Nó TimeoutNotification

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

O nó TimeoutNotification é um nó input que pode ser utilizado em uma de duas maneiras:

  • Emparelhado com um ou mais nós TimeoutControl.

    O nó TimeoutNotification processa mensagens de pedido de tempo limite configuradas pelos nós TimeoutControl com os quais ele está emparelhado e propaga cópias das mensagens (ou fragmentos de mensagens selecionados) para o próximo nó no fluxo de mensagens.

  • Independente.

    Mensagens geradas são propagadas para o próximo nó no fluxo de mensagens em intervalos de tempo que são especificados na configuração desse nó.

O nó TimeoutNotification é representado no workbench pelo seguinte ícone:

Ícone do nó TimeoutNotification

Utilizando Este Nó em um Fluxo de Mensagens

Utilize um nó TimeoutControl e um nó TimeoutNotification juntos em um fluxo de mensagens para um aplicativo que requer que os eventos ocorram em um período específico ou em intervalos regulares.

Por exemplo, talvez você queira que uma tarefa do batch seja executada todos os dias à meia-noite ou que as informações sobre taxas de câmbio sejam enviadas para bancos em intervalos de uma hora.

Mais de um nó TimeoutControl pode ser associado a um nó TimeoutNotification. Todos os pedidos de tempo limite processados pelos nós TimeoutControl são processados pelo mesmo nó TimeoutNotification. Isto ocorre se o mesmo Identificador Exclusivo for utilizado para o nó TimeoutNotification e para cada um dos nós TimeoutControl.

Observe que, quando um nó TimeoutNotification é iniciado como um resultado da inicialização do intermediário ou do fluxo de mensagens que contém o nó, ele varre seu armazenamento de tempo limite interno e limpa os pedidos de tempo limite não persistentes. As notificações são emitidas para quaisquer pedidos de tempo limite persistentes passados e que têm a propriedade IgnoreMissed configurada para False.

Se você utilizar um nó TimeoutNotification para gerar uma mensagem do WebSphere MQ para um nó output como o MQOutput, deverá fornecer um MQMD válido. Se o nó TimeoutNotification estiver em execução no modo Automático (independente), isso é requerido. Se o nó TimeoutNotification estiver em execução no modo Controlado (ou seja, ele for associado a um ou mais nós TimeoutControl), isso é requerido somente se as mensagens armazenadas ainda não tiverem um MQMD.

O ESQL a seguir mostra como você pode fazer isso.
CREATE NEXTSIBLING OF OutputRoot.Properties DOMAIN 'MQMD';
SET OutputRoot.MQMD.StrucId = MQMD_STRUC_ID;
SET OutputRoot.MQMD.Version = MQMD_CURRENT_VERSION;
SET OutputRoot.MQMD.Format = 'XML';
Como não há nenhum contexto do WebSphere MQ no ambiente local, a propriedade Contexto da Mensagem do nó MQOutput deve ter o valor padrão.

Consulte Amostra Timeout Processing para obter detalhes adicionais sobre como utilizar os nós de processamento de tempo limite.

Configurando o Nó TimeoutNotification

É possível configurar cada instância do nó TimeoutNotification em seu fluxo de mensagens.

Para configurar o nó, clique com o botão direito do mouse nele na visualização do editor e clique em Propriedades. As propriedades Básicas do nó são exibidas.

Identificador Exclusivo é a única propriedade obrigatória. Ela não possui um valor padrão.

