O diagrama a seguir mostra a estrutura da mensagem, Cliente, que é utilizada na amostra Amostra de Vídeolocadora; ela é utilizada nas amostras nos tópicos listados acima para mostrar o ESQL, que manipula os objetos que podem ser definidos em um modelo de mensagem.
A mensagem inclui várias estruturas que demonstram as formas pelas quais os metadados podem ser classificados para o MRM. Em um conjunto de mensagens MRM, você pode definir os seguintes objetos: mensagens, tipos, grupos, elementos e atributos. Os ícones da pasta que representam cada um desses tipos de objetos são exibidos para cada arquivo de definição de mensagens na Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
Cada arquivo de definição de mensagens pode contribuir em um espaço de nomes; neste exemplo, cada espaço de nomes é totalmente definido por um único arquivo de definição de mensagens. Você pode combinar vários arquivos de definição de mensagens para formar um dicionário de mensagens completo que pode então ser implementado em um intermediário.
Consulte a estrutura Mensagem da Vídeolocadora para obter informações detalhadas sobre os objetos que são definidos nesse modelo de mensagem.