O Configuration Manager permite que apenas uma implementação esteja em andamento para cada intermediário de cada vez. Se, por alguma razão, um intermediário não responder a um pedido de implementação, os pedidos subseqüentes não poderão alcançar o intermediário porque, para o Configuration Manager, uma implementação ainda está em andamento.
O cancelamento da implementação instrui o Configuration Manager a assumir que um intermediário nunca responderá a uma implementação pendente. Na maioria dos casos, a ação não remove nenhuma mensagem de implementação que foi enviada para o intermediário, nem altera a configuração em execução do intermediário. (Portanto, para os intermediários que implementaram uma configuração com êxito, as informações implementadas permanecem no intermediário.)
Se, posteriormente, um intermediário fornecer uma resposta para uma implementação pendente que tenha sido cancelada, a resposta será ignorada pelo Configuration Manager e haverá uma inconsistência entre o que está em execução no intermediário e as informações fornecidas pelo Configuration Manager.
Devido a este risco de inconsistência, cancele uma implementação apenas como um último recurso, e apenas se tiver certeza de que um intermediário nunca poderá processar um pedido de implementação anterior. No entanto, antes de cancelar a implementação, é possível remover manualmente quaisquer mensagens de implementação pendentes para assegurar que elas não tenham sido processadas.
Ao cancelar uma implementação no domínio, os bloqueios para todas as implementações pendentes no domínio são removidos. Ao cancelar uma implementação para um intermediário específico, apenas o bloqueio para esse intermediário é removido.
O cancelamento da implementação é o equivalente da ação 'forçar implementação' em versões anteriores, exceto que o cancelamento não reimplementa informações de domínio.
O cancelamento da implementação para um domínio instrui o Configuration Manager a assumir que todos os intermediários no domínio que possuem implementações pendentes não responderão. Se um intermediário fornecer uma resposta para uma implementação pendente que foi cancelada, ela será ignorada e haverá uma inconsistência entre o que está em execução no intermediário e as informações fornecidas pelo Configuration Manager.
Quando aplicado a um domínio, o cancelamento da implementação não remove mensagens de implementação que foram enviadas para os intermediários e não altera a configuração em execução dos intermediários.
O cancelamento da implementação em um único intermediário instrui o Configuration Manager a assumir que um intermediário específico no domínio que possui uma implementação pendente não responderá. Se o intermediário fornecer uma resposta a uma implementação pendente que foi cancelada, ela será ignorada e haverá uma inconsistência entre o que está em execução no intermediário e as informações fornecidas pelo Configuration Manager.
Quando aplicado a um intermediário, o cancelamento da implementação faz o Configuration Manager tentar remover do intermediário as mensagens de implementação que ainda não foram processadas. Isto será bem-sucedido apenas se o intermediário e o Configuration Manager compartilharem o mesmo gerenciador de filas e se a mensagem ainda não tiver sido processada pelo intermediário.