Probes do J2EE Request Profiler

Apresentação

Esta amostra contém o Probe do J2EE Request Profiler utilizado para coletar dados a partir de qualquer aplicativo J2EE. O probe pode ser injetado em qualquer aplicativo J2EE seguindo as instruções fornecidas abaixo. Para obter informações adicionais com relação ao Probekit Hyades, consulte os arquivos de ajuda. Para obter informações adicionais com relação ao J2EE Request Profiler, consulte no arquivo readme.html 'Amostra do J2EE Request Profiler' indo para Novo > Exemplo.

Conteúdo

Arquivo JAR Descrição
j2rp_probe.probe Este é o Probe do J2EE Request Profiler utilizado para coletar dados dos aplicativos J2EE.
sdrt.jar Contém o J2EE Request Profiler com os colaboradores desativados. O Probe acima é utilizado para executar a tarefa dos colaboradores.

Requisitos

O WebSphere Application Server (versão 5.0 ou superior) é necessária para executar essa amostra.
Nota:
Esse aplicativo não é fornecido.

Premissas

Ao conectar-se a um J2EE Request Profiler utilizando o workbench, o Agent Controller é instalado e entra em execução.

Etapas de Execução

Siga as instruções abaixo para aplicar o probe a um aplicativo J2EE e iniciar o traçado de perfil:

  1. Pare o WebSphere Application Server (versão 5.0 ou superior).
  2. Inclua o arquivo sdrt.jar desse exemplo no diretório lib do WebSphere Application Server, por exemplo, x:\Arquivos de Programas\WebSphere\AppServer\lib no Windows ou /opt/WebSphere/AppServer/lib no UNIX.
  3. Clique com o botão direito do mouse em j2rp_probe.probe > probekit > compilar
  4. A compilação do probe deve ter gerado uma classe java e um arquivo probescript. Se a opção 'construir automaticamente' estiver selecionada, a classe java será compilada e alguns erros de caminho de construção serão exibidos. Clique com o botão direito do mouse no projeto > Propriedades > Caminho de Construção Java > Bibliotecas > Incluir JARs Externos > Selecione o local do arquivo sdrt.jar incluído com esta amostra. Você pode visualizar o local desse arquivo clicando com o botão direito do mouse nele e selecionando Propriedades. Inclua também o arquivo j2ee.jar do diretório lib do WebSphere (isto é, <HOME_WAS>\lib\j2ee.jar). Agora todos os erros de caminho de construção devem ser resolvidos.
  5. Quando o projeto é construído, quatro arquivos .class são gerados sob o diretório bin do projeto (isto é, <Home_do_Workbench>\<Espaço_de_Trabalho>\<Nome_do_Projeto>\bin). Esses quatro arquivos de classe devem ser j2rp_probe_probe.class, j2rp_probe_probe$Probe_0.class, j2rp_probe_probe$Probe_1.class, j2rp_probe_probe$Probe_2.class. Copie essas classes no mesmo diretório do aplicativo J2EE.
  6. Assegure-se de que a variável de ambiente CLASSPATH contenha o caminho e o nome de arquivo completos do arquivo probekit.jar. O arquivo probekit.jar está na subpasta org.eclipse.hyades.probekit da pasta plugins do Eclipse. Assegure-se de que a variável de ambiente PATH contenha o caminho completo para uma subpasta de org.eclipse.hyades.probekit que é apropriada para a sua plataforma:
         os\win32\x86 para Windows
         os/solaris/sparc para Solaris
         os/linux/x86 para Linux
    Outras plataformas terão os seus próprios subdiretórios.
  7. Mude para o diretório <Home_do_Workbench>\<Espaço_de_Trabalho>\<Nome_do_Projeto>\bin.
    Aplique o probe no aplicativo J2EE utilizando o seguinte comando: java ProbeInstrumenter j2rp_probe.probescript "C:\myservlet\myclass.class" Você também pode aplicar o probe em um grupo de classes, especificando um diretório ou um arquivo JAR para o comando acima. Consulte o arquivo de ajuda do probekit para obter informações adicionais com relação ao comando acima.
    Observe que você não pode aplicar os probes nas classes que já foram instrumentadas. Se você aplicar os probes nas classes e desejar aplicar uma versão modificada do probe posteriormente no mesmo conjunto de classes, deverá renomear todos os arquivos *.class.bak de volta para *.class antes de aplicar os probes.
  8. Inicie o WebSphere Application Server.
  9. Ative o traçado de perfil nas preferências Traçado de Perfil e Log do workbench:
    1. Na barra de ferramentas, selecione Janela > Preferências.
    2. Selecione Traçado de Perfil e Log.
    3. Na área de janela Traçado de Perfil e Log, selecione Ativar traçado de perfil.
    4. Selecione OK para aplicar as alterações.
  10. Abra a perspectiva Traçado de Perfil e Log no workbench:
    1. Selecione Janela > Abrir Perspectiva > Outro.
    2. Selecione Traçado de Perfil e Log.
    3. Selecione OK.
  11. Conecte-se ao agente de traçado de perfil do J2EE Request Profiler:
    1. Selecione Perfil na barra de ferramentas. A janela de configuração de ativação é aberta.
    2. Selecione Conectar - Processo Java na lista Configurações.
    3. Clique em Novo para criar uma nova configuração.
    4. Na área de janela nova configuração, especifique um nome para o perfil de configuração no campo Nome.
    5. Selecione a guia Agentes.
    6. Selecione o J2EE Request Profiler na lista Agentes utilizando as teclas de seta.
    7. Clique em Perfil para iniciar o traçado de perfil do aplicativo.
  12. Na visualização Monitor de Traçado de Perfil, clique com o botão direito do mouse no agente de traçado de perfil e selecione Iniciar Monitoração. Os dados agora serão coletados.
  13. Execute o aplicativo J2EE.
  14. Abra uma das visualizações de traçado de perfil da perspectiva Traçado de Perfil e Log para visualizar os dados de traçado de perfil que são coletados. Para abrir uma visualização:
    1. Na visualização Monitor de Traçado de Perfil, clique com o botão direito do mouse no agente de traçado de perfil e selecione Abrir com.
    2. Selecione uma das visualizações listadas.
    Nota: Informações adicionais sobre traçado de perfil e as visualizações do traçado de perfil da perspectiva Traçado de Perfil do aplicativo podem ser localizadas na documentação on-line (Ajuda > Conteúdo de Ajuda > Procurar: > 'Perspectiva de Traçado de Perfil do Aplicativo' > IR).
  15. No Monitor de Traçado de Perfil, selecione o botão Atualizar Visualizações para atualizar as visualizações.
  16. Observe que você pode modificar os probes de qualquer forma que desejar e reaplicá-los nas classes. Por exemplo, você destinar os probes para classes/métodos específicos incluindo instruções de <destino> como as seguintes:
                         <target type='exclude' package='*' method='myMethod'/>
    O usuário é extremamente encorajado a ler os arquivos de ajuda do probekit para determinar como os arquivos probe podem ser modificados para que atendam melhor às suas necessidades.



(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.