O mecanismo de transporte escolhido determina como as publicações e as assinaturas fluem por uma rede. Os transportes disponíveis são descritos em Suporte ao Aplicativo para o Usuário Final
Quando um cliente registra uma assinatura, o intermediário registra uma assinatura correspondente com seus vizinhos. Isso é denominado uma 'assinatura de proxy'. Se uma assinatura idêntica já tiver sido registrada, o intermediário não registrará novamente; apenas uma assinatura proxy está em vigor por vez. De forma semelhante, quando um cliente remove um registro de assinatura de um intermediário, o intermediário remove o registro de assinatura proxy de seus vizinhos, se o cliente for o único cliente para o qual o intermediário está mantendo o proxy.
Filtros baseados em conteúdo não são incluídos em assinaturas proxy. Um super conjunto de mensagens pode ser recebido pelo intermediário para o qual um assinante que especificou um filtro de conteúdo está registrado, mas uma mensagem não será transmitida para esse assinante por seu intermediário local a menos que haja uma correspondência de conteúdo.
Todas as assinaturas de proxy sã o feitas com a opção PersistenceAsPublisher. Isto resulta na entrega de mensagens a intermediários vizinhos com a persistência especificada pelo publicador. As opções de persistência de assinatura de cliente têm efeito somente no intermediário local, ou seja, o intermediário com o qual os clientes se registraram.
Um assinante que pedir entrega persistente sempre receberá uma mensagem persistente para publicações correspondentes. Entretanto, a mensagem pode ser entregue através da rede de intermediários como uma mensagem não-persistente se isso foi especificado pelo publicador. Se um problema ocorrer durante a transmissão de uma mensagem entre o publicador e o assinante, é possível que o assinante nunca receba a mensagem mesmo que se especifique entrega persistente como uma opção no registro de assinatura.
Quando dois intermediários vizinhos contêm um fluxo de mensagens que tem um nó Real-timeInput ou um nó Real-timeOptimizedFlow, uma conexão é feita entre os dois intermediários utilizando os parâmetros de host e de porta do intermediário que estão configurados como parte do intermediário.
Assinaturas e 'assinaturas proxy' não são encaminhadas a intermediários vizinhos para clientes que assinam utilizando Transporte em Tempo Real.
As mensagens de publicação de Transporte em Tempo Real são encaminhadas a todos os intermediários vizinhos, mesmo se não houver assinaturas de Transporte em Tempo Real a corresponder neles.
Multicast Publicação/Assinatura pode ser utilizada para melhorar a utilização da rede.