Depurando Mapeamentos

Antes de começar

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído as tarefas a seguir:

Quando o processamento do fluxo de mensagens tiver pausado em um ponto de interrupção no código-fonte dentro de um nó que contém mapeamento (um nó Mapping, DataInsert, DataUpdate, DataDelete, Extract ou Warehouse), você poderá visualizar as rotinas de mapeamento, além de visualizar e modificar variáveis definidas pelo usuário. Você também pode configurar pontos de interrupção em linhas nos mapeamentos.

Nota: As rotinas de mapeamento são implementadas em ESQL; caso entre no código, você poderá optar por percorrer o código ESQL ou percorrer os mapeamentos.
  1. Alterne para o Perspectiva de Depuração.
  2. Na visualização Depuração, clique no ícone Rastrear Código-fonte Rastrear código na barra de ferramentas ou clique com o botão direito do mouse na estrutura de pilha do fluxo e clique no ícone Rastrear Rastrear. O editor de Mapeamento de Mensagens é aberto com a rotina de mapeamento realçada no editor de Mapeamento e na visualização de Tópicos.
  3. Para utilizar pontos de interrupção em linhas de mapeamento:
    1. No Editor de Mapeamento de Mensagens, selecione a linha do comando de mapeamento que deseja utilizar, clique com o botão direito do mouse no espaço ao lado dela e selecione no menu para incluir ou desativar um ponto de interrupção. Alternativamente, dê um clique duplo no mesmo espaço para incluir ou remover um ponto de interrupção. Você não pode definir um ponto de interrupção em uma linha de comentário ou em uma linha em branco.
    2. Selecione no menu para criar, excluir ou restringir o ponto de interrupção de forma semelhante aos pontos de interrupção normais do depurador, conforme descrito em Trabalhando com Pontos de Interrupção.
  4. Verifique as rotinas de mapeamento realizando as várias ações de avanço (avançar para, avançar sobre e recuar). Enquanto estiver fazendo isso, na visualização Depuração, a estrutura de pilha mostra a lista de comandos de mapeamentos e o comando atual. A visualização Variáveis mostra as variáveis de mapeamento definidas pelo usuário, junto com a mensagem de entrada (ou seja, a Mensagem de Depuração). Você pode alterar as variáveis definidas pelo usuário.
Início da mudançaQuando você termina de trabalhar com mapeamentos e variáveis definidas pelo usuário, o processamento do fluxo de mensagens continua até o próximo ponto de interrupção que está configurado no processamento lógico da mensagem atual. Se não houver nenhum ponto de interrupção adicional no qual a instância de fluxo possa ser pausada, ela será executada até a conclusão e será removida da visualização Depuração.

Agora, caso já tenha concluído a depuração desse fluxo de mensagens, você poderá remover os pontos de interrupção ou encerrar a sessão de depuração:

Fim da mudança
Conceitos relacionados
Visão Geral do Depurador de Fluxo
Perspectiva de Depuração
Editor de Mapeamento de Mensagens
Tarefas relacionadas
Trabalhando com Pontos de Interrupção no Depurador
Depuração: Rastreando o Código-fonte
Depuração: Avançando sobre o Código-fonte
Depuração: Saindo do Código-fonte
Referências relacionadas
Atalhos do Depurador de Fluxo
Ícones e Símbolos do Depurador de Fluxo
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ag20510_