Depuração: Rastreando o Código-fonte

Antes de começar

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído as tarefas a seguir:

Quando o processamento do fluxo de mensagens tiver pausado em um ponto de interrupção na entrada de um nó que contém código ESQL, código Java ou mapeamentos, você poderá rastrear o código.

Em um fluxo de mensagens existem três tipos de nós que podem conter código fonte:
  • Nós que contêm código ESQL: nó Compute, nó Filter ou nó Database.
  • Nós que contêm código Java: nó definido pelo usuário contendo código Java ou nó JavaCompute.
  • Nós utilizados para acessar e manter mapeamentos: um nó Mapping, nó DataInsert, nó DataUpdate, nó DataDelete, nó Extract ou nó Warehouse.
    Nota: As rotinas de mapeamento são implementadas em ESQL; você pode optar por percorrer o código ESQL ou percorrer os mapeamentos.
  1. Alterne para o Perspectiva de Depuração.
  2. Na visualização Depuração, clique no ícone Avançar pelo Código Fonte Avançar pelo Código Fonte na barra de ferramentas ou clique com o botão direito do mouse na estrutura de pilha do fluxo e clique em Avançar pelo Avançar pelo.
Após rastrear o código, você pode percorrer o código-fonte, linha por linha, em um ambiente que seja otimizado para a depuração do código-fonte. Essa tarefa é descrita em Avançando pelo Código-fonte.

Também é possível sair do código, conforme descrito em Saindo do Código-fonte; o fluxo de mensagens continua sendo executado no próximo ponto de interrupção ou até a conclusão se nenhum ponto de interrupção adicional estiver configurado.

Conceitos relacionados
Visão Geral do Depurador de Fluxo
Perspectiva de Depuração
Tarefas relacionadas
Depuração: Avançando sobre o Código-fonte
Depuração: Saindo do Código-fonte
Depuração: Executando até a Conclusão
Referências relacionadas
Atalhos do Depurador de Fluxo
Ícones e Símbolos do Depurador de Fluxo
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ag11330_