Propriedades do Conjunto de Mensagens de Formato de Ligação XML

As tabelas abaixo definem as propriedades para o Formato de Ligação XML do conjunto de mensagens.

Definições de Espaço de Nomes

Propriedade Tipo Significado
URL de Espaço de Nomes Cadeia Insira o nome do espaço de nomes que identificará qual espaço de nomes está sendo utilizado para o prefixo associado.
Prefixo Cadeia Insira o prefixo para associar os nomes de elementos e atributos utilizados ao nome do espaço de nomes.

Locais do Esquema de Espaço de Nomes

Propriedade Tipo Significado
URL de Espaço de Nomes Cadeia Insira o nome do espaço de nomes que identificará qual espaço de nomes está sendo utilizado.
Local do Esquema Cadeia Insira o local do esquema para o espaço de nomes associado que será utilizado para validar objetos no espaço de nomes.

Declarações XML

Propriedade Tipo Significado
Suprimir Declaração XML Caixa de Opções Selecione a caixa de opções para suprimir a declaração XML. Se ela estiver selecionada, a declaração (por exemplo, <?xml version='1.0'>) será suprimida.
Versão XML Tipo enumerado Isto controla o valor da versão na declaração XML gerada.

O padrão é 1.0.

Se você definir Suprimir Declaração XML como Sim, esta propriedade será ignorada.

Codificação XML Tipo enumerado Isto controla se um atributo de codificação é gravado na declaração XML gerada.

Se for selecionado Nulo, nenhum atributo de codificação será gravado na declaração XML do documento XML de saída.

Se for selecionado Como Texto de Documento, será gerado um atributo de codificação consistente com o texto no documento XML.

O padrão é Nulo.

Se você definir Suprimir Declaração XML como Sim, esta propriedade será ignorada.

Documento Independente Tipo enumerado Selecione Sim, Não ou Nulo a partir da lista drop-down. Se Nulo for selecionado, nenhuma declaração independente estará presente na declaração XML. Se você selecionar Sim ou Não, a declaração standalone = "yes" ou standalone = "no" é incluída à declaração XML quando a mensagem de saída é gravada.

A definição desta propriedade não determina se um subconjunto de DTD externo será carregado: os subconjuntos de DTD externos nunca são carregados neste release.

Se você definir Suprimir Declaração XML como Sim, esta propriedade será ignorada.

Declaração de Espaço de Nomes de Saída Tipo enumerado A propriedade Declaração de Espaço de Nomes de Saída controla onde as declarações de espaço de nomes serão colocadas no documento XML de saída.As opções são:
  • No início do documento.As declarações para todas as entradas na tabela Locais do Esquemas de Espaço de Nomes acima serão exibidas como atributos da mensagem no documento XML de saída. A desvantagem dessa opção é que, em alguns casos, podem ser exibidas declarações desnecessárias.
  • Conforme requerido. As declarações serão exibidas apenas quando requeridas por um elemento ou atributo que está contido nesse espaço de nomes. A desvantagem dessa opção é que a mesma declaração de espaço de nomes talvez precise ser exibida mais de uma vez no documento XML de saída.

A opção padrão é No início do documento.

Essa propriedade estará ativa apenas se os espaços de nomes forem ativados para esse conjunto de mensagens.

Definições de Tipo de Documento XML

Propriedade Tipo Significado
Suprimir DOCTYPE Caixa de Opções Se você selecionar a caixa de opções, a DTD (DOCTYPE Declaration) será suprimida.

O valor padrão é marcado.

ID do Sistema DOCTYPE Cadeia Especifique o ID do Sistema para o subconjunto DTD externo DOCTYPE (se DOCTYPE estiver presente). Normalmente, ele é definido como o nome do DTD gerado (ou importado) para um conjunto de mensagens.

Se Suprimir DOCTYPE for definido, essa propriedade será ignorada e não poderá ser alterada (o campo é desativado). O valor padrão é www.mrmnames.net/, seguido pelo identificador do conjunto de mensagens.

