Criando um Banco de Dados DB2 no Windows

Utilize o comando mqsicreatedb para criar um banco de dados DB2 ou Derby para o intermediário. Como alternativa, você pode utilizar o Centro de Controle do DB2 para criar um banco de dados DB2. Se preferir, você pode utilizar qualquer outro método suportado pelo DB2 (inclusive a linha de comandos ou arquivos em lote); consulte a documentação do DB2 para obter detalhes sobre como fazer isso.

Quando criar um intermediário , especifique o ID do usuário e senha utilizados para conexão com o banco de dados. O ID do usuário deve ser conhecido para o banco de dados e deve possuir as tabelas que estão sendo acessadas. Quando criar o banco de dados, assegure-se de que está criando-os para o ID do usuário correto. O DB2 autentica o ID do usuário utilizando o gerenciamento de usuário do sistema operacional; não é necessário definir o ID do usuário para o DB2 em si.

  1. Se quiser criar um banco de dados com o comando mqsicreatedb, digite o comando na linha de comandos, especificando os parâmetros apropriados. Você deve fornecer um ID do usuário e uma senha conhecidos para o DB2. Indique se você deseja criar um banco de dados DB2 ou um banco de dados Derby. Para obter informações adicionais sobre esses e outros parâmetros, consulte o comando mqsicreatedb.

    Se quiser utilizar o Centro de Controle em vez do comando mqsicreatedb, conclua a etapa 2.

  2. Inicie o Centro de Controle do DB2. Para cada banco de dados que você cria:
    1. Expanda Todos Sistemas na árvore de objetos no Centro de Controle do DB2 até localizar Bancos de Dados. Clique com o botão direito do mouse em Bancos de Dados e clique em Criar Banco de Dados > Padrão.
    2. Insira um nome e alias do banco de dados. Se você tiver uma convenção de nomenclatura para bancos de dados, escolha um nome compatível. O nome do alias pode ser o mesmo que o nome do banco de dados. Os nomes dos bancos de dados são limitados a oito caracteres. Por exemplo, digite WBRKBKDB.
    3. Clique em Concluído.
  3. Você deve aumentar o tamanho de heap do banco de dados para garantir que ele seja suficiente para o intermediário. Esta tarefa é descrita em Personalizando Bancos de Dados DB2.
  4. Quando tiver concluído essas etapas para cada banco de dados criado, clique em OK.

Se você utilizar a linha de comandos do DB2 para criar os bancos de dados, você deve ligar o pacote db2cli ao banco de dados. Não é necessário fazer isso se tiver utilizado o assistente Centro de Controle do DB2, o comando mqsicreatedb ou se tiver criado o intermediário com o assistente Configuração Padrão.

  1. Abra uma janela Processador de Linha de Comandos do DB2.
  2. Conecte-se com o banco de dados do intermediário:
    db2cmd db2 CONNECT to <SeuNomedoBancodeDadosdoIntermediário>
  3. Digite os seguintes comandos, onde c:\ á a unidade na qual o DB2 foi instalado. Você deve digitar o caminho completo da instalação do DB2; não utilize espaços nem aspas.
    db2 bind
    C:\SQLLIB\BND\@db2ubind.lst GRANT PUBLIC
    db2 bind C:\SQLLIB\BND\@db2cli.lst GRANT PUBLIC
  4. Repita as duas etapas anteriores para cada banco de dados do intermediário.
Tarefas relacionadas
Configurando Bancos de Dados de Componentes
Conectando-se aos Bancos de Dados
Personalizando Bancos de Dados DB2
Autorizando Acesso aos Bancos de Dados
Utilizando o Assistente Configuração Padrão
Referências relacionadas
Bancos de Dados Suportados
Comando mqsicreatedb
Comando mqsideletedb
Comando mqsichangedbimgr
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ah14470_