Exercício 1.1: Configuração

Antes de iniciar o desenvolvimento do portlet e do portal neste tutorial, há uma série de etapas de configuração que você precisa executar:

  1. Criar um projeto e importar os recursos requeridos para o desenvolvimento do portlet.
  2. Instalar e configurar o Ambiente de Teste do WebSphere Portal v5.1, que nos permitirá testar aquilo que estamos construindo.
  3. Configurar um servidor de banco de dados que fornecerá dados para executar no aplicativo.

A primeira etapa é importar os projetos pré-construídos de EJB e de cliente EJB para o projeto de portlet que utilizaremos no tutorial. O AuctionPortletEAR criado durante a criação do projeto de portlet conterá os recursos importados. Esses projetos fornecem serviços de back-end que utilizaremos para criar o portlet incluído no projeto de portlet.

Criando um novo projeto de portlet

Todo o desenvolvimento do portlet é realizado no contexto de um projeto de portlet. Para criar o projeto de portlet para o portlet UserAdmin, siga estas etapas:

  1. Abra o Rational Developer.
  2. Selecione Arquivo > Novo > Projeto.
  3. Selecione a opção Projeto de Portlet. Esta opção gerará recursos de projeto que suportam a API de portlet IBM, em oposição à API de portlet JSR 168. Clique em Avançar.
  4. Clique em OK no diálogo Confirmar Ativação. Este diálogo verifica se você deseja ativar os recursos do Portal Development. Os recursos são os elementos do seu ambiente de desenvolvimento, juntamente com o conjunto de ferramentas apropriadas, que automatizam muitos dos padrões de programação e recursos de geração de código requeridos para desenvolvimento de aplicativos da Web com base em portal que serão executados no WebSphere Portal.
  5. Nomeie o projeto AuctionPortlet.
    Quando você digitar o nome do projeto, observe que (se você clicar no botão Mostrar Avançado >>) o módulo para esse projeto é automaticamente incluído em um projeto EAR de nome semelhante.
  6. Observe que a Versão do WebSphere Portal está padronizada como 5.1. Clique em Avançar.
  7. Selecione o botão de opções Portlet Faces, porque os portlets que serão criados neste tutorial empregarão a velocidade e a flexibilidade fornecidas pelo JavaServer Faces e pelas ferramentas do portlet ao construir interfaces com usuário para aplicativos da Web. Clique em Avançar.
  8. Clique novamente em Avançar.
  9. Na página Configurações do Portlet, digite Portlet UserAdmin no campo Nome do Portlet e Admin de Usuários no campo Título do Portlet.
  10. Selecione a caixa de opções Alterar as opções de geração de código. Digite UserAdminPortlet no campo Prefixo da Classe.
  11. Clique em Avançar.
  12. Na página Diversos, observe que o valor da Página Inicial no grupo Modo de Visualização é /UserAdminView.jsp. Essa página padrão será gerada dentro do projeto e servirá como a página master do portlet UserAdmin. Incluiremos páginas adicionais em exercícios futuros.
  13. Clique em Concluir.

    Se for solicitado a você para comutar para a Perspectiva Web, clique em Sim.

A página de visualização do portlet padrão, UserAdminView.jsp, é exibida na área de edição de seu espaço de trabalho.

Importando os Recursos Utilizados Nesta Amostra

Para importar o AuctionPortal.zip, que contém todos os recursos do projeto pré-construído necessários para criar as interfaces e o acesso a dados descritos no tutorial:

  1. Na barra de menus, selecione Arquivo > Importar. O diálogo Importar é exibido.
  2. Em Selecionar uma origem de importação, clique em Intercâmbio de Projeto.
  3. Clique em Avançar. Aparece o diálogo Importar Conteúdo de Intercâmbio de Projeto.
  4. Como os diferentes produtos Rational utilizam locais de destino de instalação diferentes, você deve sair da interface com o usuário do produto para localizar o plug-in que contém o conteúdo do banco de dados. Utilize uma ferramenta de procura em arquivos para localizar a pasta plug-in com.ibm.etools.portal.examples.application_6.0.0.1 no caminho da instalação do produto em seu sistema de arquivos local.
  5. Próximo a A partir de arquivo zip, clique em Procurar e navegue pelo AuctionPortal.zip no seguinte local:
    x:\com.ibm.etools.portal.examples.application_6.0.0.1/samples
    em que x: é o caminho absoluto que contém o plug-in com.ibm.etools.portal.examples.application_6.0.0.1 em seu computador. Clique em Abrir.
  6. Selecione as caixas de opções AuctionEJB50 e AuctionEJB50Client.
  7. Clique em Concluir.

    O assistente importa os projetos para seu espaço de trabalho.

  8. Você também deve incluir os projetos importados como módulos para o projeto AuctionPortletEAR. No Explorador de Projetos, expanda Aplicativos Corporativos > AuctionPortletEAR e dê um clique duplo Descritor de Implementação: AuctionPortletEAR.
  9. Selecione a guia Módulo.
  10. Clique em Incluir sob Módulos. Selecione AuctionEJB50 e clique em Concluir. Se o diálogo Alterar Servidor de Destino solicitar para alterar o servidor de destino do módulo para o servidor de destino EAR, clique em Sim.
  11. Clique em Incluir sob os JARs de Utilitários do Projeto. Selecione AuctionEJB50Client e clique em Concluir. Se o diálogo Alterar Servidor de Destino solicitar para alterar o servidor de destino do módulo para o servidor de destino EAR, clique em Sim.
  12. Salve e feche o Descritor de Implementação.