ID Público de DOCTYPE Cadeia Especifique o ID Público para o subconjunto DTD externo DOCTYPE (se DOCTYPE estiver presente e o ID do Sistema estiver especificado).

Se Suprimir DOCTYPE for definido, essa propriedade será ignorada e não poderá ser alterada (o campo é desativado). O valor padrão é o identificador do conjunto de mensagens.

Texto de DOCTYPE Cadeia Utilize esta propriedade para adicionais declarações DTD adicionais. Ela não é analisada pelo analisador XML e, portanto, não pode ser XML válido. É possível incluir definições ENTITY ou declarações DTD internas. É uma cadeia (com até 32 KB) na qual os caracteres de nova linha e de tabulação são substituídos por \n e \t, respectivamente.

O conteúdo não é analisado e aparece na mensagem de saída. Se houver um DTD em linha, o conteúdo desta propriedade terá precedência.

Se, no entanto, você definiu Suprimir DOCTYPE, essa propriedade será ignorada e não poderá ser alterada (o campo é desativado).

Para obter informações adicionais, consulte DTDs em Linha e a Propriedade de Texto DOCTYPE.

O valor padrão é vazio (não definido).

Nome da Tag Raiz

Propriedade Tipo Significado
Nome da Tag Raiz Cadeia Especifique o nome da tag raiz do conjunto de mensagens. Você pode deixar esta propriedade vazia e, neste caso, nenhuma das marcações de reinício cíclico será utilizada para mensagens (ou seja, a tag da mensagem é a raiz do documento). O nome pode ser seguido por um espaço e texto adicional para que os pares atributo/valor apareçam com a tag raiz.

O valor padrão é blank.

Suprimir Comentário de Data e Hora

Propriedade Tipo Significado
Suprimir Comentário de Data e Hora Caixa de Opções Se selecionado, a cadeia de comentário de data e hora na saída XML será suprimida.

Se nenhuma seleção for feita, o comentário não será suprimido, e um comentário no formato <!--MRM Generated XML Output on: Tue Apr 23 09:34:42 2002--> será incluído na mensagem de saída.

O padrão é que a caixa de opções seja selecionada.

Ativar Suporte à Criação de Versões

Propriedade Tipo Significado
Ativar Suporte à Criação de Versões Caixa de Opções Se selecionado, o suporte à criação de versões será ativado. Esta propriedade especifica se as definições de espaço de nomes XML são codificadas para a tag raiz na mensagem, junto com os qualificadores de espaço de nome para quaisquer elementos que não pertencem ao espaço de nomes padrão. Estas definições de espaço de nomes são utilizadas para representar as informações de dependência do conjunto de mensagens, que são utilizadas para suportar a troca de mensagens entre aplicativos que são baseados em diferentes personalizações do mesmo conjunto de mensagens.

O padrão é que a caixa de opções seja selecionada, para compatibilidade com mensagens XML MRM em releases anteriores. Se você não utilizou mensagens XML MRM em releases anteriores, deverá assegurar que esta caixa de opções não esteja selecionada.

Representação XML de Valores Booleanos

Propriedade Tipo Significado
Boolean True Value Cadeia Especifique a cadeia que será utilizada para codificar e reconhecer valores BOOLEAN true. Quando um documento XML é analisado, a cadeia 1 é sempre aceita como true para um elemento BOOLEAN. Insira uma cadeia com até 254 caracteres.

O padrão é true.1 também é válido.

Boolean False Value Cadeia Especifique a cadeia que será utilizada para codificar e reconhecer valores BOOLEAN false. Quando um documento XML é analisado, a cadeia 0 é sempre aceita como false para um elemento BOOLEAN. Insira uma cadeia com até 254 caracteres.

O padrão é false.0 também é válido.

