Este tópico descreve como configurar o Modelo de Mensagem e inclui as seguintes seções:
Alguns objetos, como elementos, têm propriedades associadas a eles como objetos independentes e propriedades associadas a eles como membros de outro objeto (como um tipo ou um grupo). Este tópico lista essas propriedades em duas tabelas:
As tabelas listam somente as propriedades definidas nessa amostra. Muitas outras propriedades estão disponíveis, mas nessa amostra, a maioria é deixada com seus valores padrão.
Para configurar as propriedades dos objetos como objetos independentes (como elementos), defina as propriedades conforme listadas na tabela abaixo:
Objeto programa | Propriedades Lógicas | Propriedades CWF | Propriedades XML | Propriedades TDS |
---|---|---|---|---|
Town | ||||
Rua | ||||
HouseNo | ||||
ANONYMOUS | Composition = OrderedSet | Data Element Separation = Tagged Delimited Group Indicator = [ Group Terminator = ] Delimiter = : Tag Data Separator = * |
A Composition para ANONYMOUS é configurada como OrderedSet porque os elementos devem aparecer em ordem. Alternativamente, Composition poderia ser configurada como Sequence. Quando a Composition é configurada como OrderedSet, os elementos aparecem em ordem e não podem ser duplicados. Quando a Composition é configurada como Sequence, os elementos ainda aparecem em ordem, mas podem ser duplicados. Um elemento duplicado é um elemento que é incluído mais de uma vez em qualquer lugar dentro do tipo complexo.
As outras propriedades lógicas para ANONYMOUS são deixadas com seus valores padrão. A configuração padrão de Content Validation é Closed; isso significa que o tipo complexo ANONYMOUS pode conter somente os elementos que são seus membros. Se Content Validation tiver sido configurado como Open, esse tipo complexo pode conter qualquer elemento, e não apenas aqueles definidos nesse Conjunto de Mensagens.
O Data Element Separation é configurado como Tagged Delimited para demonstrar diferentes tipos de separação de elementos de dados. Utilize os links no final deste tópico para saber mais sobre definições diferentes de separação de elementos de dados.
Para configurar as propriedades dos objetos como membros de outros objetos (como tipos ou grupos), defina as propriedades conforme listadas na tabela abaixo:
Objeto programa | Membro de | Propriedades Lógicas | Propriedades CWF | Propriedades XML | Propriedades TDS |
---|---|---|---|---|---|
Town | Address > ANONYMOUS | Length count = 20 | |||
Rua | Address > ANONYMOUS | Length count = 20 | |||
HouseNo | Address > ANONYMOUS | Length count = 4 Physical type = External Decimal 'Signed' check box = not selected String Justification = Left Justify Padding Character = SPACE |
|||
ANONYMOUS | Endereço |
Alguns objetos, como elementos, possuem dois conjuntos de propriedades: aqueles que são associados aos objetos como objetos independentes e aqueles que são associados aos objetos como membros de outro objeto (como um tipo ou um grupo). Este tópico lista essas propriedades em duas tabelas:
As tabelas listam somente as propriedades definidas nessa amostra. Muito mais propriedades estão disponíveis, mas nessa amostra, a maioria é deixada com seus valores padrão.
Para configurar as propriedades dos objetos como objetos independentes (como elementos), configure as propriedades conforme mostrado na tabela abaixo. Utilize as instruções na seção anterior, Configurando Propriedades da Definição de Mensagem Address.
Objeto programa | Propriedades Lógicas | Propriedades CWF | Propriedades XML | Propriedades TDS |
---|---|---|---|---|
VideoTitle | ||||
DueDate | ||||
Custo | ||||
ANONYMOUS |
|
Data Element Separation = All Elements Delimited Group Indicator = [ Group Terminator = ] Delimiter = + |
Não é necessário definir nenhuma propriedade lógica para ANONYMOUS, já que elas são deixadas com seus valores padrão. O Data Element Separation é configurado como All Elements Delimited para demonstrar tipos diferentes de separação de elemento de dados. Utilize os links no final deste tópico para descobrir como All Elements Delimited se difere de Tagged Delimited.
