Configurando a Amostra Rotina de Tratamento de Erro

Ao importar a amostra Rotina de Tratamento de Erro, você deve configurar a amostra para utilizar a transacionalidade antes de poder implementar a amostra no intermediário.

Para configurar a amostra Rotina de Tratamento de Erro para utilizar a transacionalidade:

  1. Configure o ODBC (Apenas Linux)
  2. Ative a Transacionalidade com o DB2 (Windows e Linux)
  3. Ative a Transacionalidade no WebSphere MQ (Windows e Linux):
  4. Implementar a Amostra no Intermediário (Windows e Linux)

Configurando os Drivers ODBC no Linux

Esta etapa deve ser desempenhada no Linux mas não no Windows. Portanto, ignore esta etapa se estiver trabalhando apenas no Windows.

Para configurar os drivers ODBC no Linux:

  1. Abra o arquivo /var/mqsi/odbc/.odbc.ini em um editor de texto.
  2. No arquivo .odbc.ini, localize a linha indicando: [ODBC Data Source] e, em seguida, insira as seguintes linhas abaixo dela:
    ERRORDB= IBM DB2 ODBC Driver
    STAFFDB= IBM DB2 ODBC Driver
  3. Inclua as seguintes sub-rotinas no arquivo .odbc.ini:
    [ERRORDB]
    Driver=/opt/IBM/db2/V8.1/lib/libdb2.so
    Description=ERRORDB DB2 ODBC Database
    Database=ERRORDB
    
    [STAFFDB]
    Driver=/opt/IBM/db2/V8.1/lib/libdb2.so
    Description=STAFFDB DB2 ODBC Database
    Database=STAFFDB

Os drivers ODBC agora estão configurados corretamente.

Ativando a Transacionalidade com o DB2

Para configurar o DB2 para utilizar a transacionalidade:

  1. Inicie o DB2 Control Center:
  2. Na árvore de navegação, em que hostname é o nome de seu computador e DB2 é o nome da instância do banco de dados, expanda Todos os Sistemas > computername > Instâncias > DB2. No Windows, DB2 é normalmente DB2; no Linux, DB2 é normalmente db2inst1.
  3. Clique com o botão direito em DB2 e, em seguida, clique em Configurar Parâmetros.... O diálogo Configuração do DBM é aberto.
  4. No diálogo Configuração do DBM, role o diálogo para baixo para a seção Ambiente. Na coluna Palavra-Chave, clique em TP_MON_NAME.
  5. Para TP_MON_NAME, clique a célula na coluna Valor e, em seguida, clique em reticências (...) na mesma célula. O diálogo Alterar Parâmetros de Configuração do DBM é aberto.
  6. No diálogo Alterar Parâmetros de Configuração do DBM, a partir da Lista dos Nomes do Monitor do Processador de Transação, clique em IBM MQSeries e, em seguida, em OK.
  7. Clique em OK para fechar o diálogo Configuração do DBM. Uma mensagem é exibida avisando a você para reiniciar o DB2: clique em Fechar para fechar a mensagem.
  8. Na árvore de navegação, clique com o botão direito em DB2 e, em seguida, clique em Parar. Um diálogo aparece para confirmar se você deseja parar o DB2 e desconectar todos os aplicativos que estão acessando um banco de dados DB2. Clique em OK para continuar e, em seguida, aguarde a parada do DB2.
  9. Na árvore de navegação, clique com o botão direito em DB2 e, em seguida, clique em Iniciar e aguarde o DB2 ser iniciado novamente.

Ativando a Transacionalidade no WebSphere MQ Versão 6.0

Defina o banco de dados STAFFDB como um gerenciador de recursos XA no gerenciador de filas do intermediário. O gerenciador de filas do intermediário atua como o gerenciador de transações. As etapas para configurar o gerenciador de filas são diferentes do que se você utilizar o WebSphere MQ Versão 5.3.

Para definir o banco de dados STAFFDB como um gerenciador de recursos XA:

  1. Copie o arquivo do comutador DB2 da instalação do WebSphere Message Broker para a instalação do WebSphere MQ V6.0:

    O DB2 deve ser instalado em seu local padrão para que o arquivo de comutação do DB2 funcione corretamente.

