Um componente é um conjunto de processos de tempo de execução que executam um conjunto específico de funções e que podem ser um intermediário, um Configuration Manager ou um Servidor de Nome de Usuário.
Um intermediário processa mensagens, um Configuration Manager age como uma interface entre o repositório de configuração e o conjunto de intermediários do domínio e um Servidor de Nome de Usuário extrai informações de um produto de segurança e as disponibiliza aos intermediários e ao workbench.
Um intermediário que está em execução tem um espaço de endereço de controle e um espaço de endereço adicional para cada grupo de execução implementado. Quando o espaço de endereço de controle é iniciado, o componente intermediário é iniciado automaticamente. Esse comportamento pode ser alterado por um parâmetro opcional start na tarefa iniciada.
Um Configuration Manager e um Servidor de Nome de Usuário têm, cada um deles, um único espaço de endereço. Quando o espaço de endereço é iniciado, os componentes são iniciados automaticamente. Esse comportamento pode ser alterado por um parâmetro opcional start na tarefa iniciada.
O nome do componente é o nome externo do componente e é utilizado, por exemplo, no WebSphere Message Broker workbench.
É necessário apenas um Servidor de Nome de Usuário se estiver utilizando o Publicação/Assinatura. Este Servidor de Nome de Usuário pode existir em qualquer lugar na rede, incluindo o z/OS.
Cada componente possui seu próprio ambiente de tempo de execução no UNIX System Services e precisa de seu próprio gerenciador de filas do WebSphere MQ, embora um intermediário, um Configuration Manager e um Servidor de Nome de Usuário possam compartilhar um único gerenciador de filas. Um componente do intermediário também precisa de acesso a um banco de dados.