Correlacionando Mensagens de Agregação de Pedido de Entrada e de Resposta de Saída

Se quiser correlacionar mensagens de pedido iniciais com suas mensagens de resposta combinadas, você pode fazer isso utilizando o ReplyIdentifier na pasta Properties da mensagem de resposta.

Antes de começar:

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído as tarefas a seguir:

Em alguns casos, você pode querer correlacionar as mensagens de pedido de agregação com a mensagem de resposta combinada produzida por seu fluxo de fan-in. Os parágrafos a seguir discutem como fazer isso:
  • No início de um fluxo de fan-out o CorrelId de uma mensagem de pedido é copiado para o campo ReplyIdentifier na pasta Properties da mensagem. O valor de ReplyIdentifier da mensagem de pedido é, então, copiado pelo intermediário de mensagem para a mensagem de saída agregada no mesmo local na pasta Properties. Esse valor será perdido quando a mensagem for processada pelo fluxo de fan-in, portanto, se você quiser correlacionar as mensagens após a conclusão do fluxo de fan-in, deverá incluir um nó Compute e programá-lo para preservar o ReplyIdentifier onde ele poderá ser interrogado posteriormente. As etapas deste tópico descrevem as ações que você deve executar para utilizar esse método.
  • Como alternativa, se você estiver utilizando o WebSphere MQ como seu protocolo de transporte para seus fluxos de agregação, é possível correlacionar a mensagem de pedido inicial com a mensagem de resposta combinada, preservando o MsgId do MQMD de entrada. No entanto, esteja ciente de que, quando o pedido inicial for processado pelo fluxo de fan-out, o MsgId mantido no MQMD será perdido quando o MQMD for removido. Portanto, se você quiser utilizar o MsgId, deverá preservá-lo durante seu fluxo de fan-out e armazenar as informações na mensagem em algum lugar fora do MQMD. Por exemplo, você deve especificar o MsgId como o CorrelId na mensagem de saída agregada. Para fazer isso, inclua um nó Compute em seu fluxo de fan-out que execute essa operação.

Para utilizar o primeiro método de correlação de pedidos e respostas de agregação, execute as etapas a seguir:
  1. Assegure que um CorrelId diferente de zero seja incluído na mensagem de pedido, por exemplo, pelo aplicativo de envio ou pelo WebSphere MQ. O CorrelId é, então, copiado para o campo ReplyIdentifier na pasta Properties. Esse valor também é colocado na mensagem de resposta agregada correspondente como o ReplyIdentifier em sua pasta properties.
  2. Assegure que antes do final de seu fluxo de fan-in, você utilize um nó compute para interrogar e armazenar o ReplyIdentifier. É importante incluir o nó Compute em seu fluxo de fan-in, pois o ReplyIdentifier é removido quando o fluxo é concluído. Se você estiver utilizando o WebSphere MQ como seu transporte de mensagem, poderá incluir um MQMD nas mensagens. Quando um MQMD é incluído, o ReplyIdentifier da pasta Properties é copiado automaticamente para o CorrelId.
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Agregação de Fluxo de Mensagens
Tarefas relacionadas
Configurando Fluxos de Agregação
Projetando um Fluxo de Mensagens
Criação de um Fluxo de Mensagens
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Referências relacionadas
Nó AggregateControl
Nó AggregateReply
Nó AggregateRequest
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 04/11/2005
ac20411_