Interfaces de Programação de Aplicativo

O WebSphere Message Broker não fornece nenhuma interface de programação exclusiva, mas suporta várias interfaces de programação que já estão sendo utilizadas atualmente por aplicativos do sistema de mensagens.

Se você tiver aplicativos de usuário final existentes que estão gravados nessas interfaces, geralmente, eles poderão ser executados sem alteração em um ambiente de intermediário. Você deve criar os fluxos de mensagens para interagir com esses aplicativos nos protocolos suportados, utilizando os nós de entrada e saída apropriados. O WebSphere Message Broker fornece nós de entrada e saída internos para seus protocolos suportados e você pode criar seus próprios nós definidos pelo usuário para suportar protocolos adicionais, se preferir.

Você também pode criar novos aplicativos de usuário final para interagir com o intermediário.

Cabeçalhos de Mensagens

O WebSphere Message Broker fornece analisadores para um grande número de cabeçalhos do WebSphere MQ e, portanto, pode aceitar mensagens que contêm estes cabeçalhos através dos protocolos WebSphere MQ Enterprise Transport, WebSphere MQ Mobile Transport e WebSphere MQ Telemetry Transport.

As mensagens devem incluir um MQMD (WebSphere MQ Message Descriptor) como o primeiro cabeçalho, que deve preceder dados do usuário ou do aplicativo em cada mensagem. O MQMD contém informações básicas de controle que devem viajar com a mensagem, incluindo:

Quando uma mensagem é processada por um intermediário do WebSphere Message Broker, ela normalmente (mas não necessariamente) possui um ou mais cabeçalhos adicionais. O cabeçalho após o MQMD é sempre identificado no campo de formato no MQMD e ele próprio contém outro campo de formato para identificar o cabeçalho que segue, ou o formato dos dados do usuário.

Os cabeçalhos adicionais podem incluir:

MQRFH
O cabeçalho de Regras e de Formatação é utilizado pelo WebSphere MQ Publicação/Assinatura.
MQRFH2
O MQRFH2 é uma versão atualizada do MQRFH e permite que cadeias Unicode sejam transportadas sem conversão e pode transportar tipos de dados numéricos. O cabeçalho MQRFH2 transporta uma descrição do conteúdo da mensagem, para que o WebSphere Message Broker possa selecionar o analisador de mensagem correto quando processamento baseado em conteúdo for realizado na mensagem. Além disso, este cabeçalho contém mensagens de comando Publicação/Assinatura. As mensagens criadas pelo nó SCADAInput sempre incluem cabeçalhos MQRFH2.

Utilize o cabeçalho MQRFH2 em todos os novos aplicativos gravados para o ambiente WebSphere Message Broker que usam um protocolo suportado na tecnologia WebSphere MQ. O cabeçalho MQRFH2 deve vir imediatamente antes do corpo da mensagem (ou seja, o último cabeçalho).

Se um cabeçalho MQRFH2 não estiver incluído (que é normalmente o caso de o aplicativo utilizar um protocolo suportado que não se baseia na tecnologia WebSphere MQ), você deverá configurar o fluxo de mensagens que processa suas mensagens para especificar as características da mensagem (definindo as propriedades do nó input).

Conceitos relacionados
Publicação/Assinatura
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo aplicativos do Publicação/Assinatura
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Referências relacionadas
Publicação/assinatura
Cabeçalho do MQRFH2
Nós Internos
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac00455_