Um cliente de aplicativo pode ser executado em um qualquer lugar no sistema na rede do WebSphere MQ.Como os clientes do WebSphere Message Broker devem utilizar os dispositivos do WebSphere MQ para conexão ao intermediário e interagir com ele (utilizando MQI e AMI), a configuração de clientes para WebSphere Message Broker é idêntica a ele para clientes para um servidor do WebSphere MQ.
Para suportar conexões clientes para um intermediário:
Um aplicativo pode obter mensagens apenas de filas pertencentes ao gerenciador de filas ao qual está conectado (isto é verdadeiro para aplicativos do WebSphere MQ).Portanto, se um aplicativo espera receber mensagens de uma fila ocupada por um serviço no interior de um determinado intermediário e pertencente ao gerenciador de filas desse intermediário, você deve conectar-se a esse gerenciador (utilizando uma conexão do cliente local ou WebSphere MQ).
Um aplicativo que coloca mensagens, entretanto, pode estar conectado a qualquer gerenciador de filas na rede, contanto que o gerenciador de filas possa resolver o destino de alguma maneira. Em todos os casos, o gerenciador de filas ao qual o aplicativo do cliente está conectado deve saber o local da fila ou das filas onde o aplicativo coloca mensagens (por exemplo utilizando definições de fila remotas).
Ao definir uma fila do WebSphere MQ como um nó para o fluxo de mensagens, não dê a ele um nome que se inicie com SYSTEM_BROKER.Isso é reservado para filas definidas para uso interno pelo WebSphere Message Broker.
Se seu aplicativo for um assinante que receba mensagens publicadas por outros aplicativos, poderá especificar uma fila dinâmica temporária como fila de assinante. Neste caso, o intermediário cancela automaticamente o registro da assinatura quando a fila é excluída.
Para obter detalhes adicionais sobre aplicativos, colocação e obtenção de mensagens e o uso de clientes do WebSphere MQ, consulte WebSphere MQ Clientes e o WebSphere MQ Application Programming Guide.