Desinstalando os Componentes de Tempo de Execução no Modo de Console

Sempre utilize o assistente de desinstalação para remover este produto, não utilize o programa de desinstalação nativo.

Para obter informações sobre o modo do console e modos alternativos disponíveis, consulte Modos de Instalação e Desinstalação. Para chamar o desinstalador no modo do console, conclua as seguintes etapas:
  1. Pare todos os processos em execução que utilizam qualquer parte do WebSphere Message Broker (intermediários, Configuration Manager e o Servidor de Nome de Usuário) antes de desinstalar. Utilize Comando mqsilist (Listar Recursos) para verificar quais componentes estão sendo executados. Pare cada componente utilizando o Comando mqsistop.
  2. No Windows e Linux (plataforma x86), encerre as sessões ativas do Message Brokers Toolkit.
  3. Se você não pretende reinstalar neste computador, exclua todos os componentes de tempo de execução. Quando um componente é excluído, todos os seus dados e recursos associados são excluídos. Utilize os comandos a seguir para fazer isso: Comando mqsideletebroker, Comando mqsideleteconfigmgr e Comando mqsideleteusernameserver.
  4. Se você criou os bancos de dados DB2 ou Derby no Windows com o Comando mqsicreatedb, exclua-os com o Comando mqsideletedb. Se você excluir o último banco de dados, o Gerenciador de Instância do Banco de Dados também será excluído (o Gerenciador de Instância do Banco de Dados controla todos os bancos de dados apropriados em um único sistema; se você tiver outra instalação da Versão 6.0, esse componente talvez não seja excluído, se permanecerem os bancos de dados associados a outra instalação). Os bancos de dados criados pelo assistente de Configuração Padrão também podem ser excluídos desta maneira.
  5. Chame o programa de desinstalação no modo do console de fora do diretório de instalação, especificando o caminho completo para assegurar-se de que as pastas sejam removidas durante a desinstalação.
    /install_dir/_uninst_runtime/uninstaller -console
    Em que install_dir é o diretório home da instalação do WebSphere Message Broker. Se você tiver aceitado o local padrão durante a instalação, este diretório será semelhante ao seguinte:
    • No Windows, C:\Program Files\IBM\MQSI\6.0
    • No AIX, HP-UX e Solaris, /opt/IBM/mqsi/6.0
    • No Linux, /opt/ibm/mqsi/6.0
    Nota: Para acessibilidade aprimorada, utilize o comando /install_dir/_uninst_runtime/uninstaller -console -accessibility
  6. Quando chamado, o desinstalador exibe telas baseadas em texto no console para serem navegadas utilizando as seguintes opções:
    • 1 próxima
    • 2 anterior
    • 3 cancelar
    • 4 reexibir
    O desinstalador solicitará que confirme se deseja desinstalar o produto e se o local do qual está desinstalando está correto. Quando tiver respondido a essas perguntas, a desinstalação será iniciada.
Tarefas relacionadas
Desinstalando o Produto Completo
Desinstalando os Componentes de Tempo de Execução no Modo Silencioso
Desinstalando os Componentes de Tempo de Execução no Modo de Console
Referências relacionadas
Comando mqsideletebroker
Comando mqsideleteusernameserver
Comando mqsilist (Listar Recursos)
Comando mqsistop
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ah18860_