Um Tipo de Mensagem pode conter um identificador de mensagem simples ou um caminho de tipo de mensagem ao definir as mensagens multipartes. Ao definir as mensagens multipartes, o Tipo de Mensagem é combinado com a propriedade do conjunto de mensagens Prefixo do Tipo de Mensagens. Um caminho de tipo de mensagem também pode ser especificado ao utilizar a opção FolderBitStream pata a função ESQL ASBITSTREAM e a instrução CREATE ... PARSE.
O formato de um tipo de mensagem simples é 'id', em que 'id' é o identificador da mensagem. O formato de um caminho de mensagem é '/id1/..../idm', em que 'id1' é o identificador da mensagem mais externa e 'idm' é o identificador da mensagem ou elemento mais interno.
É possível que o mesmo identificador possa ocorrer em diferentes espaços de nomes. Para especificar que um identificador deve ser qualificado com um espaço de nomes específico, o identificador deve ter como prefixo o espaço de nomes no Tipo de Mensagem. O espaço de nomes deve ser a especificação de URI completa e estar entre chaves.
Por exemplo, um Tipo de Mensagem com um único identificador seria digitado como:
{http://www.ibm.com/space}id
e com um caminho de tipo de mensagem
{http://www.ibm.com/space}id/.../{http://www.ibm.com/spacem}idm
Se nenhum espaço de nomes for especificado para um identificador, a primeira correspondência localizada no modelo será utilizada. Portanto, se os espaços de nomes não estiverem ativados ou se um identificador for exclusivo em um conjunto de mensagens, o espaço de nomes não precisa ser especificado no Tipo de Mensagem. Se um identificador não for exclusivo, você deverá especificar o espaço de nomes para assegurar que a correspondência correta seja feita no modelo.