Ao utilizar o formato de ligação TDS, é necessário estar de acordo com várias regras que se aplicam à definição de valores de propriedades. Isso é necessário para evitar quaisquer discrepâncias durante o processamento de uma mensagem no modelo especificado.
As restrições para formatos de mensagem são verificadas. Elas seguirão as regras especificadas em Integridade do Modelo de Mensagem TDS. A maioria das regras são aplicadas por pelo menos uma destas razões:
Por exemplo, em um tipo de separação de Comprimento Fixo todos os elementos devem ter algum comprimento definido, diretamente ou utilizando uma Referência de Comprimento.Sem essas informações, é impossível informar ao fluxo de bits da mensagem onde um elemento de dados é finalizado e onde o próximo é iniciado.
Tais regras são aplicadas quando um elemento de tipo complexo está presente dentro de outro tipo complexo. Um exemplo disso seria que não é possível ter um tipo de separação Marcado Delimitado dentro de um tipo de Comprimento Fixo. Como um tipo de separação Marcado Delimitado possui comprimento variável, o tipo pai Comprimento Fixo não poderia informar onde esse elemento específico foi finalizado, pois não haveria nenhum comprimento fornecido. Portanto, a mensagem não poderia ser processada.
Elas ocorrem quando uma composição de grupo ou uma validação de conteúdo do grupo não pode ser utilizada junto com um tipo de separação específico. Novamente, isso serve para a integridade da mensagem. Por exemplo, um tipo de separação Todos os Elementos Delimitados não pode ter uma composição de grupo Aberta, pois ainda não existem informações sobre o que os elementos extras representam e onde eles estão no fluxo de bits.