Você pode criar e configurar o ESQL nos fluxos de mensagens para acessar os bancos de dados dos usuários.
Antes de começar:
Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído as tarefas a seguir:
Você pode utilizar inúmeras das instruções ESQL e funções para acessar os bancos de dados:
É possível acessar os bancos de dados do usuário a partir dos nós Compute, Banco de Dados e Filtro. Não há nenhuma diferença entre os recursos de acesso ao banco de dados desses nós, mas as restrições a seguir são aplicáveis.
Para acessar os bancos de dados, você deve assegurar que origens de dados ODBC apropriadas tenham sido criadas no sistema no qual o intermediário estiver sendo executado. Se você tiver utilizado o comando mqsisetdbparms para configurar um ID do usuário e uma senha para um determinado banco de dados, o intermediário utilizará esses valores para conectar-se ao banco de dados. Se você não configurou os valores para um determinado banco de dados, o intermediário utilizará o ID do usuário e a senha do banco de dados padrão que você forneceu no comando mqsicreatebroker ou os detalhes do ID do usuário e da senha que especificou, caso os tenha modificado utilizando o comando mqsichangebroker.
Em sistemas z/OS, o intermediário utiliza o ID da tarefa iniciada do intermediário para conectar-se com o banco de dados.Você também deve assegurar-se de que os IDs de usuário do banco de dados tenham privilégios suficientes para desempenhar as operações requeridas pelo fluxo. Se você não possui os privilégios requeridos, ocorrerão erros no tempo de execução.
Para obter uma descrição dos problemas transacionais do banco de dados, consulte Modelo Transacional.
Recomenda-se que configure os atributos "emitir exceção no erro do banco de dados" e "tratar avisos como erros" como 'sim' e o atributo "transação" como "automático", uma vez que isso proporciona a flexibilidade máxima. Depois, utilize as instruções COMMIT e ROLLBACK para o controle de transação e as rotinas de tratamento para lidar com os erros.