Todos os tipos de dados ESQL (exceto REFERENCE) suportam o conceito de valor nulo. Um valor nulo significa que o valor é desconhecido, não definido ou não inicializado. Os valores nulos podem surgir pela referência de campos de mensagem que não existem, acessar colunas do banco de dados para o qual nunca foram fornecidos dados, ou utilizar a palavra-chave NULL, que fornece um valor literal nulo.
Nulo é um estado distinto e não é o mesmo a nenhum outro valor. Em específico, para inteiros, ele não é igual ao valor 0 e para variáveis de caracteres, ele não é igual a uma cadeia de caracteres zero. As regras de aritmética de ESQL consideram valores nulos e geralmente você não toma conhecimento de sua existência. Geralmente, mas não sempre, essas regras significam que se algum operando for nulo, o resultado será nulo.
Se uma expressão retornar um valor nulo, em geral, seu tipo de dados não será conhecido. Todos os valores nulos, qualquer que seja sua origem, conseqüentemente serão tratados de maneira igual.
Isso pode ser considerado porque eles pertencem ao tipo de dados NULL, que é um tipo de dados que pode ter apenas um valor, nulo.
Uma expressão sempre retornará NULL se qualquer um de seus elementos for NULL.
Para testar se um campo contém um valor nulo, utilize o operador IS descrito em Operator=.
SET OutputRoot.XML.Msg.Data.Name = NULL; -- exclui o campo
SET OutputRoot.XML.Msg.Data.Name VALUE = NULL; -- designa um valor NULL a um campo sem excluí-lo