Conectando Componentes

Antes de começar:

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído as tarefas a seguir:

Execute as etapas abaixo para fazer conexões entre o Configuration Manager, intermediários e o Servidor de Nome de Usuário.

Se os componentes em seu domínio de intermediário forem suportados por diferentes gerenciadores de filas, estabeleça conexões do WebSphere MQ entre esses gerenciadores para permitir a troca de mensagens. É importante que cada intermediário possa trocar mensagens com o Servidor de Nome de Usuário que fornece serviços de nomes do usuário para o intermediário.

Se todos os componentes de domínio do intermediário forem executados no mesmo sistema e utilizarem um único gerenciador de filas, não será necessário criar nenhuma conexão do WebSphere MQ entre seus intermediários.

Para obter a conexão requerida, conclua as seguintes etapas. Todas as etapas aqui são ilustradas com exemplos do MQSC. Você pode utilizar qualquer método apropriado para definir esses recursos. Esses exemplos assumem que os gerenciadores de filas sejam chamados COMP1 e COMP2.

O valor de 104857600 para maxmsgl nas etapas a seguir é apenas um exemplo. Convém verificar a documentação apropriada do WebSphere MQ para confirmar o valor para maxmsgl que pode ser utilizado em plataformas específicas.

Além disso, observe que é necessário configurar o atributo maxmsgl apenas na fila de transmissão que envia mensagens a partir do gerenciador de filas do Configuration Manager ao gerenciador de filas do intermediário.

  1. Defina uma fila de transmissão em cada gerenciador de filas do componente. Essas filas coletarão mensagens prontas para transmissão entre componentes. Forneça à fila de transmissão o mesmo nome que o gerenciador de filas para o qual ela transmite mensagens (ou seja COMP1 e COMP2 neste exemplo). Além disso, configure o atributo maxmsgl para seu valor máximo.
    Por exemplo, no gerenciador de filas COMP1:
    define qlocal('COMP2') usage(XMITQ) maxmsgl (104857600) replace
    e no gerenciador de filas COMP2:
    define qlocal('COMP1') usage(XMITQ) replace
  2. Defina os canais para a conexão. Utilize pares de canais emissor/receptor para todas as comunicações de duas direções entre gerenciadores de filas que hospedam componentes do WebSphere Message Broker.
    1. Defina o canal emissor no gerenciador de filas do primeiro componente (Sender(3)). Isso transportará mensagens enviadas pelo primeiro componente para o segundo componente.

      Aloque nomes de conexões de acordo com as convenções de rede do WebSphere MQ e especifique o protocolo que está sendo utilizado para essa conexão e a porta na qual o listener está atendendo.

      Por exemplo, no gerenciador de filas COMP1:

      define channel('COMP1_TO_COMP2') chltype(sdr) trptype(tcp)
      conname('WBRKSYS1(1415)') xmitq('COMP2')
      maxmsgl (104857600) replace
    2. Defina um canal receptor no gerenciador de filas do primeiro componente (Receiver(2)).As mensagens enviadas pelo segundo componente para o primeiro serão recebidas por esse canal.
      Esse canal receptor deve ter o mesmo nome que o canal emissor em COMP2, definido na Etapa 2c. Por exemplo, no gerenciador de filas COMP1:
      define channel('COMP2_TO_COMP1') chltype(rcvr) trptype(tcp)
      maxmsgl (104857600) replace
    3. Defina o canal emissor no gerenciador de filas do segundo componente (Sender(1)). Isso transportará mensagens enviadas pelo segundo componente para o primeiro componente.

      Aloque nomes de conexões de acordo com as convenções de rede do WebSphere MQ e especifique o protocolo que está sendo utilizado para essa conexão.

      Por exemplo, no gerenciador de filas COMP2:

      define channel('COMP2_TO_COMP1') chltype(sdr) trptype(tcp)
      conname('WBRKSYS1(1414)') xmitq('COMP1')
      maxmsgl (104857600) replace
    4. Defina um canal receptor no gerenciador de filas do segundo componente (Receiver(4)).As mensagens enviadas pelo primeiro componente para o segundo serão recebidas por esse canal.

      Esse canal receptor deve ter o mesmo nome que o canal emissor em COMP2, definido na Etapa 2a. Por exemplo, no gerenciador de filas COMP2:

      define channel('COMP1_TO_COMP2') chltype(rcvr) trptype(tcp)
      maxmsgl (104857600) replace
  3. Crie e inicie um listener para cada protocolo em utilização.
  4. Inicie os canais emissores (1) e (3) nos respectivos gerenciadores de filas. Você pode configurar iniciadores de canais para esses canais. Isso reduz a sobrecarga permitindo que os canais parem quando não houver tráfego de mensagens, mas assegura a inicialização automática quando existem mensagens para serem transportadas.

Você pode configurar um único canal receptor no gerenciador de filas do Configuration Manager para suportar todos os canais emissores criados para os intermediários. Isso requer uma única definição no Configuration Manager e uma única definição de emissor em cada intermediário que deve ter o mesmo nome em cada intermediário. Você também pode utilizar esse canal receptor no Configuration Manager para suportar comunicações a partir do Servidor de Nome de Usuário.

Todas as conexões do WebSphere MQ entre componentes do WebSphere Message Broker e entre clientes e componentes do WebSphere Message Broker podem ser configuradas utilizando qualquer um dos protocolos de comunicação suportados pelo WebSphere MQ (TCP/IP e SNA em todos os sistemas operacionais e também NetBIOS e SPX no Windows).

Conceitos relacionados
Intermediários
Configuration Manager
Servidor de Nome de Usuário
Tarefas relacionadas
Criando um Configuration Manager
Criação de um Intermediário
Criando um Servidor de Nome de Usuário
Conectando o Servidor de Nome de Usuário à Rede do WebSphere Message Broker
Ativando Aplicativos para Utilizar Publicação/Assinatura
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ae18060_