Criando um Banco de Dados DB2 nos Sistemas UNIX

Quando você cria um intermediário, especifica o ID do usuário e a senha que serão utilizados para conectar-se com o banco de dados. O ID do usuário deve ser conhecido para o banco de dados e deve possuir as tabelas que estão sendo acessadas. Quando criar o banco de dados, assegure-se de que está criando-os para o ID do usuário correto. O DB2 autentica o ID do usuário utilizando o gerenciamento de usuários do sistema operacional, não é necessário definir o ID do usuário para o próprio DB2.

  1. Efetue logon como root.
  2. Crie uma instância do banco de dados. Utilize os comandos mostrados aqui para obter orientação para as diferentes plataformas.
    1. No AIX:
      /usr/lpp/db2_07_01/instance/db2icrt -u
      <fence userID> <username>
    2. No Linux, Solaris ou HP-UX:
      /opt/IBM/db2/V7.1/instance/db2icrt -u <fence userID> <username>

    O <nome_do_usuário> especificado neste comando determina o proprietário indicado para a instância do banco de dados. Recomenda-se efetuar logon como esse usuário sempre que você desempenhar qualquer ação contra a instância do banco de dados (por exemplo, criação ou modificação de um banco de dados). Os exemplos de comandos utilizados nesta ajuda supõem que você efetuou logon como <nome_do_usuário> e está utilizando o caractere de til (~) para indicar isso nos comandos do DB2 emitidos.

    Se você não tiver efetuado logon como o usuário que é proprietário da instância do banco de dados, você deve modificar os comandos mostrados para especificar a propriedade explícita, especificando o ID do usuário proprietário <nome_do_usuário> após o caractere ~ onde quer que ele seja utilizado nos exemplos.

    Para obter explicação adicional da propriedade do banco de dados, consulte a biblioteca do DB2, acessível na Web.

  3. Efetue logon como <nome_do_usuário.
  4. Crie um banco de dados (neste exemplo denominado WBRKBKDB) utilizando os seguintes comandos (em algumas plataformas, um nome de caminho explícito é necessário).
    Nota: Você deve inserir um espaço entre o ponto inicial e o caractere til no primeiro comando mostrado aqui:
    . 
    ~/sqllib/db2profile
    db2start
    db2 create database WBRKBKDB
    db2 connect to WBRKBKDB
    db2 bind ~/sqllib/bnd/@db2cli.lst grant public CLIPKG 5
  5. Você deve aumentar o tamanho de heap do banco de dados para garantir que ele seja suficiente para o intermediário. Esta tarefa é descrita em Personalizando Bancos de Dados DB2.

Quando emitir o comando de criação do intermediário, as tabelas serão criadas dentro do banco de dados para manter as informações requeridas.

Tarefas relacionadas
Configurando Bancos de Dados de Componentes
Conectando-se aos Bancos de Dados
Personalizando Bancos de Dados DB2
Autorizando Acesso aos Bancos de Dados
Referências relacionadas
Bancos de Dados Suportados
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 07/11/2005
ah14480_