  2. Configure o gerenciador de filas do intermediário, WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER, para incluir um novo gerenciador de recursos, STAFFDB:
    1. Inicie o WebSphere MQ Explorer:
      • No Windows, clique em Iniciar > Programas > IBM WebSphere MQ > WebSphere MQ Explorer.
      • No Linux, na linha de comandos, digite: strmqcfg
    2. Na visualização Navegador do WebSphere MQ Explorer, expanda a árvore para exibir o gerenciador de filas do intermediário, WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER.
    3. Clique com o botão direito em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER e, em seguida, clique em Propriedades... O diálogo Propriedades do Gerenciador de Filas é aberto.
    4. Na página Gerenciadores de Recursos XA, clique em Incluir..., em seguida, digite os detalhes na tabela a seguir.
      Nome do Campo Valor
      Name Rotina de Tratamento de Erro do DB2
      Switch file db2swit
      XAOpenString STAFFDB,userid,password,toc=t
      em que userid é seu nome do usuário do WebSphere Message Broker e password é a senha associada.
      XACloseString
      O DB2 não requer uma cadeia fechada XA.
      Thread of Control Na lista, clique em Encadeamento.
    5. Pare e inicie o gerenciador de filas do intermediário. No WebSphere MQ Explorer, clique com o botão direito do mouse em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER, em seguida, clique em Parar; clique com o botão direito do mouse em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER, em seguida, clique em Iniciar. Assegure-se de que o gerenciador de filas foi iniciado sem erros.

    O banco de dados STAFFD é definido como o gerenciador de recursos XA no gerenciador de filas do intermediário, WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER.

Ativando a Transacionalidade no WebSphere MQ Versão 5.3

Defina o banco de dados STAFFDB como um gerenciador de recursos XA no gerenciador de filas do intermediário. O gerenciador de filas do intermediário atua como o gerenciador de transações. As etapas para configurar o gerenciador de filas são diferentes do que se você utilizar o WebSphere MQ Versão 6.0. Além disso, no WebSphere MQ Versão 5.3, não há equivalente gráfico do WebSphere MQ Explorer, portanto, você deve editar diretamente o arquivo ini dos gerenciadores de filas, conforme descrito nas instruções a seguir.

Para definir o banco de dados STAFFDB como um gerenciador de recursos XA:

  1. Copie o arquivo do comutador DB2 da instalação do WebSphere Message Broker para a instalação do WebSphere MQ V5.3:

    O DB2 deve ser instalado em seu local padrão para que o arquivo de comutação do DB2 funcione corretamente.

  2. Configure o gerenciador de filas do intermediário, WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER, para incluir um novo gerenciador de recursos, STAFFDB: O banco de dados STAFFD é definido como o gerenciador de recursos XA no gerenciador de filas do intermediário, WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER.

Implementando a Amostra da Rotina de Tratamento de Erro no Intermediário

  1. No Message Brokers Toolkit, mude para a perspectiva Administração do Intermediário.
  2. Crie um novo arquivo bar (Broker Archive) e inclua Main_Flow.msgflow ao arquivo bar:
    1. Na perspectiva da Administração do Broker, clique em Arquivo > Novo > Archive do Message Broker. O assistente Novo Arquivo de Broker de Mensagens é aberto.
    2. No assistente Novo Arquivo de Broker de Mensagens, selecione o projeto do servidor e digite um nome para o arquivo bar e, em seguida, clique em Concluir. O novo arquivo bar é criado e abre no editor Archive do Broker.
    3. No editor Archive do Broker, clique no botão Incluir. O diálogo Incluir ao Arquivo de Broker é aberto.
    4. No diálogo Incluir ao Arquivo de Broker clique no projeto Fluxos de Mensagens da Rotina de Tratamento de Erro e, em seguida, selecione Main_Flow.msgflow. Clique em OK. O arquivo Main_Flow.msgflow é incluído no arquivo bar.
  3. Configure o fluxo de mensagens para executar como uma transação coordenada:
    1. Clique na guia Configurar na parte inferior do editor Archive do Broker para alternar para a página Configurar.
    2. Clique em Main_Flow.cmf para realçá-lo.
    3. Selecione a caixa de opções Transação Coordenada.
    4. Clique na guia Conteúdo para retornar para a página principal no editor.
  4. Pressione Ctrl+S para salvar o arquivo bar.
  5. Certifique-se de que o Message Brokers Toolkit esteja conectado ao Gerenciador de Configuração.
  6. Na visualização Domínios, crie um novo grupo de execução chamado ErrorHandler.
  7. No Navegador de Administração do Broker, clique com o botão direito no arquivo bar criado e, em seguida, clique em Implementar Arquivo.... O diálogo Implementar um Arquivo BAR é aberto.
  8. No diálogo Implementar um Arquivo BAR, clique no grupo de execuçãoErrorHandler e, em seguida, clique em OK. O arquivo Main_Flow.msgflow é implementado no intermediário.

Você pode agora executar a amostra Rotina de Tratamento de Erro. Consulte Executando a Amostra.

Ícone Página Principal   Voltar para Home da Amostra