Nó TryCatch

Este tópico contém as seguintes seções:

Finalidade

Utilize o nó TryCatch para fornecer uma rotina de tratamento especial para processamento de exceções. Inicialmente, a mensagem de entrada é rastreada no terminal try deste nó, que deve conectar-se aos nós de processamento sem erros restantes do fluxo de mensagens. O nó de recebimento de dados (que pode ser um nó Throw) emite uma exceção, o nó TryCatch a captura e roteia a mensagem original para seu terminal catch. Conecte o terminal catch aos nós adicionais para fornecer processamento de erros para a mensagem após uma exceção.

Dessa forma, as exceções estão impedindo que o processamento do fluxo de mensagens afetem qualquer transação em andamento. Se o terminal catch de saída estiver conectado, a mensagem será propagada para ele. Se o terminal catch não estiver conectado, a mensagem será descartada.

O nó TryCatch é representado no workbench pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó TryCatch

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Veja a amostra a seguir para consultar como utilizar este nó:

Utilize os nós Throw e TryCatch quando utilizar o nó Compute para calcular um total. Você pode criar uma mensagem que seja enviada para o administrador do sistema quando o total calculado exceder o valor máximo do campo Total.

Configurando o Nó TryCatch

Quando tiver colocado uma instância do nó TryCatch em um fluxo de mensagens, será possível configurá-lo.

Para isso, clique com o botão direito do mouse no nó na visualização do editor e clique em Propriedades. São exibidas as propriedades da Descrição.

Digite uma descrição resumida, uma descrição longa ou ambas.

Clique em Aplicar para fazer as alterações no nó TryCatch sem fechar o diálogo de propriedades ou clique em OK para aplicar as alterações e fechar o diálogo de propriedades.

Clique em Cancelar para fechar o diálogo e descartar todas as alterações feitas nas propriedades.

Agora você deve conectar os terminais do nó para determinar como ele opera nesse fluxo de mensagens.

Conectando Terminais

O nó TryCatch não possui propriedades configuráveis que afetam sua operação. Você determina como ele opera, conectando os terminais de saída aos nós subseqüentes em seu fluxo de mensagens.

  1. Conecte o terminal try ao primeiro nó na seqüência de nós que fornece a fase normal (sem erro) de processamento dessa mensagem. Isso pode ser uma seqüência de um ou mais nós que executam qualquer processamento válido. Pode ser concluído com um nó output, mas não necessariamente.
  2. Conecte o terminal catch ao primeiro nó na seqüência de nós que fornece o processamento de erros para esse fluxo de mensagens. Isso pode ser uma seqüência de um ou mais nós que executam qualquer processamento válido. Pode ser concluído com um nó output, mas não necessariamente.

    Quando uma exceção é emitida no fluxo de mensagens, pelo uso explícito do nó Throw ou da instrução ESQL THROW, ou pelo intermediário que gera uma exceção implícita quando detecta um erro indicando que o fluxo de mensagens não está programado para tratar, controlar e retornar ao nó TryCatch.

    A mensagem é propagada através do terminal catch e o tratamento de erros projetado é executado. A mensagem que é propagada através desse terminal possui o conteúdo que possuía no ponto em que a exceção foi emitida, incluindo a descrição completa da exceção em Lista de Exceção.

Terminais e Propriedades

Os terminais do nó TryCatch são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Entrada O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.
Capturar O terminal de saída para o qual a mensagem será propagada se for emitida uma exceção downstream e capturada por esse nó.
Teste O terminal de saída para o qual a mensagem será propagada se não for capturada.

A tabela a seguir descreve as propriedades do nó; a coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é mandatória (marcado com um asterisco no diálogo de propriedades caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido), a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens no arquivo bar para implementá-lo).

As propriedades de Descrição do nó TryCatch são descritas na tabela a seguir.

Propriedade M C Padrão Descrição
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.
Referências relacionadas
Nó Throw
Nó Trace
Instrução THROW
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac04850_