Conectando-se ao Mecanismo de Fluxos

Antes de começar

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído as tarefas a seguir:

Para Depurar um Fluxo Implementado

Antes de depurar seu fluxo de mensagens, você deve conectar o depurador de fluxos ao mecanismo de fluxos (grupo de execução) no qual o fluxo foi implementado.Se desejar, você poderá conectar o depurador de fluxos a vários mecanismos de fluxos que estão em execução nas mesmas máquinas host ou em máquinas diferentes e, em seguida, depura seus fluxos simultaneamente.

Para conectar-se ao mecanismo de fluxos:

  1. Alterne para o Perspectiva de Administração do Intermediário. Observe o nome de seu fluxo de mensagens conforme exibido na área de janela Domínios.
  2. Abra esse fluxo no editor do Fluxo de Mensagens dando um clique duplo em seu nome na área de janela Navegador de Administração do Intermediário.
  3. Inclua um ponto de interrupção em uma conexão que inicia o nó de entrada do fluxo de mensagens. A inclusão desse ponto de interrupção garante que o fluxo de mensagens não é executado até a conclusão antes que você possa começar a depurá-lo.

    O ponto de interrupção aparece como Ponto de Interrupção Ativado. (Para obter informações sobre como incluir um ponto de interrupção, consulte Trabalhando com Pontos de Interrupção).

  4. Alterne para o Perspectiva de Depuração.
  5. Clique na seta para baixo no ícone Depurar Ativar Depuração na barra de ferramentas e selecione Depurar para chamar o assistente de Depuração (Criar, gerenciar e executar configurações).
    Dica: Você está criando uma configuração de ativação de depuração. Se já tiver criado uma, poderá reativá-la clicando diretamente no próprio ícone Depurar Ativar Depuração. No entanto, observe que isto gerará um erro se:
    • Você não tiver criado uma configuração de ativação de depuração
    • O intermediário e o grupo de execução ao qual você estava conectado anteriormente não estiverem mais em execução
    • O intermediário e o grupo de execução tiverem sido reiniciados e tiverem um novo ID do Processo (consulte abaixo).
  6. Na lista de configurações, selecione Depuração do Intermediário de Mensagens e clique no botão Novo. Aparece um conjunto de painéis com guia na janela, começando com Conectar.
    Dica: O botão Depurar permanecerá esmaecido até que você preencha os campos no painel Conectar. Depois disso, você poderá optar por preencher os campos nos outros painéis ou clicar diretamente em Depurar.
    Os painéis no assistente são os seguintes:-
    1. Conectar - utilize este painel para estabelecer uma conexão com o mecanismo de fluxo por meio do IBM Agent Controller. Você deve preencher todos os campos neste painel antes de clicar no botão Depurar para iniciar uma sessão de depuração.

