Conceitos de Modelagem de Mensagens

A modelagem de mensagens é uma forma de predefinir os formatos de mensagens utilizados por seus aplicativos.

Depois de modelar suas mensagens, produtos como o WebSphere Message Broker podem utilizar seus modelos de mensagem para analisar e gravar automaticamente seus formatos de mensagens.

Ao modelar mensagens, você precisa entender os seguintes conceitos:


Visão Geral do Projeto de Conjunto de Mensagens

Um projeto de conjunto de mensagens é um projeto especializado (contêiner) no qual você cria e mantém todos os recursos associados a exatamente um conjunto de mensagens.

Um conjunto de mensagens é um agrupamento lógico de suas mensagens e objetos que as compõem (elementos, tipos, grupos). Um conjunto de mensagens contém os seguintes arquivos:

O arquivo do conjunto de mensagens fornece informações de modelo de mensagem que são comuns em todas as mensagens no conjunto de mensagens. Você pode criar essas informações utilizando o editor do conjunto de mensagens.

Depois de criar um conjunto de mensagens, geralmente você importa formatos de mensagens de aplicativos descritos por DTD XML, Esquema XML, Arquivos WSDL, estruturas C ou COBOL, criando e preenchendo arquivos de definição de mensagem. Você pode então editar a estrutura lógica de suas mensagens e criar e editar formatos físicos que descrevem a aparência exata do fluxo de bits da mensagem durante a transmissão, utilizando o editor de definições de mensagem. Como alternativa, você pode criar um arquivo de definição de mensagem vazio e criar suas mensagens utilizando apenas o editor.

Quando seus arquivos de definição de mensagem estiverem concluídos, você poderá gerar o conjunto de mensagens em um formato que pode ser utilizado por qualquer aplicativo. Pode ser um dos seguintes:

Opcionalmente, as mensagens podem ser agrupadas em categorias de mensagens, para conveniência e para ajuda na geração de WSDL. Você pode incluir mensagens a categorias de mensagens utilizando o editor de categoria de mensagens.

Sempre que salvar um arquivo do conjunto de mensagens, um arquivo de definição de mensagem ou um arquivo de categoria de mensagens, o conteúdo é validado para assegurar que o modelo de mensagem que está sendo criado siga determinadas regras. Existem regras para a estrutura lógica e formatos físicos. A validação assegura a integridade de seu modelo, mas não impede necessariamente que você salve um arquivo de modelo de mensagem que não é válido.

Um produto, tal como o WebSphere Message Broker, geralmente fornece uma faixa de analisadores para analisar e gravar formatos de mensagens. Cada analisador é adequado para uma classe de mensagens específica (por exemplo, binário de comprimento fixo, texto delimitado ou XML) conhecido como um domínio de mensagem. Cada conjunto de mensagens criado especifica um domínio que determina o analisador utilizado durante a análise e gravação de mensagens definidas nesse conjunto de mensagens.

Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ad10385_