Definindo a Origem da Contabilidade de Fluxo de Mensagens e da Contabilidade de Estatísticas

Dados de Contabilidade e de Estatísticas Associados a uma Origem de Contabilidade.

Antes de começar:

Para concluir esta tarefa, você deve ter concluído a seguinte tarefa:

Quando você pede suporte para a origem da contabilidade para a coleta da contabilidade do fluxo de mensagens e de dados estatísticos no comando mqsichangeflowstats, você deve configurar também os fluxos de mensagens para fornecer os valores de identificação corretos que indicam a que dados estão associados. Você pode definir um valor diferente para cada fluxo de mensagens para o qual a coleta de dados está ativa ou o mesmo valor para um grupo de fluxos de mensagens (por exemplo, os existentes em um único grupo de execução ou associados a um determinado cliente, departamento ou conjunto de aplicativos).

A definição de origem da contabilidade não será utilizada até que você implemente o(s) fluxo(s) de mensagens nos intermediários nos quais devem ser executados. Você pode ativar a coleta de dados ou modificá-la para o suporte da origem de contabilidade antes ou depois de implementar o fluxo de mensagens. Não é necessário parar a coleta de dados quando é implementado um fluxo de mensagens que altera a origem da contabilidade.

Para configurar um fluxo de mensagens para especificar uma determinada origem de contabilidade:

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Abra o fluxo de mensagens com o qual deseja trabalhar.
  3. Clique em Seleção acima da paleta de nós.
  4. Clique com o botão direito no nó Compute, Database ou Filter na visualização do editor e clique em Abrir ESQL. O arquivo ESQL associado é aberto na visualização do editor e o cursor é posicionado no início do módulo correto. Você pode incluir o ESQL requerido em qualquer um desses nós, portanto, deverá decidir qual nó em cada fluxo de mensagens é o mais adequado para essa ação.

    Para explorar o suporte da origem de contabilidade, inclua um desses nós em cada fluxo de mensagens para o qual deseja definir uma origem específica. Se você não configurou um desses três nós no fluxo de mensagens, deverá incluir um num momento adequado (por exemplo, imediatamente após o nó de entrada) e conectá-lo a outros nós no fluxo.

    Para obter detalhes adicionais sobre esses nós e sua configuração, consulte Nó Compute, Nó Database, ou Nó Filter.Os tópicos do nó também descrevem o módulo ESQL associado e o arquivo ESQL no qual existe o módulo, além da ação que será tomada pelo nó se não existirem o módulo, o arquivo ou ambos.

  5. Atualize o ESQL no módulo do nó para definir uma origem de contabilidade. O intermediário utiliza o identificador de origem definido na árvore Ambiente. Você deve definir um valor no campo com nome de correlação Environment.Broker.Accounting.Origin .Esse campo não é criado automaticamente na árvore Ambiente quando a mensagem é recebida pela primeira vez no intermediário. É criado apenas quando você o define em um módulo ESQL associado a um nó no fluxo de mensagens.

    Se você não definir um valor no fluxo de mensagens, o valor padrão Anônimo será utilizado para todas as saídas.Se você definir um valor em mais de um local no fluxo de mensagens, o valor definido imediatamente antes do fluxo de mensagens terminar será utilizado nos dados de saída.

    O código que você deve incluir é do formato:

    SET Environment.Broker.Accounting.Origin
    = "value";

    Você pode definir o identificador para um valor fixo se escolher (como mostrado antes) ou determinar seu valor com base em um valor dinâmico que é conhecido somente no tempo de execução. Por exemplo, você pode definir esse valor para o conteúdo de um determinado campo da mensagem que está sendo processada (se estiver codificando o ESQL para um nó Compute deverá usar o nome de correlação InputBody em lugar de Corpo no exemplo a seguir):

    IF Body.DepartmentName <> NULL THEN
          SET Environment.Broker.Accounting.Origin = Body.DepartmentName;
    END IF;

    O valor deve ser dados de caracteres e pode ter no máximo 32 bytes.

  6. Quando tiver feito as alterações necessárias no módulo ESQL, salve-o e verifique se nenhum erro foi introduzido.
  7. Salve o fluxo de mensagens e verifique novamente a existência de erros.
Agora você está pronto para implementar o fluxo de mensagens. Os registros de dados de contabilidade e estatísticas coletados após a implementação do fluxo de mensagens incluirão o identificador de origem que você definiu.
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Dados de Contabilidade e Estatísticas do Fluxo de Mensagens
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Implementando
Modificando Parâmetros da Coleta de Dados de Contabilidade e de Estatísticas do Fluxo de Mensagens
Gravando ESQL
Referências relacionadas
Comando mqsichangeflowstats
Nó Compute
Nó Database
Nó Filter
Dados de Contabilidade e Estatísticas do Fluxo de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 04/11/2005
ac18935_