Decidindo Quais Nós Utilizar

Antes de começar:

Leia o tópico de conceitos sobre os nós do fluxo de mensagens.

O WebSphere Message Broker inclui um grande número de nós de processamento de mensagens que você pode utilizar em seus fluxos de mensagens.Também fornece uma interface que você pode utilizar para definir seus próprios nós, conhecidos como nós definidos pelo usuário.

Sua decisão sobre quais nós utilizar depende do processamento que você deseja executar em suas mensagens. Os nós internos podem ser considerados em várias categorias e são exibidos no workbench agrupado nestas categorias (embora este agrupamento não tenha nenhum efeito em sua operação). Você também pode categorizar nós definidos pelo usuário da mesma forma. As categorias são:

Entrada e Saída
Os nós de entrada e saída definem pontos no fluxo de mensagens para os quais os clientes enviam mensagens (nós de entrada como MQInput) e a partir dos quais recebem mensagens (nós de saída, como MQOutput). Os aplicativos clientes interagem com esses nós, colocando mensagens ou obtendo mensagens, o recurso de E/S que é especificado pelo nó como a origem ou o destino das mensagens. Embora um fluxo da mensagem deva incluir ao menos um nó de entrada, não é necessário incluir um nó de saída.
  • Se estiver criando um fluxo de mensagens que deseja implementar em um intermediário, é necessário incluir pelo menos um nó de entrada para receber mensagens. O nó de entrada escolhido depende da origem das mensagens de entrada e de onde no fluxo você deseja receber as mensagens:
    MQInput
    Se as mensagens chegarem no intermediário em uma fila do WebSphere MQ e o nó precisar estar no início de um fluxo de mensagens.

    Início da mudançaA utilização dos fluxos de mensagens que contêm nós MQeInput no WebSphere Message Broker Versão 6.0 está obsoleta. Projete novamente seus fluxos de mensagens para remover os nós MQe e substitui-los por nós MQ configurados para suas próprias especificações e coordenados com sua configuração de Gateway MQe. Para saber detalhes adicionais, consulte a seção Migrando um Fluxo de Mensagens que Contém Nós do WebSphere MQ Everyplace.Fim da mudança

    MQGet
    Se as mensagens chegarem no intermediário em uma fila do WebSphere MQ e o nó não precisar estar no início de um fluxo de mensagens.
    SCADAInput
    Se as mensagens forem enviadas por um dispositivo de telemetria.
    HTTPInput
    Se as mensagens forem enviadas por um cliente de serviços da Web.
    Real-timeInput ou Real-timeOptimizedFlow
    Início da mudançaSe as mensagens forem enviadas por um aplicativo JMS ou multicast. O nó Real-timeInput é um nó de entrada e o nó Real-timeOptimizedFlow é um fluxo de mensagens completo que fornece um fluxo de mensagens de Publicação/Assinatura de alto desempenho.Fim da mudança
    Início da mudançaJMSInputFim da mudança
    Início da mudançaSe as mensagens forem enviadas por um aplicativo JMS.Fim da mudança
    Nó Input Definido pelo Usuário
    Se a origem da mensagem for um cliente ou aplicativo que utiliza um protocolo ou transporte diferente.
    Nó Input
    Se estiver criando um fluxo de mensagens que deseja incorporar em outro fluxo de mensagens (um subfluxo) que você não implementará como um fluxo de mensagens independente, será necessário incluir pelo menos um nó Input para receber mensagens no subfluxo.

    Uma instância do nó Input representa um terminal de entrada. Por exemplo, se você tiver incluído uma instância do nó Input, o ícone do subfluxo mostrará um terminal de entrada que pode ser conectado a outros nós no fluxo principal da mesma forma que é conectado qualquer outro nó.

    É possível implementar apenas fluxos de mensagens que tenham pelo menos um nó input. Se seu fluxo de mensagens não contiver um nó input, não será possível incluí-lo ao arquivo arquivado do intermediário. O nó input pode estar no fluxo principal, ou em um fluxo de mensagens que esteja incorporado no fluxo principal.

    É possível utilizar mais de um nó input em um fluxo de mensagens. Para obter mais informações, consulte Utilizando Mais de Um Nó Input.

