O WebSphere Message Broker executa operações de cadeia no UCS-2 (Universal Character Set coded in 2 octets). Se cadeias que chegam não estiverem codificadas em UCS-2, elas devem ser convertidas para UCS-2. O intermediário utiliza conversores de página de códigos ICU (International Components for Unicode) para fazer isso. O Consórcio de Unicode possui informações adicionais sobre o Unicode.
Um conversor de página de códigos é um mapeamento da seqüência de bytes em uma página de códigos para uma representação serializada de UCS-2, conhecida como formato UTF-16 (UCS Transformation Format 16 bit). Um conversor de página de códigos permite que o intermediário crie uma representação UCS-2 de uma cadeia que chega.
O WebSphere Message Broker atualmente suporta as páginas de códigos listadas em Páginas de Códigos Suportadas. Se precisar de suporte para uma página de códigos adicional ou se precisar de uma variante diferente de uma página de códigos, é possível estender o intermediário para suportar essa página de códigos.