Configure o nó TimeoutNotification da seguinte maneira:

  • Especifique em Identificador Exclusivo um valor que seja exclusivo no intermediário e seja igual ao identificador especificado para os nós TimeoutControl com os quais este nó está emparelhado (se houver algum). O comprimento máximo deste identificador é de 12 caracteres.
  • Especifique um valor para Modo de Transação. Esta propriedade afeta o controle transacional das mensagens de tempo limite propagadas e pode ser configurada como um dos seguintes valores:
    Sim
    Uma transação é sempre iniciada.
    Não
    Uma transação nunca é iniciada.
    Automático
    Este valor será significativo apenas se o Modo de Operação tiver o valor Controlado. Se uma transação é iniciada, depende da persistência dos pedidos de tempo limite armazenados que é controlada pelo valor Persistência do Pedido no nó TimeoutControl ao qual está associado.
  • Especifique um valor para Modo de Operação. Esta propriedade indica se este nó possui nós TimeoutControl emparelhados. Configure-a como um dos seguintes valores:
    Automático
    O nó não é associado a nenhum nó TimeoutControl. Ele gera os pedidos de tempo limite com um intervalo controlado pela configuração da propriedade Valor de Tempo Limite.
    Controlado
    O nó processa todos os pedidos de tempo limite que foram armazenados pelos nós TimeoutControl com os quais está associado.
  • Se o Modo de Operação for Automático, especifique um valor para Intervalo de Tempo Limite. Este valor especifica o intervalo (em segundos) entre a propagação da mensagem.
  • Selecione Validação no navegador do diálogo de propriedades se desejar que o analisador MRM valide o corpo de mensagens no dicionário gerado a partir do conjunto de mensagens. (Se uma mensagem for propagada para o terminal failure do nó, ela não será validada).

    Para obter mais detalhes, consulte Validando Mensagens e Propriedades de Validação para Mensagens no Domínio MRM.

  • Selecione Opcionais Gerais de Mensagem no navegador do diálogo de propriedades. Por padrão, Analisar Tempo é configurado como On Demand. Isso causa o retardo da validação até que ela seja analisada pela análise parcial. Se você alterar a opção paraImediata, a análise parcial será substituída e tudo que estiver na mensagem será analisado e validado, exceto os tipos complexos com uma Composição de Opção ou Mensagem que não possam ser resolvidos no momento. Se você alterar a opção paraCompleta, a análise parcial será substituída e tudo que estiver na mensagem será analisado e validado; os tipos complexos com uma Composição de Opção ou Mensagem que não podem ser resolvidos no momento causam a falha da validação.
  • Selecione Descrição no navegador de diálogo de propriedades para inserir uma descrição breve, uma descrição longa, ou ambas.

Quando tiver concluído sua configuração, clique em Aplicar. Isto faz alterações no nó TimeoutNotification sem fechar o diálogo de propriedades. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades. Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó TimeoutNotification são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Defeito O terminal de saída para o qual a mensagem será propagada se for detectada uma falha durante o processamento neste nó. Os nós podem ser conectados a este terminal para processar estas falhas. Se esse terminal não estiver conectado a outro nó, as mensagens não serão propagadas e nenhum registro ou armazenamento seguro de dados ocorrerá.
Saída O terminal de saída para o qual as mensagens serão propagadas após a expiração de tempos limite.

Se o nó TimeoutNotification estiver em execução no modo Automático (ou seja, não há nenhum nó TimeoutControl associado a esse nó), as mensagens propagadas conterão somente uma pasta Properties e um LocalEnvironment preenchido com informações de tempo limite.

Se o nó TimeoutNotification estiver em execução no modo Controlado (ou seja, nos nós TimeoutControl associados a esses pedidos de tempo limite de armazenamento de nós), as mensagens propagadas conterão o que estava armazenado pelos nós TimeoutControl; podem ser mensagens de pedido inteiras ou fragmentos das mesmas.

Observe que, se o nó TimeoutNotification for utilizado como o nó input para um fluxo de mensagens que gera uma mensagem do WebSphere MQ (por exemplo, utilizando um nó MQOutput), o fluxo de mensagens deverá criar os cabeçalhos e dados MQ necessários (por exemplo, MQMD).

