Os dados de contabilidade e estatísticas do fluxo de mensagens que podem ser coletados por um intermediário para registrar detalhes de desempenho e operacionais da execução do fluxo de mensagens.
Os dados de contabilidade e estatísticas do fluxo de mensagens registram informações dinâmicas sobre o comportamento do tempo de execução de um fluxo de mensagens. Por exemplo, ele indica quantas mensagens são processadas e o tamanho delas, assim como o uso da CPU e os tempos de processamento decorridos. Os dados são coletados pelo intermediário e são registrados em uma local especificado quando ocorre um entre vários eventos (por exemplo, quando você pára a coleta de dados).
Dados de contabilidade e estatísticas são coletados somente para fluxos de mensagens iniciados com um nó MQInput, HTTPInput ou de entrada definido pelo usuário. Se você iniciar a coleta de dados para um fluxo de mensagens iniciado com um desses nós, os dados são coletados para todos os nós internos e definidos pelo usuário, incluindo aqueles em subfluxos. Se o fluxo de mensagens iniciar com outro nó de entrada (por exemplo, um nó Real-timeInput), nenhum dado será coletado (e nenhum erro será relatado).
A coleta da contabilidade do fluxo de mensagens e estatísticas é opcional; por padrão ela fica desativada. Para utilizar este recurso, solicite-o em um fluxo de mensagens, em um grupo de execução ou em uma base do intermediário. A coleta de dados é iniciada e parada dinamicamente quando você emite o comando mqsichangeflowstats; não é necessário fazer nenhuma alteração no intermediário ou no fluxo de mensagens, nem reimplementar o fluxo de mensagens para solicitar a coleta de estatísticas.
Você pode ativar a coleta de dados nos sistemas de produção e de teste. Se estiver coletando o nível padrão de estatísticas (fluxo de mensagens) o impacto no desempenho do intermediário será mínimo. No entanto, a coleta de estatísticas do terminal pode gerar altos volumes de dados de relatório que podem provocar uma pequena mas considerável sobrecarga de desempenho.
Ao planejar a coleta de dados, leve em consideração o seguinte:
É possível localizar informações adicionais sobre como utilizar os dados de contabilidade e estatísticas para aprimorar o desempenho de um fluxo de mensagens nesse Artigo do developerWorks sobre Desempenho dos Fluxos de Mensagens.
Quando você decidir como deseja identificar a coleta de dados e para quais recursos deseja coletar dados, poderá chamar o comando mqsichangeflowstats para iniciar a coleta.