  • Se desejar enviar as mensagens produzidas pelo fluxo de mensagens para um aplicativo de destino, poderá incluir um ou mais nós de saída. O nó escolhido dependerá do transporte através do qual o aplicativo de destino espera receber aquelas mensagens:
    Publication
    Se desejar distribuir as mensagens utilizando a rede de publicação/assinatura para aplicativos assinantes do intermediário em todos os protocolos suportados. Um nó Publication é um nó output que utiliza destinações de saída que são identificadas pelos assinantes cujas assinaturas correspondem às características da mensagem atual.
    MQOutput
    Se o aplicativo de destino espera receber mensagens em uma fila do WebSphere MQ ou na fila responder para do WebSphere MQ especificada na mensagem de entrada MQMD.

    Início da mudançaA utilização de fluxos de mensagens que contêm nós MQeOutput no WebSphere Message Broker Versão 6.0 está obsoleta. Projete novamente seus fluxos de mensagens para remover os nós MQe e substitui-los por nós MQ configurados para suas próprias especificações e coordenados com sua configuração de Gateway MQe. Para saber detalhes adicionais, consulte a seção Migrando um Fluxo de Mensagens que Contém Nós do WebSphere MQ Everyplace.Fim da mudança

    MQReply
    Se o aplicativo de destino espera receber mensagens na fila responder para do WebSphere MQ especificada na mensagem de entrada MQMD
    SCADAOutput
    Se um dispositivo de telemetria for o destino das mensagens de saída e o nó Publication não for apropriado
    HTTPReply
    Se as mensagens forem para um cliente de serviços da Web
    HTTPRequest
    Se o fluxo de mensagens interagir com um cliente de serviços da Web
    Real-timeOptimizedFlow
    Se o aplicativo de destino for um aplicativo JMS ou multicast
    Início da mudançaJMSOutputFim da mudança
    Início da mudançaSe as mensagens são para um destino JMS.Fim da mudança
    Nó Output Definido pelo Usuário
    Se o destino for um cliente ou aplicativo que utiliza um protocolo ou transporte diferente
    Nó Output
    Se estiver criando um fluxo de mensagens que deseja incorporar em outro fluxo de mensagens (um subfluxo) que você não implementará como um fluxo de mensagens independente, será necessário incluir pelo menos um nó Output para propagar mensagens para nós subseqüentes que serão conectados ao subfluxo.

    Uma instância do nó Output representa um terminal de saída. Por exemplo, se você tiver incluído duas instâncias do nó Output, o ícone do subfluxo mostrará dois terminais de saída que podem ser conectados a outros nós no fluxo principal da mesma forma que é conectado qualquer outro nó.

Manipulação, Aperfeiçoamento e Transformação de Mensagens

A maioria das empresas possuem aplicativos que podem ter sido desenvolvidos muitos anos atrás, em sistemas diferentes, utilizando linguagens de programação diferentes e métodos de comunicação diferentes. O WebSphere Message Broker torna desnecessário que aplicativos entendam essas diferenças, porque fornece a capacidade de configurar fluxos de mensagens que transformam mensagens de um formato em outro.

Por exemplo, nomes próprios são mantidos em vários formatos em aplicativos diferentes. Com o sobrenome primeiro ou por último, com ou sem iniciais dos nomes do meio, com letras maiúsculas ou minúsculas: essas são apenas algumas das permutações. Como você pode configurar seu fluxo de mensagens para conhecer os requisitos de cada aplicativo, cada mensagem pode ser transformada no formato correto sem modificar o aplicativo de envio ou de recebimento.

Você pode trabalhar com o conteúdo da mensagem para atualizá-la de várias formas. Suas opções aqui podem depender se o fluxo de mensagens tiver que tratar mensagens predefinidas (modeladas) ou mensagens de autodefinição (por exemplo, XML), ou ambas.

Um fluxo de mensagens pode reconstruir uma mensagem completamente, convertê-la de um formato em outro (se formato significar a ordem de campos, ordem de bytes, linguagem, etc), remover conteúdo da mensagem ou introduzir dados específicos nela. Por exemplo, um nó pode interagir com um banco de dados para recuperar informações adicionais ou para armazenar uma cópia da mensagem (inteira ou parcial) no banco de dados para processamento off-line.

Os exemplos a seguir mostram o quão importante podem ser as transformações de mensagens:

  • Um aplicativo de entrada de pedido possui um ID de Fabricante no corpo da mensagem, mas o aplicativo de estoque de seu parceiro espera que ele esteja no cabeçalho da mensagem. A mensagem é direcionada a um fluxo de mensagens que conhece os dois formatos diferentes e pode portanto reformatar as informações conforme necessário.
  • Um aplicativo de entrada de dados cria mensagens contendo informações de troca de estoque. Alguns aplicativos que recebem esta mensagem precisam das informações como são fornecidas, mas outros precisam de informações adicionais na mensagem sobre a proporção PE (Price to Earnings). As mensagens de troca de estoque são direcionadas para um fluxo de mensagens que transmite a mensagem inalterada para alguns nós de saída, mas calcula e inclui informações extras para os outros. O fluxo de mensagens faz isso consultando o preço de mercado em um banco de dados e utiliza esse valor e as informações de troca na mensagem original para calcular o valor PE antes de passar adiante a mensagem atualizada.

