Atribuindo Dados de Campos da Mensagem

Quando comparar um elemento com outro elemento, uma variável ou constante, você deve garantir que o valor com o qual está comparando o elemento seja consistente (por exemplo, caractere com caractere). Se os valores não forem consistentes, o intermediário gerará um erro de tempo de execução, se não puder fornecer um lançamento implícito para resolver a inconsistência. Para obter detalhes de quais lançamentos implícitos são suportados, consulte Casts Implícitos.

Você pode utilizar a função CAST para transformar o tipo de dados de um valor para corresponder ao tipo de dados de outro. Por exemplo, você pode utilizar a função CAST quando processar mensagens XML genéricas. Todos os campos em uma mensagem XML possuem valores de caracteres, portanto, se desejar executar cálculos aritméticos ou comparações de datetime, por exemplo, será necessário converter o valor da cadeia do campo em um valor do tipo apropriado utilizando CAST.

Na mensagem Invoice, o campo InvoiceDate contém a data da fatura. Se desejar consultar ou manipular este campo, primeiro será necessário efetuar CAST nele para o formato correto. Por exemplo, para consultar esse campo em um teste:

IF CAST(Body.Invoice.InvoiceDate AS DATE) = CURRENT_DATE THEN

Isso converte o valor da cadeia do campo InvoiceDate em um valor de data e compara-o à data atual.

Outro exemplo de lançamento de um inteiro para o caractere:

                         DECLARE I INTEGER 1;
DECLARE C CHARACTER;

-- The following statement generates an error
SET C = I;

-- The following statement is valid
SET C = CAST(I AS CHARACTER);
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Visão Geral do ESQL
Modelagem de Mensagens
Tarefas relacionadas
Projetando um Fluxo de Mensagens
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Gerenciando Arquivos ESQL
Referências relacionadas
Nó Compute
Nó Database
Nó Filter
Referência de ESQL
Função CAST
Instrução DECLARE
Instrução IF
CASTs Implícitos para Comparações
CASTs implícitos para operações aritméticas
CASTs Implícitos para Designação
Instrução SET
Mensagem de Exemplo
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac16930_