Diagnosticando Problemas ao Executar a Amostra

Este tópico explica algumas táticas para diagnosticar problemas quando você executa sua amostra e não recebe o resultado correto. Siga as instruções abaixo.

  1. Utilize o WebSphere MQ Explorer para determinar em qual fila a mensagem de entrada se encontra:
    1. Inicie o WebSphere MQ Explorer.
    2. No WebSphere MQ Explorer, expanda as pastas para exibir o gerenciador de filas do servidor intermediário, WBRK_DEFAULT_QUEUE_MANAGER.
    3. Clique na pasta Filas do gerenciador de filas para exibir suas filas.
    4. Marque a coluna Profundidade atual para identificar em qual fila a mensagem de entrada se encontra. Se houver várias mensagens em uma fila, clique com o botão direito do mouse na fila e clique em Procurar Mensagens para determinar se a mensagem na qual você está interessado está na fila.
  2. Utilize a tabela a seguir para identificar o problema e uma solução sugerida para superá-lo. Se a amostra que você está executando não tem um banco de dados, ignore os problemas relacionados ao banco de dados listados na tabela.
  3. Se a tabela não o ajudou a solucionar o problema, retorne ao Message Broker Toolkit e verifique a ocorrência de mensagens de erro na visualização Problemas. Utilize essas informações para solucionar o problema.
  4. Se você mesmo criou a amostra, pode ser necessário verificar se todos os objetos da amostra foram denominados e configurados corretamente.
Problem Motivo Solução Sugerida
A mensagem de entrada permanece na fila IN. O intermediário, o Gerenciador de Configuração, o gerenciador de filas, o atendente ou o fluxo de mensagens em si parou. Verifique se todos os componentes estão em execução e se o atendente do gerenciador de filas está atendendo na porta do gerenciador de filas. Inicie todos os componentes que não estiverem em execução.
Já existe uma mensagem que não pode ser identificada na fila IN que o fluxo de mensagens não pode processar. No WebSphere MQ Explorer, clique com o botão direito do mouse na fila IN e, em seguida, clique em Todas as tarefas > Limpar Mensagens.
A mensagem de entrada vai para a fila FAIL. O nó MQInput não pode identificar qual analisador deve ser utilizado para analisar a mensagem. Se você estiver utilizando o recurso Enqueue no workbench ou a ferramenta RfhUtil fornecida no Support Pac IH03, você deverá digitar todas as informações de cabeçalho da mensagem necessárias nos campos da ferramenta.
Se estiver utilizando a ferramenta mqsiput.exe, você deverá incluir as informações de cabeçalho no arquivo da mensagem em si.
A mensagem de entrada vai para SYSTEM.DEAD.LETTER.QUEUE A fila na qual a mensagem de entrada deveria ser colocada não existe. Assegure-se de que todas as filas requeridas para a amostra tenham sido criadas.
Você não pode localizar a mensagem de entrada em nenhuma fila. Você não atualizou a exibição do WebSphere MQ Explorer ou atualizou somente algumas das filas. Para atualizar todas as filas no WebSphere MQ Explorer, clique com o botão direito do mouse na pasta Filas e, em seguida, clique em Atualizar. Observe que no WebSphere MQ Explorer Versão 5.3, se você clicar com o botão direito do mouse em uma fila e, em seguida, clicar em Atualizar, apenas a fila selecionada será atualizada; no WebSphere MQ Explorer Versão 6.0, quando você clica em Atualizar, todas as filas na pasta são atualizadas.
A mensagem de entrada foi transmitida para um terminal que não foi conectado a outro nó e a mensagem foi descartada. Assegure-se de que todos os nós sejam conectados uns aos outros conforme requerido pela amostra.
A mensagem de entrada vai para a fila FAIL ou o Registro de Eventos contém uma mensagem informando que o banco de dados não foi localizado ou ambos. O DB2 não está em execução. Em uma Janela de Comandos do DB2, digite o seguinte comando:
db2 start
Se o DB2 já estiver em execução, a seguinte mensagem será recebida:
'The database manager is already active'.
O fluxo de mensagens está tentando acessar uma tabela de banco de dados que não está no esquema padrão. O nome do esquema padrão é determinado por e é o mesmo nome do usuário utilizado para acessar o banco de dados. Se a tabela não estiver no esquema padrão e nenhum outro esquema for especificado no ESQL do fluxo de mensagens, este procurará a tabela no esquema padrão.

Em uma Janela de Comandos do DB2, insira os seguintes comandos:
DB2 "CONNECT TO database user username"
DB2 "CREATE VIEW tablename AS SELECT * FROM tableschema.tablename"
em que tableschema é o esquema que contém a tabela que o fluxo de mensagens está acessando, username é o nome do usuário do servidor intermediário, tablename é a tabela que o fluxo de mensagens está acessando.