O rastreio de serviço é um dos dois tipos de rastreio opcional disponíveis no WebSphere Message Broker. O rastreio de serviço está inativo por padrão, e deve ser ativado explicitamente por um comando quando você precisar de outras informações além das fornecidas pelas entradas no Registro de Eventos ou pelo rastreio do usuário.
Com o rastreio de serviço é possível ativar rastreio mais abrangente do intermediário e iniciar o rastreio para o workbench, Configuration Manager e Servidor de Nome de Usuário. Também é possível rastrear a execução de todos os comandos descritos em Comandos, incluindo os próprios comandos de rastreio. Utilize o comando mqsichangetrace para trabalhar com o rastreio de serviço; não se pode utilizar o workbench.
Ative o rastreio de serviço somente quando receber uma mensagem de erro que o instrua a isto ou quando instruído a fazê-lo pelo Centro de Suporte da IBM.
Quando ativa o rastreio do serviço, você causa o processamento adicional para cada atividade no componente que está sendo rastreado. Grandes quantidades de dados são geradas pelos componentes. Espera-se que ocorra algum impacto no desempenho enquanto o rastreio do serviço estiver ativo. É possível limitar esse processamento adicional sendo seletivo sobre o que se rastreia e restringindo o tempo durante o qual o rastreio está ativo.
O diretório no qual os registros de rastreio de serviço são gravados deve ser capaz de conter todos os registros para esse computador. Pode ser interessante colocá-lo em um sistema de arquivos separado, se isso for permitido pelo operador do sistema.