Criando o Modelo de Mensagem

Este tópico descreve como criar o modelo de mensagens e inclui as seguintes seções:

Criando as Definições de Mensagens

Para criar as definições de mensagens, é necessário criar o seguinte:

  1. Um Projeto de Conjunto de Mensagens e um Conjunto de Mensagens
  2. Três Arquivos de Definição de Mensagens, um para cada Espaço de Nomes utilizado na amostra Aluguel de Vídeo
  3. Uma mensagem chamada Cliente.

Utilize as seguintes instruções para criar as definições de mensagens. Existem instruções detalhadas para algumas das seguintes etapas; para acessá-las, clique no link fornecido no final da etapa.

  1. Alterne para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Crie um novo projeto de conjunto de mensagens denominado Conjuntos de Mensagens de Vídeo, incluindo um conjunto de mensagens chamado Vídeo. Para obter instruções, consulte Criando um Projeto de Conjunto de Mensagens.
    1. Selecione a caixa de opções Utilizar Espaços de Nomes.
    2. Selecione as opções para criar formatos físicos CWF, XML e TDS. Utilize os nomes padrão (CWF1, XML1 e TDS1). Ao utilizar o assistente para criar um novo projeto de conjunto de mensagens, o assistente cria ao mesmo tempo um novo conjunto de mensagens.
  3. Crie os seguintes arquivos de definição de mensagens no projeto Conjuntos de Mensagens de Vídeo. Para obter instruções, consulte Criando um Arquivo de Definição de Mensagem.
    1. Crie um arquivo de definição de mensagem chamado Customer.
      A propriedade "No target namespace" é selecionada por padrão. Ao clicar em Concluir, um arquivo chamado Customer.mxsd é exibido na visualização Navegador de Recurso em Vídeo > (padrão).
    2. Crie um arquivo de definição de mensagem chamado Address.
      Clique em Utilizar URI de Espaço de Nomes. Digite http://www.ibm.com.addressdetails no campo URI de Espaço de Nomes e addr no campo prefixo do URI de Espaço de Nomes. Quando você clica em Concluir, um espaço de nomes chamado com.ibm.www.addressdetails é exibido no conjunto de mensagens Vídeo na visualização Navegador de Recurso. Um arquivo chamado Address.mxsd é exibido em "com.ibm.www.addressdetails".
    3. Crie um arquivo de definição de mensagem chamado Borrowed.
      Clique no botão de opções Use Namespace URI. Digite http://www.ibm.com.borroweddetails no campo URI de Espaço de Nomes e brw no campo prefixo do URI de Espaço de Nomes. Quando você clica em Concluir, um espaço de nomes chamado www.ibm.com.borroweddetails é exibido no conjunto de mensagens Vídeo na visualização Navegador de Recurso. Um arquivo chamado Borrowed.mxsd é exibido sob "borroweddetails".
  4. Visualize as configurações do espaço de nomes para o conjunto de mensagens:
    1. Na visualização Resource Navigator, dê um clique duplo em messageSet.mset para abri-lo.
    2. No editor Message Definition, em Hierarquia de Propriedades, clique em Propriedades Físicas > XML1. Agora é possível visualizar as definições feitas nas etapas acima.
  5. Adicione uma nova mensagem, chamada Customer, ao arquivo de definição de mensagem Customer. Para obter instruções, consulte Incluindo uma Mensagem.
    Um tipo de complexo chamado ComplexType1 é criado automaticamente para mensagem. Renomeie esse tipo complexo como CustomerType.
    Observe que não é necessário incluir mensagens nos outros arquivos de definição de mensagem nesse ponto. Os elementos de Address e Borrowed serão incluídos na mensagem Customer na seção a seguir.

Incluindo Elementos, Tipos e Grupos

Depois de criar as definições de mensagens, adicione elementos, tipos e grupos a essas definições de mensagens. Inicie incluindo elementos, tipos e grupos às definições de mensagem Address e Borrowed. Depois disso, importe os espaços de nomes borroweddetails e addressdetails para o espaço de nomes padrão. Isso é requerido para que você possa então incluir os elementos Address e Borrowed na definição de mensagens Customer.

