Este tópico ilustra o comportamento que WebSphere Message Broker espera quando um banco de dados passa por quiesce. Um administrador de banco de dados emite a instrução de quiesce em um banco de dados; não é uma função do intermediário.
Este tópico supõe três coisas sobre o banco de dados que está passando por quiesce:
- O banco de dados pode passar por quiesce
- Novas conexões com o banco de dados são bloqueadas pelo banco de dados quando está passando por quiesce
- Fluxos de Mensagens utilizando o banco de dados eventualmente tornam-se inativos
A lista a seguir mostra o comportamento esperado enquanto o banco de dados está passando por quiesce:
- Informe ao banco de dados para fazer quiesce. Assim que você informar ao banco de dados para fazer quiesce, as conexões que estão em utilização permanecerão em uso, mas nenhuma nova conexão com o banco de dados será permitida.
- Processando mensagens. As mensagens que estão utilizando conexões existentes com o banco de dados continuam a utilizar as conexões até que elas se tornem inativas.
Isso pode levar um longo tempo se as mensagens continuarem a ser processadas. Para assegurar que as mensagens não sejam mais processadas, pare o fluxo de mensagens. Parar o fluxo de mensagens pára as mensagens que estão sendo processadas e libera as conexões com o banco de dados que o fluxo estava utilizando. Isso assegura que as conexões com o banco de dados que o fluxo mantém tornem-se inativas.
- As conexões com o banco de dados para o fluxo de mensagens tornam-se inativas. Isso faz com que o intermediário libere as conexões com os banco de dados de usuário que o fluxo de mensagens está utilizando. Quando todas as conexões com o banco de dados do intermediário e de quaisquer outros aplicativos utilizando o banco de dados forem liberadas, o banco de dados poderá concluir sua função de quiesce.