      Número de porta do IBM Agent Controller
      digite o número de porta que deseja utilizar.
      Projeto de Fluxo
      selecione seu projeto de fluxo.
      HostName
      selecione o computador host no qual o mecanismo de fluxo será executado. Se o host não estiver listado, digite o nome do host ou endereço IP do computador host no campo HostName (se o campo HostName não estiver disponível, primeiro clique no botão Reconfigurar, em seguida, faça suas alterações).
      Mecanismo de Fluxo
      selecione o intermediário e mecanismo de fluxo que deseja depurar. Na lista de opções que se abre quando você clica no botão Procurar, cada mecanismo de fluxo é listado como seu número de processo, seguido pelo nome do intermediário e pelo nome do grupo de execução separado por dois pontos, por exemplo:
      ProcessID    Engine name
      ---------    ---------------
      5984         WMBV6BR:default
      Se o mecanismo de fluxos não aparecer no quadro de listagem, clique em Atualizar para atualizar o quadro de listagem com os nomes de todos os mecanismos de fluxos que estão implementados atualmente e disponíveis no computador host. (Se o mecanismo de fluxos ainda não aparecer no quadro de listagem, tente iniciar novamente o IBM Agent Controller no computador host).
      Nota: Você terá a opção de conectar-se a qualquer grupo de execução em execução no host de destino. Isto inclui grupos de execução que não possuem fluxos implementados.
      Dica: O número do processo é o PID do Windows, como listado em Gerenciador de Tarefas na página Processos. O PID foi relatado para você no Registro de Eventos quando você implementou, conforme descrito em Implementando uma Topologia do Publicação/Assinatura.
      Agora você pode clicar em Depurar para ir para a próxima etapa ou pode prosseguir para concluir os outros painéis da seguinte forma:
    2. Configuração de Depuração Java - utilize este painel quando desejar depurar um nó de plugin Java ou um nó Compute Java. A porta Java é o número da porta especificado para a JVM do intermediário. Se você não especificar uma porta, a depuração Java será desativada.
      Dica:
      Configurando a Porta de Depuração da JVM do Intermediário
      Para depurar um nó JavaCompute ou um nó definido pelo usuário contendo código Java, a JVM do intermediário deve ser configurada com um número de porta de depuração. Para isso, digite o seguinte comando:
      mqsichangeproperties <broker-name> -e <execution-group-name> -o ComIbmJVMManager -n jvmDebugPort -v <port-number>
      O intermediário deve ser reiniciado após a emissão deste comando.
    3. Origem - utilize este painel para informar o depurador sobre o local de procura de arquivos de origem para fluxo, mapeamento, ESQL, ou Java durante a depuração. O caminho de consulta pode ser um nome de projeto eclipse, pasta externa ou um arquivo zipado. Você pode especificar vários locais, mas o depurador sempre procurará primeiro no projeto do fluxo de mensagens especificado no painel Conectar.
    4. Comum - este painel não é diretamente utilizado pelo depurador de fluxo, no entanto, se você configurar opções nele, elas entrarão em vigor. Consulte Guia do Usuário do Workbench para obter detalhes.
  7. Clique no botão Depurar. Na visualização Depuração, são exibidos os nomes do computador host selecionado e do mecanismo de fluxo.
  8. Quando a próxima mensagem aparecer em seu fluxo e chegar no ponto de interrupção, o fluxo será pausado, o ícone do ponto de interrupção será alterado para  Ponto de Interrupção Ativado Pausado , e você poderá iniciar a depuração.
  9. Na visualização Depuração, dê um clique duplo no fluxo de mensagens que deseja depurar. O fluxo de mensagens é aberto no editor do Fluxo de Mensagens e agora você pode incluir mias pontos de interrupção, começar a atravessar o fluxo e assim por diante.
Dica: A partir de um único workbench, o depurador pode conectar-se a um ou mais grupos de execução e depurar vários fluxos em diferentes grupos de execução (e, portanto, várias mensagens) ao mesmo tempo. No entanto, um fluxo implementado em um grupo de execução pode ser depurado apenas por um usuário de cada vez, portanto se você conectar seu depurador com ele, outro usuário não poderá conectar-se com um depurador ao mesmo tempo.
Nota: O depurador de fluxo fornecido na Versão 6.0 pode depurar intermediários de tempo de execução de versões anteriores. Você pode selecionar a versão do intermediário que deseja depurar marcando a opção correspondente no painel Seleção de Mecanismo no assistente de Depuração conforme descrito acima.
A tabela a seguir mostra o que é suportado em plataformas diferentes. RAC é o nome abreviado para IBM Agent Controller.
  Broker Versão 6.0 + RAC 6.0 Broker Versão 5 + Fix Pack 3 ou posterior + RAC 5.0.2 Broker Versão 5 + Fix Pack 2 + RAC 5.0.2 Broker Versão 5 + Fix Pack 2 + RAC 5.0.1
Windows Sim Sim Sim Sim
AIX Sim Sim Sim Sim
Solaris Sim Sim Sim Não
HP-UX Sim Sim Não Não
z/OS Sim Sim Não Não
Linux Sim Sim (com IFix) Não Não

Entre em contato com o IBM Support Center se desejar utilizar o depurador de fluxos com um intermediário do Fix Pack 3 no Linux.

Conceitos relacionados
Visão Geral do Depurador de Fluxo
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 04/11/2005
ag11186_