Configurando a Amostra Rotina de Tratamento de Erro
Ao importar a amostra Rotina de Tratamento de Erro, você deve configurar a amostra para utilizar a transacionalidade antes de implementar a amostra do intermediário. Você deve também criar as filas do WebSphere MQ requeridas e as tabelas de banco de dados do DB2.
Para configurar a amostra Rotina de Tratamento de Erro:
- Crie as filas do WebSphere MQ requeridas.
O script, errorhandlerqdefs.tst, é fornecido com o projeto Fluxos de Mensagens da Rotina de Tratamento de Erro, que você pode utilizar para criar as filas. Para criar as filas, execute o script:
- Na linha de comandos, altere o local do arquivo errorhanderqdefs.tst:
Windows
cd workspace_path\workspace\Error Handler Message Flows
Linux
cd workspace_path/workspace/Error Handler Message Flows
em que workspace_path é o caminho completo para o local do espaço de trabalho onde o projeto Fluxos de Mensagens da Rotina de Tratamento de Erro foi importado. Por exemplo, no Windows, o local padrão do espaço de trabalho é C:\Documents and Settings\Windows_user_name\IBM\wmbt6.0\workspace.
- Digite o comando a seguir:
runmqsc WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER < errorhandlerqdefs.tst
em que WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER é o nome do gerenciador de filas na Configuração Padrão.
- Inicie o WebSphere MQ Explorer para verificar se as filas foram criadas com êxito.
- Crie os bancos de dados e tabelas do DB2 requeridas.
Siga as instruções fornecidas em Criando os Bancos de Dados
- Atualize a configuração do gerenciador de banco de dados DB2 para coordenação global:
- Inicie o DB2 Control Center:
- No Windows clique em Iniciar > Programas > IBM DB2 > Ferramentas de Administração Geral > Centro de Controle
- No Linux digite db2cc na linha de comandos
- Na árvore de navegação, em que hostname é o nome de seu computador e DB2 é o nome da instância do banco de dados, expanda Todos os Sistemas > computername > Instâncias > DB2. No Windows, DB2 é normalmente DB2; no Linux, DB2 é normalmente db2inst1.
- Clique com o botão direito em DB2 e, em seguida, clique em Configurar Parâmetros.... O diálogo Configuração do DBM é aberto.
- No diálogo Configuração do DBM, role o diálogo para baixo para a seção Ambiente. Na coluna Palavra-Chave, clique em TP_MON_NAME.
- Para TP_MON_NAME, clique a célula na coluna Valor e, em seguida, clique em reticências (...) na mesma célula. O diálogo Alterar Parâmetros de Configuração do DBM é aberto.
- No diálogo Alterar Parâmetros de Configuração do DBM, a partir da Lista dos Nomes do Monitor do Processador de Transação, clique em IBM MQSeries e, em seguida, em OK.
- Clique em OK para fechar o diálogo Configuração do DBM. Uma mensagem é exibida avisando a você para reiniciar o DB2: clique em Fechar para fechar a mensagem.
- Na árvore de navegação, clique com o botão direito em DB2 e, em seguida, clique em Parar. Um diálogo aparece para confirmar se você deseja parar o DB2 e desconectar todos os aplicativos que estão acessando um banco de dados DB2. Clique em OK para continuar e, em seguida, aguarde a parada do DB2.
- Na árvore de navegação, clique com o botão direito em DB2 e, em seguida, clique em Iniciar e aguarde o DB2 ser iniciado novamente.
- Defina o banco de dados STAFFDB como um RM (Resource Manager) XA para o gerenciador de filas do intermediário, que age como o gerenciador de transações:
- Inicie o WebSphere MQ Explorer:
- No Windows clique em Iniciar > Programas > IBM WebSphere MQ > WebSphere MQ Explorer.
- No Linux, no prompt shell, digite: strmqcfg
Se você estiver utilizando o WebSphere MQ Versão 5.3 em Windows, abra o snap-in do WebSphere MQ Services em vez do WebSphere MQ Explorer. Não existe uma interface gráfica com o usuário equivalente para o WebSphere MQ Versão 5.3 em Linux.
