Há algumas restrições para mensagens definidas utilizando um CWF com relação ao modelo lógico que estão tratadas a seguir.
Uma mensagem CWF é sempre exibida com elementos na seqüência especificada na definição do modelo de mensagem lógica. No entanto, nem sempre é necessário especificar ESQL que constrói os elementos nessa seqüência. As seguintes regras para codificação de ESQL foram especificadas para cada valor para a propriedade Composição do tipo.
Se os elementos ou tipos tiverem valores padrão e você não construir a mensagem na seqüência correta, esses elementos construídos fora de seqüência conterão seus valores padrão, não os valores definidos. Isso ocorre porque os elementos construídos fora de seqüência são assumidos como sendo de autodefinição e para o CWF, eles são descartados quando a mensagem é gravada no fluxo de bits.
Se os elementos tiverem valores padrão e você não construir a mensagem na seqüência correta, esses elementos construídos fora de seqüência conterão seus valores padrão, não os valores definidos. Isso ocorre porque os elementos construídos fora de seqüência são assumidos como sendo de autodefinição e para o CWF, eles são descartados quando a mensagem é gravada no fluxo de bits.
CWF é um formato fixo e todos os elementos devem estar presentes em uma mensagem. Portanto, [Validação de conteúdo] é ignorado. Na saída, todos os elementos devem ser definidos explicitamente (por exemplo, utilizando ESQL SET), definidos implicitamente (utilizando uma função de cópia de árvore) ou devem ter um valor padrão definido.
Na saída de uma mensagem CWF no domínio MRM, qualquer elemento ou ocorrência de um elemento para o qual um valor não foi definido (explícita ou implicitamente) herda o valor padrão especificado do elemento. Se nenhum valor padrão tiver sido especificado, será emitida uma exceção.
As propriedades lógicas Mín. Ocorrências e Máx. Ocorrências especificam o número permitido de ocorrências de um elemento ou grupo em uma mensagem. Elas são utilizadas durante a análise e gravação de mensagens e durante a validação do conteúdo de uma mensagem.
No CWF, as ocorrências Máx. Ocorrências são esperadas durante a análise e as ocorrências Máx. Ocorrências são geradas durante a gravação com valores padrão utilizados para elementos ausentes.
No entanto, este comportamento será substituído se estiver configurada a propriedade Referência de Repetição que indica que o número de ocorrências é especificado em vez de um elemento inteiro que ocorre anteriormente na mensagem. Neste caso, Máx. Ocorrências é ignorado.
Na validação, Mín. Ocorrências e Máx. Ocorrências são utilizados para verificar se o conteúdo da árvore de mensagens corresponde ao modelo.
Listas e uniões são conceitos específicos de XML. Um elemento ou atributo de um tipo simples que é uma lista ou uma união gerará um aviso da lista de tarefas se um formato físico CWF estiver presente no conjunto de mensagens. O usuário pode escolher se deseja transformar isso em um erro, aviso ou informação, editando as Preferências de Validação. O gerador de dicionário omitirá mensagens definidas para conter tais elementos ou atributos da seção CWF do dicionário.