Propriedades JMS para Modelos de Comunicação de Aplicativos

Os clientes JMS podem operar com mensagens de publicação/assinatura e ponto-a-ponto. Os modelos de comunicação de aplicativos de publicação/assinatura e ponto-a-ponto utilizam canais virtuais chamados destinos. No modelo de publicação/assinatura, os destinos são tópicos. Para o modelo ponto-a-ponto, os destinos são conhecidos como filas.

As propriedades do modelo de comunicação de aplicativos a seguir podem ser configuradas para os nós JMSInput e JMSOutput:
Propriedades Descrição
Nome da Connection Factory Um nome de cadeia que é transmitido para JNDI para consultar o objeto de connection factory administrado. O objeto de connection factory é utilizado para criar uma conexão com o destino JMS.
  • Para um cliente que opera como um cliente de publicação/assinatura, o nome da connection factory será para um TopicConnectionFactory.
  • Para um cliente que opera como um cliente de ponto-a-ponto, o nome da connection factory será para um QueueConnectionFactory.
Tópico de Assinatura O nome de cadeia que é transmitido para JNDI para consultar o destino do tópico JMS. O tópico é utilizado para criar uma sessão JMS quando o nó está sendo utilizado para processar mensagens de publicação/assinatura.
ID de Assinatura Durável Essa é somente uma propriedade do nó JMSInput. É um identificador de cadeia especificado se o nó for assinar um tópico de assinatura durável.

Uma assinatura durável é uma que perdura após a conexão do cliente a um servidor de mensagens. Quando um assinante durável é desconectado do servidor, é de responsabilidade do servidor armazenar mensagens que são publicadas. Portanto, quando o assinante durável reconectar, o servidor de mensagens enviará todas as mensagens não expiradas.

As assinaturas duráveis não podem ser removidas de um fluxo de mensagens. Uma tarefa de administração separada é necessária para cancelar assinatura de uma assinatura durável registrada anteriormente. Alguns provedores JMS fornecem uma ferramenta de administração para desempenhar esta ação.

Fila de Origem

O nome de cadeia que será transmitido para JNDI para consultar o destino da fila JMS. A fila é utilizada para criar uma sessão JMS quando o nó está sendo utilizado para processar mensagens de ponto-a-ponto.

As propriedades Tópico de Assinatura e Fila de Origem são mutuamente excludentes, pois configuram o nó para funcionar com o modelo de mensagem Publicação/Assinatura ou o modelo de mensagem Ponto-a-ponto.

Um ID de Assinatura Durável não é válido sem uma propriedade Tópico do Assinante.

Conceitos relacionados
Modelos de Comunicação de Aplicativos
Referências relacionadas
Propriedades do Domínio de Mensagem JMS
Seletor de Mensagem JMS
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac24873_