- Expanda a árvore para exibir o gerenciador de filas do intermediário, WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER.
- Clique com o botão direito em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER e, em seguida, clique em Propriedades... O diálogo Propriedades do Gerenciador de Filas é aberto.
- Inclua um novo gerenciador de recursos:
- No WebSphere MQ Explorer V6.0, na página Gerenciadores de Recursos XA clique em Incluir... e, em seguida digite os detalhes na tabela a seguir.
- No WebSphere MQ Services V5.3, na página Recursos clique em Novo e, em seguida, digite os detalhes que são exibidos na tabela a seguir.
Nome do Campo |
Valor
|
Nome |
Error
Handler |
Arquivo Comutar |
Digite o local do arquivo de comutação do DB2. No Windows, o local é install_dir\sample\xatm\db2swit.dll, e no Linux, o local é install_dir/sample/xatm/db2swit, em que install_dir é o diretório no qual o WebSphere Message Broker está instalado. O DB2 deve ser instalado em seu local padrão para que o arquivo de comutação do DB2 funcione corretamente. |
XAOpenString
XACloseString
|
STAFFDB,userid,password
em que userid é o ID do usuário do WebSphere Message Broker e password é a senha associada. |
Thread of Control |
Na lista drop-down, selecione Processar. |
- Pare e inicie o gerenciador de filas do intermediário:
- No WebSphere MQ Explorer V6.0, clique com o botão direito em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER e, em seguida, clique em Parar; clique com o botão direito em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER e, em seguida, clique em Iniciar. Assegure-se de que o gerenciador de filas foi iniciado sem erros.
- No WebSphere MQ Services V5.3, clique com o botão direito em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER e, em seguida, clique em Todas as Tarefas > Parar; clique com o botão direito em WBRK6_DEFAULT_QUEUE_MANAGER e, em seguida, clique em Todas as Tarefas > Iniciar. Assegure-se de que o gerenciador de filas foi iniciado sem erros.
- Implemente a amostra Rotina de Tratamento de Erro no intermediário:
- No Message Brokers Toolkit, mude para a perspectiva Desenvolvimento de Aplicativo do Broker.
- Crie um novo arquivo bar (Broker Archive) e inclua Main_Flow.msgflow ao arquivo bar:
- Clique com o botão direito na visualização Navegador de Recursos e, em seguida, clique em Novo > Arquivo do Broker de Mensagens. O assistente Novo Arquivo de Broker de Mensagens é aberto.
- No assistente Novo Arquivo de Broker de Mensagens, selecione o projeto do servidor e digite um nome para o arquivo bar e, em seguida, clique em Concluir. O novo arquivo bar é criado e aberto no editor Arquivo Bar.
- No editor Arquivo Bar, clique no botão Incluir. O diálogo Incluir ao Arquivo de Broker é aberto.
- No diálogo Incluir ao Arquivo de Broker clique no projeto Fluxos de Mensagens da Rotina de Tratamento de Erro e, em seguida, selecione Main_Flow.msgflow. Clique em OK. O arquivo Main_Flow.msgflow é incluído no arquivo bar.
- Pressione CTRL+S para salvar o arquivo bar.
- Certifique-se de que o Message Brokers Toolkit esteja conectado ao Gerenciador de Configuração.
- Na visualização Domínios, crie um novo grupo de execução chamado ErrorHandler.
- No Navegador de Administração do Broker, clique com o botão direito no arquivo bar criado e, em seguida, clique em Implementar Arquivo.... O diálogo Implementar um Arquivo BAR é aberto.
- No diálogo Implementar um Arquivo BAR, clique no grupo de execuçãoErrorHandler e, em seguida, clique em OK. O arquivo Main_Flow.msgflow é implementado no intermediário.
Você pode agora executar a amostra Rotina de Tratamento de Erro. Consulte Executando a Amostra.
Voltar para Home da Amostra