Nó AggregateReply

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó AggregateReply para marcar o final de uma captação de agregação. Ele coleta respostas e as combina em uma única mensagem composta.

Agregação é uma extensão do modelo de aplicativo de pedido/resposta. Ela combina a geração e difusão de vários pedidos relacionados à recepção das respostas correspondentes e compila estas respostas em uma única mensagem de resposta agregada.

A função de agregação é fornecida pelos três seguintes nós:

  1. O nó AggregateControl marca o início de uma difusão de solicitações que fazem parte de uma agregação. Ele envia uma mensagem de controle que é utilizada pelo nó AggregateReply para corresponder os diferentes pedidos que foram feitos. As informações propagadas do terminal de controle incluem o identificador do intermediário, a propriedade do nome agregado e a propriedade de tempo limite. As informações de agregação incluídas na mensagem Ambiente pelo nó AggregateControl não devem ser alteradas.
  2. O nó AggregateRequest registra o fato de que as mensagens de pedidos foram enviadas. Ele também coleta informação que ajuda o nó AggregateReply a construir a mensagem de resposta agregada.As informações incluídas na mensagem Ambiente pelo AggregateRequest devem ser preservadas; caso contrário, a agregação falha.
  3. O nó AggregateReply marca o final de uma captação de agregação. Ele coleta respostas e as combina em uma única mensagem de resposta agregada.

O nó AggregateReply é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó AggregateReply

Quando as mensagens que chegam são armazenadas pelo nó AggregateReply antes de todas as respostas para a agregação serem recebidas, a persistência da mensagem determina se ela sobreviverá a uma reinicialização.

Se durante uma agregação uma ou mais das mensagens de resposta não forem recebidas pelo nó AggregateReply, o processamento normal de tempo limite ou de mensagem desconhecida lida com as respostas que já foram recebidas.

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Veja as amostras a seguir para consultar sobre como utilizar este nó:

Configurando o Nó AggregateReply

Quando tiver colocado uma instância do nó AggregateReply em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo. Clique com o botão direito do mouse na exibição do editor clique em Propriedades. As propriedades básicas do nó são exibidas.

Todas as propriedades mandatórias, para as quais é necessário inserir um valor (aquelas que não possuem um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco no diálogo das propriedades.

Configure o nó AggregateReply da seguinte forma:

  1. Insira um valor para o Nome Agregado.Esse nome é utilizado para associar o fluxo de mensagens de recepção ao fluxo de mensagens de difusão. Esse valor deve ser contextualmente exclusivo no intermediário. Essa propriedade é obrigatória; é necessário digitar um valor.
  2. Insira um valor para Tempo Limite de Mensagem Desconhecido.Esse valor é especificado em segundos. Especifica o período de tempo para o qual as mensagens que não podem ser identificadas como respostas válidas são retidas antes de serem propagadas para o terminal unknown.

    Se você digitar 0 ou não digitar um valor, o tempo limite será desativado e as mensagens desconhecidas serão propagadas para o terminal unknown após o recebimento.

  3. Selecione o Modo de Transação para definir as características transacionais dessa mensagem:
    • Se você selecionar a caixa de opções, o fluxo de mensagens subseqüente ficará sob controle da transação. Isso permanece verdadeiro para mensagens derivadas da mensagem de saída e que formam a saída de um nó MQOutput, a menos que o nó MQOutput substitua explicitamente o status da transação. Este é o padrão. (Nenhum outro nó poderá alterar as características transacionais da mensagem de saída.)
    • Se você limpar a caixa de opções, o fluxo de mensagens subseqüente não ficará sob controle da transação. Isso permanece verdadeiro para mensagens derivadas da mensagem de saída e que formam a saída de um nó MQOutput, a menos que o nó MQOutput tenha especificado que a mensagem deve ser colocada sob o ponto de sincronização.
  4. Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.
  5. Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó AggregateReply sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

    Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó AggregateReply são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Control O terminal de entrada que aceita mensagens de controle enviadas por um nó AggregateControl correspondente.
Nota: O terminal Control está obsoleto na Versão 6.0; para utilizar conexões com o terminal Control, consulte Utilizando Mensagens de Controle em Fluxos de Agregação.
Entrada O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.
Defeito O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for detectado um defeito durante o processamento.
Desc. O terminal de saída para o qual as mensagens serão roteadas quando não puderem ser identificadas como mensagens de resposta válidas.
Saída O terminal de saída para o qual a mensagem composta será roteada quando o processamento for concluído com êxito.
Tempo Limite O terminal de saída para o qual a mensagem composta incompleta é roteada quando o intervalo de tempo limite é especificado no nó AggregateControl correspondente expirou.
Capturar O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for emitida uma exceção downstream e, em seguida, capturada por este nó.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Básicas do nó AggregateReply são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Nome Agregado Sim Sim   Um nome que pode ser utilizado para associar o fluxo de mensagens de recepção a um fluxo de mensagens de difusão. Essa propriedade é obrigatória.
Tempo Limite de Mensagens Desconhecido Não Não 0 O período de tempo para o qual as mensagens que não podem ser identificadas como respostas são retidas antes de serem propagadas para o terminal unknown.
Modo de Transação Sim Não Selecionada Determina se as mensagens propagadas por este nó são colocadas de forma transacional. Se você selecionar a caixa de opções, esta ação é executada.
Nota: No z/OS, se a propriedade Tempo Limite da Mensagem Desconhecido estiver configurada para zero, configure o parâmetro EXPRYINT do gerenciador de filas para 5.

As propriedades de Descrição do nó AggregateReply são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Referências relacionadas
Nó AggregateControl
Nó AggregateRequest
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04750_