Você também pode criar fluxos de mensagens que interagem entre si utilizando esses nós. Embora a operação padrão de um fluxo de mensagens não influencie a operação de outro fluxo de mensagens, você pode impor esta situação ao configurar seus fluxos de mensagens para armazenar e recuperar informações em uma origem externa como um banco de dados.

Compute
Você pode manipular o conteúdo, transformar a mensagem de alguma maneira e interagir com um banco de dados para modificar o conteúdo da mensagem ou o conteúdo do banco de dados e transmitir uma ou mais mensagens novas utilizando o nó Compute. Você pode utilizar este nó para manipular mensagens predefinidas e de autodefinição.

Utilize o editor ESQL para criar um módulo ESQL, específico desse nó, que contenha as instruções que definem as ações executadas na mensagem ou no banco de dados. Não utilize o código ESQL que foi desenvolvido para ser utilizado em um nó Compute em qualquer outro tipo de nó.

Você pode controlar a forma que o banco de dados é acessado por esse nó, especificando informações sobre usuário e senha para o DataSource especificado na propriedade do nó. Utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

Você pode controlar a forma que o banco de dados é acessado por esse nó, especificando informações sobre usuário e senha para o DataSource especificado na propriedade do nó. Utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

Se seus requisitos de manipulação de mensagens forem complexos, é recomendável concluí-los em um único nó Compute. Alguns nós Compute mais complexos têm melhor desempenho do que um grande número de nós mais simples, porque o intermediário analisa a mensagem na entrada de cada nó Compute.

Mapping
Você pode criar uma nova mensagem a partir da mensagem de entrada, mapeando o conteúdo de elementos da mensagem de saída a partir de elementos da mensagem de entrada ou do conteúdo do banco de dados, utilizando o nó Mapping. Você também pode extrair partes da mensagem e, opcionalmente, alterar seu conteúdo, para criar uma nova mensagem de saída que é uma cópia parcial da mensagem recebida pelo nó. O nó Mapping identifica apenas mensagens predefinidas.

Você pode controlar a forma que o banco de dados é acessado por esse nó, especificando informações sobre usuário e senha para o DataSource especificado na propriedade do nó. Utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

Utilizando um editor de mapeamento, você pode desenvolver mapeamentos para executar simples manipulações em mensagens predefinidas no nó Mapping. Não utilize os mapeamentos desenvolvidos para serem utilizados em um nó Mapping em qualquer outro tipo de nó.

Extract
Você pode utilizar o nó Extract para criar uma nova mensagem de saída a partir de elementos especificados da mensagem de entrada. Você pode extrair partes da mensagem e, opcionalmente, alterar seu conteúdo, para criar uma nova mensagem de saída que é uma cópia parcial da mensagem recebida pelo nó. O nó Extract identifica apenas mensagens predefinidas.

Utilizando um editor de mapeamento, você pode desenvolver mapeamentos para executar simples manipulações em mensagens predefinidas no nó Extract. Não utilize os mapeamentos desenvolvidos para serem utilizados em um nó Extract em qualquer outro tipo de nó.

Database
Utilize o nó Database para interagir com um banco de dados identificado pelas propriedades do nó. O nó Database trata mensagens predefinidas e de autodefinição. Utilizando um editor ESQL, você pode codificar funções ESQL para atualizar o conteúdo do banco de dados a partir da mensagem, inserir novas informações no banco de dados e excluir informações do banco de dados, talvez com base nas informações da mensagem. Não utilize o código ESQL desenvolvido para ser utilizado em um nó Database em qualquer outro tipo de nó.

Esse nó fornece uma interface muito flexível com um amplo intervalo de funções. Ele também possui propriedades que podem ser utilizadas para controlar a forma com que a interação participa de transações.

Você pode controlar a forma que o banco de dados é acessado por esse nó, especificando informações sobre usuário e senha para o DataSource especificado na propriedade do nó. Utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

Você pode atualizar apenas um banco de dados a partir deste nó; não pode atualizar nenhum conteúdo de mensagem. Se desejar atualizar conteúdo de mensagem, utilize o nó Compute ou o nó Mapping.

