A amostra Reservas Aéreas é baseada no cenário de um sistema de reservas de empresa aérea, como os utilizados por agentes de viagem. Ela demonstra como utilizar alguns dos recursos fornecidos pelo WebSphere Message Broker.
A amostra Reservas Aéreas demonstra como você pode projetar aplicativos que processam mensagens XML autodefinidas. As mensagens XML são autodefinidas porque cada parte de dados é prefixada por um nome de tag ou por um nome de atributo. A definição de uma mensagem XML está na própria mensagem e não é mantida em nenhum outro lugar. Portanto, é possível executar um fluxo de mensagens utilizando uma mensagem XML sem o auxílio de um conjunto externo de mensagens.
Se você utilizar mensagens XML autodefinidas, será possível programar o fluxo de mensagens para manipular mensagens como se faz quando um conjunto externo de mensagens é utilizado para manter as informações de formato das mensagens. No entanto, sem um conjunto de mensagens, é preciso codificar todas as informações de formato em ESQL nos nós do fluxo de mensagens e não é possível utilizar toda a gama de nós internos.
A amostra Reservas Aéreas executa as seguintes ações:
As seguintes seções descrevem a amostra Reservas Aéreas em mais detalhes:
A amostra Reservas Aéreas inclui os seguintes fluxos de mensagens:
Observe que em tempo de execução os fluxos de mensagens XML_FlightQueryOut, XML_FlightQueryReply e XML_FlightQueryIn funcionam como um fluxo de mensagem simples, que é referido nesta documentação como o fluxo de mensagens XML_FlightQuery.
Para obter informações adicionais, leia sobre fluxos de mensagens na documentação do WebSphere Message Broker.
A amostra Reservas Aéreas processa mensagens XML autodefinidas ou genéricas. Uma mensagem XML de autodefinição transporta informações sobre seu conteúdo e estrutura na mensagem em formato de um documento que está de acordo com a especificação XML. Uma definição de mensagem não é mantida em nenhum outro local. Quando o fluxo de mensagens recebe a mensagem, esta é identificada pelo analisador XML genérico e analisada de acordo com as definições XML contidas na própria mensagem.
Seis mensagens de entrada XML autodefinidas são fornecidas para que você possa executar os fluxos de mensagens na amostra Reservas Aéreas:
A amostra Reservas Aéreas tem um banco de dados chamado RESERVDB. Os fluxos de mensagens da amostra acessam diretamente RESERVDB, que contém duas tabelas de banco de dados chamadas XMLFLIGHTTB e XMLPASSENGERTB. Para obter informações adicionais sobre o banco de dados na amostra Reservas Aéreas, consulte Sobre o Banco de Dados.
Observe que a amostra Reservas Aéreas é orientada em suas entradas e saídas. Entre as entradas e saídas estão interações do banco de dados. Isto torna a amostra um aplicativo ligeiramente incomum. Na maioria dos aplicativos do WebSphere Message Broker os dados dos aplicativos de verdade residem em bancos de dados externos, pois o WebSphere Message Broker é normalmente o middleware de integração entre um banco de dados do cliente e de backend (que normalmente reside em algum tipo de plataforma de servidor existente).
Isto não reduz a utilidade da amostra. Se desejar, você pode remover o banco de dados e torná-lo externo. Cada fluxo de mensagens teria então que ser dividido em dois:
Se efetuado cuidadosamente, esse sistema não teria nenhuma diferença (no cliente) das amostras aqui fornecidas, nas quais o acesso ao banco de dados é interno.
Os fluxos de mensagens da amostra Reservas Aéreas interagem com as filas locais do WebSphere MQ. As filas são definidas no gerenciador de filas do WebSphere MQ que hospeda o intermediário no qual o fluxo de mensagens é executado. Para obter informações adicionais sobre as filas do WebSphere MQ na amostra Reservas Aéreas, consulte Sobre as Filas do WebSphere MQ.