Representação XML de Valores Nulos

Propriedade Tipo Significado
Codificação Nula Numérica Tipo enumerado Especificar a codificação nula para elementos XML numéricos. Isso fornece um método de designação de um significado nulo lógico para tais elementos. Você deve selecionar um dos valores a seguir na lista drop-down:
  • NULLEmpty. Se o valor do elemento for a cadeia vazia, o elemento será nulo. Este é o valor padrão.
  • NULLValue. Se o valor do elemento corresponder ao fornecido pela propriedade associada Codificação do Valor Nulo Numérico, o elemento será nulo.
  • NULLXMLSchema. Se o elemento contiver um atributo xsi:nil que avalia como verdadeiro, o elemento será nulo.
  • NULLValueAttribute. Essa opção é válida somente para elementos que têm a propriedade Processamento do Formato de Ligação XML configurada para XMLElementAttrVal ou XMLElementAttrIDVal. Consulte a opções de tratamento de Nulos XML para obter detalhes.
  • NULLAttribute (obsoleto). Se o elemento contiver um atributo com um nome que corresponde ao fornecido pela propriedade associada Codificação do Valor Nulo Numérico e o atributo avaliar como verdadeiro, o elemento será nulo.
  • NULLElement (obsoleto). Se o elemento contiver um elemento filho com um nome que corresponde ao fornecido pela propriedade associada Codificação do Valor Nulo Numérico, o elemento será nulo.
Consulte opções de tratamento de Nulos XML para obter detalhes completos.
Valor de Codificação Nula Numérica Cadeia Especifique o valor para qualificar a propriedade Codificação Nula Numérica se tiver configurado a mesma para NULLValue, NULLAttribute ou NULLElement. Consulte opções de tratamento de Nulos XML para obter informações adicionais.
Codificação Nula Não Numérica Tipo enumerado Especifique a codificação nula para elementos XML não numéricos. Isso fornece um método de designação de um significado nulo lógico para tais elementos. As opções são idênticas às disponíveis para a propriedade Codificação Nula Numérica.
Valor de Codificação Nula Não Numérica Cadeia Especifique o valor para qualificar a propriedade Codificação Nula Não Numérica. Consulte opções de tratamento de Nulos XML para obter informações adicionais.

Definições de DateTime

Propriedade Tipo Significado
Derivar formato padrão dateTime de tipo lógico Botão Selecione esta opção se desejar que o formato dateTime padrão seja determinado pelo tipo lógico do elemento ou atributo. Os padrões são:
dateTime
yyyy-MM-dd'T'HH:mm:ssZZZ
date
yyyy-MM-dd
time
HH:mm:ssZZZ
gYear
yyyy
gYearMonth
aaaa-MM
gMonth
--MM--
gMonthDay
--MM-dd
gDay
---dd

É possível substituir essa propriedade para um elemento ou atributo em um tipo complexo.

Utilize o Formato dateTime Padrão Botão e dateTime Selecione esta opção se desejar especificar um formato dateTime padrão, fixo para todos os elementos ou atributos do tipo lógico dateTime, date, time, gYear, gYearMonth, gMonth, gMonthDay e gDay.

O valor inicial dessa propriedade é aaaa-MM-dd'T'HH:mm:ssZZZ , que pode ser alterado por sobreposição.

É possível substituir essa propriedade para um elemento ou atributo em um tipo complexo.

Para obter informações adicionais sobre formatos dateTime, consulte Formatos DateTime.

Iniciar o século para anos de 2 dígitos Inteiro Essa propriedade determina como os anos de dois dígitos são interpretados. Especifique os dois dígitos que começam com uma janela de 100 anos que contenha o ano atual. Por exemplo, se você especificar 89, e o ano corrente for 2002, todas as datas de dois dígitos serão interpretadas como sendo no intervalo de 1989 a 2088.

O valor inicial é 53, que pode ser alterado por sobreposição.

Dias na Primeira Semana do Ano Tipo enumerado Especifique o número de dias do ano novo que devem estar na primeira semana.

O início de um ano geralmente está na metade de uma semana. Se o número de dias nessa semana for menor que o valor especificado aqui, a semana será considerada como a última semana do ano anterior; portanto, a semana 1 começará em alguns dias no ano novo. De outra maneira, ela será considerada a primeira semana do ano novo; portanto, a semana 1 começará alguns dias antes do ano novo.

