Incluindo um Ponto de Curvatura

Quando estiver trabalhando com um fluxo de mensagens e estiver conectando seus nós escolhidos para determinar o fluxo de controle, poderá observar que uma conexão feita cruza um nó interveniente e torna o fluxo de controle difícil de seguir.

Para ajudar a exibir os nós do fluxo de mensagens e suas conexões de forma clara, você pode incluir pontos de curvatura às conexões feitas para aprimorar a organização da visualização. A adição de pontos de curvatura não possui nenhum efeito na execução dos nós nem na operação do fluxo de mensagens.

Antes de iniciar:

Para incluir um ponto de curvatura:

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Abra o fluxo de mensagens com o qual deseja trabalhar.
  3. Clique em Seleção acima da paleta de nós.
  4. Selecione a conexão à qual deseja incluir um ponto de curvatura. O editor anexa um pequeno quadrado preto a cada extremidade da conexão para realçá-lo.
    1. Verifique se esta é a conexão correta. O editor também inclui um pequeno ponto (um identificador) na conexão mútua entre os terminais de entrada e saída que são unidos por essa conexão.
  5. Focalize o ponteiro do mouse sobre esse ponto até que o editor exiba uma cruz preta para indicar que agora você tem controle desse ponto de curvatura.
    1. Mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e mova o mouse para mover o X preto e o ponto de curvatura pela visualização do editor.
  6. Conforme você arrasta o mouse, a conexão é atualizada, retendo seus pontos iniciais e finais com um ponto de curvatura no ponto de arraste. Você pode mover isso para qualquer lugar na visualização do editor para aprimorar o layout do fluxo de mensagens.
  7. Solte o botão do mouse quando a conexão estiver na posição correta. O editor agora exibe o ponto de curvatura criado com um pequeno quadrado (como os das extremidades da conexão), e exibe outros dois pequenos pontos na conexão, um entre o ponto de curvatura recém-criado e o terminal de saída e o outro entre o novo ponto de inflexão e o terminal de entrada.

Se desejar incluir mais de um ponto de curvatura à mesma conexão, repita essas ações a partir da etapa 4 utilizando os pequenos pontos adicionais inseridos na conexão.

Em seguida: alinhe e organize os nós.
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Tarefas relacionadas
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Conectando Nós do Fluxo de Mensagens
Removendo uma Conexão de Nó
Referências relacionadas
Nós Internos
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac02280_