Tipos de Dados ESQL

Um tipo de dados define as características de um item de dados e determina como os dados são processados. O ESQL suporta seis tipos de dados, listados abaixo. Os dados que são recuperados de bancos de dados, recebidos em uma mensagem de auto-definição ou definidos em um modelo de mensagem (utilizando tipos de dados MRM) são mapeados para um destes tipos ESQL básicos quando são processados em expressões ESQL.

Em um intermediário, os campos de uma mensagem contêm dados que possuem um tipo de dados limitado. Também é possível utilizar variáveis intermediárias para ajudar a processar uma mensagem. Todas essas variáveis devem ser declaradas com um tipo de dados antes da utilização. Um tipo de dados de variável é fixo e tenta atribuir valores de um tipo diferente em um lançamento implícito ou em uma exceção. Os campos de mensagem não possuem um tipo de dados fixo e os valores de um tipo diferente podem ser atribuídos. O campo apenas adota o novo valor e tipo.

Nem sempre é possível prever o tipo de dados resultante da avaliação de uma expressão. Isso ocorre porque as expressões são compiladas sem referência a nenhum tipo de esquema de mensagem e, portanto, alguns erros de tipo não são capturados até o tempo de execução.

O ESQL define as categorias de dados a seguir. Cada categoria contém um ou mais tipos de dados.

Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Nomes de Correlação
Visão Geral de Mapeamentos de Mensagens
Representação dos Tipos de Dados de Data/Hora do ESQL
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Desenvolvendo ESQL
Referências relacionadas
Tipos de Dados para Elementos em uma Mensagem MRM
Tipos de Dados de Valores de Origens Externas
Referência de ESQL
Função CAST
Coerções Suportadas
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ak01000_