Para configurar as propriedades dos objetos como membros de outros objetos (tais como tipos ou grupos), configure as propriedades conforme mostrado na tabela abaixo. Utilize as instruções na seção anterior, Configurando Propriedades da Definição de Mensagem Address.
Objeto programa | Membro de | Propriedades Lógicas | Propriedades CWF | Propriedades XML | Propriedades TDS |
---|---|---|---|---|---|
VideoTitle | Borrowed > Anonymous | Length Count = 20 | Render = XMLAttribute | ||
DueDate | Borrowed > Anonymous | Length Count = 10 DateTime Format = yyyy-MM-dd |
DateTime Format = yyyy-MM-dd | ||
Custo | Borrowed > Anonymous | Length Count = 4 | |||
ANONYMOUS | Borrowed |
A opção de renderização para VideoTitle é configurada como XMLAttribute para demonstrar maneiras diferentes de configurar o modelo de mensagem. Criar o VideoTitle como um elemento e apresentá-lo como um atributo é apenas uma das possíveis maneiras de configurar o objeto. VideoTitle pode ser configurado de todas as maneiras a seguir:
Nas duas últimas opções, VideoTitle aparece exatamente da mesma forma na mensagem. Ou seja, você pode obter o mesmo resultado configurando o objeto como um atributo ou configurando-o como um elemento apresentado como um atributo. As opções de apresentação podem ser utilizadas se for preciso, por exemplo, alterar um elemento para um atributo (ou vice-versa) depois do objeto ter sido criado, mas há outras razões para utilizar diferentes opções de apresentação. Por exemplo, pode haver razões de negócios para criar vários elementos com o mesmo nome e, em seguida, utilizando as opções de apresentação, dar a eles diferentes identificadores.
Alguns objetos, como elementos, possuem dois conjuntos de propriedades: aqueles que são associados aos objetos como objetos independentes e aqueles que são associados aos objetos como membros de outro objeto (como um tipo ou um grupo). Este tópico lista essas propriedades em duas tabelas:
As tabelas listam somente as propriedades definidas nessa amostra. Muito mais propriedades estão disponíveis, mas nessa amostra, a maioria é deixada com seus valores padrão. Para obter informações adicionais, utilize os links no final deste tópico.
Para configurar as propriedades dos objetos como objetos independentes (como elementos), configure as propriedades conforme mostrado na tabela abaixo. Utilize as instruções na seção anterior, Configurando Propriedades da Definição de Mensagem Address.
Objeto programa | Propriedades Lógicas | Propriedades CWF | Propriedades XML | Propriedades TDS |
---|---|---|---|---|
FirstName | Tag = FirstName | |||
LastName | Tag = LastName | |||
Title | Tag = Title | |||
NameType | Composition = OrderedSet Content Validation = Open |
Data Element Separation = Tagged Delimited |
||
ID | Tag = ID | |||
CreditCardNo | Tag = CreditCardNo | |||
DrivingLicenseNo | Tag = DrivingLicenseNo | |||
PassportNo | Tag = PassportNo | |||
IdGroup | Composition = Choice Content Validation = Closed |
Data Element Separation = Tagged Delimited Delimiter = & Tag Data Separator = : |
||
brw:Borrowed | ||||
Magazine | Tag = Magazine | |||
CustomerType | Composition = Sequence Content Validation = Open |
Data Element Separation = Tagged Delimited Group Indicator = { Group Terminator = } Delimiter = & Tag Data Separator = : |
A configuração de Content Validation de NameType como Open significa que elementos duplicados não são permitidos, mas outros elementos que não são definidos neste tipo são permitidos. Um elemento duplicado é um elemento que é incluído mais de uma vez em qualquer lugar dentro do tipo complexo. O Content Validation para NameType é configurado como Open para demonstrar outra opção de Content Validation.
