Rendimento

No WebSphere MQ Publicação/Assinatura, um encadeamento único processa publicações em cada uma das filas de fluxo. Isto garante a ordem em que as publicações foram processadas a partir da fila.

Quando considera o rendimento para publicações em um domínio do intermediário do WebSphere Message Broker, você também deve considerar a importância da ordem em que as mensagens são publicadas. Técnicas que aumentam o rendimento do processamento não garantem necessariamente a ordem.

O WebSphere Message Broker suporta duas opções que aumentam o rendimento do processamento:
  1. Você pode configurar o fluxo de mensagens com encadeamentos adicionais definindo a propriedade Ocorrências Adicionais do nó MQInput. Esta propriedade faz com que o intermediário planeje encadeamentos adicionais para ler mensagens a partir da fila de entrada, possibilitando assim que publicações desta fila sejam processadas simultaneamente pelo intermediário. Você deve assegurar que a fila (entrada) do fluxo tenha o conjunto de atributos share (o WebSphere MQ Publicação/Assinatura requer que as filas de fluxo tenham o conjunto noshare).

    Se encadeamentos múltiplos processarem mensagens de uma fila única, não é garantido que que as publicações sejam entregues para assinantes na ordem em que são colocadas na fila de entrada. No entanto, o WebSphere Message Broker fornece um método que permite que publicações sejam processadas simultaneamente, enquanto ainda mantêm a seqüência requerida.

    Defina a propriedade Modo de Ordem do nó MQInput para o valor Por ID de Usuário. Isso assegura a ordem de entrega de publicações enviadas para o intermediário por um determinado usuário. Quando esta propriedade for definida, o processamento de mensagens que contém um determinado campo UserIdentifier no MQMD será suspenso se qualquer outro encadeamento que esteja atendendo esse fluxo de mensagens estiver atualmente processando uma mensagem que contém o mesmo UserIdentifier.

    Os benefícios de executar instâncias adicionais do fluxo de mensagens serão negados se todos os aplicativos de publicação estiverem sendo executados sob o mesmo ID de usuário. Este pode ser o caso para aplicativos de publicação conectados a um gerenciador de fila remoto ao gerenciador de fila do intermediário. Mensagens destes publicadores remotos chegam no intermediário por um canal que deve ter sido configurado para inserir o ID do usuário do programa do canal ao invés do ID do usuário do cliente original. Consulte o manual WebSphere MQ Intercommunications para obter informações adicionais sobre como configurar o atributo do canal PUTAUT para alterar o comportamento do canal padrão.

  2. Você pode configurar um ou mais fluxos de mensagens (não instâncias) que lêem publicações de diferentes filas. Você também deve atualizar alguns dos seus aplicativos de publicação para publicar para a nova fila (ou filas). Isto tem o efeito de dividir o fluxo e, portanto, espalhar a carga de trabalho.

    Se decidir aumentar o rendimento do processamento utilizando este método, você deve considerar o impacto que isto tem na ordem em que as publicações são entregues. Em particular, você deve assegurar que os aplicativos do publicador estejam divididos em relação aos tópicos que eles estão publicando para assegurar que a ordem possa ser mantida em cada tópico, se isto for importante. Se os seus aplicativos publicarem em filas diferentes (fluxos de mensagens) no mesmo tópico, a ordem não poderá ser garantida.

    Se você atualizar os aplicativos do publicador para enviar publicações para uma nova fila que tem um nome diferente do fluxo no qual eles estão publicando, também será necessário atualizar estes aplicativos para explicitamente incluírem o nome do fluxo dentro de suas publicações utilizando o parâmetro MQPSStreamName.

    Aplicativos de publicação que especificam um parâmetro de fluxo não precisam ser modificados, pois este parâmetro tem precedência. No entanto, se os aplicativos de publicação não especificarem o parâmetro de fluxo, o comportamento será determinado pela definição da propriedade do nó de publicação Nomenclatura de Fluxo Implícita no fluxo de mensagens:
    • Se a propriedade for definida para falso, o fluxo padrão será assumido.
    • Se a propriedade estiver definida para verdadeiro, o nome do fluxo será assumido como o mesmo do nome da fila de entrada de fluxo.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
aq19900_