DataDelete, DataInsert, DataUpdate
Os nós DataDelete, DataInsert e DataUpdate são formatos especializados do nó Database que fornecem um único modo de interação (exclusão de uma ou mais linhas, inserção de uma ou mais linhas ou atualização de uma entre mais linhas existentes, respectivamente). Os nós DataDelete, DataInsert e DataUpdate tratam apenas mensagens predefinidas. Utilize um editor de mapeamento para desenvolver mapeamentos para executar estas funções. Não utilize os mapeamentos desenvolvidos para esses nós em nenhum outro tipo de nó. Esses nós também permitem controlar as características de transações das atualizações que eles executam.

Você pode controlar a forma que o banco de dados é acessado por esse nó, especificando informações sobre usuário e senha para o DataSource especificado na propriedade do nó. Utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

Você pode atualizar apenas bancos de dados desses nós: não pode atualizar nenhum conteúdo de mensagem. Se desejar atualizar conteúdo de mensagem, utilize o nó Compute ou o nó Mapping.

Warehouse
O nó Warehouse fornece uma interface de armazenamento que pode ser utilizada para armazenar toda ou parte da mensagem em um banco de dados, por exemplo, por razões de auditoria. O nó Warehouse trata apenas mensagens predefinidas. Utilize um editor de mapeamento para desenvolver mapeamentos para executar esta ação. Não utilize os mapeamentos desenvolvidos para utilização em um nó Warehouse em qualquer outro tipo de nó.

Você pode controlar a forma que o banco de dados é acessado por esse nó, especificando informações sobre usuário e senha para o DataSource especificado na propriedade do nó. Utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

Você pode atualizar apenas um banco de dados a partir deste nó; não pode atualizar nenhum conteúdo de mensagem. Se desejar atualizar conteúdo de mensagem, utilize o nó Compute ou o nó Mapping.

XMLTransformation

Se quiser transformar uma mensagem XML de entrada em outro formato utilizando as folhas de estilo XMLT, utilize o nó XMLTransformation. É obrigatório que os dados sejam analisados em uma mensagem XML. O resultado da transformação é apresentado como uma mensagem BLOB. A folha de estilo, utilizando as regras definidas nela, pode classificar os dados; selecione os elementos de dados a serem incluídos ou excluídos com base em alguns critérios e transforme os dados em algum outro formato de dados.

O mecanismo de transformação Xalan-Java (Processador Xalan-java XSLT) é utilizado como o mecanismo de transformação subjacente. Para obter detalhes sobre XMLT, consulte Transformações W3C XSL.

É possível implementar folhas de estilo e arquivos XML em grupos de execução do intermediário, para facilitar a manutenção de folhas de estilo e de arquivos XML.

Início da mudançaJMSMQTransformFim da mudança
Início da mudançaUtilize o nó JMSMQTransform para transformar uma mensagem com uma árvore de mensagens JMS em uma mensagem que tem uma estrutura de árvore de mensagens compatível com o formato de mensagens produzidas pelo provedor JMS do WebSphere MQ.

O nó JMSMQTransform pode ser utilizado para enviar mensagens para fluxos de mensagens legados e para interoperar com a publicação e assinatura do WebSphere MQ JMS e do WebSphere Message Broker.

Fim da mudança
Início da mudançaMQJMSTransformFim da mudança
Início da mudançaUtilize o nó MQJMSTransform para receber mensagens que têm um formato de árvore de mensagens do provedor JMS do WebSphere MQ e transforme-as em um formato compatível com mensagens que devem ser enviadas aos destinos JMS.

O nó MQJMSTransform pode ser utilizado para enviar mensagens para fluxos de mensagens legados e para interoperar com a publicação e assinatura do WebSphere MQ JMS e do WebSphere Message Broker.

Fim da mudança
Início da mudançaMQOptimizedFlowFim da mudança
Início da mudança

Utilize o nó MQOptimizedFlow para substituir um fluxo de mensagens de Publicação/Assinatura que consiste em um nó MQInput conectado a um nó Publication e que utiliza JMS sobre o transporte do WebSphere MQ. O nó MQOptimizedFlow não pode ser utilizado em sistemas z/OS.

Utilize o nó MQOptimizedFlow para aprimorar o desempenho, principalmente onde um único publicador produz uma publicação persistente para um único assinante.

Fim da mudança
definidos pelo usuário
Você também pode incluir um nó definido pelo usuário para interagir com um banco de dados.