Há várias maneiras pelas quais é possível incluir tipos e elementos à sua mensagem e ainda obter o mesmo resultado. A seqüência fornecida aqui é apenas uma maneira de criar uma mensagem, mas a inclusão dos elementos e tipos na ordem a seguir pode ajudá-lo a ver mais claramente como a mensagem é estruturada.

Incluindo Elementos e Tipos aos Arquivos de Definição de Mensagem Address

Para incluir elementos e tipos ao arquivo de definição de mensagem Address, crie um elemento global denominado Address e, em seguida, um tipo complexo local. Depois disso, você pode incluir mais elementos no arquivo de definição de mensagem Address.

Para criar um elemento global chamado Address e um tipo complexo local:

  1. Alterne para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Na visualização Navegador de Recurso, dê um clique duplo em Address.mxsd para abri-lo.
  3. Na visualização Tópicos, clique com o botão direito em Elementos e Atributos e clique em Incluir Elemento Global. Um elemento chamado globalElement1, do tipo cadeia, é incluído. Renomeie esse elemento como Address.
  4. No Editor Message Definition, destaque a linha na qual Address aparece. Na coluna Tipo, clique na célula que exibe o valor padrão "cadeia" para acessar o menu suspenso dos tipos disponíveis. Selecione New Complex Type. A propriedade "Create a local complex type" é selecionada por padrão.
  5. Clique em OK. Na visualização Tópicos, um tipo chamado ANONYMOUS aparece sob Address.

Agora, você pode incluir mais elementos à definição de mensagem Address. Crie os elementos listados na tabela a seguir. Por exemplo, para incluir HouseNo:

  1. Clique com o botão direito em ANONYMOUS e, em seguida, clique em Incluir Elemento Local. Um elemento chamado localElement1, do tipo cadeia, é incluído sob ANONYMOUS. Renomeie este elemento como HouseNo.
  2. No editor Message Definition, realce a linha na qual HouseNo aparece. Na coluna Tipo, clique na célula que exibe o valor padrão "cadeia" para ir para um menu suspenso dos tipos disponíveis. Selecione int.
Element Tipo
HouseNo int
Rua cadeia
Town cadeia

Incluindo Elementos e Tipos aos Arquivos de Definição de Mensagem Borrowed

Para incluir elementos e tipos ao arquivo de definição de mensagem Borrowed, crie um elemento global denominado Borrowed, crie um tipo complexo local e adicione os elementos listados na tabela abaixo. Utilize as instruções da seção anterior.

Element Tipo
VideoTitle cadeia
DueDate dateTime
Custo decimal

Importando os Espaços de Nomes borroweddetails e addressdetails para o Espaço de Nomes Padrão

Antes de poder incluir os elementos Borrowed e Address (dos espaços de nomes borroweddetails e addressdetails, respectivamente) à mensagem Customer, será necessário importar os espaços de nomes borroweddetails e addressdetails para o espaço de nomes padrão:

  1. Alterne para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Na visualização Navegador de Recurso, dê um clique duplo em Customer.mxsd para abri-lo.
  3. No editor Message Definition clique na guia Propriedades.
  4. Em Hierarquia de Propriedades, clique com o botão direito em Importações e clique em Incluir Importação. A janela Selecionar Arquivo de Definição de Mensagem para Importação será aberta.
  5. Expanda a árvore até obter Address.mxsd e clique em Concluir.

Repita as etapas acima para Borrowed.mxsd.

Os arquivos Address.mxsd e Borrowed.mxsd são exibidos em Hierarquia de Propriedades em Importações. Clique neles para ver as definições feitas acima. O campo Prefixo exibe o valor especificado no campo prefixo do URI do Espaço de Nomes na criação do arquivo de definição de mensagem. O campo Espaço de Nomes exibe o valor especificado no campo URI do Espaço de Nomes.