Instalando e Configurando o Ambiente de Teste do WebSphere Portal v5.1

Embora o Ambiente de Teste do WebSphere Portal v5.0 possa ser instalado a partir da barra de lançamento do produto, os recursos neste tutorial são projetados para execução no WebSphere Portal 5.1. Você deve instalar o Ambiente de Teste do WebSphere Portal 5.1 conforme descrito no Guia de Instalação do produto. A instalação requer que você utilize a mídia do WebSphere Portal que é fornecida com o Rational Developer.

Após instalar esta versão do ambiente de teste, você também deve configurá-la para executar em seu espaço de trabalho:

  1. Selecione Janela > Preferências da barra de menus.
  2. Expanda a seção Servidor e clique em Tempos de Execução Instalados.
  3. Clique em Stub do WebSphere Portal v5.1 selecione a caixa de opções e clique em Editar.
  4. Altere o nome para WebSphere Portal v5.1 e sobrescreva os valores do Local do WebSphere Portal e Local do WebSphere Application Server com os diretórios de instalação do ambiente de teste do WebSphere Portal 5.1 que você especificou ao instalar o ambiente de teste.
  5. Clique em Concluir.
  6. Clique em OK na caixa de diálogo Preferências.

Após concluir essas etapas, o servidor do ambiente de teste do WebSphere Portal v5.1 estará disponível para teste, depuração ou definição de perfil.

Em seguida, você deve configurar um servidor de banco de dados que contenha os dados utilizados pelos aplicativos neste tutorial.

Criando e Configurando um Servidor que Contém um Banco de Dados de Aplicativo de Amostra

Neste exercício, você deve importar e configurar um banco de dados Cloudscape para fornecer dados para o aplicativo AuctionPortal.

  1. Exiba a visualização Servidores. Ela está localizada próxima às visualizações Propriedades e Edição Rápida.
  2. Selecione Novo > Servidor no menu pop-up da visualização.
  3. Selecione Ambiente de Teste do WebSphere Portal v5.1 da lista de tipos de servidores.
  4. Clique em Concluir.
  5. Dê um clique duplo em Ambiente de Teste do WebSphere Portal v5.1 na visualização Servidores.
  6. Selecione a guia Origens de Dados no editor do servidor.
  7. Na seção Configuração do Servidor, clique em Incluir para incluir uma listagem na lista de fornecedores de JDBC.
  8. Na primeira página do assistente Criar um Fornecedor de JDBC, selecione Cloudscape como o Tipo de Banco de Dados e Fornecedor de JDBC Cloudscape como o Tipo de Fornecedor de JDBC.
  9. Clique em Avançar.
  10. Digite Fornecedor de JDBC Cloudscape no campo Nome.
  11. Clique em Concluir.
  12. Clique no botão Incluir próximo à lista Origem de dados definida no fornecedor de JDBC selecionado acima.
  13. Na primeira página do assistente para Criar uma Origem de Dados, selecione Fornecedor de JDBC Cloudscape e clique em Avançar.
  14. Digite Leilão no campo Nome.
  15. Digite jdbc/auction no campo Nome JNDI.
  16. Clique em Avançar.
  17. Selecione databaseName da lista Propriedades de Recurso.
  18. Como os diferentes produtos Rational utilizam locais de destino de instalação diferentes, você deve sair da interface com o usuário do produto para localizar o plug-in que contém o conteúdo do banco de dados. Utilize uma ferramenta de procura em arquivos para localizar a pasta plug-in com.ibm.etools.portal.auction.sampledb_6.0.0 no caminho da instalação do produto em seu sistema de arquivos local.
  19. Retorne para o assistente Criar uma Origem de Dados e digite o seguinte caminho no campo Valor:
    x:\com.ibm.etools.auction.sampledb_6.0.0\db\AUCTION60
    onde x: é o caminho absoluto que contém o plug-in com.ibm.etools.auction.sampledb_6.0.0 em seu computador.
  20. Clique em Concluir.
  21. Salve e feche o arquivo de configuração do servidor.

Agora você poderá acessar os dados no banco de dados AUCTION60 quando testar os portlets no projeto AuctionPortlet, uma vez que eles são desenvolvidos no Módulo 1.

Sobre os Arquivos Utilizados Neste Tutorial

Você pode agora procurar os arquivos nos projetos AuctionEJB50 e AuctionEJB50Client, que incluem as origens de dados e a lógica para as páginas do portlet. Na visualização Explorador de Projetos, quando você expande as pastas, o conteúdo deve assemelhar-se ao seguinte:
AuctionPortletEJB na visualização Navigator

Os recursos neste projeto serão utilizados para criar as interfaces com o usuário para os portlets que criaremos neste tutorial e para fornecer acesso aos dados no banco de dados Cloudscape de amostra. UserFacade e ListingFacade são os beans de sessão EJB que fornecerão métodos que serão chamados a partir dos portlets criados no tutorial. RegistrationData e ItemData são beans de acesso a dados que serão utilizados para transportar dados entre os portlets e o banco de dados Cloudscape, utilizando beans de entidade. O projeto EJB fornece mapeamentos do banco de dados para os beans de entidade.

Agora você está pronto para começar o Exercício 1.2: Preparando para o Desenvolvimento do Portlet e Definindo o Fluxo do Aplicativo.

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.