Customizando os Serviços do Sistema UNIX no z/OS

Isso é parte da tarefa maior de personalizar o ambiente z/OS.

O WebSphere Message Broker requer a configuração de algumas características do sistema UNIX System Services.Você pode utilizar o comando do operador SETOMVS para alterações dinâmicas ou o membro BPXPRMxx PARMLIB para alterações permanentes. Consulte o manual z/OS UNIX System Services Planning para obter informações adicionais.

Não inclua os endereços de intermediários se você utilizar a saída IEFUSI para limitar o tamanho da região de espaços de endereços OMVS.

Defina as características de UNIX System Services da seguinte forma:

Descrição Parameter Valor
O tamanho máximo do arquivo de dump de memória (em bytes) que um processo pode criar. Permita um tamanho ilimitado. MAXCORESIZE 2 147 483 647
O tempo de CPU (em segundos) que um processo pode utilizar. Permita um tempo de CPU ilimitado MAXCPUTIME 2 147 483 647
O tamanho da região do espaço de endereçamento. Defina como o tamanho do maior espaço de endereçamento. MAXASSIZE > 1 GB

São requeridos no mínimo 375 MB.

Especifica o número máximo de encadeamentos que podem estar ativos em um único processo. Depende das definições dos fluxos de mensagens. MAXTHREADS MAXTHREADTASKS O valor de MAXTHREADS e MAXTHREADTASKS depende de seu aplicativo.Você pode calcular o valor necessário para o WebSphere Message Broker da seguinte forma:

Para cada fluxo de mensagens:
  1. Multiplique o número de nós de entrada pelo número de instâncias (encadeamentos adicionais +1).
  2. Some os valores de todos os fluxos de mensagens e adicione 10 à soma resultante.
  3. Inclua no número de encadeamentos utilizados para cada listener HTTP.

A implementação de um fluxo de mensagens, que inicia um Grupo de Execução em um novo espaço de endereço, utiliza recursos Semáforo USS e SharedMemorySegment. Na verdade, cada novo espaço de endereço utiliza um semáforo e SharedMemorySegment. O SharedMemorySegment é excluído imediatamente após o novo espaço de endereço ter sido iniciado, mas o semáforo permanece durante a existência do novo espaço de endereço.

Determinados parâmetros do sistema USS podem afetar o início de um novo espaço de endereço do Grupo de Execução, se defini-los incorretamente. Elas incluem:
  • IPCSEMNIDS
  • IPCSHMNIDS
  • IPCSHMNSEGS
Você precisa de, no mínimo, três semáforos para cada espaço de endereço iniciado do Grupo de Execução.

Você deve configurar IPCSEMNIDS para um valor quatro vezes o número de espaços de endereço potenciais do Grupo de Execução em um sistema.

Você precisa de um SharedMemorySegment para cada espaço de endereço iniciado do Grupo de Execução. Você deve configurar IPCSEMNIDS para um valor que excede o número de espaços de endereço potenciais do Grupo de Execução em um sistema.

Um espaço de endereço de controle (processos BIPSERVICE e BIPBROKER) pode ser conectado a muitos SharedMemorySegments - potencialmente, um para cada espaço de endereço iniciado do Grupo de Execução para o intermediário. Você deve configurar IPCSHMNSEGS para um valor que excede o número potencial de Grupos de Execução para cada intermediário.

Início da mudança

Assegurando Espaço Suficiente para Arquivos Temporários

A variável de ambiente TMPDIR é o nome do caminho do diretório que está sendo utilizado para arquivos temporários. Se não for configurado, o shell do z/OS utiliza /tmp.

Ao iniciar os componentes do WebSphere Message Broker, espaço suficiente é requerido no diretório referido por TMPDIR. Na verdade, Java precisa de espaço suficiente para manter todos os arquivos JAR requeridos pelo WebSphere Message Broker.

Se você não alocar espaço suficiente, os espaços de endereço do grupo de execução serão encerrados de forma anormal com um código 2C1.

Permita pelo menos 50 MB de espaço neste diretório ara componentes do intermediário e 10 MB de espaço para componentes do Gerenciador de Configuração. Pode ser necessário espaço adicional se você implementar grandes nós definidos pelo usuário ou outros JARs para o componente do intermediário.

Fim da mudança
Início da mudança

Definindo Arquivos do WebSphere Message Broker como Programas de Biblioteca Compartilhada

Se você planeja implementar em mais de um grupo de execução no z/OS, a quantidade requerida de armazenamento pelos espaços de endereço do grupo de execução pode ser reduzida configurando o atributo estendido da biblioteca compartilhada nos seguintes arquivos do WebSphere Message Broker:
     /usr/lpp/mqsi/bin/*
     /usr/lpp/mqsi/lil/*  
     /usr/lpp/mqsi/lib/*  
     /usr/lpp/mqsi/lib/wbirf/*  
     /usr/lpp/mqsi/lib/wbimb/*
     /usr/lpp/mqsi/lib/wbieb/*
Para configurar o atributo da biblioteca compartilhada, utilize o comando extattr com a opção +l. Por exemplo:
    extattr +l /usr/lpp/mqsi/bin/*

Para saber se o atributo estendido da biblioteca compartilhada foi configurado, utilize o comando ls -E.

Utilizar ls -E bipimain resulta em, por exemplo:
-rwxr-x---  a-s-  1 USER  GROUP   139264 Mar 15 10:05 bipimain
onde s mostra que o programa está ativado para execução em um espaço de endereço compartilhado.
Utilize o seguinte comando para ver se você tem SHRLIBRGNSIZE suficiente para conter todos os programas de biblioteca compartilhados que devem ser utilizados no sistema.
     /D OMVS,LIMITS
Fim da mudança
Tarefas relacionadas
Customizando o Ambiente do z/OS
Referências relacionadas
Tarefas e Funções de Customização no z/OS
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ae22110_