O Editor de Mapeamento de Mensagens permite definir transformações entre origens e destinos de dados, sem a necessidade de programação em XPath, XSLT, XQuery, Java ou ESQL.
Também são fornecidas opções para expandir, editar, mover ou excluir elementos da estrutura. O Message Brokers Toolkit desempenha automaticamente a validação incremental quando um mapa é salvo. Isso assegura que o arquivo de mapeamento seja compatível com o arquivo mxsd do Esquema XML ou a especificação de banco de dados relacional e que quaisquer referências externas feitas pelo mapa sejam resolvidas no tempo de execução.
Ações:
Quando você cria um arquivo de mapeamento pela primeira vez, a área de janela de edição contém o nome do arquivo de mapeamento, Parâmetros e $target. No entanto, se você arrastar de uma origem para um destino, o Editor de Mapeamento de Mensagens prevê o que você deseja fazer e, automaticamente, cria o conteúdo na área de janela de edição (como se você tivesse expandido a árvore utilizando o menu Expandir várias vezes). Isso é conhecido como Previsão de Valores de Mapeamento.
Se você estiver mapeando de uma origem para vários destinos arrastando (um para muitos), nem todos os destinos estarão ativos ao mesmo tempo. Neste caso, você pode arrastar da área de janela à direita para a área de janela à esquerda para concluir o mapeamento. Se, por exemplo, você tivesse uma origem e três destinos, arrastaria os três destinos da área de janela à direita para a única origem na área de janela à esquerda. Na realidade, você está designando o valor dos itens de destino a partir do valor do item de origem. Arrastar da direita para a esquerda funciona igualmente para um único item. Você pode arrastar uma origem para um máximo de três destinos.
A lógica que controla a ação arrastar permite apenas mapeamentos válidos para o tempo de execução. Por exemplo, não é possível mapear um atributo xsd declarado como um valor fixo no esquema xml (a ação mapear e a ação arrastar estão desativadas). A área de janela de edição não possui ações de mapeamento porque ela é criada como um resultado de ações de mapeamento. A área de janela de edição permite desempenhar ações específicas, como incluir qualificadores, como if, else ou defaults, para instruções. Isso permite incluir uma lógica em torno de designações de mapeamento individuais.
Ícones: algumas tarefas de mapeamento requerem a seleção de elementos e atributos globais. Para distinguir entre eles, diferentes ícones são utilizados para elementos e atributos globais e locais. Os indicadores mapeados (os triângulos esquerdo e direito) mostram se as origens e os destinos estão mapeados. As linhas entre origens e destinos também indicam onde os mapeamentos existem.
Ajuda F1 quando o cursor for posicionado na área de janela de edição, pressione F1 para exibir o infopop genérico do Editor de Mapeamento de Mensagens.
Assistente de Conteúdo Quando o cursor estiver posicionado na expressão, a área de janela de edição fornecerá uma lista de expressões disponíveis.