Embora você possa estar instalando somente um intermediário inicialmente, deverá considerar como o produto será utilizado na organização nos próximos anos. Planejar à frente torna mais fácil desenvolver a configuração do WebSphere Message Broker.
Você deve considerar a criação do Configuration Manager no z/OS para gerenciar o domínio do intermediário. Se estiver migrando de uma versão anterior do WebSphere Message Broker, considere a migração do Configuration Manager que estava anteriormente no Windows.
Se estiver utilizando Publicação/Assinatura com a segurança, também será necessário um Servidor de Nome de Usuário.O Servidor de Nome de Usuário pode estar no z/OS ou em outra plataforma. Os gerenciadores de fila precisam estar interconectados para que as informações do Servidor de Nome de Usuário possam ser distribuídas aos intermediários em outros gerenciadores de fila.
Um intermediário necessita de acesso a um gerenciador de fila DB2. Um Configuration Manager e um Servidor de Nome de Usuário requerem acesso somente a um gerenciador de filas. Um intermediário não pode compartilhar seu gerenciador de filas com outro intermediário, mas um intermediário pode compartilhar um gerenciador de filas com um Configuration Manager e um Servidor de Nome de Usuário.
Não é possível utilizar filas compartilhadas do WebSphere MQ para conter dados relacionados ao WebSphere Message Broker como filas do SYSTEM.BROKER, mas é possível utilizar filas compartilhadas para as filas do fluxo de mensagens.
Você pode localizar detalhes sobre as tabelas do usuário do banco de dados do DB2 e as filas do WebSphere MQ criadas e utilizadas pelo WebSphere Message Broker no z/OS no tópico Comando mqsicreatebroker.
Para obter uma visão geral de como criar os componentes do WebSphere Message Broker, consulte Criando Componentes do WebSphere Message Broker no z/OS