Selecione Utilizar Locale do Intermediário, que faz com que o intermediário obtenha as informações da plataforma subjacente, ou selecione um número da lista drop down.O valor inicial é 4.

Primeiro Dia da Semana Tipo enumerado Especifique o dia no qual cada nova semana é iniciada.

Selecione Utilizar Locale do Intermediário, que faz com que o intermediário obtenha as informações da plataforma subjacente, ou selecione um valor da lista drop down.O valor inicial é segunda-feira.

Verificação Precisa de Data/Hora Caixa de Opções Selecione essa opção se desejar restringir os dateTimes a um formato válido de dateTime. Isso permitirá que 35 de março seja processado como 4 de abril e 10:79 seja processado como 11:19. Se Verificação Precisa de Data/Hora estiver definido, o recebimento de um dateTime incorreto causará um erro. O padrão é restringir dateTimes.
Verificação Estrita de dateTime
Os exemplos de verificação estrita de dateTime são:
  • DateTimes serão restringidos apenas a dateTimes válidos. Isto não permitirá que datas como 35 de março sejam processadas como 4 de abril e 10:79 seja processada como 11:19. O recebimento de um dateTime out-of-band como estes exemplos causarão um erro.
  • O número de caracteres para um componente dateTime numérico deve estar dentro dos limites dos símbolos de formatação correspondentes. Repita o símbolo para especificar o número mínimo de dígitos requeridos. O número máximo de dígitos permitido será o limite superior de um símbolo específico. Por exemplo, o dia do mês tem um limite superior igual a 31, portanto, uma cadeia de formatações igual a d permitirá que os valores 2 ou 21 sejam analisados, mas não permitirá o valor 32 ou 210. Na saída, os números são preenchidos com zeros para o comprimento especificado. Um ano é um caso especial, consulte a propriedade de conjunto de mensagens Início de século para anos de 2 dígitos. Para segundos fracionários, o comprimento deve corresponder implicitamente ao número de símbolos de formato na entrada. A saída é arredondada para o comprimento especificado.
  • Os espaços em branco não serão ignorados. Os espaços em branco na cadeia de entrada devem corresponder ao mesmo número e posição de espaços em branco na cadeia de formatações.
  • Se ainda houver dados a serem analisados na cadeia de entrada, quando todos os símbolos na cadeia de formatações tiverem sido correspondidos, ocorrerá um erro.
Verificação de dateTime Tolerante
Os exemplos de verificação de dateTime tolerante são:
  • O analisador converterá valores dateTime out-of-band no valor in-band apropriado. Por exemplo, uma data 2005-05-32 será convertida em 2005-06-01.
  • A saída de dateTimes sempre estará de acordo com a contagem de símbolos. Por exemplo, uma cadeia de formatações de yyyy-MM-dd (em que '-' é o separador de campo) permite que um ou mais caracteres sejam analisados em relação a MM e dd. Isso permitiria que datas inválidas como 2005-1-123 e 2005-011-12 fossem inseridas. O primeiro valor de 2005-1-123 seria exibido como a data 2005-05-03 e o segundo valor de 2005-011-12 seria exibido como a data 2005-11-12.
  • O número do símbolo Z de formatação de fuso horário será aplicável apenas ao formato dateTime de saída.
  • Os espaços em branco serão ignorados.
Fuso Horário Tipo enumerado O valor definido para essa propriedade será utilizado se o valor especificado para a propriedade Formato Padrão de DateTime não incluir informações sobre Fuso Horário.

O valor inicial é Utilizar Locale do Intermediário que faz com que o intermediário obtenha as informações da plataforma subjacente.

Você pode alterar isso utilizando a caixa drop down.

Horário de Verão Caixa de Opções Selecione esta opção se a área na propriedade Fuso Horário observar o horário de verão.Se ela não observar o horário de verão, esta opção não deve ser selecionada.

Por exemplo, se uma área for selecionada em Fuso Horário e esta opção não for selecionada, o valor transmitido representará o fuso horário sem o horário de verão.

