O editor ESQL é o editor padrão fornecido pela Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário para edição de arquivos ESQL (.esql).
O editor é ativado na área do editor quando você seleciona o item de menu Abrir ESQL para um nó Compute, Database ou Filter ou quando você dá um clique duplo em um arquivo ESQL na visualização do navegador.
O editor ESQL possui as seguintes visualizações:
O editor ESQL fornece:
O Assistente de Conteúdo ajuda a construir referências ao conteúdo da pasta Propriedades. Quando você utiliza o editor ESQL com mensagens predefinidas, isso também o ajuda a construir as referências de campo.
Ao utilizar o editor ESQL com as definições do esquema de banco de dados, o Assistente de Conteúdo o ajuda a construir referências de esquema, tabela e coluna. Você também pode utilizar o editor ESQL para chamar mapas definidos pelo usuário.
Ao criar funções e procedimentos dentro do arquivo ESQL, os nomes que você define não devem iniciar com os caracteres IBM_ (IBM e sublinhado).
Clique com o botão direito do mouse na visualização do editor para acessar as seguintes funções adicionais:
Clique em Organizar Caminhos do Esquema e qualquer esquema do intermediário contendo procedimentos ou uma função chamada pelo arquivo ESQL é automaticamente adicionado à instrução PATH (se ainda não adicionou). Essa função varre o arquivo ESQL em busca de instâncias de procedimentos ou de função residente em esquemas ainda não totalmente qualificados no arquivo.
Clique em Incluir Caminho do Esquema quando codificar uma chamada para um procedimento ou função residente em um esquema de intermediário diferente e para qualquer procedimento ou função na instrução PATH e este esquema é adicionado à instrução PATH. Assegure-se de que o cursor esteja sobre o nome do procedimento que está sendo chamado.
É possível modificar as definições que afetam a maneira como o código ESQL é manipulado:
A validação detecta quatro problemas potenciais:
Para cada uma destas situações, selecione uma das seguintes definições de validação:
A validação não verifica se você possui nomes especificados no caso no qual os declarou. Os nomes de módulos, funções e procedimentos não fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas; todos os outros nomes (esquemas, constantes, variáveis e rótulos) fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas. Verifique se os nomes que você utiliza correspondem às declarações para esses nomes porque o intermediário os trata fazendo distinção entre maiúsculas e minúsculas e gerará um erro de tempo de execução se não corresponderem.
Para obter detalhes sobre como alterar essas preferências, consulte Alterando Preferências do ESQL.