Executando a Amostra Data Warehouse

Você pode executar a amostra Data Warehouse para desempenhar o seguinte processamento:

  1. Ler uma mensagem do WebSphere MQ com uma carga útil no formato XML.
  2. Converter toda a carga útil da mensagem que chega em um BLOB e inseri-lo em um banco de dados.
  3. Formatar uma mensagem de confirmação.
  4. Gravar uma inserção de confirmação da mensagem do WebSphere MQ no banco de dados.
  5. Verificar o número de registros que foram inseridos no banco de dados.

O modo como você visualiza o conteúdo do banco de dados da amostra depende de qual produto do banco de dados está instalado. Para bancos de dados DB2, utilize as ferramentas fornecidas pelo DB2; por exemplo o DB2 Control Center. Se você não tiver instalado um produto do banco de dados, a amostra utilizará o banco de dados Apache Derby. Para obter instruções sobre como visualizar os dados em um banco de dados Derby, consulte Visualizando o Conteúdo de um Banco de Dados Derby.

Para executar o fluxo de mensagens Warehousedata:

  1. Assegure-se de que os fluxos de mensagens e o conjunto de mensagens da amostra foram implementados.
    Ao importar a amostra pode haver um número de avisos relacionados aos arquivos .msgflow. Eles são bancos de dados relacionados e não afetarão a execução da amostra.
  2. Dê um clique duplo em Datawarehouse_input_message.enqueue no projeto do fluxo de mensagens para o qual a amostra foi importada.
  3. Revise os valores para o nome do Gerenciador de Filas e o nome da Fila na guia Geral.   Ao utilizar o gerenciador de filas padrão e a configuração do Message Broker, não há necessidade de alterar os valores, mas assegure que o campo de Porta contenha o valor 2414.
  4. Clique em Gravar na Fila para colocar uma mensagem do WebSphere MQ na fila de entrada do fluxo de mensagens Warehousedata.
  5. Inicie uma instância do aplicativo Dequeue:
    1. Na barra de ferramentas do workbench, clique na seta do ícone Obter uma mensagem de uma Fila Obter uma mensagem de uma Fila
    2. No menu drop-down, clique em Obter Mensagem para abrir a janela Desenfileirar Mensagem.
    3. Digite os nomes para o gerenciador de filas e a fila que você deseja. Utilize valores WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER para o nome do gerenciador de filas e DATAWAREHOUSE_FAILURE_Q para o nome da fila para trabalhar com a configuração padrão.
    4. Clique em Ler a partir da Fila para ler uma mensagem a partir da fila.
    5. Depois de fechar a janela, na próxima vez em que você clicar na seta no ícone Obter uma mensagem de uma Fila Obter uma mensagem de uma Fila, verá a configuração de desenfileiramento criada acima, listada no menu drop-down. Clique nesse arquivo no menu, (ou, se ele for o primeiro no menu, basta clicar no próprio ícone) para obter uma mensagem da fila.
    6. Opcional: Enquanto a janela Desenfileirar Mensagem estiver aberta, você poderá salvar uma mensagem lida em um arquivo em seu projeto de fluxo de mensagens para mantê-la para uso posterior. Clique em Salvar Como e na janela Salvar Mensagem Como, selecione o projeto de fluxo e digite um nome para o arquivo.
  6. Visualize o conteúdo da mensagem que  é recuperada e verifique se uma mensagem foi armazenada no banco de dados. Observe a hora em que a mensagem foi armazenada no banco de dados. Você precisará utilizar essa hora ao executar o fluxo de mensagens VerifyDatabaseContents.
  7. Inicie outra instância do aplicativo Dequeue (mesmo processo da etapa 5 acima).
  8. Utilize valores de WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER para o nome do gerenciador de filas e DATAWAREHOUSE_FAILURE_Q para o nome da fila para trabalhar com a configuração padrão.
  9. Clique em Ler a partir da Fila para ler uma mensagem a partir da fila.
  10. Verifique se nenhuma mensagem foi recuperada.  Essa instância do aplicativo Dequeue está lendo qualquer mensagem de erro para a inserção do banco de dados.  Não deve haver nenhuma.
Nesse ponto, o fluxo de mensagens Warehousedata foi executado com êxito.   A próxima etapa é executar o fluxo de mensagens VerifyDatabaseContents para contar os registros no banco de dados.  Para fazer isso:
  1. Dê um clique duplo em Datawarehouse_verify_contents_input_message.enqueue no projeto do fluxo de mensagens para o qual a amostra foi importada.
  2. Revise os valores para o nome do Gerenciador de Filas e o nome da Fila na guia Geral.  Ao utilizar o gerenciador de filas padrão e a configuração do Message Broker, não há necessidade de alterar os valores.
  3. Na parte Dados da Mensagem da tela, especifique valores para a data e a hora de início e de encerramento da consulta.  Esses valores devem estar em ambos os lados da hora na qual a inserção do banco de dados ocorreu quando você executou o fluxo de mensagens Warehousedata. A hora da inserção é relatada na mensagem que é gravada em DATAWAREHOUSE_OUT_Q.
  4. Clique em Gravar na fila para colocar uma mensagem do WebSphere MQ na fila de entrada do fluxo de mensagens VerifyDatabaseContents.
  5. Inicie outra instância do aplicativo Dequeue:
  6. Utilize valores de WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER para o nome do gerenciador de filas e DATAWAREHOUSE_VERIFY_CONTENTS_OUT_Q para o nome da fila para trabalhar com a configuração padrão.
  7. Clique em Ler a partir da Fila para ler uma mensagem a partir da fila.
  8. Verifique se a contagem de registros no banco de dados é um.
  9. Execute vários outros pedidos de arquivamento utilizando o fluxo de mensagens Warehousedata e verifique se a contagem de registros no banco de dados continua aumentando na mesma taxa, utilizando o fluxo de mensagens VerifyDatabaseContents para obter a contagem do número de registros no banco de dados.   Dependendo do valor da hora de encerramento que você especificou inicialmente, poderá ser necessário atualizar o valor no arquivo Datawarehouse_verify_contents_input_message.enqueue

Depois de ter observado que o pedido de archive foi concluído com êxito e que a contagem de registros no banco de dados corresponde ao número de archives emitidos, você terá executado com êxito a amostra Data Warehouse.

Ícone Página Principal   Voltar para Home da Amostra