Um coletivo é um conjunto de intermediários que são completamente interconectados e formam parte de uma rede de múltiplos intermediários para aplicativos de Publicação/Assinatura.
Um intermediário não pode pertencer a mais de um coletivo. Os intermediários no mesmo coletivo podem existir em computadores fisicamente separados. No entanto, um coletivo não pode estender mais de um domínio de intermediário.
Cada par de gerenciadores de filas dos intermediários deve ser conectado por um par de canais do WebSphere MQ.
Clientes que compartilham tópicos em comum podem conectar a intermediários dentro de um coletivo. As publicações comuns são transportadas eficientemente no coletivo, pois passam somente por intermediários que tenham pelo menos um cliente com um interesse nesses tópicos comuns.
O desempenho de um aplicativo do cliente também é aprimorado em outros serviços solicitados desse intermediário ou do gerenciador de filas dele. Um aplicativo de cliente pode utilizar envio de mensagem Publicação/Assinatura e ponto-a-ponto.
Quando você cria um coletivo, o workbench assegura que as conexões feitas a outros coletivos e intermediários sejam válidas. Não é permitido que você faça conexões que possam fazer com que as mensagens entrem em ciclo dentro da rede. Também não é permitido criar um coletivo de intermediários que não tenha as conexões necessárias do WebSphere MQ já definidas.
O gerenciador de filas de cada intermediário em um coletivo deve conectar-se a todos os outros gerenciadores de filas no coletivo por um par de canais WebSphere MQ.
Cada intermediário no coletivo mantém uma lista de seus vizinhos.
Um vizinho pode ser um dos seguintes:
A lista completa de intermediários vizinhos forma uma vizinhança de intermediários.