Conectando-se aos Bancos de Dados

O intermediário utiliza a conexão ODBC para acessar o banco de dados e você deve configurar uma conexão ODBC em cada sistema intermediário. Este tópico descreve as conexões necessárias para um banco de dados de intermediário e os parâmetros ODBC necessários para adaptar-se às conexões.

Se estiver utilizando o Assistente de Configuração Padrão ou os comandos do banco de dados para criar um intermediário ou um banco de dados no Windows, as conexões ODBC serão automaticamente criadas.

Para definir a conexão explicitamente, efetue o link para o tópico para seu sistema operacional e tipo de conexão.

Conexões de Banco de Dados do Intermediário

O número de conexões requeridas pelo intermediário para o banco de dados depende, de alguma forma, das ações dos fluxos de mensagens sendo processadas. As conexões a seguir são requeridas para cada intermediário:

  • Cinco por encadeamentos do intermediário interno.
  • Um para cada vizinho Publicação/Assinatura, se a topologia foi implementada.
  • Uma para cada encadeamento de fluxo de mensagens que contenha um nó de publicação.
  • Uma para cada encadeamento de fluxo de mensagens que analise mensagens MRM.
  • Um número adicional se você estiver utilizando nós SCADA com o WebSphere MQ Everyplace.O número exato a ser incluído depende se o conjunto de encadeamentos está sendo utilizado (determinado pela propriedade Utilizar Conjunto de Encadeamentos do nó SCADAInput):
    • Se Utilizar Conjunto de Encadeamentos não for selecionado (a definição padrão), inclua o número de clientes SCADA que irão conectar-se ao nó SCADAInput.
    • Se Utilizar Conjunto de Encadeamentos for selecionado, inclua o valor na propriedade Máximo de Encadeamentos do nó SCADAInput.O valor padrão é 500.

Se você estiver utilizando o mesmo banco de dados para vários intermediários, é necessário considerar todos os intermediários nos cálculos.

As conexões para vizinhos e nós de publicação são obrigatórias somente se você estiver utilizando publicações conservadas.

Quando você inicia um intermediário, ele abre todas as conexões requeridas para o banco de dados do intermediário para sua própria operação. Quando um intermediário é finalizado, ele libera todos os identificadores de conexão de banco de dados atuais.

Se estiver utilizando o DB2 para seu banco de dados, a ação padrão adotada pelo DB2 será limitar o número de conexões simultâneas a um banco de dados no valor do parâmetro de configuração maxappls.O padrão para maxappls é 40.Se você acreditar que as conexões necessárias pelo intermediário excedem o valor de maxappls, aumente-o e o parâmetro associado maxagents para valores novos com base em seus cálculos.

Parâmetros ODBC.ini

Configure os arquivos de gabarito atualizando a seguinte lista de parâmetros configuráveis. Alguns parâmetros não são aplicáveis a todos os bancos de dados, como mostrado.

[ODBC Data Sources]
Essa descreve os DSNs (Data Source Name - nome da origem de dados) dos bancos de dados que são configurados no arquivo .odbc.ini.É necessário configurar essa para mostrar todos os bancos de dados e deve-se incluir uma para cada um.
Driver
  • Se você estiver utilizando o DB2, especifique o local da biblioteca do driver que corresponde à instalação do DB2.
  • Se você estiver utilizando Oracle ou Sybase, utilize o caminho exatamente como mostrado.
Descrição
Você pode alterar isso, se preferir. Esse é um campo de texto somente para informações e não tem relação com a operação.
Banco de Dados (DB2, Sybase)
  • Se você estiver utilizando o DB2, especifique o alias do banco de dados. Se você estiver utilizando um banco de dados DB2 remoto, será necessário configurar sua conexão cliente-servidor para que esse alias seja resolvido para o banco de dados correto. Para obter informações adicionais, consulte a documentação do DB2.
  • Se estiver utilizando o Sybase, especifique o nome do banco de dados para o qual deseja conectar-se por padrão. Se você não especificar um valor, o padrão é o banco de dados definido pelo administrador do sistema de cada usuário.
NetworkAddress (Apenas Sybase)
Especifique o endereço de rede do servidor Sybase (este é requerido para bancos de dados locais e remotos). Especifique o endereço IP da seguinte maneira:
<nome do servidor ou endereço IP>, <número_da_porta>

Por exemplo, Sybaseserver, 5000. É possível também especificar o endereço IP diretamente, por exemplo, 199.226.224.34, 5000. Você pode localizar o número da porta no arquivo de interfaces do Sybase, que, geralmente, é denominado interfaces, interfac, ou sql.ini, dependendo do sistema operacional.

ServerName (Sybase, Oracle)
  • Se você estiver utilizando o Oracle, especifique o "Nome de Serviço" resolvido para um "Descritor de Conexão", por exemplo, através de um mapeamento no arquivo TSNAMES.ORA.
  • Se estiver utilizando o Sybase, especifique o nome do servidor do banco de dados Sybase definido no computador do servidor.

Os parâmetros a seguir estão disponíveis apenas para Oracle no Linux, ao qual uma versão do driver posterior está instalada. Mantenha as configurações padrão inalteradas.

ApplicationUsingThreads
ArraySize
CatalogIncludesSynonyms
CatalogOptions
DefaultLongDataBuffLen
DescribeAtPrepare
EnableDescribeParam
EnableNcharSupport
EnableScrollableCursors
EnableStaticCursorsForLongData
EnableTimestampWithTimeZone
LocalTimeZoneOffset
LockTimeOut
LogonID
OptimizePrepare
OptimizeLongPerformance
Password
ProcedureRetResults
UseCurrentSchema
Referências relacionadas
Bancos de Dados Suportados
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 07/11/2005
ah14440_