Propriedades Configuráveis do Fluxo de Mensagens

Quando um fluxo de mensagens é incluído em um arquivo bar (broker archive), em preparação para a sua implementação em um intermediário, você pode definir propriedades adicionais que influenciem a operação de tempo de execução. Essas propriedades estão disponíveis para revisão e atualização quando você seleciona a guia Configurar para o arquivo arquivado do intermediário.

Instâncias Adicionais
Especifica o número de encadeamentos adicionais que o intermediário pode utilizar para atender o fluxo de mensagens. Esses encadeamentos adicionais são criados apenas se houver mensagens de entrada suficientes. Você pode ter até 256 encadeamentos. O valor padrão é 0. Os encadeamentos adicionais podem aumentar o rendimento do processamento de um fluxo de mensagens, mas você deve considerar o impacto potencial no pedido de mensagem.

Se o fluxo de mensagens processar mensagens do WebSphere MQ, você poderá configurar o fluxo de mensagens para controlar o pedido da mensagem. Defina a propriedade Modo do Pedido no nó MQInput respectivamente. Você também pode precisar definir as propriedades Consolidar por Grupo de Mensagens e Pedido Lógico.

O intermediário abre a fila de entrada como compartilhada (utilizando a opção MQOO_INPUT_SHARED), portanto, você deve assegurar que a fila de entrada tenha sido definida com a propriedade SHARE para permitir que vários encadeamentos do intermediário leiam a partir da mesma fila de entrada.

Para obter informações adicionais sobre as propriedades de nó, consulte Nó MQInput.

Contagem de Consolidação
Especifica quantas mensagens de entrada do WebSphere MQ serão processadas por um fluxo de mensagens antes de um ponto de sincronização ser tomado (emitindo um MQCMIT).

Defina essa propriedade apenas se tiver definido as Instâncias Adicionais como 0.

O valor padrão 1 também é o valor mínimo permitido. Altere essa propriedade para evitar chamadas de MQCMIT freqüentes quando mensagens estiverem sendo processadas rapidamente e a falta de uma consolidação imediata puder ser tolerada pelo aplicativo de recepção.

Utilize o Intervalo de Consolidação para assegurar-se de que uma consolidação seja executada periodicamente quando não forem recebidas mensagens suficientes para preencher a Contagem de Consolidação.

Essa propriedade não terá efeito se o fluxo de mensagens não processar mensagens do WebSphere MQ.

Intervalo de Consolidação
Para mensagens do WebSphere MQ, especifique um intervalo de tempo no qual uma consolidação é obtida quando a propriedade Contagem de Consolidações for maior que 1 (ou seja, em que o fluxo de mensagens estiver executando batch de mensagens), mas o número de mensagens processadas não tiver atingido o valor da propriedade Contagem de Consolidações. Ele assegura que uma consolidação seja executada periodicamente quando não forem recebidas mensagens suficientes para preencher a Contagem de Consolidação.

O intervalo de tempo é especificado em segundos, como um número decimal com um máximo de 3 casas decimais (granularidade de milissegundos). O valor deve estar no intervalo de 0.000 a 60.000. O valor padrão é 0.

Defina essa propriedade apenas se tiver definido as Instâncias Adicionais como 0.

Essa propriedade não terá efeito se o fluxo de mensagens não processar mensagens do WebSphere MQ.

Transação Coordenada
Controla se o fluxo de mensagens é processado como uma transação global, coordenada pelo WebSphere MQ. Tal fluxo de mensagens deve ser completamente coordenado de forma global. O valor padrão é Não.

Utilize transações coordenadas apenas quando precisar que a mensagem e qualquer atualização de banco de dados executadas pelo fluxo de mensagens sejam processadas em uma única unidade de trabalho, utilizando um protocolo de consolidação de duas fases. Isso significa que a mensagem será lida e o banco de dados atualizado, ou nenhuma das duas ações será executada.

Se você alterar esse valor, verifique se o gerenciador de filas do intermediário esteja configurado corretamente. Se o gerenciador de filas não for configurado corretamente, o intermediário gerará uma mensagem quando o fluxo de mensagens receber uma mensagem para indicar que, embora o fluxo de mensagens deva ser coordenado globalmente, a configuração do gerenciador de filas não suporta isso.

Consulte Bancos de Dados Suportados para obter informações sobre quais bancos de dados são suportados como participantes de uma transação global e o manual WebSphere MQ System Administration para saber como configurar o WebSphere MQ e os gerenciadores de banco de dados.

Essa propriedade não terá efeito se o fluxo de mensagens não processar mensagens do WebSphere MQ.

Propriedades Definidas pelo Usuário
Uma UDP (User-Defined Property) é uma constante definida pelo usuário cujo valor inicial pode ser modificado, no tempo de design, pelo Editor de Fluxo de Mensagens, ou substituído, no tempo de implementação, pelo Editor Archive do Intermediário. A vantagem das UDPs é que seus valores podem ser alterados pela equipe operacional no tempo de implementação. Se, por exemplo, você utilizar UDPs para suspender dados de configuração, poderá configurar um fluxo de mensagens para uma máquina, tarefa ou ambiente específico no tempo de implementação, sem precisar alterar o código no nível do nó.

Para obter informações introdutórias sobre UDPs, consulte Propriedades Definidas pelo Usuário no ESQL.

Para obter informações sobre como configurar UDPs no tempo de implementação, consulte Configurando um Fluxo de Mensagens na Hora da Implementação Utilizando UDPs.

Você pode visualizar e atualizar outras propriedades configuráveis para o fluxo de mensagens. As propriedades exibidas dependem dos nós dentro do fluxo de mensagens; alguns não têm propriedades configuráveis para exibir. As propriedades do nó configuráveis são predominantemente propriedades relacionadas ao sistema que, provavelmente, são alteradas para cada intermediário no qual o fluxo de mensagens é implementado. Essas propriedades incluem nomes da origem de dados os nomes das filas e gerenciadores de filas do WebSphere MQ. Para obter detalhes completos das propriedades configuráveis para um nó, consulte a descrição de nó apropriada.

Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Propriedades Definidas pelo Usuário no ESQL
Visão Geral da Implementação
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Editando Propriedades Configuráveis
Configurando um Fluxo de Mensagens na Hora da Implementação Utilizando UDPs
Referências relacionadas
Nós Internos
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac09055_