Um intermediário é um conjunto de processos de execução que hospeda um ou mais fluxos de mensagens para rotear, transformar e aprimorar mensagens inflight.
Os aplicativos enviam mensagens para o intermediário utilizando filas e conexões do WebSphere MQ.O intermediário roteia cada mensagem utilizando as regras definidas nos fluxos de mensagens e nos conjuntos de mensagens e transforma os dados na estrutura requerida pelo aplicativo de recepção.
O intermediário utiliza canais emissores e receptores para comunicar-se com o Configuration Manager e outros intermediários no domínio do intermediário.
Você instala o componente do intermediário nas plataformas descritas em Requisitos do Sistema Operacional.Se você tiver instalado o componente do intermediário, também poderá instalar os Message Transformation Services, que são um conjunto de serviços de processamento de mensagens que estendem os recursos do intermediário. Por exemplo, os Message Transformation Services fornecem nós de processamento de mensagens adicionais, nós de entrada e saída adicionais e recursos de depuração de fluxos de mensagens. Crie o intermediário utilizando instruções da linha de comandos na máquina em que o componente está instalado. Você pode instalar e criar um ou mais intermediários, em uma ou mais máquinas.
O intermediário depende de um banco de dados de intermediário para conter suas informações. Incluem-se dados de controle para recursos definidos para o intermediário, por exemplo, fluxos de mensagens implementadas. É necessário definir um banco de dados e autorizar o acesso a usuários específicos antes de você criar o intermediário, porque isso cria tabelas dentro do banco de dados. O banco de dados também é conhecido como armazenamento persistente local do intermediário.
O intermediário conecta-se ao banco de dados utilizando uma conexão ODBC.
Ao criar um intermediário, ele deve receber um nome exclusivo no domínio do intermediário. Os nomes de intermediários fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas em todas as plataformas suportadas, exceto plataformas Windows. É necessário utilizar o mesmo nome ao criar uma referência ao intermediário na topologia de domínio do intermediário no workbench.A referência ao intermediário é uma representação do intermediário físico no repositório de configuração.
Quando tiver criado a referência do intermediário, implemente as alterações no domínio do intermediário. A implementação inicia as comunicações entre o intermediário e o Configuration Manager.O intermediário recebe informações de configuração do Configuration Manager, e as armazena no repositório de configuração.A implementação também inicializa o intermediário para torná-lo pronto para executar fluxos de mensagens.
Você pode utilizar um entre vários produtos do banco de dados para criar tabelas do banco de dados, dependendo da plataforma na qual o produto está instalado. Consulte a seção Bancos de Dados Suportados para obter mais informações.
Você deve criar um banco de dados do DB2 se estiver utilizando o WebSphere Message Broker para z/OS.