A Composition de NameType é configurada como OrderedSet porque os elementos devem aparecer em ordem. Alternativamente, Composition poderia ser configurada como Sequence. O Sequence é o valor padrão de Composition e é utilizado, por exemplo, para CustomerType. Quando a Composition é configurada como OrderedSet, os elementos aparecem em ordem e não podem ser duplicados. Quando a Composition é configurada como Sequence, os elementos ainda aparecem em ordem, mas podem ser duplicados.
A configuração de Composition de IdGroup como Choice significa que agora você pode escolher somente um entre PassportNo, DrivingLicenseNo ou CreditCardNo como o tipo de identificador utilizado como prova de identidade quando um cliente abre uma conta em uma locadora de vídeos. A configuração de Content Validation como Closed significa que você pode escolher somente entre essas três opções. Por exemplo, se Content Validation estivesse configurado como Open Defined, você poderia escolher outros elementos definidos dentro de seu conjunto de mensagens.
Utilize os links no final deste tópico para obter informações adicionais.
Para configurar as propriedades dos objetos como membros de outros objetos (tais como tipos ou grupos), configure as propriedades conforme mostrado na tabela abaixo. Você deve executar todas as tarefas de configuração listadas na tabela abaixo no arquivo de definição de mensagem Customer.mxsd. Lembre-se de que você deve selecionar o objeto sob o objeto do qual é membro. Utilize as instruções na seção anterior, Configurando Propriedades da Definição de Mensagem Address.
Objeto programa | Membro de | Propriedades Lógicas | Propriedades CWF | Propriedades XML | Propriedades TDS |
---|---|---|---|---|---|
FirstName | NameType | Length Count = 20 Repeat Count = 1 | |||
LastName | NameType | Length Count = 20 | Render = XMLAttribute | ||
Title | NameType | Length Count = 3 Repeat Count = 1 | |||
NameType | Customer | ||||
ID | CustomerType | Length Count = 1 Repeat Count = 1 |
|||
CreditCardNo | IdGroup | Mín. de Ocorrências = 0 | Length Count = 20 |
|
|
DrivingLicenseNo | IdGroup | Mín. de Ocorrências = 0 | Length Count = 20 | ||
PassportNo | IdGroup | Mín. de Ocorrências = 0 | Length Count = 20 | ||
IdGroup | |||||
brw: Borrowed | CustomerType | Min Occurs = 0 Max Occurs = 3 |
Repeat Count = 2 | Repeating Element Delimiter = * | |
Magazine | CustomerType | Mín. de Ocorrências = 0 | |||
CustomerType |
A opção de renderização para LastName é configurada como XMLAttribute para demonstrar diferentes maneiras de configurar o modelo de mensagem. Esse também era o caso de VideoTitle na seção anterior, Configurando Propriedades da Definição de Mensagem Borrowed.
Para o objeto brw:Borrowed, a contagem de repetição para CWF é configurada como 2 para refletir o número de vídeos retirados, conforme indicado na mensagem de entrada. Como os formatos XML e TDS utilizam marcações delimitadoras para mostrar onde cada repetição começa e termina, não é necessário especificar uma contagem de repetição para XML e TDS. Caso você não soubesse antecipadamente quantas vezes um elemento de repetição seria repetido, você teria que incluir um campo de inteiro adicional no modelo de mensagem, utilizar um ESQL para preencher este campo dinamicamente com o número de repetições, alterar Repeat Count para Repeat Reference e inserir uma referência no valor desse campo de inteiro.
Como o elemento Magazine é do tipo 'booleano', também é necessário configurar os valores Booleanos utilizados no conjunto de mensagens. Para configurar valores Booleanos:
Propriedade | Valor |
---|---|
Boolean True Value | 31 |
Boolean False Value | 30 |
Boolean Null Value | 00 |