O WebSphere Message Broker gerencia o fluxo de informações em seus negócios, aplicando regras de negócios para rotear, armazenar, recuperar e transformar as informações conforme requeridas pelos diferentes sistemas em seus negócios e pelos sistemas de seus clientes, fornecedores, parceiros e provedores de serviços.
O cenário a seguir esboça um exemplo de como o WebSphere Message Broker pode ser utilizado para resolver problemas de infra-estrutura de TI em uma empresa.
Este cenário descreve como o WebSphere Message Broker é utilizado por uma empresa de seguros fictícia para gerenciar duas infra-estruturas de TI diferentes após uma pequena empresa de seguros baseada na Internet ter sido adquirida por uma empresa de seguros grande e mais tradicional. A descrição focaliza o que ocorre quando um possível cliente solicita uma cotação de seguro de motor utilizando o Web site da empresa depois da fusão. Este cenário é baseado em um cenário maior e mais complexo que foi publicado no developerWorks. Para ler o cenário completo, consulte os links no final da descrição do cenário.
A Empresa A é uma empresa de motores e de seguros em geral que esteve em operação por aproximadamente 50 anos e, no momento, tem cerca de 5 milhões de segurados. A empresa utiliza agentes e uma central de atendimento para comunicar-se com os clientes. A empresa possui uma grande infra-estrutura de TI legada, que inclui o CICS Transaction Server no z/OS e o IBM DB2 Universal Database no z/OS.
A Empresa B é uma empresa de seguros de motores pequena, baseada na Internet que, no momento, tem menos de um milhão de segurados mas está se expandindo. A infra-estrutura de TI da empresa inclui o WebSphere Application Server no Windows 2000, o Oracle Enterprise e IBM DB2 Universal Database no Windows 2000.
A Empresa A adquiriu a Empresa B para ganhar acesso ao mercado de seguros baseado na Internet e para utilizar as habilidades e infra-estrutura de TI baseadas na Internet da Empresa B. As duas empresas possuem dados de clientes e de apólices de diferentes formatos mas, por motivos jurídicos, os dados das empresas separados não podem ser juntados. No entanto, os custos de administração de gerenciamento das infra-estruturas de TI separadas é alto. Além disso, os clientes, agentes e a equipe da central de atendimento precisam ter um único processo de administração para interagir com os dados da empresa.
Após a fusão das duas empresas, os usuários podem solicitar uma cotação de seguros fornecendo algumas informações pessoais básicas em um formulário no Web site da nova empresa. O WebSphere Application Server, no qual o Web site é executado, redireciona o pedido em formato XML para o WebSphere Message Broker utilizando a fila de pedidos em um cluster do WebSphere MQ. O WebSphere Message Broker transforma o pedido XML no formato COMMAREA legado utilizado por sistemas da Empresa A, em seguida, roteia o pedido para os sistemas da Empresa A. O WebSphere Message Broker também roteia o pedido, em formato XML, para os sistemas da Empresa B. Os dois sistemas retornam uma cotação para o WebSphere Message Broker.
A lógica no WebSphere Message Broker também solicita uma avaliação de risco do segurador interno e aplica o risco retornado às cotações dos sistemas da Empresa A e da Empresa B. O intermediário detecta que, neste caso, a cotação melhor ou mais baixa para o cliente foi gerada pelos sistemas da Empresa A. Portanto, o intermediário transforma a cotação da Empresa A de COMMAREA em XML e roteia a cotação de volta para o WebSphere Application Server utilizando uma fila de resposta no cluster do WebSphere MQ, no qual a cotação fica armazenada por até 14 dias. O WebSphere Application Server retorna a cotação ao cliente.
O diagrama a seguir ilustra o fluxo de informações neste cenário.