As amostras do WebSphere Message Brokers podem ser executadas em um sistema com ou sem o DB2 instalado. Em um computador sem o DB2 as amostras podem utilizar um banco de dados Derby, mas isso significa que o DB2 Control Center não está instalado e não pode ser utilizado para visualizar o conteúdo das tabelas do banco de dados de amostra.
Para visualizar o conteúdo de um banco de dados Derby, você deve utilizar a linha de comandos do ij. Abaixo é fornecido um script que pode ser utilizado para executar uma linha de comandos do ij que está configurada corretamente para se conectar aos bancos de dados Derby a partir do Console de Comandos do WebSphere Message Brokers. Também são fornecidas algumas instruções SQL genéricas que você pode utilizar para visualizar o conteúdo de bancos de dados.
Este arquivo em batch configura o caminho de classe requerido e inicia a interface da linha de comandos do Derby, ij. O arquivo em batch também faz a conexão ao banco de dados especificado.
Para criar um arquivo em batch:
@ECHO OFF SETLOCAL IF "%2"=="" ( echo Syntax: ij [DB Name] [Default Schema {UserID}] [Port Number=1527] ) ELSE ( echo To exit the ij environment, type: exit; set CLASSPATH=%MQSI_FILEPATH%\classes\db2jcc.jar;%MQSI_FILEPATH%\classes\db2jcc_license_c.jar;%MQSI_FILEPATH%\classes\derby.jar;%MQSI_FILEPATH%\classes\derbynet.jar;%MQSI_FILEPATH%\classes\derbytools.jar;%CLASSPATH% IF "%3"=="" ( java -Dij.driver=com.ibm.db2.jcc.DB2Driver -Dij.connection.%1=jdbc:derby:net://localhost:1527/%1 -Dij.user=%2 -Dij.password=APP org.apache.derby.tools.ij ) ELSE ( java -Dij.driver=com.ibm.db2.jcc.DB2Driver -Dij.connection.%1=jdbc:derby:net://localhost:%3/%1 -Dij.user=%2 -Dij.password=APP org.apache.derby.tools.ij ) ) ENDLOCAL
Você pode agora iniciar a linha de comandos do ij em um Console de Comandos do WebSphere Message Brokers.
Para iniciar a linha de comandos do ij, em um Console de Comandos do WebSphere Message Brokers, digite:
mqsiij DBName SchemaName (PortNumber)
em que:
Após iniciar a linha de comandos do ij, você pode digitar comandos SQL no prompt de comandos do ij.
Antes de poder executar os seguintes comandos SQL, você deve ter executado o script mqsiij.bat a partir do Console de Comandos para conectar-se ao banco de dados com o nome correto do esquema. Isto significa que o Console de Comandos está executando a linha de comandos do ij, em que você pode digitar os seguintes comandos SQL. Certifique-se de encerrar cada instrução SQL com um ponto e vírgula (;).
Para listar todas as tabelas no banco de dados, digite:
SELECT TABLENAME from SYS.SYSTABLES where TABLETYPE='T';
Para visualizar todas as colunas de uma tabela, digite (todas em uma linha):
SELECT DISTINCT COLUMNNAME, COLUMNNUMBER from SYS.SYSTABLES, SYS.SYSCOLUMNS where SYS.SYSCOLUMNS.REFERENCEID=SYS.SYSTABLES.TABLEID and SYS.SYSTABLES.TABLENAME='table_name' order by SYS.SYSCOLUMNS.COLUMNNUMBER;
em que table_name é o nome da tabela.
Para visualizar todos os dados em uma tabela, digite:
SELECT * from table_name;
em que table_name é o nome da tabela que contém os dados que você deseja visualizar.
Você pode limitar a largura máxima de uma coluna exibida para que a saída de uma instrução SQL seja mais legível. Na saída, um e comercial (&) indica que um valor de dado foi truncado. Tente configurar a largura da coluna entre 15 e 30.
Para limitar a largura máxima de uma coluna exibida, digite o seguinte comando:
MAXIMUMDISPLAYWIDTH 30;
em que 30 é a largura da coluna que você pode alterar. A largura máxima da coluna é então configurada para quaisquer comandos SQL subseqüentes que você digitar. Você pode executar este comando novamente a qualquer momento para alterar a largura máxima da coluna.