Editando um Teste de JUnit

Esta seção descreve como editar o conjunto de testes JUnit.

Você deve ter criado um conjunto de testes JUnit.
  1. No Navegador, clique duas vezes na entrada do conjunto de testes para abrir a caixa de diálogo Definição do Conjunto de Testes JUnit, conforme mostrado abaixo. O conjunto de testes é aberto na guia Visão Geral com as três áreas de edição (Informações Gerais, Informações de Origem e Métodos de Teste) expandidas.

  2. A área Informações Gerais exibe o nome do conjunto de testes, uma descrição operacional, o tipo de teste e o nome do arquivo que contém o conjunto de testes. Você pode editar as informações que aparecem nas caixas.
  3. A área Informações de Origem exibe o nome do pacote Java que contém o código Java do executável do conjunto de testes e o nome da classe Java que implementa o conjunto de testes. Você pode relocalizar o código para um pacote diferente, clicando em Procurar na caixa Nome do Pacote
  4. A área Métodos de Teste lista os testes individuais que compõem o conjunto de testes. Clique em um dos métodos de teste ou em Mais para exibir a visualização Métodos de Teste, conforme mostrado abaixo.

    Para alterar o nome ou a descrição de um método de teste, selecione o método e digite o novo texto nas caixas Nome ou Descrição. Utilize os botões Incluir e Remover para incluir métodos de teste e remover os métodos existentes. Utilize os botões Para cima e Para baixo para alterar a ordem dos métodos. Observe que isso não altera a ordem na qual os métodos de teste são executados. Utilize a guia Comportamentos para controlar a ordem de execução.
  5. Clique na guia Comportamentos para exibir a visualização Comportamentos, conforme mostrado abaixo.

    Os comportamentos permitem controlar a ordem na qual os métodos de teste são executados; isso é feito especificando-se chamadas e loops. Por exemplo, na figura acima, o teste 1 e o teste 2 são executados no Loop 1. Utilize a caixa Número de Iterações para especificar quantas vezes irá executar o loop. Com Síncrono marcado e mais de uma iteração especificada, as iterações de loop são executadas em seqüência. Com Síncrono desmarcado e mais de uma iteração especificada, as iterações de loop são executadas simultaneamente.
  6. Utilize os botões Para cima e Para baixo para alterar a ordem das chamadas e loops. Utilize os botões Incluir e Remover para incluir e remover loops e chamadas. Depois de criar um loop, você poderá incluir uma chamada nele clicando com o botão direito do mouse no loop e selecionando Incluir Chamada. A caixa de diálogo Chamada de Teste, mostrada abaixo, aparece.

    A área de janela superior lista os métodos de teste no conjunto de testes. A área de janela inferior permite navegar para métodos de teste em outros conjuntos de testes no espaço de trabalho. Você pode aninhar loops e criar chamadas que estão fora de qualquer loop.
  7. Quando concluir a edição da definição do conjunto de testes, clique no X na guia para fechar a definição.

Tópico pai: Testes de JUnit com TPTP

(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2004. Todos os Direitos Reservados.