Embora você possa estar instalando somente um intermediário inicialmente, deverá considerar como ele será utilizado na organização nos próximos anos. Planejar à frente torna mais fácil desenvolver a configuração do WebSphere Message Broker.
Você deve considerar a criação do Configuration Manager no z/OS para gerenciar o domínio do intermediário. Se estiver migrando de uma versão anterior do WebSphere Message Broker, será necessário considerar a migração do Configuration Manager anteriormente no Windows.
Se estiver utilizando Publish/Subscribe com a segurança, também será necessário um User Name Server.O User Name Server pode estar no z/OS ou em outra plataforma. Os gerenciadores de fila precisam estar interconectados para que as informações do User Name Server possam ser distribuídas aos intermediários em outros gerenciadores de fila.
Um intermediário necessita de acesso a um gerenciador de fila DB2. Um Configuration Manager e um User Name Server requerem acesso somente a um gerenciador de filas. Um intermediário não pode compartilhar seu gerenciador de filas com outro intermediário, mas um intermediário pode compartilhar um gerenciador de filas com um Configuration Manager e um User Name Server.
Não é possível utilizar filas compartilhadas do WebSphere MQ para conter dados relacionados ao WebSphere Message Broker como filas do SYSTEM.BROKER, mas é possível utilizar filas compartilhadas para as filas do fluxo de mensagens.
Você pode localizar detalhes sobre as tabelas de usuários de bancos de dados do DB2 e as filas do WebSphere MQ criadas e utilizadas pelo WebSphere Message Broker no z/OS no tópico Comando mqsicreatebroker
É necessário criar procedimentos de tarefas iniciadas para o intermediário, User Name Server e Configuration Managers que você planeja utilizar. Esses procedimentos precisam ser definidos na tabela de tarefas iniciada com um ID de usuário apropriado.
É necessário decidir sobre a estratégia de recuperação. Como parte da arquitetura do sistema, é necessário ter uma estratégia para iniciar novamente os sistemas se eles finalizarem de modo anormal. As soluções comuns são utilizar produtos de automatização como o NetView ou o recurso ARM (Automatic Restart Manager). Você pode configurar o WebSphere Message Broker para utilizar o ARM.
Você também deve planejar produtos de co-requisito, incluindo UNIX System Services, Resource Recovery Services, DB2, WebSphere MQ e Java.
Você deve assegurar que o RTLS (Runtime Library System) do intermediário esteja desativado nas opções padrão de idioma do ambiente para o sistema. Isso ocorre porque o código do intermediário está compilado utilizando XPLINK, e aplicativos XPLINK não podem ser iniciados enquanto RTLS estiver ativo.
Você também precisa coletar as estatísticas do intermediário em z/OS