Derby refere-se ao IBM Cloudscape Versão 10.0, um produto do banco de dados construído no banco de dados Derby a partir do Apache Software Foundation. O Cloudscape não modifica o Derby de nenhuma forma, mas fornece a função adicional incluindo instaladores. O suporte ao banco de dados Derby está incorporado no componente do intermediário apenas no Windows.
Este tópico descreve os processos, serviços, portas IP e arquivos de banco de dados utilizados para suportar o Derby no Windows.
Com a implementação atual do Derby no WebSphere Message Broker, não existem controles de segurança disponíveis e nenhuma otimização foi desempenhada. Por isso, é altamente recomendável não utilizar o Derby em um ambiente de produção.
O WebSphere Message Broker utiliza o ODBC para conectar-se a bancos de dados Derby. O Derby é um mecanismo de banco de dados Java nativo sem suporte a ODBC. O DB2 Run-Time Client fornece os drivers que permitem que o ODBC acesse os bancos de dados Derby. O DB2 Run-Time Client é utilizado apenas para fornecer e gerenciar a conexão ODBC entre o WebSphere Message Broker e os bancos de dados Derby. Ele não fornece um banco de dados DB2 e, portanto, não consome os recursos que uma instalação completa do DB2 normalmente requer.
É requerido um servidor de rede em execução para que o WebSphere Message Broker possa acessar bancos de dados Derby por meio do ODBC. O servidor de rede fornece acesso a bancos de dados Derby a partir de programas externos. Ao criar o primeiro banco de dados do Derby utilizando o comando mqsicreatedb, também é criado um serviço Windows. O serviço é chamado IBM MQSeries Broker DatabaseInstanceMgr6 e é iniciado automaticamente quando o Windows é iniciado, sob o nome do usuário que você forneceu com o comando mqsicreatedb. O serviço é referido como componente DatabaseInstanceMgr e inicia o servidor de rede. DbInstMgr é o nome do componente interno do Gerenciador de Instância do Banco de Dados.
Todos os bancos de dados Derby que você criar utilizando o comando mqsicreatedb serão atendidos por uma instância do DatabaseInstanceMgr e do servidor de rede. Para que possa funcionar, o servidor de rede requer um número de porta TCP/IP. O número de porta padrão para o Derby é 1527 (utilize-o quando criar o banco de dados Derby). Você pode especificar um número de porta diferente ao emitir o comando mqsicreatedb para criar um banco de dados Derby pela primeira vez. No entanto, você não pode alterar subseqüentemente o número da porta depois que um servidor de rede tiver sido configurado, sem primeiro utilizar o mqsideletedb para remover todos os bancos de dados Derby.
Emita o comando mqsilist DatabaseInstanceMgr para produzir uma lista de todos os bancos de dados que tiverem sido criados pelo comando mqsicreatedb. Você pode remover DatabaseInstanceMgr e o servidor de rede depois que o último banco de dados Derby tiver sido excluído, utilizando o comando mqsicreatedb. Se a senha do nome do usuário sob o qual o serviço do Windows é executado for alterada, utilize o comando mqsichangedbimgr para atualizar o serviço com uma nova senha. Você também pode utilizar o comando mqsichangedbimgr para alterar o nome do usuário do serviço. Utilize os comandos mqsistart e mqsistop para iniciar e parar o componente DatabaseInstanceMgr.
Não há limite para o número de bancos de dados que você pode criar com o comando mqsicreatedb. No máximo um DatabaseInstanceMgr é criado independentemente de quantos bancos de dados tiverem sido criados. Se houver várias instalações simultâneas do WebSphere Message Broker Versão 6.0, elas utilizarão uma única instância do componente DatabaseInstanceMgr.
Utilize o comando mqsideletedb para limpar todos os recursos criados pelo comando mqsicreatedb. Quando o último banco de dados Derby for excluído, o DatabaseInstanceMgr e o servidor de rede também serão parados e removidos. Se os arquivos de banco de dados não puderem ser excluídos utilizando o comando mqsideletedb, será possível excluí-los manualmente.