Capturar O terminal de saída para o qual a mensagem será propagada se for emitida uma exceção no recebimento de dados. Se esse terminal não estiver conectado a outro nó, os seguintes eventos ocorrerão:
  1. O nó TimeoutNotification gravará o erro no registro de erros local.
  2. O nó TimeoutNotification tenta repetidamente processar o pedido até o problema que causou a exceção ser resolvido.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades Básicas do nó TimeoutNotification são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Identificador Exclusivo Sim Sim Nenhum Um valor que seja exclusivo no intermediário e que seja igual ao identificador especificado para os nós TimeoutControl com os quais este nó está emparelhado (se houver algum). O comprimento máximo deste identificador é de 12 caracteres.
Modo de Transação Não Não 'Sim' O modo de transação para o nó. Seu valor pode ser Sim, Não ou Automático. Se o modo da transação for Automático, uma transação baseada na persistência das mensagens armazenadas que é controlada pela propriedade Persistência de Pedido do nó TimeoutControl com o qual está associada.
Modo de Operação Não Não 'Automático' Essa propriedade indica se esse nó está ou não associado a quaisquer nós TimeoutControl associados. Seu valor pode ser Automático ou Controlado.
Intervalo de Tempo Limite Não Não 1 O intervalo (em segundos) entre pedidos de tempo limite. Ele será relevante se o Modo de Operação estiver configurado como Automático.

As propriedades de Validação do nó TimeoutNotification são descritas na tabela a seguir.

Consulte Propriedades de Validação para Mensagens no Domínio MRM para obter uma descrição completa dessas propriedades.
Propriedade M C Padrão Descrição
Validar Sim Sim Nenhum Determina se a validação ocorrerá. Os valores válidos são Nenhum, Conteúdo e Conteúdo e Valor.
Ação de Defeito Sim Não Exceção O que acontece se a validação falhar. Você pode configurar essa propriedade somente se configurar Validar como Conteúdo ou Conteúdo e Valor. Os valores válidos são Rastreio do Usuário, Registro de Erros Local, Exceção e Lista de Exceção.
Incluir Todas as Limitações do Valor Sim Não Selecionado Essa propriedade não pode ser editada. A ação padrão, indicada pela seleção da caixa de opções, é que as verificações básicas de limitação de valor estão incluídas na validação Conteúdo e Valor.
Corrigir Sim Não Nenhum Essa propriedade não pode ser editada.

As propriedades das Opções de Mensagens Gerais do nó TimeoutNotification são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Sincronização de Análise Sim Não On Demand Esta propriedade controla quando uma mensagem de entrada é analisada. Os valores válidos são On Demand, Imediato e Completo.

Consulte Analisando On Demand para obter uma descrição completa dessa propriedade.

Utilizar o Analisador Compacto MQRFH2C para o Domínio MQRFH2 Não Não Falso Esta propriedade controla se o MQRFH2C Compact Parser, no lugar do analisador MQRFH2, é utilizado para cabeçalhos MQRFH2.

As propriedades das Opções do Analisador XMLNSC para o nó TimeoutNotification são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Utilizar Analisador Compacto XMLNSC para o Domínio XMLNS Sim Não selecionada Não Início da mudançaEssa propriedade fornece a você o controle de se o Analisador Compacto XMLNSC é utilizado para mensagens no Domínio XMLNS. Observe que se você configurar essa propriedade, os dados de mensagens aparecerão sob XMLNSC em nós conectados ao terminal de saída quando o cabeçalho RFH2 de entrada ou o Domínio das propriedades padrão for XMLNS.Fim da mudança
Modo de Retenção de Conteúdo Misto Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar texto misto em uma mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. A seleção de Todos significa que os elementos são criados para o texto misto. A seleção de Nenhum significa que o texto misto é ignorado e nenhum elemento é criado.
Modo de Retenção de Comentários Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar comentários em uma mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. Selecionar Tudo significa que são criados elementos para comentários. A seleção de Nenhum significa que os comentários são ignorados e nenhum elemento é criado.
Modo de Retenção de Instruções de Processamento Sim Não Nenhum Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar instruções de processamento na mensagem de entrada. Os valores válidos são Nenhum e Todos. Selecionar Tudo significa que são criados elementos para instruções de processamento. A seleção de Nenhum significa que as instruções de processamento são ignoradas e nenhum elemento é criado.

As propriedades de Descrição do nó TimeoutNotification são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac20802_