O comando mqsilist lista os bancos de dados que foram criados utilizando o comando mqsicreatedb. Apenas os bancos de dados criados utilizando o comando mqsicreatedb podem ser excluídos utilizando o comando mqsideletedb.
O assistente de Configuração Padrão e o assistente Preparar Amostras utilizam o comando mqsicreatedb para criar os bancos de dados para o intermediário e as amostras, utilizando o mecanismo de banco de dados padrão. Portanto, você pode listar estes bancos de dados utilizando o comando DatabaseInstanceMgr do mqsilist.
O comando mqsisetdbparms é utilizado para gerenciar a segurança de acesso apenas para bancos de dados do usuário. Ele não tem nenhum efeito em bancos de dados Derby, que não possuem proteção de segurança de acesso, nem em bancos de dados do intermediário em geral, que são controlados pelas configurações de segurança de acesso no próprio intermediário. O restante desta página se aplica apenas aos comandos mqsicreatedb, mqsideletedb e mqsichangedbimgr.
Se o DB2 versão 8.1 Fix Pak 7 ou posterior estiver instalado, os bancos de dados DB2 e Derby poderão ser criados e utilizados. Se o DB2 Run-time Client Versão 8.2 for instalado, apenas os bancos de dados Derby serão suportados. Se uma versão anterior do DB2 estiver instalada, apenas os bancos de dados DB2 poderão ser criados.
O comando mqsicreatedb tem uma opção para selecionar o mecanismo de banco de dados a ser utilizado (DB2 ou Derby). O padrão para esta opção depende dos mecanismos de banco de dados que estão instalados. Se o DB2 Run-time Client Versão 8.2 for instalado, o padrão será o Derby, caso contrário o padrão será o DB2.
Os bancos de dados criados por mqsicreatedb são gerenciados por um componente chamado Gerenciador de Instâncias de Banco de Dados. Este componente existe apenas no Windows. O componente armazena uma lista de todos os bancos de dados criados e o mecanismo de banco de dados utilizado para cada banco de dados. Normalmente, não há nenhum processo ou serviço do Windows requerido para o componente Database Instance Manager e, se você iniciar o componente, ele não será reconhecido.
Na primeira vez em que um banco de dados Derby é criado, um serviço do Windows chamado IBM MQSeries Broker DatabaseInstanceMgr6 é criado e iniciado. Esse serviço é requerido para acessar os bancos de dados Derby. Este serviço pode ser iniciado ou parado pelos comandos mqsistart e mqsistop e iniciado automaticamente quando o Windows for iniciado, se necessário. O serviço é excluído quando o último banco de dados Derby é excluído. Existe no máximo um serviço do Windows do Gerenciador de Instâncias de Banco de Dados, mesmo que você instale o WebSphere Message Broker Versão 6.0 mais de uma vez em seu computador do Windows (várias instâncias instaladas).
Os comandos de banco de dados afetam todos os bancos de dados criados em qualquer instância instalada no computador do Windows, independentemente da instância na qual eles foram criados. Por exemplo, o comando DatabaseInstanceMgr6 do mqsilist lista todos os bancos de dados que foram criados utilizando o comando mqsicreatedb neste computador do Windows. O comando mqsichangedbimgr é utilizado para alterar o nome do usuário e senha com os quais o serviço do Windows do Gerenciador de Instâncias de Banco de Dados é executado. Isto será requerido apenas se as senhas forem alteradas ou se os nomes de usuário forem atualizados após a instalação e configuração iniciais. Para obter informações adicionais, consulte Utilizando Bancos de Dados Derby no Windows.
O comando mqsicreatedb é utilizado para criar bancos de dados para serem utilizados pelo intermediário ou pelo aplicativo. O assistente Preparar Amostras e o assistente de Configuração Padrão, por exemplo, utilizam o comando mqsicreatedb para criar seus bancos de dados no Windows. Não apenas o banco de dados propriamente dito é criado (o DB2 ou Derby), mas também o DSN (Data Source Name) ODBC é criado (com o mesmo nome).
Como os nomes de origens de dados e o componente do gerenciador de instâncias são para todo o sistema, não é possível criar dois bancos de dados com o mesmo nome, no mesmo computador do Windows, mesmo que eles sejam para intermediários em diferentes instâncias instaladas do WebSphere Message Broker Versão 6.0. O comando mqsicreatedb avisa se houver tentativa de fazer isso. Qualquer banco de dados criado utilizando o comando mqsicreatedb pode ser excluído pelo comando mqsideletedb, mesmo que esse banco de dados esteja sendo utilizado por um intermediário. Consulte os links para descrições de comandos, para obter informações adicionais.