O Intermediário Implementa uma Interface de Serviço da Web Existente

Neste cenário de serviço da Web, o intermediário fornece uma interface de serviços da Web para um aplicativo existente que não é um serviço da Web. O serviço da Web é restrito a uma definição WSDL existente.

O diagrama mostra um aplicativo existente cujo arquivo de definição é importado para um conjunto de mensagens. O arquivo WSDL de um cliente de serviço da Web também é importado para o conjunto de mensagens. O conjunto de mensagens é implementado para um fluxo em um intermediário. No tempo de execução, o fluxo interage com o aplicativo existente e com o cliente de serviço da Web.

Chave para Símbolos:

O diagrama descreve os símbolos utilizados em outros diagramas e não é descrito aqui porque cada um desses diagramas possui suas próprias descrições.

Utilizações Possíveis

Etapas de Design

  1. Importe o WSDL para criar um conjunto de mensagens contendo definições para as mensagens SOAP descritas pelo WSDL.
  2. Adapte o conjunto de mensagens para a interface requerida existente, possivelmente, importando uma definição de interface existente, como um arquivo de cabeçalho C ou copybook COBOL.
  3. Desenvolva um fluxo de mensagens para implementar o serviço da Web.

Tempo de Execução

Seu fluxo de mensagens recebe um pedido de serviço da Web, converte-o em um formato esperado pelo aplicativo existente e chama o aplicativo existente. A resposta do aplicativo existente é convertida em uma resposta de serviço da Web válida.

Exemplo 1

Neste exemplo, um cliente de serviço da Web HTTP existente fornece informações sobre um determinado assunto (preços de ações ou taxas de câmbio, por exemplo). Você deseja substituir este serviço por uma solução de consulta de banco de dados interna, mas não deseja fazer alterações nos clientes, pois eles foram amplamente implementados.

  1. Crie um fluxo de mensagens incluindo um nó HTTPInput que recebe pedidos de seus clientes.
  2. O nó HTTPInput conecta-se a um nó Compute que recupera as informações requeridas do banco de dados e gera uma nova mensagem de saída, no formato de uma resposta de serviço da Web incluindo estes novos dados.
  3. O nó Compute propaga a mensagem para o nó HTTPReply, que gera a resposta para o cliente de serviço da Web.

Exemplo 2

Neste exemplo, um sistema existente, baseado em C ou em Cobol, pode ser exposto de maneira útil como um serviço da Web. Existe também uma restrição de como deve ser o aspecto do serviço da Web - já temos a definição WSDL para um cliente de serviços da Web amplamente distribuído que fornece acesso aos usuários a uma capacidade de negócios específica. A função do intermediário será oferecer a mesma interface para uma nova implementação, com base no sistema existente. Talvez o provedor de serviços da Web original ofereça uma qualidade de serviço diferente ou seja descontinuado por alguma razão.

  1. Importe a interface de aplicativo existente.
  2. Importe uma definição WSDL existente para o cliente.
  3. Crie um fluxo para implementar a interface de serviço da Web e mediar com o aplicativo existente.

(Consulte Importando do WSDL).

Conceitos relacionados
Serviços da Web, WSDL e Fluxos de Mensagens
O Intermediário Chama um Serviço da Web Existente
O Intermediário Implementa uma Nova Interface de Serviço da Web
O Intermediário Implementa Interface Não do Serviço da Web para Novo Serviço da Web
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
ac34550_