Comando mqsideploy

Plataformas Suportadas

  • Windows
  • Sistemas Linux e UNIX
  • z/OS

Finalidade

Utilize o comando mqsideploy para fazer um pedido de implementação para o Configuration Manager. Isso permite fazer os diversos tipos de pedidos de implementação a partir de um script de comando em batch, sem a necessidade de interação manual.

A situação padrão é uma implementação delta ou incremental. Selecione -m para substituir a operação padrão.

O mqsideploy não requer um parâmetro de nome do Configuration Manager porque todos os detalhes de conexão requeridos podem ser obtidos dos parâmetros -n, -q, -i e -p.

Sintaxe

Plataformas Windows, Sistemas Linux e UNIX

Comando do Console do z/OS

Sinônimo: dp

Parâmetros

-n cfgParameterFileName
(Opcional) O nome de um arquivo .configmgr que descreve os parâmetros de conexão para Configuration Manager.
O arquivo é em XML, utilizando o formato .configmgr salvo pela GUI do Eclipse. Por exemplo:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<configmgr host="localhost" listenerPort="1414" queueManager="QNAME"
           securityExit="test.myExit"/>
Se você estiver utilizando este arquivo em z/OS, é preciso remover a instrução encoding="UTF-8" da primeira linha para deixar a instrução como:
<?xml version="1.0"?>
e remover o valor para o atributo do host para deixar a instrução como:
<configmgr host="" listenerPort="1414" queueManager="QNAME"
           securityExit="test.myExit"/>
Nota: Se este parâmetro não for fornecido, será necessário fornecer os parâmetros -i, -p e -q.
-i ipAddress
(Opcional) O nome do host ou endereço IP do Configuration Manager.

Se estiver utilizando este arquivo no z/OS e desejar conectar-se ao host local, será necessário configurar o valor para "".

-p Port
(Opcional) O número da porta do Configuration Manager.
-q qMgr
(Opcional) O nome do gerenciador de filas do WebSphere MQ que o Configuration Manager está utilizando.

Se você não fornecer os parâmetros -i, -p e -q, será necessário especificar o parâmetro -n.

-b Brokername
(Obrigatório) O nome do intermediário para o qual implementar. Se qualquer um dos sinalizadores -t ou -l for especificado, a opção -b será ignorada. Isso ocorre porque, ao implementar tópicos ou topologia, todos os intermediários no domínio são afetados. Sem os sinalizadores -e e -a, uma implementação de configuração do intermediário é iniciada.

Com a opção -c, a implementação é cancelada para o intermediário específico.

-e EGName
(Opcional) O nome do grupo de execução para o qual implementar. As opções -b e -a também devem ser especificadas com essa opção.
-aBARFileName
(Opcional) O nome do arquivo BAR (Broker Archive) que deve ser utilizado para uma implementação de fluxo de mensagens ou de conjunto de mensagens. As opções -b e -e também devem ser especificadas com essa opção.

No z/OS, o arquivo BAR deve estar no sistema de arquivos. O arquivo BAR pode estar em qualquer local contanto que o ID do usuário da pessoa ou o Configuration Manager que executa o comando possa acessar o arquivo e lê-lo.

-t
(Opcional) Implementar todas informações da configuração de tópicos. As informações são implementadas em todos os intermediários no domínio.
-l
(Opcional) Esse sinalizador especifica que a configuração de Topologia deve ser implementada. As informações serão implementadas em todos os intermediários no domínio se o sinalizador -m também for configurado, caso contrário as informações serão implementadas somente em intermediários com uma configuração de topologia alterada.
-c
(Opcional) Informa ao Configuration Manager para parar, aguardando por respostas para os pedidos de implementação anteriormente submetidos. Se utilizado com a opção -b, o Configuration Manager pára, aguardando pela resposta de implementação subjacente do intermediário especificado; sem a opção -b, o Configuration Manager pára, aguardando por respostas para todos os pedidos de implementação subjacentes no domínio.

A opção -c deve ser especificada com cuidado. Utilize-a apenas não houver possibilidade dos intermediários afetados responderem ao pedido de implementação; se um intermediário processar subseqüentemente um pedido de implementação que tenha sido cancelado, o Configuration Manager ignorará a resposta e, portanto, ficará fora de sincronização com o intermediário.

-w timeoutValue
(Opcional) O tempo em segundos que o utilitário aguarda que o intermediário responda antes de retornar o controle para a linha de comandos. O comando mqsideploy efetua o poll dos registros de log do Configuration Manager, procurando os resultados do pedido de implementação recém-enviado. Os registros relevantes do registro contêm informações indicando se a implementação obteve êxito. O timeoutValue é o número de segundos a aguardar antes do tempo limite, no intervalo de 1 a 999.999. Se nenhum timeoutValue for fornecido ou se um valor menor que 1 ou maior que 999.999 for especificado, será retornado um erro.
-d DeployedObjects
(Opcional) Descreve o conjunto de objetos a serem removidos do grupo de execução. Vários arquivos implementados podem ser especificados, separados pelo caractere ":".

Objetos de todos os tipos podem ser especificados, com a seguinte limitação de que, se um nome de objeto ambíguo for especificado (por exemplo: "top", quando "top.dictionary" e "top.cmf" estão implementados para o mesmo grupo de execução), todo o comando falha com a mensagem BIP1089. Nessas circunstâncias, é necessário especificar o nome completo dos objetos a serem removidos, por exemplo, "top.dictionary:top.cmf".

