sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

    Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Terminais e Propriedades

O terminal do nó Throw está descrito na seguinte tabela.

Terminal Descrição
Entrada O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Básicas do nó Throw são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Catálogo de Mensagens Não Não   O nome do catálogo de mensagens a partir do qual o texto do erro para o número do erro da exceção é extraído. O valor padrão (vazio) indica que a mensagem foi obtida do catálogo de mensagens fornecido com o WebSphere Message Broker.
Número da Mensagem Não Não 3001 O número do erro da exceção que está sendo emitida.
Texto da mensagem Não Não   Texto adicional que explica a causa do erro.

As propriedades de Descrição do nó Throw são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04830_