Uma árvore de mensagens é uma estrutura criada por um ou mais analisadores quando um fluxo de bits de mensagem de entrada é recebido por um fluxo de mensagens ou pela ação de um nó de fluxo de mensagens.
O WMB roteia e manipula mensagens após convertê-las em uma árvore lógica. O processo de conversão, chamado de análise, torna o conteúdo e a estrutura de uma mensagem óbvios e simplifica operações posteriores. Após a mensagem ter sido processada, o analisador a converte de volta em um fluxo de bits.
O WMB fornece um intervalo de analisadores para manipular os muitos padrões de sistemas de mensagens diferentes em utilização. Em alguns casos, o WMB poderá analisar sua mensagem automaticamente. Como alternativa, o MRM fornece um método poderoso para modelar mensagens que precisam ser processadas.
Após uma mensagem ter sido analisada, ela pode ser processada em um fluxo de mensagens.
A árvore lógica contém conteúdo idêntico ao da mensagem, mas é mais fácil de manipular no fluxo de mensagens. Os nós do fluxo de mensagens fornecem uma interface para consultar, atualizar ou criar o conteúdo na árvore.