Você pode controlar a forma que o banco de dados é acessado por esse nó, especificando informações sobre usuário e senha para o DataSource especificado na propriedade do nó. Utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

A tabela a seguir resume o que pode ser atualizado nestes nós.

Atualizar Banco de Dados? Atualizar Mensagem? Atualizar Ambiente Local? Conjunto de Mensagens Requerido?
Compute Sim Sim Sim Não
Database Sim Não Sim Não
DataDelete Sim Não Sim Sim
DataInsert Sim Não Sim Sim
DataUpdate Sim Não Sim Sim
Extract Sim Sim Sim Sim
Mapping Sim Sim Sim Sim
Warehouse Sim Não Sim Sim
Tomada de Decisão

É possível utilizar nós que determinam a ordem e o fluxo de controle no fluxo de mensagens de várias maneiras para tomar decisões sobre como as mensagens são processadas pelo fluxo. Também é possível utilizar nós (TimeoutControl e TimeoutNotification) que determinam a hora e a freqüência de ocorrência de eventos no fluxo de mensagens. O roteamento é independente da transformação da mensagem, embora a rota tomada por uma mensagem possa determinar exatamente qual transformação será executada nela.

Por exemplo, um aplicativo de transferência de dinheiro sempre envia mensagens para um outro aplicativo. Você pode decidir que todas as mensagens com valor de transferência com mais de $ 10.000 também devem ser enviadas para um segundo aplicativo, para permitir que todas as transações com valores altos sejam registradas.

Em outro exemplo, um clube de automobilismo nacional oferece um serviço principal para membros específicos para pedidos acima de um valor limite. A maioria dos pedidos são roteados pelos canais normais, mas se o número da filiação e o valor do pedido corresponderem a determinados critérios, o pedido receberá um tratamento especial.

Você também pode estabelecer uma opção de roteamento mais dinâmica criando informações de roteamento adicionais na mensagem quando ela é processada. Conjuntos opcionais de regras são configurados para receber mensagens de acordo com valores (destinos) definidos na mensagem. Você pode estabelecer estas regras para que uma mensagem seja processada por um ou mais dos conjuntos opcionais de regra, em um pedido determinado pelo conteúdo da mensagem incluído.

Utilize os nós a seguir para tomar decisões sobre a rota que uma mensagem seguirá através do fluxo de mensagens:

Início da mudançaValidarFim da mudança
Início da mudançaUtilize o nó Validate para verificar se a mensagem que surge em seu terminal de entrada for conforme o esperado. Você pode verificar se a mensagem possui as propriedades do modelo de mensagem esperadas (ou seja, o domínio de mensagem, conjunto de mensagens e tipo de mensagem) e se o conteúdo da mensagem está correto. Você pode verificar a mensagem em um ou mais do domínio da mensagem, conjunto de mensagens ou tipo de mensagens.

O nó Validate substitui o nó Verificar que está obsoleto no WebSphere Message Broker Versão 6.0 e em releases subseqüentes. O nó Validate funciona da mesma maneira que o nó Check, mas possui propriedades adicionais de Validação para permitir a validação do conteúdo da mensagem por analisadores que suportam esse recurso.

Fim da mudança
Filtro
Você pode codificar uma instrução ESQL para determinar o próximo nó para o qual a mensagem é enviada por este nó. Não utilize o código ESQL desenvolvido para ser utilizado em um nó Filter em qualquer outro tipo de nó.

Os terminais do nó são true, false, unknown e failure; a mensagem será propagada para o terminal true, se o teste for bem-sucedido, e para o terminal false, se ele falhar. Se a instrução não puder ser resolvida (por exemplo, testa o valor de um campo que não aparece na mensagem de entrada), a mensagem será propagada para o terminal unknown. Se for detectado qualquer erro, a mensagem será propagada para o terminal failure.

O teste na instrução ESQL pode depender do conteúdo da mensagem, do conteúdo do banco de dados ou de uma combinação destes.

Se fizer referência a um banco de dados, você poderá controlar o modo no qual ele é acessado por esse nó, especificando as informações sobre o usuário e a senha para cada origem de dados definida no registro no sistema do intermediário. Nos sistemas distribuídos, utilize o comando mqsisetdbparms para inicializar e manter esses valores.

No z/OS, utilize o ID da tarefa iniciada pelo intermediário para acessar o banco de dados.

Utilize este nó preferencialmente ao nó Compute para fornecer esta função; embora você possa configurar o nó Compute para controlar a seleção e o roteamento de mensagens, o nó Filter tem melhor desempenho.

