Este tópico descreve como determinar o número de conexões do banco de dados que um intermediário requer para planejamento de capacidade e de recursos. O intermediário faz uma conexão do banco de dados com o DSN (Data Source Name) do ODBC para cada DSN, mesmo se diferentes DSNs resolverem para o mesmo banco de dados físico.
O número de conexões para um banco de dados do usuário que um intermediário requer depende das ações dos fluxos de mensagens que acessam o banco de dados. Para cada intermediário que acessa um banco de dados, é necessária uma conexão para cada DSN (Data Source Name) de ODBC para cada encadeamento do fluxo de mensagens. Se um nó diferente do mesmo encadeamento utilizar o mesmo DSN, a mesma conexão será utilizada, a menos que um modo de transação diferente seja utilizado, nesse caso, outra conexão será requerida. Isso é explicado em maior detalhe em Conexões de Banco de Dados para Fluxos de Mensagens Coordenados.
Conexões com o banco de dados do fluxos de mensagens que não são coordenadas são liberadas quando um fluxo não tem nenhum trabalho. Por exemplo, uma conexão é liberada se não houver nenhuma mensagem em uma fila de entrada do fluxo de mensagens e o banco de dados não tiver sido acessado por um minuto.
No Windows, UNIX e Linux, para evitar a interrupção da coordenação, as conexões com o banco de dados não são liberadas para o fluxos de mensagens coordenado.
No z/OS, conexões com o banco de dados do fluxos de mensagens coordenado são liberadas se o banco de dados não tiver sido acessado por um minuto.
Se estiver utilizando o mesmo banco de dados para os dados de aplicativo do usuário e para dados internos do intermediário, inclua os dois requisitos de conexões juntos, quando for calcular quantas conexões são necessárias. Para obter detalhes de requisitos de conexão do banco de dados do intermediário, consulte Conectando-se aos Bancos de Dados.
Se você parar o intermediário, ela liberará todas as conexões de dados atuais.
Se você estiver utilizando o DB2 para seu banco de dados, a ação padrão do DB2 é limitar o número de conexões simultâneas com um banco de dados até o valor do parâmetro de configuração maxappls. O padrão para maxappls é 40. Se você acreditar que as conexões necessárias pelo intermediário excedem o valor de maxappls, aumente-o e o parâmetro associado maxagents para valores novos com base em seus cálculos.
Se estiver utilizando outro banco de dados, verifique a documentação do banco de dados para obter informações sobre conexões e limites ou restrições.
Quando um fluxo de mensagens estiver inativo, o grupo de execução liberará periodicamente conexões com o banco de dados. Portanto, as conexões mantidas pelo intermediário refletem a utilização atual do intermediário desses recursos. Isso permite que o intermediário responda ao quiesce do banco de dados, quando o banco de dados suportar quiesce. Nem todos os bancos de dados suportam a função de quiesce e nem todos os bancos de dados fazem quiesce da mesma forma. Verifique a documentação de seu banco de dados para obter informações sobre como fazer quiesce do banco de dados. Além disso, consulte Quiesce de um Banco de Dados e Listando Conexões com o Banco de Dados Mantidas pelo Intermediário para obter informações adicionais.