Mensagens Predefinidas e de Autodefinição

Cada mensagem que flui pelo sistema possui uma estrutura específica que é significativa para os aplicativos que enviam ou recebem essa mensagem.

O WebSphere Message Broker se refere à estrutura como gabarito de mensagem. As informações de gabarito da mensagem incluem o domínio de mensagem, o conjunto de mensagens, o tipo de mensagem e o formato físico da mensagem. Juntos, esses valores identificam a estrutura dos dados que a mensagem contém. Cada fluxo de mensagens que processa uma mensagem de acordo com esse gabarito deve compreender o gabarito para permitir que o fluxo de bits da mensagem seja interpretado.

Você pode utilizar:

Mensagens Predefinidas

Ao criar uma mensagem utilizando o workbench, você define os campos ( Elementos) na mensagem, junto com qualquer tipo de campo especial que possa ser requerido e qualquer valor específico (Restrições de Valores) aos quais os campos podem estar restritos.

Cada mensagem modelada no workbench deve ser membro de um conjunto de mensagens. Você pode agrupar mensagens relacionadas em um conjunto de mensagens: por exemplo, mensagens de pedido e resposta para uma consulta de conta de banco pode ser definida em um único conjunto de mensagem.

Quando você implementa um conjunto de mensagens em um intermediário, a definição desse conjunto de mensagens é enviada pelo Configuration Manager para o intermediário no formato de um dicionário de mensagens. O intermediário pode gerenciar vários dicionários de mensagens simultaneamente.

Para obter informações sobre os benefícios da predefinição de mensagem, consulte Por Que Modelar Mensagens?.

O Amostra Video Rental e o Amostra CSV (Comma Separated Value) demonstram como modelar mensagens em formatos XML, CWF e TDS. O Amostra EDIFACT, o Amostra FIX, o Amostra SWIFT e o Amostra X12 fornecem conjuntos de mensagens para formatos de mensagens padrão de mercado que podem ser úteis se você utilizar qualquer um desses formatos.

Mensagens Autodefiníveis

Você pode criar e rotear mensagens que são auto-definíveis. Elas utilizam o padrão XML para fornecer estrutura para a mensagem, para que ela possa ser interpretada e modificada.

As mensagens auto-definíveis também podem ser modeladas utilizando o workbench. Isso permite a utilização do gabarito de mensagem lógica pelos nós com um fluxo de mensagens. No entanto, não é necessário implementar esses conjuntos de mensagens nos intermediários que suportam esses fluxos de mensagens.

A Amostra Large Messaging, a Amostra Airline Reservations e várias outras amostras do Galeria de Exemplos utilizam mensagens XML de autodefinição por questão de simplicidade; não precisam de um conjunto de mensagens. O Amostra Coordinated Request Reply demonstra como é possível transformar uma mensagem de XML de autodefinição em um formato CWF (Custom Wire Format) predefinido e o Amostra Data Warehouse demonstra como é possível extrair informações de uma mensagem XML e transformá-la no formato BLOB para armazená-la em um banco de dados.

Suporte para Mensagens JMS

O WebSphere Message Broker suporta mensagens jms_map e jms_stream: ele não suporta nenhuma outra categoria de mensagens JMS. Para obter informações adicionais sobre como utilizar mensagens JMS com o WebSphere Message Broker, consulte o manual WebSphere MQ Using Java.

Referências relacionadas
Nós Internos
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac00500_