Salvando um Fluxo de Mensagens

Talvez você queira salvar seu fluxo de mensagens nas seguintes circunstâncias:

Antes de começar:

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído a seguinte tarefa:

Para salvar um fluxo de mensagens:

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Selecione a visualização do editor que contém o fluxo de mensagens aberto que você deseja salvar.
  3. Se quiser salvar o fluxo de mensagens sem fechá-lo na visualização do editor, pressione Ctrl+S ou clique em Arquivo > Salvar nome no menu da barra de tarefas (em que nome é o nme do fluxo de mensagens). Também é possível optar por salvar tudo clicando em Arquivo > Salvar Tudo.

    O fluxo de mensagens é salvo e o validador do fluxo de mensagens é chamado para validar seu conteúdo. O validador fornece um relatório de erros que ele localiza na visualização Tarefas. O fluxo de mensagens permanece aberto na visualização do editor.

    Por exemplo, se você desejar salvar um fluxo de mensagens e não tiver definido uma propriedade mandatória, aparecerá uma mensagem de erro na visualização Tarefas e o editor marcará o nó com o ícone de erro O ícone de erro (um x branco em um círculo vermelho) .O fluxo de mensagens na visualização Navegador também é marcado com o ícone de erro. Isso pode ocorrer se você não tiver editado as propriedades de um nó MQInput para definir a fila a partir da qual o nó input recuperou suas mensagens de entrada.

    (Se você editar as propriedades de um nó, não poderá clicar em OK, a menos que tenha definido todas as propriedades mandatórias.Portanto, essa situação pode surgir apenas se você nunca tiver definido nenhuma propriedade).

    Você também pode obter avisos quando salvar um fluxo de mensagens. Eles são indicados pelo ícone de aviso O ícone de aviso (um ponto de exclamação preto em um triângulo amarelo). Isso informa que, embora não exista um erro explícito na configuração do fluxo de mensagens, existe uma situação que pode gerar resultados inesperados quando o fluxo de mensagens for concluído. Por exemplo, se você tiver incluído um nó input em seu fluxo de mensagens que não tenha sido conectado a nenhum outro nó, você obterá um aviso. Nessa situação, o editor marca o nó com o ícone de aviso. O fluxo de mensagens na visualização Navegador também é marcado com um ícone de aviso.

  4. Se você salvar um fluxo de mensagens que inclua um subfluxo e o subfluxo não estiver mais disponível, três mensagens de erro serão incluídas à visualização Tarefas, que indicam que os terminais de entrada e saída e o próprio subfluxo não podem ser localizados. Isso pode ocorrer se o subfluxo tiver sido movido ou renomeado.

    Para resolver essa situação, clique com o botão direito do mouse no nó do subfluxo com erro e clique em Localizar Subfluxo.É exibido o diálogo Localizar Subfluxo, listando os projetos do fluxo de mensagens disponíveis. Expanda a lista e explore os recursos disponíveis para localizar o subfluxo requerido. Selecione o subfluxo correto e clique em OK.Todas as referências no fluxo de mensagens atual são atualizadas e os erros removidos da visualização Tarefas.

  5. Se você desejar salvar o fluxo de mensagens quando fechá-lo, clique no ícone fechar visualização  O ícone fechar visualização (x preto) na guia de visualização do editor para este fluxo de mensagens ou clique em Arquivo > Fechar no menu da barra de tarefas. A visualização do editor é fechada e o arquivo salvo. A mesma validação ocorre e os erros e avisos são gravados na visualização Tarefas.

Para obter informações sobre como utilizar a opção Arquivo > Salvar Como para fazer uma cópia do fluxo de mensagens atual, consulte Copiando um Fluxo de Mensagens Utilizando Salvar.

Consulte Corrigindo Erros de Salvamento de um Fluxo de Mensagens para obter informações sobre como tratar erros a partir da ação salvar.

Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Visão Geral da Implementação
Tarefas relacionadas
Copiando um Fluxo de Mensagens Utilizando Salvar
Corrigindo Erros de Salvamento de um Fluxo de Mensagens
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Abrindo um Fluxo de Mensagens Existente
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Editando Propriedades Configuráveis
Referências relacionadas
Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário
Nós Internos
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac02350_