Ao utilizar o nó interno JavaCompute, você deve customizá-lo para determinar o processamento exato que ele fornece. Para fazer isso, você deve criar um arquivo de classe Java para cada nó para o qual você codifica funções Java para ajustar o comportamento do nó. Os arquivos Java são gerenciados por meio da perspectiva Java.
É possível incluir qualquer código Java válido para um nó JavaCompute, fazendo utilização completa da API do nó Java definido pelo usuário existente para processar uma mensagem que chega. Os recursos de edição Java da plataforma Eclipse, incluindo conclusão de código, documentação Javadoc integrada e compilação automática, podem ser utilizados para desenvolver seu código Java.
A API do nó definido pelo usuário Java inclui alguns métodos extras que simplificam tarefas que envolvem roteamento e transformação de mensagens. Essas tarefas incluem acesso a elementos nomeados em uma árvore de mensagens, configuração de seus valores e criação de elementos sem a necessidade de navegar explicitamente na árvore.
Utilize o Perspectiva de Depuração para depurar um fluxo de mensagens que contenha um nó JavaCompute. Quando o controle é transmitido para um nó JavaCompute durante a depuração, a perspectiva torna visível o depurador Java, permitindo que você percorra o código de classe Java para o nó.