-v TraceFileName
(Opcional) Envia o rastreio interno de depuração do Proxy do Configuration Manager para o arquivo especificado.
-m -complete
(Opcional) Informações completas da implementação:
  • Para uma implementação de arquivo BAR, -m remove todos os fluxos de mensagens e conjuntos de mensagens implementados atualmente do grupo de execução como parte da implementação. Se -m não for configurado, o conteúdo do arquivo BAR será implementado em adição ao que já estiver implementado no grupo de execução. Nesse caso, qualquer objeto implementado com o mesmo nome de um item dentro do BAR será substituído pela versão dentro do BAR.
  • Para uma implementação de configuração de topologia, o -m implementa as informações completas sobre a configuração entre intermediários para todos os intermediários. Se o -m não estiver configurado, apenas a configuração alterada entre intermediários será implementada para os intermediários cuja configuração entre intermediários tenha sido alterada.
  • Para uma implementação de configuração de intermediário, esse sinalizador não é válido.
  • Para uma implementação de árvore de tópicos, -m implementa a árvore de tópicos inteira para todos os intermediários. Se -m não for configurado, somente alterações para a árvore de tópicos serão implementadas em todos os intermediários.
  • Para uma operação de remoção de fluxo de mensagens ou remoção de conjunto de mensagens, o sinalizador é ignorado.

Autorização

Para implementar com êxito, o ID do usuário que está emitindo o comando precisa ter autoridade suficiente definida no Configuration Manager. As permissões requeridas são as mesmas que aquelas requeridas para executar a função equivalente no Message Brokers Toolkit. Consulte Permissões de ACL para obter uma lista de permissões que podem ser definidas no Configuration Manager.

Respostas

Esse comando retorna as seguintes respostas:
0
(Sucesso) Indica que o Configuration Manager emitiu o pedido de implementação e todos os intermediários relevantes responderam com êxito antes da expiração do tempo limite.
2
(Falha) Indica que o Configuration Manager emitiu o pedido de implementação e pelo menos um intermediário respondeu negativamente. Consulte a saída de mensagens do utilitário (ou o registro de eventos do Configuration Manager) para obter informações adicionais.
3
(Iniciado) Indica que o Configuration Manager respondeu e a implementação foi iniciada, mas nenhuma resposta do intermediário foi recebida antes da ocorrência do tempo limite.
5
(Enviado) Indica que a mensagem de implementação foi enviada ao Configuration Manager, mas que nenhuma resposta foi recebida antes da ocorrência do tempo limite.
6
(SuccessSoFar) Indica que o Configuration Manager emitiu o pedido de implementação e alguns mas nem todos os intermediários relevantes responderam com êxito antes da expiração do tempo limite; nenhum intermediário respondeu negativamente.
98
Indica que o Configuration Manager não pode ser alcançado.
99
Indica que os argumentos fornecidos ao utilitário não são válidos.

Exemplos

Implemente os vizinhos do Publicação/Assinatura utilizando um arquivo de conexão cujos parâmetros estão descritos no arquivo cm1.configmgr, deixe 10 minutos para que o intermediário responda e implemente as informações completas de configuração entre intermediários.
mqsideploy -n cm1.configmgr -m -w 600
Implemente os vizinhos do Publicação/Assinatura utilizando os parâmetros i, p e q para se conectar ao Configuration Manager, deixe 10 minutos para que o intermediário responda e implemente as informações completas de configuração entre intermediários:
mqsideploy -i localhost -p 1414 -q QMNAME -m -w 600

Observe que você pode utilizar os parâmetros i, p e q nos seguintes exemplos em vez do parâmetro -n.

Implemente uma hierarquia de tópicos utilizando um arquivo de conexão cujos parâmetros estão descritos no arquivo cm1.configmgr, deixe 10 minutos para que o intermediário responda e implemente as informações completas de configuração entre intermediários:
mqsideploy -n cm1.configmgr -t -m -w 600
Implemente um arquivo bar utilizando um arquivo de conexão cujos parâmetros estão descritos no arquivo cm1.configmgr, deixe 10 minutos para que o intermediário responda e remova todos os fluxos de mensagens e conjuntos de mensagens atualmente implementados a partir do grupo de execução como parte da implementação:
mqsideploy -n cm1.configmgr -b broker1 -e default -a mybar.bar -m -w 600
Implemente uma configuração de intermediário utilizando um arquivo de configuração cujos parâmetros estão descritos no arquivo cm1.configmgr, para o intermediário especificado e deixe 15 minutos para que o intermediário responda:
mqsideploy -n cm1.configmgr -b broker1 -w 900

Tente remover o fluxo de mensagens top e o dicionário bar do grupo de execução default no intermediário b1, utilizando um arquivo de conexão cujos parâmetros estão descritos no arquivo cm1.configmgr.

Observe que, se não houver outros objetos denominados top e bar implementados no grupo de execução, o valor da opção -d poderá ser encurtado para top:bar.
   mqsideploy –n cm1.configmgr –b B1 –e default –d top.cmf:bar.dictionary
Cancele uma implementação utilizando um arquivo de conexão cujos parâmetros estão descritos no arquivo cm1.configmgr e deixe 15 minutos para que o intermediário responda. Nesse exemplo, o Configuration Manager pára, aguardando por todos os pedidos de implementação subjacentes no domínio. Para especificar um intermediário específico no qual cancelar uma implementação, utilize o parâmetro -b:
mqsideploy -n cm1.configmgr -c -w 900
Conceitos relacionados
Ambiente de Tempo de Execução
Tarefas relacionadas
Implementando
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2006 Última Atualização: 1 Sep 2006
an09020_