As UDPs (Propriedades Definidas pelo Usuário) fornecem a oportunidade de configurar fluxos de mensagens no tempo de implementação sem modificar o código do programa. As utilizações típicas de UDPs servem para especificar informações de configuração ou para manter informações de versão.
Uma UDP é uma constante definida pelo usuário que pode ser utilizada em seus programas ESQL ou Java. Como opção, é possível fornecer à UDP um valor inicial ao declará-la ao seu programa. Esse valor inicial pode ser modificado no tempo de design, pelo Editor de Fluxo de Mensagens ou substituído, no tempo de implementação, pelo Editor Archive do Intermediário. No tempo de execução, após a UDP ter sido declarada, seu valor pode ser consultado por instruções de programa subseqüentes, mas não modificado.
É possível definir UDPs em procedimentos e funções ou no nível do módulo ou do esquema.
Para obter uma visão geral de propriedades definidas pelo usuário, consulte Propriedades Definidas pelo Usuário. Para informações de referência sobre como definir UDPs em programas ESQL, consulte Instrução DECLARE.