O padrão é não observar o horário de verão.

Utilizar o Formato UTC de Entrada na Saída Caixa de Opções Esta propriedade se aplica a elementos e atributos de tipo lógico xsd:dateTime ou xsd:time que possuem um formato dateTime de I, IU, T ou TU ou que inclui ZZZ ou ZZZU.

Tais elementos e atributos podem especificar UTC (Consolidated Universal Time) utilizando o caractere Z ou o fuso horário +00:00 no valor. Na entrada, o analisador MRM lembra a forma que o UTC foi especificado.

Se esta propriedade for verificada e o elemento ou atributo for copiado para uma mensagem de saída, o formato UTC será preservado para a mensagem de saída e substituirá o implícito pela propriedade de formato dateTime.

Se esta propriedade não for verificada ou o elemento ou atributo não tiver sido copiado de uma mensagem de entrada, o formato UTC na mensagem de saída será controlado apenas pela propriedade de formato dateTime.

O padrão para esta propriedade é não verificado.

Política de saída xsi:type

Propriedade Tipo Significado
Política de saída para atributos xsi:type Tipo enumerado

Ao gravar documentos XML, essa propriedade permite especificar as circunstâncias sob as quais o atributo xsi:type dos elementos será colocado na saída.

Nunca
Não coloque na saída atributos xsi:type para elementos, mesmo se os atributos xsi:type aparecerem na árvore de mensagens.
Quando Presente
Coloque na saída atributos xsi:type para elementos somente quando os atributos xsi:type aparecerem na árvore de mensagens.
Sempre (Somente elementos simples)
Assegure que todos os elementos simples sejam colocados na saída com um atributo xsi:type. Se um elemento simples já tiver um atributo xsi:type na árvore de mensagens, ele será utilizado, caso contrário, um atributo xsi:type será gerado utilizando as regras da tabela abaixo.
Sempre (Todos os elementos)
Assegure que todos os elementos sejam colocados na saída com um atributo xsi:type, se possível. Se um elemento já tiver um atributo xsi:type na árvore de mensagens, ele será utilizado, caso contrário, um atributo xsi:type será gerado utilizando as regras da tabela abaixo.
Seguir as Regras de Codificação SOAP
Siga o mesmo comportamento que para Sempre (Somente elementos simples). Além disso, coloque na saída um atributo de estilo de codificação SOAP na tag raiz de todas as mensagens.

Se um atributo xsi:type precisar ser colocado na saída, mas não aparecer na árvore de mensagens, seu valor será gerado da seguinte forma:

Tipo de elemento Valor gerado quando o elemento é definido no modelo Valor gerado quando o elemento é autodefinido
Tipos Simples

Se o tipo for global ou for um tipo interno, utilize-o.

Se o tipo for local, utilize o tipo global ou interno a partir do qual ele é derivado.

Utilize o tipo interno que melhor corresponde ao tipo de dados do elemento na árvore de mensagens.
Tipo complexo com conteúdo simples

Se o tipo for global, utilize-o.

Se o tipo for local, utilize o tipo global ou interno a partir do qual ele é derivado.

Utilize o tipo interno que melhor corresponde ao tipo de dados do elemento na árvore de mensagens.
Tipo complexo com conteúdo complexo

Se o tipo for global, utilize-o.

Se o tipo for local, nenhum atributo xsi:type é colocado na saída.

Nenhum atributo xsi:type é colocado na saída.
Conceitos relacionados
Formatos Físicos no Domínio MRM
Formato de Ligação XML
Formato de Ligação XML: Manipulação de Atributos xsi:type
Formato de Ligação XML: Relacionamento com o Modelo Lógico
Tarefas relacionadas
Trabalhando com Propriedades Físicas
Referências relacionadas
Propriedades do Conjunto de Mensagens
Propriedades do Conjunto de Mensagens CWF
DTDs em Linha e a Propriedade de Texto DOCTYPE
Propriedades do Conjunto de Mensagens de Formato TDS
Propriedades da Documentação para Todos os Objetos do Conjunto de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ad09260_