Os nós e analisadores de processamento de mensagens provavelmente não precisarão gravar diretamente no registro de erros local, pois é recomendável que uma extensão definida pelo usuário relate erros utilizando exceções. No entanto, você pode optar por gravar eventos e erros significativos para determinação de problemas e finalidades operacionais da mesma forma que o WebSphere Message Broker.
Com o código C, utilize a função de utilitário CciLog para fazer isso.Dois dos argumentos aceitos por essa função, messageSource e messageNumber, definem a origem do evento e a representação inteira real de uma mensagem dentro da origem, respectivamente.
Para código Java, a classe MbService fornece métodos estatísticos para informações de registro ao registro de eventos. Para registrar mensagens no registro de eventos, você precisa empacotar as mensagens em um pacote de recursos Java padrão. Você pode utilizar um dos três métodos de registro, transmitindo o nome do pacote de recursos e a chave de mensagem. A mensagem é completamente resolvida e, em seguida, inserida como uma única inserção na mensagem do intermediário adequado como mostrado a seguir:
Para sistemas Windows, as mensagens são gravadas no registro de eventos do Windows e seu catálogo de mensagens deve ser entregue como uma DLL do Windows.
Para sistemas Linux e UNIX, as mensagens são gravadas no recurso SYSLOG e seu catálogo de mensagens deve ser entregue como um catálogo de mensagens XPG4.
Os itens acima cobrem as exceções surgidas durante o processamento normal. Você também deve fornecer as exceções surgidas ao implementar e configurar um fluxo de mensagens. As mensagens resultantes dessas configurações de exceção são relatadas novamente ao workbench para visualização ao usuário do workbench.Para facilitar isso, você deve criar um arquivo de propriedades Java denominado adequadamente e copiá-lo para cada workbench.
No Windows, o catálogo de mensagens é entregue como uma DLL do Windows, que deve ser criada como descrito a seguir.Ela contém definições das mensagens de eventos para permitir que o visualizador de eventos exiba um formato legível com base na mensagem de evento gravada pelo aplicativo. Quando você compila um catálogo de mensagens, um arquivo de cabeçalho é criado, que define valores simbólicos para cada número de mensagem de evento criado. O arquivo de cabeçalho é incluído pelo aplicativo.
mc -v -w -s -h c:\mymessages -r c:\mymessages mymsg.mc
Em que c:\mymessages é o caminho e o diretório para os arquivos de saída e mymsg.mc é o nome do arquivo de entrada.
O compilador de mensagens produz um arquivo de cabeçalho de saída (.h) que contém #defines simbólico que é mapeado para cada número de mensagem codificado no arquivo input.mc. Este arquivo de cabeçalho deve ser incluído na compilação de um arquivo de origem de extensão definido pelo usuário que utiliza a função do utilitário CciLog para gravar uma mensagem de evento definida. O argumento messageNumber para CciLog deve utilizar o hash de valor adequado definido no arquivo de cabeçalho de saída.
RC /v <nome_do_arquivo>.rc
LINK /DLL /NOENTRY <nome_do_arquivo>.res
regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE SYSTEM CurrentControlSet Services EventLog Aplicativo
Clique com o botão direito do mouse em Aplicativo e selecione Nova->Chave. A nova chave será criada imediatamente sob a chave Aplicativo (e não sob a chave WebSphere Message Broker).Você deve dar à chave o nome especificado no parâmetro messageSource da chamada CciLog.