Ao criar um fluxo de mensagens para receber mensagens dos clientes de Telemetria, é necessário incluir pelo menos um nó SCADAInput. Configure essas propriedades para definir a porta que atende novas mensagens. Se o fluxo de mensagens envia mensagens aos clientes de Telemetria, é necessário incluir um nó Publication ou um nó SCADAOutput (o nó Publication inclui um nó SCADAOutput incorporado).
É necessário implementar fluxos de mensagens que contêm nós SCADAInput e SCADAOutput para um único grupo de execução em um intermediário. Se você envia mensagens aos clientes de Telemetria através de um nó Publication, o fluxo de mensagens que contém esse nó deve também estar no mesmo grupo de execução de um nó SCADAInput, mesmo se não possui um fluxo de mensagens que recebe mensagens dos clientes de Telemetria. Isso porque as propriedades do nó SCADAInput identificam a porta TCP/IP utilizada para comunicação com os clientes e as características de como as mensagens são manipuladas.
Inicie e pare um listener do WebSphere MQ Telemetry Transport utilizando uma mensagem de publicação com o tópico $SYS/SCADA/MQIsdpListener/<port_number>. Defina a parte de Carga Útil do conjunto de mensagens como ON ou OFF. Substitua <port_number> pela porta única que deseja iniciar ou parar ou com all para iniciar e parar todas as portas no sistema que estão designadas como portas SCADA.
O número de mensagens manipuladas por um fluxo de mensagens depende do rendimento do processamento de mensagens e nos tempos de resposta. Revise a orientação em Otimizando Tempos de Resposta do Fluxo de Mensagens e Otimizando o Rendimento do Processamento do Fluxo de Mensagens. Além disso, é necessário considerar a Qualidade de Serviço escolhida para as mensagens recebidas ou publicadas aos clientes de Telemetria. Esse procedimento é descrito na seção Escolhendo a Qualidade de Serviço.
Qualidade de Serviço determina a confiabilidade de entrega das mensagens. Reveja as circunstâncias das mensagens processadas; em algumas situações, a perda de mensagens pode ser aceitável. Para outros cenários, a entrega das mensagens pode precisar ser garantida. As opções de Qualidade de Serviço, QoS0, QoS1 e QoS2, são descritas em Níveis e Fluxos da Qualidade de Serviço do WebSphere MQ Telemetry Transport.
Se você escolher garantir a entrega das mensagens, o intermediário deve tomar ações adicionais para preservar a mensagem até estar certo que foi entregue. Isso afeta o desempenho do intermediário e cliente, então, é necessário equilibrar a necessidade para velocidade de processamento de mensagem com a necessidade de assegurar a entrega das mensagens.
Se você escolher QoS1 ou QoS2, que indica que a mensagem deve ser entregue pelo menos, ou apenas, uma vez, o intermediário e o cliente devem fornecer um determinado nível de confirmação. O intermediário deve armazenar a mensagem, para que seja reenviada se as confirmações apropriadas não forem recebidas.
O intermediário armazena mensagens nesse banco de dados. Isso pode afetar a manipulação de mensagens, se o intermediário estiver inapto a concluir a entrada ou a saída do banco de dados quando requerido; o intermediário pode parar o processamento de mensagens se isso ocorrer. Se o banco de dados do intermediário for o DB2, desligue a próxima trava de tecla do DB2 para evitar esses problemas de conflito. Emita o seguinte comando em uma janela de comandos do DB2 para fazer essa alteração:
db2set DB2_RR_TO_RS=YES
Reinice o gerenciador de banco de dados do DB2 para que essa alteração tenha efeito.
Se escolher QoS0, a entrega das mensagens não é garantida. O intermediário não armazena as mensagens.