O formato TDS (Tagged/Delimited String) é a representação física de uma mensagem que possui vários elementos de dados separados por marcações e delimitadores.
O formato físico TDS foi projetado para modelar mensagens que consistem em cadeias de texto. Exemplos de mensagens TDS são os que estão de acordo com os padrões ACORD AL3, EDIFACT, HL7, SWIFT e X12. O formato físico TDS permite um alto grau de flexibilidade na definição de formatos de mensagens e não está restrito à modelagem de padrões de mercado específicos. Portanto, você pode utilizar o formato TDS para modelar suas próprias mensagens.
Existem vários recursos de mensagens de cadeias de texto que são comuns em muitos formatos. Esta é uma visão geral dos principais recursos que são suportados pelo formato físico TDS:
Algumas mensagens possuem um caractere especial ou cadeia que separa cada valor de dados do próximo. No formato TDS, isso é conhecido como um delimitador.
Em formatos que possuem uma tag antes de cada valor de dados, a tag pode ser separada de seu valor de dados por um caractere especial ou cadeia. No formato TDS, isso é conhecido como um separador de dados de tag.
Uma subestrutura pode ter um caractere especial ou cadeia que indica seu início nos dados. Isso é conhecido no formato TDS como um indicador de grupo.
Uma subestrutura pode ter um caractere especial ou cadeia que indica seu final nos dados. No formato TDS, isso é conhecido como um terminador de grupo.
Um indicador de grupo e um terminador de grupo também podem ser definidos para toda a mensagem. Os indicadores de grupos e terminadores de grupos são opcionais para a mensagem e cada subestrutura.
As subestruturas em uma mensagem podem utilizar diferentes tipos de separação de elementos de dados e utilizar diferentes caracteres especiais. Portanto, o formato TDS permite definir diferentes tipos de separação de elementos de dados e caracteres especiais para cada tipo complexo na mensagem.
O diagrama abaixo mostra uma mensagem de dados de exemplo com cada um de seus componentes rotulados.