FlowOrder
Você pode conectar os terminais deste nó para forçar a mensagem a ser processada por uma seqüência de nós, seguida por uma segunda seqüência de nós.
Início da mudançaPassthroughFim da mudança
Início da mudançaUtilize o nó Passagem para ativar a definição de versão de um subfluxo no tempo de execução. O nó Passagem permite incluir uma etiqueta em seu fluxo ou subfluxo de mensagens. Combinando essa etiqueta com a substituição de palavra-chave de seu sistema de controle de versão, é possível identificar qual versão de um subfluxo está incluída em uma fluxo de mensagens implementado. É possível utilizar esta etiqueta para suas próprias finalidades. Se você tiver incluído as palavras-chave corretas na etiqueta, é possível salvar o valor da etiqueta:
  • Armazenado no arquivo BAR (Broker Archive), utilizando o comando mqsireadbar
  • Conforme implementado pela última vez em um intermediário específico, nas propriedades de um fluxo de mensagens implementado no Message Brokers Toolkit
  • No tempo de execução, se você ativar o rastreio de usuário para esse fluxo de mensagens.
Fim da mudança
RouteToLabel e Label
Você pode definir uma lista de destinos em um nó Compute nos quais o nó RouteToLabel age, que interroga os destinos e transmite a mensagem para o nó Label correspondente.
ResetContentDescriptor
Você pode definir novas propriedades de mensagens que são utilizadas quando o fluxo de bits da mensagem é analisado em seguida por um nó subseqüente no fluxo de mensagens.

Você pode querer que uma tarefa do batch seja executada todos os dias em uma hora específica ou pode querer que informações sejam processadas e publicadas em intervalos fixos (por exemplo, taxas de câmbio são calculadas e enviadas a bancos) ou pode querer executar uma ação de recuperação especificada se determinadas transações não forem concluídas dentro de um horário definido. Em todos esses casos, dois nós de tempo limite (TimeoutControl e TimeoutNotification) são fornecidos.

TimeoutControl
Utilize um nó TimeoutControl e um nó TimeoutNotification juntos em um fluxo de mensagens para controlar eventos que ocorrem em um horário específico ou em intervalos de tempo definidos. O nó TimeoutControl recebe uma mensagem de entrada que contém um pedido de tempo limite. Essa mensagem de entrada é validada e armazenada (toda ou parte da mensagem) para ser propagada por um nó TimeoutNotification associado no fluxo de mensagens. A mensagem de entrada também é propagada inalterada para o próximo nó do fluxo de mensagens.

Mais de um nó TimeoutControl pode ser associado a cada nó TimeoutNotification.

TimeoutNotification
Utilize um nó TimeoutNotification independente para gerar mensagens propagadas em horários ou intervalos de tempo configurados para o próximo nó do fluxo de mensagens para processamento adicional.
Intercalando Pedidos

Você pode intercalar pedidos relacionados e respostas, utilizando os nós AggregateControl, AggregateReply e AggregateRequest. Utilize estes nós para gerar vários pedidos em resposta a uma mensagem de entrada, e para controlar e coordenar as respostas que são recebidas em resposta a estes pedidos, e combinar as informações fornecidas pelas respostas para continuar o processamento.

Tratamento e Relatório de Erros

Você pode utilizar os nós que afetam o tratamento e o relatório de erros:

Rastrear
Ao incluir um nó Trace, você pode gerar uma ou mais entradas de rastreio para registrar o que está acontecendo no fluxo de mensagens neste ponto.
TryCatch
Ao incluir um TryCatch, você pode controlar o processamento de erros quando são emitidas exceções.
Throw
Quando um nó Throw é incluído, você pode forçar uma exceção a ser emitida e especificar a identidade da exceção para facilitar o diagnóstico do problema.

Com exceção dos nós Compute, Extract e Mapping, a mensagem de entrada recebida por um nó e a mensagem de saída enviada pelo nó são idênticas.

Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Suporte ao Aplicativo para o Usuário Final
Estrutura em Árvore LocalEnvironment
Tarefas relacionadas
Configurando o DB2
Projetando um Fluxo de Mensagens
Acessando Bancos de Dados em Fluxos de Mensagens
Criação de um Fluxo de Mensagens
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Utilizando Nós para Tomada de Decisão
Implementando
Referências relacionadas
Comando mqsisetdbparms
Nós Internos
Suporte ao Aplicativo para o Usuário Final
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac00330_