Ambiente de Comandos - Sistemas UNIX e Linux

Nos sistemas Linux e UNIX, ao iniciar um componente do tempo de execução, ele herda o ambiente de onde você emitiu o comando mqsistart .

As configurações básicas são feitas pelo comando mqsiprofile localizado no diretório
<product_install_path>/bin
.

Você não deve alterar o local do comando mqsiprofile nem fazer modificações do usuário para o comando, pois ele pode ser substituído se você instalar serviço ou atualizar o produto. Se precisar executar suas próprias configurações, inclua um script no diretório profiles, conforme descrito abaixo.

mqsiprofile pode chamar scripts adicionais gravados pelo usuário para você, se você colocar qualquer arquivo chamado *.sh no local específico:
 <workpath>/common/profiles
Você pode querer utilizar esse método para executar scripts de configuração do ambiente de banco de dados.

Para trabalhar com um intermediário, você precisa configurar o ambiente requerido para seus bancos de dados e recomenda-se fazer isso executando o perfil fornecido pelo fornecedor para o gerenciador de banco de dados.

Observe que a configuração depende do gerenciador de banco de dados que está sendo utilizado. Você executa o script apropriado, da seguinte forma:
  • DB2, execute o db2profile para a instância relevante do DB2.
  • Oracle, execute oraenv (Observe que você deve exportar ORACLE_HOME e ORACLE_SID antes de executar oraenv)
  • Sybase, execute SYBASE.sh

Quando seu ambiente estiver configurado, consulte Configurando Bancos de Dados de Componentes para obter informações sobre como configurar seus bancos de dados para utilização com o intermediário.

  1. Execute o perfil de banco de dados. Por exemplo, se você utilizar DB2, execute
    . <db2 instance directory>/sqllib/db2profile
  2. Execute o arquivo do produto WebSphere Message Broker
    . <install_dir>/bin/mqsiprofile

    É necessário incluir um ponto e um espaço precedendo o local para que esta chamada funcione corretamente. Pode ser mais fácil incluí-los em seu perfil de login.

Observe o seguinte:
  • Se você tiver uma versão anterior do produto no sistema, assegure que você execute o perfil correto antes de utilizar a Versão 6.0. O comando mqsiprofile coloca os comandos e as bibliotecas da Versão 6.0 na frente de seu caminho de procura.
  • Se você utilizar o mesmo ID de usuário e executar vários perfis (a partir de várias instalações ou versões), poderá obter resultados inesperados. Efetue logoff e logon novamente antes de executar o perfil específico requerido.
  • As configurações de ODBC nos sistemas Linux e UNIX são obtidas de um arquivo de texto. Ele é encontrado a partir da variável de ambiente ODBCINI, que utiliza como padrão
    /var/mqsi/odbc/.odbc.ini
    Esse nome de arquivos também era utilizado em versões anteriores do produto, mas o formato foi alterado. Se várias versões coexistirem, será necessário criar um arquivo odbc.ini diferente para cada um e substituir a configuração da variável de ambiente ODBCINI em mqsiprofile.
Tarefas relacionadas
Configurando Bancos de Dados de Componentes
Configurando um Ambiente de Comandos
Ambiente de Comandos - Plataformas Windows
Referências relacionadas
Comandos de Tempo de Execução
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
an26230_