O domínio MIME implementado no WebSphere Message Broker não suporta o padrão MIME completo, mas suporta os formatos MIME em utilização em aplicativos baseados em mensagens, incluindo SOAP with Anexos e RosettaNet.
O domínio MIME deve ser utilizado se suas mensagens explorarem o padrão MIME para mensagens multipartes. O analisador MIME criará uma árvore lógica na qual cada parte de sua mensagem original é mantida como um BLOB separado. As partes individuais podem ser analisadas mais detalhadamente, se necessário, utilizando ESQL ou um nó ResetContentDescriptor.
Observe que o analisador MIME não é um analisador orientado a modelos, mas depende totalmente dos metadados do fluxo de bits para criar sua árvore lógica. De forma semelhante, quando uma árvore MIME é gravada novamente em um fluxo de bits, o domínio MIME depende da estrutura e dos metadados da própria árvore. Isto torna especificamente importante entender o mapeamento entre o fluxo de bits e a árvore lógica e seu relacionamento com a propriedade ContentType.
Um modelo da estrutura de mensagens multiparte MIME está disponível como uma definição de mensagem fornecida pela IBM e pode ser incluído em um conjunto de mensagens utilizando o assistente de Novo Arquivo de Definição de Mensagem. Isso ativa recursos de outros editores, como o recurso de conclusão de código do editor ESQL do WebSphere Message Broker, para utilizar campos do cabeçalho MIME.