Se um intermediário for se comunicar com um serviço da Web existente, ele geralmente precisa enviar e receber mensagens SOAP. Para utilizar essa abordagem, você deve utilizar o domínio MRM. Será necessário assegurar que o modelo de mensagem do intermediário e a definição WSDL utilizada pelo serviço da Web descrevam as mesmas mensagens. Em geral, obtém-se isso através da importação de WSDL para o serviço da Web existente, utilizando as ferramentas do intermediário. Atualmente, somente o WSDL versão 1.1 é suportado.
Somente as definições de parte, mensagem e operação WSDL serão representadas no modelo resultante do intermediário. Começando com o nível mais inferior, uma definição WSDL descreve:
O modelo resultante permite que o usuário analise as mensagens SOAP que chegam utilizando o analisador MRM XML no qual o tipo de mensagem seria Envelope. O modelo de mensagem para o envelope SOAP define o SOAP externo com suas seções de Cabeçalho e Corpo constituintes e vários pontos de conexão nos quais podem aparecer várias cargas úteis de negócios. Esses pontos de conexão são definidos com mensagem de composição, permitindo que as mensagens do intermediário criadas pelo importador WSDL apareçam nesses pontos.
Os pontos de conexão permitidos são: Envelope.Body, Envelope.Header e Envelope.Body.Fault.detail. Uma mensagem do modelo de mensagem do usuário pode aparecer em cada ponto (no caso do Envelope.Header, várias mensagens podem aparecer). No caso de WSDL estilo rpc, a mensagem esperada em Envelope.Body é a mensagem gerada automaticamente correspondente à operação WSDL. Em todos os outros casos, as mensagens esperadas são as definidas pelas partes de mensagens WSDL para cada operação.