Incluindo Elementos, Tipos e Grupos ao Arquivo de Definição de Mensagem Customer

É necessário incluir elementos, tipos e grupos ao arquivo de definição de mensagem Customer e, em seguida, incluir referências a elementos, atributos e grupos para tipos e grupos.

Incluir Elementos, Tipos e Grupos

Para incluir elementos, tipos e grupos:

  1. Alterne para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Na visualização Navegador de Recurso, dê um clique duplo em Customer.mxsd para abri-lo.
  3. Na visualização Tópicos, clique com o botão direito em Tipos e clique em Incluir Tipo Complexo. Adicione um tipo complexo denominado NameType.
  4. Clique com o botão direito em Grupos e clique em Incluir Grupo. Adicione um grupo denominado IdGroup.
  5. Clique com o botão direito em Elementos e Atributos e clique em Incluir Elemento Global. Adicione os elementos listados na tabela abaixo e altere seus tipos conforme necessário:
    1. No editor Message Definition, clique na guia Visão Geral.
    2. Destaque a linha na qual o elemento aparece.
    3. Na coluna Tipo, clique na célula que exibe o valor padrão "cadeia" para ir para um menu suspenso dos tipos disponíveis e selecione o tipo requerido. Além dos tipos simples (como cadeia, inteiro ou booleano), agora o menu também contém os tipos complexos que você incluiu na etapa 3. Como resultado, você pode alterar o tipo do elemento Name para NameType. Para incluir NameType, primeiro você pode precisar selecionar (Mais...) no menu suspenso.
    Element Tipo
    Title cadeia
    FirstName cadeia
    ID cadeia
    PassportNo cadeia
    DrivingLicenseNo cadeia
    CreditCardNo cadeia
    Nome NameType
    Magazine booleano
  6. Clique com o botão direito em Elementos e Atributos e clique em Incluir Atributo Global. Adicione o seguinte atributo global:
    Atributo Global Tipo
    LastName cadeia

Incluir Referências a Elementos, Atributos e Grupos

Para incluir referências a elementos ao IdGroup:

  1. Alterne para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Na visualização Tópicos, expanda Grupos.
  3. Clique com o botão direito em IdGroup e clique em Incluir Referência de Elemento. Adicione referências aos seguintes elementos:

Para incluir referências a elementos e atributos ao NameType:

  1. Alterne para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Na visualização Tópicos, expanda Tipos.
  3. Clique com o botão direito em NameType e clique em Incluir Referência de Elemento. Adicione referências aos seguintes elementos, na seguinte ordem:
  4. Clique com o botão direito em NameType e clique em Incluir Referência de Atributo. Adicione uma referência ao atributo global denominado LastName.

    A posição de LastName sob NameType não é significativa porque ele é um atributo e, como tal, não é tratado da mesma maneira que os elementos no tempo de execução.

Para incluir referência a elementos, atributos e grupos ao CustomerType, siga as instruções abaixo. É importante incluir as referências na ordem em que elas são apresentadas aqui.

  1. Alterne para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Na visualização Tópicos, expanda Tipos.
  3. Clique com o botão direito em CustomerType e clique em Incluir Referência de Elemento. Adicione referências aos seguintes elementos: Esse elemento addr:Address é do espaço de nomes addressdetails. Se você não tivesse importado os espaços de nomes addressdetails e borroweddetails para o espaço de nomes padrão anteriormente, esse elemento não estaria disponível para você incluir ao CustomerType. Você inclui essa referência ao elemento exatamente da mesma maneira que qualquer outra referência a elemento, mas você pode observar que ele é prefixado pelo valor do URI do Espaço de Nomes definido na criação do arquivo de definição de mensagem Address.
  4. Clique com o botão direito em CustomerType e clique em Incluir Referência de Grupo. Adicione uma referência ao seguinte grupo:
  5. Clique com o botão direito em CustomerType e clique em Incluir Referência de Elemento. Adicione uma referência ao seguinte elemento:

Ao concluir as tarefas nesta página e incluir todos os elementos, tipos e grupos requeridos nos arquivos de definições de mensagem, você pode configurar o modelo de mensagem.

Ícone Página Principal   Voltar para Home da Amostra